sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Juíza determina cassação de prefeito e vice de Galinhos, RN

Prefeito de Galinhos, Fábio Rodrigues (Foto: Alexandre Barbosa)

A juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista determinou a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito da cidade de Galinhos, no interior do Rio Grande do Norte. A justificativa é de que os dois cometeram crimes de abuso de poder econômico e político. Apesar da ordem, o prefeito, Fábio Rodrigues (PRB), e o vice, Afrânio Reis (PR), permanecem nos cargos até que o Tribunal Regional Eleitoral se posicione sobre o caso.

Na sentença, a magistrada determina ainda que sejam realizadas novas eleições municipais em Galinhos, para escolha de representantes para o Poder Executivo em substituição à chapa eventualmente cassada.

A assessoria de comunicação da Prefeitura de Galinhos diz que, como a decisão é em primeira instância, os dois podem recorrer ainda no cargo. “E o farão, certos de quem obterão o direito de permanecer a frente da gestão municipal”, diz a nota encaminhada à imprensa.

A ordem da juíza Cristiany Batista, da 30ª Zona Eleitoral, foi acrescida ao Diário Oficial da JE do Rio Grande do Norte com data desta quinta-feira (21), contudo o documento, disponível no site, tem data de publicação de segunda (25).

Segundo decidiu a magistrada, os dois foram condenados por se comprovarem a nomeação de 186 servidores comissionados em ano eleitoral e exoneração de 84 servidores comissionados após a eleição, caracterizando abuso de poder político; o uso da máquina administrativa em benefício da candidatura dos representados pelo prefeito; compra de votos com cheques da prefeitura; a oferta pelo prefeito de cargo e salário em troca de voto.

Cristiany Batista, em seu posicionamento, determina a cassação dos diplomas do prefeito e do vice-prefeito, além de penalidades de multa de R$ 10 mil e inelegibilidade por oito anos aplicadas somente ao prefeito Fábio Rodrigues. A juíza ordena ainda a realização de novas eleições.

MP abre investigações contra Marconi Barretto por nepotismo e improbidade

Marconi Barretto

A gestão do prefeito Marconi Barreto (PMDB), em Ceará-Mirim, está na mira do Ministério Público do Rio Grande do Norte. No Diário Oficial desta sexta, 22, o órgão investigador publicou duas portarias em que informa que irá investigar o chefe do Executivo Municipal. Na primeira das portarias, será avaliada a contratação da empresa ClickIdeia Tecnologia Educacional para aquisição de 2 mil tablets para a Secretaria Municipal de Educação de Ceará-Mirim.

Juiz determina afastamento do vereador de Natal Luiz Almir

Vereador Luiz Almir  (Foto: Canindé Soares)

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte notificou a Câmara Municipal de Natal determinando o afastamento do vereador Luiz Almir (PR) do cargo. A suspensão do exercício foi deferida pelo Juiz Bruno Lacerda Bezerra Fernandes, que afirma que a aplicação da decisão é imediata. Contudo, a CMN tem um prazo de 15 dias para que sejam tomadas as medidas necessária à execução da sentença.

A decisão judicial é de um processo que tramita na 5ª Vara da Fazenda Pública, e envolve uma denúncia do Ministério Público por improbidade administrativa na nomeação de cargos comissionados no gabinete do então vice-governador Fernando Freire, na época (1995 - 2002). Freire está preso desde 2015.

A defesa de Luiz Almir disse que entrou com efeito suspensivo da sentença, ou seja, para que o vereador possa responder ao processo ainda no exercício do mandato.

Empregados protestam contra ação do Ministério Público do Trabalho do RN

Empregados da Guararapes protestam contra ação que pede indenização por descumprimento de leis trabalhistas (Foto: Michele Rincon/Inter TV Cabugi)

Centenas de pessoas se reuniram nesta quinta-feira (21) em frente a sede do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, em Lagoa Nova, Zona Sul de Natal, para protestar contra a ação movida pelo órgão em desfavor da Guararapes - dona da Riachuelo. Os trabalhadores da empresa seguraram cartazes em que reclamam da intervenção do MPT e dizem “sim à geração de emprego e renda no interior”.

Apesar da manifestação dos empregados da Guararapes, a ação proposta contra a empresa é para sua responsabilização quanto aos direitos trabalhistas dos trabalhadores das facções de costura. Segundo o MPT do RN, a ação foi elaborada pelo Grupo de Procuradores do Trabalho vinculados à Coordenadoria Nacional de Combate às Fraudes (Conafret), que realizou inspeção nas facções e analisou as condições de trabalho e o conteúdo dos contratos de facção utilizados pela Guararapes.

Prefeitura de Santa Cruz convoca mais três aprovadas para cargo de professor temporário


A Prefeitura de Santa Cruz está convocando ELISÂNGELA DANTAS PONTES, NADIANE MARQUES DE SOUZA e FRANCINICE ERIKA DE PONTES  para a efetivação no cargo de professor temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação.  As três foram classificadas no Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2016).

As convocadas terão um prazo de três dias úteis para comparecer ao setor de recursos humanos da secretaria municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz),  21, 22 e 25 de setembro, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h, exceto na sexta-feira (22), quando o atendimento ao público acontece apenas das 8h30 às 11h30. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 009/2017 no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).