terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dra. Fernanda realiza reunião no Conjunto Aluízio Bezerra


A candidata à reeleição dra. Fernanda realizou reunião na Rua das Hortências, no Conjunto Aluízio Bezerra, junto com o candidato a vice-prefeito, Ivanildinho, o deputado estadual Tomba Farias e candidatos a vereador pela coligação “Trabalho pra Valer”.

Na ocasião, Fernanda citou levantamento da Folha, em parceria com o Datafolha. O Ranking de Eficiência de Municípios leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios.

"Eu gostaria de falar um pouco sobre o ranking publicado pela Folha. Fizeram uma análise sobre a eficiência com os gastos públicos na área da saúde, educação e saneamento. E vocês não imaginam a nossa felicidade ao saber que a nossa Santa Cruz ficou trigésimo lugar entre mais de cinco mil municípios do nosso país. Ficamos acima da média nos três indicadores. Não estamos dizendo que não há dificuldades, mas nós não cruzamos os braços diante dos desafios. Eficiência é isso: fazer mais com menos, estabelecer prioridades e aplicar os gastos com as prioridades. Essa avaliação veio para me encher de mais energia, por que mostrou que estamos no caminho certo", disse.

O deputado Tomba também comentou sobre o estudo. "Há 16 anos, eu acreditei em uma Santa Cruz melhor. E graças a Deus o sonho se torna realidade. A prefeita Fernanda continuou meu trabalho e hoje a cidade está entre as 30 cidades mais eficientes do Brasil. Por isso, esse trabalho tem que continuar. O povo acredita na gestão da prefeita Fernanda e quer mais quatro anos com ela"







Serra Caiada viu a maior passeata de sua história com Socorro 55


As eleições de 2016 em Serra Caiada já possuem o recorde histórico da primeira passeata de Socorro dos Anjos, quando uma multidão atravessou toda a cidade para o comício no bairro da Saudade, no último sábado (27).

Ao lado de Socorro estavam o ex-prefeito Faustinho Andrade e o seu vice-prefeito, Wanderley Agra, além dos candidatos a vereador e os milhares de eleitores vestidos de vermelho.

Em seu discurso, Socorro lembrou dos desafios de iniciar sua gestão em Serra Caiada, com contas atrasadas, salários irregulares, baixa autoestima do cidadão, falta de confiança na Prefeitura Municipal, dívidas em diversos fornecedores, além da estrutura de serviços públicos comprometida. "Nós reconstruímos com amor e dedicação ao nosso povo querido", disse Socorro.

Fausto criticou a postura da oposição em querer denegrir o trabalho que Socorro vem desempenhando em Serra Caiada, sendo considerada umas das maiores gestões do Rio Grande do Norte.



Conselho Regional de Farmácia do RN cobra abastecimento na Unicat


O Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Norte (CRF-RN) realizou visita técnica à Unidade de Agentes Terapêuticos – UNICAT, neste mês de agosto, e diagnosticou situação caótica de desabastecimento da principal unidade de referência na Assistência Farmacêutica do Estado. O percentual de falta de produtos está em torno de 60%, em relação ao número de itens existentes na Unidade, responsável por viabilizar medicamentos e outros insumos de uso hospitalar às unidades de saúde do RN.
Itens básicos e essenciais como álcool, algodão, seringas, gaze e hipoclorito de sódio poderão ter estoques finalizados nos próximos dias.
Foi constatado pelo CRF-RN que os fornecedores não estão atendendo aos empenhos por falta de pagamento da Secretaria de Saúde do Estado (SESAP) e que não existem perspectivas para novas compras de medicamento.
O Presidente do CRF-RN, Sales de Araújo Guedes, alerta para a seriedade do problema. “O Conselho avalia como gravíssimos os prejuízos à população na questão de acesso a medicamentos. A continuidade deste panorama degradante acarretará o desabastecimento total e o consequente aumento do índice de mortalidade nas Unidades de Saúde Hospitalares”.
O CRF-RN já enviou ofício ao Ministério Público pedindo apoio para que o órgão atue junto aos gestores da Saúde com objetivo de que sejam tomadas providências urgentes na regularização desta grave situação.

