segunda-feira, 28 de março de 2016

Henrique Alves não é mais Ministro do Turismo


Aliado do vice-presidente Michel Temer, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves entregou hoje o cargo de ministro do Turismo.
É a primeira baixa entre as pastas ocupadas pelo PMDB. Com o iminente desembarque do partido do governo Dilma, o Planalto teme novas defecções.
Veja a Carta:

Portal UOL destaca relato de Cacau na madrugada de hoje (28) contando sobre acidente de trânsito que vitimou seu pai


Reunidos no quarto roxo na madrugada desta segunda-feira (28), Maria Claudia, Ronan e Geralda conversaram enquanto Munik dorme. O clima harmônico fez com que Cacau abrisse o coração e falasse sobre sua família e, principalmente, sobre o pai, que faleceu pouco antes do inicio do programa. “Meu pai era uma excelente pessoa, seu único problema era a bebida”, contou a potiguar.

De acordo com ela, ele já tinha melhorado muito, mas sentia muita dificuldade em largar o vício porque era dono de um bar. Sem demonstrar nenhuma mágoa, Cacau disse que uma das únicas lembranças ruins que tem do pai era da infância. “Quando eu era criança ele bebia e costumava ficar violento”, contou a sister. “Lembro de ter ficado embaixo da cama de uma vizinha escondida dele em uma dessas ocasiões.”

Ainda sobre o pai, Cacau contou mais detalhes de como foi a tragédia que o matou. De acordo com ela, ele voltava para casa de moto e passou a entrada da cidade. Ao invés de fazer o retorno, ele decidiu corrigir o trajeto voltando na contramão e foi atingido de frente por um carro em alta velocidade. “Foi horrível, um choque para todos”, disse a youtuber.

Apesar dos problemas do pai com bebida, a sister elogiou muito seu caráter e simplicidade. “Ele estava até cogitando fechar o bar para começar um novo negócio”, afirmou. Interessada na história de vida de Cacau, Geralda perguntou sobre sua mãe e seus irmãos.

Cacau respondeu contando que mãe ganha a vida como sacoleira, o irmão dando aulas de reforço particular e que a irmã é formada em pedagogia e só não trabalha muito por problemas de saúde. A youtuber revelou que sua irmã até hoje trata de um câncer e tem fibromialgia, uma doença que provoca dores por todo o corpo.

UOL


BBB: Na torcida por Cacau, youtubers e fãs mudam nomes em seus perfis


Na reta final da 16ª edição do Big Brother Brasil, fãs e apoiadores da potiguar Maria Cláudia estão mudando o nome em seus perfis do Twitter fazendo referência ao canal da youtuber, o “Senta lá, Cláudia”. Até Matheus (@uaimatheus), o mineiro com quem a sister viveu um romance durante o confinamento, entrou na moda.

Cacau vem recebendo o apoio de outros de fãs e amigos. No seu canal Senta lá, Cláudia!, youtubers do nordeste participam de um vídeo onde defendem a permanência da sister potiguar no reality show, que agora só conta com quatro participantes.

Desde que iniciou sua participação no programa, Cacau vem ganhando fama e o resultado disso é um aumento expressivo do número de seguidores nas ruas redes sociais. Há cerca de três meses, o Senta lá, Cláudia! contava com cerca de 60 mil inscritos.  O canal da youtuber, que é natural de Santa Cruz, superou os 350 mil inscritos.

Próximo do fim do prazo de transferência, Wilma ainda não decidiu em qual partido se filiará


A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, desligada do PSB desde a chegada do deputado federal Rafael Motta, ainda não decidiu para qual partido vai, mas a decisão deve sair até o próximo sábado (2), último dia da janela de transferência partidária, segundo o calendário definido pela Justiça Eleitoral.

Entre os partidos pretendidos pela ex-governadora estão o PR, o PMB, o PPS e o PSDB. Mesmo assim, outras legendas não são descartadas. No PR, o presidente João Maia já fez o convite e apresentou uma boa proposta com Wilma candidata à vereadora, já que existe a possibilidade dela se candidatar de olho na Presidência da Câmara. No PMB, o convite já foi oficializado pelo vereador e presidente estadual Raimundo Mendes, que, inclusive, garantiu espaço e autonomia a ex-governadora. A própria nominata do PMB aguarda a filiação de Wilma pelo grande potencial eleitoral, que pode transformá-la em uma “puxadora de votos”.

No PPS, o presidente e ex-deputado Wober Júnior é o que menos acredita na filiação. Politicamente próximo a Wilma e de convite já formalizado, ele lembrou que, mesmo já tendo conversado com ela, a filha e deputada estadual Márcia Maia optou pelo PSDB. Wober ainda aguarda a resposta, mas acredita que o caminho natural de Wilma seja o mesmo de Márcia. O próprio PSDB também aguarda a filiação de Wilma. O problema por lá é a falta de espaço, já que existe um acerto prévio para que, em 2017, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, assuma o comando estadual do partido.

