terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fest Frango 2015 terá mais uma vez a escolha da Galinha Mais Glamourosa; Inscrições abertas


Sucesso nos dois anos anteriores, III Fest Frango contará mais uma vez em sua programação com o concurso da "Galinha mais Glamourosa". As pessoas que criam galinhas poderão enfeitá-las utilizando fantasias e adereços e concorrer aos prêmios destinados para o concurso, organizado pela Prefeitura de Santa Cruz.

As inscrições para o concurso são gratuitas e já podem ser feitas no Teatro Municipal Candinha Bezerra, das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

A escolha da Galinha mais Glamourosa acontecerá no segundo dia do Fest Frango, na sexta-feira (27), no palco que será montado no Pátio da Matriz.

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações de consciência ambiental


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, vem desenvolvendo ações que objetivam valorizar a arborização urbana e incentivar a população a plantar árvores na cidade, perpetuando junto a sociedade uma consciência ambiental. Nesta segunda-feira (16) o Secretário Municipal de Agricultura, Eduardo Medeiros (Dudu), acompanhado do coordenador do Grupo dos Escoteiros, Roberto Rosa, esteve presente no Instituto Educacional de Santa Cruz (IESC) para realiza a entrega de mudas de IPÊ a alunos do instituto.

Segundo Dudu, trabalhar essa consciência ambiental com jovens é muito importante. Ele disse ainda qualquer instituição da cidade ou segmento da sociedade que desejar desenvolver ações ambientais poderá procurar a Secretaria de Agricultura.

Recentemente, mudas de árvores já foram plantadas no canteiro da rodoviária e no Santuário de Santa Rita em parcerias entre a Prefeitura de Santa Cruz e outras instituições.

Maior reservatório do Nordeste, Sobradinho tem seca histórica


Maior reservatório do Nordeste, a Barragem de Sobradinho passa por uma das piores secas da história, que afeta a geração de energia elétrica, o abastecimento dos municípios da região e preocupa agricultores que dependem da água da barragem para a irrigação da produção de frutas.

Nessa segunda-feira (16), o nível da barragem atingiu 2,5% do volume útil, o mais baixo da história. Esse número vem caindo dia a dia. No dia 10 deste mês, por exemplo, estava em 2,9%. O nível mais baixo havia sido registrado em novembro de 2001 (5,46%).

A previsão é que entre o fim de novembro e início de dezembro a barragem atinja o volume morto – reserva de água abaixo do ponto de captação. Isso significa a parada total de geração de energia na hidrelétrica. Inaugurada em 1979, a represa de Sobradinho tem capacidade de armazenar 34,1 bilhões de metros cúbicos de água e corresponde a 58% da água usada para a geração de energia no Nordeste.

Mais um preso é encontrado enforcado em prisão do RN; o terceiro em 24 horas


Mais um preso foi encontrado morto dentro do sistema prisional do Rio Grande do Norte. No total, 25 detentos foram assassinados dentro de presídios em 2015, sendo três nas últimas 24 horas no estado.

A morte aconteceu no presídio João Chaves, localizado na zona norte de Natal. De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), o detento Douglas Fabrício de Oliveira Pires foi encontrado enforcado. O corpo foi encontrado por volta das 14h30, durante o banho de sol dos detentos, que acontece das 9h às 15h. Ele estava na cela 4 do pavilhão A.


Segundo a delegada Taís Aires, da Delegacia de Homicídios (Dehom), Douglas estava com outros 50 presos durante o banho de sol e foi encontrado pendurado. Ele cumpria pena em regime fechado por assalto a mão armada e estelionato. A equipe de perícia do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) já chegou no local.

Na manhã desta terça-feira (17), um detento da Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi encontrado enforcado em uma das celas da unidade. Segundo Eider Brito, diretor do presídio, agentes penitenciários que trabalham na unidade encontraram o preso sem camisa e enforcado, ao lado de uma pilastra dentro de uma das celas pavilhão 4.

Já no começo da tarde de ontem, Francisco Antônio Duarte, de 24 anos, também foi encontrado enforcado. O caso aconteceu na Cadeia Pública de Mossoró. Segundo a direção do local, havia sinais de espancamento no corpo dele.

