quarta-feira, 22 de abril de 2015

Direção de Alcaçuz identifica presos que fugiram da unidade


A diretoria da Penitenciária de Alcaçuz identificou os presos que conseguiram fugir da unidade, durante a madrugada desta quarta-feira (22). No total, 35 detentos escaparam por um túnel cavado no Pavilhão 2. Dois desses foragidos já foram recapturados.
No dia 6 de abril, 32 presos também tinham conseguido fugir por um túnel no Pavilhão 2. As fugas, de acordo com os agentes, estão acontecendo porque os presos continuam soltos nos pavilhões, desde que quebraram todas as grades das celas, no mês passado.
Quem tiver alguma informação sobre os foragidos pode ligar para o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança, através do telefone 181. A identidade do denunciante será mantida em sigilo. Os foragidos desta segunda-feira foram identificados como:
Jonas Martins de Souza
Jacson Souto de Souza
João Maria da Silva
Manoel Paulino da Silva
Ítalo Ralan de Melo
Jean Gomes Chiola do Nascimento
Jariedson Bezerra de Moura
Genilson Antônio do Nascimento
Leandro Marquez do Santos Silva
David Martins da Costa (Recapturado)
Willian Pereira dos Santos
Ataíde Rosberg Pereira da Silva
Douglas Winnes Silva de Jesus
Bruno Hallys de Andrade Coutinho
Adriano Araújo da Silva
Daniel Thiago Souza da Costa
Antônio Carlos Pereira Bezerra
Fábio Augusto Bezerra de Miranda
Francisco Fábio da Silva
Francisco Matheus de Medeiros
Fabrício Ferreira Gomes
Francisco Govanilson Clementino Duarte
Emanoel Jalison Jorge da Silva
Francisco Italo Vieira da Silva
Fabiano Carneiro da Cunha
Valdir Correia da Silva (Recapturado)
Manoel Soares da Silva
Rafael Girão Lopes
Rodrigues Caetano da Silva
Rafael Silva de Souza
Marcos Antônio Pereira
Wenio Rodrigues de Melo
Ricardo Lucio George da S. Feitosa
Paulo César Ferreira Xavier

Fonte: Portal BO

"Robinson o governador da segurança" Presos constroem mais um túnel e conseguem fugir do Presídio de Alcaçuz


Policias da guarda e agentes penitenciários do presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, detectaram a presença de um túnel na parte externa da unidade no início da manhã desta quarta-feira (22). De acordo com a direção do presídio, Dinorá Simas, alguns presos conseguiram fugir, mas ainda não houve uma contagem oficial.
O túnel foi construído ao lado do antigo encontrado há uma semana e por onde fugiu cerca de 32 presos na ocasião. Ainda segundo a diretora de Alcaçuz os presos que fugiram nesta madrugada estavam no pavilhão dois. “Estamos realizando um levantamento no local com o pessoal do GOE ( Grupo de Operações Especiais) para sabermos quantos presos conseguiram escapar”, disse.
Logo após a fuga equipes da polícia foram acionadas pelo Ciosp e nas primeiras horas cerca de cinco detentos foram recapturados. Policiais do 3º Batalhão realizam uma varredura na região do presídio e em distritos do município e em Parnamirim.

" 100 dias de despreso do governador Robinson Faria" Casas do Estudante estão abandonadas


Falta manutenção e até comida.  Na despensa, apenas sal, colorau e muita poeira.  As Casas do Estudante estão há quatro meses sem receber qualquer repasse do Governo do Estado. As razões são burocráticas: o descumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2009. Dentre as obrigações das casas, estão a reformulação do estatuto e a prestação de uma série de informações à Secretaria de Estado do Trabalho e da Habitação (Sethas), para que a pasta dê continuidade à licitação para compra de insumos.

Atualmente, são duas Casas em Natal, duas em Caicó e uma em Mossoró. A unidade masculina da capital potiguar, situada à Rua Coronel Lins Caldas, Cidade Alta, que tem cerca de 80 moradores, parece ser a pior - a que está em situação mais degradante. O prédio, que é tombado, mostra sinais de abandono, externamente, e internamente, em cada compartimento o estado é de completa desolação e penúria.

