sábado, 2 de abril de 2016

Santacruzense Cacau está na final do "BBB16"; Munik e Ronan disputam último paredão


Depois de mais de 12 horas na disputa, Maria Claudia venceu a última prova do "BBB16". Com a vitória, a sister garantiu sua vaga na final do programa. ChorandoMunik alegou estar com muita sede e, por isso, desistiu da prova. "Pensei tanto na minha mãe e no meu pai, mas não deu", lamentou.
Ronan foi o primeiro a deixar a prova. Enquanto percorriam o circuito, o brother avisou Munik que iria abandonar a disputa: "Eu tô indo ta?", disse. A goiana não insistiu para que o colega ficasse e recomendou que ele fizesse o que acreditava ser certo. "Se quer ir, vai Ronan. Não fica sofrendo". Antes de abandonar oficialmente a competição, o estudante de Filosofia deu uma palavra de ânimo para Pequi: "Você é forte, é uma rocha".
A prova teve início poucos minutos após a eliminação de Geralda. O vencedor será premiado com uma vaga na grande final e um carro 0 km. Ronan e Munik já estão automaticamente no último paredão do programa. Entretanto, nenhum dos três finalistas  foi informado de que haverá mais uma eliminação. "Quem ganhar esta prova, está na final e ainda ganha um carrão", limitou-se a explicar o apresentador Pedro Bial. 
No dia 3 de abril, será definido o 3º lugar do programa, com a saída de um dos emparedados. A partir de então, o público poderá votar para eleger o grande vencedor da 16ª edição do reality.
A prova
Mais uma vez, a prova de resistência foi patrocinada por uma fabricante de automóveis. Os brothers deveriam esperar, cada um dentro de um carro, um aviso sonoro. O alarme significava que o cronômetro havia sido disparado. Então, os competidores precisavam conferir em um painel qual objeto cada um deveria coletar na "central de conteúdo". 
Depois de andar por um circuito e chegar até o local em que objetos se encontravam, era preciso pegar um dos cubos, colocá-lo em uma esteira e voltar para o automóvel a tempo de parar o cronômetro. Para isso, bastava apertar um botão vermelho que ficava dentro do carro. Um novo alarme soava para indicar que o tempo estava esgotado. Aquele que não completar a tarefa a tempo, será eliminado. 
No início da disputa, Munik perguntou quais eram as proibições da prova desta noite. O apresentador Pedro Bial apenas respondeu: "O de sempre. Não pode dormir, fazer xixi, aquelas coisas básicas de prova de resistência". 
 A final
A festa que anunciará o vencedor da 16ª edição do "Big Brother Brasil", no dia 5 de abril, contará com a presença de ex-participantes e terá shows de Wesley Safadão e Ludmilla.

Chuvas ainda não garantem inverno regular no sertão potiguar, diz Emparn


As chuvas registradas nos últimos dias no interior do Rio Grande do Norte, causadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), ainda não foram suficientes para modificar as expectativas de mais um inverno ruim para o sertanejo. Meteorologistas  da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) mantêm a previsão de que as chuvas para este ano serão abaixo da média em todo o estado.

Faz cinco anos que o homem do campo sofre com poucas chuvas no sertão potiguar. A última vez que as barragens do RN sangraram foi em 2011. De lá para cá, quem vive da agricultura e criação de animais luta contra a pior estiagem dos últimos 100 anos no estado. Dos 167 municípios, 153 estão em estado de emergência por causa da seca prolongada. Destes, 17 estão em colpaso, ou seja, a população só tem acesso à água por meio de caminhões pipa ou por poços artesianos. E em 74 municípios, o rodízio no abastecimento ainda garante água nas torneiras. Atualmente, em 100 ciadades o quadro climatológico é seco ou muito seco, como Mossoró, Apodi, Assu, Santa Cruz, Nova Cruz e Tangará. 
Gilmar Bristot, que é gerente de meteorologia da Emparn, disse que só será possível fazer uma previsão mais segura sobre a situação climática no estado daqui a cinco ou dez dias. Neste intervalo, a expectativa é de ocorrência de mais chuvas. “Vale reforçar que as precipitações são momentâneas, ou seja, ainda não significam uma mudança no quadro climático”, afirmou.
Ainda de acordo com o meteorologista, a explicação para essa realidade vem da observação das imagens de satélite. "O fenômeno El Niño continua agindo no Oceano Pacífico, mas agora com uma anomalia abaixo de 1%. A configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade. Para abril e maio, as previsões são mais animadoras porque o El Niño segue enfraquecendo", ressaltou.
 
