terça-feira, 2 de setembro de 2014

Prefeitura de Santa Cruz abre Semana Municipal da Pátria


A Prefeitura de Santa Cruz abriu nesta segunda-feira (01) a Semana Municipal da Pátria, em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil. A abertura aconteceu pela manhã na Praça Presidente Vargas (Pátio da Matriz) com a corrida do fogo simbólico e o hasteamento dos pavilhões do Município, do Estado e do Brasil, que irá se repetir até o próximo domingo (07).

O encerramento da Semana da Pátria será com o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro no próximo domingo (07), a partir das 15 horas, com a participação de escolas das redes municipal, estadual e particular, bem como de instituições do município.

Depois de homenagear mulheres potiguares de destaque no ano passado, o desfile cívico de 7 de Setembro deste ano será novamente temático e contará a história do próprio município, retratando fatos e personalidades que ajudaram a construir Santa Cruz. Toda a programação foi preparada por profissionais da Secretaria Municipal de Educação e por uma equipe intersetorial, formada por profissionais de outras secretarias municipais.



William Bonner vai mediar debate da Globo com candidatos à Presidência

O jornalista William Bonner, editor do Jornal Nacional, será o mediador do próximo debate que a Rede Globo de Televisão promoverá entre os candidatos à presidência da República.

A emissora confirmou a informação. O debate ocorrerá no dia 2 de outubro e será o último antes do primeiro turno das eleições.

Trabalhadores da Indústria temem novas demissões


O setor da indústria do Rio Grande do Norte tem sofrido com aumento das demissões, inclusive demissões em massa e até mesmo fechamento de empresas. A Federação dos Trabalhadores na Indústria do RN tem registrado homologações diariamente, mas, também tem registrado o não cumprimento dos direitos dos trabalhadores por parte das empresas, o que tem gerado preocupação. Até julho deste ano, foram mais de 700 demissões.

No mês de agosto, por exemplo, uma mineradora localizada na cidade de Jucurutu fechou as portas e demitiu 22 funcionários, sem, no entanto, pagar os direitos trabalhistas. Isso fez com que o departamento jurídico da Federação entrasse com uma ação coletiva, de número 0001025-35.2014.5.21.0006, junto ao Tribunal Regional do Trabalho.

“Além de ingressar com a ação, entramos com uma liminar para que os trabalhadores possam receber pelo menos o FGTS e o Seguro Desemprego de imediato”, comenta Joaquim Bezerra de Menezes Neto, presidente da FTI-RN.

Menino de 11 anos foi morto porque pai reclamou de viciados, diz polícia

O menino Luiz Juan Pereira, de 11 anos, foi morto com um tiro dentro de casa, em Mossoró, enquanto dormia porque o pai reclamou de duas pessoas que "fumavam maconha" em frente a casa dele dias antes. A informação é do delegado Clayton Pinho responsável pela investigação do caso e foi repassada à imprensa em coletiva realizada nesta terça-feira (2) em Mossoró. Segundo ele, o inquérito foi concluído e remetido à Justiça. Os suspeitos, um menor de 16 anos e um rapaz de 19, negaram o crime e estão soltos. Um terceiro envolvido no crime ainda não foi identificado pela polícia.
"Esses garotos fumavam maconha bem próximo à casa dessa família e os pais de Luiz Juan não eram coniventes. Eles nunca acionaram a polícia, mas reclamaram com os rapazes. Essa era a única desavença da família com os dois", disse o delegado. Em depoimento à polícia os suspeitos negaram a autoria do crime, mas o delegado reafirmou que indícios apontam eles como autores.

Prefeito de Jucurutu anuncia concurso público com 306 vagas


O prefeito de Jucurutu, George Queiroz anunciou nesta terça-feira (02), durante o programa “Jucurutu em Dia”, na Rádio Cidade FM, que a Prefeitura Municipal realizará no mês de novembro de 2014, concurso público de provas para provimento de cargos no quadro permanente.
O edital do concurso foi publicado nesta terça-feira (02) no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte. O certame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e oferecerá 306 vagas distribuídas em 62 cargos para ensino fundamental, médio e superior. De acordo com o edital, as inscrições serão feitas, exclusivamente, via internet, no site da Comperve, a partir das 08h, do dia 22 de setembro de 2014 até às 23h59min, do dia 13 de outubro de 2014. As provas serão aplicadas no dia 02 de novembro de 2014 em Jucurutu.