Pelo estatuto, cada morador dá uma contribuição de R$ 25 por mês. Normalmente, esse dinheiro é dividido entre os que ajudam na cozinha, limpeza e administração da casa. Em geral, ex-moradores. Mas, de acordo com o estudante Washington Luiz, a arrecadação deixou de ser feita, com o fim do repasse do Governo. Assim, até mesmo essas pessoas que auxiliavam nos serviços pararam de ir à casa.

Washington é de Caicó, estuda Comércio Exterior no IFRN e mora no espaço de assistência social há três anos. “O último repasse foi em novembro”, lembra, mostrando a antiga câmara fria, vazia e mal cheirosa. 

“Cada um ajuda o outro. Um dia um compra o arroz, no outro o feijão. E assim vai”, conta.


O mofo se espalha por paredes e teto. Pedaços do gesso já caíram. As infiltrações são incontáveis. Dos 50 quartos, cerca de 30 são abertos. O piso da grande sala de estudo está molhado ainda pela última chuva, dias antes da visita da equipe de reportagem da TRIBUNA DO NORTE. 

Na lousa branca, um recado, em tom de pedido ou conselho a quem resiste às condições: “Continue tentando, pois no final sempre tem uma saída”.

Ao lado, os cômodos onde funcionavam cinemateca e biblioteca estão vazios. Poucos móveis ainda restam dispostos pela casa. O estudante Washington Luiz, diz que as mesas de estudo estão trancadas em um quarto. Caso contrário, se acabariam pela água, como tantas outras, ou seriam roubadas. A insegurança também é ponto crítico. “Só neste ano foram quatro arrastões, além dos pequenos roubos em volta”, conta Washington.  Para evitar que isso volte a acontecer, cada um tirou cópia das chaves dos portões, agora sempre fechados. Na frente, a quadra de esportes, está sendo reformada pela Prefeitura. Mas quando aberta, quase não era usada pelos moradores. A esperança é que o Governo do Estado regularize os repasses.

Casa da Estudante 
Em Natal, a Casa feminina, na Rua Junqueira Aires, também na Cidade Alta, está melhor conservada. As moças contam que fazem mutirão para faxina a cada 15 dias. Mas também não tem comida. A Cosern mandou aviso de corte de energia elétrica. E há três meses falta gás. 

“Minha mãe manda alguma coisa quando arranja uma carona”, conta Zênia dos Impossíveis, falando da dificuldade por causa da distância de aproximadamente 400 quilômetros entre Natal e Messias Targino, onde vive sua família. Em seu quarto, mostra o fogão, doado por uma associação de seu município. Alguns também possuem geladeira. “Cada uma se vira como pode”, afirma a estudante. 









Prefeitura e Paróquia lançarão no próximo dia 29 de abril a programação oficial da Festa de Santa Rita 2015


A Prefeitura de Santa Cruz e a Paróquia de Santa Rita de Cássia reunirão a imprensa local no próximo dia 29 de abril, num café da manhã, para anunciarem a programação oficial da Festa de Santa Rita de Cássia 2015. O evento será realizado, a partir das 9 horas, no auditório do Instituto Cônego Monte e contará com as presenças da Prefeita Fernanda Costa e do Pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, que irão detalhar todos os eventos que farão parte da programação da festa, tanto da parte sócio-cultural quanto da religiosa.

A Festa de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, acontece de 13 a 22 de maio e é a mais importante e tradicional da região. É um dos momentos mais aguardados pelos santa-cruzenses e pela população da região Trairi.

Vereador de Assu é executado a tiros em oficina

O vereador Manoel Botinha, do município de Assu, foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (22), em sua oficina mecânica, na rua João Celso Filho, próximo a um posto de combustíveis. O parlamentar chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime ocorreu por volta das 8h de hoje. Dois homens armados chegaram ao estabelecimento em uma motocicleta tipo Tornado, de cor vermelha, e efetuaram os disparos contra o vereador e um funcionário foi também foi alvejado no braço. Ambos foram socorridos, mas Manoel Botinha não resistiu aos ferimentos. Não há a confirmação sobre os motivos da execução.

Manoel Ferreira Targino, conhecido como Manoel Botinha, foi eleito vereador em 2012 pelo PP, com 945 votos. Em setembro do ano passado, um irmão do vereador também foi assassinado.

