segunda-feira, 6 de abril de 2015

Caso Agente Eider: Quem és? Juiz ou Testemunha? Acusar e julgar nos remonta o período inquisitorial, inadmissível ao processo penal contemporâneo


A imprensa estadual, divulgou que o Governador Robinson Faria nomeou novo Coordenador de Administração Penitenciária do Estado do Rio Grande do Norte, para a missão empenhada de confiança ao Agente Penitenciário Eider Pereira de Brito.

Não poderia ser leviano, ao ponto de me omitir ao lançar minha visão de condição profissional com referente ao agente em questão. Eis que no decorrer do tempo de advocacia criminal jamais presenciei, nem sequer ouvi qualquer reclamação que viesse macular a imagem do agente Eider.

Mas nem tudo são rosas, eis que o Juiz Luiz Candido Vilaça, titular da vara criminal de Caicó expediu recomendação ao Governador Robinson para que fosse revogado o ato de nomeação do agente Eider Pereira de Brito, para o cargo de Coordenador da COAPE. 

Entre seus argumentos, isso mesmo argumentos, e que fique bem claro ao leitor, que a recomendação trata-se de uma opinião pessoal do magistrado, e não posição oficial do poder judiciário do Estado do Rio Grande do Norte, até que se prove o contrário.

Relevante se concatenar alguns a importância de princípios constitucionais, dentre os quais a presunção de inocência. Bem como, ao esteio destes, crivo não ser a távola de salvação de nenhum cidadão, mas tenho a obrigação com a verdade, enquanto observador do direito, digo isto, por não deter técnicas de operador do direito, prefiro o bom alvitre de observador.

Não menos importante é expor ao leitor que o princípio da presunção surgiu como meio de limitar o poder de punir do Estado, já que antes de seu reconhecimento tratava o acusado como culpado desde a gênese da acusação. 

Na questão que culminou a insatisfação ofertada em linhas pelo juiz Vilaça em referência a nomeação de Eider é importante delimitarmos pontos cruciais: Primeiro a acusação interposta pelo Estado-Juiz ao agente Eider Pereira de Brito, nos autos da ação penal 0006608-53.2012.8.20.0101, oriundo da Vara Criminal de Caicó, e em segundo a recomendação do Dr. Luiz Cândido Vilaça, que estranhamente soou como ameaça ao desempenho da função do agente Eider se por venturar vier a concretizar sua atuação na COAPE.

Não resta dúvidas que o Juiz Cândido Vilaça é um grande juiz, engrandece a magistratura potiguar, todavia vamos pôr os pingos nos “i”s. Cândido Vilaça nesse processo em desfavor do agente Eider Pereira de Brito sequer atuou como juiz, e sim na condição de testemunha de acusação, o que por sí só, já fraqueja sua recomendação ao governador do Estado para que fosse revogada a nomeação do agente.
Neste caso, Vilaça desce da cadeira mais alta da sala de audiência e acosta seus glúteos mortais na cadeira de testemunha de acusação. E nesta posição, sequer foi necessária sua oitiva no processo. Óbvio, o juiz que oficiou no feito o Dr. André Melo Gomes Pereira, declinou pelo conhecimento de que Eider fez jus a suspensão condicional do processo. 

Nesse contexto, mais uma vez pelo compromisso com a verdade, exponho que com o aceite pelo agente Eider da proposta de suspensão condicional literalmente frenou o andamento da ação penal. O processo não passou do campo de uma mera acusação que o Estado desisti da persecução penal, declarando a sua extinção, já que no período de suspensão Eider cumpriu rigorosamente todas as condições pré-estabelecidas, vejamos o dispositivo sentencial que sepultou qualquer possibilidade de sanção penal aplicada pelo Estado-Juiz ao agente penitenciário Eider, vejamos:
“In casu, do exame dos autos, verifica-se, inicialmente, o decurso do prazo estipulado na decisão que homologou a proposta de aceite do sursis processual pelo denunciado. Continuamente, observa-se que, em nenhum momento, houve a revogação do já citado benefício, de modo que, inapelavelmente, presentes as condições para a declaração da extinção da punibilidade do denunciado. POSTO ISSO, reconheço a ocorrência da hipótese prevista no § 5º do art. 89 da Lei nº 9.099/95, pelo que declaro extinta a punibilidade do réu Eider Pereira de Brito. Publique-se. Registre-se. Intimem-se, inclusive por edital se necessário. Após o trânsito em julgado, arquive-se. Caicó/RN, 15 de janeiro de 2015. José Vieira de Figueiredo Júnior Juiz de Direito em Substituição Legal.

