quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Com entusiasmo a JPMDB é recebida por Felipe Alves


Na tarde de ontem (13), uma comitiva da JPMDB foi até o gabinete do vereador de Natal, Felipe Alves, para levar até o vereador, o convite da convenção municipal da JPMDB de Natal, que acontecerá no próximo dia 29, no auditório Robinson Faria, localizado na Assembleia Legislativa. Na visita estavam presentes: Ewerton (precisou se ausentar da reunião), Edson Carvalho (assessor do deputado estadual Walter Alves), Guilherme Pessoa (candidato a vice-presidente da JPMDB), vereador Felipe Alves e Xexeu. O encontro foi marcado por boas conversas e muita sintonia entre a juventude, onde pontos importantes foram discutidos.

Preso é mantido dentro de viatura por falta de vaga em delegacia



Há quase dois dias sem vaga para mais um detento, o delegado Robson Coelho veio à sede da Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape) em busca de uma vaga para Marcos da Silva Santos, preso ontem.

De acordo com Robson, ele chegou as 8h na sede da Coape, onde um agente teria dito que a palavra do major Castelo Branco era que a autoridade policial que prendeu fique responsável. Por volta das 11h foi dito que há uma vaga para o detento no presidio de Caraúbas, distante 296 quilômetros da capital.


 Mas, segundo o responsável pela delegacia de Touros, a 87 quilômetros de Natal, a viatura recebeu 34 dos 50 litros que deveria receber semanalmente, abastecendo em Natal. O mesmo combustivel deve ser utilizado para deixar o preso em Caraúbas.

O delegado reclama da administração e diz que "não há instituição que resolva a falência do sistema penitenciário e de engessamento da Polícia Civil.

"Não vou prender ninguém enquanto não tiver onde colocar os presos", disse. Ao sair da sede da Coape, policiais foram solicitar combustível para deixar o preso em Caraúbas.

"O sonho de Piqurí virar cidade foi adiado" Dilma veta integralmente projeto que criaria novos municípios

A presidenta Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios. No despacho presidencial ao Congresso, publicado hoje em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”. A matéria foi devolvida hoje ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.

Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria “a expansão expressiva do número de municípios” o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa. O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.

Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.





Via: Agência Brasil

Moradores de rua são invisíveis para o poder público


O Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do  Norte (UFRN) já está trabalhando, há sete meses, numa pesquisa para mapear o perfil do morador de rua em Natal. A assistente social Hellen Almeida disse que existe uma pesquisa feita na Facex, na qual consta que existiam na cidade, em 2010, cerca de três mil pessoas em situação de rua.

“Esse é um número considerável, mas a gente sabe que é maior que isso”, disse Hellen Almeida, a qual informou que a pesquisa do CRDH está na fase de aplicação dos questionários a um grupo de alunos e, por isso,  não se teve acessos aos dados, ainda sendo tabulados.


 Ela disse que na manhã de hoje o seminário do Movimento de População de Rua vai receber propostas, principalmente dessas pessoas em situação de risco, para a implementação de uma política municipal nas áreas de segurança, educação, saúde, emprego e renda, porque atualmente não existe uma articulação na prestação dos serviços a esse público.

“Algumas dessas pessoas têm até três cursos profissionalizantes, mas quando levam o currículo não conseguem se inserir no mercado de trabalho, porque quando dizem que são moradores de rua, não conseguem se empregar”, exemplificou a assistente social do CDRH.

Segundo ela, o seminário veio, justamente, para criar uma cultura de intersetorialidade, a fim de que as políticas públicas possam dialogar para procurar transformar a vida dessas pessoas.

Ela disse que durante os debates, na manhã de ontem, as principais queixas dos moradores de rua relacionavam-se à violência e repressão por parte dos agentes públicos, como a Polícia Militar, da falta de ações para saírem da dependência química (tabaco, álcool e drogas) e falta de acessos a serviços de saúde e educação, bem como apoio logístico em albergues e casas de apoio.

“A gente pensa em políticas públicas continuadas, não só em políticas pontuais”, acrescentou Hellen Almeida, que finalizou:  “Desde abril desenvolvemos várias atividades, sobretudo em relação ao fortalecimento do movimento dos moradores de rua, mas a gente atende com psicólogos e advogados todas as pessoas vítimas de qualquer tipo de violação dos direitos humanos”.

Uma das reclamações dos moradores de rua foi o fechamento, há um ano, do Centro Pop que existia na rua 25 de Dezembro, em Brasília Teimosa. “Disseram que ia para outro prédio e até agora nada”, diz o morador de rua André Rodrigues do Nascimento, 31 anos que há três mora com a mulher pelas ruas de Natal: “Lá a gente tinha advogado, assistente social, médico, ambulância, e se sentia seguro para fugir da violência e tinha o direito de se sentir cidadão e descansar, fora da rua, da droga e da humilhação”.