A pé, preso foge pela porta da frente de penitenciária da Grande Natal


Mais uma fuga foi registrada no sistema prisional do Rio Grande do Norte. Na tarde desta segunda-feira (29), um preso fugiu da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, na Grande Natal. De acordo com informações da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), houve negligência por parte de um agente penitenciário que acompanhava o preso.

De acordo com informações da Sejuc, a fuga aconteceu por volta das 14h30. O preso levava comida para os porcos que são criados na unidade acompanhado de um agente. Segundo a Sejuc, o agente se descuidou e o preso fugiu correndo pelo portão da frente da unidade.
Ainda de acordo com a Sejuc, o preso foi identificado como José Carlos Firmino da Silva, de 30 anos. Ele cumpria pena por roubo. Um processo de sindicância interna foi aberto para investigar as condições da fuga.
Com a fuga, sobe para 327 o número de presos que escaparam do sistema prisional em 2016. O número é superior a todo o ano de 2015, quando 212 presos fugiram. Alguns foram recapturados, mas nem a Secretaria de Justiça (Sejuc) nem a Secretaria de Segurança Pública (Sesed) conseguem precisar quantos foram encontrados e levados de volta aos presídios.

IFRN divulga editais de concursos para cargos técnico-administrativos

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou hoje (29) os editais Nº 19/2016 e Nº 21/2016, que irão reger os concursos para Técnico-Administrativos em Educação. Juntos os editais estão ofertando um total de 25 vagas. 
O edital Nº 19/2016 está ofertando 17 vagas, sendo 4 vagas para Auxiliar em Administração; 5 vagas para Auxiliar em Assuntos Educacionais; 1 vaga para Técnico em Higiene Dental; 2 vagas para Administrador; 3 vagas para Médico/Clínico Geral; 1 vagas para Médico Veterinário; e 1 para o cargo de Revisor de Texto. 
Já o edital Nº 21/2016 está com 8 vagas, distribuídas entre os cargos de Nível Intermediário para técnico em laboratório com as seguintes vagas e nas seguintes áreas: 4 - Tradutor e intérprete de linguagem e sinais; 1 - Técnicos em Audiovisual; 1 - Técnicos em Biologia; 1 - Técnico em Ciências; e 1 - Técnico em Eletrônica.  
Os concorrentes para as vagas de Auxiliar em Administração e Auxiliar em Assuntos Educacionais irão realizar uma prova com 50 questões objetivas divididas entre: Língua Portuguesa, Informática, Legislação e Matemática. As demais vagas realização uma prova que também conta com 50 questões, mas substitui Matemática por Conhecimentos específicos. Os inscritos no edital Nº 21/2016 também deverão realizar prova prática, que consistirá no desenvolvimento de atividades inerentes ao cargo. 
Ambos os editais contam com cadastro de reserva para Pessoas com Deficiência (Decreto Nº 3.298/1999) e Negros (Lei Nº 12.990/2014). As inscrições variam entre R$ 45,00 e R$ 96,00. Informações sobre conteúdos pragmáticos, cronogramas, instruções sobre as inscrições e assuntos relacionados aos processos serão publicadas posteriormente em editais complementares. O concurso tem validade de 2 anos podendo ser prorrogado por período igual. 

Dono de loja de motocicletas é morto a tiros dentro de carro em Natal


O dono de uma loja de peças e serviços mecânicos para motocicletas foi assassinado na manhã desta segunda-feira (29) no bairro de Felipe Camarão, na Zona Oeste de Natal. Hélio Pinheiro, de 35 anos, estava dirigindo um Gol de cor preta quando foi atingido por vários disparos. Sem controle, o carro subiu o canteiro central da rua Nossa Senhora do Livramento e bateu em uma árvore.