Aécio Neves pode desistir do Planalto e assumir candidatura ao Governo de Minas


A entrada em cena de Marina Silva, candidata do PSB à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos, mexeu com o cenário eleitoral e já começa a reorientar as estratégias das campanhas adversárias. O senador Aécio Neves (PSDB), deslocado para o terceiro lugar pela ex-ministra do Meio Ambiente, pode ser, no entanto, o primeiro a adotar uma estratégia de alto risco político.

Segundo informações de bastidor apuradas pelo repórter Gerson Camarotti e publicadas em seu blog no G1, Aécio adotaria uma posição pragmática diante da queda na pesquisa nacional e das dificuldades de seu candidato em Minas, Pimenta da Veiga, 14 pontos percentuais atrás de Fernando Pimentel, nome do PT ao governo. Aécio teria de optar pelo pragmatismo e “mergulhar um período em terras mineiras”. E se Aécio desistir e assumir a candidatura a governador de Minas como fica os cenários nos Estados, como fica por exemplo a candidatura de Cássio livre para negociar seus apoio a presidente.

Segundo um cacique tucano teria dito a Camarotti, o partido teria chegado à conclusão de que “é preciso manter o espaço em Minas”. Para isso, poderia lançar mão de uma operação de alto risco: Aécio desistiria da candidatura à Presidência e assumiria a missão de impedir que os tucanos percam a máquina em Minas Gerais, de R$ 75 bilhões e 17 mil cargos comissionados.

Essa hipótese ganhou as ruas no último final de semana9, por meio do coordenador de redes sociais do PSDB em Minas, Pedro Brandão Guadalupe. Em postagem no Facebook, Pedro Brandão diz que, “se Marina passar muito Aécio, ele sai, apoia ela, ganha no primeiro turno, e vira Governador de Minas Gerais (sic)”. Ele reconhece que não seria a melhor opção, mas garante que “já está certo o cheque-mate a qualquer momento no PT.

Reunião da STTU programa bilhetagem eletrônica para dezembro

Após mais um encontro na manhã de hoje (2), os sindicatos dos empresários de ônibus, dos permissionários e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) chegaram a um acordo relativo à bilhetagem unificada. Com a finalização do documento ainda hoje pelo setor jurídico da STTU, o documento será remetido amanhã à consultoria que acompanha o caso e, até dois dias depois, deve chegar ao prefeito Carlos Eduardo para homologação. Com os prazos, a expectativa é que a bilhetagem unificada para ônibus e alternativos esteja funcionando, de forma efetiva, em dezembro.

Wilma tem encontro com Marina Silva


A candidata a Senadora Wilma de Faria teve ontem de tarde um encontro com a Marina Silva, do PSB, em São Paulo.Marina Silva é candidata a Presidente da República e vem liderando as pesquisas.

Wilma de Faria esteve acompanhada do empresário Flávio Azevedo, seu suplente nesta eleição. É a primeira reunião de trabalho entre os três e ajustaram a visita que Marina Silva fará ao RN nos próximos dias.

Reunião entre diretores de presídios termina sem definição de providências

A reunião entre os diretores dos presídios onde detentos do Rio Grande do Norte fazem greve de fome decidiram que vão manter os mesmos procedimentos dentro das unidades. No encontro que ocorreu hoje (2), na Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), o grupo disse que não recebeu nenhum pedido formal por parte dos presos e vai solicitar aumento do efetivo à Secretaria de Segurança do Estado (Sesed).

