quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Fest Frango: Prefeitura realiza “Clínicas Tecnológicas” sobre criação de galinha caipira buscando fortalecer agricultura familiar


A IV edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi), terá a grande parte de sua programação sendo desenvolvida de 24 a 26 de novembro. Além da programação, a Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o escritório local do Sebrae, realizou pela primeira vez uma capacitação junto aos agricultores familiares das comunidades Umbu e Araraú e adjacências, oferecendo informações técnicas em criação de galinhas caipiras nas chamadas “Clínicas Tecnológicas’

Os encontros foram realizados nesta terça (22) e quarta-feira (23) nas próprias comunidades, com as orientações sendo prestadas por uma equipe técnica do Sebrae e por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. As capacitações abordaram questões sobre o manejo, a conservação e a reprodução da galinha caipira, dessa forma, disseminando conhecimentos técnicos sobre a sua criação, bem como sobre linhas de crédito para este público específico, como também as melhores formas de comercialização das galinhas.

As oficinas fizeram parte da programação da edição deste ano do Fest Frango e buscam fortalecer a agricultura familiar em Santa Cruz.

Anistiar corrupção ameaça futuro do Brasil, afirma Sérgio Moro


O juiz federal Sérgio Moro divulgou nota pública nesta quinta-feira, 24, alertando para os riscos que a eventual anistia dos crimes eleitorais de corrupção e de lavagem de dinheiro pode trazer à Operação Lava Jato e ao ‘futuro do País’. Deputados tramam aprovar na Câmara projeto anticorrupção que deve incluir perdão ao caixa 2 e punição a juízes e procuradores por crime de responsabilidade.


“Toda anistia é questionável, pois estimula o desprezo à lei e gera desconfiança”, adverte Moro, o juiz da Lava Jato.
É a primeira manifestação pública de Moro contra as articulações dos parlamentares.
Para o magistrado, a anistia ‘deve ser prévia e amplamente discutida com a população e deve ser objeto de intensa deliberação parlamentar’.
“Preocupa, em especial, a possibilidade de que, a pretexto de anistiar doações eleitorais não registradas, sejam igualmente beneficiadas condutas de corrupção e de lavagem de dinheiro praticadas na forma de doações eleitorais, registradas ou não”.
“Anistiar condutas de corrupção e de lavagem impactaria não só as investigações e os processos já julgados no âmbito da Operação Lava Jato, mas a integridade e a credibilidade, interna e externa, do Estado de Direito e da democracia brasileira, com conseqüências imprevisíveis para o futuro do País. Tem-se a esperança de que nossos representantes eleitos, zelosos de suas elevadas responsabilidades, não aprovarão medida dessa natureza.”

Servidores programam paralisação para às 8h nesta sexta-feira (25)

Nesta sexta-feira (25) o funcionalismo do RN e de todo o país vai paralisar as atividades em protesto contra a retirada de direitos.
Em Natal, os manifestantes vão caminhar até à Governadoria. A concentração será a partir das 8h, em frente ao shopping Midway.
O SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) e sua base participarão do ato, que está sendo convocado pelas principais centrais sindicais do Brasil.

Começa hoje (24) o IV Fest Frango; evento terá três dias de intensa programação


Começa nesta quinta-feira (24) e segue até o próximo sábado (26), em Santa Cruz/RN, a programação da quarta edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi). O evento terá a maior parte de suas atrações realizadas em uma estrutura montada no Pátio da Matriz, à noite e durante os três dias, mas também contará com seminário sobre avicultura, no auditório do Instituto Cônego Monte, na manhã desta sexta-feira (25).

Uma das propostas da Prefeitura de Santa Cruz, idealizadora e promotora do evento, é levar capacitação técnica aos agricultores do município e, antes mesmo da abertura oficial do IV Fest Frango, “Clínicas Tecnológicas” foram realizadas terça (23) e quarta-feira (24). As capacitações foram desenvolvidas em parceria com o escritório local do Sebrae e ocorreram nas comunidades Umbu e Araraú. O objetivo foi apresentar novas tecnologias na área de criação de galinha caipira, buscando melhorar o rendimento econômico dos agricultores que desenvolvem essa atividade.

A partir desta quinta-feira (24), o Fest Frango apresentará uma programação bastante diversificada e voltada para pessoas de várias idades. Haverá Festival Gastronômico, feira de artesanato, os concursos “A Galinha Mais Glamourosa” e o “Maior Comedor de Frango”, distribuição de pitinhos, apresentações culturais, shows musicais e outros. A programação, nos três dias, começará sempre a partir das 18 horas.

O IV Fest Frango é realizado pelo Prefeitura de Santa Cruz, acontece com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e com as parcerias com o Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.

Após polêmica sobre caixa 2, votação de pacote anticorrupção é adiada


BRASÍLIA – Diante da confusão instalada no plenário e para ganhar tempo para chegar a um consenso, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar nesta tarde de quinta-feira, 24, a votação do parecer do pacote anticorrupção no plenário da Casa. Maia afirmou que vai continuar se reunindo com líderes da Casa para estudar o texto até a próxima terça-feira, 29, e que, somente depois disso, a matéria seria levada novamente ao plenário.
Ao anunciar a decisão, ele mandou recados ao Ministério Público Federal e disse que os deputados têm independência para aprovar ou rejeitar qualquer texto. “Ninguém pode se sentir ofendido por uma decisão onde o plenário da Câmara é soberano. Isso (anistia do caixa 2) tem sido dito para denegrir a imagem do Parlamento”, afirmou.  O projeto anticorrupção que deve incluir perdão ao caixa 2 e punição a juízes e procuradores por crime de responsabilidade. As duas matérias são alvo de críticas de membros do Ministério Público, que tem pressionado a relatoria do projeto para retirá-los.

