quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Terremoto de 8,3 graus atinge o Chile e provoca alerta de tsunami


Um forte terremoto de 8,3 graus atingiu a capital do Chile, Santiago, na noite desta quarta-feira (16), fazendo os prédios tremerem e as pessoas buscarem por abrigo nas ruas. Vários tremores secundários ocorreram e um alerta de tsunami soou no porto de Valparaíso.

Não há informações até o momento de feridos ou estragos, mas as comunicações foram interrompidas.

As autoridades chilenas emitiram um alerta de tsunami para toda a costa do país e do Peru e as autoridades dos EUA emitiram um alerta de tsunami para o Havaí. Também foi alertado que grandes ondas causadas pelo terremoto podem atingir a costa a partir das 23h.


O Serviço Geológico dos Estados Unidos reportou inicialmente que o terremoto teve uma magnitude preliminar de 7,9 graus, mas logo revisou para 8,3 gruas.

Um terremoto de 8,8 graus e um tsunami que atingiram o Chile em 2010 mataram mais de 500 pessoas, destruíram 220 mil casas e desapareceram com docas e resorts na costa. O terremoto liberou tanta energia que acabou encurtando a duração de um dia na Terra em uma fração de segundo, ao alterar a rotação do planeta.

O terremoto mais forte já registrado no mundo ocorreu no Chile - com uma magnitude de 9,5 graus, matou mais de 5 mil pessoas em 1960. 

Estação Primavera acontece neste mês em Monte das Gameleiras


Temperaturas baixas, jazz, gastronomia agradável aos paladares críticos e pôr do sol envolto de deslumbrantes paisagens são as recompensas para turistas e moradores da região que participarem da primeira edição da “Estação Primavera”, que acontece de 25 a 27 deste mês. O evento é promovido por empresários e comerciantes da Vila Rural Holandesa, fundada em julho de 2010, a cerca de 140 km da capital potiguar, localizada entre dois belos cenários do estado do Rio Grande do Norte, nos limites dos municípios de Monte das Gameleiras e Serra de São Bento.

Para agradar todos os gostos, uma programação diversificada em um clima que varia entre 18º e 19º. Para os amantes das flores, um nativo de Monte das Gameleiras, conhecido por ‘Alemão’, mostrará durante o evento, a nova cultura no cultivo de flores, além de uma horta curiosa, onde sua proteção é feita por uma pedra exótica. Como trilha sonora para embalar o clima, uma pitadinha de jazz com shows de Francisco Bethoven (Perfume de Gardênia) e o Trio Jampa. E, para os aventureiros de plantão, no sábado (26) e no domingo (27) serão realizados passeios de quadriciclos, triciclos elétricos, carruagem e trilhas.

Usinas de cana-de-açúcar aumentam produtividade


Embora o quinto ano de estiagem prolongada tenha reflexos pesados na safra de grãos deste ano, a cana-de-açúcar, cultivada no Litoral e Agreste potiguar, também sofre reflexos da estiagem, embora em menor escala. A cultura observou um encolhimento da área plantada e da cana colhida neste ano. Segundo o último levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em agosto, houve redução de 8,5% da área plantada no RN neste ano e uma retração de 1,4% na produção (cana colhida), saindo de 2,68 milhões de toneladas em 2014 para 2,65 milhões de toneladas em 2015.

O índice parece pequeno mas, de acordo com entidades do setor, a redução poderá causar aumento para o bolso do consumidor, principalmente no preço com açúcar. Com a colheita da safra 2015 iniciada do começo deste mês, também foi possível observar uma mudança no foco da produção de cana do Estado. Diferentemente de anos anteriores, a maior parte da cana plantada e colhida foi destinada a produção de etanol. 

