quarta-feira, 19 de março de 2014

Polícia localiza adolescente de 13 anos que estava desaparecida há dois dias

Policiais da Delegacia de Capturas (Decap) encontraram, na tarde desta quarta-feira (19), a adolescente de 13 anos que estava desaparecida desde a manhã da última segunda-feira (17). Dayane Iana Nóbrega Dantas saiu de casa para ir para a escola no bairro Nova Descoberta e não voltou.
A mãe da garota, Dayse Nóbrega, procurou a polícia no dia seguinte para fazer um boletim de ocorrência. O delegado Herlânio Cruz, que responde interinamente pela Decap, iniciou uma investigação ouvindo amigos, familiares e o namorado da jovem. No início da tarde desta quarta, a adolescente ligou para o rapaz.
“Ela ligou para o namorado marcando um encontro em um shopping, os nossos policiais seguiram o jovem e flagrou o encontro”, disse.
A adolescente foi apreendida como averiguada e conduzida à delegacia acompanhada da mãe. Ainda de acordo com o delegado, a garota apenas disse que estava na casa de uma amiga e, em seguida, não quis responder mais nada, alegando que estava bastante nervosa.
Herlânio disse ainda que a adolescente não deveria ter sumido sem dar notícias para os familiares, tendo em vista que um aparato policial foi mobilizado para o caso. A garota será ouvida nesta quinta-feira para explicar o que realmente aconteceu. A mãe da garota, Dayse Nóbrega. Ela disse que se sente aliviada e elogiou a polícia pelo trabalho.

Professores da rede estadual aprovam votação pelo fim da greve

Após 50 dias de paralisação, os professores da rede estadual de Educação decidiram hoje (19), em assembleia realizada na Escola Estadual Winston Churchil, votar pelo indicativo de fim da greve.

De acordo com José Teixeira, coordenador do Sinte/RN, a categoria só não decidiu pelo fim do movimento agora, porque os profissionais que tiveram os pontos cortados ainda não foram restituídos, como decidido pela Justiça. “O prazo de cinco dias que a Justiça deu acabou ontem (18), mas o dinheiro não entrou na conta dos servidores”, coloca.

Como Governo protocolou o projeto de Lei que modifica o plano de carreira do magistério, atendendo à principal exigência dos grevistas, os professores devem voltar à sala de aula a partir da próxima segunda-feira (24), se os salários forem pagos.

Uma nova assembleia foi marcada para a próxima sexta-feira (21), às 8h30 na mesma escola.

Casal é morto com vários tiros no conjunto Vale Dourado


Um casal foi morto a tiros no início da tarde desta quarta-feira no conjunto Vale Dourado, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, zona norte de Natal. O crime aconteceu por volta das 14h, na avenida das Fronteiras, quando as vítimas estavam em uma moto.

De acordo com a polícia, o casal foi identificado como Carlos André de Lima, 31 anos, e Alessandra Lima, 30 anos. Testemunhas afirmaram que os autores dos disparos estavam em um veículo do tipo Fiesta Sedan de cor preta, com placas DRD-4113. No local, foram encontradas nove cápsulas de pistola .40 deflagradas.


A suspeita é que o crime tenha sido motivado por vingança, já que as vítimas tinham passagem pela polícia por porte ilegal de arma e furto, mas já estavam soltos há cinco anos.

Peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) e da Força Nacional estão no local para a remoção dos corpos.

IPVA começa a ser cobrado nesta sexta-feira no RN

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa a ser cobrado nesta sexta-feira (21) no Rio Grande do Norte. Os boletos serão enviados inicialmente para os automóveis e motocicletas com placas de finais 1 e 2. O proprietário tem a opção de pagar o tributo em cota única, obtendo um desconto de 5%, ou dividir o valor total em três parcelas fixas, sendo a primeira quitada neste mês e as demais nos meses de abril e maio.

