terça-feira, 13 de maio de 2014

Tomba anuncia que o dinheiro para a aquisição da perfuratriz já está na conta da prefeitura


O deputado estadual Tomba Farias, anunciou ontem (12) para a população santacruzense, que o dinheiro para a aquisição de uma máquina perfuratriz estará em poucas horas na conta da prefeitura municipal de Santa Cruz. Com isto o homem do campo da cidade de Santa Cruz e da região do trairi, realizará o sonho de ter água durante os períodos de seca para que os seus rebanhos possam beber sobrevivendo e combatendo este grande problema que os pequenos produtores rurais enfrentam quase todos os anos.

“Prefeita, quero lhe comunicar que hoje, agora a noite, recebi uma ligação da secretária do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, comunicando de que a nossa viagem à Brasília foi muito valiosa, e que hoje foi pago o dinheiro da perfuratriz que amanhã, ou no máximo em 48 horas se encontrarão na conta da prefeitura para que seja feita a aquisição da perfuratriz para a gente perfurar poços para o povo da zona rural, e também confirmou o pagamento da Praça da Bíblia. Lembro ainda que dia 02 de junho será um dia importante para a nossa cidade, porque vai acontecer a licitação do teleférico, teleférico esse que vem absolver e que vem se juntar ao Auto de Santa Rita para que a geração de emprego e traga coisas melhores para todo mundo, sendo o taxista, moto-taxista e comerciantes”, finalizou o deputado Tomba.





Informações: Erivan Justino

Turismo: projeto de Santa Cruz escolhido pelo Ministério do Turismo é lançado em noite de teatro lotado


Com o Teatro Municipal Candinha Bezerra lotado, a Prefeitura de Santa Cruz lançou na noite desta segunda-feira (12) o projeto Desenvolvimento de Ações Estruturantes e Gestão Coordenada do Complexo Turístico Religioso: Santuário de Santa Rita de Cássia. A solenidade contou com participação de várias autoridades, entre elas: o gerente do escritório local do SEBRAE, Gustavo Cosme, o Deputado Estadual Tomba Farias, a Prefeita Fernanda Costa, vereadores e secretários, além de profissionais das várias áreas ligadas ao turismo local.

O projeto, que será executado pela Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, visa fomentar o turismo religioso como eixo de desenvolvimento econômico do município.  O evento objetivou reunir todos os atores envolvidos no segmento do turismo (taxistas, donos de pousadas e restaurantes, mototaxistas, ambulantes, artesãs, dentre outros) para apresentar as ações do município que foi selecionado no ano passado, através de processo seletivo, para desenvolver um projeto de fortalecimento do turismo religioso no Brasil promovido pelo Ministério do Turismo.

A Prefeita Fernanda Costa falou dos esforços para viabilizar o projeto, da parceria com o SEBRAE e afirmou que a motivação maior não foi o montante de recursos e sim a visibilidade que o município e consequentemente sua atração turística, o Santuário de Santa Rita, ganharão. A chefe do executivo enalteceu a qualidade do projeto de Santa Cruz lembrando que o município foi o único escolhido do Nordeste superando outros pontos turísticos já consolidados da região e foi o que recebeu maior nota na avaliação feita pelo Ministério do Turismo entre os cincos projetos escolhidos das demais regiões brasileiras. “Esse projeto não se constitui em obras, em estruturas físicas, esse projeto vai trabalhar com que a gente tem de mais importante que é o conhecimento e a capacitação humana”, concluiu Fernanda Costa.