De acordo com o levantamento da Conab, houve uma redução de 10,3% na produção de açúcar e aumento de 35,5% na produção de etanol (veja infográfico). Com a diminuição da oferta do açúcar, a tendência é a elevação do preço do produto, segundo entidades do setor. Em compensação, o aumento do preço do etanol tem mostrado um panorama mais atraente para os produtores.

MPRN divulga nomes dos 15 denunciados na Operação Candeeiro

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) divulgou, nesta quarta-feira (16), o nome dos 15 denunciados na Operação Candeeiro. Os documentos com a denúncia foram levados à 6ª Vara Criminal na última sexta-feira (11).

Além de Gutson Johnson Giovany Reinaldo Bezerra, apontado como o “cabeça” do esquema de desvios de dinheiro do Idema, também foram denunciados Antônio Tavares Neto, Aratusa Barbalho de Oliveira, Clebson José Bezerril, Eliziana Alves da Silva, Elmo Pereira da Silva Júnior, Euclides Paulino de Macedo Neto, Fabiola Mercedes da Silveira, Faulkner Max Barbosa Mafra, Geraldo Alves de Souza, Guilherme de Negreiros Diógenes Reinaldo, Handerson Raniery Pereira, João Eduardo de Oliveira Soares, Ramon Andrade Bacelar Felipe Sousa e Renato Bezerra de Medeiros. Entre os crimes denunciados estão peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Alguns deles tiveram múltiplas incidências.

Senador Garibaldi Filho foi hospitalizado na manhã de hoje (16)

O senador Garibaldi Alves Filho foi internado na noite desta terça-feira (15) no Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Segundo nota da assessoria de imprensa, ele se sentiu mal após a reunião da bancada federal com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e foi diagnosticado com infecção urinária.

De acordo com o boletim assinado pelos médicos Alvaro Achcar Junior e Frederico Messias, Garibaldi foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva, mas já apresentava melhoras na manhã de hoje. "A Tomografia Computadorizada (CT) de abdômen constatou litíase ureteral à esquerda com quadro obstrutivo e dilatação uretero-calicinal e borramento da gordura peri-renal", diz o boletim.

O senador está sem febre e se alimentando normalmente. Segundo a equipe médica, ainda não há previsão de alta.

No começo do mês, o parlamentar se submeteu a uma cirurgia de cateterismo após dar entrada hospitalar com um quadro de hematúria (sangue na urina) secundário a um cálculo renal. 

Homem é amarrado e executado na zona Norte de Natal


Um homem ainda não identificado foi executado a tiros na manhã desta quarta-feira (16), no loteamento Panorama, no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal. O corpo da vítima estava com as mãos amarradas e foi encontrado em um terreno baldio. Ninguém foi preso.

Por volta das 5h de hoje, a população ligou para a Polícia para informar sobre o cadáver. No local, peritos identificaram que a vítima foi morta com três tiros, sendo um na nuca e dois nas costas. Não foi confirmado o calibre da arma utilizada na execução.

De acordo com o delegado Roberto Andrade, da Dehom, a Polícia Civil ainda está buscando informações sobre o crime. Populares não deram detalhes sobre quantas pessoas teriam participado do crime e falaram que a vítima teria envolvimento com drogas. No entanto, nada foi confirmado pelos policiais.

Arrecadação forte: Brasileiros já pagaram R$ 1,4 trilhão em impostos em 2015

O valor dos impostos pagos pelos brasileiros aos governos federal, estadual e municipais atingiu a marca de R$ 1,4 trilhão na madrugada da segunda-feira (14)  segundo o Impostômetro da ACSP (Associação Comercial de São Paulo). O montante foi atingido 16 dias antes em relação ao ano passado.
O Impostômetro soma os tributos, impostos, taxas e contribuições cobradas pelas três esferas de governo pagos desde o primeiro dia deste ano (1º de janeiro). As comparações entre 2015 e 2014 já contemplam a nova metodologia do Impostômetro.
Em maio deste ano, a forma de medição da carga tributária na ferramenta foi alterada em função da mudança na metodologia do cálculo do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas pelo país) implementada em março pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Com isso, os valores exibidos pelo painel exposto em São Paulo passaram a considerar novos dados de arrecadação de Imposto de Renda e de contribuições federais. Também foram incluídas nos cálculos feitos pela ferramenta as arrecadações de municípios que, antes, não estavam sendo informadas à Secretaria do Tesouro Nacional.

Educação tem mil pedidos de aposentadoria pendentes


A rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte tem 5.028  professores e especialistas a menos no quadro de pessoal, que foram  aposentados entre 2011 e 2015 - de um total de 6 mil processos que deram entrada neste período. Só este ano, 765 educadores se afastaram das salas de aula por idade ou tempo de serviço. Apesar das concessões, ainda encontram-se represados na Secretaria Estadual de Educação  cerca de 1 mil pedidos de aposentadoria. 

Em toda a rede estadual, até dezembro deste ano, serão mais  909 professores com idade ou tempo de aposentadoria  – o que aumenta ainda mais o número de profissionais que deverão, nos próximos anos, sair do quadro. 

Os processos levam mais tempo na fila de tramitação devido a carência de professores na rede e a falta de previsão para a realização de novos concursos com vistas a preencher as vagas que ficarão abertas com a saída. “É por isso que lutamos para aliar a política de aposentadoria à de concursos, para que não ocorra esse hiato e a escola não ter professor”, disse Fátima Cardoso.

O número de benefícios não concedidos era ainda maior na gestão anterior, pondera a coordenadora do Sinte/RN. “O Governo Rosalba deixou de dar a aposentadoria a 3 mil professores com pedidos protocolados até o ano passado, já houve concessões esse ano e o saldo é de 1 mil processos na fila de espera”, disse Fátima.

Após preso faltar a audiências, juiz determina multa a governador do RN

O juiz da comarca de Touros, cidade do litoral norte do Rio Grande do Norte, determinou multa de 10 salários mínimos ao governador do estado, Robinson Faria, após um preso faltar a várias audiências. Em nenhuma das audiências marcadas o preso foi levado pelo Grupo de Escolta Penal, órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), ao encontro do juiz João Eduardo Ribeiro de Oliveira. Em caso de nova ausência do réu por falta de transporte do Grupo de Escolta Penal, a multa também deve ser aplicada à secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, por determinação do juiz.
A última audiência estava marcada para o dia 8 de setembro, mas, mais uma vez, o preso não compareceu. No termo de audiência o magistrado revela que "constata-se o número de ausência de conduções, que atinge aproximadamente o número de dez requisições não atendidas". Em um dos casos, a Sejuc informou ao juiz que o preso "não foi encontrado" no sistema prisional. O preso em questão responde pelo crime assalto.
No início de setembro, o Ministério Público do Rio Grande do Norte acionou a Justiça para que o Governo do Estado regularizasse a condução de presos às audiências e unidades hospitalares. Em uma das ações, o MPRN pede a implantação de medidas necessárias para que a Coordenação de Administração Penitenciária (Coape) seja dotada da quantidade suficiente de armas e equipamentos imprescindíveis para atendimento dos grupos de Operações Especiais (GOE) e de Escolta Penal (GEP) do Sistema Penitenciário.

Polícia Civil fecha laboratório e apreende “manual de cultivo” de maconha no RN


Policiais civis da Delegacia de Tibau do Sul prenderam em flagrante no final da tarde desta terça-feira (15) Emerson Magalhães Fração por tráfico de drogas. Natural de Porto Alegre (RS), Emerson utilizava uma casa, localizada na praia de Sibaúma, como laboratório para o cultivo de Maconha.
No local, a equipe policial encontrou diversas mudas de maconha e equipamentos específicos para o cultivo da erva, tais como luminárias com timer, canos para irrigação, adubo especial, além de uma manual com instruções para o cultivo da droga.