segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sítio Novo terá a 2° Copa São Sebastião de Futsal


Viatura do PROERD é guardada na garagem da casa de policial militar em Santa Cruz


A foto acima é de uma confraternização normal na residência de um policial militar, identificado como Cabo Jailson na cidade de Santa Cruz. Até aí tudo bem. Afinal, confraternização sempre é motivo de reunirmos os amigos e familiares. Mas, atentem para a foto e vejam uma viatura da Polícia Militar, atualmente à disposição do PROERD, comandado na cidade pelo Cabo Jailson.

O Blog do Marcos Dantas conversou por telefone com o Comandante-Geral da PM, Coronel Francisco Araújo sobre a situação de Santa Cruz. Segundo ele, policial nenhum poderá guardar viatura do PROERD em sua própria residência, a não ser que ele more distante da sede da Polícia Militar, que não é o caso de Santa Cruz, onde a viatura deveria estar guardada na Companhia e não na residência do coordenador. “Quem estiver agindo assim, está errado”, disse o comandante.





Via: Blog do Marcos Dantas

Luciana de Morais e Dra. Janicéia Simplicio iniciam campanha na zona rual de Lajes Pintadas


A candidata da situação Luciana de Morais (PP), foi a primeira a realizar campanha pela zona rural do município, desde a semana passada, quando visitou Serra Verde, Boqueirão e Chaves Belas. A candidata continua as visitas às comunidades rurais acompanhada de sua vice e lideranças do seu partido. 
 




Informações: A Tribuna de Lajes Pintadas

Candidata da oposição usa a internet para divulgação da campanha


A candidata da oposição Preta Furtado da Coligação Força, União e Respeito, larga na frente e usa as redes sociais pela internet, onde o TSE liberou propaganda eleitoral, para divulgar sua campanha eleitoral. As redes sociais é uma ferramenta ágil e muito importante, por exemplo, para os candidatos divulgarem seu perfil, os compromissos da campanha, a agenda, plano de governo, enfim, coisas do interesse da coligação.
 
Pelo Face, foi possível acompanhar a agente da candidata Preta Furtado neste final de semana. A candidata começou o domingo realizando visitas a zona rural  juntamente com seu candidato a vice Lourivane Pereira, Mariano André e José Gomes, onde visitam moradores na comunidade Malagueta. Depois, juntamente com o vereador Djanilton Ferreira, caminharam por Boqueirão e Cabaceiras, em seguida almoçaram na residência de Dona Creuza de Chico da Lagoa. À tarde ainda visitaram as comunidades Serra dos Raimundos e Chaves Belas.
 
Utilizando o seu Facebook de campanha (Antônia de Lima Furtado), Preta fez o seguinte apelo aos seus correligionários. “Pedimos encarecidamente ao nosso povo, o povo Bacurau, que não utilize as redes sociais para denegrir imagens, não provocar e não responder a provocações de ninguém”. Disse Preta.
 
A candidata da situação Luciana de Morais, no momento não criou o seu Facebook de campanha e nem divulgou sua agenda de campanha.





Via: A Tribuna de Lajes Pintadas

Com visita de consultor, Prefeitura de Santa Cruz inicia mais uma etapa do projeto de padronização da Feira Livre


A Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o escritório do SEBRAE local, iniciou mais uma etapa do projeto que visa padronizar e modernizar a Feira Livre da cidade. Depois de visitas técnicas à outras cidades que passaram pelo mesmo processo e de cadastrar todos os feirantes, Santa Cruz recebeu a visita do consultor, especialista nessa área, José Murici.

A visita de José Murici à Feira Livre deste sábado (09) representa o inicio da elaboração de um plano de ação que deverá nortear todo o processo a partir de agora.

José Murici é natural do estado da Bahia e tem larga experiência em projetos com feiras. Durante a visita, que foi feita com a companhia de representantes da Prefeitura e SEBRAE, ele fez várias anotações que servirão para se ter um diagnóstico da feira e indicar as ações necessárias.

