segunda-feira, 18 de maio de 2015

Sítio Novo: Inimigos do passado, Richardson Xavier (Neném) e Wanira Brasil, serão os amigos do futuro.


O atual prefeito de Sítio Novo Richardson Xavier (Neném), não será candidato a reeleição no próximo pleito que se aproxima em 2016. Neném já tem candidato definido, Missinho Belarmino, que é seu atual vice-prefeito. O projeto que coloca o nome de Missinho como prefeito de Sítio Novo, pode está unindo Neném e a ex-prefeita Wanira Brasil no mesmo palanque, acontecendo o contrário de antes, que sempre foram adversários ferrenhos. Se as coisas continuarem a caminhar no mesmo sentido em que se segue, a ex-prefeita indicará o vice na chapa de Missinho, que em outros tempos já foi aliado de Wanira.

Falta agora saber se o eleitor sitionovense também concorda com essa união, que por muitos anos foi uma verdadeira desunião. As vezes os candidatos e líderes políticos, pensam de um jeito, mas o eleitor que tem o poder de decidir, pensa de outro, um jeito diferente na hora de escolher quem lhe representará pelos longos 4 anos.

Aniversário do amigo Marcello Henrique ao som de Gabriel da Gata.









Prefeita Fernanda prestigia 9ª Cavalgada de Santa Rita de Cássia


A Prefeita Fernanda Costa prestigiou neste domingo (17) um dos principais eventos da programação sócio/cultural da Festa de Santa Rita de Cássia: a Cavalgada de Santa Rita. O evento já é tradicional dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz e o apoio da Prefeitura este ano foi fundamental para a sua realização.

A Cavalgada de Santa Rita é organizada pela Associação dos Vaqueiros da Região Trairi (AVART) e, nesta sua 9ª edição, atraiu centenas de pessoas. O passeio ocorreu por vários ruas da cidade até a Fama Casa Show, local de encerramento do evento e onde aconteceram os shows das bandas Forró Di Torar, Giullian Monte e Deixe de Brincadeira.





Senador José Agripino sugere que Robinson demita servidores

Ainda repercute a entrevista do senador Agripino Maia (DEM) à Tribuna do Norte. Ele deixou transparecer que o governador Robinson Faria (PSD) deveria demitir funcionários públicos como “preparo do estado para retomar investimentos”.

“Eu me reporto a mim mesmo, em 1991, quando assumi o governo do Estado fui obrigado, com o coração sangrando, a demitir quatro mil pessoas e fechar sete órgãos da administração direta e indireta para passar um primeiro ano de profundo desgaste e só recuperaras condições de governar do segundo ano para frente. 

A situação do Estado naquela época era ruim, mas não sei se a de hoje era melhor que aquela. Pelo contrário, no contexto, acho que a de hoje é situação pior a que me levou demitir quatro mil pessoas”, afirmou.

Por Robson Pires

Secretário Municipal de Esportes e Lazer apresenta pleitos de Santa Cruz em reunião com o Secretário Adjunto do Estado


O Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson, participou de reunião com o Secretário Adjunto de Esportes e Lazer do Estado, Canindé de França, na última quarta-feira (13), na sede da Secretaria Estadual de Esportes e Lazer (SEEL), em Natal/RN. Durante o encontro, Jaedyson apresentou os pleitos do município nas áreas do esporte e lazer.

Segundo Jackson Jaedyson, o município pleiteou a realização de mais ações em prol do esporte no município, como por exemplo: capacitações para árbitros de várias modalidades e cursos para professores e desportistas. O Secretário Jaedyson também afirmou que o encontro serviu também estreitar os laços entre as duas secretarias para que Santa Cruz possa sediar mais competições estaduais.

Na ocasião, Jackson Jaedyson aproveitou para convidar a todos que fazem parte a SEEL para prestigiar as finais da Copa Bené de Futsal, competição realizada pela Prefeitura de Santa Cruz e que é considerada a maior da região. 

Campanha de vacinação contra a gripe termina sexta-feira

A Campanha de Vacinação contra Gripe termina na próxima sexta-feira (22). Balanço do Ministério da Saúde mostra que até o dia 15 deste mês foram vacinados 14,5 milhões de brasileiros. O número representa 29,24% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta é vacinar 80% do público.