Geógrafo da UFRN explica fenômeno de “bolas de fogo” no céu do RN


Foram vistas “bolas de fogo” cortando o céu do Rio Grande do Norte, ontem (20), mas que fenômeno é esse? Segundo o geógrafo Léo Santos, nosso planeta é envolto por uma camada gasosa chamada atmosfera. Devido à força de gravidade da Terra, alguns corpos celestes que vagam o espaço sideral são atraídos, mas ao se chocarem com a camada gasosa e devido sua alta velocidade, esses objetos acabam se desintegrando em pleno ar.

“Essa desintegração provoca o fenômeno ótico de algo se movendo com grande luminosidade e rapidez. Dependendo do tamanho pode ser considerado um meteorito e partes de seus fragmentos não desintegrados podem cair na superfície terrestre”, disse ele ao blog Agora Vai.

Léo Santos acredita que não há motivo para pânico, uma vez que “grandes corpos celestes estão fora da rota de colisão com nosso planeta e, ainda assim, agências espaciais pelo mundo, a exemplo da NASA, monitoram esses maiores para possíveis providências preventivas”.

Através de parceria com Prefeitura de Santa Cruz, Conselho Municipal de Saúde participa de evento em Brasília-DF


A parceria firmada com a Prefeitura de Santa Cruz, possibilita que membros do Conselho Municipal de Saúde do município participem de eventos importantes em outros estados. O mais recente deles aconteceu em Brasília-DF, a 19° Plenária Nacional de Conselhos de Saúde e Movimentos Sociais nos dias 13 e 14 de Abril.

O evento discutiu temas importantes da nossa atualidade, como a terceirização dos serviços públicos, as temáticas e metodologias das conferências de saúde no âmbito municipal e a defesa do Sistema Único de Saúde(SUS).

Estiveram em Brasília-DF, representando o Conselho Municipal de Saúde, os membros João Paulo, Alexsandra Alves, Carlos Geison, Valdo Teodósio  e José Barbosa.

"Em Santa Cruz não é diferente" Virose com sintomas parecidos com a dengue lota hospitais em Natal


Com sintomas parecidos com os causados pela dengue e febre chikungunya, o eritema infeccioso tem provocado um aumento na procura por ajuda médica em Natal. A confusão gerada pela semelhança com as duas doenças trouxe medo à população, que lota os setores de urgência e emergência dos hospitais das redes pública e privada, mas conforme especialistas, não oferece riscos de morte. Com um período de incubação que varia entre quatro e 14 dias, a enfermidade afeta principalmente crianças e adolescentes.
Segundo a pediatra Karen Mendonça, o eritema é uma virose benigna causada pelo parvovírus humano e transmitida pelo contato com secreções respiratórias entre o doente e uma pessoa sadia. Seus sintomas são parecidos com os causadas pelas doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, mas com suaves diferenças que não são percebidas pelas pessoas, gerando a confusão com a dengue e a chikungunya.
“Ela causa manchas vermelhas simétricas nos braços, coxas, nádegas, costas e nas bochechas do doente, que ficam com tons muito fortes, como se a pessoa tivesse levado uma bofetada no rosto. No entanto, nas outras partes do corpo, o avermelhado e o formato das marcas são diferentes, sendo mais suave e com formas rendilhadas. Ao contrário da dengue, o eritema causa febre baixa e que só aparece a partir do quarto dia da doença”, explicou.
Outros sintomas comuns são as dores de cabeça e pelo corpo, mal-estar e a coceira, que se torna intensa até insuportável e que só piora com o aumento do calor e a umidade. Seu diagnóstico é clínico, baseado na visualização e constatação dos sintomas. Já seu tratamento é sintomático, feito principalmente com antitérmicos, analgésicos, anti-histamínicos e bastante hidratação.
Karen alertou para a recomendação de que os doentes fiquem em repouso absoluto, principalmente crianças, que não devem frequentar ambientes coletivos como berçários e escolas e que mulheres que estejam gestantes ou com suspeita de gravidez procurem não manter contato com os enfermos até o fim da doença. “Há o risco de conseqüências para o feto, por isso, é melhor ficar afastada”, disse.
Dores articulares são raras
Pediatra do Hospital Antônio Prudente (Hapvida) de Natal, Karen Mendonça explicou que a virose pode acometer adultos, mas os principais alvos são as crianças e adolescentes, que podem desenvolver ainda dores abdominais e vômitos durante o período em que permanecem infectados com o parvovírus. Quadros de dores articulares, comum em casos de dengue e chikungunya, são raros, mas podem acontecer.
“É uma doença causada por vírus, ou seja, uma virose que tem afetado as pessoas com bastante freqüência, mas que não oferece riscos de morte para seus pacientes, por isso, não precisa pânico. Infelizmente, as crianças são as mais afetadas, tanto que de cada grupo de 90 que atendemos no hospital, 80 apresentam o quadro da doença”, falou.
Ela disse ainda que não há vacina para evitar o eritema infeccioso e que uma forma de prevenir a doença é evitar ambientes fechados e o contato direto com pessoas que podem estar contaminadas, durante o período de incubação. “Depois, é seguir as recomendações médicas e manter repouso e hidratação”, disse.

