quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mensalão: Henrique Alves pede respeito à decisão do STF e José Agripino cobra correção das penas

Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (18) que 12 réus condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, terão direito à reabertura do julgamento. Eles tiveram pelo menos quatro votos a favor da absolvição durante o  julgamento.

A votação sobre a validade dos embargos infringentes estava empatada em 5 a 5 e foi definida com o voto do ministro Celso de Mello, favorável ao recurso. Os ministros decidem neste momento outras questões pendentes apresentadas pelos réus.

O presidente nacional do DEM e líder da sigla no Senado, José Agripino Maia, afirmou que a decisão impopular que o STF tomou deve ser corrigida. A forma para isso, a seu ver, seria “encontrar caminhos que blindem a dosimetria das penas”. “A sociedade no Brasil está impactada achando que o poderoso não vai para a cadeia. A Justiça está sob intensa interrogação, para não falar em grande descrédito. Os ministros precisam se reaglutinar e estabelecer premissas que não mexam com a dosimetria”, criticou.

Já o deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), presidente da Câmara, disse respeitar a posição tomada pelo ministro Celso de Mello, que desempatou o julgamento dos embargos infringentes. “É um ministro de uma carreira, de renome, portanto muito respeitado e um voto que ele fez muito do ponto de vista constitucional, jurídico, que merece o respeito de todos nós.”

A decisão beneficia 12 dos 25 condenados, que tiveram pelo menos quatro votos pela absolvição: João Paulo Cunha, João Cláudio Genu e Breno Fischberg (no crime de lavagem de dinheiro); José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares, Marcos Valério, Kátia Rabello, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz e José Salgado (no de formação de quadrilha); e Simone Vasconcelos (na revisão das penas de lavagem de dinheiro e evasão de divisas). No caso de Simone, a defesa pede que os embargos sejam válidos também para revisar o cálculo das penas, não só as condenações.

Agora, conforme o regimento do STF, o ministro relator será Luiz Fux, escolhido por definição eletrônica. O antigo relator, Joaquim Barbosa, e o revisor, Ricardo Lewandowski, não poderiam assumir a função.
Os demais réus só poderão entrar com novo recurso caso seja aprovado, após a publicação do acórdão, o texto final do julgamento. A previsão é que o documento seja publicado em 60 dias. Com isso, o documento deverá sair no mês de novembro.

A partir daí, os advogados terão 30 dias para entrar com os embargos infringentes, conforme pedido feito pelos advogados de defesa e aceito pelos ministros. Neste caso, o plenário terá até a segunda quinzena de dezembro para analisar a questão. Após esse período, começa o recesso de fim de ano do STF, e as atividades serão retomadas em fevereiro de 2014.

Jornal afirma que Garibaldi Alves Filho deixará o Ministério para ser candidato a governador do RN

Em meio às muitas articulações e discussões internas sobre uma possível candidatura própria do PMDB potiguar a sucessão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o jornal Valor Econômico desta quinta-feira (19) joga ainda mais lenha na fogueira. Segundo a publicação, o ministro Garibaldi Alves Filho estaria próximo de deixar o cargo para ser o nome da legenda na disputa estadual de 2014 no Rio Grande do Norte.

A novidade vem à tona diante das notícias em torno do “rompimento” do PSB, do governador de Pernambuco Eduardo Campos, com a presidente Dilma Rousseff (PT). Com a entrega dos cargos da legenda a petista, o PMDB já estaria de olho no Ministério da Integração Nacional, ainda ocupado por Fernando Bezerra Coelho, indicado de Campos.

O interesse peemedebista pela área tem explicação. Este é um Ministério com bastante abrangência das políticas públicas e forte apelo eleitoral, principalmente no Nordeste, ávido por recursos com a forte seca na região. Mas, para assumir o comando da pasta, o PMDB teria que abrir mão de outros espaços, nesta negociação seria incluído o Ministério da Previdência.

“A entrega da Integração ao PMDB implicaria na devolução de algum de seus ministérios. Nessa cota entraria o da Previdência Social, já que o titular, Garibaldi Alves, deve se afastar para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Neste caso, assumiria o secretário-executivo Carlos Eduardo Gabbas, da cota petista”, diz o Valor.

O nome de Garibaldi está entre mais os cotados para disputar o governo em todas as pesquisas de intenção de voto publicadas até agora. Internamente, o ministro também é um dos preferidos, ao lado do deputado federal Henrique Eduardo Alves, para concorrer ao cargo que já ocupou entre 1994 e 2002. Mas, por enquanto, o senador licenciado continua negando qualquer possibilidade de assumir a disputa.

Recentemente, em evento realizado com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados estaduais do PMDB, o ministro chegou a se emocionar ao pedir para não colocarem seu nome no jogo eleitoral de 2014.

Integração Nacional
O atrativo da Integração é a diversidade de ações, que vão desde a gestão de uma das maiores obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – a transposição do Rio São Francisco, orçada em mais de R$ 8 bilhões -, até o programa Água para Todos, que prevê a construção de cisternas, entre outras ações de combate à seca, informa o Valor.

O ministério ainda vincula as superintendências de desenvolvimento regional – Sudene, do Nordeste, Sudam, do Norte, e Sudeco, do Centro-Oeste, e a Companhia de Desenvolvimento do São Francisco (Codevasf).

Até mesmo nomes já estariam sendo discutidos pelo PMDB para suceder Fernando Coelho. O presidente do Senado, Renan Calheiros, gostaria de indicar um conterrâneo de Alagoas para a função. Mas, a bancada da Câmara teria como preferência o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

Até mesmo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, é incluído pelo veículo entre as possibilidades do partido. O gestor, em seu segundo mandato, se afastaria do cargo no fim do ano como forma de impulsionar a candidatura de seu vice, Luiz Fernando Pezão.

Os governos do PSB nos Estados também devem receber os reflexos do distanciamento e afetar a relação com o PT e levar à saída espontânea dos petistas das administrações estaduais.

Entidade estudantil acusa Seturn e Semob por fraudes em carteiras

A notícia sobre a apreensão de três mil carteiras de estudante irregulares em Natal chamou a atenção das entidades estudantis da capital potiguar. Poucos dias após a divulgação dos números, a União Norte-Riograndense de Estudantes (Urne) enviou denúncia ao Ministério Público para que investigue a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn), responsáveis pelo controle, emissão e manutenção do sistema.