Outros partidos também fizeram convite à vice-prefeita, mas até agora, nada foi oficialmente definido. A expectativa é que Wilma anuncie o novo partido antes do próximo dia 2.
PPS
As conversações entre o presidente do PPS no RN, Wober Júnior, e a vice-prefeita Wilma de Faria tiveram um ponto final desde a filiação da filha de Wilma, a deputada estadual Márcia Maia, ao PSDB. Antes da filiação, a parlamentar teve vários encontros com o PPS, que tinha esperança de que o grupo da ex-governadora embarcasse na sigla. Apesar da decisão de Márcia já ter sido tomada, Wilma segue indecisa sobre sua futura legenda.

Diante da ida de Márcia ao PSDB, o presidente do PPS disse achar que o destino de Wilma deverá ser o mesmo que o da filha deputada. “Depois que Márcia foi para o PSDB a gente não conversou mais. Wilma está sem partido, ela é minha amiga, tem uma história, mas é estranho que ela vá ficar num partido e a filha em outro. Eu acho que ela vai para o partido que a filha está. Elas se entendem muito bem, mas isso é um problema que ela vai resolver”, disse Wober Júnior ao Agora RN nesta segunda-feira.

Além do PPS, Wilma aprofundou conversas com o PR, do ex-deputado federal João Maia. No entanto, os diálogos também não tiveram definição.

“Fugas no sistema prisional absorvem muita da força policial”, afirma especialista em segurança


O alto número de mortes durante o feriadão da Semana Santa assustou até mesmo quem já trabalha na área há algum tempo.

Ivênio Hermes, especialista em segurança pública e analista criminal, afirmou que a maioria das vítimas já tinham algum passado no mundo do crime. “Dois eram condenados em homicídio qualificado. Três indiciados em inquérito policial, sendo um por furto, outro por estelionato e outro por ameaça. Ainda tinha um que era réu em processo de violência doméstica. E por aí vai”.

Uma mulher que era vítima de violência doméstica e que estava sob medida protetiva também foi morta durante o feriadão.

Ainda segundo Ivênio, a situação do sistema prisional tem afetado diretamente o combate aos crimes no Estado. “As fugas do sistema prisional absorvem a força policial tanto na recaptura, como na revista aos presídios. Além disso, vem a pior parte. Grande parte dos fugitivos são homicidas e traficantes que estão contribuindo para a guerra do tráfico e acertos de contas”.

Acusado de estupros coletivos em Natal é recapturado

O homem acusado de ter estuprado três mulheres de julho a agosto de 2015 em Natal foi recapturado na manhã desta segunda-feira (28)após fugir do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Parnamirim na última sexta (25). Alexsandro Faustino do Nascimento foi encontrado nas proximidades do Rio Pitimbu.
A agente penitenciária Rose Marinho informou que o fugitivo foi achado após denúncias. Ele estava escondido próximo ao Rio Pitimbu, perto do conjunto Coophab. Agentes penitenciários fizeram buscas e o acusado foi preso por volta das 10h. Na última sexta-feira (25), Alexsandro pulou o muro da unidade prisional e fugiu apenas de cueca, segundo o coordenador de Administração Penitenciária, Zemilton Silva.
Os estupros coletivos aconteceram entre os dias 17 de julho e 15 de agosto de 2015. Além de Alexsandro, outros dois adolescentes foram reconhecidos pelas vítimas por terem participado do crime. Na época da prisão a polícia encontrou pertences das vítimas na casa de Alexsandro.
Estupros
O primeiro caso de estupro coletivo ocorrido no San Vale foi registrado no dia 17 de julho de 2015. Um casal em uma motocicleta foi abordado por suspeitos que pararam o veículo após jogarem um pedaço de madeira na pista.
As vítimas foram rendidas e levadas para um matagal, onde aconteceu o abuso. Os suspeitos do crime fugiram na motocicleta do casal e em um cavalo. No dia seguinte, a Polícia Civil divulgou o retrato falado de um dos suspeitos, feito com base no depoimento da vítima.
O segundo caso, também ocorrido no conjunto San Vale, foi no dia 8 de agosto de 2015. De acordo com a PM, três homens fizeram uma armadilha com arame farpado para parar um motociclista que levava uma mulher na garupa. Os bandidos colocaram o arame estirado de um poste até uma árvore, atravessando a pista. O rapaz que conduzia a moto não viu o arame e foi atingido no peito. Ele acabou perdendo o controle do veículo e o casal caiu.
Em seguida, o homem e a mulher foram arrastados para dentro de uma região de mata fechada. O jovem foi agredido e a garota, violentada. Neste caso, a mulher identificou um dos agressores como sendo o mesmo do retrato falado divulgado pela Polícia Civil.
O terceiro caso de estupro aconteceu no dia 15 de agosto de 2015 em uma estrada de terra que liga os bairros de Felipe Camarão e Planalto. A vítima, uma jovem de 18 anos, foi levada para um matagal e abusada sexualmente por três homens. Segundo a Polícia Militar, a jovem estava acompanhada do namorado em uma motocicleta quando os criminosos surpreenderam o casal. Em meio ao matagal, o homem foi amarrado. Na fuga, os estupradores levaram a moto.

