sábado, 11 de novembro de 2017

Prefeitura de Santa Cruz e FACISA desenvolvem ação de educação alimentar em escolas do município


Fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), foi iniciado nesta quarta-feira (08) o Ciclo de Educação Alimentar e Nutricional com pais de alunos matriculados em escolas municipais.

Pais ou responsáveis por alunos das escolas municipais Aluízio Bezerra e Paulo Venâncio participaram de uma oficina que tem como objetivo incentivar o consumo de frutas e legumes e frear uma tendência nacional e mundial de crianças consumindo alimentos industrializados. No encontro, foram distribuídas receitas e realizada degustação de pratos saudáveis, como: suco de couve, maracujá e limão; suco de beterraba e cenoura; bolo de casca de banana; bolo de maçã, banana e açúcar demerara e salada de frutas. Esta mesma ação será realizada, ainda neste mês de novembro, nas escolas municipais Theodorico Bezerra, Palmira Barbosa e José Rodrigues.

Esta é uma ação que faz parte um projeto de extensão voltado para saúde dos alunos da rede pública de ensino, desenvolvido desde 2014 pela FACISA/UFRN em parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Educação.

O projeto desenvolvido por alunos e professores do curso de Nutrição tem ações com os alunos das escolas (avaliação nutricional antropometrica, avaliação da pressão arterial e consumo alimentar) com as merendeiras (por meio de ciclos de capacitação teóricos e práticos sobre higiene na manipulação e receitas saudáveis) com os professores e diretores (através de simpósios para apresentação dos dados de saúde dos estudantes) e com pais (entrevistas sobre consumo alimentar e atividade física e educação alimentar e nutricional).

Em três anos, o projeto já conseguiu monitorar a saúde de mais de duas mil crianças do ensino fundamental da cidade.

Soldado da PM é baleado e morre após deixar partida de futebol em Natal

Soldado Marcos Garcia Marinho foi socorrido ao hospital após sofrer quatro tiros, nesta sexta (10), mas não resistiu (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Um policial militar do Rio Grande do Norte morreu após sofrer quatro tiros na noite desta sexta-feira (11), em Natal. O crime aconteceu na avenida João Medeiros Filho, Zona Norte da capital potiguar. Marcos Garcia Marinho tinha acabado de sair de uma partida de futebol com amigos e seguia para casa sozinho, em uma motocicleta.

O soldado era réu em um processo da Justiça, acusado pelo Ministério Público de integrar um grupo de PMs que praticava extorsão e outros tipos de crimes na viatura 924 do 9º Batalhão da Polícia Militar, que ficou nacionalmente conhecida como Viatura do Mal, no programa Fantástico, da TV Globo. 11 policiais foram condenados, mas Marinho e outros três PMs alegaram insanindade mental e ainda aguardavam julgamento. Ele estava afastado das suas funções, pela Junta Médica.

De acordo com a PM, nesta sexta (10) Marinho foi abordado por quatro homens que estavam em um carro de cor prata e atiraram várias vezes contra ele. Os criminosos fugiram em seguida, levando a arma do policial. Dois tiros atingiram o tórax e outros dois o abdómen da vítima, que foi socorrida ao pronto-socorro do Hospital Santa Catarina.

Soldado da PM Marcos Garcia Marinho morreu no hospital (Foto: Arquivo da família)

O policial passou por cirurgia de urgência, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante a madrugada.

Enquanto ele ainda estava no hospital, policiais de vários batalhões da PM foram à unidade, preocupados com o estado dele e para prestar solidariedade à família. O carro usado no crime foi encontrado no Loteamento José Sarney, horas depois, mas nenhum suspeito foi encontrado.

Prefeitura e CDL preparam competição de futsal envolvendo repartições do município; inscrições começam no dia 14 de novembro


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizam a segunda edição da “Copa CDL de Repartições de Futsal”. A expectativa é que a competição reúna várias equipes representando o comércio local e instituições públicas municipais, estaduais e federais.

A SEMEL chama a atenção para as etapas de preparação da competição. No próximo dia 13 de novembro, na sede da pasta (Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha), haverá a primeira reunião com os representantes das equipes interessadas, que terão um prazo que vai do dia 14 a 24 de novembro para a efetivação da inscrição na competição. O congresso técnico, que serve para definir forma de disputas, dias de jogos, regulamente e etc, está previsto para o dia 24 de novembro.

