terça-feira, 26 de novembro de 2013

No Rio Grande do Norte, agricultor que ganha 600 reais por mês, banca dois filhos na faculdade


A belíssima história do agricultor “José Orlando Balbino” enche os olhos de lágrimas de quem sabe o que é ter filhos em uma universidade, e principalmente quando o estudante está longe da família, aumentando os custos com transporte, alimentação e moradia, sendo a única fonte de renda… nada mais que 600 reais/mês, pouco menos que o salário mínimo dos brasileiros.

Seu Balbino é agricultor, mas nesse momento difícil que passa o semi-árido seridoense com a seca, seu sustento ficou mais limitado ainda, já que o trabalho se limita à luta de gado, na fazenda Umari, a 25 km de Caicó. E para tentar conseguir um extra, sua esposa, Maria das Graças Dantas, cria galinhas e alguns caprinos. E foi da venda de dois desses animais que a família conseguiu comprar o anel de formatura para um dos filhos, que já se formou.

Cleidson Dantas Balbino, é um exemplo a ser seguido por um filho, tem apenas 24 anos e se formou pela UERN, em Física, e todas as suas despesas foram custeadas pelos pais, já que o jovem não conseguia trabalhar em face dos dois períodos de aulas (manhã / tarde), detalhe… foram mais de quatro anos indo e voltando a Pau dos Ferros. E para a história ficar mais bonita ainda, o garoto não abandonou sua raiz, fez questão de mostrar o pai aos amigos, e com muito orgulho o convidou para ser o padrinho de diplomação.

“Sinto muito orgulho do meu pai, ele é honesto, trabalhador e tudo que ganha é para o sustento da família, vou devolver a ele tudo que fez por mim, tenho certeza! Nunca vou esquecer que ele e minha mãe venderam dois animais e juntaram mais um pouquinho para completar o dinheiro de comprar o meu anel de formatura, que custou 900 reais”, completou o rapaz.”

A história não acabou, com um dos filhos já formado recentemente, chegou a vez da filha, Cleide Alane Dantas Balbino, 22 anos, que iniciou o curso de letras pela UERN, também na cidade de Pau dos Ferros, e como tudo recomeçou, o casal pega os 150 semanais que recebe, faz a feira com 90 reais e guarda o restante, 60 reais. No fim do mês envia para a filha os 240 rais que juntou nas quatro semanas do mês, e para o dinheiro ser suficiente, a jovem pratica a rotina do irmão, almoça no restaurante popular em Pau dos Ferros.

A história do casal José Orlando e Maria das Graças leva qualquer um a raciocinar que a felicidade não está em volta da materialidade, mas sim das conquistas intelectuais e da decência do ser humano, com isso o comportamento exemplar praticado pelo casal devia ser seguido por pessoas que passam por cima de conceitos básicos da família, que é o amor, e isso não se tem com dinheiro, mas com doutrina e respeito.





Fonte: blog Jair Sampaio

Está aí o Doutor que vai tratar Genoino.


Nunca é tarde: começar atividade física depois dos 60 anos melhora condições de saúde.

LONDRES - Para quem diz que não dá mais tempo de começar uma atividade física, já que por toda a vida foi sedentário, uma nova pesquisa prova que a prática sempre é bem vinda. Começar a se exercitar aos 60 anos ajudará a evitar problemas de saúde como. Um estudo publicado no “British Journal of Sports Medicine” acompanhou 3.500 pessoas saudáveis que estavam perto de se aposentar, segundo a BBC. 

Aqueles que faziam exercícios físicos tinham três vezes mais chances de permanecer saudáveis pelos oito anos subsequentes se comparado aos sedentários. A atividade física diminui o risco de doenças cardiovasculares, acidentes vascular cerebral, diabetes, mal de Alzheimer e depressão. 
 




Ex-senador Fernando Bezerra admite ser candidato a governador

O empresário e ex-senador Fernando Bezerra admitiu que poderá ser candidato a governador do Estado nas eleições de 2014 durante palestra sobre empreendedorismo realizada na noite desta última segunda-feira no Teatro Riachuelo, no Shopping Midway Mall. A fala de Fernando Bezerra foi centrada em três temas: empreendedorismo, críticas ao governo Rosalba Ciarlini e possibilidade de retornar à política partidária na condição de candidato do PMDB ao Governo do Estado. “Se fosse para decidir hoje, eu diria que não”, respondeu Fernando Bezerra ao ser questionado pelo jornalista Robson Carvalho, promotor do evento.

Deixando, portanto, uma interrogação, já que a eleição só ocorrerá no final do próximo ano, o ex-senador, que foi líder do governo Lula e ministro da Integração Nacional, reafirma ter recebido convite de Garibaldi Filho para disputar o Governo do Rio Grande do Norte e ter pedido tempo para pensar e dar uma resposta no mais tardar até março do próximo ano. Informa-se nos meios políticos que no encontro com os dois líderes peemedebistas, Fernando Bezerra teria externado que poderia aceitar o desafio com alguns condicionantes.

O ex-senador fez ver, por exemplo, a necessidade premente de uma grande reforma na estrutura administrativa do Estado, começando por extinção de secretarias e diminuição de cargos comissionados, o que segundo ele, poderia contrariar interesses, deixando-lhe em dificuldades diante dos correligionários. “Eu só poderia aceitar ser candidato se tivesse liberdade para realizar as reformas que desejo, já que o Estado está falido”, disse Fernando Bezerra a um interlocutor.

CRÍTICAS
Boa parte do tempo destinado aos empresários, Fernando Bezerra e Antonio Gentil no evento foi preenchido com críticas ao Poder Público, particularmente à administração Rosalba Ciarlini, segundo os empresários, pelas dificuldades que enfrentam para investir no Rio Grande do Norte.