O último boletim pluviométrico da Emparn registrou chuvas em 34 postos monitorados. As chuvas caíram em quase todas as regiões do estado, com as maiores precipitações nas regiões Oeste e Leste.
Os números abaixo correspondem às chuvas (em milímetros) registradas das 7h do dia 31 de março até as 7h desta sexta, 1º de abril.
Região Oeste
Ipanguaçu: 52 mm
São Rafael: 30,5mm
Rodolfo Fernandes: 29mm
Itajá: 28,8mm
Itaú: 27mm
Upanema: 22mm
Tabuleiro Grande: 18mm
Assu: 14,8mm
Região Central
São José do Seridó: 18,5mm
Jardim do Seridó: 9,3mm
São Bento do Norte: 3mm
Grande Natal
Parnamirim: 2,2mm
São Gonçalo do Amarante: 1,9mm
Natal: 1,4mm
Para este final de semana, ainda segundo a Emparn, o tempo continua parcialmente nublado com possibilidades de chuvas em todas as regiões do estado.

RN convoca 933 professores e especialistas concursados

O Governo do Rio Grande do Norte está convocando, por meio da edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (2), 933 professores e especialistas em educação aprovados no concurso público realizado em janeiro deste ano. O decreto é assinado pelo governador Robinson Faria.
Os convocados foram selecionados no concurso que teve início no mês de novembro de 2015, quando foi publicado o edital com 1.400 vagas, sendo 1.226 das vagas para professor de diversas áreas e 174 para suporte pedagógico. As provas foram realizadas, simultaneamente, no dia 10 de janeiro deste ano em 16 municípios: Natal, Parnamirim, Nova Cruz, São Paulo do Potengi, Ceará-Mirim, João Câmara, Macau, Santa Cruz, Angicos, Currais Novos, Caicó, Assu, Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros.
De acordo com a publicação, a jornada de trabalho dos aprovados será de 30 horas semanais e o salário de R$ 2.013,39 para as seguintes funções: Suporte Pedagógico e professor de Arte; Arte - Música; Ciências Biológicas; Educação Física; Filosofia; Física; Geografia; História; Língua Espanhola; Língua Inglesa; Língua Portuguesa; Matemática; LIBRAS - intérprete/tradutor; LIBRAS - professor; Pedagogia – Educação Especial; Química; Ensino Religioso; e Sociologia.
Inspeção médica
Os convocados devem procurar a Comissão Permanente de Inspeção Médica Oficial, situada na sede da Emater/RN, Centro Administrativo do Estado – BR-101, Km 0, Lagoa Nova – CEP: 59064-901 - Natal/RN, para agendar atendimento através do telefone (84) 3232-1056 no horário de 8h às 12h.
 A documentação para a contratação consta da publicação no Diário Oficial deste sábado e deve ser entregue nas Direcs para as quais os aprovados se inscreveram.

Prorrogado: contribuintes de Santa Cruz podem pagar IPTU com desconto 20% na cota única até de 15 de abril

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, prorrogou o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única com desconto de 20% até o próximo dia 15 de abril. O prazo, que terminaria no último dia do mês de março, foi ampliado para possibilitar que mais contribuintes possam aproveitar o desconto oferecido.

Proprietários de imóveis e de terrenos que não receberem seus boletos poderão imprimi-los no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br), na sessão Portal do Contribuinte ou retirá-los na sede da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, no Centro de Administrativo. De acordo com o valor do IPTU, o pagamento poderá ser efetuado em até quatro parcelas no Banco do Brasil e em seus correspondentes (Correios, Central do Cidadão, CredPag e Farmácia Irmã Dulce).

O Secretário Municipal de Tributação e Arrecadação, Cares Magno, ressalta que a arrecadação do IPTU gera uma receita importante para a Prefeitura investir em diversas áreas de atuação, contribuindo com o desenvolvimento do município. Ele ainda explicou que o valor do IPTU ficou mais barato porque a cobrança a taxa de limpeza pública foi remanejada para a conta de água, dividido em 12 parcelas.

