sábado, 18 de março de 2017

SCFV de Santa Cruz inicia atividades com programação especial para crianças e jovens atendidos pelo programa


As crianças e jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz tiveram uma programação diferenciada no reinicio de suas atividades em 2017. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ofereceu serviços em saúde e de lazer. A programação foi iniciada quarta-feira (15) e encerrada nesta sexta-feira (17).

A programação contou com orientações sobre saúde bucal e momentos de lazer, como gincana e banho de piscina no Clube Juvenal Pé de Copa, além de exibição de filme no Teatro Municipal Candinha Bezerra.

Essa ação foi pensada para transformar o dia de acolhimento em um momento de diversão e de socialização entre os alunos que serão atendidos pelo SCFV em suas várias atividades previstas para esse ano.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um serviço realizado com grupos, organizado de modo a prevenir as situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.
Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009).

Emparn prevê chuvas isoladas por todo o RN no Dia de São José


Neste domingo 19, data em que se comemora o Dia de São José, o povo norte-rio-grandense poderá ter um outro motivo para celebrar: a Emparn (Empresa Potiguar de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte) prevê chuvas isoladas por todos os cantos do estado potiguar.

Em todo o interior do Rio Grande do Norte estão marcadas grandes festas religiosas para este fim de semana, encerrando-se, justamente, no domingo. No município que recebe o nome do Santo, a programação começa já às 5h da manhã com a alvorada; às 6h tem missa; ao meio-dia show de fogos de artifício e, finalmente, às 16h, procissão e missa. Para mais programações, pode-se visitar o site da Arquidiocese de Natal.


Petrobras reajusta em 9,8% o preço de botijões de gás de uso residencial


A Petrobras aumentou em 9,8%, em média, os preços dos botijões de até 13 kg de gás liquefeito de petróleo para uso residencial (GLP P-13). O reajuste entrará em vigor às 0h de terça-feira (21). O último reajuste realizado pela companhia foi em 1º de setembro de 2015. A empresa alertou que a correção divulgada hoje (17) não se aplica ao GLP de uso industrial.
A Petrobras destacou ainda que as revisões dos preços feitas para as refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor, uma vez que, de acordo com a legislação, há liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados. “Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores”, apontou a empresa na nota de informação do aumento.
Pelos cálculos da companhia, se o reajuste for repassado, integralmente, aos consumidores, o preço do botijão de GLP P-13 pode ter alta de 3,1% ou cerca de R$ 1,76. “Isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos”. Ainda conforme a nota, o ajuste foi aplicado sobre os preços praticados pela Petrobras sem incidência de tributos.

Entidades se reunirão na segunda para discutir insegurança na área rural do Estado

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do RN (Faern), José Alvares Vieira, disse que entidades do setor rural do estado se reunirão, na próxima segunda-feira 20, para discutir a situação de insegurança no interior do Rio Grande do Norte. Para ele, há um clima de pânico entre os produtores rurais devido o alastramento da criminalidade na região.
Delitos referentes à questão das drogas, arrombamento de residências, assaltos à mão armada, roubos de animais, fertilizantes e materiais de irrigação, são apenas alguns dos exemplos que, para Vieira, estão contribuindo com o aumento do nível de criminalidade. “O setor rural está apavorado com a quantidade de crimes que está ocorrendo em seu meio”, diz.
Fatos como esses acabam atrapalhando o trabalho dos produtores rurais, que necessitam passar a noite em suas propriedades, para gerar um bom rendimento em suas plantações. “A todo momento eu recebo na federação dezenas de ligações de todo o estado relatando a preocupação da falta de segurança na área rural”, afirma Vieira ao apontar também que espera ações por parte do governo para resolver a situação.
Mesmo com a realização, pela Federação de Agricultura, de dois seminários referentes à segurança pública rural, em governos passados, Vieira afirma que a falta de atenção do poder público à área agrícola é preocupante. “Todas as vezes que vamos conversar com o setor de segurança eles falam: ‘nós já não estamos dando conta de dar segurança às cidades, como é que vamos fazer na área rural também?’”, diz.