domingo, 1 de maio de 2016

Dilma anuncia reajuste do Bolsa Família com aumento médio de 9% para famílias


A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou neste domingo (1º), durante festa do Dia do Trabalho organizada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), em São Paulo, que vai reajustar em 9% o valor dos benefícios do Bolsa Família e corrigir a tabela do imposto de renda sobre pessoa física em 5%.

O reajuste dos valores do Bolsa Família faz parte do chamado “pacote de bondades” preparado pelo governo que enfrenta um processo de impeachment no Senado.

“Estamos autorizando um reajuste no Bolsa Família que vai resultar em um aumento médio de 9% para as famílias. Essa proposta não nasceu hoje. Ela estava prevista lá em agosto de 2015 quando enviamos o orçamento par ao Congresso. Essa proposta estava prevista, e diante do quadro atual, tomamos medidas que garantem aumento na receita neste ano e nos próximos para viabilizar esse aumento no Bolsa Família. Tudo isso sem comprometer o cenário fiscal”, afirmou Dilma.

Na tarde deste domingo, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, deverá conceder uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto para esclarecer os detalhes sobre como será dado o reajuste ao Bolsa Família.

As medidas anunciadas por Dilma eram dadas como certas desde a semana passada, o que despertou críticas de políticos da oposição ao governo Dilma. O presidente do Solidariedade, Paulinho da Força (SP), classificou o chamado “pacote de bondades” da presidente como um “ato de desespero”.

“Ela (Dilma) já não consegue mobilizar mais ninguém. O povo já não acredita mais nela. Isso parece mais uma vingança por tudo o que está acontecendo com ela do que qualquer outra coisa. Isso que é triste”, afirmou Paulinho durante um evento realizado pela Força Sindical em São Paulo.

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ação de promoção à saúde bucal com crianças de escolas do município


A Prefeitura de Santa Cruz, através de profissionais de odontologia da Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBS) DNER e Paraíso II, realizou nos dias 12 e 25 de abril, triagens e avaliação da saúde bucal nos estudantes da Rede Municipal de Ensino, nas escolas Rita Nely Furtado, no bairro DNER, e na Creche Pedro Severino Bezerra no bairro Paraíso. O objetivo das ações é identificar problemas odontológicos em crianças e encaminhá-las para atendimento nas unidades de saúde.

A gestão da Prefeita Fernanda Costa entende que cuidar da saúde bucal das crianças é uma ação extremamente importante, cria o hábito de frequentar o dentista e trás inúmeros benefícios para a saúde, além de elevar a autoestima.

Além do trabalho realizado com as crianças, as equipes realizam rotineiramente ações de promoção à saúde bucal em idosos e gestantes.

“Dia D” da campanha contra a gripe H1N1 acontece neste sábado (30); Prefeitura de Santa Cruz preparou 11 locais de vacinação


A campanha de vacinação contra a gripe A H1N1 começa neste sábado (30), “Dia D” da mobilização. Em Santa Cruz, a Prefeitura irá disponibilizar 11 locais de vacinação das 08h às 17 horas.

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estarão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Paraíso I e II, Maracujá, DNER, Centro e do Conjunto Cônego Monte, além da Escola Estadual João Ferreira de Souza (Paraíso), na quadra de esportes do Cônego Monte (próximo à Emater), Unidade Móvel de Saúde (ao lado da Matriz) e nas comunidades rurais do Bonsucesso (escola nova) e Angicos (Posto de Saúde).

Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.

A campanha segue até o próximo dia 20 de maio, portanto, as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que não poderão comparecer a um local de vacinação neste sábado (30) devem procurar até a data final da campanha o posto mais próximo de sua casa para serem imunizadas.

Em Natal, grupo faz ato em defesa do governo Dilma Rousseff


Pessoas que apoiam o governo Dilma Rousseff (PT) fizeram um ato na manhã deste domingo (1º) em Natal. O grupo se concentrou na Praça das Flores, em Petrópolis, na Zona Leste da cidade, desde as 9h30. Às 11h, os manifestantes saíram em passeata até a Praia do Meio, também na Zona Leste da cidade.
O ato foi organizado pela Frente Brasil Popular. Às 11h20, os organizadores informaram que 1.500 pessoas participaram da manifestação. A Polícia Militar do Rio Grande do Norte divulgou que 2 mil pessoas estiveram na passeata. O ato acabou por volta das 12h30 e foi considerado pacífico pela Polícia Militar.
Além da capital potiguar, diversas manifestações a favor e contra o governo aconteceram no país neste 1º de maio, feriado nacional do Dia do Trabalho. O G1 acompanha os protestos em tempo real.
Para Maria Antônia Firmino, de 40 anos, "o Brasil precisa acordar para o golpe que estão dando na democracia". Manifestante do MST, ela acredita que "o alvo do golpe não é a presidente Dilma, mas o próprio povo brasileiro".
O comerciante Ivis Sanderson de Almeida, de 38 anos, elogiou a gestão petista na país. "Foi graças ao governo do PT que eu consegui montar o meu mercadinho em Felipe Camarão, na Zona Oeste. Se botarem Dilma pra fora, vão estar botando pra fora nossas conquistas também".