Fernando Bezerra exemplificou dizendo que há mais de dois anos solicitou uma licença ambiental para construir um complexo industrial e até agora não foi liberado. Para ilustrar essas dificuldades, Fernando Bezerra conta uma história pitoresca. “Fui à governadora explicar a importância do empreendimento e solicitar a licença. E ela respondeu: em mesma estou querendo uma licença, faz 8 meses. Chamei meus filhos dizendo. O que estamos fazendo aqui? Vamos embora”. Os dois empresários, entretanto, reconhecem as potencialidades do Estado, segundo ele, faltando apenas vontade política. “Os governos não ajudam na exploração dessa riqueza”, ressalta Antonio Gentil.

CULTURA DO EMPREENDEDORISMO
O jornalista Caco Barcelos falou sobre a “Cultura do Empreendedorismo no Brasil. Ele iniciou dizendo que o Brasil vive um momento histórico da sua história com liberdade democrática e igualdade de oportunidade.

Apresentador do programa  “Profissão Repórter” na TV Globo, Caco Barcelos deteve-se durante muito tempo sobre a violência no Brasil. “Estamos entre os povos mais violentos do mundo”, disse ele.

Disputa interna continua, agora, com acusações sobre prejuízos ao PT

Eraldo Paiva foi reeleito. Alias, Olavo Ataíde foi quem ganhou. Não, não, foi mesmo Eraldo, mas, é melhor ter cautela, porque Olavo ainda pode vencer… O resultado do processo de eleição direta (PED) para o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no RN ainda segue indefinido e, agora, o racha interno da sigla ganha um novo debate: o crescimento ou não do PT no Estado. Isso porque, segundo a deputada federal Fátima Bezerra, apoiadora de Olavo Ataíde, o Partido “parou no tempo”e precisa recuperar o espaço perdido. A declaração é uma crítica direta a administração do atual presidente, Eraldo Paiva, apoiado pelo deputado estadual Fernando Mineiro e pelo vereador Fernando Lucena.

“O PT cresceu sim. E muito. Fátima precisa olhar mais para o PT e não para os aliados, para ver que o PT cresceu. Ela precisa voltar ao partido, pensar um pouco mais no PT”, afirmou Lucena na manhã de hoje, acrescentando que, “se o PT não cresceu na última década, foi justamente pela política de alianças que Fátima defende, que fez o PT encolher, que transformaram o partido numa bengala dos demais partidos, numa sublegenda”.

A declaração é uma resposta ao que afirmou Fátima na noite desta segunda-feira, em entrevista ao Jornal das Seis, da 96 FM. “O grupo que aí está à frente do PT tem a hegemonia ao longo desses 12 anos e, infelizmente, o resultado do PT no Rio Grande do Norte do ponto de vista de crescimento não é aquilo que a gente deseja”, criticou Fátima.

Para fundamentar o que disse, Fátima voltou a 2002, quando o partido elegeu dois deputados estaduais e, pela primeira vez, um parlamentar federal – a própria Fátima. “O problema é que, de lá para cá, o PT, infelizmente, parou. E não pode continuar resumido a ter uma cadeira na Assembleia e uma cadeira na Câmara Federal”, criticou.

Vale lembrar que, em 2004, Fátima foi candidata a Prefeitura de Natal – disputando o cargo pela terceira vez. Perdeu mais uma e, hoje, reclama da falta de apoio na época, assim como Fernando Mineiro, candidato a prefeito pelo partido no ano passado, também reclamou. “Evidente que faltou um empenho maior da direção nacional e eu me solidarizo com isso porque eu passei pela mesma situação em 2004, mas eu não fui dizer para vocês da imprensa. Em 2004, eu fui candidata à prefeita de Natal e a direção do PT me abandonou. Totalmente”, relembrou.

Em 2008, Fátima voltou para a disputa pela Prefeitura de Natal, com um “acordão” político, em que ela foi apoiada por lideranças estaduais como Wilma de Faria (PSB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB), classificados pelos próprios petistas como caciques políticos. Perdeu e o PT não conseguiu eleger um só vereador em Natal.

“O PT não conseguiu crescer apoiando ela nas eleições majoritárias com essas alianças. Ficamos sem prefeito e sem vereador. No ano passado, o PT lançou Mineiro (sem alianças) e conseguiu 65 mil votos. Ficou a meio ponto percentual de ir para o segundo turno e conseguimos duas vagas na Câmara. Como é que isso não é crescimento?” questionou Fernando Lucena.

Além disso, segundo o vereador, essa política de aliança de Fátima também causou a falta de identificação da própria deputada com a sigla. Tanto que ela não conseguiu transferir os recordes de votos que obteve quando foi eleita e reeleita para a Câmara Federal, em Brasília. “Por que ela não conseguiu transferir os 200 mil votos que teve para deputada federal? Tem alguma coisa errada nisso aí. Se ela tivesse conseguido, teríamos conseguido fazer quatro deputados estaduais, mas só fizemos Mineiro”, reclamou Lucena.

O fato é que, para Fátima Bezerra, realmente, o partido não cresceu. “O PT no Rio Grande do Norte não tem ocupado o lugar que eu acho que pode ocupar no ponto de vista do protagonismo político”, acrescentou Fátima Bezerra, ressaltando que a sigla precisa “repensar o lugar dela no movimento sindical e a relação do PT com a sociedade e os demais partidos”.

O PT, inclusive, teria perdido espaço com o crescimento de siglas como o PSOL e o PSTU que, com os perfis mais de “esquerda”, estavam roubando eleitores do Partido dos Trabalhadores. “O PT tem passado por dificuldade”, assumiu Fátima quando questionada sobre isso.

