sábado, 14 de dezembro de 2013

"Será que ele está mesmo no RN" Deputado Getúlio Rego defende Rosalba: “Uso de avião em campanha é legítimo”

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), disse que o uso do avião oficial durante campanhas eleitorais é legítimo. A declaração do democrata é uma defesa aos 56 voos – ele afirma que foram 26 voos – que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) fez, segundo o Ministério Público Eleitoral, na aeronave do Estado durante campanha do ano passado apenas a Mossoró, para participar da campanha da prefeita eleita Claudia Regina (DEM). “Isso faz parte da rotina administrativa; a participação de político via avião em campanha eleitoral é legitima”, afirmou esta manhã.

O líder do governo ainda afirmou que Mossoró era o único aeroporto autorizado para receber voos, e que Rosalba o utilizou como intermediário para deslocamentos a outros municípios durante o período eleitoral. “De todos os voos realizados entre julho e outubro, foram 26 voos, 30 a menos do que dizem, Rosalba foi a Mossoró porque Mossoró era o único aeroporto autorizado a operar na região, o que não significa que tenha sido para fazer campanha em Mossoró, já que ela esteve em Pau dos Ferros, em Apodi, Almino Afonso e outros municípios. Isso faz parte da rotina administrativa. Se analisar o mapa de voos, setembro foi o mês que ela menos voou, dos três meses”, disse Getúlio.

Ainda de acordo com Getúlio Rego, “a governadora participou do pleito de Mossoró legitimamente, assim como fez o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), que esteve em Mossoró, como todos fazem”, observou. “O presidente Lula e a presidente Dilma nunca andaram de avião de carreira para participar de movimentação política?”, indagou. “Em Natal, na campanha de Fátima Bezerra a prefeita de Natal, em 2008, o então presidente Lula veio de avião, tomou um porre, Fátima perdeu campanha. Quantos ministros vieram para a campanha de Fátima? Dez. Isso é hipocrisia absoluta”, disse. “A prefeita de Mossoró Claudia Regina está com índice de aprovação lá em cima. Acompanhei o sofrimento da falta de dinheiro na campanha dela”, afirmou.

Quanto à anulação do diploma da governadora, na última terça-feira, pelo TRE, Getúlio disse que este assunto é a partir de agora uma ocupação do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que concedeu liminar mantendo Rosalba no cargo e que irá se debruçar sobre o mérito. “É um assunto para análise técnica do tribunal”. Segundo Getúlio, o pedido de afastamento não constava da pauta no TRE. “Preliminarmente, através de liminar, a ministra do TSE declarou a necessidade de dar segurança jurídica à gestão”.

Ainda conforme o líder do governo, competirá aos ministros do TSE tomarem uma decisão final. “Eu acredito que Rosalba será absolutamente mantida no cargo, porque não houve, no nascedouro do processo, nada que significasse o afastamento dela do cargo. Decisão da Justiça se cumpre. Quando não se concorda, se interpõe recursos. No primeiro momento, ela está vencendo e espero que, no julgamento do mérito, ela seja mantida no cargo, porque não cometeu nenhum desatino de ordem ética”.

Sobre a pesquisa encomenda pela Confederação da Indústria (CNI) e realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontou que o governo da governadora Rosalba Ciarlini é o mais mal avaliado do país, com 7% de aprovação popular, o líder do governo, Getúlio Rego, disse que o governo enfrenta muitas dificuldades, herdou plano de cargos que comprometeram a gestão.

Sobre 2014, citando os pleitos de 2002 e 2006, Getúlio disse que Rosalba irá se recuperar e será candidata à reeleição, com chances reais de vitória. “Não tenho nenhum comentário a fazer sobre pesquisa, porque há reconhecimento das imensas dificuldades que Rosalba está enfrentando desde o início do governo”, disse, elencando, em seguida, que para as dificuldades serem superadas, o governo tem avanços importantes, como educação, saneamento básico, recursos hídricos e estradas.