Comerciante é morto a tiros em Natal; menino de 10 anos fica ferido


Um comerciante de 43 anos foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (1º) em Pajuçara, bairro da Zona Norte de Natal. O filho dele, um menino de 10 anos, ficou ferido por estilhaços. Segundo a polícia, Manoel Balbino Filho chegava em casa com a família. Ao estacionar o carro, foi surpreendido pelos assassinos e executado. Dono de uma pequena venda de gás de cozinha, ele foi alvo de pelo menos 30 disparos.

Delegado da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Marcos Vinícius contou ao G1que o crime aconteceu entre 21h e 22h. “Eles haviam acabado de chegar em casa. No carro estavam o comerciante, a esposa e o filho. A mulher desceu para abrir o portão da garagem. Enquanto ele manobrava, os assassinos se aproximaram. Era dois homens. Eles chagaram num carro que a esposa não conseguiu identificar. E já chegaram atirando. O garoto deu muita sorte. A mãe disse que ele ficou ferido pelos estilhaços, cortes causados pelos vidros do carro. Foram mais de 30 tiros”, relatou.
Apesar de bastante abalada, a mulher foi ouvida pela equipe da DHPP. O delegado contou que ela não sabe o que motivou o crime. “Ela disse que não sabe de nada, que o marido não tinha inimigos e que não estava sofrendo qualquer tipo de ameaça. Certamente o marido deve tê-la poupado”, ressaltou Marcos Vinícius.
A criança foi atendida na Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara com ferimentos leves. O menino passa bem, mas a família informou que ele precisou de medicamentos para conseguir dormir.
Com poucas informações, o delegado acrescentou que ainda é cedo para tirar conclusões e que só a partir do depoimento de outras testemunhas será possível definir uma linha de investigação.

Quadrilha explode caixa e incendeia veículo em São João do Sabugi, RN


Criminosos invadiram a agência e explodiram o caixa eletrônico do Bradesco na cidade de São João do Sabugi, na região Seridó potiguar. O crime aconteceu na madrugada deste sábado (2). De acordo com a Polícia Militar, a quadrilha conseguiu levar o dinheiro do terminal. Na fuga, o veículo usado na ação foi incendiado.

Ainda segundo a PM, o caixa foi explodido por volta das 2h. Pelo menos cinco homens teriam participado da ação. Populares relataram que tiros também foram disparados para o alto.
Guarnições de cidades vizinhas foram acionadas para dar apoio ao policiamento local, mas os criminosos conseguiram fugir. Na saída da cidade, em uma estrada que dá acesso ao município de Ouro Branco, os assaltantes atearam fogo no carro em que estavam e escaparam com a ajuda de comparsas.
A polícia não sabe a quantia levada pela quadrilha.

Secretário Jackson Jaedyson participa em Natal/RN de lançamento da “Quinta do Esporte e do Lazer”


O Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson, representou a Prefeitura de Santa Cruz no lançamento, nesta quinta-feira (31), em Natal/RN, do projeto “Quinta do Esporte e do Lazer”, idealizado pela Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL). O evento de lançamento do projeto aconteceu no auditório da SEEL e contou com uma palestra do presidente do Conselho Estadual do Desporto e vice-presidente do CREF-16, Roberto Cabral. O tema da palestra foi: "As políticas públicas do esporte e lazer no desenvolvimento da cidadania e inclusão social".

Jackson Jaedyson explicou que a proposta do projeto é reunir, uma vez por mês e numa quinta-feira, estudantes, professores, desportistas, dirigentes de federações, secretários e gestores municipais, sempre abordando questões que possam promover o fortalecimento do esporte e do lazer nos municípios.

O evento de lançamento do projeto “Quinta do Esporte e do Lazer” contou com a participação do titular da SEEL, Canindé de França.

