segunda-feira, 23 de março de 2015

Meteorologia prevê mais chuvas para a semana no RN

A semana continuará com chuvas no Rio Grande do Norte. A meteorologia prevê de hoje e a quarta-feira (25) o tempo ficará fechado na maior parte do dia em todas as regiões do estado. As informações são do site Climatempo.

Em Natal, a previsão é de sol com muitas chuvas entre hoje e quarta-feira, com precipitações moderadas ocorrendo somente no período da manhã entre quinta e sexta. A temperatura vai variar entre 23ºC e 30ºC.

No Seridó, as chuvas ocorrem até quarta-feira. Em Caicó, a previsão é que ocorram chuvas intensas até terça, com diminuição na quarta-feira e dia claro na quinta-feira. O calor será intenso, com temperatura máxima prevista para 36ºC e mínima de 21ºC.

Já em Mossoró, na região Oeste, e em Pau dos Ferros, no Alto Oeste, as chuvas serão intensas até quinta-feira (26). As temperaturas vão variar entre 22ºC e 35ºC.

Presidente Dilma recebe Robinson em Brasília


governador Robinson Faria se reunirá com a presidente Dilma Rousseff na próxima quarta-feira (25), às 16h, no Palácio do Planalto. Na oportunidade serão apresentadas as reivindicações prioritárias da região aprovadas durante o último Fórum de Governadores, realizado em João Pessoa, em dezembro do ano passado.

Barragem Armando Ribeiro aumentou 6 cm com as chuvas no final de semana


No começo da manhã desta segunda-feira (23) o nível da barragem Armando Ribeiro Gonçalves estava na cota 41,72 m, com um volume de 700,5 milhões de metros cúbicos, que corresponde a 29,19% da capacidade máxima do reservatório. Na manhã da sexta-feira (20), a cota era 41,66 m. Um aumento de seis centímetros.

Boca Juniors abrirá escolinha de futebol em Natal

Um dos mais importantes clubes de futebol do mundo chegará a Natal (RN) no próximo mês de abril, com o inicio das atividades da Escola de Futebol do Boca Juniors. O famoso time argentino, detentor de diversos títulos internacionais, oferecerá aos jovens craques potiguares os mesmos treinamentos aplicados nas categorias de base do clube, assim como a possibilidade de viagens internacionais, por meio do processo de avaliação técnica realizada anualmente por profissionais do próprio time, além do Boca Juniors Camp, acampamento temático realizado nas dependências do clube portenho durante todo o ano.

América vence o Alecrim por 2 a 0 e conquista título do primeiro turno

O América comprovou o favoritismo e conquistou o título da Taça Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Estadual. A equipe alvirrubra bateu o Alecrim por 2 a 0, com gols de Cascata e Max, um em cada tempo de partida, e com isso já tem vaga garantida na final da competição potiguar, bem como está garantido na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil na temporada de 2016. Agora o foco do time de Roberto Fernandes se volta justamente para essas duas competições, uma vez que ele fará os confrontos das quartas de finais do campeonato regional na quarta e no domingo e depois, pela competição nacional, vai enfrentar o Globo.

Para quem entrou no gramado com a missão de vencer a partida para ser campeão, o Alecrim viu a sua condição piorar sensivelmente em apenas três minutos de jogo, tempo que o América, novamente com o esquema bem ofensivo, levou para tramar sua primeira jogada em profundidade, com um lançamento para Thiago Potiguar que entrava livre pelo lado esquerdo. Sem outra alternativa, o goleiro Fabiano abandonou a área na tentativa de impedir o avanço, mas acabou tocando com a mão na bola. A consequência disso foi o cartão vermelho aplicado pelo árbitro Zandick Alves, uma vez que o goleiro era o último homem entre o atacante alvirrubro e o gol.

Polícia Civil prende homem acusado de estuprar filha de 13 anos

A equipe da 7ª Delegacia Regional de Policia Civil prendeu um morador da cidade de Lucrécia, no Oeste do Rio Grande do Norte, acusado de abusar da própria filha, de 13 anos. Além desse crime, o potiguar também confessou que tentou abusar de outra filha. 

A Polícia Civil disse que, durante o interrogatório, que ocorreu no sábado (21), o homem confessou o estupro e que, há oito meses, teria tentado abusar da outra filha, de 11 anos. 

O suspeito foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável e já teve a prisão preventiva decretada pela Justiça.

Henrique Alves não concorda: “Prorrogação de mandato só foi feito na ditadura”

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves, presidente do PMDB norte-rio-grandense e provável ministro do governo Dilma Rousseff (PT), apontou na manhã desta segunda-feira, dois dias após a realização do Encontro de Prefeitos e Vereadores em que se defendeu a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores no contexto da reforma política, que não há clima para prorrogar os atuais mandatos – de prefeitos e vereadores – e que essa discussão, conforme proposta pela Federação dos Municípios (FEMURN) e pela Federação das Câmaras (FECAM), destoa da realidade democrática do país.  “Prorrogar mandato só foi feito na ditadura militar”, afirmou Henrique.
Na última sexta, FEMURN e FECAM levaram ao encontro do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e do governador Robinson Faria, a proposta de prorrogação dos atuais mandatos de prefeito e vereador, que passariam a coincidir com os de deputados federais, deputados estaduais, governador, senador e presidente da República. “Dentre as medidas defendidas, está a reforma política, que prorroga os mandatos dos atuais prefeitos para que ocorra a unificação das eleições”, explicou nota distribuída à imprensa por FEMURN e FECAM.
A reação do deputado Henrique Alves se deu por meio do Twitter, ainda no sábado. Ao Jornal de Hoje, nesta segunda-feira, ele reafirmou: “Sem chance de prorrogar os mandatos, não há clima mais para uma decisão desse tipo. Nem se pleiteia, à exceção do pleito agora feito no RN”, disse, se referindo à proposta das entidades municipalistas. Segundo Henrique, “não há, no clima democrático que vivemos, condições para se propor coisas desse tipo”, afirmou.
O peemedebista foi além na crítica às entidades. Classificou a iniciativa de “desinformada”, disse que o surgimento da proposta no Estado era “ruim” para o Rio Grande do Norte, que o lançamento da ideia geraria “desgaste” para a federação potiguar e que, por fim, não teria “chance de prosperar”. “Sem chance mesmo. Desinformação completa se propor isso. Ruim para o Rio Grande do Norte. Desgaste e sem chance de prosperar”, afirmou ao Jornal de Hoje agora de manhã. “E aqui (no RN) foi pior, porque (foi a) entidade dos próprios prefeitos que pediu a prorrogação dos seus próprios mandatos”, frisou, sem querer classificar de casuísmo a proposta.

Ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, é preso por corrupção e desvio de dinheiro


Cerca de dois anos depois de cumprir mandados de busca e apreensão na casa do ex-prefeito e, até bem pouco tempo, secretário-chefe do gabinete civil de Macau, Flávio Veras, membros do Ministério Público do RN e da Polícia Militar voltaram ao local nas primeiras horas da manhã de hoje. A diferença é que, desta vez, o objetivo não era recolher documentos e evidências que ligassem Flávio Veras ao esquema de desvio de recursos por meio da contratação superfaturada de bandas para as festas da cidade. Desta vez, o objetivo foi levar o ex-prefeito preso por esse mesmo motivo. E eles conseguiram.
Segundo o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRN, “a prisão foi decretada para garantir a ordem pública e a conveniência da instrução criminal de forma a coibir a reiteração da prática criminosa de desvio de dinheiro público da Prefeitura de Macau, prática esta que continuava se perpetrando na atualidade, mesmo com todas as ações cíveis, criminais e eleitorais já ajuizadas em desfavor de Flávio Vieira Veras, a consagrar atitude de desdém aos poderes constituídos”.
Os integrantes do MPRN e da Polícia Militar afirmaram que Flávio Veras não resistiu à prisão e foi conduzido para um centro de detenção provisória de Natal (qual, porém, ainda não havia sido revelado). A prisão preventiva ocorre pouco mais de um mês depois dele ser oficialmente denunciado por envolvimento nesse desvio de recursos, apontado pela primeira vez em 2013, na Operação Máscara Negra, do mesmo Ministério Público do RN.


Professores federais e jornalista corrigem redações do concurso “Eu na Câmara dos Deputados”


Dois professores universitários e uma jornalista serão os responsáveis por corrigir as redações enviadas para o concurso “Eu na Câmara dos Deputados”, idealizado pelo deputado federal Rafael Motta (PROS) e que terá como premiação a viagem para Brasília, com passagem e hospedagem garantidas. A informação foi confirmada na manhã de hoje (23), pelo mandato do parlamentar federal.
Os avaliadores dos textos enviados até o dia 31 de março, para o e-mail eunacamaradosdeputados@gmail.com, serão: Alexsandro Galeno, professor doutor do curso de Ciências Sociais da UFRN; Nathalie Lia Fook Meira Braga, professora de Português do IFRN; e a jornalista e editora de textos, Taciana Chiquetti.
O concurso “Eu na Câmara dos Deputados” é uma ideia de Rafael Motta para escolher seus indicados para o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, da Câmara dos Deputados. “O programa já existe há alguns anos. O que estamos fazendo é fazendo uma escolha baseada na meritocracia, dando para todos os estudantes universitários do RN a possibilidade de disputar, com igualdade de condições, uma viagem para Brasília, para conhecer o trabalho do Legislativo Federal”, explicou Rafael Motta. 

