segunda-feira, 5 de maio de 2014

Robinson avalia vitória de Francisco José Jr como recado do eleitorado ao ‘acordão’


O presidente do PSD no Rio Grande do Norte, vice-governador Robinson Faria, avalia que a vitória do seu partido, em Mossoró, através da eleição de Francisco José Júnior (PSD) na eleição suplementar deste domingo, significou “o grito do povo mossoroense por mudança” na política. “Nossa aliança venceu o primeiro teste”, afirmou, se referindo à aliança entre PSD e PT, que tem como representantes estaduais o próprio Robinson enquanto candidato ao governo e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), pleiteante ao Senado em 2014.
“Mossoró quebrou o paradigma, elegendo um nome novo. A população mostrou, através do voto, um sentimento muito forte de mudança”, afirmou Robinson na manhã desta segunda-feira, um dia após a eleição. Na sua avaliação, Francisco José Júnior é um nome novo, fora dos nomes tradicionais da política, que vinham dominando a política mossoroense há mais de 40 anos. “Ele, na hora que teve a oportunidade de ser candidato, com uma proposta nova, sem radicalismo, com discurso de modernidade, e sendo gestor de pouco tempo que mostrou talento como executivo, tudo isso resultou nessa maioria surpreendente”.
Sobre o impacto desta vitória nas urnas de outubro, Robinson diz que tem enorme importância: “Fortalece porque a aliança estadual está colocada. Foi vitoriosa no primeiro teste em Mossoró contra a outra aliança, que também está formada e que apoiou a candidata do PSB, através do PMDB e do PR, justamente a outra chapa. O primeiro teste foi favorável a nossa parceria”.

'Dever cumprido', diz Larissa Rosado após derrota na eleição em Mossoró

A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) emitiu "nota de agradecimento" nesta segunda-feira (5) após derrota na eleição suplementar para prefeito de Mossoró. Ela agradeceu a militância e o companheiro de chapa, Alex Moacir, e disse que sai da eleição com "sentimento de dever cumprido". Larissa obteve 37.053 votos, mas não foram computados porque a candidatura dela está sub judice. Francisco José Júnior (PSD) foi eleito com 68.915 votos, 88,32% dos votos válidos.
"Apresentamos nossas propostas para fazer uma Mossoró mais justa, compartilhamos o sonho de um novo modelo de gestão na nossa cidade, sem se intimidar com forças poderosas que insistem em trabalhar contra o real projeto coletivo de mudança. (...) Para todos nós, hoje é o primeiro dia de uma nova caminhada. Porque, aos que lutam por uma sociedade mais justa, não há outra opção a não ser continuar lutando", diz a nota.

Com apoio da Prefeitura, catadores de Santa Cruz visitam cooperativa de Natal e iniciam processo para criar cooperativa local


A parceria da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Natal (COOPCICLA) possibilitou uma visita realizada nesta terça-feira (29) a capital do Estado, que objetivou promover um intercambio técnico de informações destinado a um grupo de catadores de materiais recicláveis de Santa Cruz. A ação também contou com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP/RN).

Em Santa Cruz, apoiado pela Prefeitura, o grupo de catadores encontra-se em fase inicial para constituir uma cooperativa e a ida a Natal-RN serviu para conhecer as boas práticas realizadas pela cooperativa da capital.

Acompanhados pela orientadora social da Prefeitura de Santa Cruz, Rita de Cássia Ramos, os catadores santa-cruzenses puderam conhecer a estrutura da cooperativa, os setores de seleção e os processos de coleta, além dos projetos que a COOPCICLA tem com algumas instituições como, por exemplo, o Banco do Brasil. “Esta é uma preocupação da Prefeita Fernanda Costa com o pessoal da reciclagem. Este foi o pontapé inicial para que eles constituam uma cooperativa e esperamos contar com o apoio do SESCOOP/RN”, afirmou Rita de Cássia Ramos, que também é pedagoga e especialista em Educação Ambiental.

Os catadores tiveram apoio da Prefeitura de Santa Cruz, que disponibilizou um transporte para levá-los à capital. Para Rosilene Silva, uma das catadoras, as informações colhidas foram válidas e podem ser aproveitadas pelo grupo no município do Trairí. “Agora é com a gente, vamos voltar pra casa com as novidades e prosseguir com o trabalho”, disse Rosilene.