De acordo com o presidente da Urne, Felipe Azevedo, “da forma como funciona atualmente, não há como alguém de fora utilizar irregularmente as carteiras. Hoje, todo o processo é fiscalizado e acompanhado diretamente pela própria Semob e Seturn. Ou seja, se alguém está fraudando o uso dos documentos, é porque há falhas internas nas duas instituições que precisam ser investigadas pelos promotores”.

Ainda de acordo com Felipe, com todo o trabalho controlado pelo Seturn, a Secretaria acaba se transformando em um “espectador” de toda essa história. “O órgão público colocou o sistema na mão dos empresários e, agora, só aparece para se colocar contra os estudantes, como se estes fossem os carrascos do transporte público. Estudante não é criminoso, crimes são cometidos por aqueles que burlam as leis para tirar proveito do direito a meia passagem”, disse.

Recentemente, a própria Urne denunciou ao MP e à imprensa o bloqueio de carteiras estudantis feito de forma aleatória pelo Seturn. Dessa forma, milhares de estudantes ficam obrigados a pagar o valor completo da passagem, até conseguir a liberação da sede do Sindicato, na Ribeira. Enquanto isso, o sistema já lucrou milhares de reais com a atitude.

Há alguns anos, a emissão e o controle de uso das carteiras estão mesmo sob a responsabilidade da Seturn, sob a “omissão” da Semob. As duas instituições controlam não apenas a autorização para a expedição do benefício, restrito aos alunos devidamente matriculados, como também possuem os números relativos à quantidade de passagens utilizadas por cada documento, já que é no Sindicato o local de abastecimento financeiro para uso dos beneficiários.

O mais estranho da denúncia em torno da grande quantidade de apreensões, é que o fato chegou à imprensa por meio exatamente da Semob e do Seturn. “Ora, se eles são os responsáveis pela emissão, a fraude está nascendo exatamente onde não deveria, onde precisaria haver fiscalização e controle”, disse o assessor jurídico da Urne, Thales Goes.

O advogado fez questão de enfatizar ainda o “desdém” com que as empresas de transporte tratam o direito a meia passagem. “Os estudantes são obrigados a recarregar seus cartões em um único ponto, na sede do Seturn, o que gera transtornos e prejuízos a todos, sem contar que as empresas recebem a passagem inteira em dinheiro e se negam a receber a meia passagem em nossa moeda corrente, desrespeitando a legislação que obriga qualquer comércio a aceitar o pagamento em dinheiro”.

Os dados referentes às carteiras apreendidas fazem parte do primeiro levantamento da campanha “Ônibus Legal”, liderada pela Prefeitura para combater os mais variados tipos de fraude. Para isso, a Secretaria reforçou sua equipe de fiscais para descobrir quem supostamente utiliza a meia passagem de forma ilegal.
Para Thales Goes, o caso merece atenção do Ministério Público devido a importância do tema para a população. “Se há tantas fraudes, é porque a emissão dos documentos não está sendo bem controlada pelos próprios responsáveis da campanha. E isto só traz prejuízos para todos os usuários do sistema, já que o preço da passagem é cobrado levando em conta a quantidade de beneficiários pelo direito de pagar apenas 50% do valor da tarifa”, disse.

Estimativa
A estimativa do Seturn é que cerca de 10 mil carteiras de estudante estejam sendo utilizadas de forma irregular em Natal. A prática mais comum delas é servir para pessoas diferentes da cadastrada, que não são estudantes. Também é fácil encontrar quem possui o documento mesmo estando fora da sala de aula.

O “Ônibus Legal” consiste em colocar fiscais da Semob dentro dos veículos de maneira aleatória. Quando ele observa o uso da carteira de estudante, pede para ver o documento e confere com os dados do portador. Ao verificar a falsificação, a carteira é apreendida e enviada à delegacia mais próxima. Tanto o portador quanto o dono original do cartão podem ser processados ou perder o benefício.

A Urne alerta ainda para outra dificuldade criada pelo próprio sistema. Os documentos cedidos gratuitamente pela Prefeitura e pelo Seturn, após convênio firmado com a UNE e a Ubes, não possuem a foto de identificação do usuário. Dessa forma, fica ainda mais difícil para a própria Semob combater as fraudes a que se refere.

O convênio firmado entre as entidades estudantis, a Prefeitura e o Seturn, por sinal, também é alvo de muitas denúncias e suspeitas, “com fortes indícios de fraude”. A investigação também ocorre internamente no Ministério Público. A carteira fornecida pela UNE e Ubes são validadas a partir de um selo criado pelo Sindicato, sem qualquer segurança para os estudantes, o que facilitaria exatamente a falsificação do documento.

Em entrevista recente concedida à imprensa, o secretário adjunto da Semob, Clodoaldo Cabral, revelou que quase 30% do sistema é formado por carteiras estudantis. Segundo o representante do município, a situação dos documentos irregulares “causa um problema porque são todas entregues gratuitamente, e ao serem usadas por terceiros prejudica o controle que fazemos. As carteiras que apreendemos já estão sendo enviadas às delegacias e isso é tratado como crime”, afirmou.

Exército inaugura poço artesiano movido a energia solar no RN


O mesmo sol que não dá trégua para chuvas alimentará a fonte de água de uma comunidade rural na região Seridó do Rio Grande do Norte. Como parte das obras de combate à seca, o Exército Brasileiro inaugura nesta sexta-feira (20) um poço artesanal movido a energia solar no Sítio Juá, localizado no município de São João do Sabugi. O Comando Militar do Nordeste tem a meta de instalar 200 poços artesianos na região nordestina

 O poço do Sítio Juá será o primeiro dos poços que estão sendo construídos no Nordeste a utilizar a energia solar em caráter experimental. A obra beneficiará 32 famílias da comunidade rural. Antes da nova forma de abastecimento, os moradores precisavam buscar uma água de qualidade ruim nas proximidades ou aguardar a chegada dos carros-pipa trazidos pelo Exércio Brasileiro. O poço tem 60 metros de profundidade e uma vazão de 1.000 litros de água por hora.

 O sol servirá como fonte de energia para movimentar a bomba hidráulica, armazenando água na cisterna com capacidade para 10.000 litros. O Exército acrescenta que a fonte de energia irá desonerar tanto a prefeitura da cidade quanto a população, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção.

