terça-feira, 18 de setembro de 2018

PF deflagra operações que apuram desvios de recursos públicos e corrupção em prefeituras do RN

Polícia Federal do RN deflagrou nesta terça-feira (18) as Operações Guaraíras e Titereiros. — Foto: Polícia Federal do RN.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) as Operações Guaraíras e Titereiros, que têm como objetivo apurar fraudes em licitações, corrupção e desvios de recursos públicos em prefeituras do estado.

A investigação teve início há dois anos, através da denúncia de que um engenheiro civil, que já era condenado e processado pela Justiça Federal por fraudar licitações e desviar recursos, seguia praticando crimes. Na investigação foi identificado que dois grupos distintos estavam atuando no RN. A quadrilha fraudava licitações para obras de engenharia e também atuavam no serviço de transporte escolar. Em consequência dos dois tipos de fraudes, houve a necessidade de desmembramento da apuração, por isso foram deflagradas as duas operações policiais simultâneas nesta terça-feira.

Cerca de 117 policiais federais estão cumprindo 33 mandados de busca e apreensão expedidos pela 14ª. Vara da Justiça Federal nas cidades de Natal, Parnamirim, Macaíba, Arez, Passagem, Pedra Grande, Lagoa D’anta, Campo Grande, Goianinha, Monte Alegre, Lagoa de Pedras e Currais Novos.

As diligências realizadas nesta terça-feira têm como objetivo reunir provas dos delitos praticados por membros de comissões de licitação, pregoeiros, empresários e secretários municipais, além de buscar apreender os valores desviados.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, peculato e corrupção.

Sobre os nomes das operações, a PF explicou que Guaraíras faz referência ao nome anterior de Arez, um dos municípios onde ocorreram os crimes. E Titereiro é aquele que movimenta títeres ou marionetes, e faz referência ao investigado que comanda cinco empresas em nome de “laranjas”, com as quais frauda licitações e desvia recursos públicos.

Japi e São Bento do Trairi recebem novo Vigário Paroquial​


Uma Missa Solene de apresentação do novo Vigário Paroquial, Padre João Maria Dias, foi celebrada pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Natal, Padre Paulo Henrique, e marcou o início de um processo de criação da Área Pastoral de São Sebastião, com sede em Japi e envolvendo o município de São Bento do Trairi. A Igreja dedicada ao mártir, em Japi, recebeu as duas comunidades para essa nova etapa.

O Padre Vicente Fernandes, pároco de Santa Cruz, que junto aos municípios de Japi e São Bento formavam a Paróquia de Santa Rita, lembrou que parte da administração e finanças que envolvem essa área serão geridas na principal cidade da região, mas que gradativamente o Padre João Maria irá assumir todas as demandas locais, assim como deve ocorrer no processo.

O pároco de Santa Rita ainda lembrou da história da comunidade católica de Japi, que pertencia à Paróquia de São José do Campestre, mas dentro da reorganização do IX Zonal, passou a pertencer à Paróquia de Santa Rita. Lembrou das construções e das ações de padres que passaram pela região e da nova etapa que Japi e São Bento vivenciarão a partir desta área pastoral.

O vigário geral da Arquidiocese, Padre Paulo, lembrou do envolvimento da comunidade, em contribuir e fazer crescer a Santa Igreja. "Nós somos fundamentais nesse processo de criação. Precisamos nos unir", disse. Inclusive, coube a ele e ao Padre Vicente sugerir a criação de um acesso entre os dois municípios, para facilitar o translado do Padre João Maria entre as comunidades.

Os prefeitos de Japi, Jodoval Pontes, e de São Bento do Trairi, Aracleide Araújo (Kêka), estiveram presentes neste momento histórico e garantiram apoio na implantação dessa área pastoral. Todos falaram em união para crescimento das duas comunidades.

Ao final dos discursos de agradecimento, a população saudou o novo vigário paroquial e com muitas fotos e votos de sucesso no trabalho pastoral, um jantar foi servido para todos que participaram da Missa Solene, marcando a história dessa duas cidades.

Nova pesquisa CNT/MDA mostra Bolsonaro liderando intenções de voto



O candidato à presidência da República Jair Bolsonaro lidera à corrida ao Planalto com 28,2% das intenções de voto. 