Mais de 54 milhões de doses da vacina estão sendo disponibilizadas aos estados e municípios para garantir a proteção de cerca de 49,7 milhões de pessoas. A vacina, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.

Disque 100 recebe 21 mil denúncias de violações contra crianças no 1º trimestre

O Disque Direitos Humanos (Disque 100) recebeu 21.021 denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes no primeiro trimestre deste ano. Os números representam uma queda de 1,6% em comparação ao mesmo período do ano passado, informou hoje (18) o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Pepe Vargas. Em relação ao perfil, 45% das vítimas eram meninas e 20% tinham entre 4 e 7 anos.

“Ainda é um número muito elevado", disse o ministro. Segundo ele, as principais denúncias são negligência e violência física, psicológica e sexual. "O mais grave é que, em 58% dos casos de violação dos direitos, os suspeitos são pais ou mães. Isso revela o quanto ainda temos de caminhar para uma cultura de respeito aos direitos das crianças e adolescentes”, destacou o ministro, durante o lançamento oficial da campanha “18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

Estratégia de recepção ao turista garante tranquilidade em dia de aproximadamente 10 mil pessoas no Santuário


A estratégia montada pela Prefeitura de Santa Cruz para este domingo (17) foi eficiente, mesmo com a grande quantidade de turistas que estiveram na cidade. O dia foi considerado muito tranquilo, sobretudo, no Santuário de Santa Rita.

Todos os serviços disponibilizados, de acolhimento ao turista e as equipes de saúde espalhadas pelo complexo, foram fundamentais para que a multidão pudesse visitar a imagem de Santa Rita com segurança e sem registros de problemas.

Neste domingo (17) os visitantes também puderam utilizar a bateria de banheiros que foi construída recentemente pela Prefeitura de Santa Cruz no estacionamento dos ônibus, algo que proporcionou muita comodidade aos romeiros. A estratégia deste domingo (17) também contou com a parceria com a Policia Militar.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, a quantidade de turistas que estiveram em Santa Cruz foi de aproximadamente 10 mil visitantes.





TJ apreciará amanhã HC em favor de vereador proprietário da Banda Grafith

A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do RN definiu, para esta terça-feira (19), o julgamento de mais um Habeas Corpus relacionado à operação “Máscara Negra”, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos, através de contratos superfaturados, promovido por agentes públicos, bandas e empresários nos municípios de Macau e Guamaré. O órgão julgador irá apreciar o HC impetrado pelo empresário Christiano Gomes de Lima Júnior, mais conhecido como “Júnior Grafith”.
Segundo dados do Ministério Público Estadual, que deflagrou a operação, vários grupos musicais teriam sido usados por intermediários em processos sem licitações. Os valores pagos por shows chegam a superar 400% acima do mercado. Na ação originária, o MP relatou que dentre as bandas contratadas, sempre se destaca, pela frequência e pelos altos cachês, a Banda Grafith, pertencente a Júnior Grafith.
Deflagrada em 2013, a operação Máscara Negra desencadeou o cumprimento de 53 mandados de busca e apreensões e 14 mandados de prisões temporárias expedidos pela comarca de Macau, o que já resultou até o momento, no oferecimento de 13 denúncias.
Na última sessão da Câmara Criminal, em 5 de maio, foi dado provimento ao Habeas Corpus movido pela defesa do ex-prefeito de Macau, Flávio Vieira Veras, o qual foi denunciado pelo Ministério Público Estadual na operação, pelo suposto cometimento do crime de peculato, com a prática de superfaturamento na contratação de bandas e equipamentos para animação de festejos de Carnaval e outros eventos tradicionais, ocorrida no ano de 2011.
A decisão concedeu o pedido para que o ex-chefe do Executivo respondesse ao processo em liberdade, mediante a imposição de medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais estão a proibição para se ausentar da comarca e a reclusão domiciliar.

OMS anuncia inclusão de 16 remédios para câncer no sistemas públicos de Saúde

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou neste mês a inclusão de 16 novos medicamentos para tratar o câncer na Lista-Modelo de Medicamentos Essenciais para Adultos (EML) e Crianças (eMLC). Agora a organização considera como prioritários para o tratamento oncológico um total 46 fármacos, que devem ser oferecidos no sistema público de todos os países. Os novos fármacos foram sugeridos à organização por um estudo feito por 90 médicos espalhados pelo mundo.

