terça-feira, 3 de setembro de 2013

Ministro descarta aumento nos preços da gasolina e do diesel até o fim do ano

O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, descartou a possibilidade de um aumento nos preços da gasolina e do diesel até o final do ano. Ele informou que o governo não cogita neste momento a liberação de reajustes para os produtos, mas destacou que é uma decisão do conselho de administração da Petrobras. "Não se cogita no momento. Este ano ainda não. Suponho, mas depende do conselho de administração da Petrobras cujo presidente é o ministro da Fazenda" disse.

O ministro acrescentou que é papel da Petrobras pedir os reajustes de preços e que a diretoria da empresa tem que zelar pela saúde financeira da companhia. "O governo olha isso com cuidado e todo carinho, com todo apreço, mas olha também a situação econômica  do país de um modo geral. Tem sempre a preocupação de não permitir que modificações no caminho causem uma turbulência que gere inflação. O fato da Petrobras pedir é visto pelo governo como uma obrigação dela", analisou.

Edson Lobão disse que a Petrobras pede a revisão dos preços sempre que considera que os valores não estão alinhados aos preços internacionais. O ministro participa da abertura do Brazil WindPower, no centro de convenções Sulamerica, no centro do Rio de Janeiro. O encontro vai discutir durante dois dias investimentos no setor da energia eólica.

Câmara dos Deputados aprova por unanimidade a PEC que acaba com voto secreto parlamentar

A Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, com 452 votos a favor, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do Voto Aberto, ou PEC-349/01, que institui o voto aberto em todas as deliberações das duas Casas do Congresso Nacional, nas assembleias legislativas estaduais, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais. A votação que definiu a aprovação começou na noite de hoje (3).

 Agora a proposta será encaminhada para apreciação do Senado, em dois turnos de votação. Se os senadores aprovarem o texto da Câmara sem alterações, a PEC poderá ser promulgada. Em caso de alguma alteração no Senado, a proposta voltará à Câmara para nova apreciação.

Apresentada em 2001, pelo então deputado Luiz Antônio Fleury Filho (SP), a PEC foi aprovada em primeiro turno no dia 5 de setembro de 2006. A proposta chegou a ser pautada para votação em segundo turno na legislatura passada, mas não foi apreciada pela Câmara. Os líderes partidários decidiram votar nesta terça-feira a PEC 349, em segundo turno, no plenário da Câmara, em reunião com o presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

“A votação da PEC 349 é resultado de vários fatores e do repúdio da população ao que aconteceu na última quarta-feira, quando a Câmara, em votação secreta, absolveu o deputado Natan Donadon. A PEC volta à pauta depois de sete anos, por causa da indignação da população com a votação da última semana”, afirmou o presidente da Frente Parlamentar do Voto Aberto, Ivan Valente (PSOL-SP).

Betinho Rosado quer sair do DEM - RN, mas a justiça não o libera por justa causa

Ainda não foi dessa vez que o deputado federal Betinho Rosado conseguiu sair do Democratas com o aval da Justiça. Ontem, (02), Betinho Rosado teve seu pedido de desfiliação “por justa causa” negado, em um parecer contrário, do Ministério Público Eleitoral.

