quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Posse da 1º suplente Aparecida de Nelson não será amanhã

Alguns blogs noticiaram que a posse da suplente de vereadora Aparecida de Nelson seria amanhã (21), mas a informação que chegou até o nosso blog foi a de que a posse acontecerá na próxima terça (26), vamos aguardar...

Policiais armados e supostamente contratados por presidente da Câmara teriam "intimidado" vereador Monik Melo

O clima nos bastidores da Câmara Municipal de Santa Cruz é preocupante. O Blog do Marcos Dantas conversou na manhã desta quarta-feira (20) com o vereador Monik Melo (PMN), que garante não ter assinado nenhuma carta de renúncia de seu mandato, mas foi afastado pela Mesa Diretora, que por sinal já convocou sua suplente Aparecida de Nelson (PPS) para ser empossada nesta quinta-feira (21). Monik relatou ter vivido momentos de constrangimento na sessão desta terça, na Câmara Municipal. De acordo com ele, o presidente do Legislativo, Samuel Palhares (PSD) contratou dois policiais militares em dia de folga, para lhe dar segurança, e aos quatro vereadores que integram o grupo de oposição.

Me abordaram quando eu ia chegando na sessão, disseram que eu não fizesse nada pois estavam ali para dar segurança ao presidente. Fui proibido de exercer a minha função de primeiro secretário da Mesa, não pude assinar a ata, não permitiram que eu falasse, fizeram uma sessão relâmpago, de oito minutos, como nunca aconteceu em Santa Cruz. é um grupo mal intencionado que vem prejudicando os trabalhos na Casa”, denunciou Monik.

Com relação aos policiais que faziam a segurança da Mesa Diretora, Monik confirmou que eles estavam armados, e permaneceram durante toda a reunião ao lado da mesa onde estava o presidente e os demais membros da mesa. “O objetivo era me intimidar, e se eu abrisse a boca, certamente eles agiriam contra mim. Nunca passei por tamanho constrangimento na minha vida. Nem cadeira para eu sentar tive direito. Permaneci o tempo todo de pé”, disse Monik. Ao final da sessão, segundo relatos de Monik, os quatro integrantes da mesa diretora, Samuel Palhares, Josemar Bezerra, Pedro Dério e Júnior dos Bodes deixaram a Câmara pela porta dos fundos, escoltado pelos dois “seguranças”.







Via: Marcos Dantas

Santa Cruz vive momentos históricos na política

Santa Cruz vive momentos históricos nos últimos meses e dias na política, primeiro formou-se o grupo de oposição intitulado de G5, onde houve fortes embates com os vereadores que formam a bancada da situação; depois veio o racha do grupo G5, com a saída do vereador Monik Melo; veio ainda a carta de renúncia do vereador Monik Melo; amanhã será a posse da suplente de vereadora Aparecida de Nelson... E muitas águas vão rolar até chegarem a um resultado final, onde saberemos quem de fato irá permanecer, se é Aparacida ou Monik Melo.









Foto: Rodolfo Rodrigues

Sorteio no dia 6 de dezembro definirá grupos para Copa; confira potes


Com a classificação da França ontem (19), após vitória por 3 a 0 sobre a Ucrânia, ficou praticamente certa a participação de todos os campeões do mundo na Copa de 2014, no Brasil. Praticamente porque o Uruguai, que goleou a Jordânia por 5 a 0, ainda fará o jogo de volta em Montevidéu e, a menos que ocorra uma catástrofe, os sul-americanos estarão em mais um mundial. Após a definição dos cabeças-de-chave através do ranking mensal da Fifa e os recém-classificados, os potes para o sorteio estão quase definidos.

Pelo que está projetado, há cenários em que o Brasil pode estar em grupo acompanhado somente por equipes de segunda linha. A Seleção poderá ter a companhia de Honduras, Argélia e Bósnia na primeira fase, por exemplo. Porém, em um cenário mais pessimista, o Brasil poderá ter que medir forças com México, França e Itália.

Para os torcedores que assistirão jogos em Natal, há a possibilidade de que grandes jogos ocorram na Arena das Dunas. Pelo que foi proposto pela Fifa e posicionamento nos potes, os natalenses poderão ter confrontos como Argentina e Inglaterra, Alemanha e Portugal, Espanha e Itália, França e Holanda, entre outros. 


Participantes da Copa do Mundo estão praticamente definidos
O sorteio para os grupos da Copa do Mundo de 2014 ocorrerá no dia 6 de dezembro, na Bahia. Confira os classificados para o Mundial e as seleções que deverão ficar em cada pote.

Pote 1: Brasil, Espanha, Argentina, Alemanha, Suíça, Bélgica, Colômbia e Uruguai* 
Pote 2: EUA, Costa Rica, Honduras, México, Irã, Coreia do Sul, Japão e Austrália
Pote 3: Gana, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Camarões, Chile**, Equador** e França***
Pote 4: Holanda, Itália, Inglaterra, Rússia, Bósnia, Portugal, Grécia e Croácia

*Uruguai decide hoje classificação para a Copa;
**Chile e Equador não podem cair no grupo de um país da América do Sul do Pote 1
***França não pode cair no grupo de um país da Europa do Pote 1

Mais de 300 anos após a morte de Zumbi, negro ainda sofre com discriminação

Comemorado hoje (20), data da morte de Zumbi dos Palmares, o Dia da Consciência Negra deve servir para que os brasileiros reflitam sobre a desigualdade, a intolerância e o preconceito ainda existentes na sociedade. É o que revela nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ao mostrar, por exemplo, que, em Alagoas, os homicídios reduziram a expectativa de vida de homens negros em quatro anos.

A nota Vidas Perdidas e Racismo no Brasil aponta que, além de Alagoas, estados como o Espírito Santo e a Paraíba concentram o maior número de negros vítimas de homicídio. “Enquanto a simples contagem da taxa de mortos por ações violentas não leva em conta o momento em que se deu a vitimização, a perda de expectativa de vida é tanto maior quanto mais jovem for a vítima”, revela o estudo.

Os autores Daniel Cerqueira e Rodrigo Leandro de Moura, ambos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), analisaram até que ponto as diferenças nos índices de mortes violentas de negros e não negros estão relacionadas com questões como as diferenças econômicas, ao racismo e de ordem demográfica. “O componente de racismo não pode ser rejeitado para explicar o diferencial de vitimização por homicídios entre homens negros e não negros no país”, concluíram os pesquisadores da FGV.

Considerando o universo dos indivíduos vítimas de morte violenta no país entre 1996 e 2010, o estudo mostra que, para além das características socioeconômicas – escolaridade, gênero, idade e estado civil –, a cor da pele da vítima, quando preta ou parda, aumenta a probabilidade do mesmo ter sofrido homicídio em cerca de oito pontos percentuais.

“O negro é duplamente discriminado no Brasil, por sua situação socioeconômica e por sua cor de pele”, dizem os técnicos. No estudo, eles concluem que essas discriminações combinadas podem explicar a maior prevalência de homicídios de negros quando comparada aos índices do restante da população.

Coincidentemente, Alagoas, líder de mortes violentas, especialmente o homicídio, contra negros e pardos também simboliza a luta dos africanos escravizados trazidos da África, no século 19, para trabalhar nos canais. A personificação desta luta que, pelos índices apresentados no estudo do Ipea, ainda perdura é Zumbi dos Palmares. Alagoano de nascença e natural de União dos Palmares, Zumbi – duende na língua do povo Banto, de Angola – liderou o maior quilombo do país.

Aos 7 anos, em 1670, ele foi capturado por soldados e entregue ao padre Antônio Melo, responsável por sua formação. Com o passar do tempo, Zumbi, batizado na igreja Católica com o nome de Francisco, fugiu para o Quilombo dos Palmares onde impressiona os demais escravos fugidos de fazendas de engenho pela sua habilidade em lutas. Aos 20 anos, ele já tinha se tornado o maior estrategista militar e guerreiro, responsável pela derrota imposta pelos quilombolas na luta contra soldados fiéis ao império português.






Com informações da Agência Brasil.

Inscrições abertas para o programa 'Atleta do Futuro' em Natal

As inscrições para o programa 'Atleta do Futuro' foram abertas nesta terça-feira (19) em Natal. A ação de incentivo à atividade física é para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos. Os interessados podem se inscrever no Ginásio Nélio Dias levando declaração de matrícula de qualquer rede de ensino e uma autorização dos pais.

Segundo a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo da Fifa (Sejel/Secopa), diferente das escolas esportivas, o 'Atleta do Futuro' dá a oportunidade aos jovens natalenses de experimentarem várias práticas esportivas.

Após vivenciar diversas modalidades, o atleta mirim será direcionado para a atividade que demonstrar maior desempenho. A ideia geral é de fazer com que a criança opte pelo seu esporte favorito de acordo com suas habilidades.

O programa é dividido em fases. A Multiesportiva atende a crianças de 7 a 8 anos. É nessa faixa etária que as atividades serão praticadas de maneira lúdica, ou seja, o exercício será realizado como forma de ampliar as brincadeiras e oferecer aprendizados. Na segunda fase, a Pré-esportiva, jovens de 9 a 10 anos aprendem, a cada mês, uma modalidade diferente de esporte. Nas fases Esporte 1(11 a 13 anos); Esporte 2 (14 a 15 anos) e Esporte 3 (16 a 17 anos), os alunos podem escolher vôlei ou futsal para dedicação exclusiva.

Nesse primeiro momento do programa, os pólos onde acontecerão as atividades são: o Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal e a quadra do Midway, em Lagoa Seca. A expectativa da Sejel/SeCopa é que a primeira etapa do Atleta do Futuro conte com 300 alunos inscritos.

Prefeitura de Santa Cruz realiza abertura oficial da Semana do Bebê

A Prefeitura de Santa Cruz realizou na noite desta segunda-feira (18), em solenidade que aconteceu no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a abertura oficial da Semana do Bebê, que tem como tema: "Todos Juntos pela Primeira Infância."

O evento contou com uma apresentação cultural do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e com a presença da prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, dos vereadores Raimundo Fernandes, Tarcisio Reinaldo, Monik Melo, Ana Fabrícia (Aninha) e Gilcelly Adriano, além de conselheiros tutelares, secretários e colaboradores da administração municipal. Os presentes tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra que foi ministrada pela médica pediatra, Dra. Elza Seabra, com o tema: Valorização da Primeira Infância.

A Semana do Bebê é realizada com ações coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e por uma equipe intersetorial que conta com profissionais das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação. A programação consta de atividades culturais e de lazer, palestras, debates e oficinas. O intuito das ações é levantar e discutir temas como a saúde e o bem estar da gestante, a prevenção da violência, a importância da amamentação e a redução da mortalidade infantil.

Para a Prefeita Fernanda Costa, essa é uma oportunidade para se discutir de forma mais organizada as ações voltadas para as crianças. “Já existem ações efetivamente acontecendo no município mas nós precisamos divulgar, discutir e aprofundar essas ações para que a gente possa ter um envolvimento também  da sociedade, já que essa é uma responsabilidade não só do Poder Público Municipal, Estadual e Federal mas também de cada um de nós, como cidadãos”, disse Fernanda.












 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Monik Melo faz desabafo em sua página do facebook

O vereador Monik Melo, fala como foi difícil os momentos que passou na Câmara Municipal de Santa Cruz na noite de hoje.




" Fui impedido de exercer o meu mandato, de assume minha função de 1º Secretário, de me pronunciar, de assinar a ATA e ainda contrataram 2 seguranças para ameaçar a minha integridade Parlamentar ".