sábado, 17 de maio de 2014

Em primeira votação, Câmara de Tangará aprova Regime Próprio de Previdência Social


A Câmara Municipal de Tangará mostrou total autonomia em analisar o projeto de lei 008/2014, que trata ta instituição do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos de Tangará. Em primeira votação, por maioria absoluta, aprovou o projeto de lei, que ainda vai passar por mais duas votações, a segunda em 23/05 e 30/05, cumprindo assim todos os trâmites necessários para os projetos de lei no legislativo municipal.

Com seis votos favoráveis, dos vereadores Nilson Lima, Wilson Fonseca, Ana de Aluísio, Ana de Ilo, Ricardo Vicente e Maria de Erociano, o projeto foi aprovado diante de dezenas de cidadãos tangaraenses, que acompanharam de perto a leitura de todos os artigos do documento enviado pelo executivo à Câmara.

O vereador Nilson Lima colocou em debate o projeto, e lembrou da importância e benefícios que o novo regime trará para os servidores públicos, principalmente para a categoria dos professores, que poderão se aposentar com boa parte dos seus direitos assegurados.

A CIPREV foi a empresa que realizou o estudo atuarial, que há mais de um ano vem sendo executado e articulado para implantação em Tangará.

Assim como aconteceu em outros municípios, como tem preconizado o Ministério da Previdência Social, como também assegura a Constituição Federal, Tangará inova e é mais um pioneiro entre tantos pelo Estado do RN.



SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE TANGARÁ

Henrique: Robinson tem apoio do petista que ameaçou matar Joaquim Barbosa

O presidente da Câmara dos Deputados e pré-candidato do PMDB a governador do Rio Grande do Norte, Henrique Eduardo Alves, saiu da defensiva e partiu para o ataque em entrevista concedida ao jornalista Diógenes Dantas. Confirmando a supremacia do seu palanque para as urnas deste ano, com dezenas de partidos, ele afirmou que seu adversário nas eleições deste ano, o vice-governador Robinson Faria (PSD), “já conta com apoio demais”.
“Robinson já tem o PT. Quer apoio maior do que este? Robinson tem o PT, tem Fátima Bezerra e tem o Botocudo, o militante que ameaçou matar Joaquim Barbosa”, afirmou ele, segundo relato do jornalista.
“Botocudo” é uma referência ao ex-secretário de organização do PT de Natal, Sérvolo de Oliveira e Silva, que ficou famoso nacionalmente na semana passada ao ser destaque da revista Veja devido às postagens que fez no Facebook com ameaça de morte ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

PM confirma greve por tempo indeterminado a partir de segunda-feira em todo o RN


Os policiais militares do Rio Grande do Norte entrarão em greve na próxima segunda-feira (19). De acordo com as associações representativas da categoria, o motivo da paralisação é que o Governo não teria dado nenhuma resposta às reivindicações que foram feitas nos últimos meses.
“Quando paralisamos as atividades no dia 22 de abril, a cúpula do Governo nos chamou, falou que iria encaminhar a Lei de Promoção de Praças para a Assembleia Legislativa, o que realmente aconteceu, e que iria discutir as outras reivindicações e nos dariam uma resposta, mas até agora isso não aconteceu. Os policiais estão se sentindo extremamente enganados pelo Governo. Semana passada, decidimos em assembleia que iríamos parar no dia 19 e iremos fazer isso”, declarou o presidente da Associação de Cabos e Soldados do Estado (ACS-RN), Roberto Campos.
Roberto ainda disse que acredita que a paralisação deve mobilizar quase 100% da categoria, já que até mesmo os oficiais devem participar. “Na paralisação do dia 22, os oficiais participaram em apoio aos praças, já que a principal pauta era a Lei de Promoção de Praças. Mas agora as reivindicações vão beneficiar a todos da corporação, desde os praças até o policial da reserva. Se a outra paralisação atingiu mais de 80% da categoria, agora eu acredito que vai chegar perto dos 100%”, afirmou.

Deputado Paulo Wagner abre o jogo e assume pedido de aposentadoria de R$ 27 mil


A transparência que o deputado federal Paulo Wagner, do PV, tanto fala em seu programa de rádio pela internet pode ter faltado a ele mesmo quando se trata do pedido de aposentadoria por invalidez que ele requereu na Câmara Federal, em Brasília. Afinal, pouco tempo depois de negar a reportagem d’O Jornal de Hoje que havia feito o pedido oficial a Casa, mesmo com o JH com documentos em mãos que mostravam o contrário, agora, Paulo Wagner confirmou o interesse na aposentadoria.
E disse mais: se não conseguir a aposentadoria até as eleições, vai para a reeleição para ter mais quatro anos para isso. A solicitação, agora confirmada por Paulo Wagner, teria sido embasada na situação de saúde do parlamentar, que já teria implantado quatro stents e perdido um dos rins.
O pedido foi protocolado em agosto do ano passado na Casa Legislativa, mas pouco andou nas mãos do colega de bancada potiguar, o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves. Como com ele não resolveu, mesmo depois que Paulo Wagner anunciou o apoio a ele na disputa pelo Governo do Estado, o deputado do PV procurou o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, do PMDB. A intenção seria conseguir uma perícia médica para embasar o pedido de aposentadoria.

