domingo, 16 de novembro de 2014

Números de celulares do RN ganharão nono dígito em 2015

Os celulares com números do código de área do Rio Grande do Norte irão ganhar um dígito a mais a partir do dia 31 de maio do próximo ano. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou o texto referente à mudança no Diário Oficial da União. 

De acordo com a Anatel, o número 9 será acrescentado à esquerda dos atuais números do telefone. Além do Rio Grande Norte, outros 8 estados terão a adoção do nono dígito: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe.  

A Agência nacional de Telecomunicações enviará mensagens e interceptará ligações para orientar os usuários quanto ao novo modo de discagem. 

Garibaldi entrega o cargo

O ministro da Previdência, Garibaldi Filho, entregou ontem a carta na qual coloca oficialmente o cargo à disposição da presidenta Dilma Rousseff. A carta foi entregue à Casa Civil da Presidência por intermédio da chefia de gabinete do ministro. Ele negou que tenha motivação política na iniciativa. Garibaldi disse que o gesto foi uma formalidade que não tem relação com questões partidárias ou eleitorais. 

O ministro estava no cargo desde o início do governo Dilma Rousseff. Ao colocar o cargo à disposição, ele segue uma recomendação do ministro chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. Outros auxiliares da presidenta no primeiro escalão também entregaram os cargos. Aloizio Mercadante informou na quarta-feira que 15 ministros, inclusive ele mesmo, já apresentaram cartas com esse teor. Mercadante afirmou que se trata de uma iniciativa meramente “diplomática” e de “agradecimento” por ter participado do atual governo. “É uma formalidade, foi uma sugestão minha, faz quem quiser”, disse o ministro. Na quinta-feira,  o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que também entregou uma carta para a presidenta Dilma Rousseff colocando o cargo à disposição. No início da semana, a senadora Marta Suplicy pediu exoneração do ministério da Cultura. No caso da ex-ministra, ela deixou o ministério.

No RN, 1.709 estão inscritos para exame da OAB neste domingo


O Rio Grande do Norte tem 1.709 inscritos para a 1ª fase do XV Exame de Ordem Unificado da OAB que acontece neste domingo (16) a partir das 13h (horário de Brasília). No estado, a prova objetiva será aplicada em Natal, que tem 1.355 inscritos, e em Mossoró, onde 354 candidatos devem fazer o exame. Os portões serão abertos às 12h, também de acordo com o horário de Brasília.

Segundo o edital, a prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha. A prova desta etapa do Exame abrange as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito, além de questões sobre o Estatuto da Advocacia e da OAB e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina da OAB, Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Filosofia do Direito, Direito Ambiental e Direito Internacional.
Os aprovados farão a 2ª fase no dia 11 de janeiro de 2015, mesma data para os candidatos que solicitaram o reaproveitamento da 1ª fase do XIV Exame, que aconteceu em agosto.

Veja locais da aplicação da prova:

Em Natal:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Av. Senador Salgado Filho - S/N - Setor II – bairro de Lagoa Nova

Em Mossoró:
Universidade Potiguar (UNP)
Av. João da Escóssia, nº 1561 – bairro de Nova Betânia

Surpresa: Tenente Styvenson retorna a Natal e prende 26 motoristas bêbados na Roberto Freire


Uma blitz da Lei Seca montada na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal, na madrugada deste sábado (15), resultou em 26 pessoas presas. Elas foram flagradas dirigindo sob efeito de álcool e, por isso, acabaram recebendo voz de prisão.
A operação foi coordenada pelo tenente Styvenson Valentim, do CPRE, que tinha viajado para um curso em Brasília, mas retornou na noite desta sexta-feira (14) e já foi para a rua montar barreiras. Muitas pessoas, inclusive, espalharam pelas redes sociais que iriam beber, pois o oficial estava viajando e não haveria blitz.
As 26 pessoas presas na operação foram conduzidas para a Delegacia de Plantão da Zona Sul, onde pagaram fiança e foram liberados. Mesmo assim, eles terão que pagar multa no valor de R$ 1.915,40.

Foragido drogado atea fogo na casa da mãe, rouba motocicleta, agride primo e mete a faca em PM


Um homem enfurecido, que segundo a polícia, aparentava estar sob efeito de drogas, ateou fogo na casa da própria mãe, roubou uma motocicleta, esfaqueou um primo e ainda atentou contra a vida de um policial militar. A sequência de crimes aconteceu neste sábado na cidade de Macau. Jocélio Silva de Souza, de 26 anos, acabou levando dois tiros da PMs, que o perseguiu pela cidade. Ele foi socorrido ao hospital.
“Temos informações que ele não corre risco de morte. O primo que ele esfaqueou, também está fora de perigo. Já o policial, que foi alvo da fúria, teve a farda e o colete perfurados pelas facadas, mas, felizmente, não sofreu nenhuma lesão”, afirmou o major PM Alberto Gomes, comandante do policiamento na região. O oficial acrescentou que Jocélio já cumpre pena no regime semiaberto por tráfico de drogas.
Segundo ele, outros policiais que atenderam à ocorrência, tiveram que dar dois tiros para conter o criminoso. “Ele estava drogado. Primeiro, tocou fogo na casa da própria mãe. Depois, esfaqueou o primo e roubou a moto dele. Foi quando ficamos sabendo e fomos atrás para prendê-lo. Ao ser abordado, ele partiu para cima dos policiais. Um dos soldados atirou em sua perna. Como ele tentou uma nova investida, acabou levando outro tiro, que o atingiu no abdômen. Só assim, conseguimos contê-lo”, relatou.

Em Natal, manifestantes fazem protesto contra a corrupção


Neste sábado (15), dia em que o Brasil relembra a Proclamação da República, integrantes do 'Movimento Brasil Livre' se reuníram no Largo do colégio Atheneu, no bairro de Petrópolis, para protestar contra a corrupção e fazer oposição ao Governo Federal. Os manifestantes levaram faixas, cartazes e muitos vestiam camisas do Brasil.  

De acordo com a médica Nancy Barros, uma das representantes do movimento em Natal, cerca de 300 pessoas passaram pelo local desde às 14h30, horário inicial da manifestação que tem o objetivo de protestar contra "um governo que se mostra muito autoritário".

A manifestação também ocorreu em outros locais do país como Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Maceió e São Paulo, onde de acordo com a Polícia Militar, 10 mil pessoas estiveram presentes.