“Na minha região, a BR 226 já passou de Pau de Ferros, era uma obra paralisada e está servindo. A barragem de Oiticica está de vento em popa. Teremos a ordem de serviço da barragem de Umarizal, o programa o ‘RN Sustentável’, que vai desenvolver múltiplas ações na economia rural, na polícia, saúde, educação, recursos hídricos, programas novos. A governadora está preocupada em equilibrar o Estado e promover o investimento”, diz.

PLANOS
Ao defender o governo, Getúlio recorda o passado, apontando a aprovação do plano de cargos, carreiras e salários, aprovado pela Assembleia Legislativa, em 2010, sem o cuidado, segundo ele, de observar o impacto nas finanças estaduais.

“O que fizeram com esse Estado concedendo plano de carreiras, sem o cuidado de observar o impacto. Quem vier a suceder Rosalba sofrerá a mesma dificuldade, tem que trazer dinheiro de fora, porque dinheiro próprio não está dando para pagar a folha”, disse Getúlio.

Getúlio destacou, ainda, a ética como valor da gestão Rosalba. Segundo ele, “quem vier a assumir o governo do RN depois de Rosalba terá a garantia de que não há corrupção no governo. Isso é página virada”. Entretanto, voltando à pesquisa que avaliou Rosalba como a pior do Brasil, ele diz que desgaste é agravado pelo fato de o Estado ser pobre estar há dois anos sob império da seca. “Reconhecemos as dificuldades, reconhecemos o desgaste político de governar um estado pobre, e com o agravante de dois anos sucessivos de seca. Rogo a Deus que venha um bom inverno para recuperar a economia rural”.

2014
Sobre a sucessão de 2014, Getúlio mantém em alta a possibilidade de Rosalba disputar e vencer a campanha da reeleição. Segundo ele, na sucessão de 2002, o então senador Fernando Bezerra despontava em primeiro lugar nas pesquisas, mas terminou em terceiro, atrás de Wilma de Faria e Fernando Freire. Em 2006, o ministro Garibaldi Filho (PMDB) era governador de férias, as perdeu para Wilma de Faria, que, mesmo desgastada, se reelegeu.

“Nesse momento pesquisa me recordo da campanha de 2006, Garibaldi em cima, Wilma estava desgastada, virou o jogo e ganhou a eleição. Em 2002, Fernando Bezerra começou lá em cima, Fernando Freire lá em baixo. Wilma entrou na campanha, Fernando Bezerra foi derrotado no primeiro turno por Fernando Freire, que era extremamente desgastado. Portanto, pesquisa em época de eleição é sem nenhuma validade. Em Mossoró, Claudia Regina ganhou quantas pesquisas?”, finalizou.

"Notícia boa" Confirmado o FPM de 2014

Completando o ciclo de fixação dos coeficientes do FPM – Fundo de Participação dos Municípios para o próximo ano, iniciado com a apuração pelo IBGE das estimativas populacionais com data-base em 1º de julho último e analisadas as reclamações dos interessados, o Tribunal de Contas da União vem de confirmar o que já vislumbrava aquelas estimativas. Assim é que através da Decisão Normativa-TCU nº 133, de 27 último, foram aprovados os coeficientes para o exercício de 2014, com elevação para os 14 seguintes, em ordem alfabética: Alexandria, Arês, Carnaubais, Ceará-Mirim, Currais Novos, Goianinha, Guamaré, Macau, Rio do Fogo, Santa Cruz, Santana do Matos, São Gonçalo do Amarante, Tenente Ananias e Upanema.

Pela ordem crescente, os Municípios de Carnaubais, Rio do Fogo e Tenente Ananias, passaram do coeficiente 0,6 para 0,8; os de Alexandria, Arês, Guamaré, Santana do Matos e Upanema, do coeficiente 0,8 para o 1,0; o de Goianinha, de 1,2 para 1,4; o de Macau, de 1,4 para 1,6; o de Santa Cruz, de 1,6 para 1,8; o de Currais Novos, de 1,8 para 2,0; o de Ceará-Mirim, de 2,4 para 2,6; e, finalmente, o de São Gonçalo do Amarante, de 2,8 para 3,0. Em termos percentuais em relação aos valores a serem transferidos pela União, o grupo que evoluiu do coeficiente 0,6 para o 0,8 terá acréscimo de 33,33 por cento; e o que evoluiu do coeficiente 0,8 para o 1,0 terá acréscimo de 25 por cento.