No mesmo período do vencimento do IPVA é arrecadada a taxa do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), que segue o mesmo calendário de cobrança da cota única do IPVA, de acordo com o final da placa do veículo. Porém, o benefício de parcelamento do valor do seguro só é autorizado aos proprietários de motocicletas, ônibus, microônibus e vans.


A responsabilidade do recolhimento e aplicação do IPVA é da Secretaria Estadual de Tributação (SET), que repassa 50% do que é arrecadado para os municípios onde o veículo tem domicilio especificado em seu licenciamento. A alíquota responsável pela fixação do valor do tributo varia de 1 a 2,5%, dependendo do transporte automotor.

No RN os proprietários de aproximadamente 190 mil veículos (pouco mais de 19% do total) devem efetivar o pagamento do imposto nesta semana, que pode ser quitado em qualquer agência bancária até seu vencimento.

Depois do prazo estabelecido no carnê, a liquidação somente poderá ser realizada no Banco do Brasil ou correspondente bancário autorizado. Os boletos e o calendário anual de pagamento para as demais placas também podem ser acessados no endereço eletrônico www.detran.rn.gov.br.

Somente após a comprovação da quitação da taxa de licenciamento, DPVAT e IPVA é que o proprietário recebe o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), que é enviado ao endereço do contribuinte. O CRLV referente ao ano de 2013 dos automóveis com placas final 1 e 2 tem validade até o final do mês de setembro deste ano.

Senac disponibiliza 160 vagas em cursos técnicos no RN pelo Sisutec

O Senac do Rio Grande do Norte disponibilizou 160 vagas para cursos técnicos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). AS inscrições podem ser realizadas gratuitamente pelo site até sexta-feira (21). As oportunidades são para Natal, Mossoró e Caicó destinadas a pessoas que participaram do Enem, em 2013.
Entre as formações disponíveis estão: técnico em logística (60 vagas), técnico em enfermagem (55), técnico em podologia (20), técnico em segurança do trabalho (25). Os resultados da primeira chamada serão divulgados na própria página do Sisutec, no dia 25 de março, e as matrículas serão no período de 26 a 28 de março. A segunda chamada, que ocorrerá caso turmas não sejam formadas, será no dia 1º de abril.
De acordo com o diretor regional do Senac, Helder Cavalcanti, “os cursos técnicos têm ganhado cada vez mais destaque, por permitirem que o estudante esteja capacitado para o mercado de trabalho em um tempo relativamente curto”.
No momento da inscrição, o candidato pode selecionar até duas opções de capacitação, por ordem de preferência. Aqueles com as melhores notas no Enem são selecionados. É preciso ter obtido avaliação superior a zero, na redação.

Ibama apreende 10 mil arribaçãs em operação na região Seridó do RN

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 10 mil aves arribaçãs abatidas nesta quarta-feira (19) em uma vila no município de Jardim de Piranhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte. No mesmo local foram apreendidas outras 1.600 aves nesta terça-feira (18).

Batizada de 'Migratórios', a operação visa combater a caça de aves na região Seridó do estado. As arribaçãs foram encontradas mortas e congeladas em freezers. "A vila ficava na margem do Rio Piranhas. Temos a informação que o comércio destas aves no local abastece 90% do comércio de Natal e Caicó", explica Jaime Pereira, chefe do Ibama em Mossoró, na região Oeste do estado.

O coordenador da operação 'Migratórios' acrescenta que os dois proprietários dos comércios onde aconteceram as apreensões fugiram do local.