Nesse contexto, mais uma vez pelo compromisso com a verdade, exponho que com o aceite pelo agente Eider da proposta de suspensão condicional literalmente frenou o andamento da ação penal. Sequer Eider foi citado para apresentar resposta acusação, ou seja, sua defesa, o que em tese poderia se desenrolar por pelas teses, da confissão, da negação, da meia verdade, do erro da acusação, mas não foi necessário, o próprio Estado extinguiu a possibilidade de punição, de sanção, da pena.

Se o Estado-Juiz extingue a possibilidade de punibilidade por reconhecer que Eider cumpriu rigorosamente todas as condições elencadas no aceite da suspensão condicional, o porquê do Juiz Cândido Vilaça questionar se o agente penitenciário preenche ou não predicados para exercer sua função de coordenador?

Para todos os efeitos penais, recai sobre o agente Eider Pereira de Brito o manto principiológico da presunção de inocência, não podendo constar nenhuma mácula em seus registros de antecedentes penais, não podemos vislumbrar a culpabilidade subjetiva do juiz Vilaça, lhe falta competência para tanto. 

O que é fato, é a humilhação e execração pública que Eider foi submetido por Cândido Vilaça, não deixando passar em branco, enquanto observador do direito repúdio os atos escaninhados pelo juiz da vara criminal de Caicó. Mantenho o respeito pela sua história na magistratura potiguar, mas não podemos nos furtar de revelar a infelicidade do expediente encaminhado por Cândido Vilaça a Secretaria de Justiça e Cidadania do RN.

Aos signatários do Direito Penal cabe a análise crítica deste malfadado episódio, ao cidadão só pode o Estado dar-lhe a etiqueta de condenado, sancionado, apenado, para aquele que fora objurgado pela sentença condenatória com trânsito em julgado, ou seja, não há mais como recorrer da sentença, devendo prevalecer para todos os efeitos a presunção de inocência. 

Cabendo a todos, principalmente aqueles cidadãos togados que tem a missão espinhosa de aplicar a lei, a responsabilidade ao trato com a vida do próximo. Ao juiz não lhe cabe leiloar destinos, há um compromisso intrínseco com seu mister, com o julgo de vosso silêncio, não sendo aceitável vossas convicções ao arrepio da lei.

Ao agente Eider ofereço apenas minha solidariedade, e a batida do martelo pela sua primariedade criminal. Eider não tem, nem teve nenhuma condenação imposta por magistrado A ou B, nenhuma condenação pela justiça pública. Aos agentes que representam o Estado lhes são exigidos o princípio da impessoalidade. Qualquer outra protuberância esposada em prosa não passa das convicções pessoais de determinado representante do Estado, nunca podendo se sobrepor aos ditames da lei, cabendo inclusive responsabilidade aos excessos.     

Não parece razoável, quiçá legal, e digo legal, de legalidade mesmo, execrar o agente Eider por não ter os predicados que este ou aquele juiz acha que aquele deveria ser portador. 

Repito, ao acusar, rechaçar, caluniar a imagem e a vida pregressa do agente Eider é no mínimo abuso de poder pelo Juiz Vilaça, quanto ao restante desejo boa sorte ao desafortunado agente nessa nova caminhada frente a COAPE.

“Pensar em transgredir o conteúdo constitucional quando do achismo para punir pessoas das quais não gostamos, mesmo que atropelando a realidade dos fatos, estamos na prática, transgredindo nosso caráter”. (Fernandes Braga, professor de Direito e Processo Penal, advogado criminal militante, Mestre pela UFRN)

Robinson Faria mentiu ao dizer que seria o governador da Segurança Pública, depois dos motins que aconteceram colocando temor nos Potiguares,Alcaçuz registra segunda maior fuga da história

Na madrugada desta segunda-feira (6), 32 presos fugiram da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior complexo penal do Rio Grande do Norte. A fuga é a segunda maior da história em uma unidade prisional do estado. Até o início da tarde de hoje, três presos já haviam sido recapturados e outros 29 seguiam foragidos. A polícia continua em diligências.

