sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cães expressam medo de abandono, ciúmes e orgulho, além de outras expressões complexas

Donos que acreditam que o seu cachorro tem ciúmes do namorado(a), filho ou o novo animal que entrou em casa tem razão.  Estudos mostram que as emoções dos cachorros são extremamente complexas e, em vários casos, similares às dos humanos.  Aliás, as emoções dos cachorros são tão profundas que eles até sentem medo de serem substituídos quando um novo integrante entra na vida do dono.

Cachorros sentem inveja e medo de perder o seu espaço na vida do dono

O psicólogo da Universidade de Portsmouth, nos Estados Unidos, Dr. Paul Morris, confirma que em quase todos os casos de inveja quando o dono traz um namorado(a) para casa, o cachorro tenta se desfazer desse relacionamento nos primeiros dias do namoro.
Isso por que até aquele momento, o cachorro era a única “pessoa” na vida do dono e agora, com a entrada de mais um integrante, ele fica com medo de perder o seu espaço e se recusa a dividir o dono com o seu parceiro.
Mesmo depois que o cachorro se acostuma com o dono e o seu parceiro, ele pode desenvolver o hábito de sempre deitar entre os dois, estabelecendo o seu posicionamento na matilha constantemente.  Esse comportamento, quando não corrigido, pode ter impactos sérios sobre o relacionamento .

Cães têm um senso interno de justiça

Mais interessante ainda é que os cachorros têm uma noção de justiça, ou seja, de certo e errado.  Em um experimento, um humano pede a dois cachorros diferentes (que estão um do lado do outro) para dar a pata.
Um cachorro, quando dá a pata, recebe um petisco, enquanto o outro, ao fazer o mesmo comando, não recebe nada.  Depois que o segundo cachorro observa que ele não está sendo recompensado da mesma forma que o outro, ele pára de dar a pata e se recusa a olhar para o humano, virando a cabeça ao lado quando a pessoa conversa com ele.
Comportamentos como esses apontam para a habilidade que cães têm de se comparar com o outro e, a partir dessa comparação, determinar se eles estão sendo injustiçados.  A dor de não receber igual ao outro é forte suficiente para que o cachorro se remova da brincadeira e evite olhar para o humano.

A cara de culpa dos cães é verdadeira

E não são somente essas emoções que os cães sentem.  Eles também sentem vergonha, inveja, culpa e empatia.
Aliás, o cão ama tanto o seu dono, que alguns aspectos de sua personalidade são alterados por conta da influência da personalidade do dono .  Por exemplo, cachorros são mais agressivos durante o passeio  quando caminham com pessoas mais sérias e tensas.

Mineiro: “Eleições de 2014 no RN terão forte componente nacional”

Ao abordar os reflexos, no Estado, do rompimento do PSB nacional, com entrega dos cargos de ministro da Integração Nacional e de secretário de Portos, o deputado estadual Fernando Mineiro (PT) disse hoje que as eleições de 2014 no Rio Grande do Norte terão forte componente nacional, o que significa dizer que futura aliança entre PT e PSB localmente irá depender do comportamento local do PSB.

“Não fizemos esse debate ainda dentro do Partido dos Trabalhadores. Nós vamos ver as orientações nacionais em relação a essa questão.

A nossa relação vai depender das deliberações nacionais”, disse o petista, assegurando que “não há nenhuma definição para 2014”. “Essa discussão ainda vai acontecer e, portanto, não atrapalha porque não tem nada. Estamos esperando”.

Caso se confirme a candidatura do presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República, Wilma de Faria ficaria impedida de formalizar aliança com o PT da presidente Dilma Rousseff. Por coerência partidária, Wilma organizaria um palanque do PSB no Estado.

“Com o rompimento vamos analisar. As eleições de 2014 têm forte componente nacional. Vamos ver o comportamento que o PSB local vai ter. Nossa prioridade em 2014 é a reeleição da presidente Dilma. Vamos aguardar o comportamento que o PSB vai ter em 2014 localmente”, disse.

Tragédia: criança de 1 ano morre eletrocutada em casa na Grande Natal

Infelizmente, o Blog tomou conhecimento que uma menina de 1 ano morreu no início dessa quinta-feira(19), vítima de descarga elétrica, residência onde morava, ma comunidade Lagoa do Bonfim, no município de Nísia Floresta, região metropolitana de Natal.

Segundo o Instituto Técnico e Científico de Polícia (Itep), a vítima tentava desligar um ventilador na tomada. Após o choque, ela ainda chegou a ser socorrida para o Hospital Regional Deoclécio Marques, mas não resistiu no fim da tarde.

Robinson Faria: “Nunca fui sondado para deixar o PSD e ir para o PMDB”

 

O presidente estadual do PSD, vice-governador Robinson Faria, negou na manhã desta sexta-feira que tenha sido sondado para filiar ao PMDB, conforme noticiado esta semana. Instado a falar sobre as especulações, o pré-candidato a governador pela oposição à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) disse que “o convite nunca existiu”. “A minha colocação é muito simples e objetiva: Nunca houve convite. Nunca houve sondagem, nem por Henrique, nem por Garibaldi, nem por Walter Alves”, disse Robinson. “Conversei com Garibaldi e Walter recentemente, mas esse assunto nunca foi tratado. Estive com Henrique há 30 dias, num jantar com mais trinta pessoas, e também este assunto nunca foi tratado”, afirmou.

Especulações neste sentido surgiram nos bastidores da política estadual nesta semana. Em entrevista na última segunda-feira ao Jornal das Seis, da FM 96, Robinson foi instado a falar sobre essa possibilidade. Na oportunidade, entretanto, ele disse que para ter o apoio do PMDB à candidatura dele não precisaria necessariamente de mudar de partido. “Política se faz com confiança. O fato de estar filiado ao PMDB, não significa dizer que, se for eleito, será bom governador para o PMDB. O que vale é o cumprimento da palavra, a credibilidade e o comprometimento da pessoa. Não importa o seu partido”, disse.

CONVERSAS
Em contato esta manhã com O Jornal de Hoje, Robinson analisou as palavras do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, que, nesta semana, em entrevista ao “Jornal da Cidade”, da FM 94, admitiu a possibilidade de PMDB e PSD “caminharem juntos” nas eleições de 2014.

“Nós estivemos recentemente com o vice-governador – nós temos uma boa ligação, ele foi presidente da Assembleia – e estamos conversando com o PSD e poderemos caminhar juntos”, disse Walter.

Em resposta, Robinson disse que Walter tem se constituído como uma liderança política em ascensão no Rio Grande do Norte. “Fiquei muito feliz, e honrado, porque o deputado Walter é um nome de destaque da política do RN, um político em ascensão, e muito me honra e motiva ler o que ele declarou”, disse Robinson, ressaltando que Walter hoje tem um grupo de seguidores. “Fico bastante feliz pelo que Walter representa. Hoje existe um grupo de militantes que seguem Walter, que é uma liderança de destaque dentro do PMDB. Para qualquer candidato, ter a simpatia de um deputado como Walter, que começa a se colocar como líder no cenário estadual, é muito honrado, e motivador”, afirmou.

