sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

RN teve média de um veículo roubado por hora em 2017

RN registou média de roubo de um veículo por hora em 2017 (Foto: Lucas Cortez/G1)

Em 2017 o Rio Grande do Norte registrou 8.326 roubos de carros e motos. O número representa um roubo de veículo a cada hora. Os dados são da Secretaria de Segurança de Segurança Pública (Sesed).

O número de roubos de veículos aumentou 13% em relação a 2016 quando foram roubados 7.346 veículos no estado. Este ano, até o dia 21 de fevereiro foram roubados 380 veículos.

A delegacia responsável por investigar roubo a veículos tem limitações. São dois delegados e falta um terceiro que foi transferido. A DP tem 9 agentes para todas as investigações. A delegada titular assumiu a Deprov há pouco mais de um mês.

“A gente já tem um índice de recuperação de veículos roubados considerado bom: variou de 65% a 70% em 2017”, disse.

Lei de Natal permite que motorista avance sinal vermelho a partir das 23h, mas a 30 km por hora

Número de multas por ultrapassar o sinal vermelho registra aumento no primeiro trimestre em Jundiaí (Foto: TV TEM/Reprodução)

Os motoristas de Natal poderão avançar o sinal vermelho sem sofrer qualquer multa, entre as 23h e 5h, conforme a lei nº 0523/2018 promulgada pela Câmara Municipal de Natal nesta sexta-feira (23). Para atravessar o sinal vermelho, porém, os motoristas não poderão ultrapassar a velocidade máxima de 30 quilômetros por hora.

De acordo com a nova lei, as multas não serão consideradas nem aplicadas ao veículo que ultrapassar o sinal vermelho, seja monitorado ou não. Os motoristas também serão isentados de qualquer outro tipo de penalidade, geralmente atribuída a quem comete esse tipo de infração de trânsito.

Apesar de a lei valer para todo o município, não abrange vias estaduais e federais. É o caso de avenidas como a Roberto Freire, na Zona Sul, além da João Medeiros Filho e Moema Tinôco, na Zona Norte, que são estaduais.

O Poder Executivo municipal deverá regulamentar esta Lei em um prazo de 90 ainda de acordo com o texto publicado.

Prefeitura do Natal lança na segunda-feira edital para concurso com 1.647 vagas para Secretaria Municipal de Saúde; níveis médio e superior



A Prefeitura Municipal do Natal publica, na próxima segunda-feira (26/2), o edital para a realização de concurso público para Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofertando 1.647 vagas, sendo 761 de nível médio e 886 de nível superior. A empresa contratada pela Prefeitura do Natal, para a realização do certame é a COMPERVE – Núcleo Permanente de Concursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

Os cargos foram criados e as vagas ampliadas pela Lei Complementar nº 169, de 06 de novembro de 2017, publicada no Diário Oficial do Município – DOM do dia 08/11/2017. As vagas ofertadas pela Secretaria de Saúde do Município surgiram em decorrência de vacâncias, encerramentos de contratos com cooperativas e de contratos temporários.

“A importância desse concurso é imensurável. Vamos garantir que a população possa ter ainda mais acesso à saúde com a presença desses novos profissionais. Estamos substituindo contratos temporários e com cooperativas por servidores concursados e, além disso, estamos preenchendo as vacâncias, evitando que haja descontinuidade de serviços”, analisou o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Administração – (Semad), Carlos Moraes.

O concurso foi objeto de ação de execução de título extrajudicial contra a Fazenda Pública, Processo nº 0812109-23.2017.8.20.5001, que ainda tramita na 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal.

Detran descentraliza serviço e solicitação de CNH pode ser feita diretamente nas autoescolas do RN

94 autoescolas habilitadas pelo Detran em todo RN já estão aptas a realizar os procedimentos de abertura de processos de primeira habilitação e renovação de CNH, como também os de adicionar e mudar a categoria da CNH.  (Foto: Divulgação)

A partir de agora o cidadão potiguar pode abrir processos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Norte, as conhecidas autoescolas. A iniciativa faz parte do projeto do Detran de descentralizar os serviços oferecidos pelo órgão.

O diretor-geral do Detran, Eduardo Machado, explicou que as 94 autoescolas habilitadas pelo Detran em todo Rio Grande do Norte já estão aptas a realizar os procedimentos de abertura de processos de primeira habilitação e renovação de CNH, como também os de adicionar e mudar a categoria da CNH.

O procedimento para abertura dos processos é simples. Basta o cidadão se dirigir a um das autoescolas espalhadas pelo Estado, apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência e informar o tipo de serviço que deseja realizar. Em seguida, as informações são inseridas no banco de dados e impresso uma guia de identificação gerada pelo sistema de Registro Nacional de Carteira da Habilitação (Renach).

De posse da guia do Renach e da documentação pessoal, o usuário busca uma unidade do Detran para finalizar o procedimento e receber sua CNH atualizada. “Ao chegar no Detran o cidadão já pula a etapa de abertura de processo fazendo com que a conclusão do serviço seja mais ágil e consequentemente diminua filas e o tempo de espera”, relatou o subcoordenador de Habilitação do Órgão, Aryan Gleydson.

De acordo com o setor de Estatística do Detran, no ano de 2017 foram realizados 208.279 atendimentos referentes a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desse total, 70% foram requisições feitas por condutores do sexo masculino e 30% do feminino. O município com maior número de procedimentos foi Natal (114.425), seguido de Mossoró (30.435) e Parnamirim (15.431).

Marcela Pessoa defende regionalização do turismo em primeiro encontro do ano do Pólo Agreste/Trairi


Santa Cruz/RN participou da primeira reunião ordinária de 2018 do Pólo Agreste/Trairi de Turismo, realizada nesta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Campo Redondo/RN. O encontro serviu para deliberar sobre ações objetivam fomentar o turismo na região.

Da capital do Trairi, a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a coordenadora de Turismo, Silvia Rodrigues e o subcoordenador do Santuário de Santa Rita de Cássia, Carlos Almeida, participaram dos debates sobre o fortalecimento do Pólo e ações coletivas que tenham como meta o desenvolvimento da atividade turística na região, aproveitando o potencial de cada destino.

Para Marcela Pessoa, o encontro foi bastante produtivo, contou com a presença de 16 dos 24 integrantes do Pólo e, entre os representantes do Estado, o secretário de Turismo, Ruy Gaspar, que apresentou os projetos que serão desenvolvidos pela sua pasta ao longo do ano de 2018.

Para a secretária de Turismo de Santa Cruz/RN, encontros como esses são importantes para a regionalização do turismo. “Precisamos regionalizar o turismo, fazer roteiros integrados. Santa Cruz/RN tem defendido esse tema nas reuniões, buscando fortalezar a região, valorizando as peculiaridades dos municípios que integram o Pólo Agreste/Trairi”, afirmou Marcela Pessoa.    

O próximo encontro do Pólo Agreste/Trairi será no mês de maio, na cidade de Sitio Novo/RN.