Um dos colíderes da força-tarefa do estudo, Gilberto Lopes, do Centro Paulista de Oncologia do Grupo Oncoclínicas do Brasil, ressaltou que esta foi a maior inclusão de medicamentos desde a criação da lista, em 1977. “Ficamos muito contentes que a OMS aprovou 16 das 22 drogas que sugerimos. Elas têm impacto significativo na sobrevida e, muitas vezes, na qualidade de vida dos pacientes”, informou Lopes. “Ela inclui alguns medicamentos que já são genéricos, mas também de alguns de alto custo, como o trastuzumab, o imatinib e o rituximab, que são usados para tratamento de câncer de mama, mieloide crônica e linfoma, respectivamente”.

Ex-vereador de Natal afirma que Laurita Arruda será vice de Carlos Eduardo em 2016


Ex-vereador da Câmara Municipal de Natal, Renato Dantas afirmou em seu blog que a jornalista Laurita Arruda, mulher do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), deve ser a candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada por Carlos Eduardo Alves (PDT), que tentará a reeleição em 2016. Se confirmado, Laurita substitui Wilma de Faria (PSB) e sepulta os sonhos de Raniere Barbosa (PDT) de fazer uma dobradinha com o atual prefeito, após inúmeros serviços prestados a ele.
“Não é mais segredo na família Alves, a ex-futura primeira-dama, Laurita Arruda já entrou na politica partidária. Ela vai disputar a próxima eleição como candidata a vice-prefeita de Carlos Eduardo Alves, indicada pelo PMDB através do acordo que seu esposo, Henrique Eduardo Alves fez com o prefeito”, afirmou Renato Dantas em seu blog, o Blog do Primo.
“Laurita foi orientada para atuar como ativista politica nas redes sociais. Seus marqueteiros querem colar seu nome como oposição ao governo do estado. Para isso ela tem trabalhado nas redes sociais criticando o governo, Robinson Faria”, acrescentou o ex-vereador de Natal.
Se for confirmada como candidata a vice-prefeita, Laurita Arruda substitui Wilma de Faria, que foi prefeita de Natal três vezes e governou o Estado por sete anos, mas hoje tem futuro político incerto. Além disso, também sepulta as chances do atual vereador Raniere Barbosa, líder da bancada governista na Câmara, de fazer uma dobradinha com Carlos Eduardo em 2016, na condição de vice-prefeito e sendo a ligação entre Legislativo e Executivo.

Audiência Pública: Prefeitura de Santa Cruz avança em processo de elaboração de Plano de Saneamento Básico


A Prefeitura de Santa Cruz continua avançando no processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O passo mais recente foi a realização de mais uma Audiência Pública, na tarde de quinta-feira (14) no auditório do SENAI. A Audiência serviu para a apresentação do prognostico sobre a situação do abastecimento de água em Santa Cruz, além de debates em torno do tema com os representantes dos vários segmentos da sociedade envolvidos no processo de elaboração do Plano.

A Coordenadora da elaboração do PMSB e Chefe do Gabinete Civil do Município, Marcela Ravena, afirmou que a audiência desta quinta-feira (14) foi bastante proveitosa. Ravena reforçou ainda que o Plano Municipal de Saneamento Básico é uma determinação da Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece a Política Nacional de Saneamento.

Vereador aliado de Robinson critica gestão: “Caos na Saúde. Hospitais não funcionam”‏