Primeiro trio elétrico do Carnatal chega ao Aristófanes Fernandes


O primeiro trio elétrico para o Carnatal chegou ao Parque Aristófanes Fernandes no início da tarde desta terça-feira (26). O veículo vai conduzir a banda Asa de Águia, que vai puxar o bloco Coco Bambu na sexta-feira e sábado de folia.

 O Carnatal acontece nos dias 5, 6 e 7 de dezembro e as vendas dos abadás acontece na Central do Carnatal, no Natal Shopping. Para puxar os foliões, as bandas Chiclete com Banana (Nana), Banda Grafith (Bloco Grafith), Asa de Águia com participação especial de Ivete Sangalo (Coco Bambu), Claudia Leitte (Caju), Ricardo Chaves (Bicho) são as atrações.

O evento ainda vai contar com uma arena para shows e um camarote temático, além dos camarotes particulares.

Justiça do Trabalho condena Gol a pagar R$ 1 milhão por danos morais coletivos

A VRG Linhas Aéreas, subsidiária da Gol, foi condenada a pagar indenização de R$ 1 milhão por danos morais coletivos. A decisão da Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins) considerou que a empresa retaliou funcionários que participaram da greve dos aeroviários, em 2010. O dinheiro da indenização será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Os desembargadores seguiram em parte as razões expostas pelo relator do processo, juiz Paulo Henrique Blair, que deu parcial provimento aos pedidos feitos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), na ação civil pública contra a empresa.

Na ação inicial, ajuizada na 11ª Vara do Trabalho de Brasília, o MPT argumentou que a empresa dispensou empregados e tirou comissão de outros que mantinham posição de liderança durante a greve. O MPT considerou que esss medidas foram retaliação à greve deflagrada pelo Sindicato Nacional dos Aeroviários.

A condenação dada pelo TRT confirmou decisão anterior da 11ª Vara do Trabalho, que entendeu que houve conduta antissindical atentatória ao exercício de direito de greve e assédio moral caracterizado pela dispensa e descomissionamento dos funcionários do setor de manutenção.

Procurada pela Agência Brasil, a Gol informou que "irá se manifestar nos autos do processo". Da decisão ainda cabe recurso.








Agência Brasil

Sindsaúde fará ato contra fechamento da pediatria do Deoclécio Marques

O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) informou que irá realizar na manhã desta quarta-feira (27) um ato contra o fechamento da pediatria do Hospital Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim. Segundo a categoria, a manifestação no hospital também será contra a sobrecarga de trabalho.

A pediatria do hospital será fechada no dia 1º de dezembro e o atendimento infantil será restrito à casos de urgência e emergência, como traumas. Já os casos de baixa e média complexidade serão de responsabilidade do município de Parnamirim.

Além do fechamento da pediatria, o Sindsaúde também denuncia a sobrecarga de trabalho no hospital. "A sobrecarga é maior no Pronto Socorro, onde cada técnico de enfermagem é responsável por até 18 pacientes", diz o sindicato.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) emitiu nota na tarde desta terça-feira (26) confirmando o fechamento da pediatria. "Os pediatras estatutários que atuam no Deoclécio Marques passarão a compor as escalas dos Hospitais Maria Alice Fernandes e Monsenhor Walfredo Gurgel, recebendo os casos de alta complexidade. A mesma medida será tomada junto aos pediatras do Hospital Santa Catarina, a partir do dia 1º de janeiro de 2014."

Além disso, as Unidades de Pronto Atendimento municipais (UPA’s) irão passar a oferecer o atendimento ambulatorial e de Pronto Socorro. Para a Sesap, as medidas estão de acordo com o modelo de hierarquização do SUS, de forma que municípios e Estado assumam suas responsabilidades.

"A decisão foi baseada no fato histórico de que as demandas nos hospitais de urgência estão, em sua maioria, relacionadas a atendimentos de baixa  complexidade e de caráter ambulatorial, além do que o atual quadro de carência de profissionais pediatras na Rede Estadual de Saúde vinha impossibilitando o fechamento das escalas de plantão em praticamente todas as unidades de pronto atendimento pediátrico", disse em nota.

A Sesap também informou que tem a intenção de manter funcionando sete novos leitos de Terapia Intensiva do Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, disponibilizados às crianças em condições crônicas que necessitam de cuidados especiais, a exemplo de outros leitos de UTI Neonatal.

"A população terá como garantia dois hospitais de referência, que estarão efetivamente oferecendo atendimento e internamento para os casos de alta complexidade", concluiu a Sesap.

Câmara aprova multa para quem não assinar carteira de empregado doméstico



A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (26), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei que estabelece multa para quem descumprir a lei que regula o trabalho do empregado doméstico. Pagará multa, por exemplo, o patrão que não registrar o doméstico na carteira de trabalho. A proposta seguirá agora para sanção presidencial, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário da Câmara.

 Conforme o texto, a multa para a falta do registro será calculada a partir de valor definido na Consolidação das Leis do Trabalho (, elevado em pelo menos 100%, ou seja, pelo menos R$ 588. Esse percentual poderá ser reduzido se o empregador reconhecer voluntariamente o tempo de serviço do empregado, com a efetivação das anotações e o recolhimento das contribuições previdenciárias. O valor arrecadado com a multa será destinado ao próprio trabalhador prejudicado.

Equiparação
O relator na CCJ, deputado Luiz Couto (PT-PB), apresentou parecer pela constitucionalidade do projeto. Couto destacou que a proposta aplica ao empregador doméstico as penalidades previstas na CLT pelo descumprimento da legislação trabalhista, igualando, nesse ponto, os direitos entre empregados domésticos e celetistas. “Não vislumbramos, portanto, qualquer afronta aos direitos mínimos concedidos aos trabalhadores urbanos e rurais ou aos princípios constitucionais”, disse.