Moro diz que morte de Celso Daniel pode ter ligação com esquema de corrupção


O juiz federal Sérgio Moro disse que o suposto esquema de corrupção investigado na 27ª fase da Operação Lava Jato pode ter ligação com a morte do ex-prefeito de Santo André (SP), Celso Daniel, em 2002. A conclusão consta da decisão na qual Moro justificou as prisões do empresário Ronan Maria Pinto, dono do jornal O Diário do Grande ABC, e do ex-secretário do PT Sílvio Pereira.
A suspeita foi levantada pelo juiz a partir das acusações do Ministério Público Federal (MPF) sobre o empresário Ronan Maria, condenado pelos crimes de extorsão e corrupção ativa por fraudes no sistema de transportes do município entre 2001 e 2002.  Na época, Celso Daniel, então prefeito, teria tomado conhecimento do suposto esquema antes de ser assassinado.
De acordo com os investigadores da Lava Jato, Ronan recebeu R$ 6 milhões, metade de um empréstimo entre o Banco Schain e o PT, firmado em 2004. A legalidade do empréstimo é investigada na Lava Jato, na ação penal em que o pecuarista José Carlos Bumlai é réu. Os procuradores da Lava Jato suspeitam que o valor foi pago mediante extorsão do partido por parte do empresário.
Para Moro, há provas de que Ronan Maria foi destinatário de parte do valor do empréstimo e de que o valor foi pago mediante extorsão de integrantes do PT. Como um dos indícios, o juiz cita um depoimento do publicitário Marcos Valério, tomado em 2012, no qual o empresário relatou ter ouvido que a “contratação da Schain pela Petrobrás faria parte de esquema fraudulento destinado à quitação de empréstimo a José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin”. Valério foi condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão,
“É ainda possível que este esquema criminoso tenha alguma relação com o homicídio, em janeiro de 2002, do então prefeito de Santo André, Celso Daniel, o que é ainda mais grave. Se confirmado o depoimento de Marcos Valério, de que os valores lhe foram destinados em extorsão de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, a conduta é ainda mais grave, pois, além da ousadia na extorsão de, na época, autoridades da elevada administração pública, o fato contribuiu para a obstrução da Justiça e completa apuração dos crimes havidos no âmbito da Prefeitura de Santo André”, argumentou Moro.

Prefeita Fernanda Costa inaugura no próximo domingo (03) mais uma passagem molhada, desta vez no Sitio Glória


A gestão da Prefeita Fernanda Costa irá entregar no próximo domingo (03) mais uma obra concluída. Será inaugurada na ocasião pela Prefeitura de Santa Cruz a passagem molhada do Sitio Glória.

A obra foi executada objetivando melhorar a trafegabilidade em um trecho que dá acesso para várias comunidades rurais e que em períodos chuvosos os moradores encontravam muita dificuldade para se locomover.

Essa será a segunda passagem molhada construída e inaugurada pela gestão da Prefeita Fernanda Costa em poucos meses. Em dezembro do ano passado a comunidade contemplada com um mesmo equipamento público foi a Caiçarinha.

A inauguração da passagem molhada do Sitio Glória está prevista para ser iniciada a partir das 10h e contará com as presenças de autoridades locais, entre elas, a Prefeita Fernanda Costa e do Deputado Estadual Tomba Farias.

Em temporal, raio mata 36 animais em cidade assolada por seca no RN

dorebanho em uma fazenda na cidade de  Currais Novos, na região do Seridó potiguar. De acordo com o proprietário, os animais ficaram soltos durante um temporal registrado entre a tarde e a noite desta quarta-feira (30). O radialista Edmilson Sousa esteve no local e gravou um vídeo mostrando a área atingida pelo raio (veja acima).
Segundo Ivo Júnior, proprietário dos animais, 29 caprinos e 7 ovinos morreram com o raio. O prejuízo estimado com a perda do rebanho é de R$ 6 mil. O criador ainda contou que só encontrou os animais na manhã desta quinta.
“Eu soltei os animais no início da tarde. Como depois começou a chover e eu estava doente, não os recolhi de volta para o cercado. Eles acabaram se amoitando próximo a uma casa em construção, exatamente no local aonde o raio caiu”, explicou Ivo.
Currais Novos é um dos 153 municípios em situação de emergência pela seca no Rio Grande do Norte. No entanto, chuvas foram registradas durante a semana em todo o interior do estado. Telespectadores da Inter TV enviaram vídeos de diversas cidades do RN, inclusive registrando raios em Currais Novos.

