terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Chuvas de janeiro não mudam 'quadro crítico' dos reservatórios de água do RN, diz Igarn

Maior barragem do RN, Armando Ribeiro Gonçalves está com apenas 12% de sua capacidade (Foto: Anderson Barbosa/G1)

Mesmo após as chuvas registradas por todo o Rio Grande do Norte no último final de semana, as reservas hídricas do estado não tiveram mudança significativa e o quadro permanece crítico, informou nesta segunda-feira (22) o Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). Os dados estão no relatório da situação volumétrica dos 47 reservatórios com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos monitorados pelo governo.

Maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves continua em volume morto, com 271,845 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 11,33% do total de água que o manancial pode armazenar.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi está com 85,628 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 14,28% do seu volume total, que é de 599,712 milhões de metros cúbicos. Já Umari, em Upanema, está com 39,450 milhões de m³, ou 13,47% da sua capacidade de armazenamento.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Igarn, 17 estão secos. Outros 17 estão em volume morto. A bacia Apodi/Mossoró está com 11,95% do seu volume total de armazenamento. Já a bacia Piranhas/Assu está com 11,29% do seu volume total.

De acordo com o Igarn, para que os reservatórios de maior porte consigam armazenar água suficiente, o próximo período de chuvas deve ser dentro da normalidade ou superior à média.

“Continuaremos com as nossas ações de controle, fiscalização e monitoramento, pois ainda não foi possível modificar o quadro crítico e precisamos manter o sistema em operação, sempre buscando reter a maior quantidade de reservas hídricas pelo maior tempo permissível”, diz o diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso.

Ainda de acordo com ele, mesmo com as recentes previsões de boas chuvas para a próxima quadra chuvosa, é importante que a população potiguar faça o consumo sustentável da água, tanto para garantir a continuidade do abastecimento das cidades que ainda não estão em colapso, quanto para ajudar na recarga dos reservatórios com a chegada da próxima quadra chuvosa.

Queda de helicóptero da Rede Globo deixa pelo menos dois mortos

Praia Recife


Um helicóptero da Rede Globo caiu na manhã desta terça-feira, 23, na praia de Brasília Teimosa, no Recife (PE). O acidente ocorreu por volta de 6h15, momento em que chovia, e deixou pelo menos dois mortos e um ferido em estado gravíssimo. A aeronave afundou no mar e os bombeiros usam motos aquáticas para fazer o resgate. 

Segundo testemunhas disseram ao canal Globo News, houve um clarão e, então, o helicóptero rodopiou e caiu. O comandante da aeronave, Daniel Galvão, morreu. Uma mulher não identificada chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. O operador de transmissão, Miguel Brendo, foi socorrido em estado gravíssimo e encaminhado ao Hospital da Restauração. 

O helicóptero tinha acabado de fazer imagens sobre a cidade. A aeronave pertence à empresa Helisae Helicópteros do Nordeste, que presta serviços para a Rede Globo há mais de 10 anos. Segundo informou a emissora, a aeronave passou por inspeções e por uma revisão na última semana. 

Em seu site, a Helisae informa que trabalha na captação de imagens aéreas, aerofotografia, aerofilmagem, aeroinspeção, aeroreportagem e aeropublicidade desde junho de 2005. Diz, ainda, que atende grupos empresariais do ramo de petróleo, gás, energia, construção e órgãos do governo. 

Militar da Aeronáutica e universitária são suspeitos de roubo de carros na Grande Natal

Quatro carros foram apreendidos na ação da Polícia Militar  (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Um militar da Aeronáutica, uma universitária e mais duas pessoas foram presos na noite desta segunda-feira (23) em Parnamirim, cidade da Grande Natal, suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha especializada em roubo de carros. Na ação, quatro veículos roubados foram apreendidos.

De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha estava sendo monitorada há cinco dias, depois de uma sequência de roubos registrados na região. Alguns dos carros recuperados foram encontrados em uma granja em Macaíba, e outros no distrito de Jundiaí.

Uma das vítimas, uma professora que preferiu não se identificar, teve o carro roubado no último domingo (21), quando chegava a uma cafeteria em Neópolis, na Zona Sul de Natal.

De acordo com Jailton Dantas, cabo do 3º Batalhão de Parnamirim, um dos suspeitos foi preso após se envolver em um acidente. Os outros três foram localizados através de monitoramento de mensagens de celular.

Os suspeitos foram levados para prestar depoimentos na Central de Flagrantes da Polícia Civil. A Polícia Militar reforçou que a quadrilha possui outros integrantes e que é questão de tempo para que eles sejam identificados e presos.