Em Natal, moradores recebem água de esgoto pelas torneiras


Os moradores do bairro Bom Pastor, na zona Oeste de Natal, foram surpreendidos com água de esgoto nas torneiras das casas. O fato aconteceu na semana passada após várias interrupções no abastecimento. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(Caern), o problema foi causado porque a rede estava seca e pode ter sugado sujeito que estava próxima à tubulação.
“Houve um vazamento e quando a rede seca ela provoca um vácuo e suga o material que está próximo. Então, certamente, no terreno tinha alguma sujeira que foi sugada pra dentro da tubulação”, disse o chefe da unidade de manutenção da Caern, Jaques Pinheiro.
A funcionária pública Marisa Lima Oliveira disse que a falta d'água no bairro chega a durar dois meses. “A caixa faz mais de dois meses que tá seca. O menino que vem com aqueles carros pipa e enche”, disse.
A estudante Naiana Matias contou que os moradores se surpreenderam com a chegada da água nas torneiras, mas a alegria durou pouco. “A gente estava sentada lá fora e de repente a vizinha veio e disse 'tá chegando água'. A gente correu todo mundo pra ver porque pra gente é novidade ter água nas torneiras. Quando a gente abriu saiu aquela água com cheiro de fossa, insuportável”, disse.
A constatação de distribuição de esgoto pela rede de água levou a mais um corte no fornecimento.

Servidores da Saúde estadual iniciam paralisação por tempo indeterminado


Os servidores estaduais da saúde do Rio Grande do Norte iniciaram na manhã desta quarta-feira (19) uma greve por tempo indeterminado. Os grevistas se reuniram em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e saíram em caminhada até o Centro Administrativo do Governo do Estado, terminando em frente a Governadoria. No protesto de hoje, participaram servidores dos hospitais de Natal e região metropolitana, bem como vieram caravanas de funcionários dos hospitais de Mossoró, Santa Cruz e Currais Novos. Com a greve, a partir de hoje, as unidades hospitalares estarão funcionando com escala de greve. No Centro de Reabilitação Infantil, por exemplo, apenas o atendimento médico está sendo realizado, pois houve uma adesão total dos servidores.
A coordenadora geral do Sindicato dos Servidores Estaduais de Saúde do RN (Sindsaúde-RN), Simone Dutra, explicou que a greve é uma resposta dos servidores ante a quebra do acordo da greve de 2013 e da piora das condições de trabalho, ocasionando o aumento da sobrecarga de trabalho nos hospitais. “Há quatro meses estamos esperando o envio do Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa, com a tabela do nosso plano de cargos, sem respostas”, afirma Simone Dutra, coordenadora geral do Sindsaúde-RN. O Projeto de Lei que corrige as distorções na tabela do Plano de Cargos está no gabinete da governadora Rosalba Ciarlini, para ser enviado aos deputados estaduais.
“Esta greve ainda tem a ver com o ano passado. Fizemos uma greve de 34 dias, onde houve o compromisso, endossado pela governadora e assinado pelo secretário, que seria pela correção dos interníveis, pois verificamos que vários servidores estavam tendo perdas salariais. Houve esse compromisso, mas até hoje, o projeto não foi enviado, e pelas negociações, a categoria classe A, como os ASGs, já deveriam receber no mês de março a mudança salarial, mas a folha de pagamento já fechou e a Secretaria sequer já enviou. Só acabaremos essa greve quando o projeto for enviado a Assembleia Legislativa”, destacou Rosália Figueiredo, coordenadora do Sindsaúde-RN.

Santa Cruz esteve representado em evento sobre Atenção Básica em Brasília


Entre os dias 12 e 15 de março foi realizada, em Brasília-DF, IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família. O município de Santa Cruz esteve representado no evento pela Coordenadora de Atenção Básica da secretaria municipal de Saúde, Mayhara Myrna e pelo Conselheiro Municipal de Saúde, o Agente Comunitário João Paulo.

O evento promoveu uma troca de experiências de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica dos milhares municípios brasileiros. Os temas foram abordados por meio de oficinas, conversas e mesas de debates.