BOPE participa de treinamento integrado com Polícia Federal e Exército


Policiais Militares lotados no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) participaram de um treinamento antibombas integrado com policiais federais e membros do Exército Brasileiro, na última semana.
A atividade, promovida entre os dias 11 e 13, visou a capacitação do Esquadrão de Bombas do BOPE da Polícia Militar do RN, do Grupo de Bombas e Explosivos (GBE) da Polícia Federal e do Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro.
“A temática foi a pós-explosão, ou seja, os procedimentos realizados pelo setor competente após um incidente envolvendo bombas e explosivos”, explicou o Tenente PM Luiz Barros, oficial do BOPE.
Os exercícios foram realizados nos campos de instrução do Exército Brasileiro, localizados em Natal e Punaú, objetivando garantir a segurança para os policiais e militares em treinamento e para a população.
“Cada equipe foi responsável de criar um incidente simulado, no intuito de que outra equipe atue nos procedimentos pós-incidentais”, disse o oficial do BOPE.
O treinamento integrado foi concluído na última sexta-feira (13) com ações simuladas em Rio do Fogo.
“Iniciativas como essa estreitam os laços entre os grupos que atuam no combate à criminalidade cada vez mais especialista”, concluiu Tenente PM Barros.

Autorizado pagamento do Garantia-Safra para quase 22 mil agricultores no RN


A autorização do pagamento dos benefícios relativos à safra 2014/2015 aos 21.941 agricultores do Rio Grande do Norte que aderiram ao Garantia-Safra em 62 municípios potiguares foi publicada na edição desta segunda-feira, 16, do Diário Oficial da União (DOU).
Em Mossoró serão contemplados 2.471 agricultores. Além da segunda maior cidade do RN os municípios que tem agricultores contemplados com o benefício são: Acari, Assu, Almino Afonso, Alto do Rodrigues, Apodi, Areia Branca, Augusto Severo, Baraúna. Bodó, Caicó, Caraúbas, Carnaúba dos Dantas, Cruzeta, Currais Novos, Encanto, Equador, Felipe Guerra, Florânia, Francisco Dantas, Ipanguaçu, Ipueira, Itajá, Itaú, Janduís, Jardim de Piranhas, João Das, João da Penha, Jucurutu, Lagoa Nova, Major Sales, Marcelino Vieira, Martins, Messias Targino, Olho d’Água dos Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Pau dos Ferros, Pendências, Portalegre, Porto do Mangue, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Rodolfo Fernandes, Santana do Matos, Santana do Seridó, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Vicente, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Taboleiro Grande, Tenente Ananias, Tenente Laurentino Cruz, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Upanema, Venha Ver e Viçosa.
De acordo com o documento, os pagamentos serão realizados a partir deste mês de novembro, nas mesmas datas definidas pelo calendário de pagamentos de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

Anderson Silva e Vitor Belfort podem voltar a se enfrentar no UFC


Em 2016, uma das incontáveis “Lutas do Século” do UFC pode ser reeditada. De acordo com o presidente da organização, Dana White, em participação no podcast de Joe Rogan, o Ultimate estaria negociando uma possível revanche entre Anderson Silva e Vitor Belfort.
Joe Rogan, comentarista oficial do UFC, perguntou a Dana se essa seria a próxima luta a ser feita para os dois lutadores e expressou seu desejo em vê-la acontecer, dizendo que “essa é a luta”, e Dana concordou. “Eu sei. Não discordo. Estamos trabalhando nisso”, confirmou o presidente.
Segundo Dana, Vitor Belfort estaria interessado na luta. Ele não chegou a mencionar se o interesse é correspondido por Anderson Silva. Os dois lutadores se enfrentaram no UFC 126, em 2011, em um combate que acabou com um dos nocautes mais lembrados da história da organização. Na ocasião, Anderson Silva acertou um chute frontal no rosto de Belfort, conseguindo a histórica vitória. O confronto foi um dos grandes responsáveis pelo salto na popularidade tanto de Anderson Silva, quanto do próprio UFC em terras brasileiras.
Esporte Interativo

Já são 28 os presos por tráfico de drogas na Operação Áries realizada em Currais Novos


A Delegacia de Polícia Civil de Currais Novos, em parceria com a Polícia Militar, deflagrou a Operação Áries, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), com o objetivo de prender suspeitos que realizavam o crime de tráfico de drogas na região.
A ação policial, que é resultado de sete meses de investigação, prendeu 28 pessoas, sendo 11 mulheres e 17 homens, e apreendeu três adolescentes. Eles foram detidos em cumprimento a mandados de prisão preventiva, nas cidades de Acari, Caicó, Currais Novos e São Vicente.
A “Áries” contou com o trabalho de 150 policiais civis, que fazem parte do efetivo das 10 Delegacias Regionais de Polícia Civil e da Divisão de Combate ao Crime Organizado (Deicor), Delegacia de Capturas e Polinter (Decap) e da 4ª. Delegacia de Polícia de Natal, e de 90 policiais militares da capital e do interior, incluindo homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). O helicóptero Potiguar 1, da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesed), deu apoio durante toda a Operação.
As investigações da Operação Áries, que é uma alusão a coragem, força, determinação, começaram em abril deste ano e foram conduzidas pelo delegado Antônio Pinto e pelo delegado Paulo Ferreira. Além das prisões efetuadas nesta terça-feira (17), a Polícia Civil conseguiu prender durante os meses de investigação 32 suspeitos em flagrante.

América anuncia renovações e contratações para 2016; três ex-ABC fecham


O grupo do América para a temporada 2016 já começa a se formar. O presidente eleito Beto Santos, que comandará o América nos próximos dois anos, confirmou a permanência de dez atletas e a contratação de, por enquanto, mais quatro. Ainda durante a semana mais nomes deverão ser anunciados.

Remanescentes da atual temporada, defenderão as cores do Mecão em 2016 os goleiros Pantera e Júlio César (base), os zagueiros Zé Antônio e Flávio Boaventura, os meias Mateuzinho, Álvaro e Cascata, os atacantes Reis, Thiago Potiguar e Luiz Eduardo.

Entre as contratações, somente o lateral-esquerdo Alex Cazumba não passou pelo futebol potiguar. Além dele, chegam para compor o grupo o goleiro Camilo, o atacante Neto Potiguar e o polivalente Gabriel, que atua como lateral-direito, meia e atacante. Os três últimos tiveram passagens pelo rival ABC.

Segundo o América, alguns nomes continuam em negociação com a diretoria. A apresentação e início dos treinamentos estão marcados para o dia 1º de dezembro.

Operação combate o tráfico de drogas e homicídios no Seridó do RN


A “Operação Ares” – uma ação conjunta entre Polícia Militar e Polícia Civil – foi deflagrada na manhã desta terça-feira (17) na região Seridó do Rio Grande do Norte.
Estão sendo cumpridos mandados de prisão em três cidades: Currais Novos, Acari e São Fernando.
Ainda não foi divulgado o número de pessoas presas, mas a assessoria de imprensa da Polícia Civil informou que os mandados são para deter traficantes e homicidas.

Governo do Estado pede autorização da AL para remanejar recursos dos demais poderes


O Governo do Estado enviou para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei onde pede a autorização para ampliar o percentual de remanejamento de recursos dos demais poderes ou de órgãos do próprio Executivo. A medida é a mais nova alternativa encontrada pelo governador Robinson Faria (PSD) para enfrentar a crise financeira.
Nos bastidores, a administração estadual tem corrido contra o tempo para reunir recursos suficientes com o objetivo de garantir o pagamento das folhas salariais do funcionalismo público de novembro, dezembro e o restante do 13º. De acordo com a mensagem encaminhada aos deputados estaduais, a autorização para remanejamento chega a R$ 300 milhões.
O Projeto de Lei foi protocolado na última sexta-feira (13) na Assembleia Legislativa, exatamente no mesmo dia em que o governador se licenciou do cargo para cumprir agenda na Europa, com o objetivo de divulgar o potencial turístico potiguar.
Segundo a Tribuna do Norte, "caso aprovado com a totalidade dos valores, o Projeto expandirá o limite de remanejamento previsto na Lei Orçamentária em vigência de 15% para 17,43%, saindo de R$ 1,8 bilhão para R$ 2,1 bilhões".

Sobe para 14 número de cidades em colapso no abastecimento no RN



Rio Grande do Norte tem mais duas cidades em situação de colapso no abastecimento de água. No total são 14 municípios que deixaram de ser abastecidas pela Companhia de Águas e Esgotos (Caern) por causa do baixo nível de água nos reservatórios. A Caern acrescenta que 77 cidades estão sendo abastecidas em sistema de rodízio.

As cidades de Jardim de Piranhas e Timbaúba dos Batistas, ambas na região Seridó, são as duas que entraram na lista. Os sistemas dos municípios foram paralisados por causa da situação de colapso da Adutora Manoel Torres, que além delas também abastece parte de Caicó. A adutora vinha recebendo água do complexo Curemas-Mãe D’Água, na Paraíba.

De acordo com a Caern, o governo do RN negocia com o governo da Paraíba para que seja feita a limpeza dos 100 quilômetros do rio, que fica dentro do território paraibano. Com a medida, a expectativa é que a vazão volte a aumentar. A limpeza no trecho potiguar já foi providenciada.

Com a entrada em colapso do sistema Manoel Torres, no último final de semana, a cidade de Caicó agora está sendo abastecida apenas pelo Açude Itans. Com uma vazão de 350 metros cúbicos de água por hora, o volume de água do Itans não é suficiente para abastecer a cidade inteira. Portanto, as áreas mais altas de Caicó estão desabastecidas.

Preso é encontrado morto no pavilhão 4 da Penitenciária de Alcaçuz


Mais um preso foi encontrado morto na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta. Segundo Eider Brito, diretor da unidade, o corpo do detento foi encontrado na manhã desta terça-feira (17). Ele foi encontrado enforcado dentro de uma das celas da unidade.

De acordo com o diretor, o preso foi morto por volta das 9h30 da manhã, no pavilhão 4 da penitenciária. "Recebi a ligação de um agente da unidade informando do caso", informou ele.

Os agentes penitenciários que trabalham na unidade encontraram o preso sem camisa e enforcado, ao lado de uma pilastra dentro de uma das celas pavilhão 4.

Essa é o segundo homicídio em menos de 24 horas ocorrido dentro de unidades prisionais do Rio Grande do Norte, sendo a 24ª só em 2015. Nesta segunda-feira (16), Francisco Antonio Duarte, de 28 anos, conhecido como "Xilique", foi morto na Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste do estado. O detento foi encontrado enforcado em um dos banheiros logo após o banho de sol, no início da tarde. Segundo a direção do presídio, havia sinais de espancamento no corpo dele.

Ainda neste ano, mais dois presos morreram soterrados em Alcaçuz e outro detento foi morto no Ceduc de Caicó.

Sine-RN oferece mais de 230 oportunidades de emprego em Natal, Grande Natal e Mossoró


O Sine-RN oferece nesta terça-feira (17), mais de 236 oportunidades de emprego em Natal e Grande Natal e Mossoró e Região. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego no endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h as 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e interior do Estado.
Os interessados  que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG),Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com os horários das centrais do cidadão e no SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

Equipe intersetorial discute últimos detalhes do III Fest Frango; evento acontece de 26 a 28 de novembro


A equipe intersetorial da Prefeitura de Santa Cruz, responsável pelos preparativos do III Fest Frango, se reuniu mais uma vez na tarde desta segunda-feira (16), na sala de reunião da sede do Poder Executivo, para definir os últimos detalhes do evento. Na reunião, foram discutidas questões sobre a estrutura física do evento e alguns pontos da programação que será desenvolvida durante os três dias do evento.

A terceira edição do Fest Frango, idealizado na gestão da Prefeita Fernanda Costa, acontece no Pátio da Matriz nos dias 26, 27 e 28 de novembro. Na programação estão previstos Seminário, Festival Gastronômico, Feira de Artesanato e shows musicais.

O Fest Frango é viabilizado através de emenda parlamentar do Deputado Tomba Farias e realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, com patrocínio do Governo do Estado, através da Empresa Potiguar de Promoção Turística (EMPROTUR), e parcerias com o Sebrae/RN, Guaraves Alimentos, Senac e Fecomércio/RN.