O vereador Maurício Gurgel (PHS), em que pese ser aliado do governador Robinson Faria (PSD), afirmou que a gestão do aliado, na área de saúde, “está um caos”. “A saúde está um caos, os hospitais regionais não funcionam”, disse o vereador, durante entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94.
Citando como exemplo o Hospital Regional do Seridó, em Caicó, Maurício disse receber semanalmente o desabafo de funcionários e médicos nas redes sociais, que apontam a deficiência da unidade hospitalar. Como efeito, sobra para o maior hospital do Estado, o Walfredo Gurgel, que passa a ficar sobrecarregado com a vinda de pacientes do interior do Estado em busca de um melhor atendimento.
“Então eu acho que é preciso o governador visitar esses hospitais regionais, tentar resolver os problemas, como ele disse na campanha que ia fazer: um gabinete dentro dos hospitais e só ia sair de lá quando resolvesse os problemas”, afirmou Gurgel.
Apesar das críticas, o vereador ressalta as dificuldades financeiras do Estado e a crise econômica, e enaltece o “esforço” do governador em acertar. “Eu acho que o governador está tentando, procurando resolver os problemas. Tentou montar um secretariado técnico e temos várias áreas com secretários competentes tentando resolver os problemas”, frisou.

Emenda derruba ônus de 30 dias do auxílio-doença para as empresas‏

Por meio de uma iniciativa do vice-presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), deputado federal Laércio Oliveira, o segmento – um dos maiores empregadores do país – conquistou uma grande vitória nesta quinta-feira, 14. O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 229 votos a 220, o destaque à Medida Provisória 664/14, e excluiu do texto a responsabilidade pelo pagamento dos primeiros 30 dias do auxílio-doença pela empresa, em vez dos atuais 15 primeiros dias.O deputado federal Laércio Oliveira (Solidariedade/SE), propositor da Emenda, disse que a regra estabelecida pela medida provisória inviabilizaria a atividade de empresas com poucos funcionários. “Algumas microempresas não suportariam essa mudança, o que geraria mais desemprego”, afirmou o deputado, que encaminhou o destaque pelo Solidariedade.
Com a alteração, o governo pretendia economizar no pagamento do benefício, que passaria a ser responsabilidade dos empresários durante o período. Com a derrota na votação, fica valendo a regra anterior pela qual a empresa é responsável pelo pagamento dos 15 primeiros dias. A partir do décimo sexto dia, ele passa a ser feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O vice-presidente da Abad (Associação Brasileira de Atacadistas e distribuidores), Juliano César, elogiou a emenda do deputado Laércio. Ele afirma que o governo precisa entender que o caminho deveria ser diminuir o custo no Brasil, que é muito alto, não o contrário. “Com medidas assim, o Brasil perde competitividade, o que significa diminuição da produtividade e desemprego, justamente em um período de crise como essa que estamos vivendo”, disse.
Já o economista e empresário Ancelmo Oliveira critica o governo por querer transferir as responsabilidades dos seus erros administrativos para o setor produtivo. “Uma medida como essa sobrecarregaria as empresas, que deixam de produzir e consequentemente deixam de gerar emprego. Parabenizo o deputado Laércio por ter apresentado essa emenda, impedindo que mais uma vez os brasileiros paguem a conta”, disse.

Polícia Rodoviária Estadual apreende 26 veículos em Natal


Mais uma ação da Operação Motociclo foi realizada pelo 1º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), neste domingo (17). A operação ocorreu na Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal, com o objetivo de fiscalizar veículos irregulares que circulam na região e orientar condutores a fim de reduzir os índices de acidentes de trânsito.

Foram recolhidos 26 veículos, sendo 17 ciclomotores e 9 motos. Todos os veículos foram levados para o pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), situado na Cidade da Esperança, para fins de regularização. Uma pessoa foi conduzida para a Delegacia de Plantão da zona Norte de Natal, após ser  constatado um teor alcóolico acima do permitido no teste do bafômetro. O condutor foi autuado por embriaguez ao volante, ficando à disposição da justiça.

Segundo o CPRE, foram apreendidos mais de 1500 veículos de duas rodas nos últimos quatro meses, reduzindo em 20% a quantidade de acidentes de trânsito somente na Região Metropolitana.

Chuvas não encherão reservatórios do RN este ano, afirma meteorologista


A alegria de ver açudes transbordando tem sido rara no Rio Grande do Norte. E a previsão, segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), é de que até o final do ano as chuvas não sejam suficientes para encher os reservatórios que abastecem o estado. "Infelizmente não tem mais previsões de chuvas intensas para o interior do estado. O período de chuvas está acabando e não tem mais condição de formação de chuva”, afirmou Gilmar Bristot, meteorologista da Emparn.