Em segundo lugar aparece o petista Haddad com 17,6% das intenções, o terceiro lugar é ocupado pelo cearense Ciro Gomes com 10,8%. 

Os dados são da pesquisa CNT/MDA divulgada na manhã desta segunda-feira. A margem de error é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, e foi realizada entre os dias 12 e 15 deste mês, o levantamento está registrado no TSE sob o número: BR-04362/2018

Marina Silva e Geraldo Alckmin aparecem em queda livre, se a pesquisa encomendada pela Confederação Nacional do Transporte for comparada com as últimas pesquisas do IBOPE e Datafolha.

Confira os números:

Jair Bolsonaro (PSL): 28,2% 

Fernando Haddad (PT): 17,6% 

Ciro Gomes (PDT): 10,8% 

Geraldo Alckmin (PSDB): 6,1% 

Marina Silva (Rede): 4,1% 

João Amoêdo (Novo): 2,8% 

Alvaro Dias (Podemos): 1,9% 

Henrique Meirelles (MDB): 1,7% Cabo Daciolo

Guilherme Boulos (PSOL): 0,4%

Vera (PSTU): 0,3% 

José Maria Eymael (DC): 0% 

João Goulart Filho (PPL): 0% 

Branco/Nulo: 13,4% 

Indeciso: 12,3%

Dois são presos e material usado para arrombar caixas eletrônicos apreendido em Parnamirim, RN

Material apreendido em casa em Parnamirim. — Foto: Reprodução Inter Tv Cabugi.

O Batalhão de Choque da Polícia Militar prendeu na noite desta segunda-feira (17) em Parnamirim, na Grande Natal, dois homens com armas de fogo e com ferramentas que acredita-se serem usadas para arrombamento de caixas eletrônicos de bancos.

Segundo a PM, o material estava dentro de uma casa. Além das ferramentas, foram encontrados uma pistola de pressão, capas de colete a prova de balas e equipamentos para guardar armas e munições. Em outra residência, foi apreendido um revólver com mira a laser, que é de uso restrito das Forças Armadas, e mais uma muda de maconha.

Ferramentas que acredita-se serem usadas para arrombamento de caixas eletrônicos de bancos. — Foto: Reprodução Inter TV Cabugi.

Ainda segundo a polícia, os dois suspeitos, um de 29 anos e o outro de 43, estavam com mandados de prisão em aberto. Um deles já cumpria pena por roubo qualificado, e o outro respondia na Justiça por tráfico de drogas.

Por unanimidade, TRE confirma candidatura do deputado Tomba Farias

Resultado de imagem para tomba farias em campanha

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE), por unanimidade, confirmou na tarde desta segunda-feira a candidatura a reeleição do deputado estadual Tomba Farias (PSDB).

O Ministério Público Eleitoral havia entrado com pedido de impugnação contra a candidatura do legislador estadual, mas todos os cinco membros do TRE presentes à sessão, inclusive o relator do processo, confirmaram a candidatura de Tomba e negaram pedido do Ministério Público.

O legislador agradeceu o reconhecimento do tribunal, por não haver irregularidades em sua campanha e destacou que segue na luta mais convicto que tem feito o melhor para Santa Cruz e o Rio Grande do Norte. "Agradeço a Deus e aos desembargadores do TRE que viram que não existia nada de irregular contra nossa candidatura, que tem crescido a cada dia. O povo de Santa Cruz, não tenho dúvidas, fica feliz com essa decisão. Agora, vamos à luta cada dia mais convictos que estamos no caminho certo em prol do RN", enfatizou Tomba.


Via Blog do Edipo Natan

Prefeitura de Santa Cruz convoca professor aprovado em processo seletivo da Educação


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Administração, divulgou mais um edital convocando candidato aprovado no  Processo Seletivo Simplificado nº 001/2018, com atuação no âmbito da secretaria municipal de Educação. A contratação é em caráter temporário e o profissional ocupará a função de professor pedagogo de língua portuguesa.

O convocado é GLADYS GLAY LIMA DE OLIVEIRA, que terá dois dias úteis para comparecer ao departamento de recursos humanos da Prefeitura de Santa Cruz, 17 de 18 de setembro de 2018, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.
Os documentos que devem ser apresentados pelo convocado e outras informações estão disponíveis no Edital de Convocação nº 007/2018, disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).