Com inicio previsto para o dia 27 de novembro, a “Copa CDL de Repartições de Futsal” terá todas as suas partidas disputadas no Ginásio Poliesportivo Deputado Marcilio Furtado.

Segurança pública do RN cancela paralisação após acordo para pagamento de salários atrasados

Autoridades da Polícia Militar participaram da reunião com representantes do Governo do RN para impedir paralisação (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Os servidores da segurança pública do Rio Grande do Norte voltaram atrás e decidiram que não vão mais paralisar as atividades na segunda-feira (13). A decisão aconteceu depois de uma reunião na tarde desta sexta-feira (10) entre os representantes dos servidores e do governo do estado, com intermédio do Ministério Público. Em assembleia, já realizada no início da noite, as associações representativas dos oficiais, praças da PM e Corpo de Bombeiros legitimaram o pacto.

Os funcionários do Estado se mobilizaram nestes últimos dias em virtude dos atrasos salariais que estão acontecendo mês após mês no Rio Grande do Norte. De acordo com a Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM-RN), ficou decidido que os salários de outubro em atraso dos servidores da segurança pública, ativos e inativos, serão pagos até a próxima sexta (17).

Pagamentos


Inicialmente, como forma de apaziguar a situação de atraso nos pagamentos, o Governo anunciou que os salários dos servidores ativos da segurança pública, mais os dos agentes penitenciários, cairiam na segunda (13), justamente no dia em que estava prevista a paralisação. Contudo, a categoria se mobilizou para conseguir que os aposentados e pensionistas também recebessem.

Após a reunião desta sexta (10), ficou definido que policiais civis, servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e agentes penitenciários da ativa recebem na segunda (17). Os policiais militares e bombeiros da ativa e também os inativos recebem na sexta (17). Ao todo, segundo o MP, são R$ 58 milhões.


Os inativos do Itep, da Polícia Civil e dos agentes penitenciários não receberão neste momento. Segundo o que explica o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite, existe uma lei que proíbe que os militares da atida, aposentados e pensionistas recebam os salários em momentos diferentes.

Manifestantes fazem protestos no Rio Grande do Norte contra reforma trabalhista

Manifestantes fazem protestos no Rio Grande do Norte contra reforma trabalhista; 10 de novembro de 2017 (Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi)

Entidades sindicais ligadas, principalmente, à Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte (CUT-RN), promovem atos nesta sexta-feira (10), escolhido como dia de mobilização contra a reforma trabalhista, que entra em vigor no sábado (11). 

Natal, grupos de sindicalistas se reuniram em frente a Governadoria, no Centro Administrativo, durante a manhã.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, os técnicos administrativos paralisaram as atividades nesta sexta (10) contra as reforma as reformas trabalhista e da previdência do governo do presidente Michel Temer.

Em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, a mobilização foi dos sindicatos dos servidores estaduais da saúde, médicos e dentistas. Eles armaram tendas para se manifestar pelo mesmo motivo, as medidas do Governo Federal. Os servidores estaduais também protestaram contra os salários atrasados.

À tarde, representantes de sindicatos, de partidos políticos e organizações de minorias saíram nas ruas na Zona Leste de Natal, em caminhada. Segundo a organização, cinco mil pessoas participaram do ato.

Mossoró

Em Mossoró, na região Oeste, participaram do ato servidores da Petrobras, Detran, Ufersa e Ifrn, da Uern, do INSS, professores da rede estadual, policiais militares, servidores municipais e também movimentos populares como MST, além de centrais sindicais como CUT e CTB.

A concentração aconteceu próximo à ponte na Avenida Presidente Dutra e a manifestação percorreu ruas do Centro de Mossoró.

Prefeitura de Santa Cruz reúne adolescentes e profissionais para debater sobre a erradicação do trabalho infantil


Santa Cruz/RN realizou nesta terça-feira (07) a terceira edição do Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento aconteceu no auditório do Centro da Juventude João de Dula e foi promovido pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Assistência Social.

Com o tema “Trabalho Infantil Doméstico, nem de brincadeira”, o fórum aconteceu com o objetivo de realizar um trabalho conjunto de sensibilização para a prevenção e combate a prática ilegal, buscando também favorecer aos presentes uma reflexão da importância de permanecer na escola, conscientizando-os de que o brincar faz parte do desenvolvimento infanto-juvenil e, sobretudo é um direito.

O Fórum Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil reuniu adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).