quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Prefeitura de Santa Cruz lança editais para seleção de professores temporários e estagiários, inscrições serão de 14 a 20 de janeiro

A Prefeitura de Santa Cruz publicou no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte,  edição desta terça-feira (12), dois editais que tratam sobre processo seletivo de pessoal. O Edital Nº 001/2016 corresponde ao Processo Seletivo Simplificado para Professor, já o Edital Nº 002/2016 é para a Seleção Pública Simplificada de Estagiários, ambos têm inscrições abertas no período de 14 a 20 de janeiro de 2016.

O Processo Seletivo Simplificado é para a contração de professores para provento temporário para atuarem, em caráter emergencial, no período compreendido entre o prazo de validade do processo, de acordo com o calendário escolar da Secretaria Municipal de Educação e em virtude da excepcional necessidade da Rede Municipal de Educação. Todas as informações necessárias estão no Edital que está disponível no link a seguir: http://www.sistemascactus.com/femurn/diariooficial/adm/publicar/mostrar_materia.php?c=517D8938&h=17a740241a44e7d8b72227758cb6b8cc

Já o Edital 002/2016 trata da Seleção Pública Simplificada que objetiva a formação de cadastro de reserva para estágio remunerado. Esse certamente destina-se a alunos que estejam cursando ensino superior em pedagogia, com matriculas e frequência regular. Para acessar o Edital clique no link: http://www.sistemascactus.com/femurn/diariooficial/adm/publicar/mostrar_materia.php?c=48B68A88&h=e17e068fb1318c6dd5b5fc9c6aff541

Prefeitos farão marcha e ameaçam desfiliação da Confederação Nacional dos Municípios


A crise financeira, a redução constante de receitas e a incapacidade dos municípios de honrar compromissos constitucionais foram temas de reunião emergencial realizada na manhã desta quarta-feira (13) por prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, na sede da Federação dos Municípios do RN (Femurn). A partir do consenso entre os gestores da opinião de que os municípios estão sendo prejudicados, algumas medidas emergenciais necessárias foram sugeridas, entre elas a contratação de um estudo para avaliação da queda das receitas e a realização de uma Marcha de Protesto dos Municípios do RN, no próximo dia 27 de janeiro, para chamar atenção dos governos estadual, federal e bancada federal para o grito de socorro das cidades.
Para os gestores, são muitas as perdas e injustiças cometidas contra os municípios. A redução sequencial de Fundo de Participação Municípios (FPM), perda nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), piso dos professores, parcelamento INSS, precatórios, necessidade de flexibilização da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), atrasos nos repasses da farmácia básica e ICMS. Além disso, o novo pacto federativo, com a redistribuição das receitas entre Governos Federal, Estadual e Municipal. De imediato, os prefeitos e prefeitas também vão assinar um documento que será enviado para Brasília ameaçando a desfiliação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), caso não haja uma reação imediata e emergencial da entidade nacional que representa as cidades brasileiras.
Uma das reclamações dos gestores municipais era de que o Estado estaria atrasando repasses constitucionais de ICMS e Fundeb, problema que já foi resolvido. O presidente da Femurn, Francisco José Júnior, participou de reunião na Secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (Seplan) e levou aos prefeitos o compromisso assumido pelo Governo do RN de não mais atrasar repasses referentes a estas duas rubricas. Francisco José informou ainda aos colegas a justificativa do Estado de que os atrasos ocorreram por conta de algumas orientações dos órgãos de contas seguidas pela Seplan. “Este impasse do ICMS foi justificado e solucionado. Agora vamos avançar nas outras questões importantes que tanto tem angustiado os prefeitos do Estado e do Brasil”, destacou Francisco José.

Santacruzense Maria Claudia está participando da 16° edição do BBB


BBB 16 tem outro potiguar na disputa: Maria Cláudia, 19 anos, nascida em Santa Cruz, é da geração ‘youtuber’. Ela tem um canal no site de vídeos chamado ‘Senta lá, Cláudia’, onde tem mais de 50 mil seguidores.
Estudante de publicidade e propaganda, a moça se descreve como uma pessoa extrovertida e de riso frouxo, mas nada boba. “A esperteza é uma das minhas armas”. Os sonhos são escrever um livro e trabalhar na televisão.
Maria Cláudia acabou recentemente um relacionamento para participar do reality show. Ela não descarta um novo namoro na casa.
O programa  BBB 16 estreia próxima terça-feira, dia 19.