quinta-feira, 19 de julho de 2018

“Dr. Bumbum” é preso dentro de centro empresarial na Barra da Tijuca



O médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como “Doutor Bumbum”, foi preso na tarde desta quinta-feira dentro do centro comercial Barra Space Center, na Avenida das Américas. Ele foi preso por policiais do 31º BPM (Barra da Tijuca) a cerca de 7 Km do condomínio onde mora, na Barra. Os PMs chegaram ao médico após receberem informações do Disque-Denúncia.

O Dr. Bumbum estava foragido desde domingo. Ele foi levado para a 16ª DP (Barra da Tijuca). A mãe do médico, Maria de Fátima Barros Furtado, ainda está foragida. Os dois são suspeitos de envolvimento no procedimento que causou a morte a bancária Lilian Calixto, de 46 anos.

A namorada de Denis, Renata Fernandes Cirne, de 19 anos, foi presa no domingo, após a morte da bancária. Ela foi transferida na quarta-feira para o presídio de Benfica, e é acusada de ter participado do prodimento que terminou com a morte de Lilian Calixto.

Nesta quinta-feira, o Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) cassou o registro do médico em um processo ético-profissional. A decisão ainda deve ser submetida ao Conselho Federal de Medicina (CRM), e cabe recurso. Em março de 2016, o “Doutor Bumbum” foi alvo de uma interdição cautelar para o exercício da profissão, a qual foi suspensa três meses depois pela Justiça. O CRM-DF informou que o processo é sigiloso e não deu detalhes sobre o caso. O médico também possui registro profissional no CRM de Goiás.

O Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) vai abrir uma sindicância para investigar a conduta do médico. Denis não poderia atuar profissionalmente no Rio de Janeiro sem autorização do conselho. O resultado dessa sindicância será enviada aos conselhos regionais onde ele possui registro.

RELEMBRE O CASO

A bancária Lilian Calixto, de 46 anos, morreu no domingo após passar por um procedimento estético na cobertura do médico Denis Cesar Barros Furtado, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A namorada dele, Renata Fernandes Cirne, de 20 anos, foi detida no último domingo por suspeita de participação no procedimento. Conhecido como “Doutor Bumbum”, Denis, de 45 anos, tem sete anotações em sua ficha criminal. Uma delas, de 1997, é por homicídio e foi feita quando o médico tinha 24 anos, segundo a delegada Adriana Belém, titular da 16ª DP (Barra da Tijuca).

Outras duas pessoas são procuradas pela polícia: a mãe de Denis, Maria de Fátima Barros, de 66 anos — também médica, mas teve o CRM cassado —, e a técnica de enfermagem Rosilane Pereira da Silva, de 24. Todos foram indiciados por homicído qualificado e associação criminosa. Além de auxiliar o médico, Rosilane também trabalhava como empregada doméstica para ele, de acordo com a polícia.

Uma mulher, cuja identidade não foi revelada, já havia registrado ocorrência na 16ª DP (Barra da Tijuca) no dia 1º de maio após ter descoberto que faria uma bioplastia de glúteos em uma cobertura na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, em vez de uma clínica.

O Globo

Carro fumacê é utilizado no combate ao Aedes em Santa Cruz e autoridades pedem para que em ruas estreitas objetos sejam retirados para a circulação do veiculo


A Prefeitura de Santa Cruz solicitou à secretaria estadual de Saúde Pública a vinda do carro fumacê para o combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. O trabalho foi iniciado na última segunda-feira (16).

Segundo a Vigilância Ambiental de Santa Cruz, que coordena o trabalho, estão sendo utilizados dois veículos adaptados para espalhar o veneno próprio para eliminar os mosquitos. O trabalho terá quatro ciclos e contemplará todas as áreas da cidade.

A utilização do carro fumacê se faz necessário quando o índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti atinge determinado patamar e também a partir do número de casos notificados de doenças causadas por ele, como a Dengue e Chicungunya.

A Vigilância Ambiental afirma que o carro fumacê é um importante aliado no combate ao Aedes Aegypti e que a população pode contribuir para que o trabalho obtenha resultados positivos, abrindo portas e janelas ao perceber a aproximação do veiculo em sua casa e facilitando o seu acesso em ruas estreitas, evitando, por exemplo, que varais de estender roupas, carros estacionados ou outro tipo de objeto possa impedir a sua circulação.