Em seu discurso, o Deputado Tomba Farias afirmou estar feliz em ver a Prefeita Fernanda Costa dar prosseguimento ao que ele deu inicio com a construção da imagem de Santa Rita de Cássia quando era prefeito.” Fico feliz em ver que uma coisa que nós sonhamos e nós realizamos na nossa cidade está sendo continuada de forma oportuna para que possa melhorar a vida da nossa população”, disse o Deputado Tomba Farias

Na ocasião a Secretária Municipal de Turismo, Marcela Pessoa, expôs o cronograma do projeto, que prevê cursos, palestras, seminários, material gráfico de divulgação do Santuário, dentre outras ações que irão impulsionar o turismo religioso local. A primeira ação já realizada foi o curso Hospitalidade de Negócios, voltado para os ambulantes que atuam no Santuário de Santa Rita de Cássia e realizado no período de 28 de abril a 02 de maio. Cerca de 40 pessoas receberam seus certificados nesta segunda-feira (12), durante o evento no teatro.




Barragem Armando Ribeiro, no RN, volta a encher após trégua da seca


A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na cidade de Assu, na região Oeste do Rio Grande do Norte, voltou a aumentar o nível com as chuvas que caíram nos últimos meses. Na situação atual, mesmo estando abaixo dos 50% de capacidade, o maior reservatório do estado já consegue garantir o abastecimento dos 35 municípios que dependem dele por mais sete meses.
De acordo com matéria exibida pela Inter TV Cabugi nesta terça-feira (13), a barragem Armando Ribeiro Gonçalves atingiu, em março deste ano, o menor nível desde a construção, em 1983, chegando a 32% da capacidade total. Mas, aos poucos, vai ganhando volume e aliviando a preocupação dos agricultores da região do Vale do Açu.

“Rosalba Ciarlini desrespeitou decisões judiciais e enfraqueceu a democracia”

Ao desrespeitar mais de uma centena de decisões judiciais, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), enfraqueceu a democracia, que é a forma de governo em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente – diretamente ou através de representantes eleitos – na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder através do sufrágio universal.
Segundo o Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), Rosalba descumpriu várias dezenas de decisões judiciais, deliberadamente, pondo em risco a estabilidade democrática no Rio Grande do Norte. “A violação à independência dos poderes é um fato gravíssimo. Porque estamos numa democracia e a violação, tanto no cálculo errado de repasse aos demais poderes, quanto desrespeito a decisões judiciais, enfraquecem a relação entre os poderes”, afirma o coordenador do Núcleo de Prevenção à Corrupção da Controladoria Geral da União (CGU) no Rio Grande do Norte, Fábio Silveira.
Silveira é uma das seis pessoas físicas que assinam o pedido de impeachment que tramita contra a governadora Rosalba Ciarlini na Assembleia Legislativa. “São vários problemas que estão embasados com documentos. São acusações sérias, todas muito bem documentadas. E que estão pedindo como resultado o afastamento da governadora, que é o que está previsto na Constituição”, completa.

Para vereador, promotor de Justiça do RN pode ser considerado o “Hitler” dos jumentos


A polêmica decisão do promotor de Apodi, Silvio Brito, ao defender o consumo de carne de jumentos pelos detentos do Estado, ainda causa muito debate. No final de abril, a Câmara Municipal de Caicó aprovou lei proposta pelo vereador Dílson Freitas Fontes, o Leleu Fontes, onde fica proibido, em todo o território municipal, o abate de equinos, equídeos, mulas, jumentos e animais derivados.
Para o vereador, “não é possível conceber essa situação com silêncio e omissão”. Segundo Leleu, “os jumentos são vítimas de abandono e de exploração”. Sobre o promotor da comarca de Apodi, o parlamentar disparou: “Está promovendo um verdadeiro genocídio de jumentos. É um grande risco de extinção. Não há nenhuma garantia que os animais conseguirão se reproduzir de forma suficiente a garantir a continuidade da espécie”.
Ainda em relação a Silvio Brito, Leleu classificou o representante do Ministério Público como uma espécie de “Hitler dos jumentos”. “A diferença é que não são com os judeus”, completou em seguida. Na justificativa utilizada para embasar o projeto aprovado na Câmara, o vereador afirmou ainda que “nenhuma atividade dessa natureza deveria existir, pois fazer do descarte de animais abandonados um negócio, com a anuência dos poderes constituídos, constrange parte da sociedade”.