Prefeito de Ribeirão Pires/SP, cidade com potencial turístico, visita obra do Teleférico de Santa Cruz/RN


A cidade de Santa Cruz recebeu nesta quinta-feira (31) a visita do prefeito de Ribeirão Pires, cidade do ABC Paulista, Saulo Benevides.  Acompanhado do seu secretário de turismo, Marcelo Iloiche, o gestor paulista veio à capital do Trairi com o intuito de conhecer o projeto do Teleférico em Santa Cruz, em fase de construção, além da estrutura já existente voltada para o turismo.

A cidade de Ribeiro Pires/SP, a exemplo de Santa Cruz/RN, também tem um teleférico em fase de construção, que interligará o centro da cidade ao parque Milton Marinho de Morais, passando pelo Mirante Santo Antônio e, por fim, chegando às margens da represa Billings. Saulo Benevides destacou a importância do investimento no equipamento turístico e parabenizou a cidade de Santa Cruz pelo avanço nas obras. “O turismo movimenta mais de 50 setores da nossa economia, o taxista, a pousada, o restaurante, o comércio como um todo. A obra está bem avançada e vejo que Santa Cruz está no caminho certo, assim como nós estamos fazendo em nossa cidade, acreditando que o turismo é uma importante fonte geradora de renda e desenvolvimento para o município”, afirmou.

Com informações técnicas do projeto, o engenheiro civil da Prefeitura de Santa Cruz, Charles Dantas, fez uma apresentação, através de slides, de todo o processo de construção do Teleférico de Santa Cruz, inclusive com as etapas já construídas.

Além da visita as obras do Teleférico, o prefeito de Ribeirão Pires/SP conheceu e ficou encantado com a estrutura do Santuário de Santa Rita de Cássia.

Estiveram presentes para recepcionar os gestores paulistas, a chefe de gabinete da Prefeitura de Santa Cruz, Marcela Ravena, e representantes das secretarias municipais de Turismo e Desenvolvimento Econômico e de Transportes e Obras Públicas, Silvia Ferreira e Paulo Meirelles, respectivamente.


Isto é: Uma presidente fora de si


Os últimos dias no Planalto têm sido marcados por momentos de extrema tensão e absoluta desordem com uma presidente da República dominada por sucessivas explosões nervosas, quando, além de destempero, exibe total desconexão com a realidade do País. Não bastassem as crises moral, política e econômica, Dilma Rousseff perdeu também as condições emocionais para conduzir o governo. Assessores palacianos, mesmo os já acostumados com a descompostura presidencial, andam aturdidos com o seu comportamento às vésperas da votação do impeachment pelo Congresso. Segundo relatos, a mandatária está irascível, fora de si e mais agressiva do que nunca. Lembra o Lula dos grampos em seus impropérios.
Na última semana, a presidente mandou eliminar jornais e revistas do seu gabinete. Agora, contenta-se com o clipping resumido por um de seus subordinados. Mesmo assim, dispara palavrões aos borbotões a cada nova e frequente má notícia recebida. Por isso, os mais próximos da presidente têm evitado tecer comentários sobre a evolução do processo de impeachment.
Nem com Lula as conversas têm sido amenas. Num de seus acessos recentes, Dilma reclamou do que classificou de “traidores” e prometeu “vingança”. Numa conversa com um assessor, na semana passada, a presidente investiu pesado contra o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato. “Quem esse menino pensa que é? Um dia ele ainda vai pagar pelo quem vem fazendo”, disse.
Há duas semanas, ao receber a informação da chamada “delação definitiva” em negociação por executivos da Odebrecht, Dilma teria, segundo o testemunho de um integrante do primeiro escalão do governo, avariado um móvel de seu gabinete, depois de emitir uma série de xingamentos. Para tentar aplacar as crises, cada vez mais recorrentes, a presidente tem sido medicada com dois remédios ministrados a ela desde a eclosão do seu processo de afastamento: rivotril e olanzapina, este último usado para esquizofrenia, mas com efeito calmante. A medicação nem sempre apresenta eficácia, como é possível notar.
Em recente viagem a bordo do avião presidencial, um Airbus A319, tripulantes e passageiros ficaram estupefatos com outro surto de Dilma. Depois de uma forte turbulência, a presidente invadiu a cabine do piloto aos berros: “Você está maluco? Vai se f…! É a presidente que está aqui. O que está acontecendo?”, vociferou. Não seria a primeira vez que Dilma perdia o equilíbrio durante um vôo oficial. No final de janeiro, o avião da presidente despencou 100 metros, enquanto passava pela região entre a floresta Amazônica e o Acre. O piloto preparava-se para pousar em Quito, no Equador. Devido ao tranco mais brusco, Marco Aurélio Garcia, assessor especial, acabou banhado de vinho e uma ajudante de ordens bateu levemente com a cabeça no teto da aeronave. Copos e pratos foram ao chão, mas ninguém se machucou. A presidente saiu de si. Na sequência do incidente, tratou de cobrar satisfações do piloto. Aos gritos. “Não te falei para não pegar esse trajeto? Quer que eu morra de susto, cace…?”. Os desvarios de Dilma durante os vôos já lhe renderam uma reclamação formal. Em carta, a Aeronáutica pediu para que a presidente não formulasse tantas perguntas sobre trajetos e condições climáticas nem adentrasse repentinamente às cabines para não tirar a concentração dos pilotos. A presidente não demonstra paciência nem mesmo para esperar o avião presidencial seguir o procedimento usual de taxiamento. Um de seus assessores lembra que, certa feita, Dilma chegou a determinar à Aeronáutica que reservasse uma pista exclusiva para a decolagem de sua aeronave. Com isso, outros aviões na dianteira tiveram de esperar na fila por horas.

