sábado, 5 de outubro de 2013

Prefeitura de Santa Cruz promove inédita Copa de Futsal Feminino


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer, promove de forma inédita, a Copa de Futsal Feminino. Primeira competição da modalidade realizada no município de Santa Cruz voltada exclusivamente para o sexo feminino.

A competição, já iniciada, reúne oito equipes (três de Santa Cruz e cinco de municípios da região), e encontra-se na primeira fase. As partidas estão sendo realizadas no Ginásio Marcílio Furtado, em Santa Cruz, sempre nas quintas e sextas-feiras à noite.

O futsal é uma das modalidades mais disputadas no município por homens, porém, as mulheres também estão cada vez mais se tornando adeptas a esse esporte.  A Prefeitura de Santa Cruz realiza a competição como forma de incentivo à prática esportiva assim como vem acontecendo ao longo do ano com outras modalidades.








Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Brasil deve anunciar grande descoberta de petróleo em Sergipe

Autoridades brasileiras pretendem anunciar a descoberta de uma gigantesca reserva de petróleo no mar, situada perto do Estado de Sergipe, nas próximas semanas, no que poderia ser a maior do país fora da grande região do “pré-sal”, informou o governo estadual.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, vai “anunciar oficialmente a descoberta” durante uma visita à capital do Estado, Aracaju, disse à agência de notícias Reuters um porta-voz do governador em exercício, Jackson Barreto, nesta quinta-feira.
Uma campanha exploratória na costa de Sergipe mostra que uma área controlada pela Petrobras e um parceiro indiano possivelmente possui mais de 1 bilhão de barris de petróleo, disseram à agência de notícias Reuters fontes do governo e da indústria, em reportagem publicada no dia 26 de setembro.
Esse volume é mais do que suficiente para suprir todas as necessidades de petróleo dos Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo, por quase dois meses.
“Lobão aceitou o convite do governador para viajar para Aracaju no dia 23 de outubro” disse o governo de Sergipe em um comunicado. “Naquele dia, de acordo com o governador, a maior descoberta de petróleo em 2013 será anunciada oficialmente.”
O Ministério de Minas e Energia do Brasil confirmou que Lobão está com viagem programada para ir para Aracaju em 23 de outubro. A pasta se recusou a informar a razão para a sua viagem.
A Petrobras se recusou a confirmar o tamanho da descoberta. Mas a presidente-executiva da estatal, Maria das Graças Foster, chamou de “uma bela descoberta” em uma entrevista coletiva em 27 de setembro.
Ela disse que a empresa planeja produzir pelo menos 100 mil barris por dia a partir de campos offshore de águas profundas em Sergipe, a partir de 2018.
A Petrobras, operadora do SEAL-11, é dona de 60% do bloco, e a indiana IBV detém o restante.
Fontes da indústria e do governo disseram anteriormente à Reuters que o bloco SEAL-11 e as áreas adjacentes podem conter mais de 3 bilhões de barris de petróleo in situ.
Essa quantidade pode ser suficiente para permitir a produção de cerca de 1 bilhão de barris, de acordo com fontes da indústria brasileira, com base em taxas de recuperação da indústria local.
Barreto está substituindo o governador em Sergipe, Marcelo Deda, que está em licença médica.

Agripino reúne deputados estaduais do DEM: ‘sintonia’

O presidente nacional do DEM, senador José Agripino Maia, se reuniu hoje em Natal com a bancada do DEM na Assembleia Legislativa, os deputados José Adécio, Leonardo Nogueira, e o líder do governo na Casa, o deputado estadual Getúlio Rego. Na oportunidade, o senador José Agripino fez questão de frisar a “sintonia” entre detentores de mandato na Assembleia Legislativa. “Com os amigos Getulio Rêgo, Zé Adécio e Leonardo Nogueira. Deputados do RN. Sintonia”, afirmou Agripino em sua conta no Twitter, apensando uma foto que ilustra esta matéria.
O jornal Tribuna do Norte trouxe matéria nesta sexta, que foi manchete de primeira página, afirmando que o DEM no estado não concederá a legenda para que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) se candidate à reeleição. A matéria informa que o partido, comandado pelo senador José Agripino Maia, estaria enfrentando dificuldades para celebrar alianças com outras legendas, especialmente com vistas à formação de chapas proporcionais (candidatos a deputado estadual e federal).
Nesse contexto, e diante do desgaste da governadora, o DEM poderá priorizar a reeleição de seus deputados – o deputado federal Felipe Maia e os deputados José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira – em detrimento da candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini. A precipitação da definição do DEM – ainda não confirmada por nenhuma liderança da legenda – quanto a não relançar Rosalba para o governo em 2014, se daria devido às notícias que apontam para a intenção de Rosalba em se lançar candidata à reeleição.
Mesmo enfrentando um desgaste acentuado, que ultrapassa os 82% de desaprovação do seu governo, Rosalba Ciarlini tem intensificado uma agenda que seria de pré-candidata à reeleição. Nos últimos dias, o governo tem anunciado diversos investimentos, em vários setores. Além disso, o núcleo político do governo, liderado pelo secretário chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado, tem feito articulações com o objetivo de assegurar partidos em torno da proposta de reeleição de Rosalba.
Entre esses partidos, tem-se o PP, cuja presidência foi entregue recentemente ao irmão de Carlos Augusto, o deputado federal Betinho Rosado, e o próprio PTB, que ontem recebeu a filiação do secretário de Segurança Pública, Aldair da Rocha, que irá presidi-lo. Há quem veja ainda a possibilidade de o PR, comandado no Estado pelo deputado federal João Maia, permanecer no arco de aliança governista.
No caso do PSDB, liderado no Estado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho, o partido está no estado associado ao destino do DEM. Uma articulação nacional envolvendo DEM e PSDB associa o destino dos tucanos potiguares ao direcionamento a ser dado pelo senador. Isso acontece porque há compromisso do DEM de apoiar a candidatura presidencial de Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, à Presidência da República. (A.V.)