O plano de ação para transformar a Feira Livre de Santa Cruz deverá ser apresentado à Prefeitura nos próximos meses.

Oficina

Na próxima quarta-feira (13), o consultor José Murici participará de uma oficina que irá reunir  os envolvidos com o projeto de padronização e modernização da feira de Santa Cruz (representantes dos feirantes, Prefeitura, SEBRAE e representantes de outros setores), para apresentar os dados colhidos na visita técnica do último sábado (09), com o objetivo de elaborar o diagnóstico da Feira Livre. O encontro acontecerá a partir das 8h, no escritório do SEBRAE.

Justiça suspende concurso público da Prefeitura de Mossoró

A Justiça suspendeu na última sexta-feira (8) o concurso público que estava sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Mossoró. A determinação foi do magistrado Pedro Cordeiro Júnior que deferiu parcialmente a tutela de urgência da ação civil pública movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).

Na decisão, o juíz ordenou que a Prefeitura adeque dois itens do edital. As modificações são sobre o parâmetro de utilização de reserva de vagas para pessoas com deficiência. Além disso, o juiz determinou que sejam realizadas as adaptações de todas as fases do concurso de acordo com a deficiência dos candidatos portadores de necessidades especiais.

Segundo o MP, o edital não informa o número de vagas para pessoas com deficiência e também não garante a previsão de adaptação das provas e do curso de formação de estágio probatório, que deve atender às necessidades específicas de acordo com a deficiência do candidato.

Mossoró não possui lei sobre regrando a reserva de vagas para deficientes físicos em concursos públicos. Existe apenas uma disposição genérica no artigo 7º da Lei Complementar nº 29/08, que diz respeito ao estatuto do servidor público municipal.

Recomendação

O mesmo edital foi alvo de uma recomendação da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró. O objetivo foi a inclusão das licenciaturas em Física e Química como requisitos alternativos para o acesso à vaga de professor de Ciências.

O edital em vigor disponibilizava nove vagas para professor da disciplina de Ciências, que será ministrada para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do município.

Segundo o item 2.2.6 do edital, somente pessoas graduadas e com Licenciatura em Ciências Biológicas poderiam se inscrever para concorrer às vagas. De acordo com o MP, a recomendação foi atendida, uma vez que a Prefeitura fez a alteração requerida.

UFRN instala mais quatro estações para monitorar tremores no RN

Os abalos de terra em Pedra Preta diminuíram de intensidade nos últimos dias, mas seguem transcorrendo. No fim da noite de ontem (10), mais um tremor foi registrado. Visando ampliar o monitoramento da atividade sísmica na região, a UFRN, através do Laboratório de Sismologia, instalou mais quatro estações sismográficas 

Desde o dia 25 de outubro, quando a atual fase da atividade sísmica começou, a equipe do LabSis/UFRN fez várias visitas à região, conversando com a população e autoridades, observando os efeitos dos tremores, bem como trabalhando na parte instrumental. No dia 6 de novembro, os técnicos Eduardo Menezes e Suélio Carolino percorreram a área mais próxima do epicentro para verificar, novamente, os efeitos dos tremores e levantar possíveis locais para instalação de mais estações sismográficas na região.

Para ter mais precisão sobre levantamento acerca dos tremores, a UFRN instalou entre no fim de semana mais quatro estações sismográficas na região. O objetivo inicial das novas estações é verificar se a área epicentral ainda é a mesma que no período em que ela foi estudada anteriormente (2010/11) após a ocorrência dos vários sismos de magnitude acima de 3.0.

Prefeitura de Santa Cruz e FACISA promovem treinamento físico para Agentes de Endemias


A Prefeitura de Santa Cruz, tendo a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA) como parceira, promoveu encontro entre todos os Agentes de Endemias do município para orientá-los a respeito dos cuidados que esses profissionais devem ter com o corpo. O encontro aconteceu na última quinta-feira (07), no auditório do SENAI.