Até o início da tarde de hoje, os presos de oito unidades prisionais (contando com o pavilhão 5 de Alcaçuz, que tem direção própria) permaneciam em suposta "greve de fome", mas, em alguns casos, seguiam consumindo a comida que já havia sido entregue por familiares no domingo (31). Como não há uma definição formal sobre quais as reivindicações dos presos, nenhuma mudança vai ocorrer, estando mantida, inclusive, a visita prevista para amanhã (3).

Deputado forasteiro vem a Santa Cruz e ofende com palavras importunas o filho da terra

No ultimo domingo (31), um certo deputado forasteiro, que ninguém sabe de onde veio nem pra onde vai, veio a cidade de Santa Cruz, ofender com palavras desnecessárias e sem fundamento, o deputado estadual filho da terra, Tomba Farias. Esse mesmo deputado que veio a praça pública de Santa Cruz, fez um discurso vago, fútil e sem embasamento técnico para o cargo ao qual pretende se reeleger, fugindo das suas responsabilidades enquanto homem público que é, seu maior ideal mostrado ao povo de Santa Cruz, foi a politicagem da ofensa, da crítica destrutiva e da agressão verbal. O mesmo quase nada prometeu, apenas relembrou emendas e projetos que idealizou no passado, beneficiando outro público alvo, coisa que o povo de santa Cruz não queria, nem precisa saber. Talvez a falta de um projeto político voltado para o pensamento de uma saúde melhor e mais justa, educação séria e de qualidade, uma segurança pública valorizada e com tecnologia de informação, um programa de habitação respeitoso e de alcance aos mais carentes e necessitados, um incentivo a geração de emprego e renda, um programa de valorização e fortalecimento para agricultura familiar, dentre muitas outras coisas que o mesmo deveria está inteirado e se mostrou não está nenhum pouco. Ele mostrou o seu despreparo para um homem público, e mostrou acima de tudo, que não fez um projeto político de candidatura para ser apresentado e discutido com os cidadãos, buscando o entendimento e as soluções para os enumeros problemas que o sistema funcional do estado enfrenta em todos os seguimentos existentes. O nobre deputado esqueceu que é preciso que se reconstrua uma nova política de base, para que as nossas crianças, adolescentes, jovens e idosos, tenham uma melhor qualidade de vida e um bem estar social digno, atrelado a justiça e a igualdade social.



Victor Hugo Rafael (Xexeu)

Agenda do deputado Tomba Farias para esta semana



Terça, 02 de Setembro de 2014
 
09h - Reunião da Coordenação
 

 
Quarta, 03 de Setembro de 2014
 
18h - Comício - Conjunto Promorar - Currais Novos/RN
 

Quinta, 04 de Setembro de 2014
 
19h - Reunião - Lagoa do Feijão - Tangará/RN
 

Sábado, 06 de Setembro de 2014
 
19h - Comício - Japi/RN
 

 
Domingo, 07 de Setembro de 2014
 
06h - Caminhada Feira-Livre - Currais Novos/RN

Lideranças de Campo Redondo recebem o candidato a reeleição, deputado estadual, Tomba Farias


O deputado Tomba Farias (PSB) visitou neste domingo o município de Campo Redondo, onde foi recebido por lideranças políticas locais, entre elas o ex-prefeito Carlos Roberto (Carlinhos da Apami), José Felinto e Francisco de Vasconcelos Silva (Dr. Chiquinho), além do vereador Everton Spargoli e dos ex-vereadores Assis Ramalho e Josinaldo Anselmo.

O parlamentar, junto com amigos e apoiadores do município, visitou a feita livre da cidade, onde conversou com os comerciantes e consumidores. A exemplo do que tem feito em suas reuniões e visitas, Tomba Farias falou do seu trabalho voltado para o fortalecimento das cidades do interior e explicou a importância de os municípios contarem, na Assembléia Legislativa, com o apoio de um parlamentar amigo e que defende as causas do municipalismo.

"Tenho dedicado o meu mandato para buscar as soluções dos problemas enfrentados pelos municípios. Meu gabinete tem portas para as lideranças municipais. Sou um ex-prefeito e sei muito bem das dificuldades que as prefeituras do interior enfrentam diante da escassez de recursos e do flagelo da seca. Assim sendo, a minha missão é ajudar as lideranças municipais a resolver as demandas de seus municípios. Sempre estou presente", disse.