Fernanda Costa apresenta programação do 1º Fest Frango e prefeitos da região debatem sobre ampliação de projeto de avicultura


A Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com o SEBRAE, Guaraves Alimentos e a participação de outros municípios das regiões Agreste e Trairi, realizará de 28 a 30 de novembro, em Santa Cruz, a primeira edição do Fest Frango.

O objetivo do evento é fortalecer a atividade avícola através da cadeia produtiva do frango de corte, proporcionando apoio técnico à atividade, com ações de capacitação, beneficiando diretamente os avicultores e o agricultor agropecuário de pequeno e médio porte, e ainda incentivar a produção avícola nos municípios das regiões Agreste e Trairi.

O primeiro encontro para discutir o assunto aconteceu na manhã de quarta feira (02), no auditório do SENAI, em Santa Cruz, com a participação de vários prefeitos da região, secretários e representantes de órgãos ligados ao setor da avicultura.

Na ocasião, a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, o Gerente do escritório do SEBRAE de Santa Cruz, Gustavo Cosme, assim como, o representante da empresa Guaraves Alimentos, Fábio Coutinho (Fabinho da Guaraves), fizeram uma apresentação técnica do projeto de realização da primeira edição do Fest Frango e debateram sobre a viabilidade da implantação de aviários e seus investimentos em outros municípios.

Fest Frango

A primeira edição do Fest Frango contará em sua programação com festival gastronômico, intercâmbio entre os municípios, seminários, feira de artesanato, palestras técnicas e shows culturais,

O Fest Frango terá em sua primeira fase a realização dos cursos de capacitação no período de 14 de outubro a 08 de novembro. Os cursos que serão ofertados gratuitamente são os seguintes: alimentação de aves de cortes, limpeza e desinfecção de aviários, produtos e derivados de frango e boas práticas de fabricação e agregação de valor e geração de renda para produtos derivados do frango, o manejo e sanidade na avicultura de corte.

Com uma carga horária de 24 horas, cada turma poderá receber um total de 25 pessoas.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Alecrim decide título nacional contra os gaúchos do Charrua



O Alecrim finaliza sua preparação visando a grande final da Copa do Brasil – Campeonato Brasileiro de Rugby XV da Segunda Divisão -, categoria Adulto Masculino, que será disputada neste sábado (05) contra o Charrua-RS, a partir das 14 horas em São Paulo-SP.

O time do técnico Franco Fiaschi chegou a decisão após bater o Goianos por 45 a 0 e, sem sofrer um try, é tido como favorito na disputa pelo título. “A gente ganhou muita experiência do ano passado pra cá e reforçamos um pouco o time. A preparação foi intensa e acredito que este ano estamos mais fortes. Estamos desde a final do ano passado, ou seja, há quase um ano, sem sofrer um try. Isso é relexo de organização tática, além de um bom preparo físico e garra dos atletas. Um feito desses dá moral e reflete muito positivamente num grupo”, disse o técnico do alecrinense.

Em 2012, na semifinal, as duas equipes também se enfrentaram por uma vaga à final. Na ocasião, o Alecrim conseguiu a vitória por 12 a 5 e foi para a decisão com o Indaiatuba de São Paulo, sendo derrotado na sequência por 12 a 6. Desde então, a meta dos alecrinenses passou a ser o título, que agora depende de apenas mais um jogo. Para Fiaschi, o resultado mais elástico e a chegada à final sem sofrer um try sequer – feito que já completa quase um ano – é prova da melhora da equipe, que se reforçou e entrou na competição com ainda mais foco e concentração.

Para o capitão da equipe, Vitor Medeiros, o Alecrim está pronto para ganhar o título. Se preparando desde a última derrota – justamente na final da Copa do Brasil de 2012 – na visão do atleta, a equipe aprendeu com os erros. “Este ano o Alecrim está mais maduro, está pronto para ganhar o título. O time focou mais, se preparou mais, quis mais a vitória, além da maturidade adquirida. Aprendemos com os erros do ano passado e viemos mais fortes esse ano. Será outra guerra, outra batalha e vamos entrar como a gente entrou em campo hoje. Estamos muito perto do nosso objetivo, do nosso sonho que é ser campeão e assim vai ser, até o final”, finalizou Vitor.

O campeão da Copa do Brasil terá o direito de enfrentar o último colocado do Super 10, considerada a divisão de elite do esporte no país. O vencedor deste duelo se classifica para a competição de 2014, a elite do rugby brasileiro.

Justiça decreta prisão preventiva de PMs acusados no caso Amarildo

Rio de Janeiro – A Justiça decretou hoje (4) a prisão preventiva dos dez policiais militares acusados de torturar e matar o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, na Favela da Rocinha, zona sul do Rio. A denúncia foi aceita pelo juízo da 35ª Vara Criminal da Capital, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Os policiais militares vão responder pelos crimes de tortura seguida de morte e ocultação de cadáver. Os acusados são Edson dos Santos, Luiz Felipe de Medeiros, Jairo da Conceição Ribas, Douglas Roberto Vital Machado, Marlon Campos Reis, Jorge Luiz Gonçalves Coelho, Victor Vinícius Pereira da Silva, Anderson César Soares Maia, Wellington Tavares da Silva e Fábio Brasil da Rocha.
De acordo com a decisão, a prisão cautelar é necessária pela gravidade dos delitos e pela conduta dos acusados durante as investigações, que pode “atrapalhar o decorrer da instrução criminal”. Amarildo desapareceu no dia 14 de julho, após ser levado para averiguação para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP)  da Rocinha.


Via: Agência Brasil

Alunos qualificados pela Prefeitura/PRONATEC recebem certificados em solenidade que contou com a presença da presidenta Dilma


Uma representação formada por centenas de alunos santa-cruzenses que concluíram os cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Santa Cruz através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) viajou à Ceará-Mirim/RN, na manhã desta quarta-feira (02), para participar da solenidade de entrega dos certificados de conclusão dos cursos.

A solenidade teve a presença da presidenta Dilma Rousseff que veio ao RN para também inaugurar três campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN.

Em Santa Cruz, os cursos da Prefeitura/PRONATEC estão formando e preparando várias pessoas para o mercado de trabalho desde o primeiro semestre em diferentes áreas. Os cursos são coordenados pela Secretaria Municipal de Assistência Social.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Dunga não resiste à quarta derrota seguida e é demitido pelo Internacional

Dunga não é mais técnico do Internacional. Depois de enfileirar quatro derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, o capitão do tetra foi demitido pelo Colorado nesta sexta-feira. Com ele, também sai o preparador físico Paulo Paixão.
O anúncio da saída de Dunga ocorreu no início da tarde desta sexta-feira no hotel da concentração do Inter no Rio de Janeiro.
“O Internacional comunica aos sócios que a comissão técnica não trabalha mais no clube. A direção agradece a contribuição, mas o futebol tem um preço muito alto e temos que pensar sempre na instituição. No que é melhor para o nosso clube. Principalmente, pela queda da produção, da qualidade técnica e dos últimos quatro resultados, o Inter não conta mais com a comissão técnica”, afirmou o diretor de futebol, Marcelo Medeiros.
Sem Dunga, o time do Inter deve encarar o Fluminense no final de semana com Clemer ou André Döring como interino. Os dois ex-goleiros atuam como técnicos nas categorias de base do Colorado.
Quinze jogos e só duas vitórias
A derrocada de Dunga não começou agora. Desde a retomada do Brasileirão, após o recesso para realização da Copa das Confederações, o time vem apresentando oscilações expressivas.
Logo na volta, enfileirou quatro vitórias – contra Vasco, Flamengo, Fluminense e São Paulo, e virou líder. Mas viu o quadro mudar quando perdeu para o Naútico, por 3 a 0, na Arena Pernambuco.
A partir dali, o Internacional não se encontrou mais. Com duas vitórias, sete empates e seis derrotas em 15 jogos. O reflexo na tabela foi imediato: antes postulante a uma vaga no G-4, e até candidato ao título por retomas chances, agora o Colorado se aproxima da ponta debaixo da tabela.
No cargo desde janeiro deste ano, Dunga acumula 60,7% de aproveitamento. São 26 vitórias, 18 empates e nove derrotas em 53 jogos. Neste período, o Colorado faturou o Gauchão de forma antecipada – vencendo os dois turnos, e chegou a liderar o Brasileirão por uma rodada.

Gesane Marinho comemora abertura do IFRN em Canguaretama

A cidade de Canguaretama inaugurou oficialmente, no dia 2, o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), em solenidade que aconteceu em Ceará-Mirim e contou com a presença da presidente Dilma Rousseff. A deputada estadual Gesane Marinho (PSD), autora do requerimento aprovado no Senado que assegurou a inclusão de Canguaretama no programa de expansão do IFRN, comemorou a abertura das atividades.
 
Ao lado da prefeita de Canguaretama Fátima Marinho, a deputada acompanhou o descerramento da placa que marca o início das atividades do instituto e agradeceu pessoalmente à presidente Dilma a chegada do IFRN à região.“Essa é mais uma conquista para o povo de Canguaretama, que passará a ter acesso à educação superior, técnica e profissionalizante com a credencial do IFRN. Lá atrás, em 2009, demos o primeiro passo para que esse sonho se concretizasse e hoje estamos aqui para comemorar essa conquista”, disse Gesane.
 
No final de 2009 a parlamentar encaminhou requerimento à Comissão de Educação do Senado Federal solicitando a inclusão de Canguaretama no projeto de expansão do IFRN no Estado. Agora, devido à posição geográfica estratégica, o instituto deve beneficiar mais de 10 mil pessoas que vivem no entorno de Canguaretama.  
 
A presidente Dilma Rousseff também inaugurou oficialmente os campi de Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e da Previdência Social, Garibaldi Alves. Deputados federais, estaduais e representantes de entidades de classe também marcaram presença.  

Prefeitura divulga datas da primeira edição do Fest Frango


Em encontro com prefeitos das regiões Agreste e Trairi, realizado na manhã desta quarta-feira (02), no auditório do SENAI, em Santa Cruz, foi discutido o fomento da atividade avícola nestas regiões. Na ocasião, a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, anunciou a data de realização da primeira edição do Fest Frango, evento que contará com festival gastronômico, intercambio entre os municípios, seminários, cursos de capacitação, feira de artesanato, palestras técnicas, shows culturais e outras atividades.

Ao apresentar um esboço da programação do Fest Frango, a prefeita Fernanda Costa anunciou os dias 28, 29 e 30 de novembro para realização do evento que movimentará a cidade buscando fortalecer a agricultura familiar e o setor da avicultura integrada, atividade na qual Santa Cruz é o maior produtor de frango do Rio Grande do Norte. 

O evento será patrocinado pelo Ministério da Agricultura e Prefeitura de Santa Cruz, em parceria com SEBRAE, Guaraves Alimentos e municípios das regiões Agreste e Trairi.                                                





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Botafogo e Grêmio fazem confronto direto pelo G-4


Rio de Janeiro (RJ) - Gazeta Press - Um confronto direto do G-4, a zona de classificação para a Copa Libertadores, vai abrir a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Botafogo e Grêmio se enfrentam neste sábado, às 18h30(de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), e o ganhador vai terminar o fim de semana na segunda posição, hoje pertencente aos gremistas com 45 pontos, dois a mais que o Glorioso. O Tricolor gaúcho está mais firme neste momento e vem de triunfo de 1 a 0 sobre o Atlético-PR. O Alvinegro apenas empatou por 1 a 1 com o Fluminense, mas o resultado interrompeu uma série de três derrotas consecutivas.

A expectativa é de um confronto muito equilibrado neste sábado. Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo, acredita que o duelo será definido nos detalhes. “Será mais um jogo muito equilibrado deste Campeonato Brasileiro, uma vez que estarão frente a frente duas equipes com campanhas bem parecidas e que querem muito a vitória para se aproximarem de seus objetivos. Vai ser jogo decidido nos detalhes. O Grêmio vai querer atuar esperando o nosso erro e vamos precisar de muita tranquilidade para não deixarmos que eles consigam impor seu estilo”, disse Oswaldo.

Os gremistas também esperam um jogo com poucas chances. “Será uma partida equilibrada sim, pois os dois times são fortes e brigam na parte de cima da tabela de classificação. Possuem defesas fortes, ataques eficientes e as oportunidades para se decidir serão poucas. Portanto, precisamos estar atentos para encontrar o melhor momento de vencer”, disse o volante Souza.

O atacante Keber concorda. “O Grêmio vai procurar fazer de tudo para ganhar o jogo e vamos tentar nos impor. Mas este tem tudo para ser um dos jogos mais complicados que teremos, pois o Botafogo está muito bem e brigando pelos mesmos objetivos que os nossos”, explicou o Gladiador.

Se os dois times esperam um confronto equilibrado, os botafoguenses pregam a paciência como virtude para vencer. “O Botafogo tem a responsabilidade da vitória, mesmo sendo um clássico nacional. Isso porque vamos jogar em casa e a competição exige essa postura dos mandantes. Vamos ter que ser ofensivos, mas sem esquecermos da qualidade do rival. Portanto, é importanta a paciência para buscarmos a vitória sem ficarmos expostos”, disse o volante Marcelo Mattos. Em termos de escalação, o Botafogo tem problemas em seu setor defensivo. O lateral direito Edilson, o zagueiro Bolívar e o volante gabriel foram advertidos com o terceiro cartão amarelo diante do Fluminense e terão que cumprir suspensão. Assim, Gilberto entra na lateral e Dankler vai formar a dupla de zaga com Dória.

No meio-de-campo, Renato, recuperado de lesão muscular na coxa esquerda, ocupa a vaga de Gabriel. A boa notícia é a volta do atacante Elias.

Ações da prefeitura amenizam efeitos da seca em comunidades rurais de Santa Cruz


Comunidades rurais atendidas pela Prefeitura de Santa Cruz com a escavação de cacimbas, através da Secretaria Municipal de Agricultura, já utilizam a água para uso animal. Desde o início das ações, no final do mês de agosto, a Prefeitura já escavou aproximadamente 50 cacimbas distribuídas em sete comunidades rurais do município.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura, Mauricio Anísio, as cacimbas são de grande importância para os agricultores e seus rebanhos. “Com as chuvas que caíram, o pasto aumentou um pouco mas não houve acúmulo de água. A cacimba resolve o problema da água para o uso animal”, destacou Mauricio. Ainda de acordo com o secretário Mauricio, este trabalho deve se estender a outras comunidades rurais.

As comunidades que já beneficiadas são as seguintes: Bonsucesso, Volta, Caiçarinha do Carneiro, Serra da Lagoa, Sagu dos Lucas, Riacho Salgado e Cacaruaba.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Deputado cobra conclusão do Terminal Turístico de Patu

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) solicitou à governadora Rosalba Ciarlini, por meio de um requerimento, a conclusão do Terminal Turístico do Santuário do Lima, que fica localizado na cidade de Patu. O parlamentar informou que as obras na subida da serra foram iniciadas há quatro anos e até hoje a não foram finalizadas. Leonardo Nogueira justificou que a temporada de romarias no local começou e o município está recebendo muitos turistas.
 
Leonardo declarou que apesar do potencial turístico, o município de Patu carece de infraestrutura. “A cidade tem poucas praças, o aeroporto está fechado e as estradas de acesso não são boas. O mirante da Serra do Lima foi construído, mas nunca funcionou. O acesso à rampa de voo livre está com muitas erosões, precisando de reposição. A própria rampa precisa ser estruturada e é necessário ser construído um abrigo no local”, declarou.
 
Para o deputado, acima da questão estética, a importância desse Terminal está no fato de elevar a autoestima da população local e dos comerciantes informais que trabalham no santuário. “Além disso, vai fomentar um turismo sustentável para o município e região, viando ainda, alertar aos moradores e visitantes sobre a importância de manter esse patrimônio mundialmente conhecido, preservado”, concluiu o deputado. 

América é derrotado e Pintado cai


O América sofreu mais uma derrota na série B do Brasileiro e agora terá de torcer contra São Caetano, ABC e Atlético/GO para não voltar à zona de rebaixamento ao final dessa 27ª rodada. A equipe teve um péssimo rendimento e Pintado não conseguiu resistir ao jejum de cinco partidas sem vencer. Um dirigente do América disse que o treinador seria comunicado da demissão tão logo chegasse a Natal. Se até a próxima terça-feira, dia do confronto contra o Paraná, no Nazarenão, o novo técnico não tiver se apresentado, Leandro Sena vai comandar a equipe. Os gols dos pernambucanos foram marcados por Tobi, Neto Baiano e Lucas Lima. 

Pintado assumiu o comando americano logo após a derrota para Chapecoense. Ele disputou dez partidas pelo clube e conseguiu 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. O aproveitamento foi de 40%. O América terá o quarto técnico na série B.

O América que necessitava ganhar para se ver livre da ameaça de retornar a zona de rebaixamento na atual rodada, praticamente assistiu ao Leão jogar em toda a primeira etapa. Montado de forma a explorar a velocidade, o time potiguar sentiu dificuldade na armação das jogadas e praticamente não levou perigo ao gol pernambucano. O lance mais agudo nos primeiros 45 minutos, partiu de um cruzamento de Chiquinho Alagoano, pelo lado direito, que o lateral-direita Patrick se antecipou para evitar o complemento de Adraino Pardal, isso ocorreu aos 38 minutos.

Antes disso, o Sport já havia se aproveitado de uma falha coletiva do sistema defensivo americano, para abrir o placar aos 16, quando após a cobrança de um escanteio pelo alto, a bola passou por Edson Rocha e Cleber, mas não passou por Tobi, zagueiro que se arriscou no ataque e acabou surpreendendo os defensores alvirrubros, tocando a bola para o fundo da rede. 

A situação só não ficou pior, por que o goleiro Andrey, em noite inspirada, salvou alguns lances de perigo. No principal deles, o volante Rithely, que havia marcado três gols no confronto do primeiro turno em Ceará Mirim, arriscou um chute de fora da área, a bola acertou a trave esquerda do goleiro, percorreu uns seis metros por cima da linha e Andrey evitou que ela ultrapassasse a marca fatal, impedindo o segundo gol rubro-negro.

O segundo tempo não foi diferente, o camisa um americano continuou sendo o melhor jogador do alvirrubro, mas mesmo fazendo milagre, não conseguiu evitar o pior. Depois de sofrer um susto numa cobrança de falta de Raí, quando Magrão fez sua defesa mais difícil na partida, a resposta do Sport foi fatal, em dois minutos marcou duas vezes. A primeira foi com o atacante Neto Baiano, concluindo de bico uma boa jogada de Patrick, aos 23. No lance seguinte, Lucas Lima recebeu passe na entrada da área, percebeu Andrey adiantado e tocou com categoria para fechar a conta aos 24 minutos da etapa final.

Depois o time pernambucano apenas administrou a fácil vitória, uma vez que o América não conseguiu produzir bem em campo. Tanto que ao término da partida, Andrey resumiu a atuação do time como “perto de um desastre”. 

Procon Assembleia orienta consumidores quanto à greve bancária

O consumidor deve procurar meios alternativos para efetuar os pagamentos dos boletos, faturas e de qualquer outra forma de cobrança: correspondentes bancários, casas lotéricas e caixas eletrônicos, além da própria Internet. A orientação é do coordenador do Procon da Assembleia, Dari Dantas.
 
Para que não restem dúvidas, o coordenador orienta: "A greve não desobriga o consumidor a fazer os seus pagamentos. Existem outros meios de pagamento, mas se o banco não mandou, então você é quem tem que ligar para a empresa e pegar o código de barras da sua fatura".
 
De acordo com o coordenador, aqueles que precisam solicitar o código de barras devem se resguardar com o número do protocolo de atendimento. Iniciada há duas semanas, a greve dos bancários ainda não provocou um aumento no número de atendimentos do Procon, segundo Dari Dantas. 
 
As dificuldades são mais graves quando a greve é dos Correios. "Essa traz mais dificuldades, porque as faturas vêm pelos Correios. É bom ficarmos atentos a esses cuidados e fazer o pagamento nos meios alternativos, porque a própria Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) diz que a greve não afasta a obrigação e nem é impeditivo para você pagar suas faturas em dia".
 
Serviço:
Procon da Assembleia – Rua Jundiaí, 481- Tirol. Horário de atendimento: 8h às 12h. Telefone: 36159000

Ney Lopes acha que governadora Rosalba Ciarlini irá “respirar” com empréstimo do Banco Mundial

Em entrevista exclusiva ao JH, Ney Lopes, ex-deputado federal, jornalista e político experiente, por ter exercido sucessivos mandatos de deputado federal e vice-prefeito de Natal, analisa vários temas da atualidade política do Estado.
Ele fala da possibilidade do DEM negar legenda à Rosalba e destaca solidariedade histórica do bloco “rosalbista” com o senador José Agripino; dos recursos do Banco Mundial liberados para o RN; de um pacto dos partidos políticos para evitar a ingovernabilidade do estado e da possibilidade ser candidato em 2014, hipótese que não descarta e diz “depender do bloco político ao qual pertence”.
Governo irá respirar
Na visão de Ney Lopes “a governadora Rosalba Ciarlini irá respirar, do ponto de vista financeiro, neste final de mandato, tendo em vista a liberação de recursos do Banco Mundial, que lhe permitirá realizações administrativas.
Para Ney a “governadora até agora arrecadou para pagar a folha e com a sobra quitou parte dos compromissos do Estado, além de atender aos sucessivos bloqueios judiciais nos recursos orçamentários. O orçamento estadual nos últimos anos tem sido uma “gangorra”: arrecada impostos locais e, ao mesmo tempo, apresenta déficits sucessivos nas transferências federais do Fundo de Participação, em razão das isenções de IPI e outros impostos dados pela presidente Dilma. Difícil administrar essa realidade”.
RN pode ficar ingovernável
O ex-deputado volta a falar na “necessidade de um pacto de governabilidade no RN, onde todos os partidos se sentem à mesa, de espíritos desarmados e façam uma radiografia minuciosa do presente e as perspectivas do futuro. Se isto não for feito o Estado será ingovernável para qualquer um que ganhe a eleição de 2014. Não adianta ousadia, voluntarismo, nem promessas mirabolantes. Não há mágica com números do orçamento público”.
Ney acha que políticos do nível da governadora Rosalba Ciarlini e do senador José Agripino, Garibaldi Alves, Geraldo Melo, Vilma de Faria, “todos eles ex-governadores”, além de nomes de notória experiência política e parlamentar como Henrique Alves, que preside a Câmara Federal, Carlos Eduardo prefeito de Natal e tantos outros, poderão ajudar com reflexões sérias e viáveis, que permitam um futuro mais estável para o nosso povo. Não se trata de pressão, fisiologismo, ou promoção política pessoal. O RN não pode ficar a deriva, com a classe política torcendo pelo “quanto pior melhor”. Quem sabe o que quer não teme sentar-se à mesa e dizer o que pensa de forma civilizada” – arremata.

DEM nega legenda à Rosalba
Sobre a hipótese da governadora Rosalba Ciarlini não dispor da legenda do DEM para disputar a reeleição em 2014, Ney diz que “ao que sei, esse não é um assunto já decidido pela cúpula partidária. Está apenas no terreno das especulações”.
Indagado se acredita que será possível esse “veto” do senador José Agripino à Rosalba, o ex-deputado afirma não acreditar. “A carreira política de José Agripino praticamente nasceu em Mossoró em 1982, sempre com o apoio decisivo de Carlos Augusto e Rosalba. De lá para cá essa solidariedade nunca lhe faltou. Pelo que conheço de José Agripino tais fatos pesarão muito na hora de uma decisão”.
Candidatura em 2014
Sobre a possibilidade de voltar a ser candidato em 2014, Ney Lopes declara o seguinte: “seria hipócrita se lhe dissesse que não tenho vontade de voltar a servir o RN, como fiz no passado, com empenho e espírito público. Entretanto, não estou disposto a “forçar a barra”. Estaria disponível para estudar e analisar tal hipótese, se fosse convocado pelo grupo político a que pertenço. Por isso não digo dessa água não beberei”.
Sobre a sua provável saída do DEM para o PPS, Ney Lopes desmentiu, dizendo: “o que aconteceu na verdade é que o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado e vários deputados da legenda, deram entrevista afirmando que tinham simpatia por Eduardo Campos, candidato à presidente. Como eu também tinha posição idêntica e o PPS anunciava que iria apoiar Eduardo Campos, admiti essa hipótese em conversa com Roberto Freire, de quem sou amigo e do presidente local do PPS, Wober JR. Como nada aconteceu mantive a minha filiação ao DEM, partido no qual sou um dos poucos fundadores, que ainda não desertaram”.

OAB aplica prova prática do Exame neste domingo

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aplicará neste domingo (06), de 13h às 18h, em todo o país as provas da segunda fase (prova prática profissional) do XI Exame de Ordem Unificado. No Rio Grande do Norte, foram aprovados 395 para segunda fase. As provas serão aplicadas em Natal e Mossoró. Estão aptos a realizar as provas os candidatos que foram aprovados na primeira fase (prova objetiva) do Exame, realizada no dia 18 de agosto pela Fundação Getúlio Vargas.

Em Natal, 299 candidatos farão a prova na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Já na cidade de Mossoró, 96 bacharéis devem fazer na Universidade Potiguar. Os candidatos deverão comparecer ao local de realização da prova prático-profissional com antecedência mínima de uma hora e trinta minutos, considerando a necessidade de vistoria do material de consulta permitido nesta fase. 

A 2ª fase abrange a redação de uma peça profissional e quatro questões discursivas, de acordo com a opção do examinando no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Podem realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

O prazo para a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova prático-profissional será das 12h do dia 1º de novembro às 12h do dia 4 de novembro de 2013. A decisão da apreciação dos recursos e o resultado final do Exame serão divulgados na data provável de 19 de novembro de 2013.

George Soares pede benefícios para municípios atingidos pela seca

O deputado George Soares (PR) solicitou que seja articulada, em regime de urgência, a renovação do Decreto de número 23.548, de 28 de junho de 2013, que isenta os estados atingidos pela seca de 2012 do pagamento do ICMS na compra de rações animais. O decreto venceu no último dia 11 de setembro. “Desde essa data, os criadores estão sem este benefício, onerando a aquisição de rações para manutenção de seus rebanhos, levando em consideração que a seca permanece avassaladora”, justificou.
 
Uma reunião no dia 10 de outubro no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) poderá definir os rumos do Decreto. “Faz-se necessário que os governos dos estados atingidos pela seca formalizem seus pedidos ao Confaz para que o Decreto seja imediatamente renovado, concedendo novo prazo para a isenção do aludido imposto”, finalizou.
Dados da Federação da Agricultura do RN (Faern) apontam que, no começo de setembro, após o fim da isenção, o preço da torta de algodão, do farelo de soja e de outras rações sofreu aumento próximo de 12%. O que corresponde à alíquota do ICMS que passou a ser cobrada desses produtos pelo governo estadual. 

Ricardo Motta assume afastamento e independência em relação a Rosalba

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS), declarou na manhã desta sexta-feira a independência do seu grupo político em relação ao governo Rosalba Ciarlini (DEM). Ricardo e outros quatro deputados estaduais se filiaram hoje ao novo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) e pretendem apresentar uma forte nominata de candidatos para as eleições gerais de 2014.
Apesar do afastamento – sair da posição de aliado político para a de independência política – Ricardo Motta disse que continuará ajudando o Estado, como sempre fez. “O PROS será um partido independente politicamente do governo na Assembleia Legislativa. Mas eu nunca fiz oposição ao Rio Grande do Norte, e eu sempre disse isso. E vou ter uma postura de ajudar o nosso Estado, como sempre temos feito”, afirmou o parlamentar.
Além de Ricardo, se filiaram hoje ao PROS os deputados estaduais Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gilson Moura e Gustavo Carvalho. O PROS também já nasce com uma forte bancada de vereadores na Câmara Municipal de Natal. Os cinco vereadores do PP – inclusive o presidente da Casa, Albert Dickson – também se filiaram à legenda hoje.
O presidente estadual do PP, Rafael Motta, e o presidente do diretório municipal, Paulinho Freire, estão entre novos filiados ao PROS. Rafael deverá ser o presidente estadual do PROS, enquanto que Paulinho assumirá o comando da direção na capital.
“Teremos a maior bancada na Assembleia e na Câmara de Vereadores de Natal, com os presidentes das duas Casas. Além disso, teremos representatividade em todas as cidades do Estado”, contou Motta.

POLÍTICA
“Decepcionado” foi o termo utilizado por Ricardo Motta para classificar o sentimento dele com a chegada do deputado federal Betinho Rosado ao Partido Progressista (PP), presidido no Rio Grande do Norte pelo vereador Rafael Motta.
Após deixar o DEM, Betinho procurou Ricardo para comunicá-lo da articulação junto ao senador Ciro Nogueira (Piauí), presidente nacional do PP. A chegada de Betinho ao PP frustrou o crescimento da legenda no Rio Grande do Norte, já que cinco deputados estaduais deixaram de se filiar à sigla e os vereadores que compunham a bancada do partido na Câmara Municipal – num total de cinco – resolveram ir para o PROS.
Sobre o futuro político do PROS no Estado, Ricardo Motta disse que a legenda irá se reunir internamente para, democraticamente, decidir. Ele também disse que o PROS irá dialogar com todas as correntes partidárias do Estado. “Vamos dialogar com todos. O partido vai se reunir e, democraticamente, todos serão ouvidos. Vamos conversar com todas as tendências políticas do Estado. Não temos inimigos, nem teremos”.
CHAPA
Quanto a chapas, o deputado Ricardo Motta adiantou que o PROS terá uma forte nominata de candidatos a deputado estadual e a federal. Ele reafirmou o projeto federal do grupo, que é a eleição do vereador Rafael Motta deputado federal. O deputado também confirmou a pretensão de formalizar uma forte chapa estadual. “Vamos fazer nossa nominata, forte, e, com certeza, vamos eleger uma bancada bastante representativa na Assembleia Legislativa”.

“A sucessão do Rio Grande do Norte passa pelo PROS”
Principal liderança política do PROS, deputado Ricardo Motta afirmou que o partido terá forte influência na sucessão governamental do Rio Grande do Norte no próximo ano. “A sucessão do Rio Grande do Norte passa pelo Partido Republicano da Ordem Social – PROS”, afirmou, numa referência à força estadual e à capilaridade da nova legenda.
Nos bastidores políticos, a expectativa é que o PROS se torne a segunda força partidária do Estado, atrás apenas do PMDB, e à frente de PSB, DEM, PSD, PT e outras.
“O PROS é um partido que tem uma densidade eleitoral muito forte. Tem representação em todas as cidades do Estado”, disse Ricardo, que nesta quinta recebeu um telefonema do governador do Ceará, Cid Gomes, também integrante do PROS, parabenizando a forma como o partido está nascendo no Estado.
“Ontem o governador Cid me ligou para parabenizar a forma como esse partido se formou, afirmando que o PROS nasceu muito forte no Estado”, contou Ricardo, destacando ainda a afinidade do PROS com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT).
O PROS realiza hoje a filiação dos seus primeiros filiados no Estado. Além de ter Rafael Motta como presidente estadual da sigla, o partido tem Ricardo Motta e Paulinho Freire como secretários. As filiações de hoje ocorrem sem movimento festivo. Se filiaram à legenda deputados, vereadores e prefeitos que poderão ter o nome à disposição do partido nas eleições de 2014.
VAIAS
Instado a falar sobre as vaias dadas à governadora Rosalba Ciarlini durante solenidade de inauguração de três IFRNS com presença da presidente Dilma Rousseff nesta quarta, Ricardo disse apenas que é ruim receber vaias. “Como Norte-rio-grandense, eu vejo com muito sentimento, porque é ruim uma pessoa receber vaia. O que a gente não quer para gente a gente não quer para os outros”, afirmou.
Sobre as notícias que dão conta de que o DEM não concederá a legenda para que a governadora Rosalba Ciarlini se candidate à reeleição no ano que vem, Ricardo Motta preferiu não comentar porque se trata de um assunto interno do DEM. “É um assunto do DEM. Sou amigo do senador José Agripino, mas tenho certeza que ele vai conduzir com muita habilidade essa questão, como lhe é peculiar”.

Médicos param atividades na terça

Médicos de todo o país planejam uma paralisação nacional na terça-feira, 8 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Geraldo Ferreira. Segundo ele, a greve deve suspender os atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS), aos convênios médicos e até mesmo a consultas particulares. Serão mantidos apenas atendimentos de urgência e emergência.

Os médicos protestam contra o texto final da medida provisória 621 (MP do Mais Médicos), aprovado na última terça-feira por uma comissão especial do Congresso. A nova redação retira dos Conselhos Regionais de Medicina a prerrogativa de emitir o registro provisório para os médicos do programa – a atribuição passou a ser do Ministério da Saúde. Segundo a Fenam, o programa federal Mais Médicos possui sucessivos equívocos e coloca em risco a segurança do atendimento à população.

A terça-feira foi escolhida por ser o dia da primeira votação do texto final da MP na Câmara dos Deputados. O relatório precisa ser votado na Câmara e no Senado até 5 de novembro para não perder a validade. 

O texto final da MP deixou de fora as principais reivindicações da categoria médica, como a exigência da revalidação do diploma dos médicos graduados no exterior. 

Além disso, o Congresso aprovou a inclusão de uma medida que torna o Ministério da Saúde responsável pela emissão dos registros provisórios dos médicos estrangeiros — antes, a função cabia aos Conselhos Regionais de Medicina.

Procon multa três agências do BB


Caixas eletrônicos quebrados ou desligados, sem cédulas para saque ou mesmo papel para impressão; depósitos e pagamentos inviabilizados. Tudo isso provocou o descontentamento da população e, numa reação em cadeia, a ação do Procon Estadual. O órgão resolveu multar três agências do Banco do Brasil por falhas no oferecimento dos serviços. Ontem, entre o final da manhã e o início da tarde, as agências da Avenida Rio Branco, na Cidade Alta; da Avenida Afonso Pena, no Tirol; e também a do Natal Shopping receberam a visita do fiscal do Procon com o documento da autuação em mãos.

O movimento nacional de greve dos bancários completou ontem 15 dias de duração e segue com força no Rio Grande do Norte. Com 100% de adesão em Natal e, por volta de 75%, no interior, a paralisação vem trazendo transtornos à população. Ontem a TRIBUNA DO NORTE visitou seis agências do BB,  da Caixa Econômica e do Bradesco de Natal e constatou os problemas, sendo os principais a falta de dinheiro nas máquinas e a não realização de depósitos. No caso do BB, a que apresentou mais problemas foi a da Cidade Alta, uma de maior movimento na capital.

O valor das multas ao BB não foi oficialmente divulgado pelo Procon, mas segundo o diretor geral do órgão, Ney Lopes Júnior, cada agência deve pagar em torno de R$ 5 milhões, valor calculado pelo Programa de Dosimetria do Ministério da Justiça, que estipula a penalidade com base na quantidade de reclamações que a instituição recebe  e pela dimensão dos lucros da empresa.

O subcoordenador de fiscalização Manoel Ionaldo Pereira foi o encarregado de entregar a autuação nas mãos dos gerentes. Na agência da Rio Branco, o bancário não quis assinar o documento, algo que não impede a execução da multa. “Vamos multar mais as [agências] que forem necessárias. Caso continuem no erro, seremos mais incisivos”, afirmando ainda que no BB da Cidade Alta, das 22 máquinas, apenas duas estavam realizando saques.

O fiscal diz que a notificação ao BB foi feita na quarta-feira, dando um prazo de 24h para a adequação. Isso foi feito na superintendência da instituição, que representa todas suas agências. A sede da Caixa Econômica Federal no RN também foi notificada, assim como as diretorias dos outros bancos privados do Estado. Na segunda-feira (7) a fiscalização vai promover mais visitas, inclusive no interior do RN.

“Muitos consumidores reclamam nas agências, mas é preciso oficializar isso no Procon para que resolvamos a situação. Muitas vezes, o cliente não comparece ao Procon e isso freia nossa atuação porque não podemos inclui-la no programa do Ministério da Justiça”, orientou  Ney Lopes. Ainda segundo ele, o BB garantiu que na próxima segunda-feira a fiscalização já encontraria o atendimento normalizado. As penalidades para uma agência vão de uma multa, como a que aconteceu ontem, passando pela suspensão do alvará de funcionamento da agência ou mesmo uma intervenção administrativa por parte do Procon.

FALHAS

Agências bancárias limitam atendimento 

8h45: 
A agência da Caixa Econômica da Ribeira não realizava depósitos [só nas lotéricas e em dinheiro] ou pagamentos de penhor. Mas não havia filas.

9h20:
Bradesco da Rio Branco com movimento intenso, mas sem tumulto. Duas máquinas fechadas por problemas de manutenção e saques realizados sem problemas.

10h07: 
BB do Midway com filas e muito tumulto. Apesar disso, aparentemente os saques eram realizados.

10h20
BB do Midway na entrada da Salgado Filho não realizava depósitos ou tinha papel para impressão. A população reclamava na fila.

10h35: 

Caixa Econômica do 2º piso do Midway lotada. Duas máquinas de dez não faziam saques por falta de cédulas. Depósitos também inviabilizados.


Após a cassação de Cláudia, Mossoró muda de prefeito pela terceira vez em menos de 48 horas

A cidade de Mossoró tem o seu terceiro prefeito em menos de 48 horas. Após a posse de Alex Moacir (PMDB), vice-presidente da Câmara, na última quarta-feira, com a cassação do mandato da prefeita Claudia Regina (DEM), em função do presidente da Câmara, Francisco José Júnior (PSD), estar fora do país, na manhã de hoje, Francisco José Júnior assumiu a Prefeitura, após voltar para Mossoró.
Francisco José Júnior recebeu o cargo do também vereador, Alex Moacir, que havia assumido o posto de prefeito na quarta-feira, no final da tarde. Alex passou o cargo de prefeito para Francisco José Júnior, em ato ocorrido no Palácio da Resistência – sede da Prefeitura. “Ainda é cedo para pensar em mudanças”, declarou Francisco José Júnior, demonstrando ponderação.
Depois de ser empossado, Francisco José Júnior buscou tranquilizar a população, garantindo que o trabalho que vinha sendo realizado terá continuidade. Francisco José Júnior se disse ainda preocupado com a população e por isso irá focar seu trabalho para assegurar que todos os serviços da municipalidade sejam mantidos.
RECURSOS
Representante da Justiça Federal no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, o juiz federal Eduardo Guimarães deve julgar de hoje para a próxima terça-feira a ação cautelar impetrada pela prefeita de Mossoró cassada Claudia Regina (DEM), contra a cassação expedida pela juíza titular da 34ª Zona Eleitoral, Ana Clarisse Arruda Pereira, que na última quarta cassou os mandatos da prefeita de Mossoró e seu vice-prefeito Wellington Filho (PMDB), determinando a posse do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD). Na última quarta, entretanto, assumiu o cargo o vice-presidente da Casa, Alex Moacir (PMDB), porque o titular estava fora do País.
“Já entramos com recurso eleitoral em Mossoró e uma ação cautelar no Tribunal, que pode ser despachada a qualquer momento. Está com o juiz federal Eduardo Guimarães. E pode ser despachada a qualquer momento”, disse e frisou o advogado de Claudia Regina, Sanderson Mafra. “Nesta ação pretendemos suspender os efeitos imediatos da sentença, e com isso obter o retorno dela ao cargo”.
Esta foi a terceira vez que a Justiça Eleitoral cassou o mandato da prefeita de Mossoró Claudia Regina, por irregularidades na campanha para prefeito no ano passado. Nas outras sentenças, a acusação era por abuso de poder, cujas sentenças tinham efeito imediato, precisando ser confirmada pelo tribunal para poder ter efeitos do afastamento. “Neste caso, era uma representação por conduta vedada, que é fundada na lei das eleições, e por isso a juíza entendeu que poderia ser executada imediatamente”, explicou Sanderson.
O juiz Eduardo Guimarães pode decidir monocraticamente a qualquer momento, ou poderá deixar para decidir na reunião do pleno do Tribunal Regional Eleitoral, na sessão da próxima terça-feira. “Eu não posso assegurar isso, mas, se não sair hoje, deve levar isso na sessão da terça-feira, para ser apreciada diretamente. Tanto pode apreciar monocraticamente, ele sozinho, como pode ser na terça no dia da sessão, que pode ser apreciado diretamente pelos membros da corte. Tem essas alternativas”, explicou Sanderson.
A diferença, segundo o advogado, é que, decidindo monocraticamente, se for desfavorável, Claudia Regina poderá recorrer através de um agravo regimental, levando o caso para o pleno do TRE. Do mesmo modo, se for favorável a Claudia, a noutra parte também poderá recorrer ao pleno da Justiça Eleitoral. “Já sendo apresentado diretamente ao pleno não haveria possibilidade de recurso”, explicou ainda Sanderson.  De todo modo, o caso pode terminar nas barras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).