quarta-feira, 16 de outubro de 2013

STJ livra Wilma de inelegibilidade

Pelo menos do que diz respeito a inelegibilidade, a vice-prefeita de Natal, e ex-governadora, Wilma de Faria, se livrou.

O processo que corria no STJ, acusando-a de improbidade por ter, no tempo que era prefeita de Natal, se utilizado da Procuradoria do Município para questões pessoais, foi concluído no Superior Tribunal de Justiça.


E segundo o advogado Erick Pereira, em entrevista ao JH, “ela continua em plena garantia dos direitos dela. Agora, afastam as dúvidas quanto a isso”, disse o jurista, afirmando que a vitória no STJ significa o fim de uma polêmica.




Via: Thaisa Galvão

Tomba confirma presença de deputados e senadores no encontro pelo Pacto Federativo

O deputado Tomba Farias (PSB) fez, nesta quarta feira (16) um relato dos seus contatos em Brasilia, em companhia do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, prefeito Benes Leocádio, convidando a bancada federal e os presidentes do Senado Renan Calheiro e da Câmara Federal, deputado Henrique Alves, para o encontro que vai discutir em Natal o Pacto Federativo, na próxima segunda feira.
 
“Estamos satisfeitos porque todos confirmaram presença no evento S.O. S Municípios, às 9 horas da próxima segunda feira no clube América. Vai ser um dia muito importante para a discussão da situação dos municípios que está muito difícil. Vamos mostrar que está na hora de o Pacto Federativo sair das gavetas”, afirmou.
 
Segundo o deputado, os prefeitos reclamam em voz geral que os municípios estão empobrecendo a cada dia. Além da queda no Fundo de Participação dos Municípios-FPM, a desoneração do Imposto Sobre Produtos Industrializados-IPI, está retirando recursos dos estados e dos municípios.
 
“A divisão do bolo financeiro é muito injusto. A União fica com 65% e os estados e os municípios com apenas 35%. Vamos buscar o entendimento com o apoio dos presidentes da Câmara Federal e do Senado para que haja uma distribuição justa”, disse.
Outra reclamação dos prefeitos diz respeito aos programas do governo federal, porque os recursos repassados às prefeituras não são suficientes para a sua manutenção, aumentando ainda mais o déficit dos municípios.

Gesane cobra do governo envio de projeto sobre segurança alimentar

A deputada Gesane Marinho (PSD) cobrou do governo do Estado nesta quarta feira (16), data em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, o envio de um projeto com legislação específica sobre Segurança Alimentar contendo as ações permanentes a serem seguidas pelo Conselho Estadual da área.
 
“É preciso um programa de Estado, que seja permanente, que não acabe ao fim do mandato de cada gestor. O que existe no momento é um trabalho com algumas ações pontuais. Com o programa, o Conselho Estadual de Segurança Alimentar vai poder realizar o seu trabalho”, afirmou.
 
Ela disse que a nossa população ainda se alimenta muito mal, devido às condições precárias de vida. Por isso mesmo, a segurança alimentar também é uma bandeira do seu mandato. “Segundo o censo de segurança alimentar feito pelo IBGE, em 2009, o Rio Grande do Norte tem 8,9% de seus lares em situação de insegurança grave ou fome. Isso significa que dos 923 mil lares pesquisados, mais de 80 mil vivem em situação de fome”, acrescentou.
 
Gesane disse que já sugeriu a implantação do projeto Ceasa Itinerante, a exemplo de programa similar que existe no Rio de Janeiro. “É um projeto simples. A Ceasa se desloca às comunidades carentes comercializando os seus produtos com preços reduzidos. O que está dando certo em outro Estado não é vergonha para ninguém copiar”, afirmou.
O programa é executado em ônibus adaptados que circulam semanalmente pelos bairros.

Fernando Mineiro divulga 2º Fórum Estadual de Energia do RN

O deputado Fernando Mineiro (PT), presidente da Comissão de Energia da Assembleia Legislativa destacou a realização da segunda edição do Fórum Estadual de Energia, que acontecerá amanhã e sexta-feira no auditório da Federação da Indústria (Fiern). O evento é promovido em parceria com Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Centro de Tecnologia de Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e UFRN.
 
O Fórum vai apresentar as atividades que estão em curso, os desafios, os investimentos e resultados obtidos na área de energia. O evento deve reunir empresários, pesquisadores, profissionais técnicos, gerenciais e demais interessados para discutirem, juntos, soluções que contribuam para o crescimento da atividade no Estado.
 
 O Fórum também vai debater as diretrizes federais, estaduais e municipais aplicáveis aos segmentos de petróleo e gás, energia eólica e solar, biomassa e biocombustíveis. Durante os dois dias, os participantes poderão conferir palestras e painéis, ministrados por autoridades, profissionais e especialistas de renome na área energética.  
A programação e as inscrições para o evento estão disponíveis na internet pelo site: http://www.feern.com.br

Prefeitura de Santa Cruz divulga cursos do Fest Frango na zona rural

A Prefeitura de Santa Cruz, através de profissionais ligados às Secretarias Municipais de Agricultura, Turismo e Gabinete Civil, em parceria com a Associação dos Agricultores do Sitio Furnas, promoverá, no próximo sábado (19), uma reunião com agricultores das comunidades Furnas, Boa Vista, Açude do Alivio, Glória e Feijão.

O encontro tem por objetivo apresentar a programação do Fest Frango e seus cursos de capacitação que serão ofertados relacionados à atividade de produção de frango.

A reunião está prevista para as 15h e acontecerá na casa de show da comunidade Furnas. Na ocasião, o Secretário Municipal de Agricultura, Mauricio Anísio, também abordará outras questões relacionadas à zona rural.

Os cursos de capacitação que fazem parte da programação da Fest Frango serão ministrados pelo SEBRAE, são divididos em turmas de 25 pessoas e têm duração de três dias. 