Prefeitura encerra no Sítio Angicos ações de saúde e cidadania alusivas ao mês da mulher


No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Prefeitura de Santa Cruz realizou várias ações de saúde e cidadania. O terceiro e último evento voltado especialmente para as mulheres do município aconteceu na última terça-feira (29), no Sítio Angicos. Os serviços oferecidos na ocasião também beneficiaram moradoras de comunidades vizinhas.

A ação, fruto da parceria entre as secretarias de Saúde e de Assistência Social, já havia sido realizada anteriormente no Centro da Juventude (bairro Paraíso), em seguida na comunidade Bonsucesso e, desta vez, no Sitio Angicos.  Centenas de mulheres puderam usufruir dos atendimentos em saúde, como: teste rápido de HIV, verificação de pressão, glicemia, peso, altura, IMC, avaliação nutricional, saúde bucal com prevenção de câncer de boca, preventivos e exame clínico das mamas para prevenção de câncer de colo do útero e câncer de mama, além de atividade física e consulta médica.

Na área da Assistência Social, a equipe responsável pelo gerenciamento do programa Bolsa Família realizou atendimentos em: agendamento do terminal 1 e 2 (para quem atualizou o cadastro pela última vez em 2014 ou anos anteriores), recebimento de declaração escolar do ano 2016, emissão da carteira de idoso, emissão do espelho do cadastro para família poder cadastrar a conta de luz na tarifa social, tirar dúvidas sobre cadastro único, condicionalidades e benefícios dos Programas Bolsa Família e Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Assaltantes invadem casa na praia de Cotovelo


Criminosos invadiram uma residência na praia de Cotovelo, litoral de Parnamirim, rendendo várias pessoas na noite desta sexta-feira (1º). Três homens armados levaram diversos objetos de valor que tinha na casa, como carro, televisões, celulares e dinheiro dos moradores.
A invasão ocorreu quando os proprietários não se encontravam na casa. Porém, ao chegar, os moradores se depararam com os assaltantes e também foram rendidos. Um adestrador de cães, que veio com os donos da residência, precisou inclusive acalmar os animais.
Os bandidos também chegaram a amarrar uma senhora de 90 anos de idade, antes de cometerem o arrastão. Apesar da truculência do ato, nenhuma vítima foi ferida com gravidade. 

Santa Cruz participa em São Paulo da maior feira de turismo do continente sul-americano


A Prefeitura de Santa Cruz está representada pela Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, Marcela Pessoa, no WTM Latin America, principal feira de turismo da continente sul-americano. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo/RN, desde a última terça-feira (29) e segue até esta quinta-feira (31).

Santa Cruz integra o estande preparado pelo Governo do Estado, que tem como objetivo divulgar as atrações turísticas potiguares, entre elas, o Santuário de Santa Rita de Cássia.

Segundo Marcela Pessoa, foram mantidos vários contatos com representantes de operadoras de turismo. Santa Cruz também esteve presente nas rodadas de negócios que reuniram operadoras e agências de turismo de todo o mundo que buscam novos destinos turísticos.