O treinamento especial foi feito pelos alunos do curso de fisioterapia da FACISA e objetivou prestar orientações sobre exercícios físicos que melhoram a qualidade de vida desses profissionais que atuam no combate às endemias no município, e precisam, muitas vezes, do esforço físico na condução dos trabalhos diários.

Acompanhados pelos professores da FACISA, Fernanda de Sá e Leonildo Santos, os alunos deram explicações de quais exercícios podem ser realizados para se obter um melhor rendimento, como alongamento, respiração, dentre outros.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Messi só volta a jogar em 2014


Exames realizados na manhã desta segunda-feira (11) indicam que o atacante do Barcelona e da seleção argentina, Lionel Messi, só deve voltar a atua em 2014. O argentino deixou a partida contra o Real Bétis, no domingo (10), por conta de uma lesão na coxa esquerda e deve ficar afastado por um período de seis a oito semanas.

 Essa foi a terceira lesão de Messi em três meses. Dessa vez, ele rompeu o tendão da coxa esquerda, no bíceps femoral. Com a contusão, esse é o ano que o atacante mais teve lesões na carreira.

A imprensa espanhola tem elogiado muito o brasileiro Neymar e aponta que ele deve assumir o protagonismo da equipe catalã com a ausência do melhor do mundo.

O Barça lidera o campeonato espanhol com 37 pontos. Três a mais que o vice-líder Atlético de Madrid e seis à frente do Real Madrid, terceiro colocado.

Fernando Mineiro derrota Fátima Bezerra no PT e implode o “acordão”

O Processo de Eleição Direta do Partido dos Trabalhadores (PT), que ocorreu neste domingo, resultou na vitória da corrente partidária liderada pelo deputado estadual Fernando Mineiro (PT) e pelos vereadores Fernando Lucena (PT) e Hugo Manso (PT), tendo como principal derrotada a deputada federal Fátima Bezerra (PT). A corrente vencedora levou a melhor em Natal, com a vitória de Juliano Siqueira (PT), e vencia em nível de Estado o pleito até o fechamento desta edição, com o atual presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, derrotando o candidato da deputada Fátima, Olavo Ataíde, com placar de 1.701 contra 1.515. Ainda restavam ser apuradas cerca de 20% dos votos.

Além de vencer no Estado e na capital, a corrente petista liderada pelo deputado Mineiro e pelos vereadores Hugo e Lucena também derrotou a ala encabeçada por Fátima no segundo maior colégio eleitoral, Mossoró, e também em Caicó. Na capital do Oeste, a eleição foi muito apertada e, por uma diferença de quatro votos, Gilberto Diógenes derrotou a professora Ady Canário. Em Caicó, venceu Gilberto, que foi vice-prefeito na gestão do ex-prefeito Bibi Costa.

O grupo liderado por Mineiro também venceu nos quatros zonais de Natal, derrotando as chapas apresentadas pela deputada Fátima, sendo na Zona Norte (Nilcley), Zona Leste (Chiquinho), Zona Oeste (Ceiça) e Zona Sul (Emerson). O presidente eleito do diretório do PT em Natal, Juliano Siqueira, define o espírito da eleição petista, afirmando que o resultado do PED em Natal e no Rio Grande do Norte refletiu a derrota da proposta de acordo do PT com as oligarquias tradicionais do Estado, defendida pela deputada Fátima, a maior derrotada nas urnas internas do PT. “As chapas que ela defendeu foram eleitoralmente esmagadas. Ela não elegeu sequer os zonais. Tivemos 70% dos votos”, confirma Siqueira.

Para o vereador Hugo Manso, o resultado do processo eleitoral interno do PT mostra que o partido tem dinâmica e vida própria e que as diferenças e as disputas dos dirigentes são compartilhadas pelos filiados. “Não diria que haja derrotados. Trata-se da escolha que a maioria fez. A direção será composta de forma proporcional”, disse, se referindo aos 47 cargos do diretório estadual. Destes, 17 são da comitiva executiva da legenda. Sobre a influência das eleições internas na posição do PT em 2014, Manso afirma que o debate interno do PT é muito mais amplo que a sucessão estadual. “Trata-se de como o partido deva funcionar. O debate acontece independente desse resultado. Nós não votamos se vamos ter candidato próprio. Nada disso estava na eleição”, declarou.

O presidente do diretório estadual, Eraldo Paiva, levava vantagem sobre Olavo Ataíde até o fechamento desta edição. “Foi um processo onde a militância participou como um todo. O PED é um processo riquíssimo para a construção do PT. Somos escolhidos pela militância”, disse Eraldo Paiva.  Sobre os rumos do partido em 2014, ele acrescentou que o PT vai trabalhar coletivamente. “Nós vamos trabalhar coletivamente. Então, o resultado desta eleição coloca o desafio de conduzir os rumos que a militância do PT quer”, declarou.

O deputado Mineiro e a deputada Fátima não foram localizados pela reportagem. Em termos de 2014, Mineiro defendia a candidatura própria do PT a governador, mas teve de retirar a proposta por influência do diretório nacional. A medida atendeu apelo do presidente Rui Falcão, tendo em vista acordo político entre PT e PMDB com vistas à sucessão estadual. Por este acordo, o PMDB apresentará candidato a governador e o PT, a senador. O nome do PMDB até agora é o do ex-ministro da Integração Fernando Bezerra. No PT a candidata ao Senado é a deputada Fátima.

“Acordão de 2008 foi um desastre para o PT. O acordão está superado”

O acordão de 2008, que resultou na candidatura da deputada federal Fátima Bezerra à Prefeitura de Natal, com a derrota dela no primeiro turno para a, então, deputada estadual Micarla de Sousa (PV), ainda é um capítulo dramático na história do PT. É nesse sentido que o partido “foge” literalmente de qualquer trama política que se aproxime de acordo de poderosos questionáveis pela opinião pública.

“Nós ainda estamos trabalhando na linha do acordão. O acordão de 2008 resultou num desastre. O partido tinha uma bancada de três vereadores e não elegeu nenhum. Perdemos a bancada e a candidata do acordão, Fátima Bezerra, foi derrotada no primeiro turno por uma figura com a expressão de Micarla de Sousa. Nem segundo turno houve.

Depois do desastre, estamos tentado reconstruir. Tanto que as chapas que Fátima defendeu foram eleitoralmente esmagadas ontem. Ela não elegeu sequer os zonais. Tivemos 70% dos votos”, observou Juliano Siqueira, associando a derrotada de Fátima à recusa da maioria do PT à proposta de acordão.

“Quer decidir política nos gabinetes refrigerados, no conchavo? O acordão está superado. O brasileiro não aceita mais. Esse tipo de política está tendo muitas derrotada no movimento popular. As multidões estão reclamando, excluindo os partidos políticos, inclusive o PT. A culpa é nossa. Temos que recuperar o PT histórico, que foi construído para trabalhar junto com as massas e trabalhadores brasileiros”.

Especificamente sobre o acordo entre o PMDB e o PT, Juliano Siqueira desmonta. “Para nós não existe nada disso, não conheço nada. Não vi nenhum papel. Não participei de nenhuma conversa. Quem quiser discutir alianças conosco, a sede fica na Olinto Meira. Adianto que tem alguns partidos que preferimos que nem chegue lá para não receber porta na cara: PSDB, DEM, PPS. Mas outros, se quiserem se redimir de seus erros e alianças ideológicas, receberemos e discutiremos. Mas, até agora, não recebemos. E minha posição pessoal e a tendência é no sentido de termos candidato próprio, podendo flexibilizar. Mas vai depender deles, ampliar o processo de discussão e principalmente da decisão da ampla maioria do partido. Não vai ser nenhum iluminado ou iluminada que irá decidir o nosso caminho”.

Torcedores enfrentam fila virtual na compra por ingressos da Copa

Mais de 220 mil ingressos para a Copa do Mundo da Fifa 2014 foram disponibilizados nesta segunda-feira (11), por meio do site da Fifa. Bilhetes para 57 jogos foram alocados por ordem de encomenda. Ainda há jogos com ingressos disponíveis para jogos em Natal.

Com o grande número de acessos ao site da entidade foi criada uma espécie de "fila virtual", uma tela de espera antes do acesso ao sistema de compra das entradas. Na tela, o  site anuncia a mensagem "devido a uma demanda muito alta de acessos à página de ingressos, você está agora em uma fila virtual. Os ingressos serão disponibilizados por ordem de encomenda, portanto é aconselhável que não saia desta página se deseja manter o seu lugar na fila."

No domingo (10), a entidade que organiza a Copa do Mundo anunciou o valor para quem optar por receber o ingresso em casa. A entrega custará R$ 59,00 no Brasil e no exterior o valor cobrado será de US$ 41,00 (cerca de R$ 95,00). A taxa de entrega cobre os custos de envio, bem como outros custos administrativos associados ao serviço e todos os tributos. Ela também inclui até três tentativas de entrega dos ingressos.

Os ingressos que restarem após essa nova fase de vendas serão comercializados após o sorteio dos grupos, quando os confrontos estiverem definidos, no dia 8 de dezembro.

Antônio Jácome será candidato a deputado federal em 2014

O deputado estadual Antonio Jácome, do PMN, o mais votado no último pleito com 54.743 votos, confirma que disputará uma vaga na Câmara Federal em 2014 atendendo o chamamento de lideranças do segmento evangélico e recomendação da Executiva Nacional do partido, que segundo ele, “a exemplo de todo partido, precisa ter uma bancada federal forte e representativa”. Outra motivação, de acordo com Antonio Jácome, é a necessidade de uma representação médica do Rio Grande do Norte na Câmara Federal.

“Nunca a classe médica precisou tanto de representantes”, ressalta Antonio Jácome, lembrando que o Governo Federal tem em posse pesquisa de opinião pública mostrando que o principal problema reclamado pelos brasileiros é a saúde pública, daí, não tendo respostas convincentes e orientado pelo marketing, criou o programa “Mais Médicos”, segundo o deputado, “numa evidente estratégia de desmoralização do médico brasileiro para justificar a importação de milhares de médicos cubanos que estavam desempregados no seu País”.

FALTA DE MÉDICOS
O deputado Antonio Jácome, que é médico, diz reconhecer que a falta de médicos nas pequenas cidades é grande e de forma alguma poderia se posicionar contra a vinda desses profissionais para o Brasil, mas critica a forma como esses profissionais estão chegando ao País e o montante dos recursos destinados ao programa “Mais Médicos”, vez que de acordo com Antonio Jácome, o problema não é só falta de médicos, mas as precárias condições de trabalho e a falta de equipamentos para realizar diagnósticos. (JP)

Jacó Jácome vai tentar ocupar o lugar do pai na Assembleia

“No próximo dia 21 haverá o Encontro Estadual do PMN na Assembleia Legislativa a partir das 9 horas, oportunidade em que serão discutidos assuntos de interesse do partido com vistas as eleições do próximo ano, como escolha de pré-candidatos a deputado estadual e federal”. A informação é do presidente estadual da legenda, deputado Antonio Jácome, destacando que o PMN conta com vários nomes para formação de uma nominata que permita em coligação com outros partidos eleger uma bancada significativa na Assembleia Legislativa.

Questionado se Jacó Jácome poderá ser um dos candidatos do partido a deputado estadual em 2014, Antonio Jácome informou que o vereador no exercício do seu primeiro mandato, disputará uma vaga na Assembleia Legislativa. Ele disse ainda, que além de Jacó Jácome, surgem mais dois nomes do segmento evangélico que poderão compor a chapa proporcional com chances reais de vitória. São eles: Albert Dickson e Adenúbio Melo, segundo o presidente do PMN, “todos com bom potencial eleitoral e chances de eleição”.

Albert Dickson é o atual presidente da Câmara Municipal de Natal e Adenúbio Melo foi vereador e é primeiro suplente de deputado federal. A exemplo de Antonio Jácome e Jacó Jácome, Albert Dickson e Adenúbio Melo são evangélicos da Assembleia de Deus e deverão ser votados também por integrantes de outras denominações existentes em Natal e no Rio Grande do Norte. (JP)

Casas em Pedra Preta, RN, não irão desabar com tremores, afirma Crea

O laudo realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN) na cidade de Pedra Preta, a 149 quilômetros do Rio Grande do Norte, constatou que não houve comprometimento na estrutura das casas do município. No entanto, na vistoria, os engenheiros encontraram grande número de fissuras e rachaduras nos imóveis da região, que desde o dia 25 de outubro já registrou mais de 600 tremores de terra. A informação foi confirmada ao G1 pelo engenheiro Gerson Ricardo Oliveira, um dos responsáveis pela vistoria.

Segundo Gerson, o resultado do laudo foi feito com base em constatações visuais. "Fizemos uma visita de constatação. Não dispomos de meios para um veredicto mais circunstanciado, por isso o relatório foi feito com base em constatações visuais. Encontramos, em geral, algumas casas com grande número de rachaduras, tanto na zona urbana quanto na zona rural da cidade", explicou o engenheiro.

Empate do Vasco empurra Fluminense para a zona de rebaixamento


O Vasco recebeu o Santos no Maracanã neste domingo (10) em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Depois de perder dois jogadores ainda no primeiro tempo por lesão (Juninho Pernambucano e Reginaldo) e sair em desvantagem de dois gols, o time reagiu embalado pela força da torcida e empatou a partida. O ponto arrancado fez com que o time saísse da zona de rebaixamento após 40 dias, por causa da derrota do Fluminense para o Corinthians em Araraquara. Bruno Peres e Gustavo Henrique marcaram para o Peixe. Edmilson e André descontaram para o Cruz-maltino.

 Com 50.421 pagantes (56.756 presentes), a torcida vascaína bateu o recorde de público em uma partida entre clubes desde a reabertura do Maracanã. o público da partida entre Flamengo e Goiás foi de 49.421 pagantes, na semana passada, pela semifinal da Copa do Brasil.

Apesar da empolgação da torcida pela saída da zona de rebaixamento, o técnico Adilson Batista não comemorou muito e  manteve o estado de alerta. “O time foi organizado e superior. Mesmo assim não dá para ficar comemorando. A sensação é de alerta mesmo. Sabemos que outros times estão perto, e o grau de dificuldade alto é para todos. Agora, temos dois compromissos fora de casa e vamos tentar somar o maior número de pontos para seguir fora da zona”, afirmou.

O meia Juninho, que deixou o campo machucado, fez questão de ressaltar o apoio do torcedor. Devido à lesão, o Reizinho não atua mais em 2013 e pode anunciar sua aposentadoria aos 38 anos. “Sem a torcida, poderia ser uma goelada para o adversário. O torcedor vascaíno está se unindo e entendendo que o momento técnico é complicado, por isto que os resultados não estão aparecendo”, declarou.

O Vasco volta a campo na próxima quarta-feira (13), às 19h30 de Brasília, na Arena do Grêmio, para enfrentar o tricolor gaúcho. O time soma 37 pontos e está na 16ª posição, já o Grêmio tem 54 pontos é o 3º colocado.

Henrique Alves está no exercício da Presidência da República hoje



O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, assumiu a Presidência da República na manhã desta segunda-feira (11). O presidente em exercício vai despachar ao longo do dia no Palácio do Planalto. Henrique Alves foi recebido pelo cerimonial do Planalto e, inicialmente, se encontrou com o Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Gagas.

Essa é a segunda vez que o deputado Henrique Alves assume a Presidência da República interinamente. A presidenta Dilma Rousseff viajou hoje à República do Peru e retornará ao Brasil na noite desta segunda-feira. Já o vice-presidente, Michel Temer, encontra-se em missão oficial nos Emirados Árabes Unidos até amanhã (12).