quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Tomba Farias diz que governador não pode cobrar impostos a servidores se os salários deles estiver com atraso


Por unanimidade de votos, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte derrubou o veto do governador Robinson Faria ao projeto de Lei de autoria do deputado estadual Tomba Farias (PSB), que isenta do pagamento de multas e juros dos tributos estaduais os servidores que estiverem com o seus salários em atraso. Os deputados entenderam que a iniciativa do parlamentar do PSB envolve uma questão de justiça social, já que o seu teor beneficia o funcionalismo do estado que convive rotineiramente com o atraso do recebimento de seus vencimentos.

Segundo Tomba Faria, que comemorou a decisão dos seus pares, a partir de agora o Poder Executivo não poderá mais cobrar dos servidores multa e juros de impostos como o IPVA, se o pagamento do funcionalismo não estiver rigorosamente em dia.

“Quando o pagamento atrasa, o governo não repassa a correção monetária aos servidores, o que é assegurado pela Constituição Estadual, quando não for efetuado o pagamento no último dia do mês trabalhado. Assim sendo, é mais do que justo que o funcionalismo com os salários em atraso também não pague juros e multas sobre os impostos estaduais”, assinala o deputado.

Policia Civil de Santa Cruz prende grupo com armas e entorpecentes


Uma operação em conjunto da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil e a Delegacia Municipal de Santa Cruz, com apoio da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de Carlos Vladimir dos Santos, conhecido como Carlinhos, 20 anos e Alexsandro Medeiros de Lima, 19 anos, presos pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, na manhã desta quarta-feira (15).
Os policiais apreenderam na casa de Carlinhos aproximadamente R$ 3.500, uma arma calibre 32 e outra de calibre 38, munições para as armas calibres 32, 38 e calibre 12, tabletes de maconha contendo cerca de 6 kg, uma porção de crack, papelotes de cocaína, uma balança de precisão e uma balança eletrônica.

Educação reúne gestores para planejamento da merenda escolar no ano letivo 2017


Merenda de qualidade nas escolas no município é uma das prioridades da Prefeitura de Santa Cruz e foi o assunto principal de reuniões, nesta terça-feira (14), entre gestores escolares. Os encontros aconteceram na nova sede da Secretaria Municipal de Educação. Pela manhã, com a participação dos gestores das creches e, à tarde, com gestores do ensino fundamental. As reuniões também contaram com as participações de gestores de escolas da Zona Rural.

Debater o planejamento para o ano letivo 2017 foi o principal o objetivo. A pauta dos encontros abordou questões relacionadas aos cardápios, ações educativas, custos pertinentes, aceitabilidade da alimentação, controle de estoque e orientações de per capitas.

A Prefeitura de Santa Cruz prima pela qualidade da merenda que é servida nas escolas do município, com cardápio variado e acompanhamento nutricional.  A gestão da Prefeita Fernanda Costa entende que se o aluno estiver bem alimentado terá melhor desempenho no processo de aprendizagem.

Família é rendida, ameaçada e sofre assalto em velório de idosa no RN


Seis homens armados assaltaram uma casa onde acontecia um velório em São José de Mipibu, na Grande Natal. “Não respeitam nem a morte”, disse ao G1 Tarcísio Olinto, que velava o corpo da mãe dele, dona Luíza Olinto, de 73 anos.
Segundo Tarcísio, o crime aconteceu por volta das 2h da madrugada. Os assaltantes, todos encapuzados, invadiram a casa e mantiveram a família refém. “Eles eram muito agressivos e nos ameaçavam o tempo inteiro”, disse Tarcísio. Os ladrões levaram duas televisões, dois notebooks, sete celulares, vários pertences das vítimas e um carro.
“Foi um momento horrível. Já não bastava a dor que estamos sentindo com a morte da minha mãe, ainda acontece isso”, lamentou Tarcísio.
Até o final da manhã desta quarta, as polícias Civil e Militar não tinham conhecimento formal da ocorrência. Segundo Tarcísio, ainda não foi registrada queixa porque a família está muito abalada e decidiu não atrasar o velório da idosa morta. "Foi horrível. Estamos terminando de nos despedir da minha mãe ainda", lamentou.

Via G1

Em pesquisa, Lula lidera com 30,5%; se eleições fossem hoje, petista venceria

Se as eleições presidenciais fossem hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria a disputa com os demais adversários, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta quarta-feira, 15, pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
De acordo com o levantamento, Lula apresenta hoje 30,5% das intenções de votos contra 11,8% de Marina Silva; 11,3% do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ).
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparece apenas como quarto colocado, com 10,1%. Ciro Gomes (PDT-CE) tem 5% e o presidente Michel Temer conta com 3,7%.
A soma dos votos branco/nulo ou indecisos chega a 27,6%. Esses valores têm como base a consulta de intenção de voto estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados.
No cenário de consulta espontânea, quando não é apresentado nenhum nome aos entrevistados, Lula também lidera com 16,6% as intenções. Neste caso, Bolsonaro aparece em segundo com 6,5% e Aécio Neves em terceiro, com 2,2%. A soma de branco/nulo ou indecisos chega, contudo, a 67,8%.
Favorito
“O presidente Lula ganha hoje em todos os cenários. Se as eleições fossem hoje, facilmente seria eleito como presidente da República. Há também um crescimento bastante significativo do Jair Bolsonaro, que mostra esse nicho de pessoas que pensam de forma diferente da média”, afirmou o presidente da CNT, Clésio de Andrade.
Na avaliação dele, também pesa a favor de Lula o fato de a pesquisa ter sido realizada após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia. “Não tem dúvida. Estamos chegando à conclusão de que todos os aspectos pesaram. O passionalismo, a comoção e provavelmente alguma coisa de saudade dos bons tempos do Lula”, considerou.
A pesquisa foi realizada entre os dias 8 a 11 de fevereiro. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 138 municípios de 25 unidades federativas, das cinco regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confian

Três carros particulares são incendiados na Zona Sul de Natal


Três carros particulares foram incendiados na madrugada desta quarta-feira (15) na Av. Amintas Barros, perto do Cemitério de Nova Descoberta, na Zona Sul de Natal. De acordo com o major Eduardo Franco, assessor de comunicação da Polícia Militar, a corporação trabalha com a possibilidade de um ato de vandalismo, mas não descarta que tenha acontecido um ataque criminoso.
De acordo com testemunhas, o fogo tomou grandes proporções, mas moradores da região conseguiram conter as chamas. Nenhum dos veículos tinha seguro. Um deles foi completamente consumido pelas chamas. Ninguém ficou ferido.
Ainda segundo o major, em todos os casos havia vestígios de uso de gasolina, o que sugere que os veículos foram incendiados de forma criminosa.