Gilberto Gil E Caetano Veloso voltam a apoiar Marina Silva


Os músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil voltaram a declarar apoio à candidatura de Marina Silva (PSB) nestas eleições. A dupla já havia apoiado a ex-ministra do Meio Ambiente em 2010, quando ela disputou o Palácio do Planalto pelo PV.

No sábado, 30, Caetano postou em seu perfil oficial no Facebook um longo depoimento no qual ressalta o fato de que a vitória de Marina representaria a “chegada de evidentes fenótipos negros no posto da Presidência da República. Isso não é pouco”, diz o cantor. Ele afirma ainda se orgulhar deste fato.
No texto, ele também destacou “o tom digno” com que Marina vem defendendo os legados de FHC e Lula e como ela tem seguido sua “coerência interna”. O depoimento foi até reproduzido no perfil oficial da candidata com uma foto em que Caetano aparece ao lado da ex-ministra.

Gilberto Gil, por sua vez, reiterou seu apoio a Marina quando questionado sobre o vídeo que circula nas redes sociais desde quinta-feira, 28, com uma compilação de depoimentos de artistas favoráveis a ela.

Mais de 2.000 presos mantêm greve de fome nos presídios do RN


A greve de fome iniciada nesta segunda-feira (1) no sistema penitenciário do Rio Grande do Nortefoi aderida por mais de dois mil detentos de pelo menos seis unidades prisionais. O levantamento foi feito pelo G1 com base nos dados repassados pela Coordenadoria de Administração Penitenciária do Estado (Coape) e diretores dos presídios em que os apenados ficaram sem se alimentar. A Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania ainda não sabe o que motivou a greve de fome de 2.157 presos.

A coordenadora de Administração Penitenciária, Dinorá Simas, conta que os presos não aceitaram comer o café da manhã, o almoço, o jantar e o lanche da noite. Para evitar o desperdício da comida, alguns diretores de presídios redistribuíram as quentinhas entre apenados que não aderiram à greve de forme ou fizeram doações. No entanto, na maioria dos casos, a comida estragou. "Acreditamos que a movimentação começou hoje porque os detentos estão com suprimentos por causa das visitas do fim de semana", diz Dinorá Simas. Os presos não fizeram nenhuma reivindicação até o momento.

Está confirmada a greve de fome em seis unidades: Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta; Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, conhecida como Pavilhão 5 de Alcaçuz; Penitenciária Estadual de Parnamirim; Cadeia Pública de Natal; Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó; e Centro de Detenção Provisória de Ceará-Mirim. A coordenadora de Administração Penitenciária vai se reunir com todos os diretores nesta terça-feira (2) para avaliar a situação de cada unidade prisional e estudar medidas.

Garibaldi em Serra Caiada: " dai a César o que é de César, dai a Tomba o que é de Tomba"


O deputado Tomba Farias (PSB), que na manhã dessa segunda-feira visitou a feira livre do município de Tangará, juntamente com as lideranças locais, como o secretário de Agricultura, Ilo Marinho, e a sua esposa a vereadora Aninha, participou na noite de ontem da carreata e comício realizado em Serra Caiada, onde o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, mostrou a importância de o eleitor votar em Tomba nas urnas de outubro próximo. Também participou do evento o candidato a deputado federal, Walter Alves.

Garibaldi, que durante o seu discurso destacou a importância do voto casado em Henrique Alves e Wilma de Faria, usou uma expressão bíblica para também recomendar o voto no parlamentar, que é candidato à reeleição. "Dai a César o que é de César, dai a Deus o que é de Deus, e dai a Tomba o que é de Tomba", disse.
A liderança de Serra Caiada, Ana Angélica, a Keka, que foi vereadora por dois mandatos, também destacou que será incansável na busca por votos para Tomba, indo de casa em casa, para que ele seja reeleito e possa dar continuidade ao trabalho em favor dos municípios. "Eu garanto a vocês que o deputado Tomba nos presenteará com a sua presença em nossas ruas, ouvindo as reivindicações do nosso povo, e articulando melhorias para a nossa comunidade. Ele será um parlamentar presente em Serra Caiada", enfatizou.