Baleado durante assalto a PM em Natal, suspeito é preso ao ser levado por comparsa à UPA

Suspeito de assalto foi socorrido por adolescente a UPA na Zona Norte de Natal (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Houve correria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Potengi, na Zona Norte de Natal, durante a tarde desta segunda-feira (22). Um adolescente foi apreendido e um homem de 33 anos preso suspeitos de assaltarem um policial militar. Ferido, o adulto foi levado pelo comparsa à unidade de saúde no carro roubado e afirmou aos funcionários que era vítima de um assalto.

O crime aconteceu na Avenida Maxaranguape, na Zona Norte da capital potiguar, por volta das 15h. Durante a fuga, uma pessoa atirou contra os suspeitos. A Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência, não soube informar se foi o próprio policial, vítima do assalto, quem reagiu, ou se foi outra pessoa.

Ferido na perna e sangrando muito, Thiago Agner Alves, de 33 anos, foi atendido e encaminhado ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, na Zona Leste da cidade. A arma que estava com ele, um revólver calibre 38, foi apreendida.

Enquanto o suspeito era atendido, o adolescente tentou fugir e quase foi linchado pela população, mas a Guarda Municipal chegou ao local e o apreendeu. O rapaz, que tem 17 anos, foi levado para prestar depoimento na Delegacia de Atendimento ao Adolescente Infrator.

Começam matrículas para novos alunos da rede estadual de ensino do RN

Resultado de imagem para alunos estudando

Começaram nesta segunda-feira (22) e vão até o dia 9 de fevereiro as matrículas para novos alunos da redes estadual de ensino do Rio Grande do Norte. O Governo havia anunciado que o processo iniciaria na quarta-feira (24), porém antecipou.

No mês de janeiro as escolas da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte estiveram abertas para dar continuidade ao calendário de matrículas 2018. Para este ano, a Secretaria de Educação do ofertou 305 mil vagas em todos as etapas das matrículas, que envolvem transferências, renovação de veteranos e novos estudantes.

O resultado das vagas concedidas e efetivação das solicitações de transferências foi publicado no SIGEduc na quinta-feira (18) e o responsável terá até quarta-feira (24) mês para levar toda documentação do aluno e efetivar a vaga.

De acordo com a Secretaria, as 610 escolas da rede estadual realizaram, até a terça-feira passada, dia 16, a renovação dos alunos veteranos. Este processo é realizado pela própria escola por meio do Sistema Integrado da Gestão da Educação (SIGEduc). Mais de 62 mil alunos já tiveram sua vaga renovada. “Todo o processo está ocorrendo de maneira tranquila, como foi vista nos anos anteriores”, afirma Ana Paula Flor, coordenadora da Central de Matrículas.

Novos Estudantes

Para os estudantes que desejarem cursar o ensino médio em tempo integral, as matrículas da rede estadual serão realizadas via SIGEduc, até a quinta-feira (25). A divulgação do resultado destas vagas será realizada no dia 29. Uma vez confirmada a vaga, os pais deverão comparecer na escola para finalizar a matrícula em um prazo de três dias úteis.

Atendimento

Pais, escolas e os próprios estudantes que desejem tirar dúvidas sobre as matrículas podem comparecer na sede da Secretaria de Educação do RN, localizada no Centro Administrativo do Estado, para utilizarem os serviços da Central de Matrículas. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a central atende todos os casos ligados as matrículas. No interior do estado, os interessados podem buscar informações na sede das diretorias regionais de ensino.

Seca histórica no Rio Grande do Norte

Em 2009, com a água no topo da torre de observação, dá pra ter uma ideia do quanto a barragem secou. Ao lado, imagem registrada agora, no início de 2018 (Foto: Carlos Santos Júnior/Cedida e Anderson Barbosa/G1)

Dos 167 municípios potiguares, 153 estão em estado de emergência por causa da seca. Atualmente, 16 cidades estão em situação de colapso no abastecimento d'água e outras 82 em sistema de rodízio.

Na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, o volume de água está em 11,5%. É o mais baixo desde sua construção, em 1983. O reservatório entrou no chamado volume morto no início do ano.

Segundo o Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), se não voltar a chover logo, o fornecimento de água a partir da barragem deve ser interrompido em no máximo 40 dias. Messias Targino e Patu, dois dos 40 municípios que dependem da Armando Ribeiro, entraram em colapso no dia 10.