Moro envia superplanilha da Odebrecht para o Supremo

O juiz federal Sérgio Moro decidiu enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a superplanilha com a indicação de pagamentos feitos pela Odebrecht a políticos, encontrada pela força-tarefa da Operação Lava Jato na casa do ex-presidente de Infraestrutura da empreiteira Benedicto Barbosa Silva Junior, no Rio de Janeiro.

A superplanilha traz cerca de 300 nomes ligados a 24 partidos políticos. Levantamento do jornal O Estado de S. Paulo com base no documento mostra que, em vários casos, os valores são superiores aos declarados pelos candidatos indicando possível caixa 2.

"O ideal seria antes aprofundar as apurações para remeter os processos apenas di­ante de indícios mais concretos de que esses pagamentos seriam também ilícitos. A cautela recomenda, porém, que a questão seja submetida desde logo ao Egrégio ­Supremo Tribunal Federal", registra Moro, na decisão desta segunda-feira, 28.

A superplanilha, como está sendo chamada a lista nos bastidores do poder, é a maior relação de políticos e partidos associada a pagamentos de uma empreiteira capturada pela Lava Jato desde o início da operação, há dois anos. Ela foi encontrada nas buscas da 23.ª fase, a Acarajé, que teve como alvo principal o casal de marqueteiros João Santana e Mônica Moura.

A planilha foi divulgada oficialmente pela operação na manhã de quarta-feira, 23. Mas, no início da tarde, o juiz federal decretou sigilo sobre o documento. Moro pediu ao Ministério Público Federal que se manifeste sobre "eventual remessa" dos papéis ao Supremo Tribunal Federal.

Campanhas 

As anotações, indica a Lava Jato, referem-se às campanhas eleitorais de 2012 (municipais) e 2014 (presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais). Segundo a força-tarefa, não há nenhum indicativo de que os pagamentos sejam irregulares ou fruto de caixa 2.

Barbosa Silva Jr. é apontado pelos investigadores como o encarregado de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira, para tratar de doações eleitorais e repasses a políticos.

Também há inúmeras anotações manuscritas fazendo referência a repasses para políticos e partidos, acertos com outras empresas referentes a obras e até documentos sobre "campeonatos esportivos", que lembram documentos semelhantes já encontrados na Lava Jato e revelaram a atuação de cartel das empreiteiras em obras na Petrobras.

Os partidos que constam na planilha são PT, PMDB, PSDB, PP, PSB, DEM, PDT, PSD, PC do B, PPS, PV, PR, PRB, SD, PSC, PTB, PTN, PT do B, PSOL, PPL, PTB, PRP, PCB e PTC. O levantamento jornal O Estado de S. Paulo baseou-se nas planilhas às quais a reportagem teve acesso.

Corpo de adolescente de 13 anos é encontrado em Areia Branca, no RN


O corpo de uma adolescente de 13 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (28) no município de Areia Branca, na região da Costa Branca potiguar. De acordo com a Polícia Militar, o cadáver tinha marcas de violência.
A vítima, ainda não identificada, foi achada por volta das 8h30 em um terreno no conjunto Santa Amália, na Praia de Upanema, localizada em Areia Branca. Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), o corpo da adolescente tinha sinais de espancamento.

Assassinatos na Semana Santa aumentaram quase 23% em relação à 2015


A Coordenadoria de Informações, Estatísticas e Análises Criminais do RN (Cione) informou, nesta segunda-feira (28), que o número de assassinatos no período da Semana Santa deste ano subiu 23% em relação à 2015.

Conforme o portal Agora RN já publicou nesta segunda, 27 pessoas foram assassinadas entre a última sexta-feira (25) e o domingo (27), sendo três delas do gênero feminino. No ano passado, neste mesmo período, foram 22 casos identificados.

Em 2016, dos 27 casos, 11 foram em Natal, 3 em Macaíba, 2 em São Gonçalo do Amarante e 1 em Caicó, Parnamirim, Ielmo Marinho, Mossoró, São Miguel, Nova Cruz, Alexandria e Governador Dix-Sept Rosado.

Criminosos explodem caixa de banco em Japi, RN

Criminosos invadiram a agência e explodiram um caixa eletrônico do Bradesco na madrugada desta segunda-feira (28) no município de Japi, a cerca de 130 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha conseguiu fugir.
Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 2h. Os homens armados chegaram em um carro EcoSport, invadiram o estabelecimento e explodiram o caixa.
A polícia ainda não sabe se o dinheiro do terminal foi levado pelos criminosos.
O estabelecimento ficou destruído com a força da explosão.
A polícia fez buscas, mas ninguém foi preso.

Informações: Blog Japi em Foco