Após agradecer as manifestações de Apoio, Tomba disse que conquistará o voto do povo com a sua história, de político atuante, presente e que trabalha em prol do bem comum.


Wilma grava com Marina Silva para o programa eleitoral


A candidata ao Senado pelo PSB Wilma de Faria deu uma pausa na agenda de campanha no RN, por um motivo: viajou à São Paulo para gravar a propaganda eleitoral ao lado de sua candidata a presidência da República, Marina Silva (PSB).

 Nos próximos dias tem Wilma e Marina, lado a lado na campanha potiguar.

RN deve vacinar mais de 88 mil meninas contra HPV

A segunda dose da vacina conta o vírus HPV, que protege contra o câncer do colo de útero, começou a ser aplicada em meninas de 11 a 13 anos, nesta segunda-feira (1º/9). A aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização contra o HPV até que receba a dose de reforço, em cinco anos. No Rio Grande do Norte, a meta é vacinar 88.782 mil meninas de 11 a 13 anos. O Estado já recebeu 93.230 doses para a vacinação.

O Ministério da Saúde passou a ofertar a vacina no Sistema Único de Saúde (SUS) em 10 de março. Em apenas seis meses, 4,3 milhões de meninas nessa faixa-etária já foram vacinadas, atingindo 87,3% do público-alvo - uma das maiores coberturas para essa vacina em todo o mundo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% das 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos residentes no país.

A vacinação nas escolas foi o diferencial para o alcance da meta nacional na primeira fase da campanha. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda aos municípios repetir a estratégia para a aplicação da segunda dose. Para quem preferir ir ao serviço de saúde, a vacina está disponível, durante todo o ano, nas mais de 36 mil salas de vacinação espalhadas pelo Brasil.

Robinson afirma que Henrique Alves nunca morou no RN, é um mentiroso e oportunista


O candidato do PSD a governador, Robinson Faria (PSD), elevou o tom das críticas ao candidato do PMDB, Henrique Alves. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94, Robinson disse que o atual presidente da Câmara dos Deputados é o “candidato do acordão”, “o candidato das pesquisas”, “adesista”. Robinson classificou as propostas do adversário de “falácia” e “mentira”, apontou “oportunismo” político e “discurso falso”, além de tratá-lo como “candidato midiático”.
Foi o mais duro momento da campanha eleitoral até o momento. Segundo Robinson, Henrique adere a todos os governos com a promessa de ajudar o Estado, mas não consegue resolver os problemas, lembrando que, mesmo sendo presidente da Câmara, nada fez pelo governo Rosalba Ciarlini (DEM), onde mandava e desmandava, e que em eventos do governo, ele discursava como se fosse o governador e Rosalba a expectadora.
Robinson falou que Henrique não é oposição ao Governo Rosa, já que na gestão atual ainda tem pessoas ligadas a ele, como o secretário de Desenvolvimento, Sílvio Torquato, tio do deputado Gustavo Fernandes (PMDB), a secretário de Assistência Social, que tem o DNA do vice de Henrique, João Maia (PR), e o líder do governo, o democrata Getúlio Rêgo, que vota em Henrique. Robinson acusou Henrique de nunca ter morado no Rio Grande do Norte, de ter nascido no Rio de Janeiro, ter se criado no Rio e de ser carioca.

América-RN perdoa Max e anuncia novo reforço

Se como diz o ditado: roupa suja se lava dentro de casa, o América seguiu à risca o dito popular e resolveu de uma vez por todas o entrevero entre os atacantes Max e Rodrigo Pimpão. Isso depois de a diretoria ter anunciado, logo após a derrota frente ao Paraná, o afastamento de Max dos próximos jogos. Com a cabeça mas fria e com pedido de desculpas mutuo pelos brigões, o centroavante foi perdoado e seguirá junto com o grupo para enfrentar o Atlético-PR, pela Copa do Brasil. Além da paz, o diretor de futebol Eliel Tavares, ainda anunciou a contratação do atacante Edmilson, que estava no Palmeiras (SP).