De acordo com Dinorá, os detentos recapturados já estão na unidade prisional e estão sendo ouvidos pelo delegado responsável pelo caso. "Eles serão ouvidos e depois levados de volta para as celas. Também vamos ouvi-los para entender como se concretizou a fuga", explicou ela.

Ainda segundo a diretora, todos os presos que conseguiram fugir são do pavilhão 2 da unidade. "Fugiram 32, de um total de 196 que estavam no pavilhão 2. Três foram recapturados e a PM está em diligência na busca pelos outros 29 detentos", disse.

O policiamento em Alcaçuz foi reforçado por homens do Batalhão de Choque da PM (BPChoque) e da Força Nacional, além de agentes penitenciários.

Segundo a direção da unidade, os detentos da maior unidade prisional do estado usaram um túnel escavado no pavilhão 2 do presídio. Após as rebeliões que destruíram as unidades, os detentos passaram a dormir no pátio do presídio porque as grades das celas foram destruídas.

História

A fuga desta madrugada foi a segunda maior de toda a história do sistema prisional potiguar. A maior foi registrada em janeiro de 2012, quando 41 detentos conseguiram escapar do presídio Rogério Coutinho Madruga, o chamado Pavilhão 5 de Alcaçuz.

Antes da fuga desta segunda-feira, a segunda maior registrada era do ano 2000, em Alcaçuz, quando o bando do assaltante Valdetário Carneiro invadiu e libertou 28 detentos.

Confira lista dos presos que fugiram:

Adailton Kleber Barbosa Lima, (assalto)
Adriano da Conceição (assalto)
Allef Marrone da Silva Coringa (assalto)
Alyson da Cruz Andrade, (assalto e furto)
Alysson Breno da Silva Tindô (assalto)
Anderson John de Sousa Silva (tráfico de drogas)
Daniel do Nascimento Lima (furto)
Denis Rodrigues da Silva (assalto)
Ewerton da Silva Barbosa (homicídio)
Fábio Pereira dos Santos (furto)
Francisco Robério de Lima Silva (homicídio)
Francisco Tiago da Silva (assalto)
Fransueldes Dantas dos Santos (tráfico de drogas)
Ivanildo Domingos da Silva (assalto)
Janailson Dionisio da Silva (assalto)
Joeudice Cirilo Pereira (tráfico de drogas)
Jose Alan do Nascimento (assalto)
Jose Rafael da Silva (assalto)
Josiel Honorato de Carvalho (assalto)
Luan Franklin Anselmo da Silva (assalto)
Paulo Roberto Alves de Pontes (assalto)
Rafael Vieira Dantas (homicídio)
Rivanildo Pereira Medeiros (falsificação de documento)
Robson Alves Rodrigues (assalto)
Rodrigo Costa Sena (assalto)
Rodrigo Felipe Macedo (assalto)
Sandro Afonso de Souza Tavares (assalto)
Tiago Batista Coelho (assalto)
Wellington Santos Cruz (assalto)

Recapturados: Adriano Santos do Nascimento, Aurélio Mendonça e Marcílio Bezerra Mendonça 

Confirmado: Tenente Styvenson Valentim não faz mais parte da blitz da Lei Seca no RN


A população de Natal já estava acostumada. Quem bebesse e depois fosse dirigir, tinha uma grande chance de ser parado na Blitz da Lei Seca comandante pelo tenente Styvenson Valentim, que ficou nacionalmente conhecido pela “rigidez” durante as operações. Entretanto, depois de pedir, por diversas vezes, mais investimentos e valorização para os profissionais que participavam das abordagens, Styvenson se disse “desgastado” e optou por deixar o comando das ações. Agora, ele tem palestrado para jovens no interior do Rio Grande do Norte.
A informação da saída do comando da blitz da Lei Seca foi confirmada pelo próprio Styvenson em entrevista para o Jornal de Hoje na manhã desta segunda-feira (6). “A situação é a seguinte: não adianta reclamar, pois nada vai mudar. Agora eu me dedico a palestras para educar os jovens, que mais para frente também irão se tornar motoristas. Falo com eles para que eles não virem essas pessoas sem educação que dirigem por aí”. Questionado sobre o que quis dizer com “não adianta reclamar”, Styvenson destacou que já tinha se cansado de pedir investimentos para melhorar o resultado das operações.
“Nós estávamos conseguindo um grande resultado, mesmo sem as condições ideais. Falei diversas vezes com os responsáveis para conseguir melhorar. E não é só questão de efetivo não, nem mesmo de equipamentos. Vai muito mais além disso”. Apesar de todos os problemas, o motivo que mais deixou o tenente chateado foi a não reposição das vagas deixadas por policiais que pediram para deixar a operação. “Nos últimos meses perdemos seis policiais que pediram para deixar a operação, pois não eram valorizados. Trabalhavam muito e não tinham retorno disso, não recebiam nada de extra. Quando fui falar, os responsáveis me questionaram, falando que eu não tinha pedido ninguém. Eu tenho que pedir? Eles viram que profissionais deixaram a operação e eu ainda tenho que ficar pedindo? Eu ainda fiz uma lista, mas não repuseram ninguém. Aí fica difícil”.

Fonte: Jornal de Hoje

Dólar opera em queda e atinge R$ 3,08 durante o dia

O dólar começou a semana em queda e chegou a R$ 3,08 nos primeiros negócios, refletindo a fraqueza no mercado de trabalho americano. Às 15h28, a moeda americana estava valendo R$ 3,11 no mercado financeiro R$ 3,12 no mercado comercial.

Enquanto o dólar opera em baixa, a Bolsa brasileira registra forte alta e o Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, subiu 1,63%, chegando a 54.023 pontos.

Em março, caiu o número de vagas de trabalho nos Estados Unidos, desacelerando a economia americana no primeiro trimestre. A expectativa é que o banco central dos EUA não aumente os juros logo, podendo acontecer apenas no segundo semestre.

Criminosos arrombam delegacia e levam coletes, algema e notebook em Natal


Criminosos arrombaram durante o final de semana o prédio onde funciona a Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, no bairro do Alecrim, em Natal. Segundo agentes que trabalham na unidade, foram levados coletes à prova de bala, algemas e um notebook que era usado pelos funcionários.

Nas imagens é possível ver gavetas jogadas no chão, além de pastas e documentos revirados. Segundo uma agente de polícia da unidade, que não quis se identificar, a porta da unidade foi encontrada arrombada na manhã desta segunda-feira (6). "Quando chegamos para trabalhar agora pela manhã encontramos a tranca da porta quebrada. Eles levaram cinco coletes a prova de balas, um par de algemas o notebook que era usado no serviço diário", disse ela.

De acordo com o delegado Fabio Fernandes, titular da Delegacia do Idoso, peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) foram até o local para realizar a perícia e as investigações ficarão por conta do 3º Distrito Policial. Até o momento, nenhum dos objetos roubados foram localizados e a polícia ainda não tem informações sobre os criminosos.

Falta de estrutura

A Delegacia do Idoso funciona em duas salas improvisadas no prédio onde também funciona a Delegacia do Consumidor, na avenida Coronel Estevão, desde 2014. Segundo a agente, o espaço é pequeno até para o seu público alvo. "Nossa estrutura é precária. O prédio não tem acessibilidade, o que dificulta para os idosos que nos procuram. Desde que saímos da Central do Cidadão temos sofrido com essa estrutura que temos aqui", lamentou ela.

A situação de improviso é tanta que o espaço não possui sequer um banheiro para os agentes. "Quando precisamos usar temos que ir na 3ª DP, também na avenida Coronel Estevão, ou na Delegacia do Consumidor, ou ainda no comércio, pois o pessoal que trabalha aqui no entorno nos ajuda. Estamos em uma situação de total improviso aqui", declarou ela.

Sine/RN oferece 49 vagas de emprego para Natal, Parnamirim e Mossoró


O Sistema Nacional de Emprego (Sine-RN) oferece 49 vagas de emprego nesta segunda-feira (6) para Natal e região Metropolitana, Parnamirim e Mossoró. Há oportunidades permanentes em diversos cargos.

Em Natal, são ofertadas 40 vagas, com oportunidades para auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, cozinheiro, vendedor pracista, dentre outras.

Parnamirim existe uma vaga para o cargo de faturista. Já em Mossoró, são oito vagas de emprego, com oportunidades para esteticista, estoquista, mecânico de motocicleta, auxiliar de escritório, dentre outras.

Para concorrer, os interessados precisam se cadastrar no Portal MTE Mais Emprego no site maisemprego.mte.gov.br e disputar as vagas. No site do sine.rn.gov.br existe um passo a passo explicando como se cadastrar e concorrer às vagas.

Confira as vagas ofertadas pelo Sine/RN nesta segunda-feira:

Natal e região metropolitana
AGENTE EDUCADOR 4
AUXILIAR DE COZINHA 1
AUXILIAR DE LIMPEZA 2
BANHISTA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS 1
CHEFE DE COZINHA 2
COZINHEIRO DE RESTAURANTE 1
DEMONSTRADOR DE MERCADORIAS 8
MECÂNICO DE AR-CONDICIONADO E REFRIGERAÇÃO 2
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE CAMINHÃO A DIESEL 1
MOTORISTA DE CAMINHÃO 2
PROMOTOR DE VENDAS 10
VENDEDOR EM COMÉRCIO ATACADISTA 1
VENDEDOR PRACISTA 5

Parnamirim e região
FATURISTA 1

Mossoró e região
AJUDANTE DE COZINHA 1
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 1
DEPILADOR DE COUROS E PELES 1
ESTETICISTA 1
ESTOQUISTA 1
MECÂNICO DE MOTOCICLETAS 1
MONTADOR DE MOVEIS DE MADEIRA 1
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES 1

Dunga convocará seleção brasileira para Copa América no dia 5 de maio


A CBF confirmou nesta segunda-feira a data da convocação da seleção brasileira para a disputa da Copa América, entre os dias 11 de junho e 4 de julho, no Chile. O técnico Dunga vai convocar o grupo às 11 horas do dia 5 de maio, na sede da CBF, no Rio de Janeiro.

A Copa América será o primeiro torneio oficial da seleção desde a Copa do Mundo. Será também a primeira competição de Dunga em seu retorno ao time nacional. O treinador já se sagrou campeão da Copa América como treinador da seleção em 2007, em uma final contra a Argentina.


Para formar o grupo que viajará para o Chile, Dunga levará em conta o desempenho dos jogadores convocados nos oito amistosos que disputou desde seu retorno ao time. Foram oito vitórias, sacramentando o aproveitamento de 100%. Os últimos triunfos foram sobre a França e o Chile, no fim de março.

Depois dos amistosos, Dunga e a comissão técnica viajaram pela Europa para ter conhecer dirigentes de grandes clubes e trocar ideias. O treinador visitou times como Real Madrid, Barcelona e Monaco.

Na Copa América, a seleção enfrentará Colômbia, Peru e Venezuela no Grupo C. Os dois primeiros de cada chave avançam à fase seguinte, além dos dois melhores terceiros colocados. A estreia está marcada para o dia 14 de junho, contra os peruanos. Depois, a partida será contra a Colômbia, no dia 17, e contra a Venezuela, no dia 21.

Lula pede articulação a Dilma e pede saída de Mercadante

Preocupado com os novos protestos previstos para o dia 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva intensificou as cobranças sobre o governo e quer que Dilma Rousseff mude com urgência a articulação política do Palácio do Planalto, sob pena de trilhar um caminho sem volta. Para ele, a presidente não pode mais esperar e precisa mexer nos interlocutores com o Congresso, que se transformou em uma trincheira contra o governo após a Operação Lava Jato.
"Mercadante vive falando de rating para cá, rating para lá. Que rating que nada! A crise é política e o governo tem que resgatar a confiança. O resto acontece naturalmente", disse Lula, em recente conversa com um senador do PT, numa referência ao ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
Nos últimos dias, tanto Mercadante como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmaram que o ajuste fiscal é necessário para manter o grau de investimento no País, com uma nota de crédito (rating) elevada. Lula, porém, escolheu Mercadante como alvo das críticas.
O ex-presidente não esconde a contrariedade com o fato de Dilma manter o chefe da Casa Civil no comando da articulação com o Congresso. No varejo das negociações com os parlamentares está Pepe Vargas, titular da Secretaria de Relações Institucionais, mas é Mercadante quem dá a linha política.

Senac oferece 844 vagas para cursos gratuitos de qualificação

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, disponibiliza 844 vagas gratuitas em cursos profissionalizantes nos municípios de Natal, Mossoró, Macaíba, Caicó e Assú. A iniciativa faz parte do Programa Senac de Gratuidade, cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas em cursos de capacitação. As inscrições ocorrem entre os dias 6 e 9 de abril, exclusivamente pelo do site www.rn.senac.br/psg.

Ao todo, são oferecidas 32 opções de cursos, nas áreas de Saúde e Beleza, Turismo e Hospitalidade, Gestão e Negócios, Informática e Comunicação. Entre as capacitações para o mês de maio, estão: Técnico em Estética, Técnico em Podologia, Programador de Sistemas, Balconista de Farmácia, Marketing e Vendas, Operador de Caixa e Editor de Vídeo.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os processos seletivos para cursos inseridos no Programa são lançados mensalmente. Dessa forma, os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

Os interessados devem possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos federais, por pessoa. Além disso, deverão preencher os requisitos de escolaridade e idade exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

Os cursos disponíveis são: Administrador de Banco de Dados, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Desenvolvimento Socioambiental, Agente de Viagem, Almoxarife, Atendente de Nutrição, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Balconista de Farmácia, Chefia e Liderança, Costureiro (a), Depilador, Editor de Projeto Visual Gráfico, Editor de Vídeo, Gestão de Pessoas, Manicure e Pedicure, Marketing e Vendas, Massagista, Operador de Caixa, Operador de Computador, Organizador de Eventos, Programador de Sistemas, Promotor de Vendas, Qualidade em Prestação de Serviços, Recepcionista, Técnicas de Preparo de Lanches e Sanduiches, Técnicas de Vendas para Garçom, Técnico em Estética, Técnico em Podologia, Unhas Decoradas, Vendedor e Web Designer.

Em protesto, bancários retardam abertura de agências nesta terça-feira‏


O Sindicato dos Bancários irá coordenar uma manifestação contra a votação do Projeto de Lei 4330/04 que deverá ser votado nesta terça-feira, 07. A manifestação retardará a abertura das agências bancárias de Natal em uma hora (abrindo às 11h) com o intuito de pressionar os parlamentares a não aprovar este ataque à classe trabalhadora.
O PL 4330 de autoria do deputado Sandro Mabel será substituído pelo do deputado Arthur Maia de mesmo teor. Há onze anos em tramitação no Congresso o Projeto prevê a regulamentação da terceirização da atividade-fim. Isso também representa o fim da responsabilização de uma empresa que contrata uma terceirizada para o exercício de qualquer função.
A terceirização do trabalho precariza ainda mais as relações e expõe o trabalhador a riscos. Um trabalhador terceirizado trabalha em média três horas a mais por semana e recebe 27% menos que um funcionário contratado. Além disso, oito em cada dez acidentes de trabalho registrados pelo INSS ocorrem com os terceirizados.
A aprovação do projeto irá acabar com a organização dos trabalhadores em sindicatos por categoria e pode também significar o fim do concurso público.

Numero de notificações da dengue este ano cresce acima de 200% em 2015

O número de casos de dengue notificados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) até 4 de abril é 217,06% maior em relação ao mesmo período do ano passado. No total, 8.361 casos notificados, sendo 857 confirmados.

De acordo com a Sesap, os cinco municípios que mais registraram notificações foram Natal (2.094), Currais Novos (529), Parnamirim (457), Parelhas (431) e Mossoró (260). Quanto à incidência em dengue, 38 municípios apresentaram alta, 29 estão com média, 65 estão com baixa e 35 apresentaram incidência silenciosa.

A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara Alves, ressalta a importância dos municípios notificarem os casos suspeitos da doença, para colaborar com o planejamento das ações de combate ao agravo. Segundo ela, a principal arma contra a doença é a prevenção, responsabilidade de todos.

O Programa chama a atenção para os cuidados com relação a possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor do agravo, para enfrentar a epidemia. Dessa forma, a Sesap orienta para que a população intensifique as medidas de prevenção, entre elas: não acumular lixo em locais inapropriados e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados; não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas; colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.