Fotos: Divulgação/Sescoop-RN

Natal recebe mais um painel de decoração para a Copa do Mundo

Quem trafega pela rodovia BR-101, próximo ao viaduto de Ponta Negra, já pode ver um novo painel alusivo a Copa do Mundo.
A novidade fica por conta da saudação bilíngue, dando boas vindas aos turistas que chegarem aqui em Natal.
A estrutura do tão criticado painel antigo que foi rejeitado pela população e retirado rapidamente ainda permanece à espera de uma nova arte, que como noticiado ontem aqui no portal do Jornal de Hoje já foi aprovada pela Prefeitura da cidade e deve ganhar as ruas da cidade nos próximos dias.

MPF denuncia ex-secretário de educação por superfaturamento na compra de livros


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou o ex-secretário estadual de Educação, Pedro Almeida Duarte, e o empresário Gustavo Pereira Mendes por superfaturamento na aquisição de livros didáticos, em 2002. Ambos estão envolvidos na compra de mais de 200 mil exemplares por preço acima do mercado e sem licitação.
Pedro Duarte, então secretário estadual de Educação, assinou um contrato por inexigibilidade de licitação com a empresa S.A. de Oliveira Comércio e Serviços-ME, representada por Gustavo Pereira. Firmado em 23 de outubro de 2002, o contrato definiu a aquisição de 216.300 livros didáticos, a serem distribuídos em 211 escolas da rede estadual, no valor total de R$ 4.974.900, recursos oriundos do programa Recomeço, do Governo Federal.
De acordo com a denúncia do MPF, os dois “superfaturaram os valores dos bens adquiridos, subtraindo, com isso, os recursos públicos relativos à diferença de sobrepreço”. Ambos foram denunciados na prática prevista no art. 312 do Código Penal (peculato) e no artigo 89 da Lei 8.666/93 (dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei).

Senac oferece 629 bolsas de estudos em cursos técnicos no RN

O Senac abriu processo seletivo para 629 bolsas de estudos em cursos técnicos voltadas à população de baixa renda, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições podem ser feitas de 5 a 12 de maio, exclusivamente no site do Senac. Os cursos serão realizados em Natal, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assú.
A seleção contempla capacitações que terão início ao longo dos meses de maio e junho. Os interessados em se candidatar a uma das vagas devem possuir renda familiar mensal de até dois salários por pessoa. Ao todo, são oferecidas 17 opções de cursos, em 35 turmas, com vagas nos horários da manhã, tarde e noite.
Dentre os cursos oferecidos estão cabeleireiro, operador de computador, auxiliar administrativo e cozinheiro. Também há vagas nos cursos técnicos em logística e segurança no trabalho. Os pré-requisitos para cada qualificação e o quadro de vagas completo podem ser consultados na página do Senac.
Matrícula
Para garantir a bolsa de estudo, os candidatos selecionados devem procurar uma das unidades do Senac para apresentação dos documentos comprobatórios de renda e requisitos do curso pelo qual optou, dentro do prazo estipulado pela instituição. Os candidatos com as melhores classificações serão convocados para a efetivação da matrícula, através de publicação de listas no site do PSG, até o preenchimento de todas as vagas.
Os processos seletivos para cursos inseridos no PSG são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.
Confira os cursos disponíveis: 
Administrador de Redes
Almoxarife
Auxiliar Administrativo
Balconista de farmácia
Cabeleireiro
Contabilidade para não contadores
Cozinheiro
Especialização técnica de nível médio em enfermagem
Gerência de loja
Gestão de pessoas
Manicure e pedicure
Massagista
Operador de Computador
Qualidade em serviços turísticos
Técnico em logística
Técnico em segurando do trabalho e Vendedor

Edital para monitores do programa Mais Educação

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Educação, publicou edital para a constituição do banco de monitores voluntários para o programa Mais Educação.

Para baixar o edital completo acesse o link abaixo:

PM encontra corpos carbonizados dentro de carro na Grande Natal



Dois corpos carbonizados foram encontrados dentro de um veículo na manhã desta segunda-feira (5) às margens de uma estrada carroçável na localidade de Cajupiranga, em Parnamirim, na Grande Natal. De acordo com o coronel Jair Júnior, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, não foi possível identificar as vítimas.
A PM foi acionada e se deslocou até o local para o isolamento da área. Os corpos serão levados para o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) para perícia.