Fotógrafo potiguar registra sangria da barragem de São Tomé, RN


O fotógrafo potiguar Canindé Soares registrou, neste último final de semana, imagens que mostram a sangria da barragem da fazenda Alto do Céu, localizada na entrada do município deSão Tomé, na região Agreste do Rio Grande do Norte

De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), entre o sábado e o domingo choveu mais de 100 milímetros na região. Segundo moradores da região, há mais de três anos a barragem não transbordava. "Foi uma chuva muito forte e concentrada. Em pouco mais de quatro horas encheu a barragem, que estava seca na manhã do sábado", relatou Canindé.
São Tomé recebe água da adutora Monsenhor Exedito, que tem como fonte a lagoa do Bonfim, emNísia Floresta, a 35 quilômetros de Natal.

Adolescente de 17 anos é morto a tiros no bairro Petrópolis, em Natal

Um adolescente de 17 anos foi assassinado a tiros na noite desta terça-feira (13) no bairro Petrópolis, na zona Leste de Natal. De acordo com o 1º Batalhão da Polícia Militar o crime aconteceu na rua Teófilo Brandão.

O oficial de operações do 1º BPM, tenente Marinho, acrescenta que os suspeitos do crime não foram localizados. O assassinato aconteceu em via pública. A PM não tinha informações sobre o que pode ter motivado o homicídio.

As equipes do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e da Polícia Civil também estiveram no local para atender a ocorrência.

Paróquia celebra Nossa Senhora de Fátima e entrega novas vestimentas para coroinhas na aberta da festa de Santa Rita


A programação de abertura da Festa de Santa Rita de Cássia foi iniciada nas primeiras horas desta terça-feira (13).

Reverenciando Nossa Senhora de Fátima, lembrada neste dia, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, celebrou missa às 7h da manhã em honra a Santa. A celebração aconteceu na Igreja Matriz e foi presidida pelo pároco, Pe. Vicente Fernandes.

A celebração também marcou a chegada da nova vestimenta dos acólitos (coroinhas) da Paróquia. A vestimenta segue padrão da Arquidiocese de Natal, com túnica branca, e escapulário, que antes era preto, passa a ser vermelho.

A programação de abertura segue ao meio-dia com oração do Ofício de Nossa Senhora, na Matriz, e a noite, às 19h, com a primeira Novena de Santa Rita de Cássia.

PC do B pode indicar candidato a vice-governador na chapa de Robinson

Um dos dirigentes do PC do B no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Fábio Dantas, afirmou na manhã de hoje que não descarta que o seu partido venha a indicar o vice-governador na chapa do pré-candidato do PSD a governador, Robinson Faria. O partido foi sondado para compor como vice a chapa de Robinson, mas só vai discutir a chapa majoritária após o fechamento da proporcional – disputa de deputados estaduais e federais. “A prioridade do partido continua sendo a eleição proporcional, mas a gente vai analisar todas as alternativas”, afirmou Fábio, em contato esta manhã com a reportagem de O Jornal de Hoje. “A prioridade número zero é a eleição proporcional, eleger uma bancada do PC do B, mas para isso precisa unir outros partidos”, completa.
Entre os nomes que poderiam ser indicados pelo PC do B como vice de Robinson Faria está o do vereador George Câmara. O parlamentar é um dos pré-candidatos do PC do B a deputado estadual e seria almejado pelo grupo de Robinson. “Depois de discutir essa prioridade, que é a eleição proporcional, discutiremos a eleição majoritária”, repetiu Fábio. Em sua visão, mais importante que discutir nomes, se o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), ou o vice Robinson Faria, o PC do B pretende debater um projeto para o Rio Grande do Norte. “Continuou dizendo que o mais importante, antes de nomes, é o projeto para o RN. Até agora não vi ninguém, nem Henrique, nem Robinson, apresentarem projetos”, afirmou. “Quero saber qual candidato resolverá o problema do RN, quem é a solução?”, indagou.