Rússia anuncia produção em série de míssil hipersônico que ‘dribla’ sistemas de defesas



Um míssil hipersônico capaz de contornar qualquer sistema de defesa antimíssil já está em produção em massa na Rússia, anunciou o Ministério da Defesa do país.

A empresa NPO Mashinostroyeniya estudou as características de resistência das novas ligas de titânio em condições de altas temperaturas. Essas pesquisas são necessárias para serem aplicadas na fabricação dos novos mísseis hipersônicos, incluindo dos mísseis balísticos intercontinentais russos Avangard.

“Concluímos o desenvolvimento do sistema de mísseis Avangard, dotado de um elemento concetualmente novo: uma ogiva planadora. Já foi colocada em andamento sua produção em série”, afirma nota do ministério.

A ogiva com a qual o novo míssil está equipado pode, ao contrário das tradicionais que seguem uma trajetória balística, manobrar em altas velocidades as camadas superiores da atmosfera.

Segundo o ministério russo, o Avangard alcança velocidades superiores a Mach 20 (equivalente a vinte vezes a velocidade do som).

Além disso, a NPO está projetando o míssil hipersônico Tsirkon, com o qual serão equipados os submarinos nucleares de quinta geração da classe Husky da Marinha da Rússia. Segundo várias fontes, o míssil terá uma velocidade entre quatro e seis Mach (entre 4.900 e 7.400 quilômetros/hora).

O míssil Avangard foi anunciado no dia 1º de março deste ano pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Polícias Civil e Militar cumprem mandados de busca e apreensão na Grande Natal

Policiais civis e militares realizaram nesta quinta (19) uma operação conjunta em combate ao tráfico de drogas na cidade de Parnamirim, na Grande Natal (Foto: Luciana Cavalcante)

Policiais civis e militares realizaram nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (19) uma operação conjunta em combate ao tráfico de drogas na cidade de Parnamirim, na Grande Natal. A ação foi denominada Operação Brasil, que contou também com o apoio do helicóptero Potiguar 01, da Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).

Segundo o delegado Júlio Costa, foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão. Armas, drogas e aparelhos celulares foram apreendidos, e pelo menos cinco pessoas presas em flagrante.

Policial Militar reformado é assassinado em Parnamirim



José estava próximo a sua casa quando criminosos ainda não identificados se aproximaram em uma moto e fizeram os disparos, logo em seguida fugiram. 

O policial reformado José Vanderlan da Silva é o 19º policial morto este ano, há 9 dias atrás, o Sargento da PM Jailson Cipriano da Silva de 56 anos, foi assassinado ao tentar impedir um assalto na cidade de Extremoz.

Os policiais militares e civis mortos este ano são:

1. Cabo Carlos Alberto Araújo da Costa, 48. Foi morto a tiros no dia 7 de janeiro no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal.

2. Sargento André Mário Dantas Siqueira, 40. Morto a tiros dia 15 de janeiro no bairro Golandim, em São Gonçalo do Amarante.

3. Sargento José Ailton de Lira, 51. Morto a tiros dia 26 de janeiro na comunidade de Jacaré Mirim, em São Gonçalo do Amarante.

4. Sargento Itagibá Maciel de Medeiros, 54. Morto a tiros dia 29 de janeiro no município de Extremoz.

5. Cabo Darlan Santana Carvalho, 40. Morto a tiros dia 29 de janeiro no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal.

6. Cabo William Soares, 40. Morto no dia 28 de fevereiro no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal.
7. Sargento Luiz Valdécio Faustino, 57. Morto dia 23 de março em Mossoró.

8. Soldado Caroline Pletsch, 32, Morta a tiros em um assalto a uma pizzaria na Zona Norte. Seu marido, que também é PM, foi baleado na ação.

9. Cabo Dioclécio Ferreira da Lima Júnior, 40. Morto dia 4 de abril na Zona Sul de Natal.

10. Sargento da reserva Helton Cabral da Silva, 42. Morto a tiros dia 8 de abril em São Gonçalo do Amarante. 

11. Sargento José Edivaldo do Nascimento, 46. Morto dia 21 de abril no Alecrim, na Zona Leste de Natal.

12. Subtenente Raimundo Ribeiro da Silva, 65. Executado a tiros dia 4 de maio na zona rural de São Gonçalo do Amarante.

13. Cabo Waldembergue Cruz de Lima, 45. Foi morto a tiros na noite do dia 8 de maio no conjunto Nova Natal, na Zona Norte de Natal.