Polícia Militar registra dois homicídios nesse domingo em Goianinha

A Polícia Militar registrou dois homicídios em Goianinha nesse domingo (4). Um homem matou o próprio sobrinho com golpes de foice, na zona rural, e um outro foi encontrado no conjunto Sapucaia, com seis marcas de tiros. Ninguém foi preso até o momento.

Ivanaldo Félix de Lima, de 40 anos, teria discutido com seu tio na residência em que moravam, na comunidade Sítio Santa Catarina, quando a briga saiu do controle. O homem levou dois golpes de foice na cabeça e não resistiu aos ferimentos. O tio, cuja identidade ainda não foi divulgada, evadiu-se do local após o acontecido. 

PRF autua 409 motoristas por infrações e apreende 130 gramas de drogas

A Polícia Rodoviária Federal divulgou o balanço das operações nesse final de semana. Foram 25 acidentes, sendo 15 deles com vítimas, e mais de 400 motoristas autuados. Além disso, a PRF apreendeu 100 gramas de maconha e 30 gramas de Haxixe.

O acidente mais grave resultou na morte de Garcia Nascimento da Silva, 45 anos. O homem conduzia uma Sprinter, no Km 135 da BR-101, em São José do Mipibú, quando perdeu o controle do veículo, colidiu com a mureta de proteção do canteiro central e capotou. 

Entre os 1.487 veículos que a PRF fiscalizou nas rodovias federais, 518 condutores realizaram testes de bafômetros e nove foram autuados, por dirigir sob efeito de álcool.  

Outras dez pessoas foram detidas por crimes diversos: sete por promover tumulto e incitar à violência em evento esportivo; uma por entregar a direção de veículo a condutor sem habilitação, outra por crime eleitoral, em Mossoró, e um por porte de drogas. 

Na tarde ontem (4), um professor de surf, de 29 anos, natural do Rio de Janeiro, foi preso em São José do Mipibú, no Km 118 da BR-101. O homem seguia em um Ford KA em direção à Praia de Pipa, quando foi parado no posto policial em posse de 100 gramas de maconha e 30 gramas de Haxixe. A ocorrência foi encaminhada para a DP zona Sul. 

Parmalat faz novo recall devido a possível presença de formol no leite

A LBR Lácteos Brasil divulgou na última quinta-feira (1º) um novo comunicado de recall do leite Parmalat UHT Integral atendendo a notificação do Procon-SP. No aviso de recall divulgado no dia 21 de março, segundo o órgão de proteção ao consumidor, a empresa deixou de informar os riscos e implicações que oferece à saúde e segurança dos clientes, conforme determina legislação vigente.
No comunicado divulgado na semana passada, a empresa convoca os consumidores para a troca dos produtos envolvidos neste chamamento, que porventura ainda existam em seu poder, devido a não conformidade e presença da substância formaldeído. Essa substância pode apresentar riscos à saúde, portanto seu consumo deve ser evitado.

Após 5 horas e meia de obstrução, MST libera tráfego na BR-304, no RN

Após 5 horas e meia de interdição, manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) desobstruíram o tráfego de veículos na BR-304, na altura do município de Santa Maria, a pouco mais de 50 quilômetros de Natal. A informação foi confirmada pelo inspetor Roberto Cabral, do núcleo de comunicação da Polícia Rodoviária Federal. "A pista foi fechada às 8h e liberada às 13h30. O trânsito já foi normalizado", confirmou.
Ainda de acordo com a PRF, cerca de 50 manifestantes exigiam a presença do prefeito de Santa Maria e de um representante do Incra para que fosse negociada a regularização de um assentamento que fica na região. Uma reunião ficou agendada com a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) na tarde desta terça-feira (6) para tratar da reivindicação.

Campanha de vacinação contra a gripe termina sexta-feira


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (9) em todo o país. Devem ser imunizados idosos, crianças com idade entre 6 meses e menos de 5 anos, gestantes, mães em puerpério (45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A orientação do Ministério da Saúde é para que pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também recebam a dose. Elas devem apresentar a prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas no Sistema Único de Saúde devem procurar os postos onde estão registrados para receber a vacina.