A perfuração e instalação de cada poço artesiano custa entre R$ 10 mil e R$ 30 mil, fora os custos adicionais para a construção da “edícula”, que consiste na última fase da obra, onde uma estrutura é construída para abrigar o poço. Nessa área de 100 metros quadrados é levantada uma cerca com arame farpado, edificada uma casa de bombas, instalado o suporte para a caixa d´água e realizadas as instalações elétricas e hidráulicas, além das ligações e torneiras.

 O valor de perfuração varia de acordo com a profundidade e o tipo do solo. Os sistemas de bombeamento podem ser elétricos, eólicos ou solares.

Até o momento 42 poços foram perfurados e instalados nos estados do Rio Grande do Norte (Caicó, EquadorLagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi, São José do Seridó, Rafael Fernandes, Encanto), Ceará (Crateús e Tauá) e Paraíba (Juazeirinho, Solânea e Cajazeirinhas).


No total, o Exercito Brasileiro vai perfurar e instalar 200 poços artesianos no Nordeste, dos quais 40 no RN, 40 no Ceará, 40 no Piauí, 40 na Paraíba e 40 na Bahia. As obras ficam por conta das cinco unidades militares diretamente subordinadas ao Comando do 1º Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro.

A inauguração do poço movido a energia solar de São João do Sabugi contará com uma apresentação da Banda de Música da Guarnição Militar de João Pessoa no Sítio Juá. A solenidade contará com a presença de autoridades militares e civis.

Hermano Morais lamenta falta de diálogo entre patrões e servidores dos bancos

O deputado Hermano Morais (PMDB) lamentou esta tarde (19) em pronunciamento na Assembleia Legislativa que a categoria patronal não tenha negociado com os trabalhadores do sistema bancário – público e privado – que entraram em greve.
 
Os bancários rejeitaram a contraproposta de 6,1% apresentada pelos banqueiros, quando os trabalhadores estão cobrando um aumento salarial de 11,93% e melhores condições de trabalho, além da contratação de mais trabalhadores.
 
“A proposta apresentada pelos dirigentes bancários é algo provocativo, o que deixa a categoria revoltada. As instituições bancárias só pensam em lucros altos. De acordo com informações do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o lucro dos seis maiores bancos brasileiros foi de R$ 29,6 bilhões no primeiro semestre deste ano, uma alta de 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado”, afirmou.
 
Hermano destacou que além de não oferecerem uma proposta salarial justa, os bancos não contratam novos trabalhadores suficientes para o atendimento da clientela, havendo uma carga estressantes para quem já trabalha no setor.
 
“Os bancos se negam de uma forma cruel a atender as reivindicações Não querem contratar novos servidores e os clientes, que pagam caro pelos serviços, sofrem mal acomodados nas longas filas.”, concluiu.
   

Papa diz que é preciso acompanhar homossexuais e divorciados "com misericórdia"

Cidade do Vaticano - O papa Francisco, em entrevista publicada hoje (19), recomendou à Igreja Católica para "acompanhar" os homossexuais e divorciados "com misericórdia" e "a partir das suas condições" de vida real.

Na longa entrevista, em italiano, à revista jesuíta Civiltà Cattolica, o papa também mencionou a questão do aborto, dizendo que se uma mulher interrompe a gravidez, fato que "pesa muito" e do qual ela está "sinceramente arrependida", o seu ato deve ser perdoado. "O confessionário não é uma câmara de tortura, mas um lugar de misericórdia", acrescentou na entrevista.

O papa Francisco explicou que a Igreja "não pode insistir apenas sobre as questões relacionadas com o aborto, o casamento homossexual e o uso de métodos contraceptivos". "Não falei muito sobre essas coisas e isso foi criticado. Quando se fala, deve-se fazê-lo num contexto concreto", disse.



 Agência Brasil

Mineiro critica falta de informação no projeto do Orçamento Geral do Estado 2014

 A falta de anexos complementando a mensagem do OGE 2014 foi criticada pelo deputado Fernando Mineiro (PT). O parlamentar disse que sem as informações no site do Gabinete Civil (www.rn.gov.br) nem os deputados nem a própria sociedade tem acesso às informações complementares.
A mensagem do governo já foi enviada à Assembleia Legislativa e se encontra na Secretaria Legislativa para ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), a fim de ser encaminhada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
 
“O mais importante, o que nos dá a visão completa da proposta orçamentária, é exatamente o conjunto dos anexos, e sem eles, só temos acesso à lei”, criticou Mineiro.
 
De acordo com o projeto do OGE 2014, a previsão global de receita é da ordem de R$ 11.900,000,000,00 (onze bilhões e novecentos milhões) para ser dividido entre despesas com pessoal e outras para custeio e investimentos. “A mensagem tem quinze artigos, centenas de tabelas, mas não dá condição de nós parlamentares, nem da sociedade acompanhar os números. Ficamos correndo atrás do prejuízo e solicito que haja uma mudança para que não se repita o que acontece todos os anos”, disse Mineiro.

Padilha diz que país enfrenta epidemia de crack e defende parceria com estados e municípios

Brasília - O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, reforçou hoje (19) a importância de estados e municípios colaborarem na execução de políticas públicas de combate ao crack. O ministro, que participou de sessão temática sobre o financiamento da saúde no Senado, comentou os dados apresentados na Estimativa do Número de Usuários de Crack e/ou Similares nas Capitais do País, divulgada hoje (19) pelos ministérios da Justiça e da Saúde.

“A pesquisa mostra que o problema é grave, que há uma epidemia de crack no nosso país. Precisamos expandir ainda mais os serviços, e essa parceria com os estados e municípios é fundamental. São R$ 2 bilhões disponíveis e nós precisamos muito dessa parceria para que esses serviços cheguem à ponta”, disse o ministro.

Padilha disse ainda que o estudo, produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), dá um panorama claro sobre a epidemia de crack e definiu a pesquisa como “o mais amplo estudo já feito no Brasil e no mundo” sobre o problema. “Uma coisa que o estudo mostra é que a maior parte dos dependentes de crack quer se tratar. Nós precisamos aproveitar que eles querem se tratar para oferecer serviços, sejam públicos, em instituições religiosas ou comunidades terapêuticas. É fundamental que a gente alivie o sofrimento desses jovens e de suas famílias”, disse.