Após dizer que 'queria morrer', garota de 15 anos não resiste a acidente


Uma adolescente de 15 anos morreu em um acidente de trânsito na noite desta quarta-feira (23) no conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Duas horas antes, em uma rede social, ela havia postado: "Eu Queria Morrer Man'' (SIC). Larissa Beatriz Dionísio de Morais estava com um homem em uma motocicleta quando perderam o controle do veículo e colidiram contra um ônibus.

Na página que Larissa mantinha no Facebook, dezenas de mensagens lamentam a morte da garota. Muitas se referem à postagem que ela fez momentos antes de acontecer o acidente. Uma pessoa escreveu: "Você pediu e #Deus te ouviu !! Não temas pois sabemos que estas ao lado do pai... Que Deus há tenha !!" (SIC).
Um outro postou: "As pessoas não fazem idea do quanto as palavras tem poder... !!!!#descanse_em_paz #eterna_saudades" (SIC).

PRF faz Campanha em apoio às crianças com câncer em todo o Brasil


A Polícia Rodoviária Federal realiza desde o dia 23 de outubro a campanha Policiais Contra o Câncer Infantil, em prol das crianças com câncer. Durante esse período, foram arrecadados nos postos da PRF doações de leite do tipo NAN 1 e NINHO para serem entregues ao Hospital Varela Santiago e outras entidades. São parceiros da campanha a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer e o GACC - Grupo de Apoio a Criança com Câncer.
 
A ação que acontece em todo Brasil tem como objetivo apoiar as entidades que estão diretamente envolvidas com a causa, como hospitais, casas de apoio e congêneres. 
 
No Rio Grande do Norte a campanha será encerrada no dia 24, quando teremos uma tarde inteira voltada às crianças que estão em tratamento. Inicialmente elas farão um passeio pelas ruas de Natal escoltados por batedores da PRF e em seguida serão recepcionadas pelo Superintendente na sede da entidade, na Avenida Nascimento de Castro, 1540, no bairro Lagoa Nova, onde será cumprida a seguinte programação:
 
* 13h30 - Recepcionadas na sede da PRF pelos personagens da Cia de teatro "Era uma vez... " e pelo Camaradinha Rodoviário para serem fotografadas; 
* 14h - Apresentação do Teatro de Trânsito da STTU; 
* 14h20 - Testemunho de um pai sobre a recuperação da filha que superou a leucemia; 
* 14h30 - Policiais rasparão o cabelo em solidariedade às crianças; 
* 15h - Apresentação de palhaços, malabaristas e acrobatas do Le Cirque;
* 15h30 - Lanche; 
* 16h - Apresentação Musical: Camila Masiso e Diogo Guanabara; 
* 17h - Encerramento com entrega de mascotes, livrinhos de colorir e porta-retratos com a foto de cada criança. 
 
Obs: Durante todo o evento uma equipe do Hemonorte estará presente fazendo o cadastro de doadores voluntários de medula óssea. (Com informações da PRF)

Detran-RN vai leiloar cerca de 200 veículos no próximo mês de dezembro


O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) vai leiloar aproximadamente 200 lotes entre carros, motos e sucatas no próximo dia 02 de dezembro. O leilão ocorrerá às 9h, no Salão Pacífico do Hotel Holiday Inn, na Avenida Salgado Filho, número 1906, no bairro Lagoa Nova, em Natal. Nas opções que podem ser arrematadas estão veículos apreendidos nas cidades de Natal, Currais Novos, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros.
A visitação aos veículos será nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, das 8h às 14h. Em Natal, será no pátio do Detran, que fica no cruzamento da Avenida Capitão Mor Gouveia com Rua Bom Pastor, onde funcionava a garagem da Empresa Guanabara. O local de visitação dos veículos com placa dos municípios de Currais Novos, Assu, Mossoró e Pau dos Ferros pode ser consultado no site da Lance Certo Leilões.
O lance mínimo para motos é de R$200,00 e para carros é de R$800,00. Para participar, é preciso comparecer ao evento com a documentação exigida e comprovante de residência. Pessoas físicas precisam apresentar RG, CPF. A pessoa jurídica precisa levar o contrato social e o CNPJ da empresa. O pagamento deve ser efetuado em dinheiro ou cheque, da seguinte forma: 20% no ato da arrematação e o restante do valor depositado em conta em até 3 dias úteis após o leilão.
A lista abrange carros e motos que ainda devem permanecer em circulação e outros destinados exclusivamente à sucata – veículo não recuperável que não pode mais circular. De acordo com a lei 13.160, os veículos apreendidos e que não forem reclamados em um prazo de 60 dias, contados a partir do recolhimento, podem ir a leilão. Anteriormente, o Código de Trânsito previa um prazo de 90 dias para a venda. A mudança na lei se dá também em relação à notificação, que agora só precisa ser feita durante a remoção do veículo.

Programação do IV Fest Frango terá lançamento do livro “Nobrezas da Vida Agreste”


A programação do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi) contará com o lançamento do livro “Nobrezas da Vida Agreste” escrito pela santa-cruzense Cleudia Bezerra Pacheco e Haroldo Pinheiro Borges. A obra descreve a história e a geografia das regiões do Potengi e do Trairi no século passado.

O lançamento do livro acontecerá no próximo sábado (26), terceiro e último dia do evento, na Praça da Matriz, a partir das 19 horas.

O IV Fest Frango começa nesta quinta-feira (24) com uma intensa programação. O evento, realizado pelo Prefeitura de Santa Cruz, acontece com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur/RN) e com as parcerias com o Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio/RN.