O Município de Goianinha, que evoluiu do coeficiente 1,2 para 1,4 terá acréscimo de 16,66 por cento; o de Macau, que evoluiu de 1,4 para 1,6 terá acréscimo de 14,28 por cento; o de Santa Cruz, que evoluiu de 1,6 para 1,8 terá acréscimo de 12,5 por cento; o de Ceará-Mirim, que evoluiu de 2,4 para 2,6 terá acréscimo de 8,33 por cento, enquanto o de São Gonçalo do Amarante, que evoluiu do coeficiente 2,8 para 3,0 terá um acréscimo de 7,14 por cento. Em sendo assim, nas estimativas de receita para a proposta orçamentária do exercício de 2014 e tomando como base os últimos exercícios, devem ser considerados estes acréscimos de transferências via FPM – Fundo de Participação dos Municípios.

Comparando-se com os coeficientes fixados para o atual exercício de 2013, observa-se uma acentuada melhoria para o próximo exercício de 2014, haja vista que neste houve elevação de coeficiente apenas no Município de Macaíba, de 2,4 para 2,6. Enquanto isso ocorreu diminuição de coeficiente apenas em relação ao Município de Santana do Matos, de 1,0 para 0,8, havendo ainda caso de Municípios cujos números populacionais se aproximaram na fronteira de elevação em relação ao exercício atual e que o superaram em relação ao exercício de 2014, dentre eles Alexandria, Carnaubais, Rio do Fogo, Tenente Ananias e Upanema, que agora conseguiram evoluir.

Como a fixação dos coeficientes do FPM para os Municípios do interior considera apenas o número de habitantes, no que está sendo acompanhado por outras transferências, é importante o acompanhamento das estatísticas de nascimentos e óbitos, bem como de imigrações e emigrações, assim como das estruturas territoriais, lamentavelmente pouco cuidadas pelas administrações municipais. Por isso o planejamento e controle da ocupação do solo devem ocupar a agenda de prioridades, da mesma forma que a prestação de serviços públicos de competência municipal, pois não são poucos os núcleos de populações rurais que se servem de Municípios vizinhos a cujas estatísticas tendem a integrar.

Forbes lista os pastores mais ricos do Brasil; bispo Edir Macedo lidera

A religião sempre foi um negócio rentável, mas se você for um pregador evangélico brasileiro, as chances de “ganhar na loteria celestial” são maiores. De acordo com informações da revista Forbes, algumas igrejas se tornaram negócios altamente lucrativos e fizeram com que alguns de seus líderes se transformassem em multimilionários. É a chamada “indústria da fé”. O maior expoente desta indústria seria o bispo Edir Macedo, proprietário da Rede Record e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus.

A revista aponta que o fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que possui templos nos Estados Unidos, Macedoé, de longe, a mais rico pastor do Brasil, com um patrimônio líquido estimado em US$ 950 milhões (cerca de R$ 1,9 bilhão).

Segundo a revista, devido a acusações de charlatanismo, Macedo passou 11 dias na prisão em 1992, mas ele continua sendo processado por autoridades americanas e venezuelanas. Outros pastores também estão conseguindo ficar ricos. Valdemiro Santiago, um ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, que teria sido expulso da instituição depois de alguns desentendimentos com o seu patrão, fundou sua igreja, a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem cerca de 900 mil seguidores e 4 mil templos. O patrimônio dele é estimado em US$ 220 milhões (R$ 440 milhões).

Silas Malafaia, líder do braço brasileiro da Assembleia de Deus, está constantemente envolvido em controvérsias relacionadas com a comunidade gay no Brasil, da qual ele se declara com orgulho de ser o maior inimigo, afirma a publicação. O defensor de uma lei que poderia classificar o homossexualismo como uma doença no Brasil, Malafaia também é uma figura proeminente no Twitter, onde é seguido por 440 mil usuários. Malafaia vale cerca de US$ 150 milhões (R$ 300 milhões).