A estimativa feita pela Fiocruz aponta que os usuários regulares de crack e/ou de formas similares de cocaína fumada (pasta-base, merla e oxi) somam 370 mil nas 26 capitais e no Distrito Federal. Considerada uma população oculta e de difícil acesso, ela representa 35% do total de consumidores de drogas ilícitas, com exceção da maconha, nesses municípios, estimado em 1 milhão de brasileiros.


Agência Brasil

Tomba Farias fala sobre os 50 anos do Hospital da Polícia Militar

O deputado Tomba Farias (PSB) lamentou o atraso na entrega de 20 novas UTIs no Hospital da Polícia Militar, instituição que está prestes a completar 50 anos. Para Tomba, a comemoração poderia ter mais vigor se a reforma da unidade já tivesse sido concluída. Na ocasião, o parlamentar fez um apelo à secretária estadual de Infraestrutura, Kátia Pinto para que agilize processos da Central de Ar e Rede de Gás para o Hospital.
 
“A nossa saúde já vem passado por vários problemas e essa seria uma oportunidade ímpar do Governo fazer sua parte, na intenção de melhorar os atendimentos para a população. Se a reforma estivesse concluída, o hospital completaria 130 leitos e desses novos, 10 UTI´s seriam para adultos e mais 10 neonatal”, afirmou Tomba.

Abertas inscrições para o Ciência sem Fronteiras Espacial

Estão abertas as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras Espacial, voltado para o intercâmbio de alunos e especialistas em questões espaciais nas áreas de engenharia, pesquisa e indústria. As bolsas são para doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado. Entre os países que receberão os estudantes, estão os Estados Unidos, a Alemanha, a França, a Rússia, a Índia e o Canadá.

As propostas devem ser enviadas para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) até o dia 29 de outubro, pela internet. Os candidatos devem preencher o Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O resultado será divulgado em novembro.

Além disso, serão oferecidas bolsas para Atração de Jovens Talentos e Pesquisador Visitante Especial, ambas com a duração de três anos. Em todas as modalidades, serão concedidas mais de 86 bolsas.

O programa foi lançado em julho deste ano. A previsão inicial é conceder 300 bolsas de estudos em graduação, doutorado, pós-doutorado e desenvolvimento de pesquisas. Além de estudantes brasileiros, o programa dará a 150 pesquisadores visitantes oportunidade de atuar no país.

A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência Espacial Brasileira para ampliar a formação de estudantes na área espacial, pouco atrativa para os profissionais brasileiros. A primeira chamada teve investimento de R$ 15.855.300. O valor de cada bolsa varia de acordo com a modalidade. 



Agência Brasil

Sindicato do RN assina acordo proposto pelos Correios

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (SINTECT/RN) assinou nesta quarta-feira (18) um acordo com os Correios. Segundo a empresa, o sindicato aceitou a proposta do reajuste de 8% nos salários (reposição da inflação do período, de 6,27%, com ganho real de mais de 1,7%); reajuste de 6,27% nos benefícios; vale-extra no valor de R$ 650,65, a ser creditado em dezembro e Vale-Cultura dentro das regras de adesão ao Programa implementado pelo Governo Federal.

Além disso, estão sendo asseguradas, de acordo com os Correios, todos os atuais direitos dos trabalhadores em relação ao plano de saúde estão garantidos: manutenção dos atuais beneficiários (inclusive pais do empregado que já estão cadastrados), cobertura de procedimentos, rede credenciada e percentual de compartilhamento. Não haverá nenhum custo adicional, repasse ou mensalidade aos empregados.

Além do RN, outros cinco sindicatos já fecharam acordo proposto pelos Correios, entre eles os dois maiores do Brasil: São Paulo e Rio de Janeiro. Conforme acordo já firmado com os sindicatos, a ECT assumiu o compromisso de ampliar a entrega matutina, hoje realizada em três Estados.

 Com as entidades sindicais que deflagraram paralisação não houve conciliação. Segundo os Correios, a empresa está aguardando a definição de data do julgamento do dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Até o momento, 30 sindicatos paralisaram as atividades em 23 Estados por tempo indeterminado. Nesta quinta-feira (19), dois sindicatos aderiram à paralisação: Acre e Uberaba (MG).

Os Correios garantem que efetivo presente hoje em todo o País permaneceu estável: 92,95% dos empregados (116.244) estão trabalhando normalmente. O número é apurado por meio de sistema eletrônico de presença.

A rede de atendimento está aberta em todo Brasil e todos os serviços, inclusive o SEDEX e o Banco Postal, estão disponíveis - com exceção da postagem, entrega e coleta de encomendas com hora marcada nos locais com paralisação deflagrada.

Novo Concurso

Segundo a empresa, do último concurso realizado em 2011, mais de 19 mil novos trabalhadores foram contratados até o momento e a ECT continua contratando normalmente, pois ainda há cadastro de aprovados na maior parte do Brasil, com validade até 2014.

Os Correios informaram nesta quinta-feira (19) que já trabalham na realização do próximo concurso público.

Comandante da Companhia da Guarda de presídios do RN é afastado

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte afastou o comandante da Companhia Independente de Guarda da Polícia Militar, capitão João Batista da Fonseca Neto de sua função. A decisão foi tomada após reunião entre o comandante geral da PM, coronel Francisco Araújo e a corregedoria da corporação na manhã desta quinta-feira (19).   A mudança aconteceu devido à abertura do procedimento de investigação que vai apurar a saída do soldado Wendell Fagner Cortez do presídio militar da zona Norte de Natal, onde está preso. Indiciado por homicídios e participação em grupo de extermínio, ele foi filmado por câmeras de segurança em uma agência dos Correios localizada em Natal.

De acordo com o coronel Francisco Araújo, as investigações ficarão à cargo do major Enos Fernandes de Souza, que pertence ao Estado Maior da Polícia Militar. “O inquérito terá a duração de 30 dias. Afastamos o capitão já que ele vai ser investigado.  Iremos apurar a conduta de ter liberado o preso”, afirmou o comandante.

O procedimento e as mudanças serão publicados ainda nesta quinta. “Vamos instaurar o inquérito dentro da portaria 157”, detalhou o comandante. Durante as investigações, o comando da guarda passará a ser exercido pelo major Wilson Formiga Brandão.