A matéria ainda será julgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que cabe recurso, entretanto Betinho Rosado e demais detentores de mandato correm contra o tempo, pois faltam pouco mais de um mês para se encerrar o prazo de filiações partidárias.
A Prefeita Fernanda Costa cumpriu uma intensa agenda de compromissos em Brasília-DF na semana passada, objetivando assegurar recursos para o município em áreas importantes de sua administração. Na mesma semana, quinta (29) e sexta-feira (30), a prefeita também fez visitas às cidades paraibanas de Campina Grande e Guarabira.
FUNASA E SANEAMENTO
De segunda-feira (26) a quarta-feira (28), a chefe do executivo esteve na capital federal e fez em seu retorno uma avaliação bastante positiva. Fernanda Costa destacou o encontro que teve com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para dialogar a respeito dos projetos da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) sobre água e esgoto, através do PAC. A prefeita de Santa Cruz relatou que teve a garantia de Henrique Alves que o município será contemplado. Segundo Fernanda Costa, o pleito de Santa Cruz é para o projeto de abastecimento de água, pois o município dispõe de uma rede antiga, existe a necessidade de construção de novos reservatórios e de instalação de hidrômetros, ações que resolveriam o problema no abastecimento de água da cidade.
MEDICINA? NÃO… ESTRADA!
O encontro com o Deputado Federal, João Maia (PR-RN), serviu para reiterar o pleito do município de contar com recursos do parlamentar, através de emenda, para a construção da estrada que ligará o conjunto Cônego Monte e o bairro DNER.
PERFURATRIZ
A prefeita Fernanda Costa também visitou o gabinete do Senador José Agripino (DEM-RN) para acompanhar o processo que destinará recursos de uma emenda do parlamentar potiguar ao município de Santa Cruz para a aquisição de uma perfuratriz (maquina para perfurar poços), bem como, o Ministério da Agricultura para viabilizar os recursos já assegurados ao município para o custeio dos serviços da perfuratriz durante um período.
SAÚDE E UPA
O Ministério da Saúde também foi visitado pela prefeita de Santa Cruz. Fernanda Costa foi pleitear recursos para a compra de equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que será construída no bairro do Paraíso. Uma garantia foi dada por técnicos do ministério assegurando que, ao se aproximar da conclusão da obra, o município será contemplado com esses recursos.
MUSEU
Para encerrar seus compromissos em Brasília, Fernanda Costa ainda visitou o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para obter mais informações sobre um edital que está aberto para a implantação de museu, já que existe uma proposta da atual gestão municipal de participar dessa seleção, e se contemplado, construir esse equipamento público no município. “Foi uma viagem bastante proveitosa em que voltamos com a segurança de recursos para os investimentos nas áreas tão necessárias do nosso município”, avaliou Fernanda Costa.
- See more at: http://wsantacruz.com.br/blog/#sthash.HiNrYqnN.dpuf

Henrique Alves coloca fim do voto secreto na pauta desta terça (03) na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), vai colocar em votação no plenário da Casa, nesta terça-feira, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o voto aberto em todas as votações da Congresso, incluindo cassação de mandatos de parlamentares e análises de vetos presidenciais. A PEC está parada na Câmara há sete anos, quando foi aprovada em primeiro turno.

O texto elaborado em 2001 é de autoria do ex-deputado Luiz Antônio Fleury (PTB). Se for aprovada, a matéria precisa passar por uma votação no Senado em dois turnos.

"Alguns partidos questionam que não é o ideal em relação a vetos e outras propriedades. Aqueles partidos que querem questionar um ou outro tipo de voto poderão apresentar destaques supressivos", disse o presidente da Câmara.

Na frente dos pais, irmão mata irmão a facada em cidade da Grande Natal

Uma briga de irmãos terminou em morte na madrugada desta terça-feira (3), em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo informações da Polícia Militar, já passava da meia-noite quando o mais velho, de 37 anos, puxou uma faca e atingiu o peito do irmão mais novo. Samuel Correia Cavalcante, de 32 anos, não resistiu ao ferimento. Os pais, ainda de acordo com a polícia, estavam em casa e viram tudo.

Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da PM, o crime aconteceu na rua Nazireu Samuel, no loteamento Padre João Maria. Embora abalada com o acontecido, a mãe contou em depoimento que o agressor fazia uso de maconha e era bastante violento quando estava drogado. “Depois que esfaqueou o irmão, o mais velho ainda tentou reanimá-lo. A mãe contou que ele fazia curso de primeiros socorros e estava estudando para ser enfermeiro. Agora, ele é um foragido da Justiça”, relatou um dos agentes da Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.

A PM foi chamada ao local do crime e realizou diligências, mas não conseguiu encontrar o irmão mais velho. Há informações que uma criança, irmã dos envolvidos na briga, também estava em casa na hora que um irmão matou o outro.

Carros batem de frente e 5 pessoas ficam feridas na BR-304, no RN


Cinco pessoas ficaram feridas, na tarde desta segunda-feira (2), após uma batida frontal envolvendo dois carros na BR-304. O acidente aconteceu a 30 quilômetros de Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. Os veículos, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, tinham placas do estado do Ceará. Duas das vítimas estavam em um Voyage, com placas de Fortaleza. As outras três pessoas estavam em um Siena, com placas de Caucaia.

