segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Segunda mais votada em Natal, vereadora não consegue reeleição


Recordista de votos em Natal durante as eleições de 2012, a vereadora Amanda Gurgel (PSTU) não conseguiu se reeleger em 2016. Mesmo sendo a segunda candidata mais votada na capital potiguar em 2016, com 8.002 votos, a candidata não foi eleita, pois o partido não atingiu o mínimo de votos para atingir o quoeficiente eleitoral para eleger candidatos.
Em Natal, o PSTU optou por não formar coligações, entrando no processo eleitoral sozinho. O partido lançou 11 candidatos a vereador, que somados, obtiveram 10.074 votos - sem contar os votos de legenda. No entanto, o total de votos foi inferior a 12.584, equivalente ao quoeficiente eleitoral na capital.
Nesta segunda-feira (3), a assessoria de Amanda Gurgel emitiu uma nota na qual classifica como 'um verdadeiro absurdo e uma injustiça' a não reeleição da vereadora. Na nota, a vereadora ainda critica a legislação eleitora. "Essa barreira cria uma grande distorção, chegando a uma situação em que  vereadores com menos de dois mil votos terão uma cadeira na câmara", diz a nota.
Em 2012, Amanda Gurgel foi recordista de votos em Natal. Com 32.819 votos, a candidata pelo PSTU se tornou a vereadora mais votada da história de Natal. Na época, o partido de Amanda formou coligação com o PSOL. A votação expressiva da candidata ajudou a eleger outros dois vereadores: Sandro Pimentel (PSOL), que no pleito teve 1.398 votos, e Marcos do PSOL, que obteve 717. Pimentel conseguiu a reeleição em 2016, com 3.700 votos.
Ainda de acordo com a nota, Amanda cumprirá seu mandato como vereadora e participará dos debates envolvendo o orçamento anual e retornará para a sala de aula, uma vez que é professora concursada da rede estadual de ensino.

Filho de Nelter perde eleição em Jucurutu para ‘Liso’ e ‘Gari da Prefeitura’


Em eleição acirradíssima, o atual prefeito de Jucurutu, na região do Seridó, George Queiroz, filho do deputado Nelter Queiroz, perdeu a chance da reeleição para o candidato e motorista de ambulância, Valdir Medeiros e seu vice-prefeito, o gari da Prefeitura José Pedro.
Encerrada as apurações, o resultado ficou assim: Valdir Medeiros (PROS) – 50,93%
George Queiroz (PMDB) – 49,07%

Quadrilha explode caixa eletrônico no prédio da Procuradoria-Geral em Natal


Criminosos explodiram um caixa eletrônico no prédio da procuradoria-geral do estado na madrugada desta segunda-feira (3). De acordo com testemunhas, a quadrilha era formada por quatro homens fortemente armados. O prédio da procuradoria fica na Avenida Afonso Pena, em Tirol, na Zona Leste de Natal.
De acordo com uma testemunha que preferiu não se identificar, os bandidos chegaram ao local em um carro branco, modelo sedan. Os homens deram ré no carro para derrubar o portão e arrombaram a porta do prédio para chegar até o caixa.
Segundo o segurança que estava de serviço no local, foram três explosões em um espaço de cinco minutos. Apesar das explosões, os homens não conseguiram levar o dinheiro do caixa eletrônico.

Lula e Dilma: uma espécie de tiro no pé na maioria dos candidatos petistas


Os resultados da eleição municipal dão razão aos candidatos do PT que esconderam a marca do partido, suas cores e os rostos dos ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff. Marcados pela corrupção, com a Operação Lava Jato, e pela crise econômica, tanto Lula quanto Dilma não alavancaram candidaturas de petistas no país. Ao contrário: políticos que os tiveram em seus palanques não só não melhoraram seu desempenho, como terminaram derrotados.
Dilma foi um caso clássico. Recém-afastada do poder pelo impeachment, a ex-presidente fez campanha por apenas três candidatos: Raul Pont (PT), em Porto Alegre; Jandira Feghali (PCdoB), no Rio de Janeiro; e Alice Portugal (PCdoB), em Salvador. Com 16% dos votos válidos, Pont terminou em terceiro lugar e ficou de fora do segundo turno. Mas o pior ficou para as comunistas aliadas de Dilma. Alice teve apenas 14% e perdeu para ACM Neto, do DEM, reeleito com 74% dos votos. No Rio, em um comício em 22 de setembro, Dilma disse: “Eleger Jandira prefeita aqui no Rio é um ‘volta, Dilma’”. Jandira, que começou a campanha com 8% das intenções de voto, terminou com apenas 3%, em sétimo lugar.

O ex-presidente Lula não deu sorte também. Tornado réu por corrupção e lavagem de dinheiro como beneficiário do petrolão, Lula usou os palanques mais para se defender do que para ajudar os poucos candidatos que visitou. Seu único caso de potencial sucesso é Recife, onde fez campanha e o candidato petista João Paulo passou raspando para o segundo turno. Lula esteve no Ceará, mas não deu sorte. Em Fortaleza, no Ceará, Lula participou da campanha da deputada petista Luizianne Lins. De 17% das intenções de voto e do segundo lugar que ostentava no levantamento Datafolha, terminou em terceiro, com 15%, a metade do índice do segundo colocado. Em São Paulo, o prefeito, Fernando Haddad, criação de Lula, ficou em segundo, com apenas 16%, menos de um terço do alcançado pelo vencedor.
Por outro lado, os candidatos petistas que esconderam Dilma e Lula se deram bem. O ex-ministro Edinho Silva foi um deles. Edinho goza da confiança de Lula e foi ministro de Dilma e tesoureiro de sua campanha em 2014 – e, por causa dos pedidos de dinheiro a empreiteiras na ocasião, tem a espada da Lava Jato sobre sua cabeça. Mesmo assim, ele escondeu as cores e o símbolo do PT em sua propaganda; nem mencionou Lula e Dilma. Terminou eleito, até com certa tranquilidade.

Socorro dos Anjos é a primeira prefeita reeleita da história de Serra Caiada


Ao lado dos vereadores eleitos, amigos, familiares e eleitores, a primeira prefeita reeleita da história de Serra Caiada, Socorro dos Anjos, festejou sua brilhante vitória após uma apuração que registrou uma das votações mais expressivas do Rio Grande do Norte.

Avaliada por mais de 80% da população e com vários índices positivos de gestão, Socorro dos Anjos alcançou os 3.818, sendo isso 62,51% dos votos válidos em Serra Caiada. A maioria também foi a maior da história alcançando 1528 votos.

Socorro desceu em passeata do Bairro da Saudade até o largo do Mercado Público, no centro da cidade, e festejou com seus eleitores os recordes de votação e a força da sua coligação ao fazer uma das vitórias mais consolidadas da região Trairi. Agradecendo a Deus, aos amigos e correligionários, Socorro expressou gratidão em continuar no comando do executivo municipal por mais quatro anos.

Dra. Fernanda se torna primeira mulher reeleita em Santa Cruz com uma vitória histórica


Dra. Fernanda (PMDB) se tornou, neste domingo (2), a primeira mulher reeleita na história de Santa Cruz, com 66,29% dos votos válidos, maioria histórica na cidade, com 6.406 votos a mais que a outra candidata, Gilcelly Adriano, que obteve 33,71% dos votos válidos. Para a peemedebista, o momento é de felicidade e agradecimento. “Estou muito feliz e emocionada com todo o carinho que recebi ao longo de nossa campanha. As pessoas nos deram a oportunidade de continuar com o trabalho e teremos a responsabilidade de honrar cada voto recebido”, disse.

            Após a apuração dos votos, dra. Fernanda, o vice-prefeito Ivanildinho (PSB), o deputado estadual Tomba Farias (PSB) e os vereadores eleitos da Coligação “Trabalho pra Valer”, saíram em passeata pelas ruas da cidade.

            Além de dra. Fernanda e Ivanildinho, a coligação elegeu os vereadores Aninha de Cleide (PDT), Raimundo Fernandes (PSB), Gean Paraibano (PMDB), Tarcísio (PSB), Dr. Thiago (PMDB), Monik Melo (PTN) e Mário Farias (PMDB) para o mandato de quatro anos na Câmara Municipal de Santa Cruz.