André Rodrigues disse que o Centro Pop foi criado para proteger as pessoas que estão em situação de rua. E reclama da falta de continuidade do atendimento. “Retiraram e deixaram ao deus-dará”, disse.

Segundo Rodrigues, o Movimento vai ser fortalecido,  pra que a justiça saiba que existem pessoas carentes por falta de competência deles.

Bate-papo

Maria Lúcia dos Santos Pereira, coordenadora do Movimento População de Rua para o Nordeste

O Movimento População de Rua é uma coisa nova?

O Movimento Nacional População de Rua já existe desde 2004. Nós estamos atualmente em dez estados, e feito justamente por pessoas que estão em situação de rua e tiveram trajetória de rua. Esse movimento é político, mas completamente apartidário, ou seja, luta pela inclusão da população de rua dentro das políticas públicas, então são justamente  essas saídas que dizem respeito aos Direitos Humanos da população de rua.

O Movimento evoluiu nesses quase dez anos?

Nós temos hoje uma política nacional de rua através nº 7.053/2009, que foi instituída pelo  então presidente Lula, nós temos todo ano um encontro com a Presidência da República,  temos hoje um Comitê Interministerial que acompanha e monitora as políticas de população de rua, sem contar com inúmeros decretos que conquistamos durante esse tempo, além do comitê técnico que discute a saúde de população de rua dentro do Ministério da Saúde, um plano operativo e inclusão das pessoas dentro do Programa Minha Casa, Minha vida.

O poder público tem algum dado ou perfil sobre a população de rua, a fim de implementar políticas de inclusão dessas pessoas?

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) realizou em 2008 para 2009 a primeira pesquisa em 71 municípios brasileiros, para justamente identificar quem era essa pessoa que estava em situação de rua, que fenômeno era esse, na qual foram detectadas 50 mil pessoas. Hoje em dia quando morre ou é assassinado um morador de rua temos o Disque 100, o Centro Nacional de Defesa de Direitos Humanos da População de Rua e dos Catadores de Material Reciclável, então, a gente já começa a pressionar o Ministério da Justiça para fazer uma averiguação, um aprofundamento do que está acontecendo. Com a portaria do Ministerio da Saúde, desde dezembro de 2012, ele não precisa mais do comprovante de residência para ter o cartão do SUS, pra nós isso também foi um avanço.

Projetos de Kelps são aprovados em segunda votação e constituição do RN será reescrita

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 13 de novembro, em segundo turno, os projetos do deputado Kelps Lima que extinguem o uso de marcas e slogans de governos de ocasião e fotos de governadores nas paredes das repartições públicas. Na mesma votação, os deputados confirmaram outra Lei de Kelps que cria o Princípio da Eficiência na Gestão Pública do Rio Grande do Norte, o que obriga a Constituição Estadual a ser reeditada para que o artigo que trata do tema seja inserido em seu texto oficial.

Para o deputado Kelps Lima, a aprovação desses projetos marca o fim de uma era e cria no RN o alicerce para mudanças profundas. “A classe política do Rio Grande do Norte começa a entender que não há mais como sobreviver eleitoralmente se não construir um ambiente de sintonia com o que pede a sociedade.”, diz o parlamentar. “É verdade que a resistência às mudanças ainda é algo muito presente, principalmente em focos da política antiga, onde predomina o nocivo comportamento da manutenção do poder pelo poder. Mas, mesmo essa resistência mais enraizada, vai acabar cedendo aos tempos modernos da política. O interesse popular precisa sobressair ao interesse particular de um ou outro deputado, de um ou outro governador, de um ou outro Senador. Torço para que os políticos que não se enquadrarem no novo momento vivido nas ruas percam espaço na vida pública”, comemorou o deputado.

Com a aprovação das Leis de Kelps, nenhum governador, a partir de 2015, poderá criar uma marca própria ou um slogan próprio, sugerindo que a sua imagem é a imagem do Estado. Pelas novas regras, a única marca do Estado será o seu brasão oficial e o único slogan será a frase Governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Com o Princípio da Eficiência na Constituição, ninguém mais poderá se perpetuar no cargo sem cumprir metas e ser competente. Aqueles que, com seus atos – ou na falta destes – promoverem frustração nas expectativas da sociedade, poderão ser substituídos.”

Para o deputado Kelps, tanto faz quem será o próximo governador e as cores que ele usar em sua campanha eleitoral. “Tanto faz se for preto, amarelo, branco ou lilás. Quem assumir a cadeira de governante a partir de agora terá que se submeter ao Estado e não o contrário. Creio que, em alguns anos, teremos encerrado esse período de reis e rainhas na política potiguar, que tanto mal faz às finanças e às nossas instituições.”

UFRN registra mais dois tremores de terra em Pedra Preta

O Laboratório de Sismologia da UFRN (LabSis) registrou mais dois tremores de terra no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. De acordo com registros do LabSis, o primeiro abalo aconteceu às 20h50, com magnitude de 1.8 e o outro às 1h38, com 2.1 graus.