Quanto a Max, na reunião que contou com a participação dos jogadores e membros da comissão técnica, teve ainda as presenças de Jussier Santos e do vice-presidente de futebol Ricardo Bezerra. Nela ficou definido que Max está liberado para jogar, porém não livre da multa em 30% do seu vencimento.

“Nós analisamos bem o fato e vimos que tirando o atleta dos jogos, nós estaríamos criando uma situação difícil para o treinador e prejudicando o  América. O próprio Rodrigo Pimpão, na reunião, pediu para que Max pudesse viajar e jogar, pois é uma peça importante para equipe. Mas um caso de indisciplina com este não poderia passar em branco, tinha de haver alguma punição e que sirva de exemplo aos demais integrantes do elenco”, afirmou Eliel Tavares.

Sem ser candidato, Ministro Garibaldi usa agenda de trabalho para fazer campanha dos parentes

Embora não estejam em campanha pessoal para as eleições deste ano, alguns ministros têm se aproveitado de agendas de trabalho para atuar em favor de seus candidatos. Em algumas situações, aproveitam o horário em que deveriam estar trabalhando para promover ações em seu reduto eleitoral. Eles negam, no entanto, que estejam praticando alguma irregularidade e argumentam que ministro não tem horário definido de trabalho.
O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), é um dos mais ativos cabos eleitorais de seu primo, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que concorre ao governo do Estado. Mas ele não se dedica apenas a Henrique. Entre suas preocupações imediatas está também eleger seu filho, Walter Pereira Alves (PMDB), para a Câmara. O jovem é deputado estadual no Rio Grande do Norte.
Garibaldi não costuma dar muita publicidade à sua agenda, embora a Comissão de Ética da Presidência da República exija essa prática. É comum ver anotada a expressão quase padronizada de “sem agenda informada” ou “agenda institucional” ou, ainda, “agenda externa”, sem especificar o que realmente o ministro está fazendo.
Mas, uma olhada nos blogs de política do Rio Grande do Norte dá uma ideia dos afazeres de Garibaldi. No dia 24 de julho, por exemplo, uma quinta-feira pela manhã, ele estava em Caicó (268 km de Natal). Um blog local fez questão de registrar a foto do todo sorridente ministro, com camisa de manga e cheio de adesivos, pedindo votos ao lado do filho. Um dia depois, ainda em Caicó, participou de um almoço de confraternização com a família Macacos, tradicional no município.

ABC em dia de decisão na Arena


O ABC entra em campo hoje, às 19h30, na Arena das Dunas, para jogar sua sorte na Copa do Brasil. O adversário é o Vasco da Gama e a equipe potiguar precisa, no mínimo, de um empate sem gols, para garantir vaga nas quartas de final da competição, já que no jogo de ida, em São Januário, o placar foi 1x1. Se o resultado for o mesmo em Natal, a decisão vai para os pênaltis. Empate por mais de um gol, a vaga fica com os cariocas e quem vencer, garante a classificação. Mas, o técnico abecedista, Zé Teodoro, não quer pensar na vantagem que conquistou no Rio de Janeiro e está focado em conquistar uma vitória diante dos seus torcedores.

“Estamos focados nesta partida contra o Vasco, pois para o ABC é o jogo do ano. Queremos muito seguir para as quartas de final da Copa do Brasil e vamos lutar muito por isso. Mas não me iludo com o bom resultado na ida, pois ele não nos garantiu nada”,  disse o técnico Zé Teodoro.