Nesta quarta-feira (30) o estande do RN recebeu a visita do governador Robinson Faria.

No RN, indicados do PMDB são demitidos de cargos federais

A presidente Dilma Rousseff exonerou o superintendente da Fundação Nacional de saúde no RN (Funasa), Antonio Barbosa, e o coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), José Eduardo Alves Wanderley. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira (31).
As demissões de Antonio Barbosa e José Eduardo são mais duas de servidores ligados ao PMDB depois que o partido deixou a base aliada, nesta semana.
Nesta sexta-feira (1º) foi publicada no Diário Oficial da União a exoneração do o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Roberto Derziê de Santanna. Antes de ir para a Caixa, Derziê atuava como secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais, em 2015, quando a pasta estava sob o comando do vice-presidente Michel Temer.

Processo Seletivo: Prefeitura de Santa Cruz convoca professora para atuar em nova escola do Bonsucesso


A Prefeitura de Santa Cruz lançou nesta quarta-feira, 30 de março, o Edital 002/2016 convocando o 11º candidato classificado no Processo Seletivo Simplificado para provimento de professores temporários do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Educação. Ivaneide de Araújo Santos é a candidata que está sendo convocada.

Segundo o Edital, a educadora irá lecionar na recém-inaugurada Escola Municipal João de Oliveira Confessor, na comunidade Bonsucesso e deve comparecer ao setor de Recursos Humanos (RH) da Secretaria Municipal de Administração (sede da Prefeitura de Santa Cruz). O prazo vai de 31 de março até 03 de abril de 2016, no horário das 8h as 12h e das 14h às 17 horas. Os documentos que precisam ser apresentados pela candidata convocada estão listados no Edital de Convocação, disponível no link a seguir:  http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/EditalProfessor-022016.pdf

Termina neste sábado prazo para filiação partidária


O prazo para a filiação partidária daqueles que pretendem participar das eleições municipais deste ano termina hoje (2). Por isso, quem pretende concorrer aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições de outubro, precisa ter a filiação aprovada pelo partido político até este sábado.

Segundo o TSE, ao se filiar a um partido, a pessoa aceita e adota o programa da legenda e passa a integrá-la. A filiação é também, segundo a Constituição Federal, uma das condições de elegibilidade.

O prazo final para que a filiação ocorra está estabelecido na legislação do país. “A Lei das Eleições determina que, para concorrer às eleições, o candidato deverá estar com a filiação deferida pelo partido no mínimo seis meses antes da data do pleito”, explica o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga. Segundo o magistrado, quem não respeitar a data limite não poderá participar da disputa.

Reforma eleitoral
O tempo mínimo de seis meses para a filiação foi uma das mudanças feitas pela reforma eleitoral de 2015 e que já vale para as eleições deste ano. “Houve alteração na data limite de filiação. Para participar da disputa eleitoral em 2016, o candidato deve estar filiado a um partido político até o dia 2 de abril, ou seja, seis meses antes da data do primeiro turno das eleições, que será realizado no dia 2 de outubro. Pela regra anterior, para disputar uma eleição, o cidadão precisava estar filiado a um partido político um ano antes do pleito”, explica o ministro.

Além do prazo para filiação, a Lei das Eleições estabelece outras regras, como a que prevê que o candidato deve possuir domicílio eleitoral na localidade para a qual vai concorrer, pelo menos um ano antes das eleições.

Gestão da Prefeita Fernanda Costa inicia obra de construção de creche no bairro Maracujá


A Prefeitura de Santa Cruz já deu início à construção da creche do bairro Maracujá. É mais uma importante obra da gestão da Prefeita Fernanda Costa sendo executada. A construção começou há alguns dias e tem previsão para ser concluída no mês de dezembro deste ano.

A obra, que tem investimentos provenientes de convênio com o Ministério da Educação e de recursos de contrapartida da Prefeitura de Santa Cruz, terá 1.510m² de área construída e segue padrões estabelecidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 11 salas de aula, refeitório, salas de administração e equipe pedagógica, além de cozinha e parque infantil.

A construção tem a supervisão da Secretaria Municipal de Transportes e Obras Públicas e é executada pela empresa Stone Engenharia, vencedora do processo licitatório.