Prefeita Fernanda Costa recebe Cacau e Matheus em seu gabinete


Um preso foi encontrado morto na madrugada deste domingo (1º) dentro da carceragem do setor de triagem do Complexo Penal Dr. João Chaves, na Zona Norte de Natal. Segundo a direção da unidade, 30 presos estavam na cela. Com mais este caso, chega a 9 o número de presos mortos dentro do sistema penitenciário potiguar somente este ano.

“Era umas quatro horas da madrugada quando os agentes penitenciários ouviram um barulho estranho. Foram verificar e já encontraram o preso enforcado”, afirmou o diretor Eider Brito.
Ainda segundo o diretor, o preso morto foi identificado apenas como Fabiano de Araújo. “Chamamos a polícia e o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), que é quem realmente pode confirmar o que aconteceu, se foi suicídio ou se o detento foi assassinado”, ressaltou Eider.
O diretor acrescentou que nesta segunda-feira (2) será instaurada uma sindicância para apurar o que houve. "Como são 30 presos, acredito que poderemos descobrir com mais facilidade o que aconteceu na madrugada", disse Eider, suspeitando que o preso não tirou a própria vida.

Brasil chega ao Dia do Trabalho com 11 milhões desempregados


O Brasil chega ao Dia do Trabalho, neste 1º de maio, com taxa de desemprego de 10,9%, segundo os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já os números de março do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, mostram supressão de 1,85 milhão de vagas formais em 12 meses. O aprofundamento do desemprego atinge as economias emergentes em geral. Mas o caso brasileiro é agravado pelas crises política e fiscal.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) projeta aumento em 2,4 milhões no número de desempregados nas economias emergentes em 2016. Steven Tobin, do Departamento de Pesquisa da OIT, explica que a deterioração do mercado de trabalho nesses países está ligada à redução do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país). Na América Latina e Caribe, a situação é considerada mais grave, com contração do PIB em 2015.

Em jogo eletrizante, América e ABC empatam por 3 a 3 na Arena das Dunas


A tarde foi de grandes emoções neste domingo (1º). América e ABC entraram em campo na Arena das Dunas para o primeiro duelo válido pela final do Campeonato Potiguar de 2016. O jogo, que contou com 14.764 torcedores, terminou empatado em 3 a 3. O placar certamente foi amargo para o América, que ficou em vantagem duas vezes na partida, mas acabou permitindo o empate.

No primeiro tempo, o time da Rodrigues Alves abriu 2 a 0. Cedeu a igualdade no começo do segundo. Voltou a ficar na frente aos 30 minutos, mas no último minuto sofreu novamente um golpe. Bom para a competição, que agora será decidida no próximo sábado (7), no Estádio Frasqueirão, com mando de campo Alvinegro.

Prefeitura de Santa Cruz divulga nota de esclarecimento sobre a suspensão de serviços do Hospital Universitário Ana Bezerra




A Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem de público esclarecer em Nota Oficial, o seguinte:
1.Em nota emitida pelo Hospital Universitário Ana Bezerra – HUAB/EBSERH, a unidade informa que suspendeu temporariamente os atendimentos pediátricos, alegando dificuldades na contratação de médicos e a impossibilidade da Prefeitura de continuar contribuindo com um valor extra pactuado também com outros municípios.
2.Sobre o fato, esclarecemos incialmente que o Hospital Universitário não comunicou oficialmente nem à Prefeitura nem à Secretaria Municipal de Saúde sobre a suspensão, nem tampouco sobre os motivos que levaram à medida. Assim sendo, cobraremos da Superintendência da referida unidade uma posição formal do caso.
3.Em Maio/2015, foi feito um acordo em reunião, inclusive com a presença do Secretário Estadual de Saúde, onde a Prefeitura se comprometeu a arcar com a responsabilidade de complementar o pagamento da folha de plantonistas do Hospital Universitário, no valor mensal de R$ 36.000,00 (trinta e seis mil reais), compromisso este que vem sendo cumprido desde então, inclusive o do último mês.
4.O Hospital Universitário recebe recursos SUS, fundo a fundo, para executar os serviços obstétricos e pediátricos (ambulatorial, internações clínicas, etc.) para as regiões do Trairi e Potengi, recursos estes oriundos do Fundo Municipal de Saúde de Santa Cruz, além de recursos repassados pelo MEC.
5.O contrato da UFRN com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) objetiva a administração do Hospital Universitário Ana Bezerra "compreendendo a oferta à população de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como o apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, na forma e condições definidas neste Contrato e na Lei nº 12.550/2011, vedado o atendimento de pacientes de convênios e particulares." – Contrato nº 057/2013-EBSERH. Desta forma, a EBSERH tem a obrigação legal de cumprir com o objeto para a qual foi contratada, independentemente de colaboração da Prefeitura.
6.O atendimento de urgência pediátrica continuará sendo feito como sempre, pelo Hospital Regional Aluízio Bezerra, que está preparado para dar suporte de retaguarda a internamentos ou encaminhamentos, não havendo, portanto, prejuízos ao atendimento pediátrico da população.
7.A Secretaria Municipal de Saúde já está tomando as medidas necessárias para apurar o acontecido e as providências cabíveis para que o HUAB retome os atendimentos pediátricos, para os quais já recebe recursos mensalmente.
Secretaria Municipal  de Saúde
Prefeitura de Santa Cruz