Novo decreto declara situação de emergência para 150 municípios


O Governo do Estado publicou hoje (19) um novo decreto que declara situação de emergência para 150 municípios do Rio Grande do Norte em decorrência da seca. Esta é a terceira vez que o Executivo decreta “situação de emergência”, em pouco mais de um ano, para obter mais celeridade e acesso à ajuda do governo federal. O decreto entra em vigor hoje e vale até março de 2014.

 O decreto anterior venceu no último dia 15. Na análise dos membros da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o decreto é o reconhecimento ao estado de seca configurado entre janeiro de 2012 e setembro deste ano.

Para a Defesa Civil, "fica claramente cristalizado do ponto de vista climático um quadro de seca severa, e que o impacto dessa seca é complexo e diferenciado, com sérias consequências negativas para a atividade rural do estado, afetando com prejuízos econômicos e danos para o contingente populacional desses municípios, prejudicando todos os elos da cadeia produtiva da sociedade nas áreas rurais do Estado".

 Um relatório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), a partir dos valores do Produto Interno Bruto (PIB) em anos normais, aponta que a seca causa prejuízos de R$ 3,818 bilhões ao estado. Isso representa, ainda segundo texto do decreto nº 23.801 publicado hoje, uma redução de 46,76% na contribuição da formação do total da produção obtida pelo Rio Grande do Norte em anos de inverno normal.

Hermano Morais: “Se vier para o PMDB, Robinson não terá a garantia de ser o candidato”

O deputado estadual Hermano Morais (PMDB) disse que se quiser voltar ao PMDB, o vice-governador do Rio Grande do Norte, atual presidente do PSD, Robinson Faria, seria muito bem vindo, mas não teria garantia de que seria candidato a governador pela legenda. “Se ele tem a intenção de retornar ao PMDB, acho que ele é um bom quadro da política do RN, poderá fazê-lo e até se colocar também como uma opção, mas entre outros nomes mais lembrados dentro do partido”, disse Hermano, reafirmando que o PMDB tem hoje pelo menos três nomes para disputar o governo: o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo, e o deputado estadual Walter Alves.

Hermano ressaltou que, como pré-candidato ao governo do Estado, Robinson deve estar buscando apoios. “Naturalmente e com toda legitimidade. É dirigente de um partido que criou e instalou no RN. Eu acredito que ele esteja muito mais em busca apoio do PMDB que é desejado por todos, pela força política eleitoral, que tem no RN. Entretanto, o PMDB tem um projeto bem definido aprovado pela executiva, referendado por reunião ampliada com prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, que é um projeto de construir candidatura própria. Se quiser vir para o PMDB somar a esse trabalho será bem vindo até porque ele já foi do PMDB”, disse Hermano Morais.

Entretanto, segundo ele, “a garantia de que será candidato ninguém pode dar”, afirmou. “Até porque temos outros nomes que estão mais colocados e contam com o respaldo do partido, pessoas que já integram o partido e têm nomes lembrados e estimulados e ansiosamente aguardados pela militância do PMDB”. 
Segundo o deputado, o PMDB ainda está num momento de avaliação. “Iniciamos a elaboração de um projeto de governo, a ser discutido com outros partidos, com os quais pretendemos coligar e fazer uma ampla aliança, para enfrentar e superar as dificuldades, com perspectiva de desenvolvimento com gestão moderna, eficiente e inovadora”, disse.

Portanto, segundo Hermano, se quiser ir para o PMDB, Robinson terá que se viabilizar internamente, se quiser concretizar a candidatura. “Se tiver pretensão de vir para o PMDB ser candidato terá que vir trabalhar isso dentro do partido, sabendo que tem outros nomes colocados e que poderão ser escolhidos. Não posso falar mais, até porque ele nunca me procurou, o que sei é que ele pretende disputar o governo”.
Hermano disse, por fim, que não há alternativa à candidatura própria do PMDB. “Até por coerência, não considero outra possibilidade a não ser candidatura própria do PMDB ao governo do Estado. Temos quadros, militância mobilizada, como demonstramos no início da semana, ao superlotar um auditório, onde todos estavam ávidos por essa candidatura. O PMDB tem militância, estatura política e estrutura eleitoral, e vai formular um bom projeto de governo e tem condições de retirar o Estado da situação de dificuldade em que se encontra. Não vai fazer sozinho, mas ao lado de outros partidos. Por isso, nem comento essa possibilidade de o PMDB apoiar outra candidatura fora dos seus quadros. Porque o PMDB inclusive demonstrou nas urnas que é o maior partido do Estado do RN”.

Orçamento de 2014 prevê gastos de R$ 11,9 bi, sendo mais de 50% para folha de pagamento do governo do RN

O governo do Estado prevê investir em 2014, nas mais diversas áreas da administração pública, o montante equivalente a R$ 11.936.828.000,00. A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o próximo ano foi enviada à Assembleia Legislativa na tarde desta terça-feira (17) e a expectativa é que seja votada até o dia 15 de dezembro pelos deputados estaduais. Os recursos serão rateados para o funcionamento dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), além do Tribunal de Contas e do Ministério Público.

Do total de investimentos previstos pelo Executivo, R$ 8.817.705.000,00 são oriundos do Tesouro Estadual, fruto principalmente da arrecadação de impostos em território potiguar, como o ICMS, responsável por quase a metade deste valor. Outros R$ 3.219.123.000,00 provém de outras fontes, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Conforme o texto enviado pelo governo, chama a atenção os recursos que o Estado precisará destinar apenas para o pagamento da folha de pessoal. Para manter o salário dos servidores em dia, será necessário nada menos que R$ 6.264.199.000,00, tudo financiado exatamente pelos cofres do RN, complementados com recursos arrecadados por entidades da administração indireta.

De acordo com o texto do projeto, as despesas públicas foram fixadas observando as prioridades estabelecidas na LDO de 2014, votado pela Assembleia no final do primeiro semestre. A receita prevista, a evolução das despesas de custeio de cada um dos Órgãos e setores da Administração, a projeção da folha de pessoal com base no mês de junho, entre outros fatores impactantes nas despesas orçamentárias e no equilíbrio das contas públicas, estão incluídas na matéria.

A projeção de crescimento feita pelo governo para o OGE também ficou abaixo das apresentadas no ano passado. A expectativa era de um aumento aproximado de 17,4% nas finanças do Estado, mas esse número agora é de apenas 8,1%, o que não é nem a metade da perspectiva anterior.

