quarta-feira, 18 de junho de 2014

Agripino: derrota de Rosalba representa sobrevivência do Democratas

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ficou impedida pelo partido de disputar a reeleição. A tese do presidente do DEM, senador José Agripino Maia, de chapa proporcional coligada ao PMDB, obteve 121 votos neste domingo, durante convenção do DEM. Rosalba, que defendia candidatura própria, somou 63. Ao todo, 48 convencionais se abstiveram de votar. Houve ainda nove nulos e dois brancos. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), 243 delegados do DEM estavam aptos a votar.
O DEM considerou a candidatura de Rosalba inviável do ponto de vista político, eleitoral e jurídico. A legenda optou por priorizar a reeleição do deputado federal Felipe Maia e dos deputados estaduais Getúlio Rego, José Adécio e Leonardo Nogueira. “Estou tranquila, serena e com a consciência que lutou até o fim para ter o direito de ser julgada pelo povo nas urnas”, afirmou Rosalba, após a derrota na convenção. “Esperava poder mostrar o que fiz e deixar os potiguares julgarem”, completou.

Famílias atingidas reclamam da falta de ação preventiva


As chuvas de 373 milímetros que caíram em Natal entre a manhã de sexta-feira (13) e o meio-dia de ontem, também provocaram transtornos para a população com o transbordamento de lagoas pluviais, como as de  São Conrado e do  Makro, em Dix-Sept Rosado  e Neópolis, nas Zonas Oeste e Sul  da cidade. Moradores do entorno dessas baciais lacustres defendem que  se houvesse uma ação preventiva do município, as duas lagoas tinham suportado o volume de água que correu pra dentro delas.

O comerciante José Domingos Felipe, o seu “Dedé”, disse, ontem à tarde, que se a adutora e as duas novas bombas da Lagoa do Makro estivessem funcionando, “as águas já estavam lá embaixo”.  Apesar do trânsito fluir normalmente pela avenida das Alagoas, que dá acesso ao conjunto Jiqui, logo após o túnel sob a BR-101, os veículos esbarram na avenida Ayrton Senna, na confluência com o conjunto Pirangi, onde as águas da lagoa situada por trás  da Escola Estadual Lourdes Guilhermes tomaram as duas faixas de rolamento da pista.

Sem Rosalba, DEM se divide entre Henrique Eduardo e Robinson Faria


A governadora Rosalba Ciarlini não será candidata a reeleição, porque o Democratas negou apoio a ela em nome da “sobrevivência”. E, apesar do Diretório Estadual do DEM ter se decidido pela aliança a candidatura do PMDB, encabeçada por Henrique Eduardo Alves, é possível ver casos de lideranças do interior do Rio Grande do Norte que vão apoiar o nome do principal adversário dele, Robinson Faria, pré-candidato do PSD. O DEM vai para a disputa eleitoral de 2014 consideravelmente dividido.
Até porque não é são só prefeitos que não apoiarão a candidatura peemedebista. A própria governadora Rosalba Ciarlini deverá ficar fora do pleito ou então criticar o nome de Henrique Alves. Pelo menos, com base nas últimas declarações que deu, Rosalba se mostrou bastante insatisfeita com a forma como o pré-candidato do PMDB trata o governo, da qual ele fez parte até setembro de 2013. Segundo ela, a gestão atual sofre com o “isolamento” imposto por Henrique Alves.

Mais de 17 mil lotam espaço da Fifa Fan Fest no jogo do Brasil


O grito de gol ficou engasgado na garganta do torcedor natalense. Num jogo apertado, que terminou num empate sem gols, a cada lance que aparentava trazer definições para partida, uma grande agitação. Nos bares e shoppings da cidade era mais visível a ansiedade do torcedor que se reuniu para comemorar, mas teve que adiar a festa da vitória. Porém, para muitos valeu a pena o momento de confraternização, que é uma atração a parte para os turistas estrangeiros, surpreendidos pela devoção dos brasileiros ao momento de jogo na Copa do Mundo. 

Sete motoristas são presos em blitz em Natal, dois camaroneses são autuados


A Polícia Militar e o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte prenderam sete motoristas, que foram flagrados embriagados durante uma blitz da operação Lei Seca realizada na madrugada desta quarta-feira (18) na Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal. Dentre as cateiras recolhidas, está a de um camaronês que se negou a fazer o teste do bafômetro. O amigo dele que vinha no banco de carona não podia assumir a direção dos veículos pois também havia ingerido bebida alcoólica.

Além dos detidos, os policiais recolheram 35 carteiras de motorista como punição administrativa. Os presos foram encaminhados à delegacia e só foram liberados após pagamento de fiança. No total foram feitos 615 testes de bafômetro. A blitz foi realizada entre a 0h e as 4h.

Agentes prisionais agora podem usar arma de fogo fora do serviço

A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que permite o porte de arma para agentes e guardas prisionais mesmo em período de folga. A proposta foi aprovada pelo Congresso em maio e teve a sanção publicada no Diário Oficial desta quarta-feira.
Segundo a lei, os agentes poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela corporação, mesmo fora de serviço, desde que estejam “submetidos a regime de dedicação exclusiva; sukeito à formação funcional, nos termos do regulamento, e subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno”.
Dilma vetou o trecho que estendia o porte de armas fora de serviço também para agentes portuários.