Ainda de acordo com a PM, o irmão e sócio de Hélio, o comerciante Jadson Targino Pinheiro, de 29 anos, também foi assassinado a tiros. O crime aconteceu no dia 30 de junho deste ano na frente da loja Natal Motos, que fica no bairro Bom Pastor, na mesma região. Uma dupla armada se aproximou em uma motocicleta e atirou na cabeça dele.
Já no último dia 12, também foi morto a tiros o mecânico Robson Souza da Silva, de 22 anos. Ele, que havia trabalhado na loja dos irmãos, estava dentro de um carro estacionado na frente de casa, também no Bom Pastor, quando foi executado. Ele levou 12 tiros. O homicídio aconteceu na rua dos Paiatis. Os criminosos, que ainda não foram identificados, são dois homens que fugiram em uma moto.
A polícia investiga se há e qual a relação entre os crimes.

Levantamento da Folha mostra Santa Cruz entre as trinta cidades mais eficientes do país


Levantamento da Folha mostra Santa Cruz entre as trinta cidades mais eficientes do país

O município de Santa Cruz está entre as trinta cidades mais eficientes do país, de acordo com um levantamento inédito da Folha de São Paulo, em parceria com o Instituto Datafolha, divulgado no último final de semana. O Ranking de Eficiência de Municípios leva em conta indicadores de saúde, educação e saneamento para calcular a eficiência da gestão e apresenta dados de 5.281 municípios.

O estudo usa uma escala de 0 a 1, onde apenas 24% das cidades ultrapassam 0,50 e, por isso, podem ser consideradas eficientes. Santa Cruz aparece em trigésimo lugar, com 0,606, considerada assim, “eficiente”. No Estado do Rio Grande do Norte, atrás apenas de Jardim do Seridó, na vigésima segunda colocação. Natal, capital potiguar, aparece em 1.363º lugar, com “alguma eficiência”.

O levantamento mostra ainda que o município de Santa Cruz gasta 31% de sua receita com saúde e 26% com educação e está acima da média em todos os indicadores.

O estudo traz ainda dados sobre a cobertura por equipes de atenção básica, do ano de 2013, onde 99% da população contava com a cobertura. Já os dados do saneamento, do ano de 2010, mostram que 85% da população recebia atendimento de água, 84% tinha acesso a coleta de lixo domiciliar e 79% tinha cobertura de esgoto. Na educação, também do ano de 2010, cerca de 23% das crianças de 0 a 3 anos e 77% crianças de 4 e 5 anos estavam na escola.

Ainda segundo o ranking, no ano de 2015, a população de Santa Cruz era de 38.538 habitantes, com IDHM (ano 2010) 0,635 e PIB (ano 2013) de R$ 261.920.694.