A mostra foi idealizada partindo do princípio que todos os trabalhadores tem muito a ensinar e a aprender com as experiências um dos outros. A troca de ideias e experiências positivas desenvolvidas nos municípios do país permite reflexões objetivando as melhorias necessárias na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este ano estima-se que cerca de 10 mil pessoas tenham participado da IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

José Dias cospe no prato que comeu por muitos anos

 "Nos últimos 40 anos o RN elegeu os Alves ou Maias e o resultado foi esse descalabro"

Nas últimas quatro décadas, o Rio Grande do Norte elegeu governantes oriundos da família Alves, família Maia, ou apoiados pelas duas famílias, como a atual governadora, Rosalba Ciarlini (DEM). A experiência mostrou que o resultado foi um estado atrasado, com educação sucateada, saúde de país subdesenvolvido e segurança que mais se assemelha a uma guerra civil. Na visão do deputado estadual José Dias (PSD), “somos um segundo Maranhão”, um dos estados mais atrasados do país. “Em 40 anos, após Aluizio Alves, Monsenhor Walfredo Gurgel e Cortez Pereira, isto é, de Dr. Tarcísio Maia para cá, todos os governadores do RN ou foram eleitos pelos Alves, pelos Maias, ou pelos dois juntos, que foi o caso de Rosalba. Isso foi a grande solução do RN?”, questiona o deputado José Dias, ao propor uma quebra de paradigma nas eleições deste ano, o que, segundo ele, ocorrerá com a eleição de Robinson Faria (PSD) governador do Rio Grande do Norte.
“Nós somos um segundo Maranhão. E olhe que o estado do Maranhão é um dos estados mais pobres e miseráveis do Brasil. Mas nós aqui no Rio Grande do Norte só não temos o problema da água, que o Maranhão tem. De resto, temos privilégios naturais, temos petróleo, temos energia eólica e solar, temos solo, temos sal, temos minério em uma variedade muito grande. Ou seja, temos na realidade tudo para não morrer de fome, diante do descalabro que resultou esse período”, completou, ao se referir ao período da hegemonia Alves e Maia no Estado.
De todo o período analisado pelo parlamentar, que está no sexto mandato de deputado estadual e é casado com a irmã do ex-ministro e ex-governador Aluizio Alves, grande liderança do PMDB potiguar, apenas o governo de Garibaldi Filho merece exceção. “Não porque fui correligionário, mas Garibaldi teve um privilegio de viver uma época de privatização de FHC. Privatizou a Cosern, e hoje temos energia, temos água, adutoras. Portanto, no governo de Garibaldi houve esse pulo, em função da visão de privatizar a Cosern naquela época. Mas o povo vai saber, vai continuar desse jeito?”, questiona, destacando, agora, Alves e Maias estão se unindo, e querem que toda a tribo – isto é – os demais partidos e grupos políticos menores do estado acompanhem essa união. “Agora é pior porque querem unir Alves e Maias e todas as outras tribos. Não vai ficar mais ninguém”, destacou.

PSDB adia lançamento de candidatura

Previsto inicialmente para ocorrer no final deste mês em São Paulo, o lançamento da candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB-MG) será adiado e deverá ocorrer apenas depois da Semana Santa, na segunda quinzena de abril.

Com pesquisas do impacto dos veículos de comunicação junto aos eleitores em mãos, a estratégia dos tucanos é lançar a candidatura do presidente nacional do PSDB na disputa pelo Palácio do Planalto apenas após a propaganda partidária da legenda em rede nacional de rádio e TV ir ao ar. “O mecanismo eficiente para comunicar com a população é a televisão. Então é para preparar o terreno para que o lançamento seja feito em outro patamar”, afirmou o presidente estadual do PSDB em Minas e braço direito de Aécio, deputado federal Marcus Pestana.

A primeira investida do PSDB junto aos eleitores será feita por meio dos comerciais com duração máxima de cinco minutos que serão divulgados em todo o País nos dias 8, 10, 12 e 15 de abril No dia 17, será a vez da vinculação do programa de 10 minutos em horário nobre, entre às 20h30 e 20h40 em rede nacional de televisão.

“É preciso ter clareza. Você tem as articulações partidárias e os eventos que são importantes, mas o que move a opinião pública, o que no frigir dos ovos é o mais importante, é a televisão. O índice de leitura dos jornais e revistas no Brasil é muito baixo, a internet tem um papel crescente, mas ainda periférico, o centro é a televisão”, acrescentou o deputado mineiro.

