segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Bolsonaro diz querer o Brasil ‘igual a 40, 50 anos atás’



O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) afirmou em entrevista nesta segunda (15) que o objetivo de seu governo é fazer o Brasil “ser igual a 40, 50 anos atrás”. A referência é sobre a insegurança das grandes cidades e o político defendeu o encarceramento como solução. “Cadeia não recupera ninguém. Cadeia é para tirar o elemento da sociedade”, disse.

Bolsonaro se queixou também da educação sexual na escola, dizendo que “quem ensina sexo para criança é o papai e a mamãe”.

Bolsonaro negou a aliados que tenha convidado o diretor do Hospital Amor, o antigo Hospital do Câncer de Barretos, para ser seu ministro da Saúde se vencer a eleição presidencial. O nome de Henrique Prata circulou na semana passada, e o médico se mostrou disposto à missão.

Ele reiterou a afirmação durante a entrevista. “Nunca conversamos sobre essa possibilidade. Não quero desmerecê-lo, quero restabelecer a verdade”, disse.

Questionado sobre uma antiga frase em que tentava explicar que mulheres ganhavam menos porque engravidavam, Bolsonaro voltou a se defender, dizendo que não quis afirmar aquilo. Disse que a isonomia é prevista na CLT, mas escorregou novamente. “Nunca vi mulher reclamando que ganha menos do que homem”, disse.

Pela manhã, ele visitou o Bope (Batalhão de Operações Especiais), no Rio de Janeiro, para agradecer o apoio de policiais. “Obrigado a vocês e mais do que tudo pode, pela confiança pela parte de muitos, pode ter certeza, em chegando, teremos um dos nossos lá em Brasília. Caveira”, disse, encerrando um breve discurso com o grito de guerra que entoa o símbolo do Bope.

“Temos a segunda maior bancada de Brasília sem tempo de televisão, sem fundo partidário, sem nada. Isso vem de gente como vocês. Então temos que acreditar e tentar mudar”, agradeceu.

Como capitão reformado do Exército, o candidato arrancou aplausos do grupo e brincou que cumprimentava um coronel (patente mais alta), mas que quem vai mandar no Brasil são os capitães.

O breve discurso a integrantes do batalhão, que foi filmado e distribuído por integrantes da campanha. Segundo assessores, foi uma visita a amigos. A imprensa não pode participar do encontro. (Com Folhapress)

À espera de reforma, escola municipal funciona em casa improvisada há nove anos na Grande Natal

Alunos de escola municipal na Grande Natal estão há nove anos em casa improvisada — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

Alunos de uma escola de Ceará-Mirim, na Grande Natal, estão há nove anos estudando em uma casa improvisada, enquanto o prédio, que foi fechado para reforma, não tem obra iniciada. A Escola Municipal Augusto Xavier de Góis fica na Praia de Muriú e atende quase 500 crianças e adolescentes.

Na sala de aula improvisada, apenas uma das três lâmpadas funciona. Um armário separa os alunos do terceiro ano do ensino fundamental da cozinha, onde os freezeres estão enferrujados e as panelas usadas para fazer a merenda são guardadas ao lado do banheiro dos funcionários.

Mofo está espalhado por todo o espaço da escola, além de fiação exposta e ventiladores empoeirados. O quarto onde deveria funcionar a biblioteca é usado como depósito para materiais e alimento. "Nós fazemos o esforço, o possível e o impossível para colocar os filhos em uma escola, para chegar aqui e ver essas condições", diz Aldemir Gomes, pai de dois alunos.

Prédio original da escola não passou por reformas e está abandonado — Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi

O prédio original fica em uma das principais avenidas de Muriú, e está abandonado. Eleine Coelho, professora da Augusto Xavier de Góis, diz que a situação é desanimadora. "Como profissional, a gente luta todo dia para fazer o melhor por eles, mas reconhecimento e estrutura a gente não tem".

A Secretaria de Educação de Ceará-Mirim diz que existe um projeto de reforma e ampliação da escola e que a prefeitura vai organizar a documentação para fazer uma licitação em 2019, de acordo com o orçamento do município.

Novo mira 2020 e quer candidatos a prefeito em Natal, Mossoró e Parnamirim



Surpresa nas eleições de 2018, o Partido NOVO, liderado pelo candidato a Presidente João Amoêdo, sai muito fortalecido no Brasil. O Novo elegeu 8 deputados federais, 11 deputados estaduais 1 deputado distrital, em seis estados da federação. Além disso superou a cláusula de barreira, que estará valendo nas eleições de 2020. Como se não bastasse, elegeu Marcel Van Hatten, deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul e o 6ºdo Brasil, além de colocar Romeu Zema, candidato a governador por Minas Gerais, no segundo turno eleitoral com mais de 1,3 milhões de votos de diferença para o segundo colocado.

No Rio Grande do Norte, o Novo teve uma votação muito expressiva. João Amoêdo terminou à frente de Meireles, Marina Silva, Álvaro Dias e Boulos. Na disputa  para  Deputado Federal, conquistou 25.450 votos, ficando à frente de partidos tradicionais como PODEMOS, PHS, PSOL, PV, PTB, REDE, PSTU e outros. Os campeões de votos do NOVO no RN foram a publicitária Alayde Passaia com 8.340 votos e o Delegado da Polícia Jaime Groff, com 7884 votos. Teve também destaque o Engenheiro Giordano Barreto que obteve 4.281 votos no RN, sendo 2961 em Mossoró, a sua cidade Natal, superando o ex governados e senador José Agripino que obteve 2.435 votos. 

Para o presidente do Diretório Estadual do NOVO no RN, Fábio Macêdo, o resultado foi fantástico e o partido sai bastante fortalecido em sua primeira eleição no RN: "escolhemos nos aproximar da população, com sinceridade e humildade. Não usamos 1 Real de dinheiro público. Fomos às ruas conversar com as pessoas, ocupamos as redes sociais e geramos engajamento", ressaltou Fábio Macedo.

Para 2019, o partido planeja abrir alguns diretórios municipais: “As cidades que têm mais filiados e pessoas engajadas, como Natal, Mossoró e Parnamirim estarão na mira para as eleições municipais de 2020”, afirma Fábio Macêdo. O mesmo não descarta abertura de diretórios em outras cidades, caso o número de filiações e engajamento aconteça nos próximos meses.


Via Potiguar Notícias