Jovem que postou 'pode morrer beba?' não tinha CNH, diz delegado

A estudante de Direito Najla Charara, de 21 anos, que morreu após bater o carro em um poste na madrugada do dia 12 de março, em Natal,não tinha carteira de habilitação. A informação foi confirmada pelo delegado Frank Albuquerque, titular da Delegacia Especializada de Acidentes de Veículos (DEAV), que investiga o caso.
"Ela não tinha carteira, estava, talvez, cansada, sob efeito de álcool e dirigindo em alta velocidade na chuva. É o que sabemos até agora", afirmou o delegado.
Nesta segunda-feira (23), ele colheu o depoimento das duas amigas que estavam com Najla no bar momentos antes do acidente; do garçom do bar; e do rapaz que passou pelo local do acidente logo após a colisão e acionou o Samu.
Caipifrutas
Em depoimento à polícia na manhã desta segunda-feira (23), uma das amigas que estavam no bar com Najla na noite do acidente afirmou que a estudante bebeu quatro caipifrutas horas antes do acidente.
De acordo com o depoimento, na noite do acidente, Najla Charara permaneceu em um bar com duas amigas durante duas horas e meia.
O acidente
O acidente aconteceu por volta da 0h30 de 12 de março. Najla Charara saiu do bar dirigindo com outras duas amigas no carro. A estudante deixou uma das amigas em casa no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal, e seguiu sentido Cidade Satélite. Ela colidiu em um poste no prolongamento da Avenida Prudente de Moraes e morreu no local. A amiga que estava no carro foi socorrida, foi submetida a uma cirurgia e passa bem.
Pouco antes do acidente, Najla conversava com amigos em um grupo do WhatsApp sobre morrer "beba". Às 23h25 ela escreveu: "Lipeeee. Pode morrer beba? kkkk" (sic). Outra pessoa que também participa do grupo respondeu: "Morra não amiga! Tem que aproveitar um pouquinho mais" (sic).

STTU prorroga validade das carteiras de estudante

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) prorrogou a validade das carteiras estudantis expedidas em 2014. 

Com o decreto, publicado no Diário Oficial do Município no dia 18 de março, as carteiras estudantis foram prorrogadas até 30 de abril de 2015.

 A Identidade Estudantil garante o direito aos alunos matriculados no município a meia passagem no transporte urbano e a meia entrada em eventos culturais e esportivos.

"Ousadia:" Detentos ameaçam novo quebra-quebra, caso não tenham TV e cigarro nas celas


Embora o clima dentro de boa parte das penitenciárias do Rio Grande do Norte esteja se acalmando desde o fim das rebeliões na quarta-feira passada, a situação pode piorar a qualquer momento. Segundo o juiz titular da Vara de Execuções Penais do Estado, Henrique Baltazar, os detentos do Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta, afirmaram que irão continuar com o “quebra-quebra”.
“Eu recebi um telefonema de um detento daquela unidade no sábado. Ele me disse que os presos de lá continuarão quebrando a unidade. O problema é que alguém que esteve lá negociando prometeu um monte de coisas para eles. Coisas que não podem ser cumpridas”. Ao ser questionado quem fez essas promessas aos presos, Henrique não soube precisar, mas detalhou um pouco da conversa. “Eu soube que uma comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e de alguns agentes penitenciários conversou com os presos de lá. Mas eu não soube o que prometeram. Segundo esse detento, que também não disse quem fez as promessas, foram prometidas TVs dentro das celas, além de cigarros. Mas judicialmente isso não é permitido”.
Logo depois que recebeu o telefonema, Henrique disse que entrou em contato com representantes do Governo, mas que eles, mais uma vez, não teriam levado a informação a sério. “Desde o ano passado que eu informo para o Estado a situação dos presídios. Que os presídios iriam ‘explodir’. Este ano entrei em contato com o novo Governo e falei novamente. Nada foi feito. Tudo o que eu alertei vem acontecendo”.
De acordo com Ivo Freire, diretor do presídio Rogério Coutinho Madruga, a situação na unidade está controlada e os detentos serão ouvidos sobre as reivindicações. “Até a última sexta-feira a situação estava um pouco complicada. Porém, agora nós conseguimos controlar a situação. Vamos nos reunir esta semana com os detentos para ouvir as reivindicações deles. Vamos garantir os direitos dos detentos, nada mais do que isso”.