Ainda de acordo com a PRF, o Voyage trafegava no sentido Mossoró – Natal quando colidiu com o Siena, que seguia viagem em sentido contrário, de Mossoró para a cidade de Paulista, em Pernambuco.

Segundo informações de testemunhas, o Voyage havia ultrapassando três veículos de uma só vez e não teria tido tempo para voltar à mão, batendo de frente com o Siena.

No acidente, os dois ocupantes do Voyage ficaram presos às ferragens. Eles foram retirados por uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. Uma unidade de suporte avançado do Samu e uma ambulância do Corpo de Bombeiros socorreram as vítimas para o Hospital R

Homem furta caminhão-pipa para procurar ladrões de moto no RN

Permanece preso desde esta segunda-feira (2) um homem suspeito de roubar um caminhão-pipa – usado para transportar água - para procurar ladrões que roubaram sua motocicleta. O crime aconteceu no município de Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O suspeito, de 29 anos, foi detido em Mossoró e ainda deve responder por dirigir sob efeito de álcool.
 
Segundo a Polícia Militar, o homem mora em um sítio na zona rural de Apodi. Porém, ele teria roubado o caminhão por volta das 4h, na frente da casa dos proprietários do veículo, na ciadade de Dix-Sept Rosado. O suspeito foi detido horas depois, em um bairro de Mossoró.
Levado à delegacia, o suspeito disse que usaria o caminhão para procurar os criminosos que roubaram a motocicleta dele. Segundo o homem, os assaltantes moram em Mossoró.

Corpos foram encontrados na manhã desta terça (3), em Macaíba. Segundo pai, família já havia deixado a comunidade com medo da violência.


“Eu já tinha pedido pra eles saírem daqui, mas eles não queriam”. As palavras são do aposentado Miguel Paulino, de 83 anos, pai dos irmãos gêmeos mortos com golpes de machado e pauladas dentro de casa na comunidade rural de Cajazeiras, em Macaíba, cidade da Grande Natal. Os corpos foram encontrados na manhã desta terça-feira (3). O aposentado relata que a família tinha deixado a região por medo da violência, mas os filhos tinham escolhido ficar no local. Gerson Paulino de Lima e Gilson Paulino de Lima tinham 42 anos e moravam sozinhos na residência. A família não tem suspeitos para o crime.


Segundo pai, Gerson trabalhava como vendedor de picolés. Gilson, era artesão. A polícia confirmou que o primeiro foi assassinado com golpes de machado ainda na cama, enquanto o outro foi morto a pauladas em um dos corredores da casa.

Os vizinhos não apontaram suspeitos para os policiais. No entanto, segundo a PM, um dos irmãos foi visto bebendo com três desconhecidos nesta segunda, mas ninguém os identificou. A família também não sabe o que pode ter motivado o crime. O pai disse que já foi assaltado  na mesma casa, mas não sabe dizer quem pode ter matado seus filhos. “Uma vez um homem ficou aqui mandando eu dar dinheiro e eu dizia que não tinha”, contou. Miguel também descarta o envolvimento dos filhos com drogas. “Eles só gostavam de beber”, concluiu.

Um dos cômodos da casa, que estava vazio, ainda chegou a ser incendiado. Até o momento, ninguém foi preso.

O caso

Os dois irmãos foram brutalmente assassinados na madrugada desta terça-feira (3) na zona rural de Macaíba, cidade da Grande Natal. Os corpos foram achados pela manhã, dentro da casa onde residiam, na comunidade de Cajazeiras, zona rural de Macaíba. Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram espancadas até a morte.

De acordo com o tenente Pedro Azevedo, oficial de plantão do 11º Batalhão da PM, dentro da residência foram encontradas as armas usadas no crime: um pedaço de pau e um machado.
A PM ainda realizou diligências na região, mas nenhum suspeito foi localizado. "Ainda não podemos dizer o que de fato aconteceu ou o que motivou tamanha brutalidade. Vamos esperar as investigações", ressaltou o tenente.