Na manhã de ontem, a população da cidade participou de uma palestra sobre como proceder em caso de tremores. Segundo o coronel Josenildo Acioli, coordenador da Defesa Civil Estadual, a situação na cidade é tranquila, porém é preciso uma análise mais detalhada sobre a estrutura de imóveis antes de decretar estado de emergência ou calamidade pública.


Foi solicitado o envio de um engenheiro para auxiliar a Defesa Civil do município. De acordo com coronel Acioli, o pedido será enviado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para o Gabinete Civil da Governadoria, que decidirá sobre o a presença do profissional em Pedra Preta.

Prefeito de Parnamirim afasta diretora e vice da escola que desperdiçou merenda infantil

O prefeito de Parnamirim, Maurício Marques, divulgou nota oficial sobre o caso do descarte de alimentos vencidos da merenda escolas.

Segue a nota
Nota à imprensa
Diante do fato ocorrido no dia 30 de outubro, onde a Secretaria Municipal de Educação registrou o mau acondicionamento dos alimentos na Escola Municipal Maria do Céu Fernandes, no bairro de Santos Reis, o prefeito Maurício Marques, juntamente com a Secretária Vandilma Oliveira, adotou as seguintes providências:

1. No dia 01 de novembro publicou Portaria designando uma comissão para apurar os fatos que resultaram no descarte dos alimentos da Escola Municipal Maria do Céu Fernandes.
2. Determinou o afastamento da Diretora e da Vice-diretora da Escola Maria do Céu e abriu inquérito administrativo para que sejam apurados os fatos e os possíveis responsáveis.
3. Determinou o afastamento da coordenadora de Assistência ao Educando que é responsável pelo acompanhamento da distribuição da merenda escolar no município.
4. E criou nova comissão para avaliar todo o sistema de alimentação nas escolas e nos centros infantis da rede municipal de Parnamirim.

O prefeito Maurício Marques e a secretária Vandilma Oliveira lamentam profundamente o ocorrido e asseguram que esse foi um fato isolado. A comissão deverá apresentar o resultado da investigação num prazo de 30 dias.

Jornal de Hoje apurou desperdício na Merenda pela Prefeitura de Parnamirim

Ontem o Jornal de Hoje apurou que a Escola Municipal Maria do Céu Fernandes, no bairro de Santos Reis, em Parnamirim, desperdiçou mais de 900 kg de alimentos não-perecíveis. A informação foi repassada pela vice-diretora da escola, Olganeyr Xavier de Mesquita. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os alimentos foram recolhidos no dia 30 de outubro e, após laudo da Vigilância Sanitária de Parnamirim, foram encaminhados para estação de transbordo de Ceará-Mirim, sob responsabilidade da Braseco/SA.

Entre os mais de 900 kg de alimentos desperdiçados, estavam inclusos macarrão, arroz, vitamilho, farinha de trigo, maizena e feijão. A quantidade de alimentos desperdiçados daria para alimentar esses estudantes em período de quatro a seis meses. Segundo apurou a reportagem do JH, o mesmo desperdício de alimentos citado na Escola Maria do Céu também foi encontrado em outras escolas de Parnamirim, porém em menor quantidade. A denúncia foi apresentada pelo vereador Gildásio Figueiredo. Segundo ele, também houve relato de alimentos impróprios para consumo nas escolas municipais Carlos Alberto e Nestor Lima, ambas no bairro Passagem de Areia; e na Escola Municipal Luiz Maranhão, em Monte Castelo.

Diretor da Telexfree é recebido com festa no Acre


Centenas de investidores da Telexfree foram ao Aeroporto Internacional Plácido de Castro, em Rio Branco, para receber o diretor da empresa Carlos Costa, nesta quarta-feira (13). Costa, que é um dos principais acionistas da Telexfree, vem ao estado para acompanhar uma audiência de conciliação no Fórum Barão do Rio Branco, nesta quinta-feira (14).

Ao sair da sala de desembarque, o diretor foi ovacionado pelos divulgadores, como são chamados os investidores da empresa. Costa considerou sua vinda ao Acre como um bom sinal para a empresa, impedida pela Justiça de operar desde o último dia 18 de junho. "É uma vitória", comentou.

De acordo com uma das principais lideranças da Telexfree no Acre, Shawke Lira, o diretor veio acompanhado de advogados e líderes da empresa de diversos estados. A comitiva que deve ficar no estado até sexta-feira (15), participará de diversas agendas.

Ainda nesta quarta, ele deve se reunir com autoridades. Na quinta, ele irá participar de uma sessão às 10h, na Assembleia Legislativa. Às 15h, ele irá para a audiência no Fórum e à noite deve participar de um evento na Concha Acústica. "Independente do resultado já estamos com tudo programado para agradecer a Deus por tudo o que aconteceu até aqui", explica Lira.