Servidores da Saúde realizaram protesto no primeiro dia de greve


Uma mobilização marcou o início da greve do Sindicato dos Servidores da Saúde do Rio Grande do Norte, na manhã desta quarta-feira (19). A concentração começou por volta das 9h, em frente ao Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde os manifestantes denunciaram problemas no sistema de saúde e criticaram o Governo pela falta de cumprimento de um acordo firmado durante a greve do ano passado.

Após o ato em frente ao maior hospital do Estado, os manifestantes seguiram, em micrôonibus e vans, para a Governadoria do Estado, mas tiveram que entrar no Centro Administrativo a pé, devido ao bloqueio feito nas entradas para evitar entrada de carros grandes.

De acordo com a diretora-geral do sindicato, Simone Dutra, a categoria decidiu que só discutirá o fim da greve após a aprovação do Projeto de Lei que corrige o Plano de Cargos e Carreiras. A Secretaria de Saúde teria de comprometido em eviá-lo à Assembleia até a próxima sexta-feira (21).

A pauta dos servidores ainda exige o não fechamento de hospitais estaduais no interior, reajuste salarial de 12%, melhorias nas condições de trabalho e convocação de concursados. Hoje, de acordo com
eles, o estado teria um déficit de dois mil servidores.


O atendimento nas principais unidades ainda não foi muito prejudicado. Apesar de informar que apenas o número mínimo de servidores seria mantidos, a direção do sindicato informou que ainda irá percorrer
alguns setores e hoospitais para mobilizar os trabalhadores.

A direção do Hospital Walfredo Gurgel afirmou que, durante a manhã, não houve nenhuma informação de problema relacionado ao atendimento. Mesmo assim, até depois de amanhã, serviços do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e do CRI  devem ser paralisados. O ambulatório e as cirurgias eletivas, que também precisam da assistência de enfermeiros e técnicos, também deverá ser suspensa, segundo a diretora de mobilização sindical, Rosália Fernandes.



"Atenção" Anvisa proíbe venda de lote de suplemento proteico para atletas

Resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União proíbe a distribuição e a comercialização, em todo o território nacional, do lote 156/12 do produto Suplemento Proteico para Atletas, marca 100% Whey Protein, data de fabricação 2/12/2012, data de validade 2/12/2014, fabricado por Vulgo Suplementos Indústria de Alimentos Ltda.

De acordo com o texto, a decisão foi tomada levando em consideração laudo emitido pela Fundação Ezequiel Dias que apresentou resultado insatisfatório para ensaio de carboidratos, por ter sido detectada quantidade superior em mais de 20% ao valor declarado no rótulo do produto.
Em fevereiro, a Anvisa proibiu a venda de 20 lotes de suplemento de proteína, pois a composição real dos produtos era diferente da informada na rotulagem, o que caracterizou fraude contra o consumidor e prática desleal de comércio. Alguns desses produtos também apresentaram alterações no ensaio de carboidratos.