Agência Câmara

José Dirceu é contratado para trabalhar em hotel de Brasília por R$20 mil

Brasília – O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi contratado para trabalhar como gerente administrativo do Hotel Saint Peter, em Brasília. De acordo com o contrato de trabalho assinado pelo ex-ministro, ele deve receber salário de R$ 20 mil. A informação foi confirmada nesta terça-feira (26).

Segundo a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF), agora caberá ao juiz da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal decidir sobre a autorização de trabalho externo.


Dirceu foi condenado a sete anos e 11 meses de prisão em regime semiaberto na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele está preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. De acordo com a Lei de Execução Penal, os condenados em regime semiaberto podem trabalhar dentro do presídio, em oficinas de marcenaria e serigrafia, por exemplo, ou externamente, em uma empresa que contrate detentos.

Segundo o contrato de trabalho assinado pelo ex-ministro, ele deverá cumprir horário de trabalho de 8h às 17h e terá uma hora de almoço. Na ficha de solicitação de emprego, Dirceu afirmou que se candidatou ao emprego “por necessidade e por apreciar hotelaria e área”.








Agência Brasil

Mais cinco jogadores deixam o América

Depois de Cascata, Ricardo Baiano e Edivânio, mais cinco deixam o América. Quatro atacantes e um zagueiro entraram em acordo com a diretoria e, poucos dias antes do término dos contratos, foram liberados.

 Cotados para brilharem no América durante o ano, Vinícius Pacheco e Júnior Negrão estão entre os que se despedem. Os dois tiveram passagem irregular no clube e não terão os vínculos renovados, o mesmo caso dos atacantes Tiago Adam e Laércio, além do zagueiro Alexandre.

Uern divulga vestibular 2014 e apresenta cursos a estudantes de Natal

As inscrições para o Processo Seletivo Vocacionado 2014 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte seguem abertas até o próximo dia 06. E para apresentar seus cursos a estudantes da 3ª série do Ensino Médio de 11 escolas públicas da Zona Norte da capital, o Campus de Natal da UERN realiza, nesta quarta (27), a primeira edição do evento “Um dia no Campus”.

A mostra é aberta à comunidade e pode ser visitada por todos os estudantes interessados em conhecer os cursos que a Universidade do Estado oferece em Natal,

Alunos e professores de Direito, Turismo, Ciência da Computação, Ciência da Religião e Ciência & Tecnologia apresentarão aos vestibulandos um perfil de cada curso e dos profissionais por eles formados.

O evento é uma iniciativa da direção do Campus de Natal e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, que vai ceder os ônibus, para o transporte dos estudantes das escolas até o Complexo Cultural de Natal, onde estarão montados os stands de cada curso.

No PSV 2014, a UERN está oferecendo 2.180 vagas em cursos de graduação em Mossoró, Natal, Assu, Pau dos Ferros, Patu e Caicó.

Laudo médico afirma que cardiopatia de Genoino não é grave

Brasília – A junta médica do Hospital Universitário de Brasília, formada para avaliar o estado de saúde do deputado José Genoino (PT-SP), concluiu que ele é portador de cardiopatia “que não se caracteriza como grave” e que não há necessidade permanente de tratamento domiciliar.

O laudo foi entregue nesta terça-feira (26) ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. Com a base no documento, Barbosa vai decidir se Genoino, condenado na Ação Penal 470, o chamado mensalão, vai permanecer em prisão domiciliar temporária ou voltará para o presídio da Papuda.


Genoino está preso desde o dia 15 de novembro. Ele foi condenado pelo Supremo a pena de quatro anos e oito meses, no caso mensalão. O ex-presidente do PT passou mal no dia 21 deste mês, e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal com suspeita de infarto.

O presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, deferiu parcialmente no mesmo dia o pedido formulado pela defesa do deputado federal licenciado José Genoino, garantindo, provisoriamente, tratamento médico domiciliar ou hospitalar ao ex-presidente do PT. “Defiro parcialmente o pedido formulado pela defesa do condenado José Genoino Neto, para, provisoriamente, permitir-lhe o tratamento médico domiciliar ou hospitalar, até o pronunciamento conclusivo da Junta Médica indicada na decisão que proferi na data de hoje, 21 de novembro de 2013”, citou Barbosa em sua decisão. 











Com informações da Agência Brasil

Titulares iniciam férias e ABC tem time definido para confronto com América/MG

O ABC está em clima de férias. Após a garantia da permanência na série B de 2014, o alvinegro deu férias a 10 jogadores, que não enfrentarão o América Mineiro na última partida da competição, na sexta-feira (29), em Belo Horizonte. O técnico Roberto Fernandes confirmou a equipe titular.

Com reapresentação marcada para amanhã (27), o alvinegro não terá o goleiro Wilson Júnior, o lateral Renato, os zagueiros Flávio Boaventura e Lino, os volantes Somália, Edson, Daniel Paulista e Bileu, além do meia Erick Flores e do artilheiro Rodrigo Silva. Todos estão de férias. Com isso, jogadores que pouco atuaram terão oportunidade de jogar.
 
O goleiro Rafael, que ficou a maior parte do campeonato entre os reservas estará no gol alvinegro. A defesa será formada por Toty, Rogélio, Gilson e Wesley Bigú, com Serginho, Michel Schmöller e Erivélton no trio de meio-campo. Na frente, três atacantes: Maurinho, Alvinho e o veterano Schwenck.

América Mineiro e ABC medem forças às 18h30 (horário de Natal) em Belo Horizonte, no estádio Independência. Nenhuma das duas equipes corre risco de rebaixamento ou tem chances de acesso.
 