Lista mostra quais serão os 21 melhores empregos no futuro; confira



Os cuidados com a saúde e a tecnologia devem garantir boas oportunidades de emprego no futuro. O site “Business Insider” levou em conta dados sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos e as projeções do crescimento de emprego nos próximos anos para estabelecer quais serão as melhores áreas para investir em uma carreira de sucesso.
A lista leva em conta apenas empregos com bons salários, que garantem pelo menos uma remuneração de 35.540 dólares por ano.
1 – Enfermeiros especializados
O que fazem: Avaliam e cuidam das necessidades dos pacientes
2 – Gerentes gerais e de operações
O que fazem: planejam e coordenam as operações das empresas
3 – Desenvolvedores de aplicativos ou softwares
O que fazem: criam aplicativos e programas para dispositivos móveis e computadores
4 – Analistas de sistemas
O que fazem: analisam os problemas de processamento de dados para desenvolver e melhorar os sistemas de computador
5 – Médicos e cirurgiões
O que fazem: tratam pacientes em várias áreas
6 – Contadores e auditores
O que fazem: Examinam, analisam e interpretam registros contábeis
7 – Analistas de gestão
O que fazem: Realizam pesquisas e desenvolvem procedimentos para permitir que as organizações executem de forma mais eficiente
8 – Gerentes de sistema de tecnologia de informação
O que fazem: planejam, dirigem e coordenam sistemas de TI
9 – Supervisores de escritório e trabalhadores de apoio administrativo
O que fazem: Esses cargos de nível médio de escolaridade são responsáveis por supervisionar e coordenar as atividades de apoio e de administração.
10 – Consultores financeiros pessoais
O que fazem: Aconselham os clientes sobre as finanças.
11 – Fisioterapeutas
O que fazem: ajudam os pacientes na recuperação de doenças e lesões.
12 – Analistas de pesquisas de mercado e especialistas em marketing
O que fazem: pesquisam as condições do mercado e criam campanhas de marketing
13 – Desenvolvedores de sistemas de software
O que fazem: desenvolvem sistemas operacionais, compiladores e de softwares de rede
14 – Diretores ou gerentes de serviços médicos e de saúde
O que fazem: planejam, dirigem ou coordenam os serviços de saúde
15 – Vendedores de atacadistas e manufaturas
O que fazem: Vendem produtos para atacadistas ou fabricantes
16 – Advogados
O que fazem: representam clientes em situações jurídicas
17 – Auxiliares e técnicos de enfermagem
O que fazem: cuidam de de pacientes em hospitais, clínicas, lar de idosos e outras instituições
18 – Eletricistas
O que fazem: Instalam, mantêm e reparam equipamentos elétricos
19 – Gerentes financeiros
O que fazem: planejam e executam atividades financeiras das organizações
20 – Profissionais de saúde especializados
O que fazem: tratam e diagnosticam doenças dos pacientes
21 – Professores do ensino fundamental
O que fazem: ensinam habilidades básicas para as crianças nas escolas


Fonte: iBahia

William Bonner e Fátima Bernardes anunciam fim do casamento


Um dos casais mais conhecidos da TV brasileira, os jornalistas William Bonner e Fátima Bernardes estão se separando. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (29) pelo casal, que ficou junto durante 26 anos.
 
Ambos publicaram a mesma mensagem em suas contas no Twitter como forma de comunicado sobre o fim do casamento.
 
 "Em respeito aos amigos e fãs que conquistamos nos últimos 26 anos, decidimos comunicar que estamos nos separando. Continuamos amigos, admiradores do trabalho um do outro e pais orgulhosos de três jovens incríveis. É tudo o que temos a declarar sobre o assunto. Agradecemos a compreensão, o carinho e o respeito de sempre. Fátima e William", escreveu o casal.

Um mês após início de ataques no RN, apenas um presídio tem bloqueador


Apontados como motivo da série de ataques registrada no Rio Grande do Norte, os bloqueadores de celular da Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP) continuam sendo os únicos do sistema penitenciário do estado. Um mês após o início dos ataques, nenhuma outra unidade prisional recebeu a instalação dos equipamentos. No entanto, segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foi assinado o contrato para instalação de novos bloqueadores em mais um presídio do estado.

De acordo com o secretário Wallber Virgolino, a próxima unidade a receber os bloqueadores será a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado. Segundo o secretário, o contrato para a instalação dos bloqueadores já foi assinado, no entanto, por questões de segurança, a secretaria não vai divulgar a data da implantação do sistema.
“Os contratos para a instalação de bloqueadores em Alcaçuz já foram assinados, já superamos todos os trâmites burocráticos. Existe uma previsão para que a empresa contratada coloque os aparelhos em funcionamento na unidade, mas ainda não podemos divulgar por motivos de segurança", explicou Virgolino.
Apontado como principal motivo para o início dos ataques, a instalação dos bloqueadores de celular foi tratada pelo Governo do Estado como uma questão essencial para manter o controle do sistema prisional. Durante os ataques, o governador Robinson Faria chegou a afirmar que pretendia instalar os bloqueadores em todos os presídios do estado. No dia 17 de agosto, o governador declarou em um programa de rádio da capital potiguar que pretendia instalar os bloqueadores nas principais unidades prisionais do estado em 30 dias.