terça-feira, 9 de dezembro de 2014

"Sem destaques positivos da gestão de Tangará, secretário de comunicação Wallace Maxsuel destila seu veneno em Santa Cruz"

O secretário de Comunicação de Tangará, Wallace Maxuel, não tem tido motivos mínimos se quer, para comemorar neste ano de 2014.

Envolvido em uma administração fracassada e desastrosa na cidade vizinha de Tangará, o secretário, não tendo argumentos para promover a gestão que compõe, segue atacando com o desejo pessoal de comprometer a aprovação do governo municipal de Santa Cruz e continua com a sua incansável peleja em denegrir a imagem política do deputado estadual Tomba Farias, ao qual, Wallace tem como inimigo pessoal, este mesmo blogueiro vive de especulações. 

Certamente, o blogueiro Wallace deseja para Santa Cruz a mesma gestão que o mantém calado sobre os desmandos de Tangará... Felizmente para nós, isso não acontece. Ao esquecer Tangará e focar todas as fichas na oposição de Santa Cruz o blogueiro tenta encontrar espaço para, a partir de 2016, parasitar sobre gordos pagamentos com dinheiro público para nada entregar... A população de Tangará que o diga.
               

Garibaldi avisa que Governo do RN não manterá o Programa do Leite


O Programa do Leite, uma das ações de maior alcance social Estado desde a sua criação, no Governo Garibaldi Alves Filho, vem causando impacto negativo na estrutura produtiva das usinas de beneficiamento e na renda dos produtores rurais. A combinação entre seca prolongada, alta dos insumos e atrasos no pagamento do Programa reduziu a distribuição de leite em mais de 50% no estado. Hoje, produtores e usinas, que deveriam entregar 155 mil litros de leite diários ao Governo, só conseguem entregar cerca de 70 mil.

Essa redução, que faz diferença na mesa de milhares de famílias beneficiadas pelo Programa do Leite e no bolso dos produtores – entre agricultores familiares, médios e grandes – foi reconhecida pelo ex-governador do Estado Garibaldi Filho, hoje Senador licenciado e Ministro da Previdência Social. O atual auxiliar da presidente Dilma Rousseff esteve presente na manhã de hoje (8) na apresentação de um diagnóstico realizado pela Câmara Técnica Setorial de Leite e Derivados do Estado do RN (TecLeite).

Em entrevista a O JORNAL DE HOJE, o ministro Garibaldi Filho admitiu: “Os produtores sabem que não podem mais depender do Estado”. “O Programa do Leite, que aos trancos e barrancos persiste hoje, foi o programa criado quando cheguei ao governo. Hoje, o Estado não tem mais condições de manter o Programa. Isso está provado pelos atrasos de pagamento que se verificam”, comentou.

Governador de 1994 a 2002, época em que nasceu o projeto, Garibaldi explica que, desde a criação do Programa do Leite (que tem participação do Governo Federal), sempre esteve prevista sua “retirada gradual” da cadeia produtiva, tendo em vista que a dependência dos produtores e usinas do Rio Grande do Norte é alta.

“A minha visão é que a retirada seria gradual, podendo ser operando ao longo to tempo. Hoje vemos que não houve uma retirada do Programa, mas uma crise provocada principalmente pela falta de pagamento regular. Para se ter uma ideia, das 30 usinas criadas, só existem 20. Dessas, muitas produzem em condições precárias”, avaliou.

Enem será aplicado para 214 presos do RN nesta terça

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 para os candidatos privados de liberdade será aplicado nesta terça (9) e quarta-feira (10) em todo o país às 13h (horário de Brasília). No Rio Grande do Norte, 214 presos realizam a prova.  O número de presos que realizam a prova neste ano é duas vezes maior do que no ano passado, quando, 75 detentos do sistema carcerário potiguar fizeram o exame.

Este ano estão inscritos 38.101 candidatos de todos os estados, eles cumprem medidas socioeducativas, crescimento de 25,65% em relação ao ano passado.

