segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Renan Calheiros (PMDB) é afastado da presidência do Senado


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu nesta segunda-feira, 5, ao pedido da Rede Sustentabilidade e concedeu uma medida liminar (provisória) afastando o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. A decisão foi tomada no âmbito de uma ação ajuizada pela Rede que pede que réus não possam estar na linha sucessória da Presidência da República. 
 
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), réu pelo STF por peculato. “Defiro a liminar pleiteada. Faço-o para afastar não do exercício do mandato de Senador, outorgado pelo povo alagoano, mas do cargo de presidente do Senado o senador Renan Calheiros. Com a urgência que o caso requer, deem cumprimento, por mandado, sob as penas da Lei, a esta decisão. Publiquem.”, diz decisão do ministro divulgada no início desta noite no site do STF. 

'Lar da Vovozinha' lança campanha de arrecadação para o Natal


O 'Lar da Vovozinha' está arrecadando vários tipos de doação para a entidade. A campanha tem como objetivo suprir as necessidades das pessoas que lá habitam, especialmente nesta época de Natal.
Confira abaixo alguns dos pedidos mais urgentes.






Quadrilha desarticulada no RN tinha material para 'explodir 20 bancos'


O material apreendido pela Polícia Civil durante a operação realizada no sábado (3) e que terminou com cinco assaltantes mortos e dois presos, daria para explodir 20 bancos. A afirmação é do governador do Rio Grande do Norte Robinson Faria, que nesta segunda-feira (5) participou de uma coletiva para detalhar a ação. A morte dos criminosos, segundo a polícia, pode ter motivado os ataques que aconteceram neste domingo (4) em Natal e Parnamirim.

"O governo não negocia com criminosos. Não vamos aceitar nenhuma tentativa de emparedar o poder do estado", afirmou o governador, que também parabenizou o trabalho da polícia. Robinson Faria não descarta que os ataques também possam ser uma resposta à instalação dos bloqueadores de celular, que está sendo feita na Penintenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Mortos

Um dos mortos pela polícia é Gilmar da Cruz da Silva, de 31 anos, mais conhecido como 'Cural'. Ele é apontado pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) como um dos líderes da facção que reivindica os atentados ocorridos neste fim de semana e que também foi responsável pelos ataques que aconteceram em várias cidades do estado no final de julho e começo de agosto. Segundo a PC, a quadrilha agia em conjunto com um grupo da Paraíba, também especializado em arrombamentos e explosões de caixas eletrônicos.
O delegado geral da Polícia Civil disse que a quadrilha era uma das mais poderosas do Nordeste e agia com violência extrema. "A dinamite que foi apreendida com eles daria para explodir pelo menos vinte bancos", reforçou. A apreensão foi uma das maiores do Nordeste, acrescentou o delegado.
No local a polícia apreendeu 5 fuzis, 2 espingardas calibre 12, 1 submetralhadora 9mm, 9 pistolas, material explosivo pronto para uso, crack, balança de precisão, balaclavas, luvas, botas e centenas de munições de fuzis, pistolas e submetralhadora. Dinheiro e sete veículos também foram apreendidos, todos prontos para uso. Os carros eram clonados ou roubados.

Em micareta no RN, 167 condutores são autuados e 30 presos


A ação da Operação Lei Seca que vigorou no Carnatal deste ano, micareta que aconteceu entre os dias 1 e 4 de dezembro na capital potiguar, foi concluída neste domingo (4), com mais uma blitz. O saldo das fiscalizações efetivadas durante a micareta chegou a 167 condutores autuados por embriaguez ao volante. Já por prática de crime de trânsito, 30 pessoas foram presas. De acordo com os policiais da Operação Lei Seca do Detran, aproximadamente 2.700 abordagens a motoristas foram feitas.
Em nota emitida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), cerca de 675 averiguações foram alcançadas durante cada uma das quatro noites. “Os números mostram que 22 veículos foram apreendidos e que 47 autos de infração por motivos diversos foram computados”, inclui a nota.
O diretor geral do Detran, Marco Medeiros, avaliou de maneira positiva o trabalho de fiscalização, e apontou para a perspectiva do número de acidentes e vítimas fatais do trânsito preservadas com a trabalho assíduo produzido pela equipe da Operação Lei Seca. “O trabalho foi realizado com competência e com o único e exclusivo objetivo de preservar vidas no trânsito, zelando por condutores e pedestres, e isso foi alcançado inibindo a combinação perigosa de álcool e direção”, falou.
Última Noite
Na última noite do Carnatal a blitz da Operação Lei Seca foi montada no cruzamento das Avenidas Prudente de Morais com Miguel Castro, no bairro de Lagoa Nova. A fiscalização flagrou 19 condutores dirigindo sob efeito de álcool. Desse total, cinco foram presos por registrarem a quantidade de álcool por litro de ar expelido igual ou superior a 0,33mg. Ainda foram realizados três autuações por motivos diversos por desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Para o coordenador da Operação Lei Seca do RN, capitão Isaac Paiva, a última noite do Carnatal foi a mais calma em termos de flagrante de desobediência as leis de trânsito. “Foi o dia mais tranquilo do Carnatal, as pessoas já estavam cientes da realização das blitz em virtude do intenso trabalho realizado nos dias anteriores”, informou.
Durante a última noite de Carnatal a equipe da Operação Lei Seca fiscalizou 523 condutores.

Giselda Trigueiro paralisa atendimentos por falta de higiene no hospital


O Hospital Giselda Trigueiro divulgou nota em que informou que seus atendimentos externos e internos estão suspensos desde o meio-dia desta segunda-feira (5). O motivo, segundo o informe, são as condições precárias de higiene pelas quais o hospital passa desde os últimos meses, resultando recentemente em um agravamento. Os pacientes internados, contudo, continuarão a ser atendidos e, segundo promete o hospital, “todos os esforços possíveis serão feitos para dar um mínimo de dignidade aos enfermos”.
Ainda de acordo com a nota, “o setor de Higienização do hospital era 100% dependente de uma única empresa terceirizada que tinha contrato com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) para prestação de serviço no HGT. Esse contrato se encerrou há alguns meses e, desde então, a limpeza do hospital tem sido bastante precária, motivo pelo qual desativou-se 26 leitos”. Sem que os leitos sejam higienizados, o hospital fica impossibilitado de receber novos pacientes.
Em contato com o hospital, ao Portal Agora RN foi confirmado que os atendimentos externos e internações foram realmente paralisados em razão da falta de higiene necessária no local. “Nós tínhamos 19 funcionários que trabalhavam na higienização; hoje temos apenas quatro. A limpeza apropriada não é feita, o que impossibilita completamente o atendimento. O que ocorre é uma retirada de lixo hospitalar uma vez ou outra, o quantitativo não é suficiente para que o hospital tenha uma boa higienização, por isso, paramos”, explicou uma enfermeira que trabalha no Giselda.
O Giselda Trigueiro também explicou que seus servidores se reunirão nesta terça-feira (6) em frente ao hospital para um ato em defesa da instituição. Eles cobram da Sesap melhorias para que possam resolver o problema de higienização e retornar à normalidade dos atendimentos.