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

América abre seis pontos de vantagem

O América foi a Arapiraca e não tomou conhecimento do ASA, vencendo o lanterna da Série B por 2 a 1, e abrindo seis pontos de vantagem do primeiro clube da zona de rebaixamento. Com 36 pontos, o alvirrubro ocupa agora o 14º lugar, conseguindo uma respeitável diferença do Atlético-GO, 17º colocado, com 30 pontos. Autor dos dois gols da vitória, Max disse que a determinação do grupo foi fundamental para a conquista da vitória fora de casa. “Acho que a equipe veio determinada a buscar a vitória. Achamos um adversário duro que complicou bastante a nossa vida hoje, mas Deus nos abençoou e conquistamos mais esse resultado positivo”, disse o atacante que já soma três gols em três jogos.

O treinador Leandro Sena tem um problema para a partida da próxima sexta (18), às 19h30, contra o Boa Esporte, no Estádio do Melão, em Varginha/MG. O zagueiro Cléber recebeu o terceiro cartão amarelo contra o ASA e cumprirá suspensão automática. A novidade no time será o retorno do atacante Rodrigo Pimpão que volta ao time titular após cumprir suspensão.

O time sensação da Série B

O ABC deu mais uma demonstração de sua impressionante recuperação na Série B. A equipe de Roberto Fernandes venceu o São Caetano por 2 a 0, ontem à noite, no Frasqueirão, alcançando a histórica marca de seis vitórias consecutivas, igualando a marca do líder isolado Palmeiras, única equipe a conseguir tal feito no campeonato. Tratado pela mídia nacional como a “sensação” do returno, o alvinegro ocupa a 16ª colocação, com 35 pontos, abrindo cinco pontos de diferença para o primeiro clube da zona de rebaixamento. Os gols da vitória foram marcados pelo zagueiro Lino e o meia Júnior Timbó.

Para o técnico Roberto Fernandes, o grande sucesso do ABC nesta reta final de campeonato deve-se a força e a qualidade do elenco. “Sabíamos que era um jogo de superação. Seria um confronto direto e você chegava para o jogo com muitas alterações. O primeiro passo foi a entrega dos jogadores, pois tivemos que compensar a falta de entrosamento e até a falta de ritmo de alguns atletas com muita vontade. Essa foi uma vitória do grupo. Time ganha jogo, mas em uma competição de 38 rodadas, para se conquistar objetivos, você precisa de um elenco e hoje mostramos ter um elenco”, analisou.

Como sempre, Fernandes ressaltou mais uma vez a importância da Frasqueira. “O apoio do torcedor influenciou diretamente nesse resultado, principalmente, pelas particularidades que tivemos nesse jogo, com um time muito modificado. A participação da torcida tem sido um diferencial nessa nossa arrancada dentro da competição e esperamos manter essa parceria que tem sido vitoriosa”, afirmou. O próximo compromisso do ABC será o sábado (19), quando enfrentará o Guaratinguetá/SP, às 16h20, novamente no Frasqueirão.

Julgamento da superlotação do Frasqueirão será hoje
Hoje será um dia decisivo para o ABC no Campeonato Brasileiro. É que o clube estará no banco dos réus do STJD, às 16h, para se defender da denúnica de superlotação no jogo contra o Palmeiras. Será a vez do departamento jurídico alvinegro entrar em campo para amenizar e livrar o clube de todos os incidentes incidentes que aconteceram antes da partida e que determinaram um atraso de 34 minutos no início do jogo.

O procurador do STJD, Paulo Schmidt, denunciou o clube potiguar nos artigos 206, 211 e 213 do CBJD, que pune com multa financeira e perda de campo de uma a dez partidas no 213, e o mais “pesado” que baseado no artigo 23 do Estatuto do Torcedor, que trata da superlotação e venda de ingressos além da capacidade do estádio, com punição de perda de mando de campo por até seis meses. Mas o vice-presidente administrativo e financeiro do ABC, Alexandre Pinto, disse que a defesa do clube está baseada nos laudos técnicos do CREA, COVISA E ANVISA, que atestam uma capacidade maior do que a apresentada no site oficial da CBF.”Nossa defesa está bem consistente e temos provas que mostram que não houve superlotação”, disse o dirigente.

Gaviões evita comentários sobre torcida corintiana gay ‘Gaivotas da Fiel’

“Como um clube, nós queremos garantir que encorajamos uma atmosfera inclusiva para todos nossos torcedores, independentemente da sexualidade ou identidade de gênero de cada um”.

A frase é do dirigente de um clube com mais de cem anos de fundação, muito popular, campeão em seu país e com título único no continente. Ela serve como um lema da política contra o preconceito em seu estádio, nos jogos e na torcida.

Trata-se do Arsenal, de Londres, que tem até sua torcida uniformizada “Gay Gooners”. E ela participou, em julho deste ano, de um desfile LGBT (A Parada do Orgulho de Londres) que celebra as conquistas dos homossexuais na história da Inglaterra. 

Devidamente vestida com camisa dos “Gunners of London”, com faixa e apoio do clube.
Os “gay gooners” são cerca de 60 torcedores que já têm lugar garantido nas arquibancadas do estádio Highbury, no norte de Londres. Contam com o apoio do clube, mas enfrentam a ira e preconceito de outros fãs do Arsenal e, especialmente, das equipes adversárias. Mas já contam com proteção e parecem crescer em número e gêneros.

A atitude do Arsenal foi elogiada por dirigentes do Chelsea e do Tottenham, que pensam em adotar algo semelhante. Mas vão encontrar resistência entre torcedores que ainda acham: “Futebol é coisa para homem”.

Nesta semana, o jornalista e apresentador de televisão Felipeh Campos anunciou a criação da “Gaivotas da Fiel”, uma torcida corintiana assumidamente gay, disposta a fazer festa nos estádios. Até aqui, a ideia foi tratada com silêncio por dirigentes do Corinthians e pela maior torcida uniformizada do clube, a Gaviões da Fiel.

O assunto já foi conversado na organizada. Segundo Érika Paz Pangelaso, assessor de imprensa da Gaviões, a diretoria não vai se pronunciar oficialmente sobre a nova torcida. “A Gaviões não tem que se meter neste assunto. A torcida não se opõe, mas a gente sabe que o ambiente do futebol é muito preconceituoso”, disse ao Blog do Boleiro.

A diretoria corintiana também faz silêncio. Já foi assim quando o atacante Émerson publicou uma foto no Instagram com ele dando um selinho em um chefe de cozinha, de quem é amigo e sócio. A foto foi tirada pela namorada do jogador e ele deixou claro que estava fazendo uma provocação contra o preconceito sexual.

A foto irritou corintianos a ponto de dirigentes da Gaviões se reunirem com o atacante, diante da diretoria, para avisar que certos temas não são colocados em pauta no futebol. Escaldados, os dirigentes corintianos vão se manter equidistantes do tema. Resta saber se a ideia de Felipeh Campos, que ficou conhecido como dublador nos programas do SBT, vai vingar.

Ricardo Motta recebe Título de Cidadão Assuense

O presidente da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), deputado Ricardo Motta (PROS) foi agraciado com o Título de Cidadão Assuense. A homenagem foi concedida em solenidade realizada na noite desta terça-feira (15), no Cine Teatro Pedro Amorim, centro de Assu e foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Heliomar Alves (PMDB) e aprovada por unanimidade.
 
            O presidente da Assembleia se disse bastante honrado com a homenagem e afirmou que sua responsabilidade só aumenta: “Não nasci na cidade dos poetas e me sinto muito honrado em ser o mais novo cidadão, com aprovação unânime da Câmara. Vejo aumentada a responsabilidade e ganho um estímulo a mais para seguir a luta em favor da Assu do petróleo, da fruticultura, da agricultura, da pesca, das cerâmicas, da riqueza cultural, da poesia e do artesanato. É uma grande honraria e só tenho a agradecer o gesto”.
 
            O propositor do título, disse que o nome de Ricardo Motta foi uma unanimidade entre os colegas pela prestação de serviços à cidade ao longo de todos os seus mandatos como parlamentar do RN, destinando emendas e recursos para o município.
 
            Além do presidente do Legislativo estadual, cerca de 20 personalidades da área política, empresarial e social foram homenageadas. A sessão solene ocorreu dentro das comemorações pelos 168 anos de emancipação política de Assu. A cidade está em festa e nesta quarta-feira os festejos continuam com uma série de eventos culturais e a entrega de obras pelo prefeito Ivan Júnior (PROS).

Errata: Definidos os horários para os jogos finais da Copa Tomba Farias


A data de realização dos jogos é 19 de outubro (sábado), e não 12 de outubro como informamos anteriormente.

Pedimos desculpas!

Definidos os horários para os jogos finais da Copa Tomba Farias

No próximo sábado (19), serão conhecidos os campões da Copa Deputado Tomba Farias de Futebol em suas três divisões: Ruralzão, 1ª Divisão e 2ª Divisão.

A Prefeitura de Santa Cruz, que é a organizadora da competição, através da Diretoria Municipal de Esportes, definiu os horários das partidas finais. O confronto entre São Joaquim x Bom Sucesso (Ruralzão) será a partir das 15 horas. A definição do campeão da 2ª Divisão, que sairá do duelo entre Mundial Fashion x Beira Rio, será a partir das 17h. Já a da 1ª Divisão, São Cristovão x Maré Mansa, terá início a partir das 19 horas.

Todas as partidas finais da Copa Tomba Farias serão realizadas no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão). Estarão presentes o Deputado homenageado, Tomba Farias, e a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Para entrevistados brasileiros, acreditar em Deus torna a pessoa melhor, diz Datafolha

Na realização da pesquisa que identificou que quase metade do eleitorado brasileiro (49%) é ideologicamente de direita, o Datafolha utilizou um questionário com uma série de perguntas sobre valores sociais e políticos.

Para 85% dos entrevistados, acreditar em Deus torna as pessoas melhores, tendência mais associada à direita. No polo oposto, 69% acham que a posse de armas deve ser proibida, pois isso ameaça a vida de outras pessoas, entendimento mais comum entre os esquerdistas.

As questões tinham temas como pena de morte, homossexualidade, a importância da religião no caráter das pessoas e as causas da criminalidade e da pobreza.

A partir das respostas, os entrevistados foram posicionados em escalas de comportamento político e segmentados em esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita.
A união dos resultados dessas escalas resultou em uma escala geral de comportamento ideológico, traçando o perfil do eleitorado.

O levantamento foi realizado no dia 11 de outubro, com 2.517 entrevistas em 154 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Policiais militares do RN planejam paralisação

Os praças da Polícia Militar e bombeiros militares se reúnem em assembleia nesta sexta-feira (18), a partir das 9h, na sede do Clube Tiradentes. De acordo com a Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar, o objetivo do encontro é "decidir as medidas que serão tomadas durante o movimento de paralisação que será deflagrado a partir daquela data". O motivo é a falta de andamento de projeto que beneficiaria a categoria.

De acordo com a associação, entre os mais de nove mil policiais em todo Estado, "o sentimento é de insatisfação em relação à falta de atenção do Governo a respeito do Projeto de Lei de Promoção de Praças, que foi protocolado em fevereiro e ainda está parado na Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Estado (SEARH)".

Segundo a associação, as entidades representativas dos praças têm realizado uma força-tarefa para que o Governo "entenda a importância das mudanças para os policiais". Eles afirmam que chegaram a conversar com a governadora Rosalba Ciarlini e ouviram dela a promessa de que o controlador Anselmo de Carvalho Júnior acompanharia o trâmite e providenciaria junto à Secretaria de Administração a resolução das pendências ainda existentes para que o processo fosse analisado juridicamente. "Mas nada progrediu", disse a associação através de nota.

Os policiais afirma que, com a aprovação da Lei, caso cumpra todos os requisitos legais, o militar estadual do Quadro de Praças com 30 anos de serviço ativo irá para a reserva como subtenente e passará a receber o equivalente a 50% do subsídio de um coronel, diferente dos 20% que lhe são atribuídos atualmente.

A categoria também afirma que a lei não gera impacto financeiro imediato, "apenas a médio e longo prazo, o que dá tempo da Administração Estadual se organizar para tanto". 

Com o movimento que deve ser deflagrado a partir desta sexta-feira (18), os praças esperam que o projeto vença todos os trâmites necessários e seja encaminhado à Assembleia Legislativa para votação.

Walter solicita pavimentação da estrada que liga Jardim de Angicos a Pedra Preta

O deputado Walter Alves (PMDB) está solicitando do diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), engenheiro Demétrio Paulo Torres a pavimentação da estrada que liga os municípios Jardim de Angicos e Pedra Preta.
 
No requerimento protocolado pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ele justificou que a pavimentação é uma necessidade urgente porque a estrada está praticamente intrafegável, por causa da quantidade de buracos, gerando medo em quem passa pelo trecho. Além disso, a estrada da forma em que se encontra é um entrave para o desenvolvimento da região.
 
“É uma estrada vicinal muito importante para os municípios por estar numa região agrícola. Pavimentada, ela facilitará o escoamento de grãos, favorecendo o desenvolvimento de toda a região. Essa é uma reivindicação justa que merece total acolhida por parte desta Casa e incisiva providência por parte dos agentes políticos responsáveis”, afirmou.
 
Em outro requerimento o líder do PMDB solicitou do secretário de Defesa Social, Aldair da Rocha que4 seja aumentado e melhor equipado o efetivo policial do município Rodolfo Fernandes.
 
Ele disse que não é de hoje que a população do município clama por segurança. O efetivo de Rodolfo Fernandes conta com apenas dois policiais para o trabalho numa extensa área periférica.

Mapa mostra mudanças no trânsito de Natal durante obras de mobilidade


Os natalenses terão que se acostumar com novas rotas para transitar nas vias que ficam nas imediações do canteiro de obras da Arena das Dunas.  Isso porque a partir da próxima segunda-feira (21) começam as primeiras intervenções dos projetos de mobilidade urbana de Natal. A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) enviou nesta quarta-feira (16) um mapa indicando trechos interditados e mudanças no trânsito da capital potiguar.

 No mapa, os trechos em verde são ruas que estarão fechadas na segunda. São elas as avenidas Mor Gouveia, Jerônimo Câmara, e Lima e Silva, além da rua Raimundo Chaves. Já as setas vermelhas indicam os sentidos em que o tráfego fluirá nas vias. As avenidas Miguel Castro e Amintas Barros passarão a funcionar como mão única, a primeira no sentido zona Oeste e a segunda no sentido zona Sul. As linhas de ônibus terão as alterações divulgadas na semana que vem.

Novas rotas

A interdição da rua Raimundo Chaves também afeta o trânsito na Prudente de Morais. A avenida ficará interditada no sentido do bairro Candelária para o Centro, no trecho entre a rua Raimundo Chaves até a rotatória da Arena das Dunas. No sentido Centro-Candelária o trânsito será normal.

Da mesma forma a interdição da Lima e Silva altera as rotas para quem desce pelo viaduto Quarto Centenário. Atualmente é proibido dobrar à direita na rua Morais Navarro, a primeira após a descida do viaduto. No entanto, como a avenida Lima e Silva estará interditada, os motoristas poderão seguir pela Morais Navarro.

A avenida Romualdo Galvão também funcionará de forma diferente no cruzamento com a Lima e Silva. Os motoristas que descem o Viaduto Quarto Centenário não poderão dobrar à direita para entrar na avenida, pois o trecho estará interditado. Já para os veículos que vêm no outro sentido da Romualdo Galvão, com destino a BR-101, o tráfego estará liberado.

"Evite usar a linguagem do facebook no Enem"

O que é uma boa redação para o Enem? É permitido abreviar palavras? Atacar instituições religiosas ou o Estado sem perder pontos? Pode-se fazer citações dentro do texto? Estas e outras indagações foram temas de um bate-papo, via internet, entre estudantes  e a jornalista Arlete Salvador, autora do livro “Como escrever para o Enem - Roteiro para uma redação nota 1.000”. O bate-papo foi coordenado pelo Guia do Estudante. Abaixo, transcrevemos um resumo das principais perguntas feitas pelos alunos.

O que é uma boa redação para o Enem?

O texto é muito específico, dissertativo e argumentativo. O aluno tem de ter opinião sobre um tema, explicar e justificar sua opinião. Isso é o que se chama argumento. Ele tem de apresentar razões para explicar sua opinião. Não é um texto que conta uma história. Ele dá sua opinião sobre um assunto.


Como estruturar o texto?

A prova do Enem tem dois componentes básicos: um tema e depois alguns textos complementares. A primeira coisa que o estudante tem que entender é o que a prova pede. A partir deste momento ele vai formular o texto. Sugiro que os estudantes façam um rascunho antes de passar para a folha-resposta.

Existe um modelo básico?

O modelo básico de uma boa redação é a apresentação do tema. No segundo ou terceiro parágrafo ele deve colocar os argumentos para justificar sua opinião. Os argumentos não podem ser muito longos. No final ele coloca as propostas de intervenção social, levando em conta que são apenas 30 linhas.

Quando a gente pode usar a primeira pessoa num texto dissertativo argumentativo?

Nunca. Não é uma história. É um texto acadêmico. Você nunca vai usar o “eu acho” que o Corinthians vai ganhar no ano que vem. Sempre dizer “acredita-se”, “espera-se”. A torcida espera que o time ganhe no ano que vem. Neste caso, você tem de se apropriar de outra pessoa para expressar sua opinião.

No texto do Enem é obrigatório o quando, que, quem, onde, usados no primeiro parágrafo de um texto jornalístico?

A redação do Enem não é tão específica assim. Vi redações nota 1000 que começam com interrogação, um momento social, a reprodução de um acontecimento. Você pode usar essas formas alternativas para começar o texto.

Quanto aos erros? Pode abreviar palavras?

É preciso ficar muito claro: o Enem não aceita a linguagem do Facebook, abreviações etc. Carinhas, então, nem pensar!  É um texto acadêmico. É como uma entrevista de emprego: ninguém vai procurar emprego com uma carta de recomendação escrita com gírias. E qualquer erro de gramática perde pontos.

Pode fazer citação dentro da redação?

Usar opinião de alguém para justificar a sua própria é um recurso válido. Sugiro que usem pessoas conhecidas e respeitadas [nas citações]. Um grande escritor, um historiador, de preferência alguém que o examinador de sua prova conheça.

É necessário colocar um título? O que é um bom título na redação?

O Enem não exige que o aluno coloque título na redação. Isso é opcional. O título é o resumo de sua ideia. Se você conseguir resumir a ideia de seu texto em três ou quatro palavras, fica muito mais fácil trabalhar o texto todo. O título pode ser um instrumento que ajude a focar sua ideia.

E como finalizar a redação?

A maneira mais fácil é deixar as intervenções sociais para o final. Você pode dizer, por exemplo: “Portanto, diante desse quadro, é possível resolver essa questão através do programa X.”  Você encerra o texto apresentando suas propostas sobre aquele assunto.

O que é fugir do tema?

Na prova do Enem há um tema específico. Então, a primeira coisa é entender o que o Enem quer. Escute o que está escrito na prova e trabalhe o tema pedido. Fugir do tema é quando pede para falar de futebol e o candidato começa falando sobre basquetebol.

A nota é prejudicada, caso haja ataque a instituições religiosas ou ao Estado?

Pensar diferente é permitido e saudável. Mas atacar não faz muito sentido. 

Secretaria contrata Cooperativa e garante cirurgias no Hospital Deoclécio Marques

Depois de 12 horas sem nenhum cirurgião geral para atender as demandas de urgência e emergência no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim – fato que aconteceu durante esta terça-feira (15) -, a Secretaria Estadual de Saúde Pública, de forma emergencial, contratou serviços da Cooperativa Médica para garantir o cumprimento da escala de plantão dos médicos cirurgiões até o final do mês. 

Iniciado desde às 19h desta terça-feira até o dia 31, o contrato vai garantir a continuidade do atendimento de cirurgias que, a partir de hoje, estaria ameaçada devido à equipe de médicos do próprio hospital ter atingido o limite de plantões. Além disso, o atendimento pediátrico da unidade também está comprometido, pois a escala médica só garante o funcionamento do serviço infantil até o próximo dia 23.

Os termos contratuais firmados com a Cooperativa Médica garantem a permanência de cirurgiões em 80 plantões de 12h pelo valor individual de R$ 1.940, totalizando R$ 160 mil. Atualmente, o atendimento normal na porta de entrada conta com três médicos cirurgiões, além de dois pediatras, dois clínicos gerais e quatro ortopedistas. A diretora administrativa do hospital, Adriana Pontes, confirmou que ontem, durante o dia, a unidade ficou sem médico cirurgião geral e explicou que a contratação da Cooperativa Médica foi necessária porque os médicos do hospital ficaram sobrecarregados, devido ao pedido de exoneração de quatro cirurgiões, após a implantação do ponto eletrônico. O contrato emergencial tem validade de três meses.

Em relação ao atendimento pediátrico, Adriana Pontes afirmou que a Secretaria também estuda a possibilidade de assinar um novo contrato com a Cooperativa Médica para contratar pediatras e garantir o cumprimento da escala até o fim do mês. A escala dos clínicos está garantida até o fim do mês. “O nosso grande problema eram as cirurgias, mas conseguimos fechar a tempo com a Cooperativa e agora vamos trabalhar para não suspender o atendimento infantil”, afirmou. Ontem, apenas as cirurgias eletivas foram realizadas, num total de sete.

A diretora lembrou ainda que o Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, de nível e complexidade terciário, vem tendo seu perfil de atuação prejudicado sendo, muitas vezes, utilizado como um ambulatório, responsabilidade esta que recai sobre os municípios que, por insuficiência na prestação dos seus serviços, encaminham pacientes de forma indevida à Unidade.

Desde o dia 21 de setembro, o Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), a nomeação de quatro médicos cirurgiões que, após efetivados, serão direcionados para complementação das escalas do Deoclécio Marques.


Na manhã de hoje (16), 120 pacientes estavam internados nas dependências do Hospital Deoclécio Marques de Lucena. No setor de ortopedia, 70 pacientes aguardavam atendimentos, sendo 36 ocupando todos os leitos de enfermaria, seis na clínica cirurgia e 28 pacientes nos corredores.  Em clínica médica eram 50 pacientes distribuídos nas observações, enfermarias e corredores.

Adriana Pontes disse que, por dia, surgem poucas vagas para transferir os pacientes tanto para o Hospital Memorial, quanto para o Hospital Médico Cirúrgico. Enquanto isso, diariamente o Hospital Deoclécio Marques admite uma média de oito a dez novos pacientes de ortopedia. “A demanda de ortopedia é alta, que não é só responsabilidade nossa, é do município também. Parnamirim e os municípios vizinhos têm indicadores muito alto de acidentes, principalmente de moto e toda a demanda recai sobre o Deoclécio Marques”, afirmou.

Leilão é destaque na festa


O 24º leilão de cavalos da raça quarto de milha, promovido pela Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores de Cavalo, era a  grande expectativa da noite de ontem na Festa do Boi. Iniciado às 20h, no Parque Aristófanes Fernandes. Foram expostos 52 lotes de cavalos da raça, a maioria fêmeas, todos de pura origem. Já nos primeiros dez lotes, o leilão arrecadou o valor referente à metade da movimentação financeira do ano passado.

 Em 2012, o leilão arrecadou R$ 950 mil. Os dez primeiros lotes vendidos deste ano, somavam R$ 444 mil. A maior venda aconteceu ainda no primeiro lote. Uma égua de  nome Hardrock Rojo RK foi vendida pelo valor de R$ 69 mil. Seguida pelo casal Miss Lee Steel Cal, fêmea, e Mr Obama Keys Jsa, macho, que custaram R$ 45 mil. Os demais lotes ficaram entorno dos R$ 30 mil.

O evento foi iniciado com a premiação e apresentação dos vencedores dos circuito de vaquejada da ANQM desta temporada de 2013. Na platéia estavam reunidos criadores, associados, e curiosos esperando o desfile dos belos animais. Ansiosos não apenas pela compra, mas verificar a qualidade dos animais. O histórico de premiações, a genética e as características físicas são pontos que valorizam os cavalos.

Já tradicional na Festa do Boi, este ano o leilão superava as expectativas pela razão de  terem cuidados especiais quanto a origem dos animeis. Foram comercializados lotes de uma linhagem especial consagrados geneticamente de velocidade e vaquejada. Filhos dos garanhões consagrados como Mr Blue Keys TMR, Fishers Show, New Apollo Verde, Shady Steel SLN. “É o maior leilão da feira de exposição e mais tradicional também. Próximo ano é o aniversario de 25 anos deste leilão e já estamos iniciando a festa agora”, declara Rodrigo Loureiro, diretor da Agreste Leilões, leiloeira do evento.

Segundo Leonardo Dias, presidente da ANQM, o leilão na verdade é uma reunião de criadores e pessoas que começam a criar cavalos. Ele conta que a maioria adquire os animais para competições de vaquejada. Desta maneira, é ponto favorável ter no histórico genético pais ou irmãos vencedores de competições. “Conta para a venda, basicamente, a qualidade dos animais. Se os pais foram produtores de cavalos competidores. Temos muita gente aqui começando a criar e vem olhar a qualidade dos animais”, afirma.

Segundo a Anorc, organizadora da Festa do Boi, só os dois primeiros leilões de gado da festa movimentaram juntos R$ 323 mil no final de semana. O leilão Balde Cheio, no sábado, movimentou R$ 178 mil. Já o da Emparn ocorreu no domingo e movimentou R$ 145 mil.

Vice-prefeita Wilma de Faria cobra melhoria na saúde municipal e diz que ‘espera mais’

Wilma de Faria (PSB) tem autoridade para criticar o Governo do Estado, afinal, foi governadora do RN por oito anos. E a atual gestora estadual, Rosalba Ciarlini, do DEM, sabe disso, de tanto ouvir as reclamações dela. A questão é que por ter sido prefeita em duas oportunidades e, atualmente, vice-prefeita, Wilma também tem autoridade para falar da gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT. E, para ela, a saúde pública municipal precisa melhorar.

“A saúde do município também não (está bem)”, disse ela em entrevista ao Jornal das Seis, da 96 FM, na noite desta terça-feira. Segundo a vice-prefeita de Natal, é preciso fazer mais ações do Município nesse sentido e, por isso, está acompanhando o trabalho do secretário municipal de Saúde (SMS), Cipriano Maia.

“Nós estamos trabalhando para estar bem. Precisa estar bem”, afirmou, acrescentando que está “esperando que se faça mais (pela Saúde). Estamos monitorando. Conversei diversas vezes com o secretário por telefone, ele também foi ao meu gabinete, expôs o plano que estava fazendo, eu fui também lá no gabinete dele, ver direitinho como as coisas estavam sendo encaminhadas”.

Wilma de Faria também cobrou do prefeito Carlos Eduardo Alves a presença dele em unidades de saúde para que seja observado o que precisa melhorar. O gestor, na visão dela, tem que estar mais perto do povo. “Acho que a gente precisa correr mais rapidamente, para que as unidades de saúde atendam a população, que é o serviço básico, essencial, que preciso se atender a população. É fundamental que o prefeito se preocupe com isso, que vá as unidades de saúde, que veja o que está sendo feito e o que pode ser mudado”, analisou.

É claro que Wilma também amenizou a situação da atual gestão. Segundo ela, “a gente ia dar mais tempo a saúde, porque era uma situação mais complicada. E não se prometeu o céu e a terra também. A gente tem que trabalhar também a necessidade de uma integração de esforços”.

Na entrevista ao Jornal das Seis, apresentado pelos jornalistas Enio Sinedino, Túlio Lemos e Marcos Aurélio de Sá, a ex-governadora também comentou outros pontos da atual gestão municipal. Analisou, por exemplo, a questão do passe livre, vetado pelo prefeito Carlos Eduardo na segunda-feira – o veto foi confirmado pelos vereadores na tarde de ontem, na Câmara Municipal.

“Claro que sou favorável a uma situação de transporte coletivo de qualidade e o governo subsidiar o transporte para que ele tenha essa qualidade. Agora, não podemos fazer justiça. A gente tem que noticiar aquele que mais precisa ser apoiada. Aquele que está na escola pública, aquele que tem mais dificuldade”

“Claro que sou favorável a uma situação de transporte coletivo de qualidade e o governo subsidiar o transporte para que ele tenha essa qualidade. Agora, não podemos fazer justiça. A gente tem que noticiar aquele que mais precisa ser apoiada. Aquele que está na escola pública, aquele que tem mais dificuldade”, afirmou.

PSB de Wilma e PDT de Carlos Eduardo devem fechar aliança para 2014 na próxima semana
Apesar das cobranças administrativas a saúde pública municipal, Wilma de Faria revelou que a relação com o prefeito Carlos Eduardo Alves segue muito bem. Tanto que na próxima semana os dois devem se reunir para discutir política e as eleições de 2014. A vice-prefeita não confirmou, mas é bem provável que eles fechem a aliança entre PSB e PDT para o próximo ano.

Até porque no início do mês, durante a convenção de filiação do PSB, Carlos Eduardo, presidente estadual do PDT, afirmou que queria ver a oposição estadual ao governo Rosalba Ciarlini andar junta e a dupla PDT e PSB deveria, sim, estar unidade. Além disso, quando abriu mão de disputar a Prefeitura de Natal em 2012, para não concorrer com o próprio Carlos Eduardo e sim apoiá-lo, Wilma teria conseguido a promessa do agora prefeito de que ele iria apoiar uma candidatura dela em 2014.

O problema é que Wilma de Faria ainda não decidiu ao que vai se candidata no próximo ano. Na entrevista desta terça-feira ao Jornal das Seis, a vice-prefeita afirmou que o plano do PSB era ela lançar candidata a Câmara Federal, contudo, a cobrança do “povo” (pelo menos, daqueles que chegam até ela e se manifestam) é que ela dispute a eleição majoritária.
“O povo está tratando um caminho diferente. A pressão que existe hoje é no sentido de uma eleição majoritária, muito mais para o Governo do Estado. Está é que tenho ouvido da população norte-rio-grandense e tenho dito que não, que já cumpri minha missão. Mas a população diz ‘não, vamos continuar, porque a coisa está feia e precisa mudar’. Isso, na verdade, me deixa feliz, porque afinal de contas está se comparando, se analisando o trabalho que nos fizemos ao longo da gestão”, afirmou Wilma.

A vice-prefeita de Natal afirmou, também, que o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, em visita a Mossoró na semana passada, não cobrou qualquer candidata do partido em nível local. Tampouco, uma postura de afastamento ou união de pessebistas com o PT, partido que Campos rompeu em nível federal para se tornar pré-candidato a Presidência da República em 2014.

“Ele deixou muito claro que não iria verticalizar as decisões. Cada estado deveria cuidar das suas alianças, quais seriam os partidos que fariam as suas alianças. E portanto, naturalmente, levando em conta a questão programática”, afirmou Wilma de Faria, lamentando, então, o fato do PT aqui em Natal ter dito que não aceitaria se aliar com partidos que fazem oposição ao Governo Federal. “Essa é uma posição deles. A nossa não é assim”, comentou. (CM)

Oposição realiza audiência pública no meio da rua, após ‘boicote’ da Câmara

A Câmara dos Vereadores de Natal, que havia aprovado o ‘Passe Livre’ por unanimidade, acatou, durante sessão realizada nesta terça-feira (15), o veto do prefeito Carlos Eduardo ao projeto de lei da vereadora Amanda Gurgel (PSTU), que previa transporte público gratuito para todos os estudantes. Por conta do revés sofrido, com a mudança de posicionamento de 15 dos 28 parlamentares que previamente haviam votado a favor da proposição, a bancada de esquerda tentou convocar audiência pública para hoje, com o intuito de debater a questão, mas teve a iniciativa frustrada pela falta de quórum na sessão.

Segundo o vereador Sandro Pimentel, a situação não passa de uma ação da Câmara para tentar esfriar o movimento estudantil. “Essa Casa não respeita a democracia. Como é que da noite para o dia se muda de opinião de maneira tão flagrante? O Passe Livre é uma exigência do povo. A Câmara aprova por unanimidade e depois aceita o veto do prefeito? Não faz sentido”, afirma.

Amanda Gurgel explica que foi feita uma manobra para que a audiência não acontecesse. “Quando apresentei a solicitação, o vereador Adão Eridan pediu destaque do requerimento e a votação foi empurrada para o fim da sessão. Quando iria começar, a bancada do prefeito se retirou do plenário, inviabilizando o processo por falta de quórum. Mas não tem problema nenhum. Se a Casa do Povo não tem interesse nas solicitações da população, a gente faz a audiência aqui mesmo, no meio da rua, de maneira improvisada. Organizamos uma aula pública sobre o assunto”, declara.

“Fiquei surpresa quando vi no Diário Oficial do Município que a Câmara não funcionaria hoje e amanhã, devido ao conserto do painel eletrônico. Ora, o painel quebra com frequência e isso nunca impediu os trabalhos, aqui. Está muito flagrante que a intenção é enfraquecer as movimentações”, denuncia a vereadora.

Durante a iniciativa, na manhã de hoje, juristas, professores universitários, estudantes e os parlamentares que apoiam o projeto debateram a viabilidade do projeto ‘Passe Livre’. O advogado e conselheiro da OAB Leonardo Medeiros comentou que as decisões do Executivo Municipal e da Câmara são inconstitucionais. “Foram duas ilegalidades em 24h. O prefeito e os vereadores estão derrubando a vontade do povo. Essa questão precisa continuar sendo debatida e observada com muita atenção. Vamos entrar com uma ação contra esse veto, alegando a inconstitucionalidade”.

Prefeitura do Natal apresentará proposta para Passe Livre

A Prefeitura do Natal propôs adaptações ao projeto, sob a alegação de que era necessário torná-lo viável de acordo com suas possibilidades. Segundo a determinação do prefeito Carlos Eduardo, o projeto deve permitir a gratuidade no transporte coletivo apenas para a rede pública municipal de ensino, o que representa 18% do total dos estudantes da capital.

Diversas cidades já possuem projetos semelhantes, o que facilita os estudos do Executivo Municipal sobre os impactos da prática.

A meta estabelecida pelo Chefe do Executivo é de que o grupo responsável por essa elaboração lhe apresente a proposta do Passe Livre local na próxima semana. A partir daí, o projeto entra na fase de avaliação e poderá ser enviado à Câmara para que os vereadores votem. Somente depois de definida a proposta é que o prefeito vai se pronunciar publicamente sobre o assunto.

Anorc vai pedir garantias à Destaque para realização de Carnatal em parque


O Parque Aristófanes Fernandes está próximo de ser confirmado como palco do Carnatal de 2013. Nesta quarta-feira (16), às 19h30, membros da Destaque Promoções e da Associação Norte-riograndense dos Criadores (Anorc) definirão os detalhes que deverão confirmar a realização da micareta no parque. De acordo com a Anorc, a entidade vai solicitar algumas garantias para que o Carnatal seja realizado, pela primeira vez, em Parnamirim.

No total, o parque Aristófanes Fernandes possui 27 hectares e abriga sedes de associações de criadores de várias raças, além da sede da Anorc. Para a realização do Carnatal, a entidade vai pedir que a Destaque Promoções garanta o isolamento das áreas e se responsabilize sobre possíveis danos que forem causados durante a festa dentro da área. A Anorc também quer que a Destaque, após as obras necessárias para a acomodação da festa, comprometa-se a devolver o parque da forma como foi entregue para a realização da micareta.
 
 
"Em princípio, estamos de acordo, mas ainda dependemos de alguns pontos que serão definidos. Está tudo caminhando muito bem para que o Carnatal possa se realizar dentro do Parque Aristófanes Fernandes", disse o presidente da Anorc, Marco Aurélio Sá.

Com todo o terreno cercado, Marco Aurélio Sá disse que, no encontro  de hoje, também será discutida a questão do estacionamento e a possibilidade de se restringir o acesso ao local da festa, sendo cobrada a entrada. Segundo ele, no local é possível controlar a entrada de todas as pessoas. "Vamos discutir o que será mais viável".
 
 Os detalhes no percurso, segundo Marco Aurélio, serão definidos pela própria Destaque Promoções, assim como também ficará a cargo da empresa a busca por todos os licenciamentos necessários. Não houve, contudo, a confirmação sobre qual será o valor do aluguel da área. 

"Precisamos chegar a um valor significativo, já sabendo que esse valor será empregado em alguma ação de melhoria e ampliação do parque", disse Marco Aurélio.

Opções

O local para realização do Carnatal é alvo de discussão desde que foram confirmadas as obras de mobilidade urbana em Lagoa Nova. A Destaque Promoções cogitou a realização da obra no prolongamento da Avenida Omar O'Grady, o que foi descartado devido a questões ambientais. Outra opção foi o largo da Arena das Dunas. O local ainda não foi descartado oficialmente, mas, devido a questionamentos do Ministério Público e possível inviabilidade no tráfego, a tendência é que a possibilidade seja afastada oficialmente ainda nesta semana.

Armado com pistola e granadas, agente penitenciário sofre surto e causa tensão em Lagoa Nova

A tensão permanente e o forte estresse da rotina de trabalho podem ter provocado um surto psicótico em um agente penitenciário que manteve a família trancada em casa na manhã de hoje, no bairro de Lagoa Nova. Transtornado e armado com uma pistola calibre 380, munições e cinco granadas, ele teria ameaçado os parentes, que, assustados, chamaram a Polícia Militar para conter o homem. Ele foi levado para o Hospital Psiquiátrico João Machado, no Tirol.

Identificado como Adalberto Avelino, o agente atua no sistema carcerário há 12 anos, mas atualmente está afastado há dois meses da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, onde trabalhava, para tratamento psiquiátrico, segundo o diretor do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp/RN), Francisco Renilson.

“Esta é a segunda vez que ele precisa ser internado por doença emocional, causada pela tensão e estresse da profissão, que é muito desgastante e perigosa. Infelizmente, não é só ele. Temos outros dez colegas que também estão afastados pelo mesmo motivo e o pior é que o Estado não oferece nenhum tipo de assistência médica para a categoria, que é uma das mais perigosas”, explicou Francisco.

Segundo o capitão do Comando de Policiamento Metropolitano, Jurandir Andrade, o agente estava armado e, por isso, poderia oferecer algum tipo de risco para seus familiares e pessoas que estavam do lado de fora da residência. Por isso, um grande número de policiais militares foi deslocado até o local, para negociar a liberação das pessoas que estavam dentro do imóvel.

“A nossa preocupação foi maior porque recebemos informações de que ele estaria armado, com várias munições e também com granadas, o que poderia colocar um número de vidas ainda maior em risco. Felizmente, conseguimos convencê-lo a se entregar sem fazer nenhuma ação que pudesse complicar a sua situação”, explicou o capitão Andrade.

O oficial disse ainda que Adalberto foi encaminhado para o hospital psiquiátrico e que os policiais continuaram fazendo a vistoria na residência onde o agente reside com  a família, na Avenida São José, próximo ao cruzamento com a Bernardo Vieira, em Lagoa Seca.

O diretor do Sindasp/RN, Francisco Renilson, explicou que a arma de fogo e as munições encontradas com o agente penitenciário fazem parte da rotina de trabalho da categoria. O material, além de uma pequena quantidade de cocaína, foi enviado para a 5ª Delegacia de Polícia Civil de Natal, para perícia. Já as granadas foram entregues ao sistema penitenciário, segundo informou um policial militar.

Sogra nega que agente tenha feito família refém
Ao contrário das primeiras informações veiculadas sobre o tema, a sogra do agente penitenciário, Rosa Damasceno, disse que Adalberto Avelino não agiu de forma agressiva com os familiares e que só chamou a polícia porque ficou com medo dele se ferir durante o surto psicótico. Ela falou ainda que chamou os amigos do genro que atuam no Sindasp/RN, para fazer com que ele aceitasse ser levado para o hospital.
“Ele é uma pessoa boa, tranquila, mas infelizmente teve um surto esta manhã e tivemos que chamar ajuda para convencê-lo a procurar auxílio médico. Ele está afastado do serviço há dois meses e isso também está afetando a sua vida, porque, apesar do estresse, ele é trabalhador. Ele não ameaçou ninguém”, disse Rosa.

Sindasp-RN esclarece ocorrência envolvendo agente penitenciário
O surto psiquiátrico sofrido pelo agente penitenciário Adalberto Luiz Avelino, na manhã desta quarta-feira (16), não é novidade para a classe que diariamente trabalha nas unidades prisionais brasileiras. A presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte afirma que os casos de problemas mentais são constantes, tendo em vista que essa profissão é considerada uma das mais estressantes do mundo.
 
“Os casos de surtos são mais comuns do que se pensa e fazem parte da rotina. Devido ao alto grau de risco da profissão, muitas vezes agentes desenvolvem problemas psíquicos, como sentimento de perseguição ou alucinações. O próprio agente Adalberto já havia sofrido com isso e, há uma semana, tinha piorado”, comenta Vilma Batista.
 
Ainda de acordo com ela, o sistema penal de todo o Brasil põe em risco a vida dos agentes, bem como compromete a saúde, sem nem mesmo oferecer nenhum um tipo de assistência. “Não existe políticas públicas para acompanhamento, como forma de amenizar a situação. O resultado, infelizmente, é esse que vimos”, completa.
 
Na manhã desta quarta-feira, durante o surto do agente Adalberto, o assessor jurídico do Sindasp-RN, advogado Paulo César Ferreira, chegou a ir até a casa onde ele estava, no cruzamento da rua São José com avenida Bernardo Vieira, e intermediou que ele se entregasse.
 
“Como se trata de um problema de saúde, o agente foi encaminhado para o Hospital João Machado, onde deverá ser submetido a tratamento. Em relação à arma que ele estava, nós podemos assegurar que ela tinha registro e estava tudo legalizado”, destacou o advogado Paulo César.