Divulgadores cobram explicação na sede da Telexfree nos EUA

Divulgadores da Telexfree nos Estados Unidos foram até um escritório da empresa buscar explicações após mudanças no sistema de remuneração. As alterações foram feitas após o governo de Massachusetts confirmar que a companhia está sob investigação.
Vídeo divulgado nesta segunda-feira (17) numa rede social por um divulgador mostra Steve Labriola, diretor da Telexfree, pedindo para os divulgadores deixarem o escritório da empresa. As imagens foram divulgadas primeiro pelo blog BehindMLM, especializado em pirâmides financeiras. Não está claro em que dia elas foram feitas.
“[Uma atendente] me disse que não se podia andar aqui e eu quis vir rapidamente e dizer que, se é a coisa da recompra, por favor, apenas saiam porque nós estamos cuidando de vocês. Não precisam se preocupar”, disse Labriola no vídeo.
A recompra era um método usado para fazer créditos semanais nas contas dos divulgadores da Telexfree. Labriola disse que o sistema foi abandonado, mas que todos os divulgadores podem continuar a contar com o dinheiro que lhes é devido.
“Vocês não precisam ficar aqui. Tudo vai retornar aos seus escritórios virtuais até o fim da semana”, disse. “Sério, é só uma conversão, uma mudança.”
Ainda segundo o vídeo, Labriola admitiu que a empresa tem passado por “alguns percalços”, mas pediu para que os divulgadores não se preocupem pois “nós vamos dar tudo o que prometemos a vocês.”
No início deste mês, o governo de Massachusetts confirmou haver investigações contra a Telexfree no Estado – apontada como sede mundial da empresa e patrocinadora do Botafogo de Futebol e Regatas. Caso encontre irregularidades, a autoridade pode proibir a atuação local dos negócios, o que atrairia também a atenção de órgãos federais.
A reportagem entrou em contato com representantes da Telexfree, INC. por e-mail, mas não obteve resposta até a conclusão desta reportagem.
Ruanda ataca atividades da empresa
Nesta segunda-feira (17), o governo de Ruanda anunciou o banimento de um braço local do negócio, após uma investigação concluir que “as atividades da Telexfree Rwanda LTD. se assemelham a uma pirâmide financeira que pode facilmente ser usada para prejudicar o sistema financeiro e lavar dinheiro.”
Com o comunicado do país africano, somam sete os locais em que as atividades da Telexfree causaram alertas. Além de Brasil e Estados Unidos, o Banco Central do Peru, a Associação de Defesa do Consumidor de Portugal e a Polícia da Ilha de Jersey – território britânico – orientaram as populações a não investirem no negócio. Na República Dominicana, o Ministério Público iniciou apurações preliminares.
Os representantes da Telexfree sempre negaram qualquer irregularidade, e divulgaram nota para informar que o Ministério Público não instaurou investigação contra a Telexfree da República Dominicana. Sobre a pressão dos divulgadores americanos, mostrada no vídeo, a empresa não comentou.

Dilma aprovou compra de refinaria que provocou prejuízo de US$ 1 bi


Dois anos após a negociação, em 2008, Dilma levantou dúvidas sobre a transação. Na ocasião, a estatal e sua sócia belga divergiam sobre a condução da refinaria, e a Petrobras propôs comprar os 50% restantes. Por quanto? Setecentos milhões de dólares. A então ministra criticou duramente o presidente da estatal à época, José Sérgio Gabrielli, e a operação foi rechaçada pelo conselho. Em 2009, porém, a Petrobras perdeu na Justiça e foi obrigada a pagar 839 milhões de dólares à Astra pela sua metade. Quando percebeu que não havia o que fazer e o melhor era se livrar da refinaria, a única proposta de compra foi de 180 milhões de dólares. Diante do rombo iminente de mais de 1 bilhão de dólares, a Petrobras desistiu da venda.
Em 2006, a estatal havia pago 360 milhões de dólares por 50% da Pasadena Refining System Inc. A planta fora adquirida um ano antes, desativada, pela belga Astra Oil, por 42,5 milhões de dólares. O que levou a refinaria a ter uma valorização de dezessete vezes em um ano permanece um mistério. Documentos obtidos pelo jornal mostram que Dilma foi favorável à aquisição, embora já houvesse questionamentos sobre a planta, considerada obsoleta. A companhia até hoje não conseguiu explicar o que a levou a investir 1,2 bilhão de dólares em uma refinaria pequena, ultrapassada e sem condições de processar o petróleo extraído na costa brasileira, que não vale 15% disso.

Dia de São José traz esperança e otimismo para os agricultores do RN

Depois de três anos de intensa estiagem no interior potiguar, os moradores da cidade de Angicos, na região Central do Rio Grande do Norte, estão otimistas com a mudança no clima e acreditam em um 2014 com boas chuvas. Esta quarta-feira (19), é dia de São José, santo padroeiro do município e dos agricultores. Segundo a crença popular, a ocorrência de chuvas no dia 19 de março é um indício de que o ano será de boas colheitas.