Tangará é contemplada com o PAC do Saneamento

Em mais uma etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Funasa, com obras de saneamento, esgotamento sanitário e abastecimento de água, o município de Tangará e outros 21 municípios do Estado do Rio Grande do Norte foram contemplados com essas ações do Governo Federal.
A informação foi confirmada pela deputada Fátima Bezerra, que participará da assinatura do termo dos convênios entre Governo Federal e Municípios, que ocorrerá no dia 6 de maio, no Palácio do Planalto.
A iniciativa visa, entre outras coisas, aumentar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto, proteção dos mananciais, despoluição de cursos d’água e no tratamento de resíduos sólidos. Essas ações contribuem imensamente para a saúde da população.


Fonte: Assessoria de Comunicação de Tangará

Imóveis do Minha Casa Minha Vida vira pesadelo para moradores de Parnamirim


O programa que prometia realizar o sonho da casa própria de milhões de brasileiros se transformou em “Minha Casa, Meu Pesadelo” para muita gente. Pelo menos esse é o caso do professor Augusto César Rezende. Ele é servidor público e mora com sua família no conjunto habitacional Residencial Vale Taborda 1, em Parnamirim.
Em 2009, Augusto adquiriu a casa financiada pelo programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, que oferece subsídios para famílias comprarem seus lares de acordo com a faixa de renda. Além disso, o prazo do financiamento é elástico. Só no ano passado foi receber as chaves do imóvel.
Mas pouco mais de sete meses depois de receber o “Lar, Doce lar”, o professor já listou de 12 irregularidades na sua casa. Além de rachaduras nas paredes, por enquanto são pequenas, há uma série de materiais utilizados na construção que não estavam no manual descritivo de materiais.

Primeiro túnel do complexo viário de Natal será entregue dia 25 de maio

O primeiro túnel do complexo viário no entorno da Arena das Dunas, que liga a avenida Romualdo Galvão a BR-101, será entregue no dia 25 de maio com toda a sinalização pronta. A data foi confirmada pelo secretário de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto, durante visita na manhã desta segunda-feira (5). Já os outros itens das obras de mobilidade - dois viadutos, duas passarelas e cinco túneis - só serão entregues no dia 31 de maio.

Francisco José Júnior é eleito prefeito de Mossoró em eleição suplementar


O contador Francisco José Lima Silveira Júnior (PSD) foi eleito neste domingo (4), em eleição suplementar, o novo prefeito de Mossoró. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com 100% das urnas apuradas, ele teve 88,32% dos votos válidos. A principal adversária dele na disputa, deputada Larissa Rosado (PSB), não teve os votos contabilizados devido o fato de a candidatura dela estar sub judice. Mossoró é a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte e tem 259.815 habitantes, de acordo com o IBGE.
“Me sinto feliz e tranquilo. O povo soube reconhecer nas urnas o trabalho que tem sido feito na prefeitura nos últimos meses", disse Francisco logo após a divulgação do resultado.
A eleição suplementar foi necessária porque o TRE cassou os mandatos da prefeita eleita em 2012, Claudia Regina (DEM), e de seu vice, Wellington Carvalho. A corte potiguar também declarou a inelegibilidade de ambos pelo prazo de oito anos. Os juízes entenderam que Claudia e Wellington praticaram abuso de poder político e econômico, compra de votos e conduta vedada a agente público.

Santa Cruz sediará etapa da Taça RN de Futsal


Santa Cruz irá receber a sétima edição da Taça RN de Futsal. A competição é dividida em etapas regionais e a capital do Trairi receberá a segunda no período de 05 a 10 de maio. A realização da etapa da Taça RN de Futsal é uma parceria da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, e a Federação Norte-rio-grandense de Futsal.

Seis equipes participarão da etapa: Santa Cruz e Patrocínio, ambos de Santa Cruz-RN, Palmeiras e ABC de Jaçanã-RN, Tuna Luso de Tangará-RN e o Sitio Novo da cidade do mesmo nome. O campeão e o vice da etapa regional de Santa Cruz-RN se classificam para a fase final da Taça RN.

Serão realizados três jogos por noite, sempre no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado.