quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Parceria com a Prefeitura possibilitará que alunos de cursos da UFRN utilizem instalações do Centro de Treinamento


A parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e a Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA), campus de Santa Cruz da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), se fortalece cada vez mais. Um bom exemplo foi a recente oficialização da doação do prédio da Escola Miguel Lula, realizado pelo Poder Público Municipal para o projeto de expansão da instituição federal.

Nesta terça-feira (21), fruto dessa parceria, uma reunião entre o Secretário de Esportes de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, com representantes da FACISA, definiu que o Centro de Treinamento José Rodrigues da Rocha (CT) será utilizado também como local de estágio de alunos dos cursos de fisioterapia, nutrição e enfermagem oferecidos pela UFRN na capital do Trairi.

Jackson Jaedyson explicou que a parceria consiste no uso das instalações do CT para as atividades dos alunos que estão em fase de conclusão de seus cursos e que, entre elas, estão os atendimentos em saúde que são oferecidos para população. “Toda terça e quinta, pela manhã, professores e alunos estarão realizando esses atendimentos. É uma parceria que beneficia também a população, afinal, pessoas hipertensas, obesas e diabéticas estarão sendo assistidas”, afirmou.

Reformado e ampliado durante o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, o Centro de Treinamento dispõe, além de amplo espaço e estrutura moderna, de uma academia com equipamentos de ponta.

Fundação Banco do Brasil anuncia mais investimento em cisternas no RN


Em tempos de grave seca no Nordeste e no norte de Minas Gerais, a Fundação Banco do Brasil anuncia novo investimento social para garantir o acesso à água potável no Semiárido brasileiro. Serão destinados RS 17,3 milhões para a implantação de 3.588 cisternas para captação e armazenamento de água em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A iniciativa, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), beneficiará 14,3 mil pessoas da área rural. No Rio Grande do Norte serão 533 cisternas, atendendo cerca de 2 mil pessoas.
Nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, será celebrado o convênio com a Articulação do Semiárido (ASA), rede formada por mais de três mil organizações da sociedade civil, que ficará responsável pela identificação e mobilização dos beneficiados, assim como a construção dos reservatórios e a assessoria técnica. O evento será realizado às 14h, no Edifício banco do Brasil, 14º andar.
As cisternas serão divididas em dois tipos: 3.198 voltados para o consumo básico, conhecido como “Cisterna – Água de Beber”, que serão reaplicadas em Alagoas, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte; e 390 relacionadas à produção de alimentos e criação de pequenos animais, a “Cisterna – Água de Produção”, destinadas à Bahia, Pernambuco e Sergipe. Durante o projeto, haverá capacitação de pedreiros da própria comunidade e das famílias, a fim de obterem maior aproveitamento da água potável.

Vítimas de matança em Ceará-Mirim morreram todas com tiros na cabeça


As 14 pessoas vítimas da matança repentina que vem ocorrendo em Ceará-Mirim, município da Grande Natal, morreram de forma semelhante: todas foram baleadas na cabeça. A constatação é da Diretoria de Criminalística do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

Os 14 homicídios aconteceram entre a noite da segunda-feira (20) e madrugada desta quarta (22). E, coincidência ou não, ocorreram todos após o assassinato de um sargento da Polícia Militar. Jackson Sidney Botelho Matos, de 42 anos, trabalhava no 11º Batalhão. Ele foi baleado pelas costas em uma lanchonete da cidade.
"Alguns corpos têm marcas de tiros nas mãos e braços, numa reação típica de defesa. Mas todos eles, sem exceção, têm perfurações de tiros na cabeça. São todos crimes com característica de execução", disse a perita Lydice Guerra, diretora da Criminalística. 

Reunião com representantes de blocos define sequência de desfile no primeiro dia de carnaval em Santa Cruz


A programação carnavalesca preparada pela Prefeitura de Santa Cruz terá no primeiro dia de festa, no sábado (25), o tradicional desfile dos blocos. Uma reunião, coordenada pela equipe de eventos do município, na noite desta segunda-feira (20), definiu a sequência do desfile pelo “corredor da folia”, na Praça Cel. Ezequiel.  

O encontro aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra e serviu também para confirmar o local de concentração dos blocos, que esse ano será na Rua Manoel Cícero de Lima (Rua da Caixa Econômica). Na ocasião, representantes da Policia Militar também apresentaram a estratégia montada para garantir que a festa acontece com toda a segurança possível.

Confira a sequência do desfile dos blocos:
  1. Zero Discriminação
  2. Os Dominados
  3. Extravasa Folia
  4. Os Sem Freskuras
  5. As Kengas
  6. Unidos do Samba
  7. Os Largados
  8. Kavernas
  9. Bloco do Préa
  10. Viciados na Cachaça

Senado aprova nome de Alexandre de Moraes para o STF


Por 55 votos a 13, o plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira, 22, a indicação do nome do advogado Alexandre de Moraes para a cadeira que foi de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal (STF). A votação foi secreta e não teve nenhuma abstenção.
Ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do governo Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, Moraes era filiado ao PSDB até ser indicado por Temer para o cargo no STF.
Na noite de terça-feira, 21, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) havia aprovado a indicação de Moraes para a Corte máxima. O advogado foi questionado por 32 senadores por quase 12 horas. Moraes recebeu 19 votos favoráveis e 7 contrários no colegiado. A votação foi secreta.
Moraes deixou o Ministério da Justiça depois que Temer o escolheu para a vaga que se abriu na Corte máxima com a morte de Teori, vítima de acidente aéreo no dia 19 de janeiro na cidade de Paraty (RJ).
O novo ministro do STF havia se licenciado do Ministério da Justiça para aguardar a decisão do Senado. A oposição critica o fato de o preferido de Temer ter sido filiado ao PSDB – vínculo partidário que ele mantinha até ser indicado.

Polícia encontra 57 kg de maconha em assentamento no interior do RN


Na tarde desta quarta-feira (22), policiais rodoviários e civis apreenderam 57 kg de maconha na comunidade de Palheiros, em Assu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O homem flagrado com a droga foi preso. Já existiam mandados de prisão em aberto contra ele por tráfico de drogas e receptação.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, já se suspeitava que ali houvesse um ponto de venda de drogas. Em uma casa de um assentamento, foram encontrados 60 tabletes de maconha prensada, escondida em um quarto, e também um revólver calibre 38, uma espingarda e um carro roubado em Praia Grande, no estado de São Paulo.

Prefeitura de Santa Cruz promove carnaval com desfile de blocos e festa na Vila de Todos


A Prefeitura irá promover dois dias de festa durante o carnaval em Santa Cruz. Além do desfile dos blocos carnavalescos no primeiro dia de folia (sábado, 25 de fevereiro), na Praça Cel. Ezequiel, haverá festa também na Vila de Todos. A festa esse ano tem o tema: “Com paz e alegria, caia na folia”.

No sábado (25), a partir das 23h, se apresentam “Max, Neide e Banda Estrelar” e “Gerliane Souza”. No último dia de carnaval, terça-feira (28), também a partir das 23h, “Batuka Moleque” e “Kamarguinho Mulekeiros”. Todos os shows acontecem no palco da Vila de Todos.

O carnaval de Santa Cruz contará com a participação dos blocos: “Os Cavernas”, “Os Largados”, “Os Viciados na Cachaça”, “Os Dominados”, “Extravasa Folia”, “As Kengas”, “Bloco do Preá”, “Zero Discriminação”, “Os Sem Frescura” e “Unidos do Samba”.

Prazo acaba e muro para separar facções em Alcaçuz não fica pronto


Acaba nesta quarta-feira (22) o prazo estabelecido pelo governo do Rio Grande do Norte para a construção de um muro de concreto separando as facções criminosas que disputam poder dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado.


Complexo eólico é promessa de 1.200 empregos para a região Central potiguar


Além de ampliar a disponibilidade de energia elétrica do Brasil, com a inclusão de 720 MW de capacidade instalada, o Complexo Eólico Santo Agostinho, que em breve será implantado nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, na região Central do Rio Grande do Norte, também é promessa de emprego.
Quando pronto, o complexo será composto de 24 centrais eólicas, com 360 aerogeradores ao todo. As estruturas necessárias ao empreendimento estão em imóveis que totalizam 12.199,50 hectares. A expectativa é de que o empreendimento gere mais de 1.200 empregos diretos.

Agora é todo dia: Quadrilha explode cofre de banco, faz reféns e metralha delegacia no RN


Pelo menos 15 homens, todos vestidos com roupas pretas e encapuzados, causaram terror em Santana do Matos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, na madrugada desta quarta-feira (22). De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha fez dois vigias de reféns e explodiu o cofre da agência do Banco do Brasil da cidade. O bando estava dividido em dois e enquanto uma parte estava na agência, a outra atirava no prédio e em carros da PM.

Segundo a PM, toda a ação durou quase uma hora. Começou por volta das 3h, quando os criminosos chegaram à cidade e se dividiram. Uma parte do grupo cercou a delegacia da cidade e atirou para manter os militares acuados. Eles atiraram contra o prédio e um carro da corporação. Ninguém ficou ferido. A outra parte usou dois vigias de rua como reféns e entrou pela porta da frente da agência. O alvo foi o cofre da unidade, que foi explodido.


Na fuga, grampos de ferro  foram espalhados pelas estradas que dão acesso à cidade. Pontiagudos, os grampos são usados para furar os pneus dos carros. Assim, a polícia também teve dificuldade de partir em busca dos bandidos, que conseguiram ir embora. Os criminosos também atearam fogo em um carro para bloquear uma das entradas da cidade.