Matéria exibida pelo Bom Dia RN, mostra que a primeira missa de São José realizada nesta manhã em Angicos, lotou a igreja deAngicos. A crença popular também diz que anos terminados com o algarismo 4, como 2014, são bons de chuva. Na zona rural do município, há muita esperança entre dos produtores. Com o agricultor João Gomes não é diferente. Enquanto mostra a terra molhada pela última precipitação e os primeiros pés de milho da safra, ele diz ter certeza de que as chuvas vão cair sobre o sertão.
Em Mossoró, no Oeste potiguar, as chuvas que caíram já mudaram a cor da paisagem. O verde toma conta das plantações. “O trator está aí cortando a nossa terra pra gente plantar, que nós esperamos um bom inverno”, diz o agricultor Raimundo da Silva.

Sindicato diz que 30% dos carros da Polícia Civil estão parados


O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte(Sinpol/RN) denunciou nesta quarta-feira (19) que aproximadamente 30% dos carros da Polícia Civil do estado estão paradas por falta de manutenção. De acordo com o presidente do Sinpol/RN, Djair Oliveira, os problemas vão desde pneus carecas a falta de óleo e problemas mecânicos. “Com as viaturas paradas o trabalho de investigação fica comprometido”, disse.


G1 tentou falar com o delegado geral de polícia, Ricardo Sérgio, mas ele não atendeu as ligações. Djair Oliveira citou o caso da delegacia do município de Santa Cruz, na região Agreste do estado, que está com uma viatura parada há 3 meses porque os pneus do veículo estão carecas e não há óleo no motor. “A viatura está estacionada na frente da delegacia. Já pedimos um guincho para trazê-la para Natal, mas nem isso a Secretaria de Segurança mandou”, disse o presidente do sindicato. O sindicato divulgou um vídeo que mostra as viaturas estacionadas no setor de transporte da Polícia Civil.
O secretário-geral do Sinpol, Erivan Fernandes, esteve no setor de transporte da Polícia Civil nesta terça-feira (18) e constatou que o local está cheio de carros da polícia. “O que vimos foi um quadro inadmissível e o Sinpol não vai se calar diante dessa situação, nem esconder a verdade. Uma das nossas prerrogativas é denunciar a falta de compromisso e de gestão das autoridades, que promovem o sucateamento da Polícia Civil”, comenta Erivan Fernandes.

Quadrilha explode caixa eletrônico no RN e deixa dinheiro espalhado


Um terminal eletrônico do Banco do Brasil foi explodido por criminosos durante a madrugada desta quarta-feira (19) na cidade de Serra Caiada, distante 70 quilômetros de Natal. De acordo com a Polícia Militar, ainda não se sabe a quantia levada pelos assaltantes, mas muitas cédulas ficaram espalhadas pelo chão.

De acordo com o sargento José Lopes, a explosão aconteceu por volta das 3h. "Os suspeitos chegaram em um veículo Fiat Uno. Depois de espalharem grampos na frente da delegacia, eles seguiram até a agência e detonaram o terminal”, contou.
O grupo utilizou dinamite para arrombar o terminal. O montante de dinheiro levado pela quadrilha não foi revelado.
A PM foi acionada e chamou reforços de cidades vizinhas para tentar encontrar os criminosos. Diligências foram realizadas pela região, mas os suspeitos não foram encontrados.
Em 11 de outubro de 2010, a mesma agência foi alvo de criminosos. Na ocasião, os assaltantes utilizaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico e fugiram com o dinheiro.
Em setembro do ano passado, também em Serra Caiada, um terminal do Bradesco foi alvo de explosão. Na ocasião, os criminosos não levaram nada, pois segundo a polícia não havia dinheiro no caixa.
No mês seguinte, três homens foram presos no município de Puxinanã, na Paraíba, suspeitos de participação em explosões a terminais eletrônicos naquele estado. Com eles, a polícia encontrou um mapa em que estavam marcadas várias cidades paraibanas que seriam os alvos de explosões. No mapa, também estava marcado o município de Serra Caiada, no Rio Grande do Norte.