14. Soldado Kelves Freitas de Brito. Executado dia 2 de junho em Parnamirim.

15. Cabo Melqui Djalcy Rodrigues, 41. Morto dia 8 de junho no bairro Cidade Nova, Zona Norte da capital.

16. Agente José Renildo Santos Moraes, 54. Morto a tiros dia 23 de  junho na Zona Norte de Natal.

17. Agente da Polícia Civil, Newton Brasil de Araújo Júnior, 54. Morto a tiros dia 28 de junho ao tentar impedir assalto.

18. Sargento da Polícia Militar Jailson Cipriano da Silva, 54 anos, Cipriano, morto a tiros no dia 10 de julho durante tentativa de assalto a um mercadinho em Extremoz. anos

19. Soldado reformado José Vanderlan da Silva, 46. Morto a tiros no bairro Jardim Planalto, em Parnamirim.

Partidos se recusam a fechar alianças com Bolsonaro na eleição



O pré-candidato à Presidência pelo PSL, o deputado estadual Jair Bolsonaro, vem encontrando resistência de siglas para a formação de alianças partidárias para a sua campanha. O PR e o PRP já teriam negado o pedido de apoio do presidenciável.

Se não conseguir aliança com outras siglas, Bolsonaro terá que seguir com uma campanha solo e terá apenas oito segundos no horário gratuito de rádio e televisão, a partir de 31 de agosto.

O isolamento acontece mesmo com o deputado liderando as pesquisas de intenção de voto, que o colocam ao lado de Marina Silva, pré-candidata pela Rede, na briga em segundo turno. Os partidos acreditam que Bolsonaro teria dificuldades em ganhar as eleições no segundo turno. A prioridade das siglas é firmar alianças levando em conta a formação de bancadas no Congresso.

A campanha do PSL já considera um plano B caso a resistência dos partidos se mantenha: recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para usar o direito de resposta no espaço dos concorrentes. A sigla acredita que Bolsonaro será alvo constante dos demais candidatos ao Planalto.

O pré-candidato declarou, em novembro do ano passado, que não se importava com coligações e que não precisa de espaço no rádio e na TV, já que conquistaria o eleitorado por meio das redes sociais.

Vice-presidência

Outra dificuldade de Bolsonaro na corrida eleitoral é em relação à escolha do seu vice na chapa. O nome preferido do deputado federal era o senador Magno Malta (PR-ES), que já chegou a demonstrar que não aceitaria o convite. Bolsonaro falou ainda do general da reserva Augusto Heleno Ribeiro, do PRP, que já brecou a aliança. Heleno sinalizou que irá se desfiliar do partido para atuar na coordenação da campanha do deputado.

Nos últimos dias, há a especulação do nome da advogada Janaina Paschoal – autora do pedido de impeachment da ex-presidente petista Dilma Rousseff — para um possível convite para ser vice. Paschoal declarou não ter sido chamada para compor a chapa, mas não descarta a hipótese.

Convenções

A partir desta sexta (20), os partidos políticos dão início às convenções nacionais ainda com o cenário das coligações indefinidos. As siglas têm até 5 de agosto para aprovarem os nomes de seus candidatos à Presidência, que devem ser registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 15 do mesmo mês. Neste momento, há 18 pré-candidatos

Arrecadação do RN cresce 4,8% e soma R$ 2,7 bilhões no primeiro semestre

RN é o 8º em todo o país em termos de crescimento de arrecadação (Foto: Thyago Macedo)

O Estado do Rio Grande do Norte arrecadou R$ 2,7 bilhões em impostos no primeiro semestre deste ano. Comparada a 2017, a arrecadação teve um crescimento real de 4,8%, ou seja, R$ 200 milhões de aumento.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Arrecadação e Controle Estatístico, da Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte (SET-RN), o número representa a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que engloba mais de 95% dos impostos arrecadados pelo Estado. Os outros, por serem mínimos, não estão incluídos na conta. O aumento é usado para cumprir o orçamento do governo.