Esperança

As previsões para 2018 são um alento, mas não garantias. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o estado deve ter chuvas acima da média a partir de março, mas nada suficiente para encher os grandes reservatórios.

JULGAMENTO LULA: Entorno do TRF4 terá bloqueio ‘aéreo, terrestre e naval’ a partir de terça-feira


POR ESTADÃO

O acesso ao entorno do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) ficará restrito a partir das 12h desta terça-feira, 23, véspera do julgamento do recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex do Guarujá. A restrição no perímetro será por via “aérea, terrestre e naval”, segundo o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

Os esclarecimentos em relação ao esquema de segurança, que envolve dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais, foram prestados à imprensa na manhã desta segunda, 22. Schirmer, no entanto, evitou qualquer detalhamento em relação aos custos e ao tamanho do efetivo envolvido na operação, dizendo apenas que as forças de segurança integradas terão o “efetivo necessário” para garantir a manifestação “dentro dos princípios constitucionais”.

Aeronaves farão o monitoramento do espaço aéreo e embarcações das forças de segurança já estão sendo posicionadas na Orla do Guaíba, nas imediações do tribunal, para evitar qualquer tipo de acesso à zona restrita. Há, inclusive, a possibilidade de se utilizar aeronaves para o transporte dos desembargadores até o tribunal, caso haja risco ou impedimento para o transporte rodoviário.

Por via terrestre, a restrição ao perímetro do TRF-4 será demarcada por meio de gradis, além da presença de efetivo policial. Haverá apenas um acesso ao local, para pessoas previamente cadastradas pelo tribunal. O bloqueio da área afetará o expediente de órgãos públicos, que ficarão fechados a partir das 12h de terça, e cerca de 20 linhas de ônibus terão rota desviada a partir da meia-noite de quarta. Já na tarde de terça-feira, 23, a circulação até mesmo de pedestres será controlada no local, sem horário definido para desbloqueio.

“O perímetro ficará isolado o tempo necessário para garantirmos a ordem e a segurança ao TRF4”, disse o comandante-geral da Brigada Militar, Andreis Dell Lago.

Além do entorno do TRF-4, também a Avenida da Legalidade, no acesso à capital gaúcha, terá o trânsito desviado a partir das 5h da manhã de quarta-feira, dia do julgamento. Outros pontos de interesse para manifestações tanto favoráveis quanto contrárias ao ex-presidente Lula também serão monitorados.

“Nós vamos estar preparados para identificar quem queira fazer qualquer manifestação que contrarie a legislação, inclusive mascarados”, enfatizou Schirmer, destacando os acordos estabelecidos com movimentos sociais no sentido de cooperação e eventual responsabilização em caso de atos de violência ou depredação.

As ações em apoio a Lula ficarão concentradas no Anfiteatro Pôr-do-Sol, a poucas quadras do TRF-4, e na “esquina democrática”, no centro de Porto Alegre. Já as manifestações contrárias ao ex-presidente estão sendo convocadas para o Parque Moinhos de Vento, o Parcão.

ATIRADORES

Schirmer afirma que atiradores de elite vão ficar no topo de edifícios próximos ao perímetro com a função de observadores, filmando e fotografando os manifestantes.

“A presença de atiradores de elite faz parte de qualquer processo de prevenção. Atirador de elite é na verdade um observador. Vai atirar em último caso numa condição expepcionalíssima. Ele é observador de espaço físico do que está acontecendo. Vai ficar nas partes mais altas. Vamos trocar a expressão por observador privilegiado, inclusive fotografando e filmando”, afirmou o secretário de Segurança.

Polícia Federal afirma que algema em Cabral foi necessária e coerente



O policial federal Jorge Chastalo Filho, chefe da escolta que conduziu Sérgio Cabral (MDB) na semana passada ao Instituto Médico Legal de Curitiba e ao Complexo Médico-Penal de Pinhais, informou à Polícia Federal que o uso de algemas no ex-governador do Rio foi ‘necessário e coerente’. As informações do policial foram dadas ao juiz federal Sérgio Moro, que havia cobrado explicações nesta segunda-feira, 22.

Sérgio Cabral, condenado a 87 anos de prisão em processos da Operação Lava Jato, foi transferido do Rio para Curitiba na quinta-feira, 18. No dia seguinte, o ex-governador foi levado ao Instituto Médico-Legal da capital paranaense com algemas nas mãos e nos pés.

A transferência do emedebista para Curitiba foi decretada simultaneamente pela Justiça Federal no Rio e em Curitiba porque os investigadores descobriram que Cabral estava recebendo regalias na Cadeia Pública de Benfica – zona Norte do Rio.