Senado aprova projeto que regulamenta meia-entrada em espetáculos

O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26) o projeto de lei que regulamenta o benefício da meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais, esportivos e de entretenimento. A concessão fica restrita a 40% dos ingressos disponíveis e não se aplica aos eventos da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. O presidente Renan Calheiros disse que vai colocar o projeto como primeiro item da pauta do Plenário da próxima terça-feira (3)

Em seu formato original, o projeto previa o benefício apenas para estudantes e idosos com mais de 60 anos. O substitutivo da Câmara incluiu as pessoas com deficiência e os jovens de baixa renda de 15 a 29 anos, independentemente de vinculação ao sistema educacional. No caso das pessoas com deficiência, a meia-entrada é concedida, inclusive, quando necessário, ao acompanhante.


 Dentre os requisitos para terem direito ao benefício, os estudantes devem comprovar essa condição por meio da apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) emitida por entidades estudantis de cada segmento. Já os idosos terão que apresentar documento de identidade oficial, enquanto os jovens carentes comprovarão essa condição por meio de comprovação de que estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A confecção da CIE deverá seguir modelo único nacionalmente padronizado e publicamente disponibilizado pelas entidades estudantis qualificadas em lei e, mediante certificação digital, pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Entretanto cinquenta por cento das características da carteira poderão ser locais. A carteira deverá ser renovada a cada ano.

Fernanda Montenegro e Lado a Lado ganham o Emmy 2013

A televisão brasileira teve seu grande momento para o mercado internacional. Na 41ª edição do Prêmio Emmy Internacional realizado segunda-feira à noite, a atriz Fernanda Montenegro levou o prêmio de Melhor Atriz pelo papel de Dona Picucha, no especial 'Doce de Mãe'. Fernanda, que já tem um Urso de Prata em Berlim (em 1999) e concorreu ao Oscar, ambos por Central do Brasil, agora é a primeira brasileira a vencer o Emmy que é considerado o Oscar da Televisão. Fernanda foi premiada pelo seu papel de Dona Picucha personagem do especial de fim de ano da TV Globo, Doce de Mãe, de Jorge Furtado. A atriz recebeu a estatueta das mãos do ator americano Steve Guttenberg, na madrugada desta terça-feira, em Nova York, nos Estados Unidos.

A novela “Lado a Lado” desbancou a favorita Avenida Brasil e conquistou o título de melhor novela na 41ª edição do Emmy Internacional. O prêmio foi entregue a Claudia Lage e João Ximenes Braga, ao diretor geral Vinicius Coimbra, ao diretor Cristiano Marques e ao ator Thiago Fragoso, que viveu o protagonista Edgar na trama.

‘Lado a Lado’ retrata o Rio de Janeiro dos anos 1903 a 1910, com ênfase na primeira geração negra brasileira livre da escravatura, no nascimento das favelas cariocas, no surgimento do samba e na chegada do futebol, então um esporte elitista, que não admitia a presença de negros.

Primeiro trabalho solo de João Ximenes Braga (ex-colaborador de Gilberto Braga, com quem assinará a novela das 9 em 2015) e Cláudia Lages (ex-colaboradora de Manoel Carlos), ‘Lado a Lado’ foi de fato uma produção bem alinhavada, sem furos históricos e com toda a alegoria que a ficção pede, do início ao fim. Tinha Lázaro Ramos e Camila Pitanga, Marjorie Estiano e Thiago Fragoso, mais Patrícia Pillar, sob o comando de Dênnis Carvalho.

O evento teve mais de 36 indicações de 19 países diferentes. A Rede Globo recebeu outras três indicações ao Emmy Internacional em 2013: Avenida Brasil (novela), Como Aproveitar o Fim do Mundo (comédia) e O Brado Retumbante (série dramática).

População da zona rural terá transporte gratuito para participar do Fest Frango

A Prefeitura de Santa Cruz disponibilizará transportes para a população da zona rural participar da I Feira de Avicultura do Trairi – Fest Frango.

Na quinta-feira (28) e sexta-feira (29), o horário de saída dos transportes é às 18h e de retorno às 22h. Já no sábado (30) o transporte estará disponível às 07h para os que desejarem participar do I Seminário de Avicultura de Corte de Santa Cruz/RN.

A Secretaria de Transporte e Obras Públicas definiu um cronograma que organiza os transportes formando grupos de comunidades e orienta quanto aos locais de partida e horário.


Comunidades
Saída
Bom Sucesso
Riacho Salgado
Santa Helena
Alto da Colina
e Comunidades Vizinhas

Comunidade Cacaruaba
às 18h

São Joaquim
Feijão
Boqueirãozinho
Pitomba
e Comunidades Vizinhas

Comunidade Angicos
ás 18h
Pau do Leite
Tanquinhos
Comunidade Catolé
às 18h
Umbú
Glória
Açude do Alívio
Comunidade Cacaruaba
e Comunidades Vizinhas

Comunidade Boa Vista
às 18h
São Francisco
e Comunidades Vizinhas
Comunidade Riacho do Feijão
às 18h
Araraú
Assentamento Pedra
e Comunidades Vizinhas

Comunidade Baixio do Roçado
às 18h
 
Obs: o retorno nos dois primeiros dias do evento, quinta e sexta-feira, será às 22h.

Resultado da perícia médica para aposentadoria de Genoino pode sair hoje

O resultado da perícia médica sobre a situação de saúde do deputado licenciado José Genoino (PT-SP) pode ser concluído hoje (26), segundo o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). De acordo com ele, a análise da junta médica da Câmara pode ser avaliada pela Mesa Diretora da Casa na quinta-feira (28), quando o colegiado vai se reunir, pela manhã, para decidir sobre o processo de cassação de Genoino.

“Dependerá da junta médica. Não gostaria de antecipar [nada]. É grave declarar a pessoa incapaz. Isso requer cuidado e imensa responsabilidade”, ponderou, ao destacar que a análise clínica feita pela equipe da Câmara ocorreu ontem (25) e que todos os exames feitos no hospital, durante o período de internação, foram entregues aos médicos da Casa.