O Projeto irá tramitar na Comissão de Finanças e Fiscalização, onde será designado um deputado para ser relator da matéria. Até a apreciação em plenário, os deputados terão tempo para apresentar emendas e realizar discussões em torno do assunto. A Assembleia só poderá entrar em recesso, no final do ano, após a aprovação da matéria.

A reportagem de O Jornal de Hoje tentou entrar em contato com o secretário estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, para detalhar a proposta orçamentária, mas o auxiliar da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) não foi encontrado.

Prefeitura de Santa Cruz dá mais um passo para a implantação do sistema de monitoramento


Aconteceu na manhã desta terça-feira (17), na sede da Prefeitura de Santa Cruz, uma reunião que serviu para apresentar o relatório final do estudo técnico para a implantação do sistema de vídeomonitoramento em Santa Cruz. O estudo foi elaborado pelo engenheiro da prefeitura, Charles Dantas, em parceria com técnicos do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Na reunião, a prefeitura esteve representada pelo Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, e pela Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena. Também participou do encontro o Comandante da 4ª Companhia Independente de Policia Militar, Capitão Moura.

Técnicos do CIOSP e da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social apresentaram a eficácia do sistema tomando como base a experiência positiva em Natal. Já o Capitão Moura listou os pontos estratégicos onde futuramente as câmeras serão instaladas. Após a reunião na prefeitura, a sede da 4ª Companhia de Policia Militar também foi visitada para a escolha do local onde serão instalados os equipamentos e que servirá como central de controle do sistema de monitoramento.

De posse do estudo técnico, a Prefeitura de Santa Cruz elaborará um projeto que deverá ser apresentado à Secretaria Nacional de Segurança Pública, em Brasília-DF, onde a Prefeita Fernanda Costa participou de uma audiência com a titular da pasta, Regina Miki. Na ocasião, Fernanda apresentou o pleito do município de Santa Cruz e ficou de retornar com o projeto do sistema já concluído.

Policiais civis fazem manifestação contra posicionamento do governo


Agentes e escrivães de Polícia Civil continuam em greve e pressionam o governo estadual a atender as reivindicações da categoria. Enquanto as duas partes não chegam a um acordo, os grevistas decidiram, na manhã de hoje (19), fazer uma panfletagem em frente ao shopping Midway Mall, na avenida Salgado Filho com a avenida Bernardo Vieira, e também em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na rua Rui Barbosa, em Morro Branco, onde está sendo realizado o recadastramento biométrico dos eleitores de Natal.

A vice-presidente do Sindicado da Policia Civil do Rio Grande do Norte (Sinpol), Renata Pimenta, explicou que pelo menos 150 policiais civis devem fazer doações de sangue amanhã (20) de manhã, no Hemonorte da avenida Alexandrino de Alencar, no Tirol. Em Mossoró, estima-se que mais de 50 policiais e servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) também farão doações de sangue na cidade polo da região Oeste, "como forma de chamar a atenção da população" para o tratamento dado pelo governo à categoria.

 Em nota divulgada hoje, o Sinpol "rebate pontos" de nota divulgada pelo governo, em relação às reuniões de negociação e aos pontos da pauta de reivindicações do movimento grevista. O sindicato considera as reuniões "infrutíferas" com representantes do Governo do Estado, principalmente a última, ocorrida na terça-feira passada (17), "quando [o secretário do Gabinete Civil] Carlos Augusto Rosado falou que só poderia atender a um dos 18 pontos da Polícia Civil e não tinha nada a oferecer para os servidores do Itep".

Sesap apura possível negligência médica em morte de mulher no RN

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) vai apurar um possível caso de negligência médica na morte da paciente Maria Edneide Barbosa da Silva, de 48 anos, que faleceu por causa de problemas cardíacos na noite desta quarta feira (18) no Hospital Regional de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

A família da mulher alega que houve demora no atendimento por negligência do médico. Maria Edneide sofreu um infarto em Acari, cidade que também fica na região Seridó, e foi encaminhada para Caicó.
Segundo a Sesap, o Conselho de Ética Médica estabelece que nos plantões de urgência e emergência não pode haver solução de continuidade (ausência de médico) e que, por isso, o profissional somente pode se ausentar do plantão após ser rendido por outro da escala.

A Sesap informa ainda que se sensibiliza com a dor da família e garante que, se encontradas falhas que culminaram com o falecimento da paciente, elas serão esclarecidas e medidas cabíveis de responsabilização serão devidamente tomadas.

Deputado Walter Alves: “Estamos conversando com Robinson Faria e poderemos caminhar juntos”

O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, admitiu conversas políticas com o vice-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, presidente estadual do PSD e pré-candidato do partido a governador. Em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, o deputado, filho do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, acolheu a possibilidade de PMDB e PSD “caminharem juntos” nas eleições de 2014 para o governo e o Senado.

“A hora agora é de nós conversarmos com todos. Nós estivemos recentemente com o vice-governador – nós temos uma boa ligação, ele foi presidente da Assembleia – e estamos conversando com o PSD e poderemos caminhar juntos”, disse Walter, ao ser abordado sobre a possibilidade de aliança do PMDB do deputado Henrique Eduardo e do ministro Garibaldi Filho com o PSD de Robinson Faria.

Sobre a suposta filiação de Robinson Faria ao PMDB, o deputado Walter Alves disse não poder falar em nome do partido, que é presidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo. No entanto, segundo Walter, qualquer filiação ao PMDB seria bem-vinda. “Eu não posso falar pelo partido. Eu sou apenas um deputado estadual e não tenho essa autoridade. Agora, quem vier para o PMDB é muito bem vindo”, declarou.

Ainda segundo Walter Alves, o vice-governador Robinson Faria é um “nome respeitado” na história política do Estado. “Eu acho que Robinson é um nome respeitado, é um nome que tem uma história política e deverá caminhar conosco nesse grupo de oposição que será construído”, declarou o peemedebista, que na sexta-feira passada participou de um almoço com o vice-governador, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e o deputado estadual José Dias (PSD).

CONVERSAR
Walter Alves falou em “construção” de uma composição com os partidos de oposição, destacando que o próprio ministro, Garibaldi Filho, assumiu a liderança desse processo no encontro com prefeitos e vereadores do PMDB na última segunda-feira, num hotel em Ponta Negra. “Vamos começar a construir, a conversar. O senador Garibaldi, de forma muito humilde, se dispôs a ser um dos interlocutores para conversar com os demais partidos que pleiteiam a condição de disputar uma chapa majoritária, mas sem afobamento. Tudo tem a sua hora; e o momento, na verdade, é no próximo ano”, disse Walter.