Lentidão para pagar desapropriações gera nova ocupação


A lentidão nos processos burocráticos para pagamento de indenizações à população afetada pela Barragem de Oiticica fez com que eles ocupassem, pela segunda vez no ano, o canteiro de obras da barragem, e paralisassem o serviço por mais de 12 horas. Os ocupantes avisam que só terminarão sairão após o pagamento de, pelo menos, 30% das indenizações e feito o desmatamento do Alto do Paiol, local para a construção das casas da Nova Barra de Santana.

Quase cem pessoas invadiram o canteiro, desde às 5h da manhã de ontem. Eles permaneceram no local até por volta das 18h e prometem retornar hoje, no mesmo horário – ficando cerca de três como vigia. “Vamos ficar até que seja pago todas as indenizações, e feita a terraplenagem”, disse, por telefone, Érika Nayara Gomes,  membro da Coordenadoria de Defesa dos Atingidos pela Barragem de Oiticica. 

Emparn prevê mais chuvas em Natal nesta quarta-feira

A chuva deve continuar no Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (14). De acordo com a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), a concentração de chuvas será no período da manhã, nas regiões leste e agreste potiguar.

Segundo a Emparn, a velocidade do vendo e sua direção favorecem a umidade vinda do oceano Atlântico para a costa leste do estado.

Para as demais regiões do Rio Grande do Norte, a previsão é que o tempo fique parcialmente nublado, podendo haver pancadas de chuvas.

Caminhão carregado de alimentos tomba na BR-101, em Parnamirim


Um caminhão carregado de alimentos tombou no início da tarde desta terça-feira (13) na BR-101, na entrada de Parnamirim, na Grande Natal. Segundo a  Polícia Rodoviária Federal (PRF) acidente aconteceu no sentido Parnamirim/Natal no trecho próximo à entrada para o cemitério Morada da Paz. 

De acordo com a PRF, o motorista perdeu o controle do caminhão e colidiu no canteiro que separa a BR-101 de uma pista marginal da rodovia federal. Com o impacto da batida, o veículo tombou sobre o canteiro e uma das faixas da pista. Não há nenhum ferido.Um veículo de apoio esteve no local para recolher a mercadoria logo após o tombamento. O acidente aconteceu por volta das 13h e o caminhão pertence ao supermercado Nordestão. 

Festa de Santa Rita de Cássia 2014 será aberta hoje

Nos próximos 10 dias, Santa Cruz se tornará a capital da fé do Rio Grande do Norte. Tem início hoje à principal festa religiosa da região Trairi, a festa de Santa Rita de Cássia.

Até o dia 22 de maio serão diversos eventos, religiosos e sociais, que buscarão atrair os fiéis devotos de Santa Rita de Cássia e os visitantes que virão a cidade nos próximos dias.

A abertura hoje contará com a participação dos fiéis de Santa Rita do bairro Ponta Negra, em Natal. Uma carreata trará a imagem da Igreja da capital, acompanhada de fiéis. Uma procissão da bandeira também acontecerá, saindo da rua Ferreira Chaves, em frente a Casa Paroquial para a Matriz.

A primeira novena está marcada para às 19h e terá como celebrante o Pe. Alcimário Pereira, de Ponta Negra. Uma das grandes apostas é da encenação da vida de Santa Rita de Cássia a cada noite de novena, abordando também o sub-tema da noite.

Após a novena, na programação social da festa, será aberta a quermesse, a feira de Artesanato, promovida pela Prefeitura de Santa cruz, e acontecerá show com o artista Zé Sanfoneiro.

São 10 dias de intensa programação, recebendo três Arcebispos da Arquidiocese de Natal, o atual Dom Jaime Vieira Rocha, e os eméritos, Dom Matias Patrício de Macedo e Dom Heitor Sales, além de diversos sacerdotes e religiosos da Igreja Arquidiocesana de Natal.