Genoino está preso desde o dia 15 de novembro. Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a pena de quatro anos e oito meses, no caso mensalão. O ex-presidente do PT passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal com suspeita de infarto. O parlamentar cumpre agora prisão domiciliar.


 Se a aposentadoria por invalidez não for concedida pela Câmara, Genoino vai passar ainda por um processo de cassação de mandato. Embora a decisão do STF inclua a determinação de perda automática do mandato parlamentar, o presidente da Câmara avisou que vai instaurar processo normal de cassação, que inclui votação em plenário.

Henrique Alves evitou conclusões sobre o impacto que uma possível aposentadoria teria sobre esse processo de cassação do deputado e não quis antecipar se o benefício suspende o processo. "Cada dia com sua agonia. Essa matéria é muito controvertida. Vamos examinar na hora com serenidade e maturidade".

O PT pediu vista ao processo que pode suspender o mandato de Genoino. O presidente da Câmara explicou que, regimentalmente, os deputados precisam aguardar o prazo de duas sessões para retomar a matéria, ou seja, em dois dias podem voltar a discutir a situação do parlamentar. “Encerrado o período de vista a mesa tem obrigação de dar início à abertura do processo de cassação”, explicou.
















Agência Brasil

Fernando Mineiro é eleito parlamentar do ano na Assembleia

O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) foi eleito o parlamentar do ano na Assembleia Legislativa, em votação no Comitê de Imprensa da Casa, na manhã de hoje (26). O petista recebeu 16 dos 31 votos de jornalistas que cobrem os trabalhos no parlamento.

Na eleição, o deputado Agnelo Alves (PDT) recebeu sete votos, contra três de Kelps Lima (PROS), dois de Ricardo Motta (PROS) e um voto para Walter Alves (PMDB), Márcia Maia (PSB) e Larissa Rosado (PSB).

Em crítica à Igreja, Papa apresenta maior reforma do Vaticano em 50 anos

Jorge Bergoglio lança um projeto de “conversão do papado”, propõe a “descentralização” da Igreja e apresenta o plano da maior reforma feita no Vaticano em pelo menos meio século. No primeiro documento de seu próprio punho apresentado hoje, o papa Francisco explica em mais de 200 páginas seu projeto para o futuro da Igreja, lançando duros ataques contra sacerdotes e denunciando a guerra pelo poder dentro dos muros da Santa Sé.

“Desejo dirigir-me aos fieis cristãos para convidá-los a uma nova etapa de evangelização marcada por esta alegria e indica direções para o caminho da Igreja nos próximos anos”, escreveu em sua Exortação Apostólica publicada hoje, o Evangelii Gaudium. “É uma nova evangelização no mundo de hoje, insistindo nos aspectos positivos e otimismo”, explicou o cardeal Rino Fisichella, presidente do Conselho Pontifical para a Nova Evangelização e que admite que o papa é “franco”. “O centro é o amor”, insistiu. “Sem isso, a Igreja é um castelo de cartas  e isso é o nosso maior perigo”, declarou.

Em seu texto, Francisco apela à Igreja a “recuperar a frescura original do Evangelho”, mas encontrando “novas formas” e “métodos criativos”. “Precisamos de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como elas são”.

Uma parte central de seu trabalho será o de “reformar as estruturas eclesiais” para que “todas se tornem mais missionárias”.

O recado é claro: promover uma “saudável descentralização” na Igreja, num gesto inédito vindo justamente da pessoa que representou por séculos a centralização da instituição e sempre lutou contra repartir poderes. A esperança é de que as conferencias episcopais possam contribuir para “o sentido de colegialidade”.

A descentralização apontaria até mesmo para a abertura de espaços para diferentes formas de praticar o catolicismo. “O cristianismo não dispõe de um único modelo cultural e o rosto da Igreja é multiforme”, escreveu. “Não podemos esperar que todos os povos, para expressar a fé cristã, tenham de imitar as modalidades adoptadas pelos povos europeus num determinado momento da historia”. Para o papa, teólogos precisam ter em mente “a finalidade evangelizadora da Igreja”.

Nem o próprio papa estaria isento da reforma. Sua meta é a de promover uma “conversão do papado para que seja mais fiel ao significado que Jesus Cristo lhe quis dar e às necessidades atuais da evangelização”.

A burocracia e a aristocracia da Santa Sé também precisa ser revista. “Nesta renovação não se deve ter medo de rever costumes da Igreja não diretamente ligados ao núcleo do Evangelho, alguns dos mais profundamente enraizados ao longo da história”.

Bergoglio insiste que prefere “uma igreja ferida e suja por ter saído às estradas, em vez de uma igreja preocupada em ser o centro e que acaba prisioneiras num emaranhado de obsessões e procedimentos”.

Abertura – Um dos pontos centrais é ainda a abertura da Igreja aos fieis. “Precisamos de igrejas com as portas abertas” para evitar que aqueles que estão em busca de Deus encontrem “a frieza de uma porta fechada”. “Nem mesmo as portas dos Sacramentos se deveriam fechar por qualquer motivo”, escreveu.

A escolha dos fieis que deveriam comungar também é atacado pelo papa. “A Eucaristia não é um prêmio para os perfeitos, mas um generoso remédio e um alimento para os fracos”, alertou.

Poder – O documento ainda lança severas críticas a padres e sacerdotes. O papa pede que se evite as “tentações” do individualismo e alerta que “a maior ameaça é o pragmatismo incolor da vida quotidiana da Igreja, quando na realidade a fé se vai desgastando”.

Pedindo uma “revolução de ternura”, o papa critica “aqueles (religiosos) que se sentem superior aos outros” e que apenas fazer obras de caridade não seria o suficiente. O papa também ataca os sacerdotes que “em vez de evangelizar, classificam os outros”, adotando um “certo estilo católico próprio do passado”.

Bergoglio também ataca os religiosos que tem “um cuidado ostensivo da liturgia, da doutrina e do prestigio da Igreja, mas sem que se preocupem com a inserção real do Evangelho” as necessidades das populações. “Esta é uma tremenda corrupção com a aparência de bem. Deus nos livre de uma igreja mundana sob cortinas espirituais ou pastorais”.

As batalhas por poder dentro do Vaticano também são alvos de ataques do papa contra a Igreja. Ele apela para que as comunidades eclesiais “não caiam nas invejas e ciúmes”. “Dentro do povo de Deus, quantas guerras”, lamenta o argentino. “A quem queremos evangelizar com estes comportamentos?”, atacou, indicando um “excesso de clericalismo”.

O papa ataca o “elitismo narcisista” entre os cardeais. “O que queremos? Generais de exércitos derrotados? Ou simplesmente soldados de um esquadrão que continua batalhando?”, questionou.

Até mesmo as homilias são alvos de ataque do papa. “São muitas as reclamações em relação a este importante ministério e não podemos fechar os ouvidos”. Bergoglio insiste que ela não deve ser nem uma conferencia e nem uma aula. “Temos de evitar uma pregação puramente moralista”.

Um ataque especial vai também aos religiosos que não se preparam devidamente para as missas. “Um pregador que não se prepara não é espiritual, é desonesto e irresponsável”, escreveu. Quanto às confissões, o argentino é ainda mais duro: “não se trata de uma câmara de tortura”.

Mulher – O papa volta a defender um maior papel da mulher dentro da Igreja. “Ainda há necessidade de se ampliar o espaço para uma presença feminina mais incisiva na Igreja, nos diferentes lugares onde são tomadas decisões importantes”, defendeu. “As reivindicações dos direitos legítimos das mulheres não se podem sobrevoar superficialmente”, apontou.

Bergoglio deixa claro a posição da Igreja contrária ao aborto. “Entre os fracos que a Igreja quer cuidar estão as crianças em gestação, que são as mais indefesas e inocentes de todos, às quais hoje se quer negar a dignidade humana”, escreveu.

“Não se deve esperar que a Igreja mude a sua posição sobre essa questão. Não é progressista fingir resolver os problemas eliminando uma vida humana”, declarou.
Economia – Bergoglio ainda destina uma parte importante de seu texto à situação mundial e não deixa de atacar o modelo econômico que prevalece. “O atual sistema economico é injusto pela raiz”, declarou. “Esta economia mata porque prevalece a lei do mais forte”.

“Os excluídos não são explorados, mas lixo, sobras”, atacou. “Vivemos uma nova tiraria invisível, por vezes virtual de um mercado divinizado onde reinam a especulação financeira, corrupção ramificada, evasão fiscal egoista”. O dinheiro, segundo ele, deve servir, e não dominar.

Para ele, esse modelo estaria promovendo uma “crise cultural profunda” nas familias. “O individualismo pos-moderno e globalizado promove um estilo de vida que perverte os vínculos familiares”, alertou.

O papa ainda apela para que a Igreja não tenha medo de se envolver nos debates políticos e que faça parte da luta por influenciar grupos políticos para garantir maior justiça social. Para ele, os pastores tem “o direito de emitir opiniões sobre tudo o que se relaciona com a vida das pessoas”, escreveu. “Ninguém pode exigir de nos que releguemos a religião à secreta intimidade das pessoas”, declarou.

Sua luta contra a pobreza também fica claro no documento. “Até que não se resolvam radicalmente os problemas dos pobres, não se resolverão os problemas do mundo”, declarou, fazendo um apelo aos políticos.Em seu documento, ele volta a defender os “mais fracos”, os “sem-teto, os dependentes de drogas, os refugiados” e apela a países que promovam uma “abertura generosa” aos imigrantes. Para ele, existem “muitos cúmplices” nesses crimes.

O argentino, porém, não deixa de apelar “humildemente” aos países muçulmanos que garantam a liberdade religiosa para os cristãos, “tendo em conta a liberdade de que gozam os crentes do Islã nos países ocidentais”. “Uma adequada interpretação do Corão se opõe a toda a violência”, defendeu. Bergoglio, porém, insiste na necessidade de fortalecer o diálogo e a aliança entre crentes e não-crentes.

Apesar dos desafios, o papa insiste que os fieis não devem desistir. “Se eu conseguir ajuda pelo menos uma única pessoa a viver melhor, isto já é suficiente para justificar o dom da minha vida”, concluiu.

Convite do Fest Frango







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Alunos do colégio Atheneu viram as costas e vaiam a governadora

Para os alunos do Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense, os problemas da unidade de ensino não estão restritos apenas ao prédio em si – que nunca sofreu uma intervenção em sua estrutura original desde que se firmou na rua Campos Sales, em Petrópolis, em março de 1954. Um dos maiores símbolos da educação do Estado sofre atualmente, segundo os próprios estudantes, por falta de professores e estrutura material para o condicionamento das aulas.

Na manhã de hoje, quando a governadora Rosalba Ciarlini chegou ao Atheneu para assinar a ordem de serviço que garantirá a reestruturação física da escola, os estudantes repreenderam-na e lançaram críticas ao abandono da unidade por parte do poder público. Enquanto ia cumprimentar os alunos, esses vaiaram, cruzaram os braços e se colocaram de costas para a governadora em sinal de protesto. “Eu sou governadora há dois anos e dez meses. Não posso ser responsabilizada pelas gestões passadas”, afirmou Rosalba, ao ser questionada sobre o atraso para a recuperação do espaço.