Ainda de acordo com o deputado, o PMDB se encontra em situação privilegiada no cenário político nacional e a hora é de continuar ajudando o Estado. “A hora agora é de correr e ver se o governo do Estado consegue ter agilidade para que se concretizem as conquistas obtidas em Brasília, porque você sabe que recentemente houve perdas de convênios do governo federal; isso aí é um absurdo. Se o Estado não tem dinheiro para fazer e ainda existem perdas por falta de projetos, não dá”, afirmou.

Para Henrique Alves, filiação de Robinson ao PMDB é especulação
O presidente do PMDB no Rio Grande do Norte, deputado federal Henrique Eduardo Alves, disse na manhã desta quarta-feira que considerou “desrespeitosas” as especulações de que o vice-governador, presidente estadual do PSD, Robinson Faria, renunciaria à presidência do PSD para se filiar ao PMDB e se candidatar a governador pela legenda peemedebista.

“Ninguém me falou desse assunto. Desconheço por completo e também o PMDB”, disse o presidente da Câmara dos Deputados, considerando que há desrespeito na especulação porque Robinson fundou o PSD e o preside no Estado. “E ainda o vice-governador Robinson é o presidente e líder do PSD, que ele fundou. Acho até desrespeitoso tratar dessa especulação”, disse o dirigente do PMDB potiguar.

Henrique presidiu reunião do diretório do PMDB com deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, vice-prefeitos, lideranças interioranas e o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, na última segunda-feira, quando foi ratificado, à unanimidade do partido, o rompimento do PMDB em relação ao governo Rosalba Ciarlini (DEM) e também a candidatura própria do PMDB a governador nas eleições de 2014. Entretanto, o PMDB não definiu nomes. “Decisão do PMDB é candidatura própria. E uma proposta para debater com o Rio Grande do Norte e partidos que se somarão à luta”, refirmou Henrique na manhã de hoje.

OPOSIÇÃO
Na última sexta, Garibaldi e o líder do PMDB na Assembleia, deputado estadual Walter Alves, conversaram longamente com o presidente do PSD, Robinson Faria, e o deputado estadual José Dias (PSD). Foi o primeiro contato de Garibaldi com a oposição ao governo estadual após o rompimento do PMDB com o governo. Já Henrique havia participado de um jantar com representantes da oposição no dia do rompimento.

Até agora, para as eleições do ano que vem, há apenas uma candidatura posta: a do vice-governador Robinson Faria. Caso confirme-se a candidatura a presidente da República de Eduardo Campos, que hoje entregou os cargos do PSB no governo Dilma Rousseff, é muito provável que a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, seja lançada candidata a governadora pelo PSB. Já a governadora Rosalba Ciarlini ainda não se pronunciou sobre possibilidade de disputar a reeleição.

Quase 40% do usuários de crack em capitais estão no Nordeste

A Fundação Oswaldo Cruz divulgou, nesta quinta-feira (19), um estudo sobre usuários de crack das capitais do Brasil.

Nas cidades pesquisadas, 370 mil pessoas usaram crack ou drogas similares regularmente em 2012.

O Nordeste concentra 38,7% dos usuários, correspondendo a 148 mil pessoas. As capitais da região, proporcionalmente, foram as que somaram o maior número de usuários entre os menores de idade, correspondendo a pelo menos 28 mil pessoas, segundo a pesquisa.

A média geral das capitais aponta que 13,5% dos usuários regulares são crianças e adolescentes, mas o percentual cresce para 18,9% nas capitais do Nordeste.

Semana do Trânsito começa com blitz

Com o tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito”, segue até a próxima quarta-feira (25) a Semana Nacional de Trânsito em Natal. Ontem, órgãos envolvidos em educação e fiscalização de trânsito trabalharam de maneira integrada na realização de uma blitz na Avenida Roberto Freire. Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as estradas sob jurisdição do órgão apresentaram redução no número de acidentes de 2012 para cá, com a entrada em vigor da Lei Seca.

Em 2011, as rodovias federais do Estado registraram 4.083 acidentes, número que vinha crescendo ano após ano. Contudo, em 2012, a PRF contabilizou 3.868 nas BRs do Estado, o que representa uma queda de 5,2%. No comparativo com a média mensal atingida até agora no ano,  os acidentes tiveram nova queda com relação a 2012, de 3,3%. A meta do Governo Federal é reduzir o número de acidentes em 50% entre 2011 e 2020.

Para o chefe do setor de penalidades e multas da PRF/RN, Paulo Guto, os números de 2012 comparados ao ano anterior se mostraram estáveis no que diz respeito a acidentes, mas com relação a mortos e feridos, houve uma redução. “Isso se atribui principalmente a uma maior fiscalização, desencadeada com a Lei Seca”, avaliou.

A PRF esteve entre os órgãos que apoiaram a ação realizada na Avenida Roberto Freire, onde cerca de 200 abordagens a carros e 40 a motos foram feitas entre as 16h e 19h. O número de autuações não foi informado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que coordenou a operação.

Blitz educativa

Segundo o coordenador de Fiscalização e Educação do Detran, Adriano Barbosa, apesar do caráter educativo, a blitz teve o objetivo de fiscalizar. Cerca de 50 pessoas participaram da operação, que contou com viaturas da PRF, do Detran, do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), da Guarda Municipal, além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

A população aprovou a medida. Para o vigilante Francisco Juvenildo Nunes, de 28 anos, que foi parado com sua motocicleta durante a blitz, o saldo é positivo. “Acho bom esse tipo de operação porque tem muita gente fazendo coisa errada no trânsito, inclusive gente que anda com moto roubada por aí. Então, acho que é uma segurança inclusive para mim, que tenho moto, além de ser muito importante do ponto de vista educativo”, disse.

Nacionalmente, foi lançada na terça-feira (17) a nova campanha do Governo Federal, que mostra casos reais de pessoas com sequelas dos acidentes no trânsito como forma de conscientizar os motoristas sobre a necessidade de respeitar as regras ao volante. Segundo a PRF, nos últimos dois anos, houve redução de 15% de feridos graves e 10% de mortes nas rodovias federais do país.

