segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Prefeitura de Tangará atrasou o pagamento dos funcionários neste mês de outubro

O assunto dos últimos dias na cidade de Tangará tem sido o atraso do pagamento dos funcionários da prefeitura municipal. De efetivos a contratados, todos passaram pela data de pagamento sem receber os seus respectivos salários, causando um clima de constrangimento e insatisfação em meio aos aliados do prefeito e dos vereadores da situação, Afinal trabalhar sem receber, não é uma experiência boa pra ninguém.

Por ordem do TSE Dibson Nasser recebeu posse no último sábado

No último sábado (08), contando com a presença de Ricardo Motta (PROS), presidente da Assembleia, de Gustavo Fernandes, primeiro-secretário da Casa, e da Procuradoria, o deputado afastado Dibson Nasser voltou a tomar posse do cargo. Em decisão do TSE, tomada no dia 30 de outubro, foi ordenado que a AL afastasse o suplente José Adécio (DEM) para dar posse ao detentor do mandato. 

Na sexta-feira (07), decisão do presidente do TSE, Dias Toffoli, mandou que Dibson tomasse posse até às 18h do sábado. O que ocorreu às 14h do dia prazo.

Ricardo Motta: “A Assembleia Legislativa nunca fez oposição ao RN”

O governador eleito Robinson Faria (PSD) tem, oficialmente, na base de apoio da Assembleia Legislativa, oito dos 24 deputados estaduais. Desses, dois aderiram no segundo turno das eleições. As urnas de 5 de outubro conduziram à Assembleia apenas seis aliados de Robinson: Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSD), Disson Lisboa (PSD), Cristiane Dantas (PC do B), Carlos Augusto Maia (PT do B) e Galeno Torquato (PSD). No segundo turno, juntaram-se ao grupo os deputados Gustavo Carvalho (PROS) e José Adécio (DEM). Mesmo com essa minoria, apenas 30% dos parlamentares eleitos, os deputados não acreditam que o governador eleito terá dificuldade na chamada governabilidade em aprovar as matérias enviadas para o Legislativo.
O deputado estadual Ricardo Motta (PROS), presidente da Assembleia, ressaltou que a Casa “nunca fez oposição ao Rio Grande do Norte”. “A  Assembleia está de portas abertas, como sempre esteve para receber os projetos de interesse da sociedade potiguar. Não se trata de governo ou oposição”, destacou.

Participação em festival de turismo promove Santa Cruz para o Brasil e o Mundo


Santa Cruz foi um dos destinos turísticos expostos na 26ª edição do Festival de Turismo de Gramado-RS (FESTURIS). O evento foi realizado de 06 a 09 de novembro e reuniu milhares de pessoas do Brasil e do exterior envolvidas diretamente com a atividade turística.

A Prefeitura de Santa Cruz, ciente da importância de divulgar cada vez mais a “Cidade Santuário” e suas atrações, preparou seu estande e, por meio de material gráfico impresso e de vídeos, divulgou o Santuário de Santa Rita e o Teleférico que está sendo construído, numa ação importante de promoção ao potencial do município para o turismo religioso.

A Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, que esteve em Gramado-RS, avaliou de forma muito positiva a participação de Santa Cruz em um dos maiores eventos de turismo do Brasil. “O FESTURIS de Gramado foi um sucesso. Cerca de 15 mil pessoas circularam na feira. O nosso estande foi muito visitado por agências, operadoras e o trade em geral. Promover e divulgar o destino sempre trás excelente resultados”, afirmou Marcela.


Brasil é referência no combate ao trabalho escravo, diz a OIT


O Brasil é referência mundial em combate ao trabalho escravo, apesar de diversos problemas e desafios a enfrentar. A declaração foi feita pelo coordenador do Projeto de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Luiz Machado, no 3º Encontro das Comissões Estaduais para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetraes), hoje (10), na capital paulista. “Nós temos mecanismos que não encontramos em nenhum outro lugar no mundo como os grupos especiais de fiscalização que atendem a todo o território”.

Ele destacou, também, o Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, do governo federal, com diversas ações, algumas cumpridas, outras em andamento e outras precisando ser aceleradas. “Como a prevenção e assistência à vítima porque precisamos romper o ciclo vicioso da escravidão. O trabalhador apesar de ser resgatado continua vulnerável e muitos voltam para a escravidão”.

Blitz da Lei Seca prende 23 pessoas e apreende uma arma próximo à praia de Ponta Negra


A Polícia Militar prendeu 23 pessoas durante nova blitz da operação Lei Seca na madrugada deste sábado (8). Além dos detidos, outros 45 condutores foram autuados e vão responder administrativamente por dirigir sob efeito de álcool.
De acordo com a PM, a blitz foi montada na avenida Roberto Freire, no bairro de Ponta Negra, zona Sul da capital, próximo à praia. Esta foi a primeira vez que a barreira foi instalada neste trecho da via, o que surpreendeu muitos motoristas. A PM também encontrou um revólver calibre 38, dentro de um veículo abandonado na barreira. O proprietário foi identificado e será chamado para prestar esclarecimentos. “Fizemos o bafômetro e o motorista estava com o nível de álcool por ar expelido acima do permitido. No meio da confusão ele conseguiu se misturar com as pessoas e fugir. No carro dele encontramos um revólver calibre 38″, destacou o tenente Styvenson Valentim.
De acordo com Styvenson, a polícia tem feito as abordagens em pontos diferentes da capital exatamente para tentar “conscientizar” um maior número de pessoas. “Nós fizemos blitz na zona Sul várias vezes, mas sempre fazíamos no mesmo local da Roberto Freire. Como naquele local o número de prisões começou a diminuir, nós mudamos, fomos para a Ribeira. Fizemos algumas na Ribeira e agora estamos diversificando. A ideia é que o número de prisões continue diminuindo. Acreditamos que, fazendo as blitzen em locais diferentes, as pessoas irão evitar beber e depois dirigir, já que as abordagens podem acontecer em qualquer lugar”.

Estudante de 18 anos é executado em Natal ao voltar de pagode com o pai


Um estudante de 18 anos foi assassinado a tiros na madrugada desta segunda-feira (10) no conjunto Santarém, na Zona Norte de Natal. Segundo informações da Polícia Militar, Gabriel Jonas Macedo Pereira e o pai dele estavam a pé, voltando de um pagode, quando foram surpreendidos pelos criminosos. Houve perseguição e os dois se separaram. Minutos depois, o pai encontrou o filho morto na Rua Ivaipurã. A polícia ainda não tem pistas dos assassinos nem da motivação do homicídio.

“Eles estavam chegando no carro deles, por volta das 3h, quando foram surpreendidos  por homens que estavam em um automóvel e numa motocicleta. Pai e filho fugiram e cada um correu para um lado. Depois, quando os tiros cessaram, o pai procurou pelo filho e já o encontrou morto”, relatou o major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão da PM.
De acordo com relatório da Delegacia Especializada de Homicídios (Dehom), responsável pela investigação do caso, quatro cápsulas de pistola foram encontradas no local do crime. Também consta no relatório que o pai do garoto afirmou não ter ideia do que possa ter motivado a morte do filho, e que o rapaz não tinha inimigos e nem havia recebido qualquer tipo de ameaça.

Após “Dia D”, vacinação contra a paralisia infantil e sarampo segue até o dia 28 de novembro


O “Dia D” da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo foi realizado no último sábado (08). Em Santa Cruz, uma boa movimentação foi registrada em todos os locais onde os profissionais da Saúde atuaram aplicando as vacinas. Mesmo assim, a Prefeitura alerta que a campanha continua até o próximo dia 28 de novembro.

A Secretaria Municipal de Saúde convoca todos os pais que ainda não vacinaram seus filhos a levá-los ao posto de saúde mais próximo de sua casa para a imunização. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Santa Cruz estão abastecidas com as vacinas, que são extremamente importantes para manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil.

A vacinação contra a poliomielite, que causa a paralisia infantil, tem como população-alvo crianças de seis meses até menores de cinco anos. Já a vacina tríplice viral, que é destinada à vacinação contra sarampo, além de caxumba e rubéola, é aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos.


Homens armados invadem hospital e resgatam traficante

Em uma ação ousada, vários homens armados de fuzis e pistolas, resgataram na madrugada desta segunda-feira (10), do Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói, o criminoso Johnny Luis da Silva, conhecido como Bebezão. Ele é acusado de comandar o tráfico de drogas na favela Gogó da Ema, em Guadalupe, subúrbio do Rio de Janeiro.
Segundo o comando do 41º Batalhão da Polícia Militar (BPM), no Irajá, o criminoso foi ferido em setembro, quando participou de uma tentativa de roubo de três carretas de entrega de cigarros, na Pavuna. Ao ser ferido e preso, o traficante foi encaminhado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas por medida de segurança foi transferido sob escolta policial  para o outro hospital que fica mais distante da capital fluminense. 
O traficante Johnny da Silva estava algemado e sob custódia de policiais militares, na enfermaria do hospital. Na hora da invasão, no entanto, apenas um militar tomava conta do traficante. Ele foi obrigado a soltar a algema do preso e trancado numa sala juntamente com funcionários e pacientes do hospital. De acordo com a PM, todos os policiais envolvidos nessa ocorrência estão sendo ouvidos pela 2ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar, que apura o episódio.

Governo tende a ampliar base de apoio no Legislativo

O governador eleito Robinson Faria (PSD) tem, oficialmente, na base de apoio da Assembleia Legislativa, oito dos 24 deputados estaduais. Desses, dois aderiram no segundo turno das eleições. As urnas de 5 de outubro conduziram à Assembleia apenas seis aliados de Robinson: Fernando Mineiro (PT), José Dias (PSD), Disson Lisboa (PSD), Cristiane Dantas (PC do B), Carlos Augusto Maia (PT do B) e Galeno Torquato (PSD). No segundo turno, juntaram-se ao grupo os deputados Gustavo Carvalho (PROS) e José Adécio (DEM). Mesmo com essa minoria, apenas 30% dos parlamentares eleitos, os deputados não acreditam que o governador eleito terá dificuldade na chamada governabilidade em aprovar as matérias enviadas para o Legislativo.

O deputado estadual Ricardo Motta (PROS), atual presidente da Assembleia, ressaltou que a Casa “nunca fez oposição ao Rio Grande do Norte”. “A  Assembleia está de portas abertas, como sempre esteve para receber os projetos de interesse da sociedade potiguar. Não se trata de governo ou oposição”, destacou.

Ele disse acreditar que o Executivo e os deputados pensarão conjuntamente no Estado, na qualidade de vida das pessoas. Já o deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB) analisou que o embate político-partidário foi encerrado no dia 26 de outubro. Para o peemedebista, o momento é de união de toda classe política para tentar tirar o Estado “do caos em que se encontra hoje”.

“Precisamos dar as mãos para trabalhar pelo Estado. Esse é o pensamento da classe política para que as políticas públicas desse Estado voltem a funcionar. Inadmissível termos saúde pública precária. Segurança que, lamentavelmente, pode ser substituída por insegurança pública”, avaliou o deputado.

“Se Carlos Eduardo cumprir promessas, vou apoiá-lo. Se não, serei oposição”

Pode até parecer oposição quando Luiz Almir (PV) chama o prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) de “Boneco de Olinda”. Contudo, durante as sessões na Câmara Municipal, é bem verdade que a postura do parlamentar tem sido mais de apoio do que de crítica. O problema é que essa relação amigável pode acabar se a Prefeitura de Natal não cumprir os comprimissos firmados de melhorias para a zona Norte de Natal. Segundo o próprio Luiz Almir, se isso não ocorrer, o parlamentar será oposição e não apoiará o prefeito em uma possível reeleição em 2016.
“O prefeito comprometeu que cumprirá todos esses compromissos. Se isso acontecer não terei dúvidas em apoiá-lo. Caso aconteça o contrário não terei dúvidas em ser oposição”, afirmou o vereador Luiz Almir, enumerando importantes obras prometidas pelo prefeito Carlos Eduardo.
Dentre elas, a inauguração da nova feira do conjunto Santa Catarina que se transforma numa praça durante toda a semana. Recebeu a confirmação da inauguração da Alameda Paulistana no Panatis e a praça ecológica ao lado da lagoa daquele conjunto residencial. A Alameda Maranguape será duplicada e a Nossa Senhora do Ó asfaltada.

Prefeitura de Santa Cruz promove segunda audiência pública sobre Plano Municipal de Medida Socioeducativa


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promove na próxima quarta-feira (12) a segunda audiência pública sobre o Plano Municipal de Medida Socioeducativa. O evento será realizado na nova sede do CREAS, a partir das 8 horas.

O início do processo de elaboração do Plano se deu no último mês de setembro e conta com a participação do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Na audiência desta quarta-feira (12), está prevista a apresentação do Plano já concluído.

Medida socioeducativa

Medidas socioeducativas são medidas aplicadas pelo Juiz com finalidade pedagógica em indivíduos infanto-juvenis (adolescentes, ou seja, inimputáveis maiores de doze e menores de dezoito anos, que incidirem na prática de atos infracionais (crime ou contravenção penal). Medidas de natureza jurídica repreensiva e pedagógica para inibir a reincidência dos mesmos e prover a ressocialização.


Em 5 anos, polícia brasileira matou em média seis pessoas por dia


As polícias brasileiras mataram, durante o serviço, 2.212 pessoas em 2013, apontam dados da oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pela organização não governamental Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Em média, são 6,11 mortos por dia. O número é menor do que o verificado no ano anterior, quando 2.332 pessoas foram mortas pela polícia no Brasil. A íntegra do documento será apresentada nesta terça-feira (11) na capital paulista.
Apesar da queda, o FBSP avalia que a diferença não indica uma melhora ou tendência de mudança. A organização aponta que é preciso rever o padrão de atuação das forças policiais. O fórum foi criado em 2006 com objetivo de construir um ambiente de cooperação técnica na área de atividade policial e na gestão de segurança pública. O anuário apresenta dados sobre custo da violência, gastos de segurança pública, estatísticas de crimes e violência, efetivo de polícias e população prisional.
O levantamento releva ainda que, nos últimos cinco anos, a polícia matou 9.691 pessoas. O número é cinco vezes maior do que o verificado nos Estados Unidos, onde 7.584 pessoas foram mortas pela ação policial nos últimos 20 anos. Se forem somados os casos em que os policiais agiram também fora de serviço, o total chega a 11.197. Os dados norte-americanos apontam 11.090 mortes em 30 anos.

Trio de adolescentes é apreendido assaltando idosas em igreja de Mirassol

Três adolescentes foram apreendidos na noite desta sexta-feira (7), após realizarem um assalto a um grupo de idosas que saiam de uma igreja no conjunto Mirassol, zona Sul de Natal. Entre os suspeitos estava uma garota de 16 anos que dava as ordens para a ação dos comparsas.
De acordo com uma das vítimas, que terá o nome preservado e chegou ainda muito nervosa, o trio agiu de forma muito violenta, com palavras de baixo calão e ameaçando atirar caso o carro não fosse entregue. “Foi muito rápido quando olhamos para trás justamente para nos prevenirmos de qualquer assalto já vimos eles chegando e gritando com todas nós”, relatou.
Logo após saírem do local com o carro os suspeitos se evadiram em direção a zona Oeste de Natal, a polícia foi acionada pelas vítimas e em menos de 20 minutos conseguiu cerca o trio já no bairro de Cidade Nova. Segundo o sub-tenente Paiva Silva, da Rocam os suspeitos estavam com uma arma, mas não reagiram no momento da abordagem. “Tomamos conhecimento do assalto e seguimos praticamente os rastros dos indivíduos, graças a uma ação rápida de toda a equipe conseguimos tirar de circulação os assaltantes”, disse.
Na delegacia a adolescente relatou que é moradora do bairro Bom Pastor e que assim como os demais não se arrepende de ter praticado a infração e que já fez outras inúmeras vezes. Os outros apreendidos informaram que são consumidores de maconha e que já estiveram em centros de reeducação por outros atos praticados. Todos foram autuados por ato infracional análogo a roubo.

Uso indevido do celular elimina 236 candidatos do Enem


Em dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 236 inscritos foram eliminados em todo o Brasil por uso indevido de telefones celulares. De acordo com o Ministério da Educação, considerando os demais casos, o número de eliminações chegou a 1.519, já o índice de candidatos faltosos caiu de 29,7% em 2013 para 28,6% neste ano.

Realizado nas tardes de sábado (8) e domingo (9) em 1.752 municípios brasileiros, o Enem foi considerado um "sucesso" pela presidente Dilma Rousseff. Em seu perfil no Twitter, a presidente afirmou que o exame se consolidou como meio de entrada nas universidades. "A consolidação do Enem permite q mais estudantes possam ter aceso às oportunidades criadas pelo Sisu e entrar na universidade pública", disse.


Para o ministro da Educação, Henrique Paim, a aplicação das provas foi tranquila. “Tivemos um Enem tranquilo, o que demonstra a consolidação do processo. A logística aperfeiçoada a cada ano está mostrando resultados”, afirmou o ministro em entrevista coletiva no domingo.

Além do Sisu, a nota do Enem também é usada para seleção do Programa Universidade para Todos (ProUni), o Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o Ciência sem Fronteiras.