Segundo o chefe da escolta, uma equipe de policiais havia informado naquele dia que, no IML, ‘havia grande número de pessoas entre profissionais da imprensa, funcionários, outros presos e populares’ e, por isso, havia ‘necessidade de atenção máxima’.

“Foram realizados os procedimentos cautelares necessários, corriqueiros e previamente estabelecidos por este Núcleo de Operações para condução de preso condenado quando o destino da escolta é local em que não temos o controle de acesso de outras pessoas”, relatou o policial.

Jorge Chastalo Filho narrou que ‘foram utilizadas cinto de contenção e marca passo’.

O objetivo, de acordo com o policial, era ‘evitar que o preso pudesse adotar qualquer atitude que viesse a prejudicar a sua própria segurança, de terceiros e da equipe policial, uma vez que nem a equipe nem qualquer pessoa pode dizer com segurança qual o estado emocional do preso no momento de ser conduzido’.

“Este recurso foi necessário e coerente com a situação que se apresentava pois como dito anteriormente, no local haviam outros presos de outra unidade prisional sendo escoltados, vários repórteres e fotógrafos que fizeram inclusive, perguntas que poderiam facilmente desencadear em agressão como ‘por que o senhor roubou tanto?’ ou ‘O senhor vai devolver o dinheiro ao Rio de Janeiro?’”, relatou.

O policial afirmou que nestes casos é ‘necessária e fundamental’ a ‘redução da mobilidade do preso’.

O chefe da escolta argumentou que o cinto de contenção e marca passo possibilitam ao policial ter ‘total controle dos movimentos do conduzido, evitando que este agrida alguém ou seja agredido, tendo ainda, a possibilidade de retirar o preso do local com facilidade sem sofrer resistência deste ou de terceiros’.

“Não é possível admitir que o conduzido, diante de uma situação de estresse como uma pedra lançada, rojão, provocação de popular, tiro ou ameaça, tenha possibilidade de escolher entre ficar parado, correr, caminhar, se abaixar, reagir de qualquer maneira não prevista pela equipe de escolta”, alegou.

“Não é excesso salientar que este Núcleo de Operações não procura humilhar qualquer preso ou agir de forma abusiva. Pautamos nossa atuação em dados técnicos visando sempre a segurança do preso, da equipe e de terceiros.”

O chefe da escolta destacou ainda. “Mantivemos com o conduzido em questão o mesmo tratamento dispensado para outros em situação semelhante, não fazendo distinção entre custodiados tendo em vista seu poder econômico ou status social”, anotou.

“A sensação de mal-estar diante da condução é absolutamente incontornável, ensejando, por vezes, críticas e inconformismo. Mas não há outra forma de atuar, sem causar prejuízo aos critérios mínimos de segurança.” (AE)

Prefeitura de Santa Cruz convoca candidata aprovada em processo seletivo para cargo de digitador do Bolsa Família

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Administração, está convocando LEYSA CLISTEM ALVES BARBOSA, aprovada no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2017). O cargo a ser ocupado pela candidata é de digitador do Programa Bolsa Família, em caráter temporário.

LEYSA CLISTEM ALVES BARBOSA terá três dias para comparecer ao setor de recursos humanos da Prefeitura de Santa Cruz, de 23 a 25 de janeiro, no horário das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Os documentos necessários e outras informações estão no Edital de Convocação nº 001/2018, disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br). 

Emparn registra chuvas em 96 cidades; Em Assu, enxurrada leva calçamento e água invade casas

 rua da Boeira, a força da correnteza foi tão grande que arrancou parte do calçamento (Foto: Denise Noronha de Melo)

O fim de semana foi de chuva em pelo menos 96 municípios do Rio Grande do Norte, a maior parte deles na região Oeste – uma das que mais sofre com a seca. A estiagem, que já dura seis anos consecutivos, é considerada a mais severa de todos os tempos no estado.

Em Ipanguaçu, onde mais choveu, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou 117,5 milímetros. Em Assu, na mesma região, as chuvas também passaram dos 100 milímetros. Lá, houve enxurrada e parte do calçamento de uma rua foi levada pela força das águas. Casas também ficaram inundadas (veja vídeo acima), causando danos e prejuízo aos moradores. Em uma das residências, a fachada desmoronou. Ninguém ficou ferido.

