sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Carlos Eduardo diz ao PT que ainda não sabe quem vai apoiar em outubro


O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, presidente do PDT no Rio Grande do Norte, ainda não tem candidato a governador nem a senador para a sucessão deste ano. A informação foi revelada pelo próprio prefeito nesta quinta-feira, durante encontro com lideranças do Partido dos Trabalhadores para discutir a sucessão estadual deste ano.
“Foi uma conversa boa. Apresentamos o projeto que estamos apresentando a todos os partidos, que é a candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado, manutenção da vaga do PT na Câmara dos Deputados e construção de um palanque nítido no estado em apoio a Dilma Rousseff”, disse Eraldo Paiva, presidente do PT. Além de conversar com o PDT, o PT também manteve encontro com lideranças do PC do B.
Segundo petista, na conversa com o PDT, com a participação de Carlos Eduardo, o PT explanou seu projeto, ouvindo do prefeito a opinião dele. “O prefeito participou. Ele ouviu nossa opinião e falou a dele. Ele disse que está ouvindo para tomar uma definição. Ele disse que qualquer decisão que vier a tomar vai comunicar à deputada Fátima”, disse Eraldo. “Não chegamos a trabalhar cenário de fechar aliança. Ele está ouvindo. Não tem nem candidato ao governo nem ao Senado”, completou.
Eraldo voltou a reafirmar a possibilidade de aliança entre o PT e o PSD, presidido no estado pelo vice-governador, Robinson Faria, pré-candidato a governadora pela legenda. Segundo Eraldo, a possibilidade de aliança do PT com o PSD em torno da chapa Robinson para o governo, Fátima para o Senado, também foi conversada com Carlos Eduardo. “Apresentamos essa possibilidade. O PSD tem sido aliado nosso no âmbito nacional, e estamos com dialogo muito próximo do PSD aqui no RN”.
Eraldo disse que o PT apresentou ao pedetista a proposta de apoio à candidatura da deputada federal Fátima Bezerra ao Senado. “Apresentamos a proposta de Fátima ao PDT. Se o PDT apoiar a candidatura de Fátima ao Senado, é uma situação que o próprio PDT vai analisar. Não tenho nenhuma opinião sobre isso. Fátima tem sido uma parceira para o RN. Tem contribuído muito com todas as cidades do Estado”, afirmou.
Para Natal, de acordo com o presidente do PT, a deputada Fátima Bezerra “tem sido uma grande parceria, não apenas de hoje, mas desde quando assumiu o mandato de deputada federal vem contribuindo”. No PT, a maior parte dos integrantes da legenda apoia a aliança com o PSD.
“Não é o PMDB que vai definir os rumos do PT no RN”
Sobre as informações de que o PMDB influiria contra a chapa do PT com o PSD em Brasília, Eraldo Paiva disse desconhecer e afirmou: “Não é o PMDB que vai definir os rumos do PT no Rio Grande do Norte”, disse, ao desconhecer a desistência da candidatura da deputada Fátima ao Senado. A possibilidade de Fátima desistir de se candidatar ao Senado para disputar a reeleição, e, com isso, levar o PT para a chapa do PMDB, está sendo vista como possível. “Fátima só não será candidata ao Senado se ela não quiser. Acho que não há possibilidade de não ser. Mas, na política e na vida, tudo pode mudar. O PT só discute um cenário: que é Fátima ser senadora. Não existe outro cenário”, afirmou.
“Acho que não existe questão de desistência. Ninguém trabalha na política com desistência de projeto. Trabalhamos com a opção de Fátima senadora no RN. Não existe outro cenário”, disse Eraldo. “Até o papa Bento 16, que é vitalício, renunciou. Não é o PMDB que vai definir os rumos do PT no RN. Porque o PT tem instância, partido, direção, para analisar os cenários. Se estão trabalhando em Brasília, não estou sabendo”.
Eraldo concluiu afirmando que está dialogando com o PSD e outros partidos. “Essa aliança só não ocorrerá se Robinson ou Fátima não quiserem. Nós aceitamos o apoio do PDT. Todos os partidos que compõem a base no âmbito nacional participarão da construção do nosso palanque aqui no Rio Grande do Norte”, finalizou.

Golfinho é encontrado morto na praia do Farol em São Bento do Norte


Segundo um estudante de biologia, a causa da morte pode ter sido o enroscamento do animal em redes de pesca clandestina. Para ele, o golfinho deve ter se perdido do grupo e a perfuração – mesmo superficial – encontrada na cabeça, pode ter sido originada por algum ataque ou doença.
O estudante entrou em contato com um biólogo marinho que irá fazer a necropsia do peixe para saber o motivo da morte do animal marinho. O Ibama foi comunicado sobre o fato.
O bico comprido, bem semelhante ao gargalo de uma garrafa, deu origem ao curioso nome da espécie. Além do focinho único e inconfundível, esses mamíferos aquáticos também são famosos pela sua inteligência e por viverem sempre em grupos sociais.
Brincalhões, os golfinhos-nariz-de-garrafa gostam de acompanhar as embarcações e fazer piruetas, chegando a saltar vários metros para fora da água. Eles dormem cerca de oito horas por dia e “nadam” a uma velocidade de cerca de 20 km por hora, podendo mergulhar até 20 minutos e a uma profundidade de 300 m.
Em regiões costeiras, os exemplares da espécie costumam viajar em grupos de até 10 indivíduos. Já em alto mar, esse número cresce para 25, embora já tenha sido registrado um grupo formado por cerca de 500 animais. Assim como outros golfinhos, eles se comunicam uns com os outros através de sons e linguagem corporal.
Apesar de ainda existirem em bom número, os golfinhos-nariz-de-garrafa têm sido erradicados de alguns lugares. São caçados, principalmente, pela sua carne, e muitos também acabam se afogando em redes utilizadas para a pesca de outras espécies marinhas, como o atum.
FLIPER - Na década de 60, o golfinho-nariz-de-garrafa ficou conhecido em todo o mundo por ser personagem principal de uma série de televisão produzida nos Estados Unidos. O nome do golfinho no seriado era Flipper e, até hoje, muita gente ainda chama os exemplares da espécie assim.

Presidente de CDL é baleada no RN; PM é suspeito e está foragido

Um soldado da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, suspeito de atentar contra a vida da presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do município de João Câmara, na região Agreste do Rio Grande do Norte, está sendo procurado pela polícia. Segundo o major Josemário de Paiva, comandante do policiamento ostensivo da região, o PM - cujo nome não foi revelado - é considerado foragido. Josenilda Freitas foi ferida a tiros na noite desta última terça-feira (18). Amiga da ex-mulher do policial, ela já recebeu alta médica e passa bem.

Ao G1, o major informou que foi a própria Nildinha, como é mais conhecida, quem denunciou o soldado. "Quando conversamos com a Nildinha, ela nos relatou que o soldado foi o responsável pelo atentado", disse o comandante.
Josemário revelou também que o PM havia sido preso recentemente por descumprir uma decisão judicial. "Após a separação dele, a juíza da comarca de João Câmara determinou uma medida preventiva para que ele ficasse distante da ex-mulher. Como ele descumpriu, foi preso. Depois que foi solto, colocamos ele para trabalhar em São Miguel do Gostoso, justamente para evitar que ele voltasse a descumprir a decisão", contou o major.
O comandante disse que o suspeito foi chamado para depor sobre o caso do atentado contra a presidente da CDL nesta quinta-feira (20). Mas, ao saber que a juíza cassou o alvará de soltura que o mantinha em liberdade, o suspeito fugiu da delegacia. "Quando ele viu que iria ser preso de novo, fugir. Ele roubou um carro aqui em João Câmara e depois o abandonou em Bento Fernandes, onde pegou outro veículo. Desde então, ele é considerado foragido", afirmou o major Josemário.
A polícia montou guarda na casa da ex-mulher do soldado e no hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, onde Nildinha esteve internada. "Nossa preocupação é com a segurança da ex-mulher e da amiga dela, que foi baleada. Estamos conversando com a família do soldado para conseguir informações de onde possa estar. Esperamos prendê-lo para evitar que algo pior aconteça", concluiu o major.

Corpo do jovem que morreu em Natal é enterrado em Barra Bonita

Foi enterrado na manhã desta sexta-feira (21) em Barra Bonita (SP), o corpo do jovem encontrado morto em uma praia de Natal (RN). O corpo chegou à cidade na madrugada de hoje.
O universitário de Barra Bonita, Samuel Alves Rosa, de 21 anos, que estava desaparecido desde o último sábado (15), morreu afogado. Segundo familiares, ele não sabia nadar. O jovem havia se matriculado há pouco mais de um mês no curso de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Um dos amigos que dividia a república com Samuel, disse à polícia que na sexta-feira (14)  o estudante comentou que queria conhecer a Praia do Forte. No sábado de manhã quando o amigo acordou, o estudante já tinha saído sem avisar ninguém, e não levou documentos e nem celular. O corpo do jovem foi reconhecido no instituto cientifico de policia por amigos.
Entenda o caso

Samuel estava desaparecido desde sábado (15) e foi encontrado morto na terça-feira (18), na Praia do Meio, em Natal (RN). A perícia apontou que ele morreu afogado. Ele vivia em uma república, onde foi visto pela última vez por colegas.
Segundo o estudante de direito da UFRN Vinícius Morais, que mora na mesma república que Samuel, o rapaz saiu de casa na manhã do sábado sem avisar a ninguém. Na sexta-feira (14) nós estávamos conversando e ele disse que de manhã queria ir conhecer a praia do Forte. Quando acordamos, ele já tinha saído", disse o universitário. "Foi a última vez que o vimos", acrescentou.
Ainda de acordo com Vinícius, Samuel saiu da república sem levar telefone celular e sem os documentos. O corpo do jovem foi reconhecido no Instituto Cientifico de Polícia por amigos.

Barragem sangra em cidade do RN em situação de emergência pela seca

Uma das 150 cidades em estado de emergência por causa da seca no Rio Grande do Norte, a cidade de Serra Negra do Norte, na região Seridó, amanheceu com a sangria da barragem Dinamarca nesta sexta-feira (21). A lâmina d'água do reservatório chegou a quase dois centímetros. De acordo com o prefeito da cidade, Urbano Faria, isso não acontecia desde o meio do ano passado.

O chefe de Gabinete do Município, Janny Araújo de Medeiros, conta que a cidade recebeu boas chuvas no mês de fevereiro. "Tivemos uma precipitação de 65 milímetros e mais duas de 20 milímetros que ajudaram, porém foram as chuvas da Paraíba que mais ajudaram", afirma.

Segundo Janny Araújo, as chuvas na região de Patos e São José de Espinharas, no estado vizinho, foram as grandes responsáveis pelo aumento do volume na barragem Dinamarca e possibilitaram a primeira sangria de 2014. "Nossa expectativa agora é que o aumento da lâmina permita que as barragens construídas ao longo do Rio Espinharas fiquem cheias", diz.


O prefeito Urbano Faria ressalta que o abastecimento na zona urbana de Serra Negra do Norte está estabilizado desde o ano passado, no entanto parte da zona rural ainda precisa dos carros-pipa para ser abastecida. "Com essa sangria vamos avaliar novamente a situação e saber se os carros-pipa ainda são necessários", encerra o prefeito.

Protesto de motoristas de ônibus deixam trânsito lento no Alecrim


Motoristas de ônibus de Natal realizaram uma paralisação de cerca de uma hora nas proximidades do viaduto do Baldo, no bairro do Alecrim, zona leste de Natal. De acordo com as primeiras informações, o protesto seria para pedir mais segurança no transportes público.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário negou ter relação com a manifestação, que teria sido planejada por outro grupo ligado à categoria.


Durante a paralisação, fiscais da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) intervieram para tentar controlar o trânsito. Apenas uma via ficou liberada para que os veículos trafegassem e o tráfego ficou lento na região.

Prefeitura de Santa Cruz realiza entrega de filtros de água na Zona Rural


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura e em parceria com os Agentes Comunitários de Saúde, realiza desde o inicio desta semana a entrega dos filtros para famílias da Zona Rural do município.

Destinados às famílias que recebem água através da Operação Pipa do Exército Brasileiro, os filtros as ajudam a consumirem água de qualidade. Nas comunidades, a entrega é feita pelo Agente de Saúde responsável pela área seguindo o cadastro da Defesa Civil municipal.

O município de Santa Cruz foi contemplado com 2.291 (dois mil duzentos e noventa e um) filtros. A previsão é que a entrega seja concluída nesta sexta-feira (21).

Esse programa que oferta filtros de água gratuitamente à população da Zona Rural dos municípios é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Eólicas se preparam para funcionar


Sete dos 32 parques eólicos que estão prontos para funcionar há quase dois anos, mas permanecem parados no Rio Grande do Norte, por falta de linhas de transmissão, começarão a ser testados a partir de amanhã com  perspectiva de iniciar operação em março. A previsão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Uma linha de transmissão em João Câmara está pronta para conectar as eólicas ao Sistema Interligado Nacional. Juntos, os parques têm capacidade para gerar 204 Megawatts (MW) de energia – que já tem mercado garantido, considerando que essa energia foi contratada em leilões federais. Os 25 parques restantes, que continuam à espera de linhas de transmissão, devem começar a operar entre abril deste ano e março de 2015, segundo previsão da Aneel. 

De acordo com o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e do Sindicato das Empresas de Energia do RN (SEERN), Jean-Paul Prates, a entrada em operação desses parques é a consolidação do estado como provedor de energia.

Atraso

A maioria das linhas de transmissão, que são de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), deveria ter ficado pronta em julho de 2012, segundo a Aneel. As obras, porém, atrasaram.

O descompasso entre o término das obras de instalação dos parques eólicos e o atendimento das obras de transmissão, prazos previstos nos contratos, custou ao governo federal R$ 444,7 milhões, entre julho de 2012 e dezembro de 2013, se considerados apenas os 32 parques eólicos do Rio Grande do Norte que foram concluídos, mas ficaram sem gerar energia devido à falta de linhas de transmissão. Isso, porque as empresas passaram a ser remuneradas, o que era previsto em contrato.

Meteorologistas preveem inverno com boas chuvas no semiárido

O semiárido da região Nordeste do país terá uma estação chuvosa normal, com boas chuvas. Essa foi a previsão dos especialistas que estão reunidos desde ontem em Natal.

Esse foi o último debate entre os meteorologistas para achegarem à conclusão sobre a quadra chuvosa de 2014. Eles se reuniram ontem e hoje na sede da Emparn, onde definiram o quadro da previsão climática para Norte e Nordeste do Brasil.

A previsão é mais animadora à população urbana e rural dos municípios dessa região, tendo em vista que na última reunião realizada em Fortaleza (CE), em janeiro deste ano, o prognóstico era de inverno abaixo do normal.

O resultado das análises é oficialmente apresentado à governadora Rosalba Ciarlini e demais autoridades do Estado na manhã desta sexta-feira (21) em Natal.