domingo, 12 de abril de 2015

Major da Polícia Militar sofre atentado em Natal

Major Queiroz, que respondeu pela Chefia de Segurança da Assembleia Legislativa, no período em que o deputado estadual Ricardo Motta (PROS) esteve como presidente, sofreu um atentado neste domingo (12). 
O fato ocorreu por volta das 16h, no Bairro de Cidade Satélite, quando o Major visitava o pai. 
Os bandidos estavam em um Sandeiro de cor Prata, e atiraram sete vezes contra o Major Queiroz, que felizmente não foi atingido. 

São José do Campestre é destaque nacional: PSOL de cidade do Rio Grande do Norte tem o presidente mais jovem do país


O diretório municipal do PSOL de São José do Campestre, no Agreste do Rio Grande do Norte, tem em sua direção o presidente mais novo entre os diretórios do PSOL em todo o país. O jovem de 18 anos, estudante do Ensino Médio, é Geovane Rodrigues. Com um histórico familiar, o jovem militante começou cedo a se interessar pela política defendida por partidos de esquerda. “Sempre apostei no novo, no diferente”, diz.
 
O estudante, que assumiu recentemente a presidência do PSOL de São José do Campestre, acredita que a política é essencial para a vida em sociedade. “Não tem como viver sem a política, ela rege a nossa vida em sociedade”, acredita Geovane, que já é pré-candidato a vereador para as eleições de 2016.
 
Geovane não tem medo de falar o que sente em relação à velha política conservadora que domina seu município há mais de 20 anos. Segundo ele, a cidade está completamente abandonada pelo poder público, mas, infelizmente, os eleitores continuam votando nos mesmos candidatos. O seu interesse em participar do PSOL começou nas últimas eleições, quando Geovane viu no programa do partido uma alternativa voltada aos anseios do povo. A partir de então, teve o interesse de fundar o diretório na cidade e ser a terceira via para consolidar um programa alternativo em Campestre. “As pessoas têm direito e devem reclamar”, defende.
 
Em função de sua atuação combativa e de oposição à prefeitura municipal, Geovane já sofre perseguição da atual prefeita e de alguns vereadores do município. Atualmente, já tramitam onze processos movidos contra ele, como forma de intimidar sua posição. Mas ele segue com o propósito de fazer o contraponto à velha política. E no último dia 27 de março, em reunião, que contou com a presença de dirigentes do PSOL, como Petrônio Andrade, Marcos Antônio - vereador em Natal - e Tarzia Medeiros, além de outros apoiadores, reafirmou a sua atuação de oposição ao executivo municipal.
 
O PSOL do Rio Grande do Norte avalia como bem-vinda a chegada de um jovem combativo e destemido, como Geovane Rodrigues. Para a direção estadual, a interiorização do partido é fundamental para construção de bases sólidas, além do que ter um presidente jovem e combativo oxigena as fileiras da legenda e reafirma o programa partidário do PSOL como necessário aos diversos municípios e diversidades.

Protesto contra Dilma e corrupção reúne milhares de pessoas em Natal


Milhares de pessoas voltaram a protestar de forma pacífica contra a presidente Dilma Rousseff e contra a corrupção no país na tarde deste domingo (15) em Natal.  Segundo a Polícia Militar, 5 mil pessoas participaram do protesto. A organização estimou 7 mil manifestantes. A quantidade é menor do que a do ato de 15 de março.

De acordo com a PM, não houve ocorrências durante  a manifestação. O protesto começou às 16h30, com concentração no cruzamento das avenidas Senador Salgado Filho e Bernardo Vieira, no Tirol, zona Sul de Natal. Com centenas de faixas e cartazes, vestidos de verde e amarelo e com bandeiras brancas, os manifestantes criticaram a gestão petista na administração federal. Em meio ao ato público, algumas pessoas pediram o impeachment de Dilma. Outras chegaram a defender uma intervenção militar para destituir o governo do PT.
Por volta das 17h, os manifestantes deixaram o local de concentração e seguiram em direção à avenida Amintas Barros, também na zona Sul. O protesto em Natal foi encerrado por volta das 18h.
A manifestação ocorreu simultaneamente em outros locais do país. Também aconteceram atos em Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo. Mais cedo, houve também no Rio Grande do Sul, contra os pedidos de impeachment.

63% apoiam abertura de processo de impeachment de Dilma, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, véspera de mais um protesto nacional contra a presidente Dilma Rousseff, indica que 63% dos brasileiros são favoráveis à abertura de um processo deimpeachment contra ela. A justificativa são as revelações do escândalo do petrolão pela Operação Lava Jato da Polícia Federal. Para 57% dos entrevistados, Dilma sabia do esquema de corrupção na Petrobras e deixou que ele acontecesse; 26% acham que ela sabia, mas nada poderia ter feito para impedir.
Conforme VEJA revelou, um dos delatores do petrolão, o doleiro Alberto Youssef declarou em acordo de delação premiada com o Ministério Público que Dilma e seu antecessor, o ex-presidente Lula, tinham conhecimento do esquema de corrupção e desvio de verbas da Petrobras que abasteceu cofres do PT, PMDB e PP. Outro delator, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou aos investigadores que o ex-ministro Antônio Palocci pediu a ele uma contribuição de 2 milhões de reais para a campanha de Dilma em 2010. Além disso, doações oficiais ao PT e registradas na Justiça Eleitoral eram na verdade uma forma de dissimular o pagamento de propinas, conforme revelaram à PF executivos presos na Lava Jato.

Segurança no governo Robinson Faria vai de mal a pior, Em uma semana após a fuga de 32 presos, 2º túnel é encontrado em Alcaçuz


Mais um túnel foi encontrado na Penitenciária Estadual de Alcaçuz no pavilhão 3 – o presídio é o maior do Rio Grande do Norte. De acordo com a diretora da unidade prisional, Dinorá Simas, o diâmetro da entrada desse túnel tinha aproximadamente 50 centímetros, largura suficiente para a fuga de presos. A revista em que os agentes encontraram o buraco ocorreu na manhã da sexta-feira passada, mas só ontem a descoberta foi divulgada. Segundo Dinorá, não houve fugas.  Na madrugada da segunda-feira desta semana, os presos conseguiram realizar a segunda maior fuga da história de Alcaçuz. Na ocasião, 32 presos fugiram por um túnel aberto no pavilhão 2.

“A revista foi mais estrutural mesmo. De material ilegal, nós só encontramos uma faca artesanal, uns pedaços de ferro. Também encontramos um túnel no pavilhão 3”, contou Simas. Apesar da crise no sistema, a escala continua a ser composta por apenas seis agentes penitenciários. No momento da revista, o Batalhão de Choque  da Polícia Militar também colaborou para manter os presos sentados apenas em uma região do pátio. Na quinta-feira, os agentes haviam entrado no pavilhão, mas  para vistoriar a área interna (celas e corredores). Enquanto isso, os presos ficaram no pátio.  Conforme a direção do presídio, o buraco achado no pavilhão que abriga 166 presos já foi tapado.

De acordo com a presidente do Sindicatos dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp), Vilma Batista, a situação também É grave em outras unidades prisionais. “Não é só Alcaçuz não. As outras unidades estão só pela misericórdia. No PEP (Presídio Estadual de Parnamirim), tem mais de 600 presos para três agentes de plantão”, ressaltou. Ela lembrou que muitos Centros de Detenção Provisória (CDPs), onde o número de agentes é bem reduzido,  funcionam em prédios onde antes eram casas. Na próxima sexta-feira, o decreto (25.017/2015) de calamidade pública no sistema prisional do Rio Grande do Norte completa um mês. Uma das medidas previstas era a contratação de agentes penitenciários no mais recentes concurso público. Segundo Vilma Batista, há 34 agentes nessas condições à espera da nomeação. 

Estudante de Direito e outros dois jovens são presos fazendo o ‘rapa’ em fábrica de laticínio


A prisão aconteceu, graças à denúncia de um popular que percebeu a ação do trio e acionou a Polícia Militar. O fato ocorreu na noite desse sábado, depois que três jovens invadiram a sede do Leite do Sertão, localizada próximo ao Conjunto Vingt Rosado, em Mossoró. Dois deles são funcionário da empresa e tentavam forjar um arrombamento para furtar objetos.
Quando policiais da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) chegaram ao local, encontraram o vigilante da empresa deitado sobre o chão. Ele não era vítima, apesar de ser funcionário. Os outros dois comparsas tentaram fugir na chegada dos militares. Era uma armação que não ‘colou’. João Michael Melo da Silva, 22 anos de idade, seu irmão Mikael Melo da Silva, 21, e Claudio Alves da Silva, 31, foram presos. Dois deles trabalhavam como segurança do próprio Leite do Sertão, inclusive um é acadêmico da Faculdade de Direito de Mossoró.

Em jogo tenso, Globo e América empatam em 1 a 1 no Barretão


Em um jogo tenso, Globo e América empataram por 1x1, na tarde desse domingo (12), em jogo realizado no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, pela quarta rodada do segundo turno do Estadual. Os gols foram marcados por Régis Potiguar, para o Alvirrubro, enquando Jozicley empatou para os donos casa. Com o resultado, a equipe americana se complicou na classificação e aparece em quarto, com cinco pontos, sete a menos que o líder ABC, mas, com um jogo a menos. O próximo compromisso rubro é quarta-feira, em Santa Cruz, contra os donos da casa.