Para essa partida, o comandante do ABC tem dois desfalques certos e algumas dúvidas. O lateral direito Patrick foi vetado pelo departamento médico e o volante Michel, não pode defender o time na competição, já que atuou pela Caldense/MG na Copa do Brasil. As dúvidas ficam por conta de Renato e Rogerinho. Ambos foram liberados pelo departamento médico do clube, mas, as suas escalações vai depender da avaliação dos preparadores físicos alvinegros, em conjunto com Zé Teodoro.

Coordenador de Aécio, José Agripino, já diz que apoiará Marina em 2º turno


Coordenador da campanha de Aécio Neves (PSDB) à presidência da República, o senador José Agripino Maia (RN), que preside o DEM, declarou nesta segunda-feira (1º) que espera a união do PSDB com o PSB em um eventual segundo turno contra a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT.
De acordo com Agripino, o objetivo maior da coligação “Muda Brasil”, encabeçada por Aécio, é derrotar o PT. O tucano foi ultrapassado na corrida presidencial pela ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, que se tornou presidenciável do PSB após a morte do ex-governador Eduardo Campos (PSB).
“O PSB tem afinidades muito antigas conosco, desde o tempo do Eduardo Campos. O inimigo maior a ser batido é o PT. Tanto pode dar Aécio apoiando a Marina quanto o contrário”, disse Agripino, ponderando que ainda há ânimo com a possibilidade de Aécio chegar ao segundo turno.
“O esforço dos partidos da nossa coligação é que o Aécio chegue ao final da disputa. Estamos trabalhando com esse objetivo”, acrescentou Agripino. O tucano agora está em terceiro lugar na disputa, segundo as últimas pesquisas de intenção de voto. A coligação é formada por PSDB, PMN,  SD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PT do B.

Erasmo Carlos e Roberto Carlos entram com processo contra o Tiririca

O cantor Erasmo Carlos disse, em entrevista ao programa Amaury Junior, da Rede TV, que, ao lado de Roberto Carlos, irá processar o deputado Tiririca por uso da não autorizado da música “O Portão”, em sua campanha política. A informação foi confirmada pela assessoria do programa, que irá ao ar nesta terça-feira.
No vídeo, Tiririca aparece vestido de branco e usa a gíria “bixo” – traços característicos de Roberto Carlos. O candidato também aparece segurando um bife, numa clara referência à participação do cantor em propagandas da marca de carnes Friboi.
A letra da música foi alterada para “Eu votei. De novo eu vou votar. Tiririca, Brasília é o seu lugar. O vídeo foi ao ar pela primeira vez na dia 19, quando teve início o horário eleitoral gratuito.
A assessoria do deputado disse que não não pode se pronunciar pois ainda não foi notificada oficialmente. Rrepresentantes dos dois cantores não foram encontrados na manhã desta segunda-feira (1º).

Volume de chuvas fica 35% abaixo da média no Estado


Um terceiro ano de seca. É como considera a meteorologia o ano de 2014. Apurando o acumulado do período chuvoso deste ano, as chuvas foram 35% abaixo da normalidade. É o que informa Gilmar Bistrot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). “Mesmo que alguns municípios tenham apresentado regularidade, mas quando analisamos o Estado todo, temos um terceiro ano consecutivo. É um  quadro de seca bastante expressivo”, afirma.

A média dentro da normalidade histórica para o período de janeiro a agosto, segundo ele, é um acumulado de 700 mm, considerando todo o Estado. De acordo com o apurado de 2014, as precipitações ficaram  em torno de 450 mm. Uma situação um pouco melhor em relação aos últimos dois anos, mas insuficiente para considerar regular, segundo ele. De acordo com meteorologista, no ano de 2013 o acumulado foi de 400 mm, sendo 42% abaixo da normalidade e o quadro de 2012 foi o mais crítico, sendo abaixo dos 400 mm.  

A falta de chuvas regulares tem trazido consequências  graves para a população do Rio Grande do Norte. Cinco cidades continuam em colapso de abastecimento e 111 estão em situação de emergência – com abastecimento por carros-pipa. A maioria dos 46 reservatórios, monitorados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), não conseguiram recuperar seu aporte de água. Mais da metade dos açudes está com o nível abaixo dos 20% da capacidade total.