quinta-feira, 5 de maio de 2016

Perto de completar 1 mês sem a distribuição do leite em Santa Cruz, oposição aliada do governador se cala diante do fato e nada faz para solucionar o problema.


Está próximo de completar 1 mês que o Programa do Leite, de responsabilidade do governo do estado, está suspenso no município de Santa Cruz. O programa foi suspenso devido a falta de pagamento aos fornecedores por parte do governo do estado.

A oposição aliada e influente no atual governo, nada fez até agora para que o programa venha a ser restabelecido e normalizado, além do mais o Programa do Leite é gerido pela EMATER, ao qual o ex-prefeito Péricles Rocha desfruta do cargo de Diretor Administrativo deste órgão, o que poderia motivar a oposição a se reunir com o mesmo e pedirem uma solução para o problema ao governador Robinson Faria.

Assim ficamos na dúvida se a oposição santa-cruzense é capaz de perseguir inclusive até a própria população.









Prefeitura de Santa Cruz emite Nota de Esclarecimento sobre o Programa do Leite


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, torna público algumas questões relacionadas ao “Programa do Leite”.

1 – O “Programa do Leite” é de responsabilidade do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, desde a destinação de recursos, passando pelo processo de definição dos fornecedores até o transporte do produto ao município. Como parceira, a Prefeitura de Santa Cruz realiza o cadastramento das famílias seguindo critérios estabelecidos pelo próprio Governo do Estado e distribui o produto para os beneficiários cadastrados no programa.

2 – Informamos que desde o último dia 12 de abril o fornecimento do leite foi interrompido, sem qualquer comunicado oficial a respeito da paralisação. A Prefeitura de Santa Cruz já enviou um oficio à EMATER, órgão estadual que gere o programa, para obter uma explicação, não tendo obtido resposta até o presente momento.  Em contato telefônico com fornecedores, nos foi repassado que o motivo que levou a paralisação do envio do leite foi a falta de pagamento pelo Governo do Estado, inviabilizando a manutenção do serviço.

3 - A Prefeitura de Santa Cruz continua com sua estrutura e sua equipe prontas para realizar a distribuição tão logo o impasse entre os fornecedores e o Governo do Estado  seja resolvido e o fornecimento restabelecido.


Secretaria Municipal de Assistência Social

Prefeitura de Santa Cruz

Lei quer proibir passageiro bêbado ao lado do motorista


Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer estender a Lei Seca ao carona também. A ideia é proibir que um passageiro, se alcoolizado ou sob efeito de qualquer substância psicoativa que cause dependência, seja transportado no banco ao lado do motorista.

O projeto de Lei (PL) 4380/16, de autoria do deputado Flávio Augusto da Silva (PSB-SP), prevê que a infração seja punida como gravíssima (7 pontos na CNH), com multa e retenção do veículo até que a irregularidade seja corrigida – isto é, que o carona se sente no banco de trás do carro. Segundo o autor do PL, o objetivo é tentar evitar que a condução do veículo seja atrapalhada por terceiros.

“Basta considerarmos o quanto o álcool e outras drogas podem comprometer o julgamento de uma pessoa”, explica Silva. “O simples estado de euforia de quem está ao lado do condutor pode influenciá-lo a dirigir em alta velocidade ou executar manobras arriscadas”.

Além disso, de acordo com o parlamentar, nos Estados Unidos e no Canadá as medidas são ainda mais rigorosas, uma vez que o passageiro nem precisa estar embrigado para atrapalhar o motorista. “Basta que esteja com uma latinha de cerveja em mãos para se configurar uma ofensa à lei, pois, em tese, o conteúdo poderia ser oferecido ao condutor”, afirmou.

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Viação e Transportes e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, modificará o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9503/97).

Com afastamento, Eduardo Cunha perderá salário, seguranças, carro e residência oficial


Diante do ineditismo do afastamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Direção Geral da Câmara já discute a retirada de direitos e regalias do peemedebista, como uso de residência oficial, segurança da Polícia Legislativa, suspensão de pagamento para assessores e corte de salário.
“Tem coisas que aconteceram hoje que nunca aconteceram. Isso para nós é um fato novo, é uma situação inédita”, resumiu o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Beto Mansur (PRB-SP), ainda sob efeito da surpresa do afastamento.
Técnicos da Casa disseram ao “Broadcast Político” que, com Cunha afastado por determinação do Supremo Tribunal Federal a Câmara terá apenas 512 deputados, uma vez que seu suplente não poderia ser chamado para ocupar o mandato. Apesar de não poder exercer seus direitos parlamentares, o peemedebista continua com foro privilegiado.
Inicialmente, a direção da Câmara deve esperar a publicação da decisão do STF para retirar as facilidades do presidente agora afastado. Cunha deixará de receber o salário de R$ 33.763,00, não terá mais à sua disposição os policiais legislativos que fazem sua segurança, nem direito a carro oficial com motorista. Deve ser concedido um prazo de 30 dias para que o peemedebista deixe a confortável residência oficial em Brasília.

Tomba quer acelerar reconhecimento de festa de Santa Rita como patrimônio cultural do RN


Durante sessão ordinária desta quinta-feira (5), na Assembleia Legislativa, o deputado Tomba Farias (PSB) usou o horário direcionado aos líderes para solicitar celeridade na votação de um Projeto de Lei de sua autoria que reconhece a festa de Santa de Rita de Cássia, no município de Santa Cruz, como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte.

“A matéria já recebeu a constitucionalidade e admissibilidade das Comissões de Constituição e Justiça, de Administração e de Finanças e Fiscalização. Faço agora um apelo para que esse projeto seja votado até o dia 13, data em que a festa tem início na cidade”, justifica Tomba.

O deputado também cobrou do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a realização de operações tapa-buraco em Tangará e Santa Cruz em razão da festividade que se aproxima. “Já solicitamos e estamos no aguardo destes serviços para evitar acidentes na região, sobretudo no período da festa da padroeira”, reforçou Tomba.

Teori: Cunha cobrou insistentemente doações da OAS para a campanha de Henrique Alves


Na decisão que afastou liminarmente Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato e da Presidência da Câmara dos Deputados, o ministro do STF Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato, citou transações que envolvem o ex-deputado federal e ex-ministro Henrique Alves (PMDB-RN). É o que aponta o deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

Segundo o parlamentar do Partido dos Trabalhadores, Henrique é citado nas páginas 39 e 41 do documento. Na primeira das citações, ele aparece como beneficiário de propina, disfarçada de doações de campanha, repassada pelo ex-presidente da empreiteira OAS, Leo Pinheiro, a pedido de Eduardo Cunha.

O ministro Teori Zavascki relata que, numa das conversas interceptadas entre Eduardo Cunha e Leo Pinheiro, o peemedebista cobra “insistentemente a realização de doações” ao seu correligionário Henrique Alves, que estava no segundo turno da eleição no RN em 2014. Diante da resposta de Leo Pinheiro dizendo que “estava complicado”, Eduardo Cunha determinou que ele deveria “encontrar uma solução” para atender Henrique.

“Já na segunda citação, Henrique Alves aparece como um dos integrantes da “turma” de Eduardo Cunha, que deveria ser atendido com as doações do ex-presidente da OAS. As mensagens foram extraídas do celular de Leo Pinheiro, preso no âmbito da Lava Jato”, destaca o deputado. Ainda segundo o ministro Teori Zavascki, Henrique Alves participou de reuniões com Eduardo Cunha e Leo Pinheiro em que foram tratados “temas do interesse da OAS”.

Cacau e Matheus compartilham a mesma estampa em look praiano


Os ex-BBBs Matheus e Cacau compartilharam nesta quarta-feira, 4, nas redes sociais, uma foto onde aparecem usando a mesma estampa em looks praianos. O registro foi feito em Natal, na região nordeste do Brasil

Horas antes, Cacau também usou a web para se declarar ao namorado, que conheceu durante o confinamento no reality show. "Meu amigo, meu parceiro, meu amor", escreveu na legenda.
Minutos depois foi a vez de Matheus dividir um momento ao lado da namorada com seus seguidores no Instagram: "Fala galera do insta!!! Já tamo aqui na correria explosão tchakabum porque hoje tem manhã de trabalho com minha gata! Bom dia a todos e uma quarta cheia de coisas boas pra todos nós! Beijos", escreveu.
Via: EGO

Situação da Segurança Pública do RN, ficará ainda pior nos próximos dias: Ministério da Justiça confirma que efetivo da Força Nacional deixa o RN


O Ministério da Justiça confirmou nesta quarta-feira (4) que a Força Nacional está deixando o Rio Grande do Norte. Em nota, o ministério informou que está deslocando o efetivo "para apoiar a operação de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, assim como do revezamento da tocha olímpica".
A Força Nacional atuou em perícias do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), na Delegacia de Homicídios, no Corpo de Bombeiros e, por último, na segurança externa da Penitenciária de Alcaçuz.
A primeira equipe da Força Nacional chegou ao Rio Grande do Norte em março de 2014 e era formada por peritos criminais e papiloscopistas que vieram auxiliar o trabalho de perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia.
Em agosto de 2014 foram enviados dois delegados, dois escrivães e oito agentes de polícia civil para atuar na Delegacia Especializada de Homicídios. Também atuaram no Rio Grande do Norte bombeiros da Força Nacional que atuaram em 12 pontos do litoral potiguar.
Em 2015, o governador Robinson Faria decretou situação de calamidade do sistema prisional do estado e 215 militares da Força Nacional desembarcaram no RN para dar apoio na segurança externa dos presídios.

Em Brasília, Robinson pede apoio da bancada federal à gestão estadual


O governador Robinson Faria reuniu-se, em Brasília-DF, nesta quarta-feira (04) com a bancada de deputados federais e senadores que representam o Rio Grande do Norte no Congresso Nacional. Durante o encontro, o chefe do Poder Executivo ressaltou a necessidade de apoio administrativo dos parlamentares à gestão do Governo do Estado.
O governador pontuou a necessidade de repetir-se encontros como o de hoje para que ocorra uma maior troca de ideias entre os parlamentares e os membros do Governo do Estado.
A reunião foi realizada com a presença dos senadores José Agripino e Garibaldi Filho e os deputados federais Fábio Faria, Felipe Maia, Rafael Motta, Zenaide Maia, Rogério Marinho, Beto Rosado, Antônio Jácome e Walter Alves, além do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. O deputado estadual Dison Lisboa, líder do governo na Assembleia Legislativa, também acompanhou a reunião.