Instado ainda a falar se espera contar com o apoio do PMDB para disputar o governo do Estado, Robinson disse que, antes de pensar no partido, sua luta é para firmar seu nome junto ao eleitorado, como alguém que tem uma proposta diferente para o Rio Grande do Norte. “Na minha caminhada, tenho que encontrar primeiro o apoio das ruas, onde estou há três anos com simplicidade, perseverança, idealismo e com coerência, buscando essa identidade, numa candidatura legítima, que não seja alçada por grupos políticos, mas que possa nascer da espontaneidade”, disse.

“Se o PMDB não tiver candidato, espero o apoio do partido ao meu nome”
O vice-governador Robinson Faria disse respeitar a postulação do PMDB por candidatura própria a governador, mas declarou que, se o partido dos líderes Henrique, Garibaldi e Walter não tiver um nome, espera contar com o apoio do PMDB ao seu projeto. “O PMDB se apresenta hoje como o partido mais forte, o que tem mais prefeitos, lideranças tradicionais como Garibaldi, o presidente da Câmara, deputados como Walter Alves, liderança em ascensão. Se o PMDB decidir que não tem nome, que o partido possa trabalhar comigo em parceria”, disse Robinson Faria, afirmando ter “amizade pessoal e nenhum inimigo no PMDB”.

Robinson ressaltou que, embora em campos opostos – ele rompeu com Rosalba em 2011 e o PMDB permaneceu aliado até julho de 2013 – nunca houve motivações que provocassem desentendimento entre as lideranças de PSD e de PMDB no Estado. Ele observou ainda que apoiou a reeleição do então senador Garibaldi Filho em 2010. “Apoiei Garibaldi para senador em 2010 com toda motivação.

Foi vitorioso na minha região onde teve votação estrondosa. Todos os meus seguidores votaram em Garibaldi em 2010, cumpri rigorosamente com ele. Há vontade para evoluir para uma aliança política, existe respeito, diálogo e amizade. E onde existe respeito, diálogo e amizade, pode evoluir para uma aliança”.
O vice-governador Robinson Faria abordou ainda as recentes declarações do ministro Garibaldi, que durante encontro com peemedebistas, no início desta semana, sinalizou para entendimentos com a oposição.

“No seu discurso, Garibaldi abre esse diálogo com os demais partidos de oposição, que é o que prego há três anos: aliança da oposição ao governo do DEM. Ele começa a também defender essa tese. O PMDB começa a abrir as portas, como Walter vinha fazendo comigo, e Garibaldi dando o tom das oposições no RN”, disse o presidente do PSD.


PSB

Robinson Faria também abordou o rompimento do PSB com o governo federal. “É um fato novo. E, como o PSB faz parte desse núcleo de oposição no RN, através da sua presidente estadual, Wilma de Faria, aguardaremos pronunciamento da presidente do PSB, que está em total sintonia com os partidos da oposição, com o PSD, o PT”.

Segundo o vice, a entrega dos cargos por Eduardo Campos é um fato nacional que foge ao interesse de Wilma, que tem o desejo de caminhar com Dilma, por afinidade com Lula e a própria presidente. “Mas a decisão é de cima para baixo e Wilma tem que se posicionar. Vamos aguardar”, disse o pessedista, ressaltando a posição “clara” do PSD, de apoiador da reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014.

“O PSD tem uma posição clara, vamos apoiar a reeleição de Dilma, isso está definido, nacionalmente, e vamos marchar contra o grupo que está no comando aqui do Estado. Nosso interesse é caminhar junto com o PT”.

Comerciante irado persegue dupla após assalto em Parnamirim, atropela e mata um em Macaíba

Um assalto a um estabelecimento comercial de Parnamirim terminou mal para um dos bandidos, ontem. Ele foi perseguido, atropelado e morto por uma das vítimas que ele havia assaltado momentos antes. O comparsa do criminoso morto conseguiu fugir e, até a manhã desta sexta-feira ainda não havia sido detido.

De acordo com informações do 11º Batalhão da Polícia Militar, logo após cometerem o assalto, os dois homens fugiram em uma motocicleta em direção ao município de Macaíba. No entanto, uma das vítimas da abordagem criminosa conseguiu persegui-los em um veículo Fiat Strada branco e, em uma estrada carroçável na comunidade Pé do Galo, jogou o carro em cima da dupla.

Com o impacto da batida, os bandidos perderam o controle da motocicleta, que ficou completamente destruída ao se chocar contra um muro, que também foi danificado. Um dos acusados, identificado como Fábio José Lima de Melo, de 30 anos, não resistiu e morreu no local, antes que pudesse receber atendimento médico.

Já o comparsa dele, que também não foi identificado, conseguiu fugir do local e até o momento, não foi localizado ou detido pela Polícia Militar, que também está à procura da vítima do assalto, que também se evadiu da localidade antes que os oficiais chegassem. O veículo usado para atropelar os bandidos foi entregue à Polícia Civil.

Também em Macaíba, o coordenador de um grupo de vigilantes de rua foi brutalmente assassinado por homens armados ontem à noite, quando trabalhava em frente a uma farmácia no Centro da cidade, quando foi atacado. A vítima, José Almeida Rodrigues da Silva, de 51 anos, foi atingida por vários disparos de arma de fogo, principalmente no tórax e cabeça, e não resistiu.

Conforme informações do oficial de operações do 11º BPM, o crime aconteceu na Rua da Cruz, quando desconhecidos em um veículo não identificado se aproximaram da vítima e, sem nenhuma discussão, começaram a atirar contra José Almeida, que caiu próximo à esquina. O crime chamou a atenção dos moradores do local, que se aglomeraram para acompanhar o trabalho da Polícia Militar e dos peritos do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep/RN). Ninguém foi preso.

Advogado é assaltado em Lagoa Nova

Ontem, um homem teve seu veículo roubado por um bandido no momento em que saia de casa, no bairro de Lagoa Nova. A vítima, Íbero Bezerra de Freitas, de 56 anos, foi abordado por um homem armado, que exigiu as chaves do carro, um Corolla prata de placas NNR-1959/RN. Um segundo bandido, que estava em uma motocicleta parada na esquina próxima, vigiava toda a ação e da cobertura ao comparsa.

Íbero disse aos policiais que, mesmo tendo ficado com uma arma de fogo apontada para ele, os bandidos não usaram violência física durante a abordagem e foram embora assim que ele entregou as chaves do veículo, além de um notebook, telefone celular e objetos e documentos pessoais e de trabalho, que estavam dentro do carro. Até o momento, o automóvel roubado não foi encontrado.

Tribunal de Contas do RN suspeita que Rosalba pagou R$ 32 milhões de forma irregular na Saúde

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) aceitou o voto do conselheiro Carlos Thompson e a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) passará por uma inspeção especial. O órgão suspeita de diversas irregularidades nos pagamentos de adicional de insalubridade, plantões eventuais, além da situação de quase 600 servidores, que estão cedidos ou sem lotação definida, mas que continuam recebendo regularmente seus salários. Há ainda a possibilidade de acumulação ilícita de cargos.

A partir de agora, a diretoria de pessoal do TCE terá 45 dias de prazo para apresentar um diagnóstico da situação encontrada na Sesap. A decisão do pleno foi tomada na sessão desta quinta-feira (19) de forma unânime entre os conselheiros.

O voto de Thompson foi motivado a partir de um relatório elaborado pelos inspetores de controle externo do Tribunal, José Monteiro Coelho Filho, Anne Emília Costa Carvalho e Vilmar Crisanto do Nascimento, que ao analisarem o Relatório de Execução Orçamentária da Secretaria, detectaram as possíveis falhas.

Entre os problemas identificados pelo TCE, está um dispêndio de R$ 32.688.453,85 com pagamento dos adicionais no ano de 2011, já durante a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Na época, a secretaria alegou existirem servidores na própria sede do órgão e em outras áreas administrativas que receberiam o pagamento do benefício. Além disso, trabalhadores afastados e sem lotação identificada também recebiam o equivalente.

“Como se não bastasse, há suspeita de que a Secretaria de Saúde realizaria o pagamento do adicional de insalubridade até mesmo para servidores que estão cedidos a outros órgãos e diversos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, contrariando o que dispõe a Lei Complementar Estadual nº 333/2006, em seu artigo 26, §2º, in verbis:”, relatou o conselheiro.

Ainda, consta nos autos a notícia de possíveis pagamentos indevidos de plantões eventuais concedidos a servidores em setores como as Farmácias Populares, APAMI Mossoró, APAMI São José de Mipibu, Setor de radiologia, centro cirúrgico, alojamento conjunto e centro obstétrico do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho.

O Relatório do TCE aponta que durante a auditoria pode-se observar o uso indevido e indiscriminado de plantões eventuais, servindo entre outras práticas como forma de recompensar servidores pelo exercício de funções de chefias ou coordenadorias sem gratificações ou com gratificações inexpressivas ante a importância e as responsabilidades assumidas pelo titular das coordenações.

No mês de maio/2012, para se ter uma ideia, a SESAP gastou R$ 4.256.745,40 com o pagamento dos referidos plantões eventuais.

De acordo com o voto do conselheiro, nada impede que o TCE “fiscalize o pagamento dos plantões eventuais, com o objetivo de apurar sua correta destinação e cumprimento à legislação pertinente, face à possível lesão ao erário e comprometimento dos princípios constitucionais norteadores da conduta administrativa, na hipótese de confirmação das pretensas ilegalidades. Ressalte-se, outrossim, a possibilidade ainda da configuração de atos de improbidade e/ou ilícitos penais.”

No curso da auditoria, além disso, relatam os Inspetores que um número de aproximadamente 600 servidores não foram localizados, ou seja, não se sabe, efetivamente, onde prestam seus serviços ou mesmos se estão trabalhando regularmente. Tais colaboradores encontram-se na área de transferência, mas sem lotação definida. Isto significa dizer que a Secretaria de Saúde não tem qualquer controle sobre eles. A inspeção ainda vai apurar a possibilidade de acumulação indevida de cargos.

Segundo Carlos Thompson, “considerando possíveis irregularidades apontadas”, é preciso iniciar a investigação, “com intuito de apurar a legalidade e legitimidade das despesas com o adicional de insalubridade e os plantões eventuais, sem olvidar da análise dos servidores em área de transferência e/ou sem lotação definida, e da possível acumulação ilícita de cargos”.

Telexfree processa Globo após programa sobre pirâmides no Mais Você

A Telexfree processou a TV Globo após ser citada no programa Mais Você da última terça-feira (17), numa reportagem sobre pirâmides financeiras. A empresa, que teve uma nota de esclarecimento lida pela apresentadora Ana Maria Braga durante a transmissão, quer direito de resposta.

Os representantes da Telexfree não foram encontrados pelo iG na manhã desta quarta-feira (18). Eles sempre negaram irregularidades. O departamento jurídico da TV Globo não tinha um representante imediatamente disponível para comentar o caso.

A ação chegou à 11ª Vara Cível de Vitória, onde fica a sede da empresa, na mesma terça-feira (17).

Primeira bloqueada

A Telexfree foi a primeira de três empresas que estão bloqueadas no Brasil por suspeita de serem pirâmides financeiras, e é a maior delas, com cerca de 1 milhão de associados (chamados de revendedores). O caso antecedeu a criação de uma força tarefa de promotores e procuradores da República que investiga cerca de 80 denúncias de negócios semelhantes.

O Ministério Público do Acre (MP-AC), responsável pelo pedido de bloqueio, entende que o faturamento da Telexfree depende sobretudo das taxas de adesão exigidas de quem quer entrar no negócio, e não da revenda de pacotes de telefonia VoIP,  como argumentam seus representantes.

Nessa lógica , os lucros de quem entra primeiro seriam garantidos pelo dinheiro investido por quem entrou por último. Como a população é finita, um dia o negócio seria inviável. Por isso, o MP-AC quer a extinção da Telexfree e devolução das verbas a quem apostou na empresa.

‘Bandidos’

Nesta terça-feira (17), o Mais Você apresentou um programa especial sobre pirâmides financeiras e retratou o caso da Telexfree. A reportagem mostra depoimentos de pessoas que teriam investido na empresa e dizem se sentir enganados.

Ao fim da reportagem, a apresentadora Ana Maria Braga lê uma nota em que os representantes da Telexfree afirmam que praticam marketing multinível e não pirâmide financeira.

Em um outro trecho Ana Maria Braga chama de “bandidos” aqueles que são “especialistas em pirâmides”, sem se referir diretamente à Telexfree. A menção dizia respeito aos grupos que migram de um negócio bloqueado para outro, conforme afirmação feita pela procuradora da República Mariane de Mello, integrante do Ministério Público Federal em Goiás, entrevistada pela apresentadora.

A procuradora Mariane é uma das responsáveis pela investigação contra a BBom , outra das três empresas bloqueadas por suspeita de serem esquemas fraudulentos. Seus representantes também negam irregularidades.

Na ação movida contra a TV Globo, os advogados da Telexfree dizem que o programa chamou aos proprietários e divulgadores da empresa “claramente de ‘bandidos’”. Por esse motivo, querem direito de apresentar sua versão dos fatos no “mesmo programa, horário e dia de semana”.

Garoto de Cuité/PB; Aos 3 anos com 40 kg e dificuldades para andar, faz tratamento para obesidade em SP

Criança tomava dez mamadeiras por dia; família buscou ajuda em SP

Com apenas três anos de idade, o pequeno Miguel já tinha peso de gente grande. Com 40 kg, ele pesava o mesmo de um adolescente de 11 anos. Para salvar a vida do filho, os pais saíram da Paraíba e vieram buscar ajuda em São Paulo.
De acordo com os pais do menino, Miguel chegou a este peso apenas com mamadeiras. Ele tomava dez por dia reforçadas com farinha engrossada.
Quando começou o tratamento para emagrecer, no começo do ano, o menino tinha dificuldades até para andar.
meses de acompanhamento médico, Miguel perdeu 10 Kg e comemorou essa nova fase da vida junto com o seu aniversário de quatro anos.
Via: Coronel Ezequiel Notícias

CORONEL EZEQUIEL : Prefeitura realizará programação especial para comemorar o ‘Dia do Idoso’

Com o tema “Envelhecer com Dignidade”, a Secretaria de Assistência Social de Coronel Ezequiel , estará promovendo através do Centro de Convivência do Idoso , uma programação especial em homenagem ao Dia do Idoso.
A Programação será realizada de 30 de setembro á 02 de Outubro , com palestras , atividades físicas e culturais . Um momento especial dedicado para todos os  idosos do município.

       CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

O Dia Internacional do Idoso é comemorado anualmente em 1° de Outubro.
Este dia foi instituído em 1991 pela (ONU) Organização das Nações Unidas e tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa.
PROGRAMAÇÃO
Tema : Envelhecer com dignidade
Dia : 30/09:
Local: Centro de Convivência  do Idoso
15:30 hs – Abertura da Semana da 3ª idade.
  Apresentação da banda da SEMAS.
16:00 hs –Caminhada da 3ª idade
17:00 hs Chá da tarde
17:30 hs – Encerramento

Dia 1º/10:
Local- Centro de Convivência
08:00 hs – Café
08:30 hs- Apresentações Culturais
09:30hs - Palestra com a equipe do CRAS: A arte de envelhecer.
11:00 hs- Encerramento 
Dia 02/10:
13:00 hs -  Apresentação Cultural
14:00 hs - Palestra : Como prevenir a diabete; com enfermeira.
15:00 hs – Dinâmica de socialização
17:00 hs – Lanche e direcionamento para o auditório.
Encerramento:
Festa da Primavera com desfile da Miss Idosa.
Local : Auditório da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes.
Venha participar!
Sua presença é importante .
Ascom / Coronel Ezequiel 



Via: Notícias da Serra

Ciclista de Coronel pode não participar de competição por falta de apoio

O ciclista John Robsom de Coronel Ezequiel foi um dos convidados para participar de uma competição de ciclismo em Campina Grande ao qual o mesmo representaria o município.

Mas parece que o mesmo não irá representar nossa cidade por falta de apoio , pelo que o próprio relatou ao blog não houve nenhum apoio da prefeitura , ou de qualquer outro órgão.

Só falta agora a ajuda de algum bem feitor para que nossa cidade seja representada no ciclismo , já que esporte em Coronel se resume a futebol.

É triste, estou sem apoio da Prefeitura Municipal de minha cidade, um evento destaque como esse é muito importante, não deveríamos perder essa chance de representar nossa cidade, corro o risco de não ir a este evento por falta de apoio da Prefeitura" diz o ciclista John Robson. 


Via: Coronel Ezequiel Notícias

As muriçocas voltam a perturbar população de Lajes Pintadas

As muriçocas voltaram a incomodar os moradores de Lajes Pintadas. Nas últimas semanas, aumentou a quantidade de reclamações sobre a aparição dos insetos nas casas e estabelecimentos comerciais. O problema é ainda maior onde há terrenos baldios, ou mesmo onde existe muito mato, ou naquelas casas que ficam próximas aos córregos.
Segundo os moradores, o problema das muriçocas veio junto mesmo com as poucas chuvas registradas nas últimas semanas. Isso estaria acontecendo, principalmente, perto de locais onde a água da chuva fica empoçada. Terrenos baldios onde as pessoas costumam jogar lixo, pela rede de esgoto danificada, pneus e reservatórios de água abandonados contribuem para que a situação seja agravada. 
A prefeitura chegou a disponibilizar um carro fumê para o combate as muriçocas no primeiro semestre, mas, não continuou o trabalho ao longo do últimos meses, e as reclamações sobre a aparição dos insetos voltaram a se repetir.
 
 
Via: A Tribuna de Lajes Pintadas RN

Ex-prefeita Wanira Brasil deixa várias obras inacabadas no município de Sítio Novo-RN

Wanira Brasil ex-prefeita do município de Sítio Novo, deixou várias obras pela metade ao sair da prefeitura há exatamente nove meses atrás quando terminou o seu mandato. O que intriga para muitos foi o fato de ela ter deixado várias obras que ficaram com menos de cinquenta por cento de conclusão.

Percebe-se com muita facilidade o montante de dinheiro gasto nessas obras, que ficaram abandonadas sem muitas explicações. O prefeito atual Richardson Xavier Cunha (Neném) afirmou para o Blog RN Informa que irá retomar as obras deixadas pela metade por parte da gestão que o antecedeu. Agora nos resta aguardar e cobrar do prefeito Neném a conclusão dessas obras que irá beneficiar a população sitionovense. Confira as fotos.












População de Sítio Novo deve cobrar do poder público a conclusão dessas obras.


Fotos: RN Informa

Campo Redondo: O que estariam conversando o Ex-Prefeito Carlinhos Lucena e o atual Vice-Prefeito Tenente Egídio.

Hoje pela manhã foi visto na panificadora Elite em Santa Cruz, em um café, o Ex-Prefeito Carlinhos Lucena e o atual Vice-Prefeito de Campo Redondo o Tenente Egídio, o que estariam conversando os dois???

O Teor da conversa ainda não sabemos, só sabemos que o Prefeito da cidade de Japi, Robinho serviu de testemunha da conversa.

Quem viver verá...
 
 
 
Via: Expresso da Notícia

RN gera mais de 3 mil empregos em agosto, diz Caged

O Rio Grande do Norte gerou 3.219 empregos em agosto. O número representou um crescimento de 0,77% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. O resultado foi puxado principalmente pelos setores de agropecuária, que gerou 1.400 postos de trabalho, serviços, com 895 novos empregos, e comércio, que teve 702 carteiras assinadas.

Os números são do Cadatro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em relação a agosto do ano passado o estado criou 520 vagas de empregos celetistas, uma expansão de 19% no nível de emprego. Os destaques positivos foram para Natal e os municípios de Mossoró, na região Oeste, e Parnamirim, na Grande Natal.

No Brasil, o mercado de trabalho gerou em agosto 127.648 empregos formais, o que equivale a 0,32% de aumento em relação ao mês anterior.  A região Nordeste cooperou com a criação de mais 33.154 postos de trabalho dentre os mais de 127 mil criados no país.

Fiscais do Meio Ambiente retiram faixas irregulares de Nova Parnamirim

Uma equipe de fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente (Semur) percorreu a Avenida Abel Cabral – em Nova Parnamirim, na manhã desta sexta-feira, 20, e retirou as faixas e placas irregulares dispostas em postes e cercas. A ação é realizada pela equipe duas vezes por semana com o objetivo de combater a poluição visual.

A colocação de faixas pela cidade é proibida. “Fotografamos as faixas, fazemos a identificação de quem fez o serviço e de quem contratou. E, em seguida, notificamos os responsáveis. Tb orientamos sobre os locais onde é permitida a realização de publicidade, como por exemplo, outdoor”, disse o fiscal Eder Rodrigues de Queiroz que esteve nessa fiscalização com Carlos Alberto Torres.

A retirada das faixas é aprovada pelos moradores. É o caso de dona Terezinha Garcia, 80, moradora na Avenida Abel Cabral. “Já paguei R$ 20,00 para um rapaz retirar a faixa colocada no poste em frente à minha casa. Mas, não adianta, no dia seguinte, eles retornam e colocam de novo”, diz indignada a moradora.
Segundo dona Terezinha a colocação das faixas em Nova Parnamirim é uma prática comum e tem deixado a cidade com muito poluição visual. “É feio demais. Ruim para os olhos e para a mente”, diz a moradora.

Além da poluição visual, a Secretaria de Meio Ambiente também tem combatido a poluição sonora. “Fazemos a fiscalização dos carros de som uma vez por semana. A população pode nos ajudar denunciando”, diz Carlos Alberto Torres.

As pessoas que quiserem fazer uma denúncia sobre poluição visual ou sonora podem entrar em contato pelo telefone: 3644-8245.

Cientistas identificam gene que pode prevenir que o HIV se espalhe pelo corpo

Uma equipe de pesquisadores do King’s College London conseguiu, pela primeira vez, identificar um novo gene que pode prevenir que o HIV se espalhe depois de entrar no organismo.

Publicado na revista “Nature”, o estudo é o primeiro a identificar o papel do gene MX2 em humanos na inibição do vírus causador da Aids. Pesquisadores dizem que o gene poderia ser um novo alvo para tratamentos menos tóxicos e mais efetivos, em que o próprio sistema de defesa do corpo seria mobilizado contra o vírus.

Cientistas realizaram experimentos em laboratório com células humanas, introduzindo o vírus em duas linhas celulares diferentes e observaram os efeitos. Numa linha celular, o gene MX2 foi “ligado”, enquanto que na outra, “silenciado”. Eles perceberam que nas células em que o MX2 foi silenciado, o vírus se replicou e se espalhou. Nas outras, o vírus não foi capaz de se replicar e novos vírus não foram produzidos.

- Esta é uma descoberta excitante que traz avanços na compreensão de como o vírus HIV interage com o sistema imune e abre oportunidades para desenvolver novas terapias para tratar a doença. Até agora nós sabíamos muito pouco sobre o gene MX2, mas hoje reconhecemos tanto a sua potente função antiviral quanto a sua importância na vulnerabilidade do ciclo de vida do HIV – disse um dos coordenadores do estudo, Mike Malim, do Departamento de Doenças Infecciosas do King’s College London.

Segundo o professor, desenvolver drogas para estimular os inibidores naturais do corpo é uma abordagem importante, já que isto evita a resistência aos medicamentos. De acordo com o pesquisador, existem dois caminhos: é possível desenvolver tanto uma molécula que imita o papel de MX2 ou um medicamento que ativa a capacidade natural do gene.

- Embora pessoas com HIV estejam vivendo mais, com vidas mais saudáveis graças aos tratamentos atuais mais eficientes, eles podem ser tóxicos para o corpo, e a resistência à droga pode se tornar um problema no uso de longo prazo – acrescentou.

Trânsito em Natal sofrerá intervenções por causa do Circuito Nordeste Caixa de Corrida de Rua

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que sábado (21) fará intervenções no trânsito por causa do Circuito Nordeste Caixa de Corrida de Rua, que acontece na Praça Cívica, a partir das 14h.

Para o evento será fechada trecho da Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Potengi e Trairi e as ruas Manoel Dantas e a Av. Alexandrino de Alencar, nos dois sentidos.
Agentes de trânsito e fiscais de transporte estarão no local orientando as opções de desvios.

Governo emite nota sobre o Programa do Leite

O governo do Estado do RN esclarece que o início do repasse do pagamento do Programa do Leite já começou desde a semana passada e que estão havendo reuniões sistemáticas, tanto com as entidades representativas dos produtores, quanto com os representantes das indústrias processadoras, para estabelecer um cronograma de regularização do pagamento.

O leite, que custava R$ 0,93 (noventa e seis centavos), passou para R$ 1,15 (um real e quinze centavos) e houve fornecimento adicional não previsto pela Secretaria de Agricultura, o que onerou o orçamento. Mais de 50 milhões de reais do cofre estadual são repassados por ano ao Programa do Leite para complementação alimentar das famílias assistidas.

Com a retomada das chuvas e a distribuição de forragem e torta de algodão para o rebanho, a produção foi se restabelecendo, o que provocou um aumento nos valores da folha de pagamento do Programa em 18%, ou seja, mais de R$ 600 mil. A média paga por quinzena chega a R$ 3,3 milhões.

Segundo dados da Coordenação do Programa do Leite, em São Gonçalo do Amarante existem 36 postos de distribuição e três laticínios que beneficiam o produto. Pela prestação de contas entregue à Emater-RN, até a segunda quinzena de agosto, a distribuição do leite esteve regularizada no município. As informações referentes a setembro ainda não foram repassadas à instituição.

Operação tapa-buraco recupera 613 vias públicas na capital 17650


O programa de recuperação de vias já beneficiou até o momento 613 ruas. De acordo com o novo relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), no período de 2 de janeiro a 18 de setembro de 2013, o Departamento de Conservação do órgão recuperou em operação tapa-buraco 613 vias públicas na capital, sendo 164 no asfalto e 449 no pavimento em paralelepípedos.
Na zona Norte, o total de vias recuperadas chegou a 177. No asfalto, foram 37, e no paralelepípedo, 140.

A zona Sul, conforme o relatório, foi contemplada com a restauração de 219 vias. Cinquenta logradouros no asfalto e 169 no paralelepípedo. Na zona Leste, a Semopi recuperou 99 vias, sendo 53 no asfalto e 46 no paralelepípedo. O relatório aponta, ainda, na zona Oeste, o conserto de 118 vias. No asfalto, 24, e no paralelepípedo, 94 vias.

A Semopi também fez o recapeamento de 38 vias nas quatro regiões administrativas de Natal. Catorze vias foram favorecidas na zona Norte; 12 na zona Sul; uma na zona Leste e 11 na zona Oeste.

Outras obras de recapeamento estão previstas para serem executadas na zona Sul, caso da avenida das Perdizes – trecho entre a av. Caiapós e a rua dos Pintassilgos; av. Prudente de Morais – trecho entre as avenidas Amintas Barros e Miguel Castro; av. Jaguarari – trecho entre a Lagoa da Petrobrás e a av. Vinte e Três; e av. Porto de Pedras, trecho entre as avenidas das Alagoas e São João Del Rey.

A zona Leste também será contemplada com serviços de recapeamento na rua Amaro Barreto – trecho entre as avenidas Presidente Bandeira e Alexandrino de Alencar; av. Mons. Walfredo Gurgel, trecho entre o Viaduto do Baldo e a av. Prudente de Morais; praça José da Penha – contorno em frente à Igreja Bom Jesus (Ribeira); av. Junqueira Aires – rua Juvino Barreto até a Capitania das Artes; rua Padre João Manoel – Capitania das Artes até a rua Ulisses Caldas; e na Rua Nelson Fernandes – trecho entre as avenidas Bernardo Vieira e Romualdo Galvão.

Na zona Oeste, a Semopi programou recapeamento para a av. Coronel Estevam – trecho entre a av. Nascimento de Castro e a rua Mira Morro – e av. Perimetral Leste – trecho entre a rua Santa Verônica e a av. Brasil.

Hoje

A operação tapa-buraco prossegue hoje (20) no asfalto da avenida Prudente de Morais, avenida Bernardo Vieira, avenida Alexandrino de Alencar – trecho entre a av. Prudente de Morais e rua Jaguarari -, e na avenida Boa Sorte, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte.
Também estão programados serviços na avenida Doutor Juliano Moreira – recuperação de paralelo e meio-fio –, no conjunto Pajuçara, na zona Norte, e na rua Felizardo Moura, no bairro Nordeste, na zona Oeste.

Perseguição religiosa se intensifica e mercenários muçulmanos recebem US$ 43 por cada cristão morto

O extremismo religioso na Nigéria tem alcançado proporções de genocídio, à medida em que o grupo islâmico Boko Haram intensifica suas investidas contra os cristãos.

Massimo Introvigne, coordenador do Centro de Liberdade Religiosa na Itália, publicou um relatório sobre a situação dos cristãos na Nigéria, e alertou para o fato de que a “caça” aos fiéis tem sido recompensada com 7 mil nairas, que equivalem a US$ 43. Esse valor é pago pelo Boko Haram para seus adeptos a cada cristão assassinado no país.

“Estima-se que em 2012, 105 mil cristãos mortos por razões religiosas. É uma morte a cada cinco minutos”, lamenta Introvigne.

O grupo cristão Jubilee Campaign tem criticado durante o governo pela falta de ação em relação ao assunto. Entretanto, o próprio presidente admite não ter como conter o Boko Haram, que montou um exército particular a partir dos equipamentos e treinamentos recebidos da Al-Qaeda, organização terrorista responsável pelos ataques de 11 de setembro aos Estados Unidos.

A motivação do Boko Haram é a criação de um Estado muçulmano que seja orientado pela sharia, a lei islâmica. Todavia, a Nigéria é um país polarizado em termos de religião, sendo que aproximadamente 50% da população é cristã.

O norte da Nigéria é quase totalmente controlada por extremistas muçulmanos, e essa é a região onde acontecem a maior parte dos assassinatos contra cristãos e ataques contra templos, de acordo com informações do Noticias Cristianas.

“O direito de praticar livremente sua religião é um direito fundamental consagrado no artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A verdade é que é impossível calcular exatamente o martírio”, afirmou Introvigne, observando que “metade das pessoas mortas por motivos religiosos no mundo em 2012 viveu na Nigéria”.



Portal Gospel

Confira o Plantão 60 Segundos do Blog do Xexeu ( deveria ter ido ao ar mais cedo, mas problemas técnicos o impediu)

Sine oferece 295 vagasde emprego nesta sexta-feira no RN

O Sistema Nacional de Emprego(SINE) oferece 295 vagas nesta sexta-feira(20), para Natal e Mossoró. Procure o quanto antes uma Unidade do SINE Estadual mais próxima de sua casa. Não se esqueça de levar Carteira Profissional de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e os comprovantes de residência e escolaridade.

VAGAS NATAL E REGIÃO

AÇOUGUEIRO 3
AGENTE DE SEGURANÇA 1
AJUDANTE DE MOTORISTA 3
AJUDANTE DE PASTELEIRO 1
ARMADOR DE ESTRUTURA DE CONCRETO (VAGA P/PCD – PESSOAS C/DEFICIÊNCIA) 2
AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO 1
AUXILIAR DE CONTAS A RECEBER 1
AUXILIAR DE COZINHA 4
AUXILIAR DE LIMPEZA 2
AUXILIAR DE MARCENEIRO 1
CAMAREIRA DE HOTEL 1
CARPINTEIRO (VAGA P/PCD – PESSOAS C/DEFICIÊNCIA) 2
CHURRASQUEIRO 1
COBRADOR EXTERNO 4
CONSULTOR DE VENDAS 1
CORRETOR DE IMÓVEIS 50
COSTUREIRA EM GERAL 3
COZINHEIRO DE RESTAURANTE 1
COZINHEIRO GERAL 3
ELETRICISTA 1
FISCAL DE SEGURANÇA 20
GARÇOM 1
INSTALADOR DE ALARME 2
INSTALADOR DE ALARMES RESIDENCIAIS 1
INSTALADOR DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS DE SEGURANÇA 1
INSTALADOR DE SOM E ACESSÓRIOS DE VEÍCULOS 2
MANICURE 1
MECÂNICO 1
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO 2
MOTOBOY 2
MOTORISTA OPERADOR DE BOMBA DE CONCRETO 3
OPERADOR DE CAIXA 1
PADEIRO 2
PASTELEIRO 2
PEDREIRO (VAGA P/PCD – PESSOAS C/DEFICIÊNCIA) 2
POLIDOR DE AUTOMÓVEIS 1
PROMOTOR DE VENDAS 15
RECEPCIONISTA ATENDENTE 1
SERVENTE DE OBRAS (VAGA P/PCD – PESSOAS C/DEFICIÊNCIA) 2
SOLDADOR 1
TÉCNICO DE CONTABILIDADE 1
TÉCNICO DE TELEFONIA 1
TÉCNICO EM LABORATÓRIO ÓPTICO 2
VENDEDOR INTERNO 1
VIGILANTE 20

Total do Dia (174)

VAGAS MOSSORÓ E REGIÃO

AGENTE DE PESQUISA 20
AJUDANTE DE PADEIRO 4
ALIMENTADOR DE LINHA DE PRODUÇÃO 2
ASSISTENTE DE VENDAS 1
ATENDENTE DE BALCÃO 2
AUXILIAR DE CABELEIREIRO 1
AUXILIAR DE COZINHA 2
AUXILIAR DE ESCRITÓRIO 1
AUXILIAR DE LAVANDERIA 1
AUXILIAR DE MECÂNICO DE AUTOS 1
CARPINTEIRO 3
CONFEITEIRO 5
COZINHEIRO GERAL 1
DESENHISTA DE PÁGINAS DA INTERNET (WEB DESIGNER) 2
ELETROTÉCNICO 2
EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS 1
ENCARREGADO DE ALMOXARIFADO 1
FISIOTERAPEUTA GERAL 1
FORNEIRO DE PADARIA 3
GARÇOM 2
INSPETOR DE QUALIDADE 2
INSTRUTOR DE INFORMÁTICA 1
MARCENEIRO 1
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO DE MOTOCICLETAS 1
MOTOBOY 5
PADEIRO 6
PEDREIRO 6
PINTOR DE AUTOMÓVEIS 1
RECEPCIONISTA ATENDENTE 2
RECEPCIONISTA DE HOTEL 1
REPRESENTANTE COMERCIAL AUTÔNOMO 1
SERVENTE DE OBRAS 6
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL 2
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA 2
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA 5
VENDEDOR PRACISTA 23

Total do Dia (121)

Quadrilha rende 12 turistas e bugueiros e faz arrastão na praia de Búzios

A insegurança no litoral potiguar é um caso sério, mas poucas praias são tão “desprotegidas”, como a de Búzios. Na tarde dessa quinta-feira (19), mais uma vez, um grupo com doze turistas desinformados pela “fama” do local, passeava de Buggys, em três veículos, ao todo, por volta das 16h30, em um trecho conhecido como “Visual de Sete Lagoas”, quando foram surpreendidos por uma quadrilha. As informações são da Delegacia de Plantão Zona Sul.

Na ocasião, as vítimas foram rendidas pelos elementos armados e entregaram seus pertences, inclusive, os bugueiros. Logo após, os bandidos fugiram em um carro de apoio com destino ignorado.

Indicados a procurarem a Delegacia de Plantão Zona Sul, nosso Estado provocou a ira das vítimas, que retornarão aos seus estados com uma péssima imagem do RN: em decorrência da greve da Polícia Civil, o Boletim de Ocorrência não pôde ser feito, restando aos turistas o registro no Comando Geral da Polícia Militar.

Emparn prevê céu nublado nesta sexta; conira clima em Natal e no interior do RN

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) prevê para esta sexta-feira (20), em Natal e região, céu parcialmente nublado a claro, com algumas pancadas de chuvas fracas e isoladas, principalmente, pela manhã, sobre o setor leste do Estado. Nas demais regiões predominará a condição de céu parcialmente nublado a claro. Confira previsão:

CFM autoriza registro provisório para estrangeiros do Mais Médicos

O Conselho Federal de Medicina (CFM) informou hoje (20) que orientou os conselhos regionais a conceder os registros provisórios aos estrangeiros do Programa Mais Médicos. Os registros serão emitidos desde que a documentação de cada candidato esteja completa e sem inconsistências.

Em nota, o conselho explicou que a decisão foi tomada após entender que, em resposta à Justiça do Rio Grande do Sul, a Advocacia-Geral da União (AGU) reconheceu a necessidade de fornecer os dados dos profissionais e dos tutores para que os conselhos possam exercer a fiscalização.
 
O CFM quer que o Ministério da Saúde envie os nomes e locais de trabalho dos estrangeiros para que possa fiscalizar a atuação desses profissionais. De acordo com a nota, os conselhos regionais estabeleceram o prazo de 15 dias, a partir da entrega de cada registro provisório, para que recebam o endereço de trabalho e os nomes dos tutores e supervisores de cada um dos médicos inscritos.

Conselhos regionais de vários estados vinham entrando com ações na Justiça pelo direito de não conceder o registro, mas a AGU já havia obtido ganhos em alguns estados. No último dia 16, a AGU publicou parecer no Diário Oficial da União com o entendimento que os conselhos regionais de medicina não podem negar registro a profissionais que apresentem a documentação do Mais Médicos.
 
 
 
Agência Brasil
 

Após 5 anos, RN volta a realizar transplante de fígado

Após um período de cinco anos sem realizar transplantes de fígado, o Rio Grande do Norte voltou a ter esse tipo de procedimento. O anúncio foi realizado pela Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). De acordo com a central, um paciente foi operado no último dia 12 no hospital do Coração, instituição habilitada em transplantes hepáticos pelo Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde. Os transplantes são custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente, um aposentado de 67 anos, trabalhava com turismo e se aposentou por causa da insuficiência hepática grave. Ele teve alta médica e hospitalar na última quarta-feira (18) e já se encontra em casa. O doador do órgão foi um homem de 30 anos que teve morte encefálica no hospital Walfredo Gurgel.

Uma equipe especializada de cirurgiões, clínicos, anestesistas e enfermeiros foi montada para o transplante de fígado. O procedimento é considerado delicado. A cirurgia foi feita pelos médicos Alexandre Borges e Fernando Lisboa Junior. O médico-tutor do procedimento foi Marcelo Resende, cirurgião–chefe do hospital Albert Einstein, que veio a Natal para acompanhar o primeiro transplante.

De acordo com a subcoordenadora da Central de Transplantes do RN, Patrícia Maciel, o credenciamento do hospital, em 28 de dezembro de 2012, evita que o paciente tenha que sair do estado para fazer o transplante.
 
Atualmente, duas pessoas aguardam por um transplante do mesmo tipo no estado. É necessária a compatibilidade sanguínea entre doador e receptor. Além de fígado, a Central de Transplantes do RN, criada em 2000, viabiliza transplantes de rim, córnea, medula óssea e coração. A Central é responsável por inscrever potenciais receptores, classificá-los e agrupá-los, de acordo com as medidas necessárias para facilitar a localização e a verificação de compatibilidade. Também comunica ao Sistema Nacional de Transplantes as inscrições de possíveis receptores e recebe notificações de morte encefálica ou outra que possibilite a retirada de órgãos e tecidos para transplante.

Segundo Artenise Revoredo, coordenadora da Central de Transplantes, outra parte do trabalho é a sensibilização das pessoas quanto ao processo de doação de órgãos. No primeiro semestre de 2013, o índice de recusa familiar foi de 57% no estado. “As pessoas precisam informar aos seus familiares o desejo de ser um doador, pois eles são os responsáveis por autorizar o ato. Doar significa dar uma nova vida a quem está precisando de um órgão”, afirmou.

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a relevância da doação, o Ministério da Saúde desenvolve uma campanha nacional neste mês de setembro, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.

Doações no RN
Conforme dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), no primeiro semestre de 2013, o Rio Grande do Norte registrou um total de 48,6 potenciais doadores por milhão da população (pmp), número superior à média do Brasil (44,3 pmp). Já o número de doadores efetivos no estado foi de 13,9 pmp, enquanto que no país foi de 13,3 pmp. Além disso, no RN o número de transplantes renais, nesse semestre, correspondeu a 17,7 pmp, o de córneas a 55,6 pmp e o de medula a 16,4 pmp, o terceiro maior do Brasil. Atualmente no Estado, além das duas pessoas que esperam por um transplante de fígado, há 70 aguardando por rim e 84 por córnea.

Reinserção social é desejo de 92% dos usuários

Denise Colin destaca que a vulnerabilidade social pode induzir ao consumo da droga e defende ações integradas 
 
Brasília, 19 – As ações intersetoriais e a parceria entre governo federal, estados e municípios são fundamentais para prevenir e combater o uso do crack. Essa é a avaliação da secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colin, que participou nesta quinta-feira (19) da apresentação de pesquisas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que traçam o perfil dos usuários da droga no país e fazem uma estimativa do número de usuários nas capitais.

O levantamento, coordenado pelo Ministério da Justiça, como parte do Plano Crack, é possível vencer, revela que 80% dos usuários de crack entrevistados querem receber tratamento, e 92% querem apoio para reinserção social, como acesso a emprego e ao ensino. Para Denise Colin, a política de Assistência Social está comprometida com os usuários de crack. “As vulnerabilidades são indutores ao consumo de crack e a prevenção é condição primária no combate”, avalia.

Hoje, o Sistema Único de Assistência Social (Suas) conta com 7.725 mil Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e 2.167 Centros de Referência Especializados de Assistência Social em todos os estados. Eles ofertam serviços de acolhimento e acompanhamento para população em vulnerabilidade social e, no caso dos Creas, para os que sofreram violações de direitos. Além disso, 153 Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) também prestam atendimento para usuários de crack e outras drogas que se encontrem nessa situação, juntamente com as equipes de Abordagem Social.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse que essa é maior pesquisa já feita no mundo com um diagnóstico do uso de crack. De acordo com o estudo, são 370 mil usuários dessa droga nas capitais e no Distrito Federal. Segundo o ministro, a pesquisa servirá para orientar os governantes na elaboração das políticas na área. “Ninguém vencerá a questão do crack sozinho”, alerta.

O estudo é um inquérito epidemiológico que visa descrever tanto as características sócio-demográficas quanto comportamentais dos usuários de crack em 26 capitais, no Distrito Federal, e em nove regiões metropolitanas e municípios de médio e pequeno porte. Dividido em dois relatórios, “Estimativa do número de usuários de crack e/ou similares nas capitais do país” e “Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil”.

Os ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Saúde e da Justiça trabalham de forma integrada na prevenção e combate ao crack com oferta de serviços pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), Sistema Único de Saúde (Sus), assim como na área de segurança pública.

Movimento passe livre realiza manifesto nesta tarde em Nata-RN

Um grupo de estudantes realiza uma caminhada na tarde desta sexta-feira (20), a partir das 17h, nas mediações Shopping Midway Mall, com objetivo de chamar a atenção das autoridades pela implantação do tarifa zero e melhorias no transporte público, movimento semelhante ao  Revolta do Busão Natal.

Denominado Movimento Passe Livre Natal (MPL), os jovens têm como destino a Praça Vermelha, na Ribeira, e prometem uma caminhada pacífica com encerramento até no máximo 20h.

Em decorrência da manifestação, as Avenidas Salgado Filho e Hermes da Fonseca deverão ficar bloqueados, por isso, é recomendado que os motoristas evitem o trecho, incluindo a Avenida Bernardo Vieira. Recomenda-se o fluxo pela Via Costeira e Avenidas Jaguarari e Prudente de Morais.

Policiais civis fazem doação de sangue coletiva


Policiais civis em greve fizeram, durante a manhã de hoje (20), cadastramento para doação de sangue no Hemonorte, na avenida Alexandrino de Alencar. O ato de doação coletiva, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores da Segurança Pública do Estado (Sinpol/RN), Djair Oliveira, deve levar cerca de 200 policiais aos Hemocentros de Natal e Mossoró.

 Djair Oliveira diz que, "mesmo em greve, policiais civis e servidor da segurança pública doam sangue em prol do RN". A categoria está em greve há 44 dias.


 Sobre o programa Brasil Mais Seguro, do governo federal, Oliveira afirma que "o Rio Grande do Norte precisa se adequar às condições exigidas pelo governo federal para poder receber os recursos de aproximadamente R$ 40 milhões a serem investidos nas polícias, principalmente Itep e Polícia Civil".

Dentro desse programa, o RN já está em processo de instalação de câmeras de segurança distribuídas nos bairros Ponta Negra, Tirol, Alecrim, Cidade Alta, Petrópolis, Ribeira e Igapó.

MP potiguar encaminha inquéritos de multiníveis para outros estados

Instaurados em julho para investigar a formação de esquemas de pirâmides financeiras, os inquéritos do Ministério Público do Rio Grande do Norte foram encaminhados aos órgãos ministeriais das cidades onde ficam sediadas as empresas de maketing multinível investigadas. Dos seis inquéritos abertos contra Telexfree, NNEX, BBom, Multiclick, Cidiz e Priples, quatro já foram remetidos às promotorias dos municípios de origem das empresas.

Ao G1, o promotor de Defesa do Consumidor Alexandre Matos Pessoa da Cunha Lima explica que a decisão foi tomada após encontro realizado em Brasília, onde estiveram reunidas  promotorias de Defesa do Consumidor de todo o país, Polícia Federal, Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça e a Procuradoria da República. "A decisão foi tomada por uma questão de celeridade e objetividade nas investigações", afirma.

No Rio Grande do Norte, os processos abertos contra as empresas Telexfree, NNEX, BBom e Multiclick já foram encaminhados para Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. No caso da Cidiz, o promotor Alexandre Matos conta que ainda fará uma análise para saber se já existe algum procedimento aberto em Recife, onde fica a sede da empresa.

O único inquérito que tem permanência confirmada no RN é o da Priples. No estado de origem, Pernambuco, existe apenas uma investigação criminal da Polícia Civil sobre a empresa. Portanto, o inquérito civil instaurado permanece no RN.

Todas as empresas foram ouvidas pelo G1 na época da abertura dos inquéritos. Elas negaram as acusações e afirmaram legalidade nos negócios. Em julho deste ano, juízes do Acre e de Goiás, bloquearam as contas da Telexfree e da BBom. As determinações valem para todo o país e impedem que as duas empresas paguem divulgadores ou aceitem novos cadastros.

 Vínculo reconhecido

O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte reconheceu vínculo trabalhista entre um divulgador e a empresa Telexfree, nome fantasia da empresa de marketing multinível Ympactus Comercial Ltda. Na decisão, o juiz George Falcão determina que a Ympactus proceda "às devidas anotações do contrato de trabalho na CTPS obreira, com os seguintes dados: cargo de promotor de publicidade, salário de R$ 2.568,00, admissão em 05.02.2013 e demissão em 24.06.2013".

 O juiz diz ainda que, caso a empresa não assine a carteira de trabalho de Breno Rocha, ele deverá comunicar a Delegacia Regional do Trabalho, em Natal, para "aplicação das sanções cabíveis". De acordo com o advogado de Breno Rocha, Thiago Tinôco, o valor concedido na decisão é menor do que o pedido pela defesa. "Apesar de o valor ser menor, nós não vamos recorrer da decisão", disse. Ele explicou que o valor é referente a 13º e férias proporcionais, e multa por rescisão unilateral.
Na decisão, o juiz George Falcão ressalta ainda que “a questão da existência ou não de vínculo empregatício em casos do trabalhador que exerce suas atividadas em seu próprio domicílio, sem estar sob a vista direta e cotidiana do empregador e sem horário de trabalho fixo, é, admita-se, ainda controversa na jurisprudência, inclusive no TST”.

TV Assembleia irá veicular campanha para Hospital Varela Santiago

A partir desta sexta-feira (20) a TV Assembleia irá veicular matéria especial sobre a Campanha “Pirlimpimpim”, que visa arrecadar fundos para o Hospital Infantil Varela Santiago. A solicitação partiu da deputada Márcia Maia (PSB), com apresentação de um requerimento à Mesa Diretora da Assembleia. Os parlamentares aprovaram a iniciativa, no intuito de contribuir com o tratamento das crianças da unidade hospitalar.
 
A unidade hospitalar, que atende todo o estado do Rio Grande do Norte e estados vozinhos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é referência no tratamento oncológico que conta com a assistência de uma equipe multidisciplinar. No entanto, apensar do serviço de excelência, o Hospital Varela Santiago necessita de algumas reformas na estrutura do setor de onco-hematologia, de modo a atender os pacientes de forma humanizada.
 
A campanha “Pirlimpimpim” conta com o apoio da Executiva Propaganda, responsável pelas ações de marketing e a Cabo Telecom, que disponibilizou 12 pontos de canais fechados para o hospital, oferecendo canais de entretenimento infantil para as crianças, que até então contavam com apenas com a programação dos canais abertos.
 
Os interessados em ajudar na campanha podem realizar depósito de qualquer valor na conta do Varela Santiago, no Banco do Brasil. Agência 1668-3 e Conta Corrente 38457-7. A campanha é inspirada no famoso pó de pirlimpimpim, pó mágico dos contos de fada que faz as crianças viajarem no tempo. 
 
Ampliação do sinal
 
O deputado Gustavo Carvalho (PSB) apresentou requerimento solicitando que a programação da TV Assembleia seja veiculada em TVs por assinatura, como Sky Brasil, Claro e Oi TV. O parlamentar argumentou que tais operadoras não oferecem para os assinantes do Rio Grande do Norte a programação jornalística local, das afiliadas da Band, Rede TV e Rede Record.
 
“No Rio Grande do Norte quem assina a Sky Brasil, Oi e Claro TV não tem acesso ao canal SBT, nem com a programação de São Paulo. Mas não vejo por que a operadora não disponibiliza. Isso tira o nosso jornalismo de foco e deixa de valorizar os nossos telejornais que diariamente mostra o nosso cotidiano, os fatos políticos e policiais da nossa cidade e Estado”, justificou o deputado em seu requerimento.
 
De acordo com Gustavo Carvalho, já existe uma lei que obriga operadoras a disponibilizar o sinal de todas as geradoras de TV das regiões onde ela atua. A lei 12.485/11 diz que se uma operadora oferece o sinal a qualquer uma das 14 redes obrigatórias, ela se vê obrigada a oferecer também o sinal regional de todas as outras redes.