quinta-feira, 28 de maio de 2015

Fazenda Casa Show apresenta...


Em Campo Redondo articulações políticas estão a todo vapor.

Estão a todo vapor as articulações políticas em torno da disputa pela Prefeitura de Campo Redondo para as eleições do próximo ano.

Nos bastidores vários nomes já estão sendo postos para enfrentar a disputa que promete ser acirrada.


Entre os vários nomes está o do  Capitão Haroldo, que é filho do atual vice-prefeito Egídio (PP) que vai entrar na briga contra o atual chefe do executivo municipal Alessandru Alves (PROS) que deverá naturalmente disputar a reeleição.

Para Tomba, ação do governo é insuficiente para garantir a segurança da população

Destacando que a resolução dos problemas de segurança não está acontecendo com a rapidez que foi prometida durante a ultima campanha estadual, o deputado estadual Tomba farias (PSB) cobrou ações efetivas do governo do Estado no sentido de garantir uma maior segurança para o cidadão do Rio grande do Norte.

O parlamentar disse que o atual governo vem de fato fazendo um trabalho para coibir a criminalidade, mas que a ação governamental não vem sendo suficiente para dar a segurança que a população necessita.

Para ilustrar a sua retórica com relação a ausência da sensação de segurança, o parlamentar revelou que grupos da sociedade local, que antes caminhavam na orla natalense, utilizam agora o Bosque dos Namorados. As pessoas deixaram de caminhar na Avenida Silvio Pedroza por temer a insegurança do local, que dias atrás foi cenário de um arrastão em plena luz do dia, lembrou.

Pré-Conferências de Saúde prosseguem em Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz segue colocando em prática o cronograma estabelecido para a realização das Pré-Conferencias de Saúde nos bairros da cidade. Os encontros iniciaram semana passada pelo bairro Paraíso e nesta terça (26) foi realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro DNER. Já nesta quarta-feira (27), a Pré-conferência ocorrerá no Centro, com o Teatro Municipal Candinha Bezerra abrigando os debates.

Organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde, as Pré-Conferências servem de preparação para Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz. Além de ouvir os anseios da população, através desses encontros nas UBS é que são escolhidos os delegados para a Conferência Municipal, que está programada para o período de 17 a 19 de junho.

As Pré-Conferências continuarão a ser realizadas até 12 de junho próximo.



Servidores do ITEP garantem cruzar os braços nos próximos dias 2 e 3


Conforme havia sido deliberado em assembleia realizada no dia 25, os servidores do ITEP confirmaram, nesta quarta-feira (27), o indicativo de paralisação para os dias 2 e 3 de junho, terça e quarta-feira da próxima semana. Nesta manhã, os servidores fizeram uma mobilização em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo.
Eles cobram que o governador Robinson Faria cumpra com a palavra dada antes e depois de ser eleito, que enviaria o Estatuto do ITEP que já estava pronto desde o final de 2013. Agora, neste mês de maio, um novo projeto para o Estatuto foi apresentado pela Secretaria de Segurança e direção do ITEP, deixando de fora aproximadamente 500 servidores que trabalham de maneira regular no órgão.
“Diante dessa nova minuta, a categoria se reuniu em assembleia na segunda-feira passada e deliberou que não irá aceitar debater ou negociar pontos desse novo projeto. O que os servidores do ITEP querem é o projeto original, feito ao longo de quatro anos de análises técnicas e jurídicas, sob a coordenação do então Consultor Geral José Marcelo”, afirma Paulo César de Macedo.
Tal Estatuto trará a legalidade e a moralidade para o ITEP, pois resolverá a situação dos servidores de maneira constitucional. “A minuta construída pelo atual governo irá legalizar a situação de menos de 36 servidores, além de permitir que o ITEP continue sendo alvo de todo tipo de politicagem e que seja usado como cabide eleitoral, situação essa que não interessa à sociedade e aos atuais servidores. Vale destacar ainda que outros órgãos, como Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa e até o Ministério Público, corrigiram a situação dos servidores que estavam regulares, incluindo os relotados em seus quadros. Então, por que só o ITEP não terá esse direito”, afirma Renata Pimenta, Diretora Jurídica do SINPOL-RN.

Prefeitura de Santa Cruz divulga lista dos aprovados na seleção para NASF e CAPS AD

A comissão interna de pessoal da Prefeitura de Santa Cruz divulgou na tarde desta quarta-feira (27) o resultado final dos candidatos aprovados nas entrevistas, última etapa do processo da Seleção Pública realizada para a contratação temporária de profissionais que atuarão no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF I) e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III).

O processo seletivo terá validade de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Os candidatos aprovados para preenchimento de vagas no NASF I  e CAPS AD III deverão comparecer no setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Ferreira Chaves, nº 240, Centro, nos dias 28 e 29 de maio, das 08h às 12h e  de 14:00h às 17:00h, munidos de todos os documentos, conforme o item 11 do Edital de nº 001/2015.

Confira a lista no site: www.santacruz.rn.gov.br/site/blog/1024

Desabastecimento de materiais atinge hospitais do interior do RN


O problema de desabastecimento de insumos e medicamentos constatados nos hospitais públicos de Natal também atinge o interior do estado. No Hospital Regional de Caicó, na região Seridó, muitos acompanhantes de pacientes estão tendo que comprar os materiais necessários para o tratamento. Entre o material que está faltando estão gaze, soro, luvas e dipirona. 

