terça-feira, 5 de junho de 2018

Bolsonaro lidera corrida presidencial em 1º e 2º turnos, diz pesquisa



Bolsonaro: pré-candidato do PSL à Presidência lidera a disputa presidencial, de acordo com pesquisa DataPoder360 (Ueslei Marcelino/Reuters)

O pré-candidato do PSL à Presidência, deputado Jair Bolsonaro (RJ), lidera a disputa presidencial com apoio que varia de 21 a 25 por cento dependendo do cenário, tendo como rival mais próximo o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) com 12 por cento, enquanto os tucanos Geraldo Alckmin e João Doria têm empate técnico com 7 e 6 por cento, de acordo com pesquisa DataPoder360 divulgada nesta terça-feira.

Bolsonaro também vence todos os adversários nas simulações de segundo turno, com ao menos 10 pontos de vantagem contra todos os concorrentes. O deputado venceria a ex-ministra Marina Silva (Rede) por 35 a 25 por cento dos votos, derrotaria Ciro por 34 a 21 e também venceria o tucano Alckmin (31 a 20) e o petista Fernando Haddad (35 a 20), segundo levantamento feito por telefone – o que gera controvérsia entre os grandes institutos de pesquisa -, publicado no site Poder360.

O DataPoder360, divisão de pesquisas do portal de notícias Poder360, entrevistou 10.500 pessoas em 349 cidades das cinco regiões do país, de 25 a 31 de maio. O levantamento tem margem de erro de 1,8 ponto percentual, segundo o portal.

Na pesquisa, ex-prefeito de São Paulo João Doria, que atualmente postula ao governo paulista, foi testado pela primeira vez este ano em um levantamento sobre o Planalto, ante expectativas de setores do PSDB de que poderia ter resultado melhor que Alckmin, o pré-candidato oficial do partido, mas isso não se confirmou.

Em cenários separados, os dois tucanos ficaram em empate técnico, Doria com 6 por cento e Alckmin com 6 ou 7, dependendo do cenário, segundo o levantamento.

A pesquisa confirmou liderança de Bolsonaro no primeiro turno com ao menos 10 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, que foi o pedetisa Ciro Gomes nos três cenários pesquisados.

O levantamento não incluiu o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que atualmente está preso condenado em 2ª instância no âmbito da operação Lava Jato, o que deve inviabilizar sua candidatura devido à Lei da Ficha Limpa. Em pesquisas que incluem seu nome, Lula tem aparecido na primeira colocação, à frente de Bolsonaro.

Incluído como representante do PT na disputa, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad recebeu entre 6 e 8 por cento de apoio, enquanto a ex-ministra Marina Silva ficou com entre 6 e 7 por cento.

O senador Álvaro Dias (Podemos) registrou apoio entre 5 e 6 por cento, a deputada estadual Manuela D’Ávila (PCdoB) ficou com 2 por cento e quatro candidatos ficaram com 1 por cento: o ex-ministro Henrique Meirelles (MDB), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), o empresário Flávio Rocha (PRB) e o ex-presidente Fernando Collor (PTC).

O percentual somado das pessoas que dizem escolher votar em branco, nulo ou que ainda não sabem em quem votar foi de 36 a 40 por cento, de acordo com o Poder360.

Exame

Pesquisa mostra que 2/3 do país querem militares ou Diretas-Já



O governo está monitorando as reações à paralisação dos caminhoneiros por meio de pesquisas feitas por telefone.

FORA, TEMER

No auge da crise, um terço dos brasileiros, de acordo com as sondagens, defendia intervenção militar imediata no país. Outro percentual equivalente queria a realização de eleições antecipadas, e imediatas, para debelar a crise.

EM MÃOS

A sondagem foi feita pelo Ibope e entregue à equipe de comunicação do presidente Michel Temer.

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

RN tem 798 bandidos ‘filiados’ ao PCC; facção planejou protesto pacífico em Natal, mas decidiu atacar com violência



A facção criminosa que surgiu em São Paulo e se espalhou pelo país soma no Rio Grande do Norte 798 bandidos, que, na semana passada, de alguma forma receberam a informação para ficarem de prontidão, nas ruas, para reagir em solidariedade aos ‘correligionários’ presos em Alcaçuz.

Os ataques simultâneos registrados em Natal, Belo Horizante e outras cidades mineiras no fim de semana foram decididos pelo “resumo dos Estados”, os bandidos responsáveis pela facção em cada unidade da Federação, depois de consulta feita à Sintonia dos Estados, setor do PCC que cuida da organização fora de São Paulo.

“Os bandidos diziam que era para ir para cima de policiais e agentes prisionais e pôr fogo em ônibus. As forças de segurança desses Estados foram avisadas e estão de prontidão”, informou um investigador ao jornal O Estado de S.Paulo.

Até essa segunda-feira, as autoridades públicas, oficialmente ainda não tratavam da morte do policial Kelves Freitas de Brito como consequência direta da atuaçaõ do PCC. Mas, de acordo com o Estadão, a morte tem relação direta com os eventos criminosos.

“O plano inicial era fazer uma manifestação pacífica em Natal contra o que os bandidos chamam de opressão no complexo prisional de Alcaçuz (em Nísia Floresta, na Grande Natal)”, afirmou um dos responsáveis pelas investigações contra o PCC.