  No primeiro dia, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), com duração total de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, será a vez dos participantes testarem seus conhecimentos em linguagens, códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol –, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação), redação e matemática, com duração total de 5 horas e 30 minutos.

As inscrições no Enem PPL foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também são encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas voltados para a educação superior.

Brasil teve quase 4 mil casamentos de pessoas do mesmo sexo em 2013

As Estatísticas do Registro Civil, divulgadas hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que foram realizados no país, no ano passado, 3.701 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A maioria dos casais (52%) era formada por mulheres. São Paulo liderou o número de casamentos.

Esta é a primeira vez que a pesquisa investiga o casamento entre pessoas de mesmo sexo, graças a uma aprovação do Conselho Nacional de Justiça (Resolução nº 175) que possibilita esse tipo de levantamento.


Em média, a idade dos casais homoafetivos foi 37 anos para os homens e 35 anos para as mulheres. Nos registros de casamento entre pessoas de sexo diferente, as idades ficaram em 30 anos para os homens e 27 para as mulheres. A maioria era solteira ao se casar - 82,3% dos casais masculinos e 75,5% dos femininos nunca haviam se casado antes.

O Sudeste foi a região com o maior percentual de casamentos - 65,1%, seguida do Sul, com 14,2%, do Nordeste, com 13,4%, do Centro-Oeste, com 5,8%, e do Norte, com 1,5%. São Paulo detinha 80,8% dos registros.

O superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, e seu companheiro, João Silva, foram os primeiros a ter a união convertida em casamento no estado do Rio de Janeiro, em 2011. Hoje, ele ajuda a transformar em realidade o sonho de centenas de casais homoafetivos. A superintendência promove desde 2011 cerimônias coletivas de casamento e de união estável, que já beneficiaram mais de 500 casais. Em novembro foi celebrada a maior cerimônia desse tipo no porto do Rio.

Projeto de lei revoga Estatuto e libera compra e porte de armas

Atualmente restrito a um grupo de 11 categorias profissionais, o porte poderia ser autorizado para qualquer cidadão. Seria preciso comprovar aptidão técnica e psicológica, não ter antecedentes criminais e nem estar respondendo a um processo criminal no momento do pedido.

O autor do PL, deputado federal Peninha Mendonça (PMDB-SC), diz que a proposta tenta adequar a legislação ao pensamento da maioria da sociedade. Em 2005, 63,96% dos brasileiros rejeitaram, em referendo, a proibição do comércio de armas no país (a votação não fazia referência ao porte). “O projeto apenas permite o que a maioria da população deseja: que o cidadão de bem tenha direito de ter uma arma para se defender”, afirma o parlamentar.

O conteúdo original, no entanto, deve ser suavizado por meio de um substitutivo do relator da matéria na comissão especial, Cláudio Cajado (DEM-BA). Ele antecipou que vai mudar itens polêmicos, como o prazo de validade do registro de armas e a idade mínima para a posse e o porte.

Atualmente, o registro precisa ser refeito a cada três anos. Pelo projeto original, a validade nunca expiraria, mas Cajado vai sugerir um prazo de cinco anos. O relator também deve manter nos atuais 25 anos de idade a exigência mínima para a compra de armamento, contra 21 anos previstos no texto de Mendonça. O porte seria concedido apenas após cinco anos de posse, ou seja, a partir dos 30 anos.

“Dentro do escopo normatizado pelo Estatuto, queremos poder encontrar um meio termo, que permita à população o exercício do direito constitucional de defesa da vida”, disse Cajado, durante debate com internautas na semana passada.

RN tem a 2ª menor taxa de avanço

O índice de jovens no Rio Grande do Norte que conseguem concluir o Ensino Médio até os 19 anos aumentou nos últimos sete anos (de 2007 a 2013), mas esse aumento foi o segundo mais baixo entre todos os nove estados do Nordeste, superando apenas a Bahia. 

Os dados, que fazem parte do levantamento feito pela ONG Todos Pela Educação (TPE) para monitorar a Meta 4 do movimento – Todo jovem de 19 anos com o Ensino Médio concluído – aponta que em 2013 nenhum estado do Nordeste conseguiu o objetivo e mostra ainda que o RN e a Bahia, apesar de terem melhorado em relação ao ano anterior, se distanciaram da meta, que era de 60,6% e 52,3%, respectivamente.