Segundo Rosália Fernandes, diretora do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde), durante o ato em defesa dos hospitais da região realizado nesta terça-feira (26) em Caicó, algumas usuárias chegaram a relatar também problemas no Hospital da Mulher do município. “A realidade de lá não se diferencia daqui [Natal] e chega a ser até pior, já que demora mais para chegar o material no interior”, explicou Rosália. Segundo ela, um médico denunciou que também estava sem nada para atender os pacientes da UTI.


Ela explica que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que estava com muitas dívidas com fornecedores, herdadas da última gestão estadual, mas que as contas estavam sendo pagas para que o abastecimento pudesse ser feito novamente. Porém, segundo Rosália, o problema deveria estar sendo resolvido rápido, porém a situação está se agravando.

No início do governo Robinson Faria, a Sesap tinha uma dívida R$ 124,7 milhões, sendo 53,3 milhões somente com fornecedores de insumos e medicamentos, além de prestadores de serviços, segundo disse o secretário Ricardo Lagreca em entrevista publicada na TRIBUNA DO NORTE, em março. Nas últimas semanas, mais de 100 itens de medicamentos que estavam faltando na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), porém o estoque só deverá ser normalizado no fim do mês. Itens para uso hospitalar, como seringas e soro fisiológico também chegaram para serem distribuídos nos hospitais.

O Sindsaúde está realizando uma série de mobilizações nos principais hospitais do estado como parte da sua campanha salarial. Na próxima sexta-feira (29) será realizada uma assembleia, onde a categoria irá votar o indicativo de greve.

Em Brasília/DF, Prefeita Fernanda participa de reunião com o Ministério do Turismo sobre próximas etapas do Teleférico


Depois de ouvir do Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, que a conclusão do Teleférico é uma das prioridades da pasta para o RN, a Prefeita Fernanda Costa aproveitou sua estadia em Brasília/DF, onde se encontra desde esta terça-feira (26) participando da Marcha dos Prefeitos, para tratar também da construção do equipamento público.

Fernanda Costa se reuniu com a Chefe de Gabinete do Ministério do Turismo, Ana Paula Magalhães, e tratou sobre os próximos passos que precisarão ser dados para a efetivação das próximas etapas da obra. Com o sinal verde dado pelo Ministro Henrique Alves, a expectativa é que a construção do Teleférico siga seu curso normal e as etapas de construção contemplem os prazos estabelecidos pela construtora.

A construção do Teleférico de Santa Cruz encontra-se na primeira etapa, a edificação do terminal de partida dos bondinhos ao lado da Igreja Matriz.

Juiz proíbe novos presos em Alcaçuz e no Rogério Coutinho Madruga


A Justiça estadual proibiu a entrada de novos detentos na Penitenciária Estadual Francisco Nogueira Fernandes (Alcaçuz) e no presídio Rogério Coutinho Madruga. A decisão é do juiz José Ricardo Dahbar Arbex, da comarca de Nísia Floresta. A decisão atende parcialmente o pedido do Ministério Público e estipula multa de R$ 1 mil por preso que adentrar nas unidades. 

Na argumentação para o pedido de interdição, o Ministério Público aponta para superlotação das duas unidades. De acordo com o MP, o Rogério Coutinho Madruga abriga 490 presos onde deveriam estar 402. Já em Alcaçuz, onde a capacidade máxima seria de 620, há 940 apenados nos pavilhões, o que significa 320 acima da capacidade. Para o MP e o juiz Ricardo Arbex, a situação motiva rebeliões e dificulta o trabalho das direções das unidades, que convivem com fugas recorrentes e tensão dentro dos presídios.

"A superlotação poderia ser justificada, por alguns, como a ponderação de valores, tendo de um lado a segurança pública, eis que os presos condenados devem cumprir o regime fechado em um estabelecimento  prisional, sendo alijados da sociedade. Ocorre que, tal raciocínio, mesmo que esdrúxulo, não tem cabimento na presente situação, eis que a superlotação de Alcaçuz tem causado o abalo de todo sistema prisional. Além das constantes fugas, o ambiente existente em Alcaçuz propicia a propagação e fortalecimento do crime organizado", disse o juiz em sua decisão.

STF mantém mínimo de 450 pontos no Enem para novos contratos do Fies


O Supremo Tribunal Federal (STF) manteve hoje (27) decisão individual do  ministro Luís Roberto Barroso que validou o desempenho mínimo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como requisito para obtenção de novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

De acordo com a decisão, o Ministério da Educação (MEC) pode exigir média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação diferente de zero no Enem como critério para conceder o financiamento em instituições de ensino superior. No entanto, a exigência não pode ser exigida de alunos que já fazem parte do fundo, conforme decisão liminar de Barroso.

A questão foi levada ao Supremo pelo PSB, que arguiu a validade de duas portarias que estabeleceram a pontuação como critério para concessão do financiamento. O prazo para adesão terminou no dia 30 de abril. A renovação de contratos antigos pode ser feita até 30 de junho.