Mutirão contra à dengue e chikungunya chega ao Cônego Monte; morador diz que Prefeitura está fazendo sua parte


Seguem as ações da Prefeitura de Santa Cruz que visam combater à dengue e febre chikungunya. Por meio da Vigilância Ambiental, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, foi realizado na última sexta-feira (17) mais um mutirão contras as doenças.

Depois do bairro Paraíso, desta vez o Conjunto Cônego Monte recebeu a equipe de endemias da Vigilância Ambiental que realizou orientações e analisou possíveis locais de risco em cada residência visitada com potencial de se transforem em criadouros do mosquito Aedes Aegypti. O trabalho recebeu o apoio importante do grupo de Escoteiros de Santa Cruz na distribuição dos panfletos educativos que teve início pela rua Bom Jesus. Também houve aplicação de inseticida nas residências visitadas pelos agentes de endemias.

Com o mutirão, que está sendo bem avaliado pela população, a Prefeitura pretende diminuir a proliferação do mosquito transmissor das doenças e suas consequências. Para o morador Edmilson Souza, além de informação, o mutirão traz o sentimento de que todos devem contribuir,  participar e combater o mosquito da dengue. “É muito importante esta ação da Prefeitura, ela faz a sua parte e ao mesmo tempo nos lembra que combater à dengue é um dever de todos”. disse Edmilson.

Além das ações do mutirão, a Prefeitura vem trabalhando diariamente no combate ao mosquito, através de ações planejadas da Vigilância Ambiental de Santa Cruz.



Rua Santa Rita terá construção de um Calçadão em obras de urbanização

As obras não param em Tangará, a Prefeitura de Tangará irá iniciar mais neste mês de abril mais uma obra que beneficiará a população da Rua Santa Rita, via pública localizada às margens da BR-226, que já conta com as obras de pavimentação em andamento. Através de emenda parlamentar de Felipe Maia, através de convênio com o Ministério do Turismo.

Com orçamento de R$ 398 mil, e número de convênio 786081, irá garantir maior potencial turístico para a Tangará, além de trazer melhor qualidade de vida para os tangaraenses, que irão contar com um espaço seguro e qualificado para atividades físicas.

Parte integrante do projeto, o plantio de árvores e espécias nativas da região foi exigência do Prefeito Alcimar Germano, que espera que o espaço seja agradável para todos os munícipes. Pista de caminhada, quiosques, praças e revitalização do espaço de entrada da cidade pássaro são prioridades para os recursos obtidos pelo empenho do deputado Felipe Maia.

A assinatura da ordem de serviço ocorrerá na manhã desta segunda-feira (20), na Rua Santa Rita, onde será iniciado os trabalhos das obras de urbanização do espaço. É mais uma obra que vai trazer qualidade de vida para Tangará.

Terceirização é estratégica para competitividade da indústria, aponta pesquisa

A contratação de serviços terceirizados na indústria brasileira  se tornou um elo da estrutura produtiva e fator determinante para a competitividade do setor. Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 69,7% das empresas industriais – de transformação, extrativas e construção civil – utilizam serviços terceirizados e 84% das companhias que terceirizam pretendem manter ou ampliar a utilização do recurso nos próximos anos. A Sondagem Industrial Especial – Terceirização ouviu 2.330 empresas do setor, incluindo pequenas, médias e grandes, que contrataram serviços de terceiros nos últimos três anos.