A equipe de reportagem da Inter TV Costa Branca visitou alguns dos principais reservatórios do Rio Grande do Norte. A situação, na grande maioria deles, é preocupante. Notícia boa apenas no açude Pataxó, que transbordou no mês de março. Os moradores de Ipanguaçu, na região do Vale do Açu, comemoraram. Felicidade de uns, mas preocupação de outros. Na região do Alto Oeste, o cenário é diferente. O açude Bonito, principal reservatório do município de São Miguel, está totalmente seco. E está assim desde janeiro. Água, só através de carros pipa.
Em Pau dos Ferros a situação do açude, que tem o mesmo nome da cidade, é semelhante. O reservatório tem capacidade para armazenar mais de 54 milhões de metros cúbicos de água, mas hoje está com menos de 1% da capacidade. A represa ainda abastece a cidade de Rafael Fernandes, que tem 5 mil habitantes. Já a população de Pau dos Ferros, com quase 30 mil moradores, recebe a água que vem da barragem de Santa Cruz, em Apodi.
A barragem de Santa Cruz tem sido a fonte de água não só para Pau dos Ferros. Outros três municípios da região Oeste dependem dela. Atualmente, o reservatório está com 227 milhões de metros cúbicos: isto representa 37% de sua capacidade. É o segundo maior do estado, e é o que se encontra em melhor situação.

Fátima Bezerra comemora aniversário na sexta-feira (22)


Inscrições abertas para cursos gratuitos de junho do Sesc RN

Começam nesta segunda-feira (18/05) e seguem até dia 25/05 as inscrições para os cursos gratuitos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). A iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), oferecerá 246 vagas em cursos de beleza e trabalhos manuais nas cidades de Natal, Mossoró, Parnamirim, Caicó e São Paulo do Potengi. O edital com todas as informações está disponível no sitewww.sescrn.com.br.
“Oferecer vagas gratuitas é democratizar o acesso à qualificação. Pelas características dos cursos do Sesc, estas vagas gratuitas ofertadas a pessoas de baixa renda resultam em possibilitar a obtenção de alternativas de geração de renda extra para as famílias, algo que tem um imenso alcance social. Este é um dos focos do trabalho do Sistema Fecomércio”, ressalta o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Aproveitado a proximidade das festas de São João, o curso de corte e costura será voltado à moda junina. Ainda na área de trabalhos manuais, serão disponibilizados cursos como decoração com cartonagem, construção de oratório de madeira e lembrancinhas para eventos. Em parceria com o Senac RN, serão oferecidos cursos de beleza, entre eles o de automaquiagem e de depilação. “O PCG é um programa que promove a inclusão social a partir da oferta de cursos gratuitos em trabalhos manuais, educação e, este ano, beleza. Ao realizá-lo mensalmente, cumprimos nosso papel social, priorizando o comerciário potiguar”, diz a diretora do Sesc RN, Jeane Amaral. Ao todo, 13 tipos de curso são ofertados de forma gratuita.

Adolescente está desaparecido em Caicó


O adolescente Daniel Oliveira, filho do professor Valter Canuto, está desaparecido em Caicó desde a última sexta-feira (15).
A família pede que se alguém souber alguma informação sobre Daniel entre em contato pelo(84) 9940-1388.
Valter é professor de inglês no Educandário Santa Teresinha e já foi o proprietário do CCAA de Caicó.

Atlético-MG sobra e goleia o Fluminense em Brasília por 4 a 1


Numa partida na qual sobrou em campo, o Atlético Mineiro goleou o Fluminense por 4 a 1, neste domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. No jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, o zagueiro Jemerson fez dois gols, com os meias Dátolo e Luan complementando o marcador para a equipe mineira. Pelo Fluminense, o centroavante Fred descontou de pênalti no final. 

O Atlético foi obrigado a mandar o jogo fora de casa por punição em virtude de confusão entre as torcidas no clássico contra o Cruzeiro ainda no segundo turno do Brasileirão do ano passado. Com a goleada e ainda sem o término de todos os jogos da rodada, o clube mineiro subiu para a vice-liderança do campeonato, com 4 pontos, atrás apenas do Corinthians, com 6. O Fluminense permaneceu com 3 pontos, na momentânea décima posição.