Segundo o estudo, em 2007 o índice do RN era de 36,7% e, em 2013, passou para 46,3% (um aumento de 9,6 pontos percentuais apenas). Na Bahia, esse índice aumentou, no mesmo período, de 31,1% para 37,9% (somente 6,8 pontos percentuais a mais).      

O Rio Grande do Norte também não foi bem no ensino fundamental. A meta era de que, no ano passado, 80% dos estudantes com até 16 anos de idade deveriam concluir esta etapa da educação básica. A taxa ficou em 59,1% acima da verificada em 2012, mas no mesmo patamar de 2011.

Agentes encontram túnel e impedem fuga em massa de Alcaçuz


A penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, esteve perto de ser palco de uma fuga em massa. Na manhã desta terça-feira (9), os agentes penitenciários, após denúncia anônima, descobriram um dos maiores túneis já encontrados no presídio. O local estava abaixo do Pavilhão 1 e já estava próximo de ligar o interior da penitenciária à área externa, após o muro limite da unidade. Contudo, ninguém fugiu.

Segundo a coordenadora da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Dinorá Simas, os agentes levantaram a informação sobre uma possível fuga e iniciaram uma investigação sobre localidade do túnel. De acordo com Simas, se o local não fosse descoberto, todos os 250 presos que estão custodiados no pavilhão poderiam deixar a unidade.

"Só não sairia quem não quisesse. Acredito que não seriam todos os que deixariam a unidade, até porque há alguns que preferem terminar de cumprir as penas. Mas seria uma fuga de grande proporção, sem dúvidas", disse Dinorá Simas.

Ainda de acordo com a coordenadora da Coape, o período entre o fim de ano e Carnaval são os que mais têm casos de tentativas de fugas e, por isso, até as férias de agentes penitenciários nesse período são evitadas. Porém, mesmo com a descoberta do túnel, ainda não há a confirmação sobre possíveis punições aos presos envolvidos.

"Não sei o que será feito. Está sendo organizado o Enem lá no presídio e há muita coisa para se resolver, mas isso (fuga) tem que ser apurado", disse Dinorá Simas.

Nossas condolências aos amigos e familiares de Dona Neves

Dona Neves, foi vítima de um atropelamento hoje pela manhã em frente a sua residência, segundo populares, D. Neves ao sair de sua casa, localizada na avenida Rio Branco, próximo a FACISA, iria atravessar a rua na faixa de pedestres, onde segundo populares, uma moto que estava sendo conduzida por duas mulheres, veio a atropelá-la, fazendo com que D.Neves viesse a óbito.

Dona Neves é mãe da secretária de Assistência Social Suely Bulhões e avó da secretária de Saúde Milena, além de ser mãe de um grande amigo nosso, José Sanderley, a quem destino em especial, os meus votos de pesar.

Procura-se o elemento que assassinou o policial Fernando Quirino



Procura-se o bandido JOÃO BATISTA RIBEIRO DE QUEIROZ
VULGO "JOÃO JANUÁRIO” OU “CEARÁ
” acusado de matar o soldado da PM/RN no dia 05 de Novembro de 2012 após realizarem um assalto em São Tomé e na fuga armaram um esmboscada e trocaram tiros com a guarnição em Lajes Pintadas onde o soldado foi morto e teve o colete e a arma roubados, e o sargento também foi baleado, mas sobreviveu.
O acusado já tem mandado de prisão em aberto da comarca de Pau dos Ferros onde foi condenado por um homicídio na cidade de São Francisco do Oeste/RN e é acusado de vários assaltos no RN, PB e CE.O outro envolvido no assalto, EMANUEL DE LIMA VALDOVINO, foi preso em dezembro de 2012 e recentemente foi condenado a mais de 41 anos de prisão.Quem tiver informação sobre esse bandido entrar em contato com a Polícia pelo o CIOSP (190).
 
 Fonte: J. Júnior