Sesed manda cortar ponto dos grevistas da Polícia Civil e Itep


A Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) encaminhou à pasta de Administração a lista com os nomes dos policiais e funcionários do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep/RN) que estão em greve para que tenham seus pontos cortados. O desconto está previsto para o salário de setembro. Nesta quinta-feira (19), uma nova assembleia da categoria está programada para as 8h, na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol/RN).

 Diante da dificuldade de chegar a um acordo com o Governo do Estado durante as negociações realizadas na última terça-feira (17), a categoria deliberou pela continuidade da greve. Segundo o Sinpol, a única pauta flexibilizada pelo Governo foi a convocação mensal de 20 concursados, sendo três delegados, cinco escrivães e 12 agentes.

Por outro lado, o Governo declarou que houve avanço na negociação, com o atendimento a pontos que contemplam a nomeação em abril de 2014 dos concursados necessários à criação da Divisão de Homicídios, convocação de 20 policiais por mês a partir de outubro até junho de 2014 e a retirada imediata dos 22 presos das delegacias de polícia.

Agentes e escrivães estão parados desde o dia 6 de agosto e servidores do Instituto desde o dia 12 do mesmo mês. O Governo informou que vai tomar como base essas datas para realizar os descontos.

Ainda com relação a cortes no ponto, o Sinpol recorreu da decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), proferida pelo desembargador Cláudio Santos, que permite o corte de ponto dos servidores em greve. No Supremo Tribunal Federal, quem vai julgar o recurso é o ministro José Antônio Dias Toffoli.

A expectativa do Sindicato é de que o STF decida em favor das categorias. “O ministro Toffoli já se pronunciou em outra oportunidade quanto ao corte de ponto de servidores públicos em greve. Ele disse que a prática é ilegal quando não se oferece a alternativa do pagamento pelo banco de horas”, argumentou Djair Oliveira.

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (18), para tratar sobre os próximos passos do movimento, a categoria reiterou a posição de se manter em greve, mas não confirmou quais serão as próximas ações. À tarde, os grevistas fizeram um novo protesto no Centro Administrativo. A categoria realizou um buzinaço no prédio da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), e também em frente à Governadoria.

De acordo com o presidente do Sinpol, Djair Oliveira, assim como ocorreu na semana passada, os grevistas consideram fechar as delegacias de plantão por um tempo ainda maior do que o da sexta passada, quando as duas DPs (Zona Sul e Zona Norte) fecharam por 6 horas, além de suspender o recolhimento de cadáveres. Contudo, ele não informou quando isso poderá ocorrer.

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, confirmou que, caso isso aconteça, a pasta vai remanejar os serviços. O Quartel da PM vai se encarregar pelo registro de flagrante das zona sul, Leste e Oeste e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) dos casos da zona Norte da cidade. “Para isso, vamos nomear sargentos da Polícia Militar para atuarem como escrivães, dando suporte aos delegados, que não estão de greve”, afirmou.

O Sinpol garante que as duas categorias vão permanecer mobilizadas. “Só  acabamos com a greve se houver uma negociação que seja satisfatória aos servidores”, afirmou o presidente do Sindicato.

Precatório de R$ 115 milhões está emperrado há 21 anos



Cerca de 1.900 docentes aposentados e pensionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte esperam há 21 anos o pagamento de aproximadamente R$ 115 milhões em precatórios. Isso sem contar os juros e correção monetária, em virtude de ações judiciais ajuizadas em 1991 sobre os Planos Bresser e Verão, objeto  de ação rescisória - tem objetivo desfazer os efeitos de sentença já transitada em julgado - que foi favorável à União. Hoje, em assembléia a ser realizada às 15h, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, no campus universitário de Mirassol, eles deve avalizar a diretoria da Associação dos Docentes da UFRN (Adurn) a interpor uma nova ação.

 Será uma ação rescisória para anular a que provocou o arquivamento dos autos, depois da matéria transitar em julgado em 20 de novembro de 2006,  no Supremo Tribunal Federal (SRT)) e no Tribunal Superior do Trabalho  (TST), a favor dos professores universitários. Uma das docentes aposentadas da UFRN, Dorinha Costa espera que os professores, a maioria aposentados, e pensionistas, compareçam à assembléia para dar apoio à direção da Adurn, que independente de uma deliberação coletiva, estatutariamente, pode já poderia entrar com ação na Justiça.

“Estamos diante de uma situação delicada, porque o prazo que ainda nos resta para recurso só tem pouco mais de um mês”, afirmou. Ela lembra que em 1997 houve um momento em que o dinheiro chegou a ser orçado pelo governo federal, mas a UFRN “feriu”, segundo ela, a segurança do direito dos professores. “É dinheiro que, se liberado, vai ser gasto. Veja o que isso significa  R$ 115 milhões injetados no Rio Grande do Norte”, comentou a professora aposentada.

O presidente em exercício da Adurn, Francisco Wellington Duarte, até ontem se encontrava em  Pernambuco, mas explicou, por telefone, que na segunda-feira (16), em audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), a procuradora Izabel Christina Baptista Ramos firmou um acordo para a realização da assembleia convocada pela Adurn. Um grupo de professores chegou a questionar no MPT a realização da assembleia, sob a alegação de que a Adurn estava descumprindo deliberação tomada pela categoria anteriormente pela manutenção do processo, com a interposição da ação rescisória sobre os planos econômicos do governo federal emitidos na segunda metade dos anos 80.

Wellington Duarte diz que a revogação do arquivamento dos autos pode ser muito importante para a economia do Rio Grande do Norte, pois favorece diretamente 1900 pessoas e indiretamente cerca de 10 mil pessoas, considerando uma família de quatro pessoas de cada beneficiado. Com juros e correção, o pagamento dos atrasados deve chegar ser triplicado. “Desde que foi perdida ação originária no STF, nós tentamos de todas as formas levar essa luta para outro patamar”, explicou.

A advogada da Adurn, Andreia Araújo Munemassa, disse que a assessoria jurídica solicitou o desarquivamento do processo, cuja reabertura implica na suspensão da denúncia feito pela entidade contra o Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA) por descumprimento por parte da União e da UFRN de ação que transitou em julgado nos Tribunais Superiores em  Brasília, onde os autos vão ser acompanhados, a partir de agora, pelos advogados e juristas de São Paulo, Cândido Rangel Dinamarco e Fernando Burattini.

Hoje nosso blog terá novidades exclusivas! Aguardem...