sexta-feira, 10 de março de 2017

É amanhã o grande sorteio da carreta de prêmios das Lojas Maré Mansa !!!


Na manhã de hoje (10) , Tomba Farias participou de seminário para ajudar prefeitos a vencer a crise econômica


O Deputado Estadual, Tomba Farias, participou na manhã de hoje (10), em Natal/RN, do Seminário "Sem Crise: Desafios do Gestor em Tempo de Recessão”, com o objetivo de apresentar aos gestores públicos potiguares ações e alternativas para momentos de crise econômica.

O Seminário é realizado pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB juntamente com a Fundação João Mangabeira.

Papa Francisco diz estar aberto a homens casados se tornarem padres


A Igreja Católica precisa estudar a possibilidade de ordenar homens casados para ministrar a palavra de Deus, afirmou o papa Francisco a um jornal alemão. Segundo o pontífice, essa seria uma solução viável para lidar com a falta de clérigos, especialmente em comunidades remotas.
Em uma entrevista publicada na noite de ontem pelo jornal alemão Die Zeit, Francisco reiterou que a retirada da regra do celibato não é a resposta definitiva da Igreja para a falta de padres. No entanto, expressou estar aberto para estudar a possibilidade de que “viri probati” – homens casados de fé comprovada – possam ser ordenados.
“Precisamos considerar se o viri probati é uma possibilidade. Precisamos então determinar que tarefas podem fazer, por exemplo, em comunidades remotas”, disse Francisco. A proposta tem sido debatida há décadas, mas recebe atenção renovada por parte do pontífice argentino, graças ao seu conhecimento dos desafios enfrentados pela igreja em lugares como o Brasil, um enorme país católico com forte carência de padres.

O deputado estadual, Tomba Faria, solicita ao DNIT a construção de em dois trechos da BR que dá acesso a Santa Cruz


Diante dos inúmeros apelos que lhes foram feitos pela população de Santa Cruz, o deputado estadual tomba Farias (PSB) enviou requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, (DNIT), solicitando ao superintendente do órgão, Walter Fernandes, a instalação de duas rotatórias em dois trechos da BR-226, que corta o município.

Segundo o parlamentar, a implantação das rotatórias terá grande eficácia na redução de acidentes, por tratar-se de um dispositivo de segurança que atua no sentido de reduzir os conflitos de trajetórias de veículos em áreas de grande volume de tráfego.

“Uma das rotatórias solucionará os problemas do intenso tráfego de veículos, que é gerado em decorrência da existência de colégios e de um grande supermercado localizados naquela área. Já a segunda rotatória será também de grande serventia para disciplinar o trânsito de veículos que circulam no sentido centro da cidade para vários bairros”, explica o deputado.

O deputado assinala ainda que os equipamentos também vão contribuir significativamente para a redução dos frequentes acidentes que ocorrem nos trechos citados da BR-226.

No combate ao sedentarismo, Prefeitura de Santa Cruz e parceiros oferecem orientações para adeptos da caminhada no Iberezão


Uma ação da Prefeitura de Santa Cruz permitiu que, na tarde/noite desta quinta-feira (09), os adeptos da caminhada, e que utilizam a pista do Estádio Iberezão para a prática de suas atividades, recebessem orientações básicas de saúde. A ideia surgiu para lembrar o “Dia de Combate ao Sedentarismo” (10 de março).

Foram oferecidos na ocasião os seguintes serviços: testes de glicemia, aferição arterial, orientações para um alongamento correto, além de um treino funcional. A ação busca o crescimento do número de pessoas praticando exercícios, mas de forma correta e com segurança, usufruindo todos os benefícios que a prática regular de exercícios  proporciona para suas vidas.

A iniciativa foi coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e contou com as parcerias com a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA), academia Nardavida Fitnes e Farmácia Pague Menos.


Novos presídios do RN serão construídos em Santana do Seridó


O governo do Rio Grande do Norte anunciou, nesta sexta-feira (10), que dois novos presídios serão construídos em Santana do Seridó, município localizado a 237 km de Natal, próximo à divisa com a Paraíba. Segundo a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc), cada uma das unidades terá capacidade para 603 detentos.
Hoje, 10 de março, é o último dia do prazo dado ao governo para informar o local da obra Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do que depende a liberação de R$ 31,9 milhões de recursos pelo Ministério da Justiça, de acordo com o general Araújo Lima, da comissão de elaboração do Plano Diretor do Sistema Penitenciário do Estado.
As novas prisões terão estrutura modular, feita de contêineres, para adiantar a entrega da obra. De acordo com a Sejuc, o terreno escolhido pertence ao governo do RN e o processo de licitação já está em andamento.

Saque do FGTS começa com movimento tranquilo em Natal


A liberação dos saques do FGTS de contas inativas provocou filas na manhã desta sexta-feira (10) na agência da Caixa Econômica Federal do bairro Cidade Alta, na Zona Leste de Natal.  O cronograma de saques começou nesta sexta para pessoas nascidas nos meses de janeiro e fevereiro. No estado, existem cerca de 213 mil contas inativas.

As agências da Caixa abriram duas horas mais cedo para atender clientes com saques de contas inativas. Na unidade, cerca de 10 pessoas formaram fila antes mesmo da agência abrir. Apesar disso, a movimentação era tranquila pela manhã. Um dos primeiros a chegar, o porteiro Gilmar da Silva conseguiu sacar R$ 1,2 mil e conta que o dinheiro vai para uma caderneta de poupança, para ser usado depois, quando for necessário. “Graças a deus eu não tenho dívidas, Vou deixar guardado pensando no futuro”, disse.


Prefeitura de Santa Cruz realiza capacitação para profissionais da Assistência Social


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira (09), no auditório do Centro da Juventude “João de Dula”, no bairro Paraíso, o primeiro ciclo de capacitação do Plano de Educação Permanente dos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), de Santa Cruz.

A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais do SUAS para execução dos planos estratégicos em 2017, além de colaborar com a inteiração entre os profissionais dos serviços contínuos, buscando melhoria na qualidade do atendimento aos usuários.

Além da capacitação, o momento também serviu para acolher os novos profissionais que foram aprovados em processo seletivo no município e que já assumiram suas funções nos serviços ligados à Assistência Social de Santa Cruz.

Quadrilha suspeita de roubo a bancos, Correios e carro-forte é presa no RN


A Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) prendeu, nesta quinta-feira (9) quatro pessoas e indiciou por novos crimes outras quatro que já estavam presas. Todos os envolvidos são suspeitos de integrar uma quadrilha de roubo a bancos, Correios e carro-forte. Segundo a Deicor, os crimes aconteceram entre 2016 e 2015. Outras cinco pessoas são procuradas pela Polícia Civil.

Ainda segundo a Divisão Especializada, as investigações começaram há seis meses, depois que homens fortemente armados tentaram roubar o dinheiro de um carro-forte que estava estacionado em um supermercado na Avenida Maria Lacerda, na Grande Natal.
De acordo com a Deicor, grupo era composto, em sua maioria, por foragidos da Justiça e integrantes de facções criminosas e funcionava de forma articulada, sendo suspeito por diversos roubos no Rio Grande do Norte e em outros estados.

A polícia descobriu uma granja em São José de Mipibu, na Grande Natal, que servia de esconderijo para parte da quadrilha. Um arsenal com pistolas, espingardas, grampos para furar pneus e explosivos foi apreendido.
O bando costumava se dividir em outros pequenos bandos para ações menores, e segundo a Deicor, usava boa parte do dinheiro dessas ações para comprar drogas e multiplicar o capital. Para os delegados da Deicor, comprovadamente o bando agiu em ao menos dez ocasiões entre 2016 e 2017, mas há outros casos suspeitos que estão sendo investigados.
Segundo o delegado geral da Polícia Civil do RN, Claiton Pinho, as ações da operação Fogo contra Fogo são resultado de investigações integradas entre a Deicor e vários órgãos de forças policiais de diversos estados, através da constante troca de informações.
“Conseguimos prender diversos foragidos da Justiça que participavam de várias células que praticavam ações criminosas não só no Rio Grande do Norte, como também em vários estados. Policiais da Deicor têm trabalhado intensamente para desarticular quadrilhas que vêm realizando assaltos a instituições bancárias e com os resultados de hoje conseguimos enfraquecer essas organizações criminosas, apreendendo uma grande quantidade de armamento, explosivos e veículos roubados”, detalha o delegado geral, Claiton Pinho.

Presídios do RN recebem força-tarefa de defensores públicos a partir de segunda


O Rio Grande do Norte irá receber o “Defensoria Sem Fronteiras”, força-tarefa do Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais (Condege) que reúne defensores de todo o país para dar celeridade em processos judiciais. A partir desta segunda-feira (13), os internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e do Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, palcos das rebeliões de janeiro deste ano na região metropolitana de Natal (RN), terão seus processos analisados. A abertura dos trabalhos acontecerá na Escola de Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), em Candelária, às 10h.
Ao todo, 32 defensores públicos dos estados, Distrito Federal e da União irão analisar os processos de cerca de 1.200 presos em duas semanas de trabalho, com direito a atendimentos pessoais e visitas aos presídios para entrevistar os detentos e verificar as condições de cumprimento da pena. O atendimento nas unidades contará ainda com o apoio do Instituto Técnica e Científico de Perícia (Itep), que irá emitir novos documentos para os internos. A demanda foi necessária depois que parte dos processos e documentos oficiais foram destruídos pelos próprios presos nos 12 dias de rebelião, quando 26 internos foram assassinados em um conflito entre facções criminosas.

Prefeitura de Santa Cruz convoca seis candidatos do Processo Seletivo para o cargo de professor temporário



A Prefeitura de Santa Cruz está convocando seis candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. No Edital de Convocação nº 001/2017 estão disponíveis, além dos nomes dos profissionais, todas as informações necessárias  para a efetivação da contratação temporária dos professores.

Os convocados terão dois dias (13 e 14 de março de 2017) para comparecerem ao setor de Recursos Humanos (RH), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, no horário das 08h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Os candidatos convocados deverão comparecer munidos de documentos originais e 01 (uma) cópia xerográfica de: Cédula de Identidade, CPF, Título de Eleitor, comprovação de obrigações eleitorais, certificado de reservista (se for o caso), PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, comprovação da escolaridade exigida, atestado de sanidade mental, Certidão de Nascimento, Casamento ou averbação de divórcio, comprovante de residência, comprovante de conta corrente, comprovante de títulos e experiência funcional conforme declarado na ficha de inscrição e certidões negativas criminais das Justiças Estadual e Federal. Os candidatos convocados deverão preencher, no ato do comparecimento, declaração de bens e declaração de acumulação de cargos (se for o caso). O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato.

Estão sendo convocados os candidatos que ficaram do 14º ao 19º lugar na classificação final do certame. São eles: MARIA DAS DORES GOMES FELICIANO, JACQUEBEDE DA COSTA D. MATIAS, GILMARA FREIRE DA SILVA, ALDENI SOARES DANTAS DOS SANTOS, VANESSA IOLANDA DA SILVA CONFESSOR e ANDREZA RODRIGUES DE M. MAGALHÕES.

Para acessar o Edital de Convocação clique no link: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/convocacao-professores.pdf