Gildo Flávio, de 32 anos, é vendedor. A casa dele foi uma das invadidas pela água da chuva. Com ele moram a mãe e a esposa. A lama danificou aparelhos, móveis, além de deixar paredes e o chão sujos. “Não calculei ainda o prejuízo, mas perdemos tudo. Perdi os móveis, a feira, roupas”, contou.

Várias pessoas se juntaram à família de Gildo para tentar escoar a água. “A sorte é que meu irmão, que mora em outra cidade, estava aqui. Foi preciso derrubar o muro para fazer com que a água saísse do terreno. A gente agora tem medo de um galpão que tem atrás da casa, que está comprometido, dele cair em cima da nossa casa”, acrescentou.

As chuvas foram registradas entre as 7h da sexta (19) e as 7h desta segunda (22). Confira a lista das cidades por região:

Região Oeste

1. Ipanguaçu: 117,5mm
2. Assu: 108,7mm
3. Frutuoso Gomes: 90mm
4. Pilões: 76,8mm
5. Itajá: 64,5mm
6. Parau: 58,5mm
7. Lucrécia: 50mm
8. Marcelino Vieira: 50mm
9. Riacho de Santana: 49,0mm
10. Serrinha dos Pintos: 47mm
11. Caraúbas: 44mm
12. São Francisco do Oeste: 38,7mm
13. Martins: 37,3mm
14. Upanema: 34,4mm
15. São Rafael: 33mm
16. Francisco Dantas: 32mm
17. Patu: 32mm
18. São Rafael: 30,4mm
19. Venha Ver: 30mm
20. Alto do Rodrigues: 27mm
21. Portalegre: 26,3mm
22. José da Penha: 24,2mm
23. Rafael Fernandes: 24,2mm
24. Água Nova: 20,3mm
25. Alto do Rodrigues: 19,2mm
26. Messias Targino: 19mm
27. Rodolfo Fernandes: 18mm
28. Rafael Godeiro: 17,7mm
29. Campo Grande: 16,8mm
30. Felipe Guerra: 16mm
31. Doutor Severiano: 14,8mm
32. Pau dos Ferros: 12mm
33. Umarizal: 12mm
34. Campo Grande: 11,2mm
35. Janduís: 11,2mm
36. Apodi: 10mm
37. Itaú: 9mm
38. Apodi: 8,3mm
39. São Miguel: 8mm
40. Severiano Melo: 8mm
41. Major Sales: 6,7mm
42. Olho D’água do Borges: 5,1mm
43. Paraná: 4mm
44. Areia Branca: 3,5mm
45. Tenente Ananias: 2mm
46. Viçosa: 2mm
47. Alexandria: 1mm
48. Jucurutu: 1mm

Região Central

1. Angicos: 64,2mm
2. Jardim do Seridó: 45,4mm
3. Parelhas: 14,2mm
4. Ouro Branco: 14mm
5. Lajes: 12,3mm
6. Fernando Pedroza: 11mm
7. Florânia: 9,4mm
8. Pedro Avelino: 9,2mm
9. Carnaúba dos Dantas: 8mm
10. São Vicente: 6mm
11. Equador: 5,6mm
12. São Bento do Norte: 4mm
13. Caicó: 3mm
14. Jardim de Angicos: 3mm
15. São João do Sabugi: 3mm
16. São José do Seridó: 3mm
17. São Fernando: 2,3mm
18. Cruzeta: 1,8mm
19. Acari: 0,7mm

Região Agreste

1. Santa Cruz: 54mm
2. Monte Alegre: 40mm
3. Parazinho: 36,9mm
4. Rui Barbosa: 36,4mm
5. Ielmo Marinho: 19mm
6. Coronel Ezequiel: 15,5mm
7. Jaçanã: 11mm
8. Bom Jesus: 8,7mm
9. Monte das Gameleiras: 7mm
10. Santo Antônio: 5,8mm
11. Barcelona: 5,6mm
12. São Bento do Trairi: 4mm
13. Sítio Novo: 2mm
14. Serrinha: 1,8mm
15. São Pedro: 1,5mm

Região Leste

1. Pedra Grande: 86,1mm
2. Senador Georgino Avelino: 50,4mm
3. Canguaretama: 43,3mm
4. Parnamirim: 33,6mm
5. Natal: 32,9mm
6. São Gonçalo do Amarante: 18,2mm
7. Goianinha: 17,7mm
8. Montanhas: 17,1mm
9. Extremoz: 14,1mm
10. Ceará-Mirim: 12mm
11. Baía Formosa: 11,7mm
12. Pureza: 7mm
13. Taipu: 5mm
14. Maxaranguape: 2mm