O estudante Lenon Oliveira, 17, um dos que deram as costas para Rosalba Cirlini em frente à escola, pontuou sobre a má qualidade do ensino recebido. “A educação que a gente está recebendo não abre a nossa mente”, disse à governadora. “Aqui falta tudo, desde professor à infraestrutura. Nós temos um laboratório de informática com todos os computadores, mas não podemos usar por falta de internet. Roubaram os cabos e ainda não recolocaram outros”, disse o jovem.

Após o encontro “descontente” com os alunos antes de entrar no Atheneu, Rosalba Ciarlini garantiu que, após a solenidade, iria escutar os estudantes para solucionar os problemas. “Nós estamos reivindicando a educação de má qualidade e a falta de compromisso por parte das autoridades. A estrutura dessa escola já deveria ter sido recuperada há muito tempo. Talvez eu consiga alcançar a nova fase do Atheneu, mas muitos alunos saíram daqui recebendo esse tipo de atenção, faltando tudo”, destacou Lenon.

O câncer ainda mata mais de meio milhão de brasileiros

Tratamentos complementares, sem efeitos prejudiciais à saúde, tem ganhado espaço na luta contra a doença que atingirá 500 mil pessoas até o final deste ano.
Com o objetivo de conscientizar, prevenir a população contra o câncer e diminuir as atuais estatísticas da doença, foi criado pelo Ministério da Saúde (MS) o Dia Nacional de Combate ao Câncer, comemorado em 27 de novembro. Provocador de cerca de oito milhões de mortes no mundo e com estimativa de crescimento, o câncer ainda é uma doença pouco conhecida pelas pessoas. No ano passado, no Brasil, uma média de 519 mil pessoas morreram em virtude da doença e, até o fim deste ano, 500 mil novos casos de câncer serão descobertos no país segundo dados do MS.

E esses números poderiam ser bem menores. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), um terço dessas mortes no mundo poderia ter sido evitada com mais prevenção, detecção precoce e acesso aos tratamentos existentes. Os métodos mais usados no Brasil são as cirurgias, quimioterapias e radioterapias, que nem sempre resolvem o problema e causam muitos efeitos colaterais, acompanhados da baixa da qualidade de vida na maioria dos pacientes.

De acordo com o geriatra e nutrólogo Francisco Humberto de Freitas Azevedo, do Instituto de Medicina Biológica, em Brasília, para combater o câncer, além das três práticas oficiais, existem recursos da medicina complementar, ainda pouco conhecidos no Brasil. Existem vários artigos publicados em universidades nos Estados Unidos e na Europa que defendem as práticas complementares no combate ao câncer e ressaltam a sua eficácia.

Esta abordagem complementar abre mais possibilidades aos que já não podem, ou não querem continuar a quimioterapia ou a radioterapia. O médico Francisco Humberto, que tem se dedicado a estes estudos, usa protocolos baseados na eletromedicina para melhorar a imunidade do paciente, visando aumentar o tempo e a qualidade de vida. Para o alcance desses objetivos, o especialista sugere logo no inicio do tratamento uma dieta rica em alimentos alcalinos como frutas, verduras, legumes e grãos, que possuem muitas vitaminas, fibras e minerais. Ele ressalta que a baixa ingestão de açúcares e carnes também são aliados no combate à doença.

Para Francisco, o corpo com PH ácido (abaixo de 7,4) é uma porta aberta para a instalação de vírus e bactérias, o que aumenta as chances de desenvolver várias doenças, inclusive o câncer. “A alimentação alcalina aumenta o PH do corpo, consequentemente melhora o metabolismo, aumenta a eliminação de toxinas e diminui a retenção de líquidos. Isto acontecendo, já terá melhorado a condição geral de saúde do paciente, e tudo fica mais fácil, até mesmo o enfrentamento do câncer ou de outras doenças cronicas.

A linha da medicina biológica e complementar também se baseia na homeopatia. Os medicamentos homeopáticos agem diretamente na raiz do problema, evitando os efeitos colaterais, comuns na medicação alopática. Outra técnica que também auxilia não só no tratamento contra o câncer, mas na prevenção de doenças crônicas é a reposição dos minerais. A ausência de minerais no organismo cria uma pré-disposição a diversas doenças, principalmente depois dos 40 anos de idade. Portanto, todos devem fazer a reposicao dos minerais imporantes no funcionamento do corpo. A prevenção é muito importante para manter a saúde à medida que a idade avança.

“Os minerais e aminoácidos regulam e permitem as trocas metabólicas dentro e fora das células, mantendo o equilíbrio bioquímico do corpo. Quando o corpo está carente de um desses elementos, todo o funcionamento metabólico fica comprometido, dando início às doenças funcionais. A carência vai se acentuando e pode levar a estados patológicos graves”, explica o especialista.

O médico alerta ainda que as carências de minerais podem gerar cansaço físico, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, estresse, estafa mental, depressão, problemas digestivos, circulatórios, reumatológicos, hormonais, envelhecimento precoce, além de unhas fracas e queda de cabelo.

A Estimulação Magnética (EM) também é outra opção indicada pelo médico. A técnica tem uma aplicação ampla na restauração da saúde e trata várias disfunções. A EM consiste na emissão de campos magnéticos, direcionados para o corpo do paciente na área que necessita de regeneração. A energia magnética trabalha na repolarizacão da membrana celular da área afetada, o que proporciona equilíbrio do corpo, bem estar e regeneração dos tecidos afetados.

Francisco lembra ainda que para manter a saúde é bom evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, o tabagismo, a vida sedentária e a obesidade. “O câncer não se deve somente aos fatores hereditários, pois os hábitos nocivos aumentam as possibilidades de incidência da doença. Portanto, a mudança de hábitos é grande aliada no combate desse mal que assola milhares de pessoas em todo o mundo”, finaliza o médico.