Mas a direção do “partido” no Estado decidiu que a manifestação não teria o efeito desejado e decidiu atacar. A mesmo decisão se estendeu a Minas e a dois outros Estados que teriam problemas em cadeias.

Informações: Estado de S.Paulo

Fugitivo de Alcaçuz é encontrado dentro de buraco no quarto de uma casa na Grande Natal



Policiais civis de Macaíba conseguiram recapturar, em uma busca feita nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (5), um homem que fugiu da Penitenciária Estadual de Alcaçuz em 2015. Jean Gomes Chiola do Nascimento, de 39 anos, foi encontrado escondido dentro de um buraco (veja vídeo acima) escavado no quarto de uma casa no bairro Vila São José, em Macaíba, cidade da Grande Natal. O filho dele, que estava na residência, também foi preso.

"Quando batemos na porta, o filho demorou muito para abrir. Achamos estranho isso. Então decidimos fazer uma busca minuciosa no imóvel, e percebemos que havia algo errado no piso do quarto, embaixo do beliche. Quando tiramos parte do piso, achamos Jean dentro de um buraco”, relatou o delegado Normando Feitosa. Os agentes também encontraram um revólver calibre 38 e vários papelotes de drogas.

“Chegamos ao imóvel graças a denúncias anônimas. As informações eram de que na casa havia um homem foragido da Justiça. E de fato havia. O Jean, que é mais conhecido como ‘Nêga An’, havia escapado de Alcaçuz em abril de 2015. Agora, com a prisão em flagrante dele e do filho dele, ambos serão encaminhados para o sistema prisional e ficarão à disposição da Justiça”, acrescentou Normando.

PCC ordena atentados simultâneos em RN e MG e põe outros Estados em alerta



Os ataques contra ônibus em Minas e no Rio Grande do Norte, além da execução de um policial militar em Parnamirim (RN), foram ordenados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC). Os atentados simultâneos - os primeiros da história da facção - acabaram determinados na semana passada e deveriam envolver ainda outros dois Estados, cujas forças de segurança estão de prontidão.

Em 24 horas, mais de 24 ônibus foram incendiados em 17 cidades mineiras. Um ônibus foi queimado em Natal e um PM acabou assassinado. Os ataques simultâneos em mais de um Estado foram decididos pelo “resumo dos Estados”, os bandidos responsáveis pela facção em cada unidade da Federação, depois de consulta feita à Sintonia dos Estados, setor do PCC que cuida da organização fora de São Paulo.

“O plano inicial era fazer uma manifestação pacífica em Natal contra o que os bandidos chamam de opressão no complexo prisional de Alcaçuz (em Nísia Floresta, na Grande Natal)”, afirmou um dos responsáveis pelas investigações contra o PCC. Mas a direção do “partido” no Estado decidiu que a manifestação não teria o efeito desejado e decidiu atacar. A mesmo decisão se estendeu a Minas e a dois outros Estados que teriam problemas em cadeias.

“Os bandidos diziam que era para ir para cima de policiais e agentes prisionais e pôr fogo em ônibus. As forças de segurança desses Estados foram avisadas e estão de prontidão”, informou o investigador. Em Minas, a facção tem 1.432 filiados e no Rio Grande do Norte há 798 bandidos ligados ao grupo.

Em dois dias de decisões, Copa Bené de Futsal define os campeões da edição 2018


A 6ª Copa Bené de Futsal foi encerrada em grande estilo, com dois dias de partidas decisivas, grande público e definição dos campeões das seis categorias da competição. O Ginásio Marcílio Furtado recebeu, na última sexta-feira (01), as finais das categorias mirim, infantil e juvenil. No sábado (02), foi a vez das categorias máster, feminino e adulto.

Na sexta-feira (01), primeiro dia de decisões, o Cruzeiro goleou o ASFIP União por 5 x 0 e ficou com o título. Em seguida, na final da categoria infantil, duelo equilibrado e de apenas um gol. O Morro Esporte Club venceu por 1 x 0 o Predadores e levantou o troféu. No terceiro e último embate decisivo do dia, jogo de cinco gols, vitória apertada e o título para o Pantanal FC, que bateu o Mulekada por 3 x 2 e conquistou o título da categoria juvenil.

Já no sábado (02), o Vasco venceu por 2 x 0 o União do Conjunto  e ficou com o título da categoria máster. A decisão do feminino entre Colégio IESC x Santa Cruz teve empate em 1 x 1 no tempo regulamentar e disputa nos pênaltis. Melhor para o Colégio IESC, que venceu por 3 x 2 e ficou com o troféu. Na última partida da noite, o Ajax Supercópia venceu por 2 x 0 o duelo contra o Atlético Canaã e conquistou a competição na categoria adulto.

Promovida pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, a Copa Bené de Futsal se transformou nos últimos anos na principal competição da modalidade na região Trairi e faz parte das ações da gestão da Prefeita Fernanda Costa de incentivo ao esporte amador.

As disputas foram iniciadas no mês de março envolvendo as 53 equipes que se inscreveram para participar da competição esse ano.