Na lista de endinheirados listados pela Forbes ainda destacam-se Romildo Ribeiro Soares, conhecido simplesmente como RR Soares, o fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, que vale cerca de US$ 125 milhões (R$ 250 milhões) e os fundadores da Igreja Renascer em Cristo, “apóstolo” Estevam Hernandes Filho e sua esposa, “Bispa” Sonia, com 1 mil igrejas no Brasil e no exterior, e patrimônio líquido combinado estimado em US$ 65 milhões (R$ 130 milhões).

Conforme a Forbes, mesmo o Brasil sendo o maior país católico do mundo, com cerca de 123,2 milhões de fiéis dos 191 milhões de habitantes seguindo o Vaticano, os últimos dados do Censo mostram uma forte queda entre as fileiras dos católicos, que agora contam com apenas 64,6% da população – em 1970 a proporção chegava a 92% do total de habitantes. Enquanto isso, o número de evangélicos subiu de 15,4% uma década atrás, para 22,2%, ou 42,3 milhões de pessoas no último Censo (2010). É provável que a tendência de queda do catolicismo continue até 2030 e os católicos cheguem a representar menos de 50% dos fiéis brasileiros.

Prefeita Fernanda Costa participa de inauguração da Casa Paroquial


A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias, participou na manhã desta quinta-feira (12), da inauguração da nova Casa Paroquial. A cerimônia foi conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Além da inauguração da nova casa, foi dada a benção do prédio do Instituto Cônego Monte que passou por uma grande reforma.

A cerimônia contou também com a participação do Pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, vereadores e mais de 200 pessoas, que foram conhecer as novas instalações da Casa Paroquial.

"Esse é o um momento importante para a nossa comunidade católica, já que todos sabem que os padres não tinham uma acomodação adequada, um espaço adequado para o seu repouso, para a reposição das energias que são necessários para conduzirem suas ovelhas. Esse é um momento de muita alegria para todos nós" - disse a prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.

Outra boa noticia, que serviu para aumentar ainda o clima de festa, foi o anúncio feito pelo Deputado Estadual Tomba Farias. O parlamentar informou que conseguiu empenhou uma verba no valor de R$ 500 mil para ser utilizada em melhorias no Alto de Santa Rita.









Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Mesa da Solidariedade pretende beneficiar 3 mil famílias do RN

Com a missão de sensibilizar e mobilizar os empresários e permissionários da Ceasa, sobre os desperdícios de produtos alimentícios que por algum motivo não podem ser comercializados pelos seus estabelecimentos comerciais, a Mesa da Solidariedade, realiza diariamente uma coleta de alimentos em condições nutricionais favoráveis ao consumo humano, que depois de selecionados e classificados, possam ser distribuídos gratuitamente às famílias de vulnerabilidade social e a instituições não governamentais de Natal. Atualmente, são atendidas 1.110 famílias, mas o desafio para o próximo ano é aumentar este número para, pelo menos, três mil.

A Mesa da Solidariedade foi criada com o objetivo de arrecadação e seleção dos produtos alimentícios doados pelos permissionários da Ceasa para confecção de Kits para distribuição às famílias carentes. A Mesa possui áreas de manipulação de alimentos perecíveis e não perecíveis, área de armazenamento em temperatura ambiente e controlada. Estes Kits, cada um com um peso estimado entre 10 a 13 quilos, são formados por frutas, legumes, verduras, hortaliças e gêneros alimentícios conforme as doações recebidas diariamente pelos estabelecimentos comerciais da Ceasa.


O coordenador da Mesa da Solidariedade, Veridiano Leocádio, explicou que o programa surgiu em 2003, como forma de solucionar uns dos problemas enfrentados pela Ceasa-RN, o desperdício de alimentos e a organização do trabalho dos catadores que circulavam pela área. Partindo desta idéia, a direção da Central com o apoio do Governo do Estado, transformou o que era problema em um trabalho de solidariedade: o que antes era desperdício tornou-se uma ação social de combate à fome.