Em 2017, a arrecadação no primeiro semestre foi de R$ 2,5 bilhões. Considerando a inflação, o aumento real deste ano é de 4,8%, ou seja, R$ 200 milhões. A pasta também registrou crescimento nominal em todos os meses do ano até agora, com exceção de junho, que registrou uma queda de R$ 8 milhões comparado ao mesmo mês em 2017.

O motivo da redução, segundo a secretaria, foi a greve dos caminhoneiros, pois os setores que registraram redução são os atacadista e industrial, os mais afetados pela paralisação. O Rio Grande do Norte é o 8º em todo o país em termos de crescimento de arrecadação, quando levados em consideração os meses de janeiro a abril.

TSE aprova plebiscito e população escolhe nome de cidade do RN durante as eleições

Com os nomes oficiais de Campo Grande e Augusto Severo, cidade fica na região Oeste potiguar (Foto: Diego Moicano/CG na Mídia )

Além de votar nos representantes políticos, os moradores de uma cidade do Oeste potiguar irão escolher o nome do município durante as eleições deste ano. O plebiscito foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os eleitores decidirão se preferem Campo Grande ou Augusto Severo.

Na esfera estadual, a cidade é conhecida como Campo Grande, mas para os órgãos da esfera federal, está registrada oficialmente como Augusto Severo, o que provoca problemas à administração municipal e dificulta o recebimento de recursos da União.

Requisitado pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-RN), o plebiscito foi aprovado pelo órgão federal. Assim, no dia 7 de outubro - primeiro turno das eleições deste ano - a população terá uma tela a mais para escolher o nome da cidade.

Antes do período da consulta, serão formadas duas frentes populares, com a participação de membros do Legislativo municipal em ambas. Uma frente vai apoiar o nome Augusto Severo, e a outra vai defender Campo Grande. Os grupos poderão fazer propaganda entre 16 de agosto e 6 de outubro.

De acordo com a resolução do TRE-RN, a pergunta que aparecerá na urna será "você é a favor da alteração do nome do município de Augusto Severo para Campo Grande?". A população poderá votar nas alternativas sim, não ou branco. O voto será obrigatório para maiores de 18 anos, sendo facultativo apenas para analfabetos, maiores de 70 anos e adolescentes entre 16 e 18.

Prefeitura realiza a partir desta quinta (19) primeiro “Santa Cruz em Movimento”; programação conta com eventos gratuitos de incentivo à prática de atividades físicas


A Prefeitura de Santa Cruz realizará nos próximos dias 19,20 e 21 de julho a primeira edição do “Santa Cruz em Movimento”, projeto voltado para incentivar a população a praticar exercícios físicos e usufruir de seus inúmeros benefícios.

Coordenado conjuntamente pelas secretarias municipais de Assistência Social e de Esportes e Lazer, o “Santa Cruz em Movimento” terá três dias de programação e busca orientar quem já pratica algum tipo de atividade física, bem como atrair novos adeptos.

Nesta quinta-feira (19), a partir das 18h, acontece, no Estádio Iberezão, um treino funcional gratuito, com o professor Valderi Neto. Na sexta-feira (20), será realizado um “aulão” de dança, envolvendo vários ritmos, no Clube dos Funcionários Juvenal Pé de Copa, a partir das 19h, com o professor Bruno Maia, também com entrada franca.

O encerramento do “Santa Cruz em Movimento” acontece no sábado (21), no Santuário de Santa Rita, a partir das 15h, com a cidade recebendo pela primeira vez o RN Saudável, projeto social que tem chamado atenção em todo o Estado e que busca atingir a população sedentária.

Idealizado pela atleta e personal trainer, Leila Maia, o RN Saudável visa levar atendimentos de saúde a população e incentivar a prática de atividades físicas e consumo de alimentos saudáveis. A ação é gratuita e terá também atendimentos com nutricionista, psicólogo, dentista, além de “aulão” com a principal entusiasta do projeto, Leila Maia.

Para participar, as pessoas bastam se dirigir ao local no dia do evento com um quilo de alimento não perecível, que será revertido a uma instituição de caridade de Santa Cruz.

A ideia da Prefeitura de Santa Cruz é realizar, ao longo do ano, mais edições do “Santa Cruz em Movimento” e conscientizar a população a  adotar hábitos saudáveis em busca de mais qualidade de vida.