Assembleia Legislativa do RN tem 30 dias para divulgar lista completa de salários

O juiz Airton Pinheiro, da 5ª Vara da Fazenda Pública de Natal, julgou parcialmente procedente Ação Civil do Ministério Público que visa compelir a Assembleia Legislativa do Rio Grande Norte a divulgar, no Portal da Transparência, o acesso, ao usuário que consulte o website e se identifique, a lista única e integral, dos salários pagos a seus servidores. Com a sentença, a Assembleia Legislativa do RN tem um prazo de 30 dias para permitir o acesso a lista integral, a contar da notificação da decisão ao seu Presidente. A divulgação divulgação deve se dar com periodicidade mensal.
A lista deve conter informação individualizada e nominal, constando as remunerações e os subsídios percebidos por todos os deputados e servidores ocupantes de cargo, emprego ou função pública, incluindo gratificações, auxílios, ajudas de custo, jetons, diárias, indenizações e quaisquer outras vantagens pecuniárias, bem como os proventos de servidores aposentados, inativos e pensionistas daquela Casa Legislativa, desde o período de agosto de 2012.

Petição contra abate de jumentos no RN reúne 55 mil assinaturas


Em um rápido encontro com representantes da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), o procurador-geral do Ministério Público do Rio Grande do Norte, Rinaldo Reis, recebeu uma petição com 55 mil assinaturas contra as ações de abate de jumentos no Rio Grande do Norte. A petição, resultado de uma campanha nacional, vem combater a ideia do promotor de Justiça da comarca de Apodi, Silvio Brito, que propôs o abate dos animais para consumo humano.
A ideia do promotor de Justiça, que chegou a promover no município de Apodi um almoço para degustação da carne, foi defendida por Rinaldo Reis, que chegou a declarar a O Jornal de Hoje que “é melhor os jumentos serem criados para possível abate e consumo humano do que sofrerem maus tratos”. Para o procurador-geral do MP, o abate surge como uma solução viável para acabar com os maus tratos aos animais, que são costumeiramente encontrados em situação de descaso ou de abandono.
Determinado a impedir que a prática do abate se perpetue pelo Rio Grande do Norte e outros estados do país, a Sociedade Vegetariana Brasileira resolveu buscar apoio das pessoas que não concordam com a conduta do Ministério Público. Por telefone, Guilherme Carvalho, representante da SVB que esteve em Natal nesta sexta-feira, falou a este vespertino que há soluções mais éticas a serem adotadas em prol desses animais.

Deputado Gilson Moura: “Respondo a processos; mas, Agnelo Alves também responde”

Acusado de peculato pelo Ministério Público do RN, o deputado estadual Gilson Moura, do PROS, partiu para o contra-ataque. Em entrevista aO Jornal de Hoje, o parlamentar confirmou que não só está respondendo aos processos em que é réu, “com muita tranquilidade”, como afirmou que o “principal adversário” dele, o deputado estadual Agnelo Alves, do PDT, também está na mesma situação.
“Com relação aos processos, nós estamos respondendo a todos, juridicamente falando, isso já é uma matéria que vem sendo debatida desde 2008, desde as eleições de Parnamirim, que isso vem sendo debatido e falado e, no entanto, quando se aproxima esse período, ganha mais força, ganha mais ênfase. Mas nós estamos respondendo, assim como meu principal adversário, Agnelo Alves, que responde a inúmeros processos e está aí, paladino da ética e da moral”, afirmou Gilson Moura, acrescentando que não acha “estranho” o caso, mesmo sendo antigo, ter vindo a tona justamente agora, em ano eleitoral.
“Para mim não é estranho não. Eu já enfrentei isso e vou responder a todos os processos que me colocarem. E ele também está respondendo. Então, isso, a gente vai responder. Respeito a Justiça. Os processos já foram judicializados, todos eles. Tenho o maior respeito pelo Ministério Público, pela sua dimensão, sua ação constitucional. E, no entendimento da gente, é que a sociedade entenda e compreenda que o nosso mandato está a disposição do povo do Rio Grande do Norte”, acrescentou Gilson Moura.

Governo de Tangará inicia obra de recuperação do Terminal Rodoviário


Coube ao Governo Municipal de Tangará restaurar e recuperar o Terminal Rodoviário de Passageiros de Tangará. A Secretaria de Obras e a Secretaria de Infraestrutura planejou a reforma do espaço, que desde 1992 não recebia reparos. A Prefeitura atendeu ao chamado da população, que procurou o gestor para tomar medidas urgentes com o local.
Na semana passada, uma das estruturas da fachada caiu, no entanto não houve acidentes, mas a Prefeitura já tinha iniciado as reformas, que em breve irão garantir condições mínimas para um Terminal de Passageiros. Um dos vendedores do espaço, conhecido como Cabecinha, relatou o empanho do prefeito Alcimar em trabalhar, quando essa reformar era um desejo da população. "Desde 1992 que ninguém reformava aqui. Alcimar tem trabalho muito e isso mostra que ele escuta o povo de Tangará", disse em depoimento.
Alcimar visitou as obras, que começaram pelos banheiros, para que os passageiros possam usar este espaço com mais qualidade. Por enquanto, a Secretaria de Infraestrutura já disponibilizou banheiros químicos para que passageiros e população possa fazer uso de ambientes para higiene.
O Prefeito acredita que até o final de Junho o Terminal estará concluído, e destacou que a obra é feita com recursos próprios. "Aqui tem a vontade de melhorar a nossa cidade. Estamos fazendo tudo isso com recursos próprios", disse o prefeito.



SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE TANGARÁ

Santa Cruz terá Torneio de Basquete 3 x 3 nesta sexta-feira (16)


Acontece nesta sexta-feira (16) a primeira edição do Torneio Municipal de Basquete 3 x 3. A competição é organizada pela Associação Santa-cruzense de Basquete (ASB), com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A competição acontecerá na quadra poliesportiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a partir das 19h, e contará com a participação de oito equipes (seis masculinas e duas femininas).

Basquete 3 x 3

O Basquete 3x3 é a nova sensação do basquete mundial, a competição é realizada em quadra reduzida e com apenas três jogadores por equipe (mais um jogador reserva).