Para o funcionamento, o programa conta com vinte jovens estagiários, que são responsáveis pela arrecadação, seleção e preparo dos kits de alimentos entregues às famílias e instituições, conforme as orientações da nutricionista e o cadastro das famílias beneficiadas realizado pelas assistentes sociais.

Veridiano Leocádio disse que o desafio para o próximo ano é atrair novos parceiros – hoje a doação é feita apenas pelos permissionários do Ceasa -, a fim de ampliar o número de famílias beneficiadas, saltando dos atuais 1.110 para mais de três mil famílias. Além das famílias beneficiadas de forma direta, aquelas que vão buscar o kit uma vez por semana na Ceasa, o programa também colabora com doações a instituições filantrópicas, como a Liga de Combate ao Câncer, Instituto dos Cegos e o Grupo de Apoio à Criança com Câncer. Ao todo, são 30 instituições beneficiadas.

"Tesouro" Loterias pelo Brasil têm quase R$ 250 milhões sem dono, acredite!


Apostadores sortudos do Brasil deixaram de retirar R$ 246.265.536,18 em prêmios concedidos até o fim de novembro deste ano, de acordo com a Caixa Econômica Federal. O valor inclui todos os dez jogos administrados pela Caixa: Mega-Sena, Quina, Dupla Sena, Instantânea, Lotogol, Timemania, Lotomaria, Loteria Federal, Loteca e Lotofácil.

O prazo para retirar o prêmio é de 90 dias após a data do sorteio. Caso o ganhador não se manifeste, o dinheiro é encaminhado para a Secretaria do Tesouro Nacional (de acordo com a portaria Ministério da Fazenda nº 223/2002) e repassado para o Fundo de Investimento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). A regra segue o que está previsto na lei 10.260/2001.

Entre os valores abandonados, estão desde pequenas quantias até os R$ 23 milhões que saíram para um bilhete da cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A bolada aplicada na poupança, renderia R$ 133 mil por mês.

Mega da Virada
O valor deixado de lado pelos donos de bilhetes premiados é maior que o prêmio estimado para a Mega da Virada deste ano, de R$ 200 milhões.

As apostas começaram no dia 11 de novembro e só terminam às 14h do dia 31 de dezembro, quando haverá o sorteio. A aposta pode ser feita em qualquer uma das 12,6 mil lotéricas do País. Se apenas um sortudo abocanhar o prêmio e decidir se aposentar, receberá R$ 1,2 milhão ao mês se investir na poupança, o equivalente a cerca de R$ 40 mil por dia.

O primeiro sorteio da Mega da Virada aconteceu em 2009, no concurso nº 1.140. Dois ganhadores dividiram o prêmio de R$ 144,9 milhões – um deles era de Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo e outro de Brasília. Em 2012, três apostadores racharam R$ 244,7 milhões, um de Aparecida de Goiânia, em Goias, um de Franca, em São Paulo e um da capital paulista.

Prefeitura e SENAR reúnem famílias rurais com projeto “Bem Viver”


A Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/RN), realizou na manhã desta quarta-feira (11) as atividades de promoção à saúde do projeto “Bem Viver” no Centro da Juventude João de Dula, no bairro Paraíso. O público-alvo do projeto era homens e mulheres que vivem em comunidades rurais do município.

Na programação do evento, foram realizadas palestras sobre prevenção do câncer do colo do útero, prevenção do câncer de próstata, atendimentos em clinica médica e odontológica e coleta de sangue para exames como o Papa Nicolau e o PSA. O “Bem Viver” disponibilizou ainda duas unidades móveis de saúde para atendimento do público presente. Os participantes também foram beneficiados com outras ações, como corte de cabelos, serviços de manicure e distribuição de brindes.

Com foco no bem-estar e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais, o programa atendeu a cerca de 200 pessoas das 8h às 14h.

A edição do“Bem Viver” em Santa Cruz  contou as presença das Secretárias Municipais de Saúde e Assistência Social, Myllena Ferreira e Suelen Bulhões, respectivamente, técnicos das prefeitura, a Vereadora Gilcelly Adriano e o Presidente do SENAR, José Vieira.  









 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz