quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

“Robinson tem feito a parte dele para solucionar Alcaçuz”, avalia Tomba Farias


Uma crise penitenciária atingiu o Estado. O presídio de Alcaçuz passou por motim e rebeliões na última semana, o que resultou em 26 mortos confirmados até agora. Apesar da situação delicada, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) acredita que “Robinson tem feito a parte dele” para solucionar a questão.
Tomba, que concedeu entrevista ao Portal Agora RN, disse que “a crise é política, é econômica e agora chega com força na crise penitenciária, acredito que o governo acordou e vai ter que dar uma solução”. Porém, para ele, a solução não tem que vir somente do governo do RN, mas também do governo federal.
“É uma crise que não é só no RN, é no Brasil inteiro. Acho que o país perdeu o timing na hora de se construir e de tomar as posições que deveriam ser tomadas, os gestores que passaram também têm compromisso com o problema. Se cada um tivesse feito sua parte, talvez o sistema prisional do RN estivesse bem melhor”, criticou o deputado.

Via: Portal Agora RN

Prefeitura de Santa Cruz realiza encontro entre gestores e coordenadores da rede municipal de ensino


Com o objetivo de planejar as ações pedagógicas para o ano letivo de 2017 na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou um encontro, na manhã desta terça-feira (24), entre gestores e coordenadores das escolas municipais de Santa Cruz. A Prefeitura pretende, através desses encontros, ouvir os gestores e coordenadores e debater sobre assuntos importantes como a gestão democrática, os papeis dos coordenadores pedagógicos e gestores e as ações da secretaria de educação para o ano letivo.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Santa Cruz, Adelma Costa, os encontros com os profissionais da educação deverão acontecer periodicamente, pois fortalecem as ações da secretaria buscando melhorar cada vez mais os índices educacionais da rede municipal de educação em Santa Cruz.

A formação para os gestores e coordenadores das escolas municipais contou com a palestra do mestre em educação professor Ivanilson Costa e aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Sejuc confirma que 56 presos fugiram de Alcaçuz


A Secretaria de Justiça e Cidadania confirmou que pelo menos 56 apenados escaparam da Penitenciária Estadual de Alcaçuz desde o dia 14 de janeiro passado, quando estourou a crise na unidade prisional. Destes, quatro foram recapturados. os demais permanecem foragidos.
 
De acordo com a Sejuc, há ainda outros 20 presos que não estavam no estabelecimento prisional durante a recontagem feita nesta terça-feira (24). Contudo a Secretaria ainda vai se informar acerca do paradeiro deles, se foram soltos por alvarás ou também fugiram.
 
Um relatório elaborado pela Seção de Inteligência e Informação Penitenciária da Sejuc confirmou ainda que o número de mortos é mesmo de 26 detentos. Isto somente em Alcaçuz, sem contar com o preso que morreu durante a rebelião registrada na Penitenciária Estadual do Siridó, em Caicó. 

Abertas inscrições para aulas de “Teoria e Estruturação Musical”; vagas limitadas e gratuitas


A Prefeitura de Santa Cruz oferece uma oportunidade para quem deseja estudar música. Estão abertas as inscrições para aulas sobre “Teoria e Estruturação Musical”. A capacitação é oferecida através da Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União, por meio de sua escola de música.

O período de inscrições teve início no em 23 de janeiro e segue até o 02 de fevereiro, pela internet no endereço camiloregent5.wixsite.com/bdmsantacruz. O início das aulas está previsto para o dia 14 de fevereiro.  As vagas são limitadas e gratuitas. Para o semestre 2017.1 estão sendo ofertadas aulas nas segundas e terças-feiras (15h às 16h) e terças e quartas-feiras (09h às 10h).

O Maestro Camilo Henrique, coordenador da  Banda de Música de Santa Cruz, explicou que as aulas de Teoria e Estruturação Musical têm como objetivo preparar os alunos para estarem aptos para a leitura musical de partituras e conhecimentos básicos de teoria musical, com vistas à prática de instrumentos de sopro e percussão e consequente ingresso na Banda de Música.

A Banda de Música Municipal fica situada à Rua Marechal Castelo Branco, 187 – Bairro Três a Um, por trás da Yamaha, no prédio da Maçonaria.

Governador diz que pretende desativar Alcaçuz ainda este ano


O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, afirmou nesta quarta-feira (25) que pretende desativar a Penitenciária de Alcaçuz ainda este ano. Segundo ele, a construção de três novos presídios permitirá a transferência dos presos da unidade, palco de um massacre que deixou 26 mortos e de rebeliões que duraram mais de uma semana.
"A construção de Alcaçuz naquele local foi um grande equívoco naquele local, porque é uma área de geografia turística", afirmou Faria. Segundo o governador, os três presídios serão feitos de forma modular, para adiantar a entrega.
Ele afirmou ainda que serão tomadas apenas medidas mínimas necessárias para manter Alcaçuz enquanto são concluídas as obras dos demais presídios e que não será investido mais dinheiro na penitenciária.
A parede de contêineres colocada para separar os presos e a construção de um muro para substituí-la custarão R$ 794 mil ao estado.
O governador também justificou a demora de onze dias para intervir no presídio. Segundo ele, a imagem dos presos nos telhados prejudicou o turismo, mas a espera foi uma estratégia adotada pelo governo, pois se invadissem sem planejamento, poderia haver mortes de policiais ou agentes.

Escolas municipais de Santa Cruz estão com matriculas abertas; aulas iniciam em 02 de março


As aulas nas escolas do município terão início no dia 02 de março e o período de matriculas já está aberto. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que pais ou responsáveis já podem efetivar as matriculas de seus filhos. O comunicado serve tanto para os que precisam renovar suas matriculas quanto para alunos novatos.

Para que a matricula seja realizada é preciso que os pais, ou responsáveis, se dirijam à escola que deseja matricular o seu filho portando os documentos pessoais do aluno, bem como o cartão de vacina do mesmo, documentos pessoais do responsável e comprovante de residência. As matriculas estão sendo feitas no horário das 8h às 12 horas.

A rede municipal de ensino de Santa Cruz atende às crianças a partir dos 2 anos de idade, que poderão ser matriculas nas creches do município.  As demais escolas oferecerem o ensino fundamental 1 (1º ao 5º ano) e fundamental 2 (6º ao 9º ano).

Prefeitura reúne agricultores familiares para apresentar processo de aquisição de alimentos para as escolas


Agricultores familiares participaram, na última sexta-feira (20), de uma reunião para a apresentação do “Processo de Chamada Pública” desenvolvido pela Prefeitura de Santa Cruz. O encontro aconteceu no Centro Administrativo e foi organizado em parceria entre as secretarias de Educação e Agricultura. O objetivo foi apresentar a metodologia, que já vem sendo utilizada nos últimos anos, para agricultores que desconhecem o processo e que ainda não foram cadastrados.

A “Chamada Pública” funciona como uma espécie de pequeno processo de licitação, na qual os agricultores locais e da região são cadastrados objetivando fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar. O processo obedece a Resolução nº 26 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) que preconiza que 30% dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sejam utilizados com a agricultura familiar.

Atender às necessidades nutricionais dos alunos reflete na aprendizagem e rendimento, bem como promove hábitos alimentares saudáveis. Segundo especialistas, adquirir produtos da agricultura familiar, leva em conta aspectos como variedade, a certeza de que os alunos irão consumir alimentos frescos, respeitando a cultura e os habitares locais.

Boletos do IPTU/2017 começam a ser distribuídos; pagamento em cota única dá direito a 20% de desconto

Os boletos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano 2017, para proprietários de imóveis e terrenos de Santa Cruz já começaram a ser entregues pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação.

O pagamento em cota única, com vencimento para o dia 31 de março, permite ao contribuinte obter um desconto de 20%. Dependendo do valor, o pagamento do IPTU também poderá ser parcelado em até quatro parcelas.

Os pagamentos deverão ser efetuados no Banco do Brasil e seus correspondentes (Correios, Central do Cidadão e Farmácia Irmã Dulce)

Os contribuintes que por ventura não receberam seus boletos do IPTU/2017 deverão procurar a Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, localizada na Rua Antônio Henrique de Medeiros nº 219 (Antigo PETI)), no centro, para impressão dos mesmos.

Polícia entra em Alcaçuz, faz contagem de presos e não divulga dados


Policiais do Bope, Tropa de Choque e o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria de Justiça (Sejuc) entraram na Penitenciária Estadual de Alcaçuz nesta terça-feira (24) com o objetivo de fazer a identificação e contagem de presos, a finalização da montagem dos contêineres e a retirada de entulhos de dentro da unidade. Até a publicação desta matéria o governo não havia se posicionado sobre o número de presos e a quantidade de armas encontradas no local.
Poucos minutos após o Grupo de Operações Especiais (GOE) do Sistema Penitenciário sair de dentro do Pavilhão 5 de Alcaçuz presos subiram ao telhado da unidade segurando armas brancas e celulares. A equipe do G1 registrou a ação dos detentos às 15h35.