A terceirização na organização produtiva do Brasil e nas cadeias globais de valor é tema do documento Terceirização: o imperativo da mudança, realizado pela CNI. 

Na avaliação da CNI, a terceirização é um fenômeno irreversível, reflexo da divisão do trabalho moderno num contexto produtivo globalizado. A indústria precisa ter condições de competir não apenas no mercado interno, mas dentro de cadeias globais de valor. 

A divisão de etapas produtivas para prestadores de serviços terceirizados é instrumento essencial para acesso a melhores técnicas, tecnologias e eficiência, com reflexo direto no custo do produto nacional.

A contratação de serviços terceirizados está tão integrada à estratégia das empresas que mais da metade do setor industrial seria afetado negativamente caso se torne impossível recorrer à terceirização. A pesquisa da CNI identifica que 42% das empresas entrevistadas sofreriam com perda de competitividade se fossem impedidas de contratar terceiros. Outros 15,4% afirmam que uma ou mais linhas de produtos se tornariam inviáveis caso fossem proibidas de terceirizar. As empresas que não seriam afetadas representam 28% das ouvidas na sondagem.

"Robinson o governador da Segurança" Sem dinheiro, idoso é ferido com golpes de faca e martelo em tentativa de assalto no RN


Uma tentativa de assalto frustada, por pouco não acaba em tragédia. Por volta das 16h30 desta terça-feira, no Conjunto Walfredo Gurgel, em Mossoró, o comerciante José Gentil Marques, 60 anos, estava em sua lanchonete, situada na Francisco Miranda Filgueira, quando um adolescente surgiu de repente e anunciou o assalto.

O suspeito estava em uma motocicleta Traxx de cor preta e, como a vítima não tinha o dinheiro, foi atacado violentamente nas costas com facadas e na cabeça, com golpes de martelo. O jovem não quis furtar mercadorias e fugiu imediatamente após as agressões.
Os moradores acionaram o SAMU e também a Polícia Militar. O idoso foi levado ao Hospital Regional Tarcísio Maia. Enquanto isso, os policiais colheram informações e fazem diligências para tentar localizar o agressor.

Deputados Federais do RN gastam R$ 357 mil com cotas desde início de mandatos


A Câmara dos Deputados divulgou nesta quinta-feira (21) o balanço dos gastos dos deputados federais com a Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap). Com pouco mais de dois meses de mandato, os oito parlamentares do Rio Grande do Norte gastaram R$ 357.618,54, o que corresponde a um gasto diário superior a R$ 4 mil. O valor é referente ao período de fevereiro, mês em que se iniciaram os mandatos, até o dia 20 de abril.


O deputado Antônio Jácome (PMN) foi quem mais gastou os recursos da Ceap até o momento. Segundo dados divulgados no portal da Câmara, o parlamentar utilizou R$ 82.446,72 desde o início de seu mandato. Deste valor, R$ 26.650 foram utilizados com "Divulgação da Atividade Parlamentar".
A deputada que menos gastou o valor da cota foi Zenaide Maia (PR), que utilizou R$ 21.280,5.
Dentre os itens que consumiram a maior parte da verba destinada aos parlamentares estão "Divulgação da Atividade Parlamentar" (R$ 82.484,00), "Locação ou Fretamento de Veículos Automotores" (R$ 55.136,64) e "Combustíveis e Lubrificantes" (R$ 42.375,33),
Ceap
A Cota para Exercício de Atividade Parlamentar é um valor destinado ao custeio das despesas que o deputado tem no exercício da atividade parlamentar.
A Ceap unificou a verba indenizatória e as cotas de passagem aérea e postal telefônica em um único valor.
A cota varia de acordo com o estado de origem do deputado. Segundo o portal da Câmara, o limite de gasto dos representantes do Rio Grande do Norte atualmente é de R$ 42.360,13.


Caros internautas, leitores e visitantes deste blog, pedimos desculpas pela ausência nos últimos 4 dias.


Em função do final de semana, seguido do feriado da terça, imprensando a segunda, além de estarmos com um grave problema particular, não atualizamos o blog nos últimos 4 dias, pedimos desculpas aos que nos acompanha e a partir de hoje voltaremos a nossas atividades normais, lembrando que em decorrência de um grave problema particular, podemos nos ausentar em algum momento das atualizações do blog...


Muito obrigado a todos!!!